Artigo atualizado em 17/08/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

SUPLEMENTOS DE CREATINA FAZEM MAL?

Publicidade

Afinal, suplementos de creatina fazem mal? Tomar creatina melhora o desempenho atlético? Creatina é anabolizante? Saiba o que os trabalhos científicos dizem.

Atenção: não confunda creatina com creatinina (leia: O QUE É CREATININA?). Mais a frente eu explico a diferença.

Suplementos de creatina começaram a ser usados por desportistas no início da década de 1980, ganhando grande popularidade na década seguinte após extensa divulgação na mídia do seu uso por atletas ganhadores da medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

Atualmente nos E.U.A cerca de 50% dos atletas universitários, 25% dos jogadores de basquetebol da NBA e 50% dos profissionais do futebol americano, referem consumir creatina regularmente para otimização do desempenho esportivo.

suplementos de creatina

É bom deixar claro que a creatina não é um esteroide anabolizante, popularmente conhecido como “bomba” (leia: ESTEROIDES ANABOLIZANTES – EFEITOS COLATERAIS). Também não é considerado doping por nenhuma organização internacional, incluindo o comitê olímpico internacional.

Antes de falarmos dos efeitos deste suplemento, sejam eles benéficos ou não, vamos entender o que é a creatina e qual a lógica por trás do seu uso, seja na academia do seu bairro ou por desportistas em competições internacionais.

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida a partir de 3 aminoácidos, estando presente em todos os animais vertebrados (leia: O QUE SÃO PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS?). Nosso corpo, sejamos atletas ou não, produz creatina através de proteínas consumidas na alimentação. A creatina é sintetizada nos rins e fígado, sendo transportada para ser armazenada nos músculos.

A principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos. Nas próximas linhas vou tentar simplificar um mecanismo fisiológico complexo. É importante ler com calma a próxima parte para pode entender por que a creatina funciona para alguns atletas e não para outros.

Como funciona a creatina?

Como todo mundo sabe, os nossos músculos precisam de energia para funcionar. Esforços explosivos com demanda de força máxima do músculo, como no levantamento de peso ou na corrida de 100 metros rasos, são feitos através de um sistema energético chamado de fosfagênio.

A energia para os chamados esforços explosivos é fornecida após uma reação química onde um nucleotídio (compostos ricos em energia) chamado adenosina trifosfato (ATP) perde uma molécula de fósforo virando adenosina difosfato (ADP). Cada vez que um ATP é transformado em um ADP, há liberação de uma quantidade de energia que é usada pelo músculo para se contrair.

Imagine-se agora em uma academia de musculação. Você está em repouso e seu músculo está repleto de ATP. Você então, começa a fazer um exercício muscular com algum peso. O seu ATP muscular começa a ser quebrado rapidamente em ADP, liberando energia para que o seu músculo aguente o peso. O seu esforço é tão grande que em poucos segundos você consome todo o seu ATP e, a partir de então, já não consegue mais levantar o peso proposto. Você agora precisa descansar um pouco e esperar que os músculos voltem a ficar repletos de ATP.

Mas aonde entra a creatina nesta história? A creatina é a substância que mais rapidamente consegue fornecer de volta a molécula de fósforo, transformando o ADP novamente em ATP.

O nome correto da creatina é fosfocreatina. Neste processo de restauração do ATP, a fosfocreatina perde sua molécula de fósforo sendo posteriormente transformada em creatinina, uma molécula sem função que acaba sendo eliminada na urina. Como a creatinina é completamente eliminada pelos rins, ela serve como um marcador da função renal. Quando a creatinina começa a se acumular no sangue significa que os rins não estão trabalhando bem.

creatina

Na verdade, em esforços grandes e explosivos todo o ATP muscular é consumido em aproximadamente 3 segundos. Graças a creatina o músculo consegue prolongar seus estoques de ATP por pelo menos 10 segundos. Após esse tempo toda a creatina disponível é convertida em creatinina, e o ADP já não é mais imediatamente convertido em ATP.

Surge então, o segundo modo de se produzir ATP, através do consumo dos estoques de glicose muscular (glicogênio) sem oxigênio. Este modo não restaura o ATP rápido o suficiente para exercícios de máxima utilização muscular que gastam ATP em ritmo frenético. Porém, para exercícios do tipo jogar futebol, nadar, ou corridas de média distância, ele é mais do que suficiente.

O terceiro e último modo de se criar energia é através do consumo de glicose com oxigênio. Este é o modo usado nas atividades aeróbicas, como correr, pedalar ou nadar em ritmo cadenciado. Nestas modalidades o consumo de ATP é bem mais lento e, por isso, sua reposição também pode ser mais lenta.

Na verdade sempre existe uma interposição entre os 3 sistemas. Quando se joga futebol, por exemplo, acabamos por utilizar os 3 mecanismos em momento diferentes da partida. Porém, essa é uma atividade que usa predominantemente o consumo de glicose como modo de se gerar ATP. Na musculação, onde os exercícios duram poucos segundos, usamos basicamente o sistema da creatina.

Suplementos de creatina funcionam?

Baseado no que foi explicado acima é fácil entender a lógica por trás da suplementação de creatina. Se houver mais creatina disponível no corpo, maior será o tempo que o sistema fosfagênio (ATP+creatina) consegue manter a geração de energia para atividades esportivas explosivas.

A história da creatina é muito bonita e faz todo o sentido, mas a ciência é feita com comprovação prática das teorias. E aí surgem as primeiras controvérsias.

Os primeiros trabalhos apresentavam resultados conflitantes. Enquanto alguns pesquisadores conseguiam demonstrar ganhos efetivos de massa muscular e rendimento com os suplementos de creatina, outros não conseguiam apresentar os mesmos resultados. Na verdade esses resultados discrepantes ocorriam porque existiam muitas diferenças entre os grupos analisados, seja na idade, tempo de treinamento, tipo de esporte praticado etc…

Atualmente, após quase 20 anos de investigação, já há algum consenso entre os pesquisadores. A creatina parece sim proporcionar real ganho de massa muscular quando associado a um programa rotineiro de musculação. Porém, até 20% da pessoas, não se sabe bem por que, não apresentam nenhum benefício com esse suplemento. Os efeitos em mulheres e homens mais velhos são menos evidentes.

Também não há evidências claras de benefícios para atividades que não usam predominantemente o sistema fosfagênio (ATP+creatina). Entre elas podemos citar: corrida (exceto 100 e 200 metros rasos), natação e ciclismo.

A creatina é normalmente vendida sob a forma de creatina monoidratada.

Efeitos colaterais da creatina

Um dos grandes atrativos da creatina é o rápido efeito visual do produto. Em 1 semana já há ganho de peso e algumas pessoas realmente parecem apresentar algum grau de hipertrofia muscular. Porém, um ganho tão rápido costuma indicar apenas retenção de líquidos, o que pode ocorrer em suplementos de creatina que possuem elevado teor de sódio.

Apesar de ainda não haver estudos definitivos, os suplementos de creatina, quando de boa qualidade e usados na dose recomendada, não parecem estar associados a nenhum efeito colateral importante em indivíduos saudáveis.

Já é comprovado cientificamente que excesso de aminoácidos e proteínas causam aceleração da perda de função dos rins em pacientes com insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA), por isso, o uso de creatina nestes pacientes é contraindicado. Na verdade, como ainda existem poucos estudos sobre a segurança dos suplementos de creatina, seu uso é  desaconselhado em pessoas que não sejam completamente saudáveis.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreias, câimbras (leia: TUDO SOBRE CÂIMBRAS) e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais (leia: SINTOMAS DO CÁLCULO RENAL / PEDRA NOS RINS). Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença.

Conclusão em relação aos suplementos de creatina

A creatina proporciona sim, ganho de performance e massa muscular para atividades de explosão muscular não-aeróbicas. Porém, é necessário um programa de treino regular. É importante frisar que o produto não é livre de efeitos colaterais, e não são todas as pessoas que conseguem obter vantagens com o seu consumo.

Atualmente o consenso é de que a creatina em doses até 20g por dia não faz mal a saúde, porém, ainda não há evidencias inequívocas de sua segurança a longo prazo. A creatina deve preferencialmente ser tomada com supervisão de um médico especializado em atividades esportivas e um profissional de educação física.

Formulações de baixa qualidade e pouco controle técnico podem apresentar impurezas potencialmente danosas ao organismo.

Publicidade
  • Anonymous

    Muito bem explicado..Parabéns

  • gamesources

    pô velho, parabéns, agora já sei oque fazer. (y)

  • domenico

    muito bom !! muito bem explicado !! valeu !!

  • academia

    esse valeu por todos,parabéns,agora clariou minha mente……….a.a.v

  • Anonymous

    Muito boa explicação, exatamente o q eu queria saber .

  • http://www.blogger.com/profile/14425834260131778420 Andrey

    Parabéns cara
    Pesquisei muito sobre o assunto e esse sem duvida foi o melhor post que eu vi!
    Realmente Incrível!!!

  • Anonymous

    Parabéns pelas explicações!!!bastante detalhadas e de linguagem fácil…

  • Anonymous

    parabéns car avc falo tudo e mais um poko

  • Anonymous

    Muito bom mesmo, Prabéns

  • iraneide

    obrigada por essas informações,era tudo que queria sabe,valeu mesmo!

  • Anonymous

    po exatamente oque eu presisa
    vlw ae pelo esforço parabens

  • MARCUS VINICIUS

    Excelente artigo Doutor.

    Embora não esteja relacionado diretamente com o artigo, gostaria de fazer a seguinte pergunta:
    - uma alimentação com porções diárias de açaí, na forma de polpa descongelada, é benéfica ao coração? O açaí é um agente auxiliar contra doenças cardiovasculares?

    Muito obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcus,
    Não conheço nenhuma comprovação científica para tal afirmação.

  • Anonymous

    A melhor explicação que encontrei na rede.

    Obrigado!

  • JaderSoN ‘

    Muito bom, vlw pela explicação!

    tem alguma faixa etária para tomar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @JaderSoN ‘
    Não existe faixa etária definida. Mas, pessoalmente, acho exagero tomar suplementos antes dos 16 anos.

  • http://www.twitter.com/pri_barros @pri_barros

    Parabéns, o blog todo é MUITO bem feito e MUITO bem explicado! Amei! Virei fã! \o/

    bjs

  • Anonymous

    Muito Bom.

  • Vittor candido

    Bom dia Dr. Pedro,
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo post.
    Gostaria também, se for possivel, que o senhor explicasse como agem os outros ´´suplementos“.

    Agradesço desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vittor candido
    Quais outros, por exemplo?

  • Vittor candido

    Suplementos como no2, hipercaloricos, e concentrados de aminoacidos(abulmina,glutamina e etc).

  • Anonymous

    @Dr. Pedro Pinheiro

    Um artigo sobre a glutamina seria bem vindo. É outra substância muito popular, vendida em grandes quantidades (500g) para uso frequente, com grandes promessas para esportes aeróbicos (meio que o oposto da creatina), e ainda meio desconhecida pelos leigos.

  • Anonymous

    muito bom parabens

  • Anonymous

    Caramba….. que site legal…
    muito bom kra..
    Parabéns!

  • Anonymous

    Gostei da explicação cara, muito bem formulada e de alto conteúdo esclareceu todas as minha dúvidas em relação ao produto .

  • Anonymous

    realmente uma explicação muito boa
    é exatamente o que eu queria saber
    obrigado

  • eliene duarte

    se eu tomar creatina e nao malhar qual seria o resultado? eu engordaria?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @eliene duarte
    Se não houver aumento do consumo de calorias, não. Você apenas estaria gastando dinheiro e tomando substâncias desnecessariamente.

  • Anonymous

    Exatamento o que eu estava procurando
    obrigado
    Carlos

  • Anonymous

    Mto boa essas explicação vc falou algo q todo mundo possa entender em poucas palavras

    OBRIGADO

  • Anonymous

    parabéns , eu estava precisando mesmoo saber detalhes sobre isso , estava com muito medo que um apessoa proxima de mim tomase e tivesse algum efeito colateral grave. porém eu pensava que creatina era aquela de ”cavalo” . muito obrigada pela excplicação nota 10 !!!!!

  • Anonymous

    parabens doutor!!! vc é o cara!!!

  • Anonymous

    Parabéns Doutou muito bom mesmo …

  • Anonymous

    Exatamente o que eu procurava. Muito bem explicado.

  • Conta Aqui

    Excelente! leitura facil de se entender e com total clareza em tudo. Otimo!!!

  • Anonymous

    parabens grande post

  • willian augusto

    Boa Noite…
    Uso hidroclorotiazida 25mg por indicação médica (1cp vo pela manhã). Estou malhando há 1 ano e decidi começar a usar whey protein + creatina. Seria perda de tempo utilizar a creatina pelo fato de tomar o diurético?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @willian augusto
    Não tem influência.

  • Anonymous

    Aqui e o marcos, parabens garoto muito bem explicado
    Me ajudou muito apesar que estou sendo acompanhado pelo o
    Personal,sua explicacao e 100% fica com Deus e tudo de bom
    Parabens….

  • Oringarth

    Bom dia Dr. Pedro. Escrevo para parabenizar o post, pois foi o mais elucidativo que encontrei. Abçs.

    Att,
    Marco Oringarth

  • Anonymous

    parabéns,não ví comentarios tão bém explicados como tal!!>>obg!!!

  • guinevere oleander

    perfeito, agora sei, creatina nao serve para mim, muito bom seus artigos, abraços.

  • Anonymous

    informaçoes ricas e esclarecedoras. obg

  • Esequiel Gimilaki

    Muito obrigado foi a melhor explicação
    q ja encontrei

  • Jerry

    Doutor muito inteligente este, espero um dia me aproximar de seus conhecimentos

  • Marcos

    ótima explicação,simples e totalmente correta,segundo também outros doutores, parabéns e obrigado tirou minhas dúvidas.

  • Marcio Talevio

    Parabéns pelo texto. Excelente. Linguagem de fácil entendimento.

  • Anonymous

    olha gostei muito das informaçoes sobre a creatina

  • Anonymous

    muito bom… adorei a sua explicação…

  • Anonymous

    po Doutor parabens cara tirou todas as minhas duvidas

  • Valter Gatti

    DR. tenho um filho diabetico, ele faz academia, gostaria de saber se ele pode fazer uso da creatina.

  • Leandro

    que bom saber que só as pessoas que já tem algum problema nos ruins que não estão aptas a ingerir a creatina. pois eu sou uma pessoa saudável graças a deus, estou tomando-a e estou vendo resultados rapidos

  • seven

    eselente comentario e de bom niveo to um tempo na academia e esta tentando entender sobre creatina e agora ja estou claro diso mas nao pretedo usar no momento valel

  • deivison

    adorei a esprecação doutor é bom saber que existem pessoas que realmente se preocupam com a saúde das pessoas tirei minhas duvidas, pois estava pensando em tomar a creatina pois tenho 28 anos 1,76 de altura e peso 56 kg. e não consigo ganhar peso e todos os medicos mim dizem qie isso é de familia pois meu pai tambem é magro, e isso mim encomoda e não queria tomar as taias bombas. treino judor e estou comersando musculação espero que de serto se o senhor tiver alguma informação para mim pode mim enviar e o pessoal tambem valeu.e-mail elidavson@bol.com.br

  • Doglas

    Olá sou  praticante de atividade física e to pensando em tomar creatina,mas sou epilético…
    Fazem 2 anos que ñ tenho crises,tomo fenitoína e fenobarbital…
    Existe evidencias de que a suplementação com creatina possa aumentar as crises epiléticas? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Mariana143

    Eu tenho 17 anos faço musculação e estou pensando em tomar creatina, Há aguma contra-indicação??

  • Luiz_55fernando

    se um dia eu para de tomar creatina possa fazer mal p mim

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • Luiz_55fernando

    se um dia eu para de tomar creatina possa fazer mal p mim

  • Rafael

    a creatina ajudano emagrecimento

  • Rafaelsf95

    creatina emagrece? e qualé a melhor

  • rafaelsf

    creatina eagrece? e quale a melhor

  • rafaelsf

    creatian emagrecee qual e a melhor

  • http://twitter.com/leo_gregol Leonaldo Gregol

    Tenho Hepatite B adquirida de forma hereditária, tomar creatina pode agravar minha doença?
    Há algum suplemento que eu possa ingerir?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio, não há contraindicações.

  • Golmini09

    Se eu parar de fazer academia, eu perco o que eu ganhei com a creatina ou nao?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, perde.

  • Dani

    parei de fazer academia tomava creatina tive um ótimo resultado mais agora perdi tudo de novo..posso tomar creatina so pra dar uma engordada de leve sem fazer academia,faria mal?

  • Juancapeta

    qual a mais recomendável pra quem começa agora?

  • Sebastião

    prefiro continuar vivendo bem com o meus 78 kilos do que me matar pra ficar bombado,saúde em primeiro lugar sempre.
     

  • Thainara

    A Creatina engorda?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode engordar se a atividade física for insuficiente

  • flavio

    Qual a diferença entre creatina monohidratada  chelat?

  • Anonymous

    Boas.
    tou a praticar muscl. á 1mês tenho 33anos e tive uma colica renal á 3anos, não tive mais problemas a partir dai.Será que posso tomar criatina?e qual a dose?
    obrigado a todos.

  • Resgate2009

    Comecei a sentir dores nos rins e ter sangramento anal, após o uso de Wey Protein, Glutamina e creatina.

  • Lucas alves

    tenho 16 anos e faço academia,posso tomar a creatina ou não?
     

  • Gabriel Vilaca

    1° eu tenho 16 anos e entrei na academia a 1 semana atras é verdade q eu vou parar desenvolver o meu crescimento ? 
    2° e se eu tomar creatina ela pode desenvolver o meu crescimento ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1. Só se vc malhar pesado. O problema é pegar muito peso e causar estresse às epífises dos ossos.
      2. Não.

  • Gabriel Vilaca

    1° eu tenho 16 anos e entrei na academia a 1 semana atras é verdade q eu vou parar desenvolver o meu crescimento ? 
    2° e se eu tomar creatina ela pode desenvolver o meu crescimento ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, perde.

  • Aurora Alves Pereira

    tenho 42 anos posso tomar creatina? pois malho todo dia o efeito é o mesmo ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1. Só se vc malhar pesado. O problema é pegar muito peso e causar estresse às epífises dos ossos.
    2. Não.

  • Anonymous

    doutor tenho problema com intestino preso e as vezes fissura sera que a creatina e o malto pode contribuir para este problema obrigado

  • Pamela

    Eu malho há dois anos. Comecei a tomar whey protein há 1 mês e estou pensando tomar creatina apenas por alguns dias só para ver a diferença. Então se eu tomar durante um período de tempo e depois parar, eu vou perder um pouco da massa magra conquistada com creatina?

  • Pamela

    Eu tomo mais de 2 litros de água por dia. Se eu começar a tomar creatina vou precisar beber mais água ainda ou esta quantidade está adequada?

  • Leojantara

    a partir de que idade eu posso malhar pesado? 

  • Davi Cardinalli

    Dr., utilizo o medicamento Roacutan para tratamento das espinhas. Há alguma contraindicação de se usar creatina durante o tratamento ?

  • Lucas alves

    tenho 16 anos e faço academia,posso tomar a creatina ou não?
     

  • Carla

    Oi Doutor por favor se puder me responder eu agradeço muito .
    Dr. Pedro meu filho de 4 anos tem dores muito mas muito forte mesmo nas pernas durante a noite , e os médicos me dizem sempre a mesma coisa q é dor de crescimento mas recentemente fiz um exame solicitado pelo médico CPK  e deu bastante alterado , a unica pergunta que eu quero saber é se devo me preocupar e se é grave ?
    Por favor não deixe de me responder .
    OBRIGADO!

  • Resgate2009

    Comecei a sentir dores nos rins e ter sangramento anal, após o uso de Wey Protein, Glutamina e creatina.

  • Fábio

    Olá Dr. Pedro Pinheiro, eu pratico musculação a quase dez meses, já fiz uso de creatina 3 vezes, ingerindo de 3 a 5 gramas diárias, todas com o selo selo creapure, sempre suplementando por dois meses e realizando uma pausa de cerca de dois meses também, pois muitas pessoas dizem que é necessário realizar essa pausa para não sobrecarregar os rins, retomei o uso já fazem 9 semanas, gostaria de saber se devo pausar por alguns meses, ou se isso é mito, irei me consultar com o médico para solicitar um encaminhamento para a nutricionista, e perguntarei a ele sobre essa questão, mas gostaria de saber a sua opinião, seria de muita valia saber a opinião de um profissional respeitado como o senhor, fico no aguardo.

    Obrigado!

  • elisangela

    Não entendi muito bem, o que li sobre a creatina, me responda por favor, a creatina engorda ou so  é um aumento de massa muscular?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Engordar significa ganhar gordura. A creatina não faz isso.

  • ana paula

    comecei tomar creatina a um mês , e ja parei ,pra mim fez muito mal to sofrendo com meus rins ,acho que e a cretina ,não indico pra ninguem.

  • ana paula

    comecei tomar creatina a um mês , e ja parei ,pra mim fez muito mal to sofrendo com meus rins ,acho que e a cretina ,não indico pra ninguem.

  • Matheusprp

    Eu faço Karatê 3 vezes na semana e danço Break de 2 a 4 vezes na semana.Fiz exames que não deram nada anormal a não ser baixo condicionamento físico.Posso usar a creatina sendo que tenho 17 anos?

  • Jerry

    Doutor muito inteligente este, espero um dia me aproximar de seus conhecimentos

  • Marcio Talevio

    Parabéns pelo texto. Excelente. Linguagem de fácil entendimento.

  • Fredinho1472

    Eu tenho 15 anos e posso usar?

  • flavio

    Qual a diferença entre creatina monohidratada  chelat?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode engordar se a atividade física for insuficiente

  • Thainara

    A Creatina engorda?

  • http://twitter.com/leo_gregol Leonaldo Gregol

    Tenho Hepatite B adquirida de forma hereditária, tomar creatina pode agravar minha doença?
    Há algum suplemento que eu possa ingerir?

  • elisangela

    Não entendi muito bem, o que li sobre a creatina, me responda por favor, a creatina engorda ou so  é um aumento de massa muscular?

  • Pamela

    Eu malho há dois anos. Comecei a tomar whey protein há 1 mês e estou pensando tomar creatina apenas por alguns dias só para ver a diferença. Então se eu tomar durante um período de tempo e depois parar, eu vou perder um pouco da massa magra conquistada com creatina?

  • Doglas

    Olá sou  praticante de atividade física e to pensando em tomar creatina,mas sou epilético…
    Fazem 2 anos que ñ tenho crises,tomo fenitoína e fenobarbital…
    Existe evidencias de que a suplementação com creatina possa aumentar as crises epiléticas? 

  • Maicon_projeto

    Bom dia, faço musculação ha 1 ano, e gostaria de tomas CREATINA mas tenho receio, pois já tive um problema com Hiperprodução de aldosterona. tem alguma contra indicação tomar?

  • Isla Fernanda

    eu gostaria de saber, se eu faço so bicicleta ergometrica em casa, e
    gostaria de tomar creatina , para ganho no gluteo e pernas e perder a
    barriga ,eu posso tamar cretina sem medo de ficar gorda? e quando eu
    tomar eu vou ganhar mais definiçao nos musculo?

  • Fábio

    Olá Dr. Pedro Pinheiro, eu pratico musculação a quase dez meses, já fiz uso de creatina 3 vezes, ingerindo de 3 a 5 gramas diárias, todas com o selo selo creapure, sempre suplementando por dois meses e realizando uma pausa de cerca de dois meses também, pois muitas pessoas dizem que é necessário realizar essa pausa para não sobrecarregar os rins, retomei o uso já fazem 9 semanas, gostaria de saber se devo pausar por alguns meses, ou se isso é mito, irei me consultar com o médico para solicitar um encaminhamento para a nutricionista, e perguntarei a ele sobre essa questão, mas gostaria de saber a sua opinião, seria de muita valia saber a opinião de um profissional respeitado como o senhor, fico no aguardo.

    Obrigado!

  • Pamela

    Eu tomo mais de 2 litros de água por dia. Se eu começar a tomar creatina vou precisar beber mais água ainda ou esta quantidade está adequada?

  • Leandro

    Eae cara bem… eu comecei academia com 15 anos e o efeito foi contrario pelo menos em min eu tinha 1,70 e agora to com 1,82 acho que não interfere não….2 resposta é que ela vai te ajudar sim a ganhar massa muscular se tomada adequadamente…

  • Marcus Ronchi

    Ola, comecei academia a uma semana, para perder peso e tambem criar massa muscular, minha duvida é, se eu começar com a creatina agora, irá atrapalhas na minha perca de peso? Tenho que perder peso primeiro para começar a usar a creatina depois? Preciso perder 20kg , estou pensando em começar a tomar creatina para ajudar no meu desempenho no treino, mas estou com receio de que se eu tomar eu crie massa muscular e nao perca peso.

  • Nutricionistafranciscooliveira

    Dr. Parabéns pelo post, muito bom mesmo.. Só pecou no penultimo paragrafo,A creatina deve preferencialmente ser tomada com supervisão de um médico especializado em atividades esportivas e um Nutricionista de preferencia esportivo e não Educador Físico,rsrsr.. 

  • alessandro

    tomei interferon para epatite e nao negativou posso tomar creatina

  • Tim282

    To precisando ganhar peso

    A creatina ajuda ou atrapalha ?
    E qual suplemento é indicado para ganhar massa muscular há não ser a creatina??

  • Israel

    quantos litros de agua tenho que tomar.se tomar a creatina?/

    • Francine

      Olhaa Axo Que Muitaa. Muita aguaa

      • Clodoaldo Aparecido

        treino apoco tenpo mais tenho medo de tomar criatina

    • abel

      2 litro mais ou mesmo dia

  • fatima

    eu tenho gastrite.a creatina causa algum mal. fatima.

  • fatima

    comecei a tomar creatina, mas ja faz 1 ano e meio que estou na academia.tenho. e tenho gastrite, ela pode fazer mal?

  • Viviane

    OIi!!! Comecei a tomar creatina, e logo no rpimeiro dia deu diarréia, é porque meu orgânismo não esta acostumado, posso continua r tomando??

  • Viviane

    OIi!!! Comecei a tomar creatina, e logo no rpimeiro dia deu diarréia, é porque meu orgânismo não esta acostumado, posso continua r tomando??

  • Aninhacaetano66

    Olá! Meu filho tem 19 anos e moramos em um condomínio onde existe uma academia com todos os aparelhos para musculação. No momento não podemos pagar um personal trainning e também colocá-lo em uma academia. Nossa situação financeira no momento, é para pagar as despesas normais de uma família, como estudos, casa, roupa e comida. Já pegamos ele várias vezes com suplementos alimentares tomando escondidos e conversamos com ele que não há necessidade dele tomar, pois ele tem uma ótima saúde e se alimenta bem Ele foi em uma nutricionista, e ela indicou uma dieta e ele está seguindo. Ela não é nutricionista esportista. Mas ele vem ganhando muitos músculos ultimamente e eu como mãe estou preocupadíssima.Está todos os dias na academia. E sempre encontro suplementos escondidos, pois ele sabe que não gostamos que ele use. O que o senhor tem a dizer a respeito? Como eu faço para ajudá-lo?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Ana

    • Dadinho

      Um nutricionista esportivo seria bacana, pois este sim entende da área de suplementos… não fique brava com ele por querer tem um corpo legal, os suplementos (quando nas doses certas) não são danosos ao organismo, são até saudáveis.
      O problema está no uso de esteróides anabolizantes, estes sim são extremamente danosos ao corpo, e jamais devem ser usados por pessoas que não têm necessidade médica.
      Suplementos não são “bombas”, são para complementar a dieta, portanto não devem ser tratados com “preconceitos” não necessários.

  • Aninhacaetano66

    Olá! Meu filho tem 19 anos e moramos em um condomínio onde existe uma academia com todos os aparelhos para musculação. No momento não podemos pagar um personal trainning e também colocá-lo em uma academia. Nossa situação financeira no momento, é para pagar as despesas normais de uma família, como estudos, casa, roupa e comida. Já pegamos ele várias vezes com suplementos alimentares tomando escondidos e conversamos com ele que não há necessidade dele tomar, pois ele tem uma ótima saúde e se alimenta bem Ele foi em uma nutricionista, e ela indicou uma dieta e ele está seguindo. Ela não é nutricionista esportista. Mas ele vem ganhando muitos músculos ultimamente e eu como mãe estou preocupadíssima.Está todos os dias na academia. E sempre encontro suplementos escondidos, pois ele sabe que não gostamos que ele use. O que o senhor tem a dizer a respeito? Como eu faço para ajudá-lo?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Ana

  • carlos

    eu fasso academia faz um mes faz mal se eu começar a tomar creratina

  • Pedroramon Lira

    Olá tenho 14 anos tenho 1.79 de autura fiz academia +- 4meses e outra vez 6 meses sai a mais oumenos 1 mes por cusa que percebi q n estava mudando tanto como antes o fisico tava na mesma então queria sabe se poço começar a tomar creatina ?

  • Leandro

    Eae cara bem… eu comecei academia com 15 anos e o efeito foi contrario pelo menos em min eu tinha 1,70 e agora to com 1,82 acho que não interfere não….2 resposta é que ela vai te ajudar sim a ganhar massa muscular se tomada adequadamente…

  • alessandro

    tomei interferon para epatite e nao negativou posso tomar creatina

  • Clodoaldo Aparecido

    treino apoco tenpo mais tenho medo de tomar criatina

  • Nubiacostasantos

    As vezes sofro de infeçção urinaria, mais queria começar a tomar creatina para obter resultados rapidos na malhação. Gostaria de saber se ira me prejudicar ou não tem nada a ver !!! Obrigada.

  • Nubiacostasantos

    As vezes sofro de infeçção urinaria, mais queria começar a tomar creatina para obter resultados rapidos na malhação. Gostaria de saber se ira me prejudicar ou não tem nada a ver !!! Obrigada.

  • Mariane de paula Venceslau

    tomo creatina á um ano parei por um tempo,mas vou voltar a tomar tenho q dobrar a quantidade de água q tomo,pois parei da outra vez porq n conseguia tomar agua e meus rins começou a doer.quanto de água devo beber?

  • http://profile.yahoo.com/L63Y3KIVTXPW3M2BYVAXVDGWTM Carlos Andrade

    tomo hidroclorotiazida e enalapril para pressão alta,a creatina poderia aumentar a níveis perigosos esta pressão?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não entendi a pergunta.

  • consuelo

    Boa tarde!
    meu filho que tomar creatina , porem antes de deixar gostaria de saber se faz mal ja que ele faz uso de carbamazepina. por favor me ajude a tirar esta duvida.
    obrigada.

    • Pedro Pinheiro

      Não conheço interação entre as duas drogas.

  • Andressa

    pode sim ,3 litros de agua ao dia

  • humorjean

    Aliás, excelente site. Entrou na minha lista de passatempos educativos.

  • humorjean

    Por um período breve de anos, a creatina teve o seu uso proibido em vários países, inclusive no Brasil. Depois da legalização, todas as embalagens, independente da marca, alertam sobre possíveis malefícios na ingestão acima de 3 gramas por dia. Você( Dr. Pedro Pinheiro) possui algum parecer sobre esta informação de alerta, ou isto seria apenas uma medida de precaução máxima por parte das empresas do ramo esportivo, precavendo possíveis mínimos danos diferenciais entre os consumidores?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei se é só por isso, mas há descrição de casos de nefrite intersticial e insuficiência renal aguda em indivíduos que estavam tomando doses de creatina acima desta.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não sei se é só por isso, mas há descrição de casos de nefrite intersticial e insuficiência renal aguda em indivíduos que estavam tomando doses de creatina acima desta.

  • Ana Nardi

    Boa noite Dr. meu filho de 17 anos sempre fez sport, agora ele esta fazendo musculação e me apareceu com uns suplemento fiquei preocupada, ele esta tomando Creatine Way 3g, BCAA 25000, e uma creatine em pó, e mai um pó que le disse que é enegetico qual o mal que isso pode lhe causar estou para passar ele com médico mas essa idade é um pouco difícil por mais que eu controle, por favor me oriente.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São suplementos de creatina, aminoácidos e proteínas. Se ele fosse ao endocrinologista era melhor, pois poderia tomar esses suplementos de forma mais controlada. Seria até mais efetivo para ganhar massa muscular.

  • Luciana Carla Santos

    Bom dia quem tem lupus eritamatoso sistemico pode tomar creatina …presciso que me oriente por favor…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há estudos sobre o uso de creatina em pacientes lúpicos, mas, teoricamente, não é o ideal.

  • Maria Eliza Flausino

    Boa Tarde.. quem teve hipertiroidismo e toma remédio (Levoid), pode tomar a creatina? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há contra-indicação direta, mas sugiro que você não tome o produto antes de conversar com o seu endocrinologista.