Hepatite A: transmissão, sintomas, vacina e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 46 Comentários


O que é hepatite A?

O termo hepatite significa inflamação do fígado. A hepatite pode ter várias causas, tais como drogas, álcool, doenças autoimunes ou agente infecciosos (leia: Diferenças entre os tipos de hepatite).

A hepatite A, foco deste artigo, é causada por um vírus chamado HAV, que é a sigla em inglês para “vírus da hepatite A”.

O vírus da hepatite A só foi descoberto em 1973. Até a década de 1960, nenhum dos 3 principais vírus da hepatite, conhecidos atualmente, havia sido identificado. Naquela época, sabíamos que os pacientes tinham hepatite, mas a causa da inflamação no fígado era desconhecida.

Ao contrário do que o senso comum possa indicar, o vírus da hepatite A é completamente diferente do vírus da hepatite B, que por sua vez, nada tem a ver com o da hepatite C. São doenças distintas do fígado, apesar do nome quase idêntico.

Falamos especificamente sobre as hepatites B e C nos artigos:

Apesar de já existir vacina, a incidência de hepatite A no mundo ainda continua elevadíssima, principalmente nos países em desenvolvimento, onde a cobertura vacinal é baixa e a exposição ao vírus é elevada.

Transmissão

A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral. As pessoas infectadas eliminam o vírus em suas fezes de modo constante. Para ser infectado é preciso que o vírus entre em contato com nossa boca.

O contato oral com fezes de outros, em um primeiro momento pode parecer um via improvável, porém, é muito mais comum do que imaginamos. O quão piores forem as condições de higiene do meio, mais fácil será a transmissão.

Exemplos de como se pode transmitir a hepatite A:

  • Comidas preparadas por pessoas que não lavam as mãos após evacuação.
  • Mergulhar em praias ou lagoas que recebem esgoto não tratado (o HAV pode se permanecer viável por até 6 meses).
  • Frutos do mar oriundos de águas poluídas com esgoto não tratado.
  • Tocar em objetos contaminados e logo após levar a mão a boca inadvertidamente.
  • A hepatite A não é uma doença sexualmente transmissível, porém, ter relações com pessoas infectadas é um fator risco, principalmente se houver sexo anal seguido de sexo oral ou hábito de se lamber o ânus do parceiro(a). Neste caso o uso de camisinha não altera em nada o risco de contaminação.

Um dos grandes problemas da hepatite A é que o paciente contaminado começa a eliminar o vírus antes mesmo dos sintomas iniciarem-se. Por exemplo, cozinheiros com maus hábitos de higiene podem trabalhar semanas transmitindo o vírus sem que se suspeite da contaminação.

Para saber mais sobre doenças transmitidas por águas contaminadas, leia: Doenças transmitidas pela água.

Sintomas

O período de incubação do HAV é de 2 a 6 semanas. Nas crianças, o quadro pode ser brando o suficiente para passar despercebido. Quando há sintomas, estes são muitas vezes confundidos com uma gripe ou uma gastroenterite leve. Não é incomum as pessoas só descobrirem que tiveram hepatite A através de sorologias solicitadas ao acaso.

Nos adultos, a hepatite A costuma ser mais sintomática. Este é o grupo que costuma procurar atendimento médico durante a fase aguda da doença.

Inicialmente a hepatite A se apresenta como uma virose gastrointestinal inespecífica, com perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre.

icterícia
Comparação entre a cor da pele de indivíduos com e sem icterícia

Após uma semana surge a icterícia, sintoma clássico da hepatite A aguda, que se caracteriza por pele e olhos amarelados, comichão generalizado, urina escura e fezes de cor muito clara. 80% dos pacientes apresentam também hepatomegalia, que é o aumento do tamanho do fígado.

A hepatite A dura, em média, 2 meses. Ao contrário da hepatite B e da hepatite C que podem virar infecções crônicas, a hepatite A na maioria dos casos cura-se espontaneamente, raramente se tornando crônica.

Se por um lado a hepatite A costuma ser uma doença benigna que raramente se torna crônica, por outro, ela é a hepatite viral que mais frequentemente provoca hepatite fulminante, levando à morte por insuficiência hepática, caso não seja efetuado um transplante hepático de urgência. Felizmente esse quadro ocorre em menos de 1% das hepatites por vírus A.

Para saber mais sobre os sintomas da hepatite aguda, leia: 8 Sintomas de Hepatite Aguda.

Hepatite A recorrente

Até 10% dos pacientes infectados pelo HAV apresentam uma ou mais recaídas dos sintomas dentro de seis meses após a infecção aguda. A duração da recaída clínica é geralmente inferior a três semanas, embora a recaída bioquímica (alterações nos exames de sangue) possa durar até 12 meses.

A causa da hepatite A recorrente é desconhecida, e nenhum fator predisponente para recaída foi identificado.

O curso clínico geralmente é de uma recuperação clínica aparente após infecção aguda com quase normalização das enzimas hepáticas, seguida de recidiva bioquímica e, em alguns casos, clínica.

As manifestações clínicas da recidiva são geralmente mais leves que as do episódio inicial. Os valores de TGO e TGP podem exceder 1000 UI/dL, e os anticorpos séricos IgM anti-HAV geralmente persistem durante todo o curso da doença.

O HAV pode ser identificado nas fezes durante episódios de recidiva, portanto, esses pacientes devem ser considerados infecciosos.

Em geral, os pacientes com hepatite recorrente se recuperam completamente. O reconhecimento do quadro é importante para evitar testes desnecessários. A ultrassonografia é apropriada para descartar obstrução biliar em pacientes com icterícia significativa.

Hepatite colestática

A colestase prolongada é caracterizada por um período prolongado de icterícia, com duração superior a 3 meses. A hepatite colestática ocorre em menos de 5% dos pacientes com infecção aguda por hepatite A.

O curso da hepatite colestática é geralmente caracterizado por icterícia grave, prurido, febre, perda de peso, diarreia e mal-estar.

Os achados laboratoriais incluem bilirrubina sérica marcadamente elevada (geralmente maior que 10 mg/dL) e TGO e TGP moderadamente elevadas (5 a 15 vezes o limite superior do normal). Os níveis máximos de bilirrubina podem ser alcançados na oitava semana de doença ou mais tarde.

Em geral, a hepatite colestática resolve-se espontaneamente sem sequelas. O reconhecimento do quadro é importante para evitar testes desnecessários. A ultrassonografia do fígado deve ser realizada para descartar obstrução biliar.

Diagnóstico

Nas análises de sangue, o principal achado é a alteração das chamadas enzimas hepáticas: TGO, TGP e bilirrubinas. Nas hepatites agudas os valores de TGO e TGP costumam estar acima de 1000 IU/dL.

As enzimas hepáticas, porém, só indicam que há um quadro de hepatite aguda em curso, não sendo capazes de determinar a causa.

Para se identificar o HAV como agente causador da hepatite é preciso realizar uma sorologia para hepatite A. Na sorologia procuramos por dois tipos de anticorpos: IgM e IgG.

  • O anticorpo IgM, indica hepatite A ativa. Já encontra-se positivo quando os sintomas aparecem e permanece detectável por até 6 meses, quando, então, desaparece.
  • O anticorpo IgG indica infecção antiga. Fica positivo após algumas semanas de infecção e assim permanece pelo resto da vida.

Temos, então, três possibilidades:

  • HAV IgG positivo e IgM negativo: Infecção antiga e curada.
  • HAV IgG positivo e IgM positivo: Infecção ativa e a caminho da cura.
  • HAV IgG negativo e IgM positivo: infecção ativa no início do quadro.

Tratamento

Como se trata de uma doença benigna com cura espontânea na quase totalidade dos casos, não há tratamento específico para a hepatite A.

Indica-se apenas repouso, boa alimentação e hidratação. Deve-se, obviamente, evitar bebidas alcoólicas e drogas que possam causar lesão hepática, como o paracetamol.

Vacina

Já existe vacina para hepatite A e sua administração é recomendada em crianças aos 12 e 18 meses de idade. A vacina também pode ser aplicada em adultos a qualquer momento.

A vacinação de profissionais que trabalham com comida é útil para evitar epidemias pela transmissão através de alimentos.

A vacina também é importante para pacientes que já tenham alguma outra doença do fígado, uma vez que este grupo apresenta maior risco de complicações quando exposto ao HAV.

Os humanos são o único reservatório conhecido para o HAV. Sendo assim, o vírus pode ser erradicado com o uso bem-sucedido de estratégias de prevenção na população em geral. Desde que a vacina contra a hepatite A se tornou disponível nos Estados Unidos em 1995, a taxa de infecção pelo HAV diminuiu 95%.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


46 respostas para “Hepatite A: transmissão, sintomas, vacina e tratamento”

  1. Santiago

    Dr. Fui diagnosticado com hepatite A, no entanto a fase aguda já passou, o médico me deu uma semana de repouso, mas quero trabalhar, quero voltar as atividades. Eu poderei voltar normal às atividades? Me sinto bem, claro, melhorei muito minha alimentação e hidratação e levarei para o resto da vida. Estou ansioso por estar em repouso ( sem fazer nada). Me tira essa dúvida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Santiago, lamento, mas eu não posso desautorizar o seu médico. Ainda mais pela Internet e sem conhecer detalhes do seu estado clínico.

  2. Samara maia

    Meu Igg deu reagente mas o meu igm deu negativo! Estou com hepatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      IgG positivo com IgM negativo é sinal de doença antiga e curada.

  3. Marylene BA

    Parabéns pelo site. Foi muito importante para entender melhor a hepatite de meu filho. Ele está com hepatite tipo A, mas muitas dores abdominais abaixo do fígado. Diferente do que o senhor descreveu. Isso pode indicar mais algum comprometimento? Uma esteatose? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente, a dor pode ser só pela inflamação do fígado.

  4. Thalia Pessoa

    Por que quem teve Hepatite A antes dos 10 anos de idade pode doar sangue e quem teve depois não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode sim. Ter tido hepatite A não contraindica doação. As outras hepatites virias é que não podem.

  5. Joziane

    Dr. meu pai foi diagnosticado com hepatite não sei especificar qual,e há mais ou menos um ano foi perdendo a destreza de seus movimentos.
    Tem um lado paralisado,com inchaço nas juntas das mãos, e as pernas bem inchadas continuamente com surgimento de feridas na pele,tem dificuldade de engolir;não anda mais,porque é como se o corpo não obedecesse o cérebro.
    Porém nunca mais ficou amarelo há um três anos.
    Mais a cada dia que passa vai ficando mais atrofiado.
    E há + ou – seis mêses faz fezes amolecidas.
    Dr. esses sintomas é comum da hepatite ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Hepatite não costuma causar paralisias.

  6. Vitor Gondim

    Qual sintomas de que a hepatite A, esta se tornando cronica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A hepatite A não costuma ficar crônica.

  7. Desiree Dos Reis Sergente

    Boa tarde. Após apresentar uma série de sintomas durante uns 2 meses e sempre ir e vir de médicos que diziam que era apenas virose, fiz um exame recente e apareceu HAV IGG reagente e IGM não reagente. TGO e TGP deram dentro da normalidade, porém o hemograma acusou linfocitose e neutropenia. Minha médica disse que esse resultado apareceu devido à vacina… acontece que nunca tomei vacina de hepatite na vida, nenhuma vacina contra hepatite e já fiz 2 exames anteriores, o ultimo em 2007, que nunca deram um resultado reagente. Gostaria de saber se existe algum exame específico que determina quando eu de fato tive hepatite A. Obrigada.

  8. Cice93

    Parabéns, Dr Pedro! Seus comentários são bastante elucidativos, sempre acrescendo algo ao entendimento do leitor e “pesquisador”. Que bom que existam profissionais assim!!! Sou sua fã número 01. Obrigada pelas constantes informações! Ceci

  9. Creciane Palma

    Dr. meu pai está internado com pedra na visícula e os médicos vão fazer o exame da hepatite, pois os exames deram algumas alterações no fígado, e ele tem fortes dores abdominais, é normal um paciente ter pedras na visícula e hepatite, como se pode fazer esse tratamento.

  10. Creciane Palma

    Dr. Pedro meu pai está internado, com sintomas de hepatite A, ele tem fortes dores abdominais amanhã será feito os exames da hepatite, ele está internado há 4 dias e primeiro foi diagnósticado pedra na visícula, é comum o paciente ter pedras na visicula e hepatite, quais os exames necessários, e o tratamento adequado.

  11. Jacely maia vieira

    mulher que tem epatite a pode amamentar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, sim. Mas o pediatra tem que ser informado.

  12. Hugo

    Drº. se após 2 meses as taxas de TGO e TGP subirem, TGO(685) e TGP(1889) é algo preocupante ou psso ficar tranquilo? Pois fiquei afastado por 2 meses, e a perícia do INSS me liberou, posso retomar as minhas atividades normalmente? Pois não sinto dores nem fraqueza no corpo.

  13. Guilherme

    como vc sabe que se pega sem ir ao médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sabe. Diagnósticos de doenças é algo que só o médico está devidamente preparado para fazer.

  14. priscilla

    a hepatite e causada por hemoglobina s reagente.

  15. Lucas

    O meu caso é
    HAV IgG positivo e IgM negativo = Infecção antiga e curada, descobri por acaso num exame de rotina. Eu ainda posso transmitir a doença?

  16. Celina

    Olá… excelente site… parabéns…. eu estou com os olhos amarelados e com várias aftas na boca… tenho a coluna lesionada e por isso tomo muita medicação pra dor… esses sintomas podem ser por causa do excesso de medicação e por isso estar afetando o fígado??? Outra coisa, li o post sobre anemia e eu tenho aquela membrana no olho bem clara… pode ser anemia?? ou ainda estar relacionada com os outros sintomas que citei acima e ainda com o excesso de medicação??? OBrigado!!!

  17. Nayaralima

    Qual é o valor das vacinas da hepatite a?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como assim valor? você quer dizer preço?

  18. Jonvesper2008

    Boa Noite Dr, Gostaria de saber se o paciente já estiver com o vírus da Hepatite A pode ser vacinado?E se esse mesmo paciente for portador de espondilite anquilosante ele pode tomar a vacina preventiva da Hepatite A?

  19. Deysiane alves

    como previnir a transmisao
    da epatite

  20. Beatriz Cruvello

    Boa noite,gostaria de saber se é necessário que eu tome a terceira dose da hepatite A,pois tomei as vacinas A e B juntas as duas doses em clínica particular,porém a terceira dose da hepatite B tomei no posto de saúde e fui orientada a esperar 15 dias para tomar a terceira dose da hepatite A em clínica particular.Estou lendo que hepatite A só toma 2 doses,a diferença em tomar junto A eB e na última dose tomar separado?

  21. Nathalia

    queria saber como se previne a hepatite A?
    Obrigada pela ajuda só falta a pergunta de cima para mim acabar esse site me ajudou muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Prevenção individual ou coletiva?

  22. Alexandre Henrique..

    hepatite estou fazendo um trabalho de escola vou usar esse site para me apresentar obrigadão pela ajuda

  23. Ceiça Alves

    Gostaria de saber quando surgiu a vacina contra a hepatite A?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ao redor de 1995

  24. Gabrielle M Albuquerque

    Boa tarde, há quase uma semana tenho sentido enjoos, gosto amargo na boca e, em alguns momentos do dia, dor de cabeça, estômago inchado e diarreia. Esses sintomas são sintomas de hepatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem ser, mas não necessariamente são.

    2. Bombado Morenopg

      exercicios de academia fazem mal nesse periodo

  25. Alaides_silva21

    esse site é otimo
     

  26. Joao_nsilva

    Obrigado pela resposta.
    Mas o TGO não é 20, é sim 20 acima do normal da clínica.
    Pois na clínica a referencia é menor que 50 e esta a 70. É grave???
    Disseram-me que ou era da alimentação ou de alcool.
    Mas não bebi, o que fiz nos dias antes das analises foi comer alguns fritos na escola e tomar ben-u-ron pois estive constipado.
    Aguardo resposta breve.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      TGO nestes valores pode ser várias coisas, incluindo consumo regular de álcool ou medicamentos

  27. Joao_nsilva

    Ter o ASAT/TGO acima 20val é grave???
    Disseram-me que ou era da alimentação ou de alcool.
    Mas não bebi, o que fiz nos dias antes das analises foi comer alguns fritos na escola e tomar ben-u-ron pois estive constipado.
    Aguardo resposta breve.
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      TGO = 20 ainda está dentro do valor de referencia

  28. Douglas

    O virus HAV pode mutar e a hipatite virar por Exemplo C?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Apesar do nome semelhante, os vírus da hepatite C e hepatite A são totalmente diferentes. A única semelhança é atacar preferencialmente o fígado.

  29. Jefferson

    Uma pessoa pode pegar Hepatite A 2 vezes em um intervalo de 20 anos ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, só se pega hepatite A uma vez.