11 de novembro de 2013

HEPATITE A | Sintomas, tratamento e vacina

O termo hepatite significa inflamação do fígado. A hepatite pode ser causada por vários fatores, como drogas, álcool, doenças auto-imunes ou agente infecciosos (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).

Publicidade

A hepatite A é causada por um vírus chamado HAV, que é a sigla em inglês para “vírus da hepatite A”. O HAV só foi descoberto em 1973. Até a década de 60 nenhum dos 3 principais vírus da hepatite haviam sido identificados. Sabia-se que os pacientes tinham hepatite, mas a causa era desconhecida.

Ao contrário do que o senso comum possa indicar, o vírus da hepatite A é completamente diferente do vírus da hepatite B, que por sua vez, nada tem a ver com o da hepatite C. São, portanto, doenças distintas.

Leia:
- HEPATITE B – Sintomas, diagnóstico e vacina
- HEPATITE C – Sintomas e tratamento

Apesar de já existir vacina, a incidência de hepatite A no mundo ainda é elevadíssima, principalmente nos países em desenvolvimento.

hepatite A
Hepatite A no mundo. Áreas em verde escuro correspondem aos países com maior número de casos

Transmissão da hepatite A

A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral. As pessoas infectadas eliminam o vírus em suas fezes de modo constante. Para ser infectado é preciso que o vírus entre em contato com nossa boca. O contato oral com fezes de outros, em um primeiro momento, pode parecer um via improvável, porém, é muito mais comum do que imaginamos. Quanto pior for a condição de higiene do meio, mais fácil será a transmissão.

Exemplos de como se pode transmitir a hepatite A:

- Comidas preparadas por pessoas que não lavam as mãos após evacuação.
- Mergulhar em praias ou lagoas que recebem esgoto não tratado (o HAV pode se permanecer viável por até 6 meses).
- Frutos do mar oriundos de águas poluídas com esgoto não tratado.
- Tocar em objetos contaminados e logo após levar a mão a boca inadvertidamente.
- A hepatite A não é uma doença sexualmente transmissível, porém, ter relações com pessoas infectadas é um fator risco, principalmente se houver sexo anal seguido de sexo oral ou hábito de se lamber o ânus do parceiro(a). Neste caso o uso de camisinha não altera em nada o risco de contaminação.

Um dos grandes problemas da hepatite A é que o paciente contaminado começa a eliminar o vírus antes mesmo dos sintomas iniciarem-se. Por exemplo, cozinheiros com maus hábitos de higiene podem trabalhar semanas transmitindo o vírus sem que se suspeite da contaminação.

Para saber mais sobre doenças transmitidas por águas contaminadas, leia: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA.

Sintomas da hepatite A

O período de incubação do HAV é de 2 a 6 semanas. Em crianças o quadro pode ser brando o suficiente para passar despercebido. Quando há sintomas, estes são muitas vezes confundidos com uma gripe ou uma gastroenterite leve. Não é incomum pessoas só descobrirem que tiveram hepatite A através de sorologias solicitadas ao acaso.

Nos adultos, a hepatite A costuma ser mais sintomática. Este é o grupo que costuma procurar atendimento médico durante a fase aguda da doença.

Inicialmente a hepatite A se apresenta como uma virose gastrointestinal  inespecífica, com perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Após 1 semana surge a icterícia, sintoma clássico da hepatite A aguda, que se caracteriza por pele e olhos amarelados, comichão generalizado, urina escura e fezes de cor muito clara (leia: ICTERÍCIA NO ADULTO E ICTERÍCIA NEONATAL). 80% dos pacientes apresentam também hepatomegalia, que é o aumento do tamanho do fígado.

hepatite A - icterícia

A hepatite A dura em média 2 meses. Ao contrário da hepatite B e, principalmente, da hepatite C, que costumam virar infecções crônicas, a hepatite A na maioria dos casos cura-se espontaneamente, raramente se tornando uma hepatite crônica.

Se por um lado a hepatite A costuma ser uma doença benigna que raramente se torna crônica, por outro, ela é a hepatite viral que mais frequentemente cursa como uma hepatite fulminante, levando a morte por insuficiência hepática caso não seja efetuado um transplante hepático de urgência. Felizmente esse quadro ocorre em menos de 1% das hepatites por vírus A.

Diagnóstico da hepatite A

Nas análises de sangue, o principal achado é a alteração das chamadas enzimas hepáticas: TGO, TGP e bilirrubinas (leia: O QUE SIGNIFICA AST (TGO) E ALT (TGP)?). Nas hepatites agudas os valores de TGO e TGP costumam estar acima de 1000 IU/dL.

As enzimas hepáticas, porém, só indicam que há um quadro de hepatite aguda em curso, não sendo capazes de determinar a causa.

Para se identificar o HAV como agente causador da hepatite é preciso realizar uma sorologia para hepatite A. Na sorologia procuramos por 2 tipos de anticorpos: IgM e IgG.

- O anticorpo IgM, indica hepatite A ativa. Já encontra-se positivo quando os sintomas aparecem e permanece detectável por até 6 meses, quando, então, desaparece.
- O anticorpo IgG indica infecção antiga. Fica positivo após algumas semanas de infecção e assim permanece pelo resto da vida.

Temos, então, 3 possibilidades

- HAV IgG positivo e IgM negativo = Infecção antiga e curada.
- HAV IgG positivo e IgM positivo = Infecção ativa e a caminho da cura.
- HAV IgG negativo e IgM positivo = infecção ativa no início do quadro.

Tratamento da hepatite A

Como se trata de uma doença benigna com cura espontânea na quase totalidade dos casos, não há tratamento específico para a hepatite A.

Indica-se apenas repouso, boa alimentação e hidratação. Deve-se, obviamente evitar bebidas alcoólicas e drogas que possam causar lesão hepática como o paracetamol (Tylenol® ou Ben-u-ron®).

Vacina para hepatite A

Já existe vacina para hepatite A e sua administração é recomendada em crianças aos 12 e 18 meses de idade. A vacina também pode ser aplicada em adultos a qualquer momento. A vacinação de profissionais que trabalham com comida é útil para evitar epidemias pela transmissão através de alimentos. A vacina também é importante para pacientes que já tenham alguma outra doença do fígado, uma vez que este grupo apresenta maior risco de complicações quando exposto ao HAV.

Publicidade
  • Vitor Gondim

    Qual sintomas de que a hepatite A, esta se tornando cronica?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A hepatite A não costuma ficar crônica.

  • Desiree Dos Reis Sergente

    Boa tarde. Após apresentar uma série de sintomas durante uns 2 meses e sempre ir e vir de médicos que diziam que era apenas virose, fiz um exame recente e apareceu HAV IGG reagente e IGM não reagente. TGO e TGP deram dentro da normalidade, porém o hemograma acusou linfocitose e neutropenia. Minha médica disse que esse resultado apareceu devido à vacina… acontece que nunca tomei vacina de hepatite na vida, nenhuma vacina contra hepatite e já fiz 2 exames anteriores, o ultimo em 2007, que nunca deram um resultado reagente. Gostaria de saber se existe algum exame específico que determina quando eu de fato tive hepatite A. Obrigada.

  • Cice93

    Parabéns, Dr Pedro! Seus comentários são bastante elucidativos, sempre acrescendo algo ao entendimento do leitor e “pesquisador”. Que bom que existam profissionais assim!!! Sou sua fã número 01. Obrigada pelas constantes informações! Ceci

  • Creciane Palma

    Dr. meu pai está internado com pedra na visícula e os médicos vão fazer o exame da hepatite, pois os exames deram algumas alterações no fígado, e ele tem fortes dores abdominais, é normal um paciente ter pedras na visícula e hepatite, como se pode fazer esse tratamento.

  • Creciane Palma

    Dr. Pedro meu pai está internado, com sintomas de hepatite A, ele tem fortes dores abdominais amanhã será feito os exames da hepatite, ele está internado há 4 dias e primeiro foi diagnósticado pedra na visícula, é comum o paciente ter pedras na visicula e hepatite, quais os exames necessários, e o tratamento adequado.

  • Jacelyvieira

    tenho um bebe de dois meses descobri que tenho epatite a eu poso continuar amentando

  • Jacely maia vieira

    mulher que tem epatite a pode amamentar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, sim. Mas o pediatra tem que ser informado.

  • Hugo

    Drº. se após 2 meses as taxas de TGO e TGP subirem, TGO(685) e TGP(1889) é algo preocupante ou psso ficar tranquilo? Pois fiquei afastado por 2 meses, e a perícia do INSS me liberou, posso retomar as minhas atividades normalmente? Pois não sinto dores nem fraqueza no corpo.

  • Guilherme

    como vc sabe que se pega sem ir ao médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sabe. Diagnósticos de doenças é algo que só o médico está devidamente preparado para fazer.

  • priscilla

    a hepatite e causada por hemoglobina s reagente.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o IgM é negativo, a doença está curada. Não há risco de transmissão.

  • Lucas

    O meu caso é
    HAV IgG positivo e IgM negativo = Infecção antiga e curada, descobri por acaso num exame de rotina. Eu ainda posso transmitir a doença?

  • Celina

    Olá… excelente site… parabéns…. eu estou com os olhos amarelados e com várias aftas na boca… tenho a coluna lesionada e por isso tomo muita medicação pra dor… esses sintomas podem ser por causa do excesso de medicação e por isso estar afetando o fígado??? Outra coisa, li o post sobre anemia e eu tenho aquela membrana no olho bem clara… pode ser anemia?? ou ainda estar relacionada com os outros sintomas que citei acima e ainda com o excesso de medicação??? OBrigado!!!

  • Nayaralima

    Qual é o valor das vacinas da hepatite a?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como assim valor? você quer dizer preço?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ele já tiver tido hepatite A não faz sentido vaciná-lo.

  • Jonvesper2008

    Boa Noite Dr, Gostaria de saber se o paciente já estiver com o vírus da Hepatite A pode ser vacinado?E se esse mesmo paciente for portador de espondilite anquilosante ele pode tomar a vacina preventiva da Hepatite A?

  • Deysiane alves

    como previnir a transmisao
    da epatite

  • Beatriz Cruvello

    Boa noite,gostaria de saber se é necessário que eu tome a terceira dose da hepatite A,pois tomei as vacinas A e B juntas as duas doses em clínica particular,porém a terceira dose da hepatite B tomei no posto de saúde e fui orientada a esperar 15 dias para tomar a terceira dose da hepatite A em clínica particular.Estou lendo que hepatite A só toma 2 doses,a diferença em tomar junto A eB e na última dose tomar separado?

  • Nathalia

    queria saber como se previne a hepatite A?
    Obrigada pela ajuda só falta a pergunta de cima para mim acabar esse site me ajudou muito obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Prevenção individual ou coletiva?

  • http://twitter.com/Alexandrewwx Alexandre Henrique..

    hepatite estou fazendo um trabalho de escola vou usar esse site para me apresentar obrigadão pela ajuda

  • Ceiça Alves

    Gostaria de saber quando surgiu a vacina contra a hepatite A?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ao redor de 1995

  • Gabrielle M Albuquerque

    Boa tarde, há quase uma semana tenho sentido enjoos, gosto amargo na boca e, em alguns momentos do dia, dor de cabeça, estômago inchado e diarreia. Esses sintomas são sintomas de hepatite?

    • Bombado Morenopg

      exercicios de academia fazem mal nesse periodo

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem ser, mas não necessariamente são.

  • Alaides_silva21

    esse site é otimo
     

  • jaqueline

    ola tenho bastante dor no estamago na parte de cima e de baixo, os medicos não descobrem o que pode ser da dor nas costas junto quando da a crise, ja estou a varios dias com a mesma dor, fiz todos os exames e não aparece nada, deu alteraçao nos exames de sangue eosinofilos 15,o% 1365 v.abs.
    ast 39,oo e alt 85,oo será que estou com hepatite me responda se puder. obrigado

  • marcia

    Ola dr. Pedro gosto muito do seu trabalho e gostaria de fazer uma pergunta . ha 5 anos tive hepatite medicamentosa,a 4 meses fui em um medico tomava 25mg de sertralina passou p/ 50  tomo alprazolan 2mg, comecei a sentir uma dor do lado direito bem debaixo da costela, passou uma semana muito dor orina cor bem escura fui no clinico diz nao ser nada fui e fiz um exame de orina deu flora aumentada 
     mas com os dias ador vai e valota . mas estes dfias doi muito nao aguento ficar sentada tem um ano que fiz cirurgia de visicula pelo video laparoscopia o medico diz que pode ser alhum nervo que foi atingido 
    olha nao sei so doi .vi uma email sobre apeniscite  mas aqui para ele e tudo psicologico . as pessoas nao entende. so tenho o posto em bh nao sei mesmo nada 
    fiz utra som total, tudo bem .Mas dr. eu tenho conviquiçao isso nao e dor mental pois se poder me ajudar fico grata e preciso de uma resposta 

  • Joao_nsilva

    Obrigado pela resposta.
    Mas o TGO não é 20, é sim 20 acima do normal da clínica.
    Pois na clínica a referencia é menor que 50 e esta a 70. É grave???
    Disseram-me que ou era da alimentação ou de alcool.
    Mas não bebi, o que fiz nos dias antes das analises foi comer alguns fritos na escola e tomar ben-u-ron pois estive constipado.
    Aguardo resposta breve.
    Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      TGO nestes valores pode ser várias coisas, incluindo consumo regular de álcool ou medicamentos

  • Joao_nsilva

    Ter o ASAT/TGO acima 20val é grave???
    Disseram-me que ou era da alimentação ou de alcool.
    Mas não bebi, o que fiz nos dias antes das analises foi comer alguns fritos na escola e tomar ben-u-ron pois estive constipado.
    Aguardo resposta breve.
    Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      TGO = 20 ainda está dentro do valor de referencia

  • Douglas

    O virus HAV pode mutar e a hipatite virar por Exemplo C?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Apesar do nome semelhante, os vírus da hepatite C e hepatite A são totalmente diferentes. A única semelhança é atacar preferencialmente o fígado.

  • Jefferson

    Uma pessoa pode pegar Hepatite A 2 vezes em um intervalo de 20 anos ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, só se pega hepatite A uma vez.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @tatiane
    A taxa de imunização para hepatite B com apenas 2 doses da vacina é baixa. O paciente pode até já estar imunizado, mas não é o mais comum.

  • tatiane

    a vacina para hepatite b tem 3 doses , se o paciente tomar duas doses
    e no intervalo para a terceira entrar em contato com pessoa que tem hepatite b ele já estara imune , ou não??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dalys Rabelo
    Não e não.

  • Dalys Rabelo

    Pacreatite aguda ,pode vim a virar uma hepatite, é transmissivel.?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Thamiris Brito
    Não. Mas não sei se entendi bem a sua pergunta. Seja mais específica, que tipo de mucosa e que tipo de lesão vc se refere?

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12120936930984773839 Thamiris Brito

    Nos casos agudos de Hepatite A, as mucosas sofrem algum dano, algum tipo de alterações?
    Thamiris Brito

  • Anonymous

    Adorei o Blog!!! Me ajudou muito com meu trabalho de escola sobre hepatite, na minha opinião está completo. Espero que continue assim!
    Layla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @José Antônio
    A hepatite C costuma ser a pior pois cronifica na maioria dos casos. A hepatite pode ser evitada por vacina e a hepatite A costuma ser auto-limitada.

  • José Antônio

    Qual é a pior hepatite para se pegar: hepatite A, hepatite B ou hepatite C?

  • andreza

    BEM LEGAL….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Celso,
    raramente, sim. A hepatite A pode se desenvolver como uma hepatite fulminante.

  • Anonymous

    dr. a hepatite A pode matar?
    Celso

  • Márcio. 2º ano de medicina

    Excelentes a séria sobre hepatites.
    aprendi muito.