Desmaio, Síncope e Reflexo Vagal

Dr. Pedro Pinheiro

comment 54 Comentários


O que é o desmaio?

O desmaio é um sintoma relativamente comum. Pode indicar problemas cardíacos, problemas neurológicos, uma queda súbita da pressão arterial, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue)  ou apenas uma manifestação de excesso de ansiedade ou histeria, também conhecida como transtorno conversivo.

O desmaio é cientificamente chamado de síncope e pode ser descrito como uma abrupta perda da consciência, associada à perda do tônus postural (perda da capacidade de permanecer em pé), seguida de uma rápida e completa recuperação. Ou seja, a pessoa perde a consciência e cai, acordando logo a seguir sem sequelas. A síncope não é uma doença, é um sintoma de alguma doença.  A causa mais comum é a chamada reação vagal ou síncope vasovagal, relacionada à ativação inapropriada do nervo vago (explicaremos ao longo do texto).

Se você tem quadros de tonturas, sensação de que vai cair por perda da força, mas em momento algum perde a consciência, isso é chamado de pré-síncope.

Quando a síncope é um evento isolado na vida da pessoa, em geral, as causas são benignas. Porém, se o paciente apresenta quadros repetidos de síncope ao longo de vários dias ou semanas, o mais provável é que haja alguma doença por trás, habitualmente de origem neurológica ou cardíaca.

Situações que podem ser confundidas com síncope (desmaio)

Antes de falarmos especificamente sobre as causas de desmaios, é importante saber diferenciar as síncopes de eventos graves, como AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL), paradas cardíacas ou morte súbitas.

No AVC, também conhecido como derrame cerebral, o doente pode até apresentar uma queda por perda de força dos membros inferiores, mas, em geral,  ele não desmaia, ou seja, não perde a consciência. Nos casos de AVC que ocorrem perda da consciência, a recuperação não é rápida e quase nunca completa. Se o paciente desmaia e posteriormente acorda apresentando sequelas, tais como paralisia dos membros, boca torta, desorientação ou incapacidade de falar, isso é um AVC e não uma síncope.

Na parada cardíaca, também chamada de morte súbita, o paciente perde a consciência, cai e permanece no chão sem respirar e sem pulso (sem batimentos cardíacos perceptíveis). Se não forem imediatamente iniciadas as manobras de ressuscitação, o paciente evolui para o óbito. Uma parada cardio-respiratória, obviamente, não é um desmaio.

É muito importante também diferenciar as síncopes verdadeiras das histerias ou simulações, que recebem vários nomes na prática médica: distúrbio neurovegetativo, transtorno conversivo ou disfunção autonômica somatóforme. Não são síncopes reais e o paciente muitas vezes realiza estas simulações de modo inconsciente. Ele realmente acredita que desmaiou.

Outra situação que pode ser confundida com síncope é uma crise epilética. Às vezes, a distinção é difícil em um primeiro momento, principalmente se a crise não tiver sido testemunhada por ninguém.

Em geral, o paciente com crise epilética não se recupera tão rapidamente após retomar a consciência. Muitas vezes, o indivíduo apresenta crises convulsivas não testemunhadas e só é encontrado caído no chão, já acordado, mas meio desorientado, com poucas forças. A presença de mordidas na língua, o fato do doente ter as roupas sujas de urina ou fezes, e múltiplas lesões no corpo sugerem que ele tenha tido uma crise convulsiva e não um simples desmaio (leia mais sobre epilepsias: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas, tipos e como proceder).

A principal característica da síncope é o fato do paciente desmaiar e acordar logo em seguida de forma espontânea. Entretanto, se durante a queda o paciente bater a cabeça com força no chão ou em alguma quina ou objeto duro, ele pode não acordar imediatamente por conta do traumatismo craniano. Neste caso, o paciente apresenta síncope seguida de concussão cerebral.

Como ocorre o desmaio – Importância do nervo vago

Antes de descrever com mais detalhes cada uma das principais causas, é preciso explicar um pouco da fisiologia do corpo humano para uma melhor compreensão da origem da síncope, principalmente daquela que chamamos de síncope vasovagal.

O sistema nervoso autônomo é a parte do sistema nervoso que controla funções básicas e vitais, tais como a respiração, pressão arterial, controle de temperatura e digestão, apenas para ficarmos com alguns exemplos.

O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes: Sistema nervoso simpático e Sistema nervoso parassimpático. Esses dois sistemas se antagonizam e o equilíbrio de suas funções é que mantém o organismo funcionando adequadamente. Por exemplo, o sistema nervoso simpático aumenta a pressão, acelera os batimentos cardíacos e nos deixa mais alerta, enquanto que o sistema nervoso parassimpático reduz a pressão arterial e desacelera o coração.

O nervo vago carrega fibras do sistema nervoso parassimpático. Este nervo, que nasce dentro cérebro e envia ramos para várias partes do corpo, inerva diversos órgãos, como o coração, estômago, laringe, pulmão, esôfago, intestinos, pele, etc. É através dele que o cérebro recebe as informação do estado das nossas vísceras. O nervo vago também é responsável pelo controle de algumas das funções destes órgãos, como a produção de suor, a frequência cardíaca, a pressão arterial, movimentos dos intestinos e da musculatura do pescoço e da boca.

Muitas causas de desmaios têm origem na ativação inadequada do nervo vago, o que leva à queda da pressão arterial e desaceleração dos batimentos cardíacos.

Principais causas de desmaios (síncope)

Existem várias causas para o desmaio. Em muitos casos, a origem é apenas um excesso de emoção, calor intenso, nervosismo, etc. Porém, algumas doenças também podem se manifestar através de desmaios frequentes.

A síncope ou desmaio é um evento que causa muita apreensão no paciente e nas pessoas que testemunham o fato. Muitas vezes, o desmaio é também um desafio diagnóstico para o médico. Em muitos casos, mesmo após extensa investigação, não conseguimos identificar a origem do problema. Até 1/3 dos casos de síncope ficam sem diagnóstico definitivo.

Boa parte das síncopes ocorrem por causas benignas, porém, todo episódio deve ser investigado pensando que os desmaios podem ser uma manifestação de uma patologia grave e potencialmente fatal.

A síncope ou desmaio tem várias causas, sendo as principais os ataques vaso-vagais e causas cardíacas. A seguir, vamos explicar a origem das principais causas de desmaio clinicamente relevantes.

Síncope vasovagal

Uma anormal estimulação do nervo vago pode levar a grandes desacelerações do coração e à uma abrupta queda da pressão arterial, diminuindo temporariamente o aporte de sangue e oxigênio para o cérebro. Esse tipo de desmaio ocorre normalmente em pessoas jovens e sem outras doenças. A síncope vasovagal é normalmente precedida de sintomas como suores frios, palidez e escurecimento súbito da visão.

A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa. É a causa de desmaios naqueles que tem pavor de agulha e precisam colher sangue, dos jovens em shows de música, ou de cirurgiões ou guardas que ficam muito tempo em pé sem se movimentar.

Em muitos casos, o estímulo vagal pode não ser suficiente para causar desmaios, levando apenas à mal estar, tonturas, enjoos e vômitos. O paciente senta-se ou deita-se e depois de alguns minutos sente-se melhor.

Apesar de ocorrer preferencialmente em jovens, alguns idosos podem apresentar repetidos episódios de síncope vasovagal, muitas vezes sem um fator desencadeante claro, como os citados acima. Em alguns desses pacientes, o estimulo desencadeador pode ser algo simples como urinar ou tossir.

Existe também aqueles com a chamada hipersensibilidade do seio carotídeo, uma região do pescoço onde passam as fibras do nervo vago. Nestes, uma simples massagem na região lateral do pescoço pode estimular o nervo vago e levar à síncope. São pessoas que podem desmaiar com um simples virar mais rápido do pescoço ou mesmo durante pequenos esforços, como evacuar ou assoprar contra uma resistência.

Apenas como curiosidade, a estimulação do nervo vago pode ser feita de forma proposital para fins médicos. A massagem vigorosa do seio carotídeo com os dedos  é chamada de manobra vagal. Algumas arritmias com frequências cardíacas elevadas podem ser controladas apenas com estímulo repetido no seio carotídeo, através de intensa massagem na região lateral do pescoço.

Hipotensão postural

Hipotensão postural é queda da pressão arterial quando mudamos da posição deitada/sentada para a em pé. Todo mundo já sentiu isso alguma vez na vida ao se levantar de forma rápida e ficar tonto, com a vista escura. Na maioria dos casos o que ocorre é uma pré-síncope, mas em algumas pessoas a hipotensão pode ser tão grande que chega a causar síncope.

Essa queda abrupta da pressão arterial ocorre geralmente em pessoas desidratadas, que tomam diuréticos (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?), em pacientes diabéticos, idosos, pessoas medicadas com remédios para a pressão alta ou que consumam álcool de forma excessiva.

Arritmias cardíacas

As arritmias cardíacas são causas comuns de desmaios. Um coração arrítmico bombeia o sangue ineficientemente, levando à uma má oxigenação cerebral e, consequentemente, à síncope.

Quando a arritmia que dá origem à síncope ainda se encontra presente no momento do atendimento médico, o diagnóstico é fácil de ser estabelecido. O problema é que boa parte dessas arritmias são intermitentes, duram alguns segundos e desaparecem. Quando o doente chega ao médico já não há sinais de alteração na condução elétrica do coração.

Na síncope causada por arritmias, o paciente habitualmente perde a consciência sem apresentar sintomas prévios. No máximo, um quadro de palpitações precede o desmaio.

Tanto as bradicardias (coração que bate muito lentamente) quanto as taquicardias (coração que bate muito rapidamente) podem provocar síncopes.

As síncopes de origem cardíaca são potencialmente perigosas, pois elas podem ser causadas por arritmias malignas, com risco de evolução para parada cardíaca.

Leia também: PALPITAÇÕES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDÍACAS

Outras doenças cardíacas

Doenças das válvulas cardíacas, principalmente da válvula aórtica podem levar à síncope. Outras doenças, como cardiomiopatia hipertrófica e embolia pulmonar também podem causar desmaios.


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


54 respostas para “Desmaio, Síncope e Reflexo Vagal”

  1. Nione

    Excelente! Encontrei resposta para um desmaio que tive. Obrigada, Nione

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado. Fico feliz em ter ajudado.

  2. Paulo Araújo

    o meu filho ( 17 anos ) tem esses sintomas ( sincope), já lhe fizeram um exame em que o colocaram de cabeça pra baixo e ele desmaiou. que medico devo procurar ? , neste momento ele esta a ser seguido na neurologia!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Neurologia é uma das especialidades que investiga síncope.

      1. paúlo araujo

        Ou melhor, o doutor poderia acompanhar o meu filho ?

        sou de braga..

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Lamento, Paulo, mas sou Nefrologista, não faz parte da minha especialidade acompanhar casos de síncope. Com certeza ele estará muito melhor acompanhado por um Neurologista.

    2. Maia

      Quem acompanha minha síncope do vaso vagal é o cardiologista

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Cardiologia também pode acompanhar síncope.

  3. Mateus

    Interessante. No verão eu tenho um bocado de tontura e escurecimento da visão. O verão de 2013 foi monstruoso. Tomara que consiga escapar do calor desse ano.

  4. Andréa

    Muito bom o artigo! Gostei muito.
    Muito didático e explicativo.
    Me ajudou muito. Eu tenho esta síndrome do vasovagal.

  5. Rute Leão

    Dr. Peço ajuda … Meu pai ele tem 60 anos, e esta noite ele caiu no chao com porta e tudo, me assustei e fui ver ele, no momento ele só gemia, e não conseguia me responder … Após um minuto ele conseguiu falar, ele não conseguiu levantar porque a pancada foi muito forte de costas com a cabeça e o peso do corpo, dei agua pra ele, e nao deixei ele dormir por conta da batida.
    Ele me disse que sentiu dores no pé da barriga para urinar, quando se levantou a dor veio tão forte que o corpo dele começou a adormecer, e ele caiu desmaiado. Mais ele é muito teimoso Dr. não quer saber de hospital, o que pode ser isso ? O que devo fazer ? Obrigada Dr.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele tem que ser visto por um médico, pois o que teve foi uma síncope. Esse quadro pode se repetir. Imagine se isso acontece no meio da rua ou enquanto ele está dirigindo um carro.

      1. Rute Leão

        Ok Dr, hoje mesmo levarei ele, obrigada.

  6. Ana Paula

    Olá Doutor, gostei muito da postagem, desmaio desde aos 6 anos de idade e frequentemente tem sido após sentir dores fortes por te machucado. Já fui em cardiologistas e neuros, e até hoje não descobriram o que tenho. Tem algum exame que eu consiga descobrir? e tem tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse tipo de desmaio geralmente é de origem vasovagal. Estranho os médicos não terem conseguido fazer nenhum diagnóstico.

  7. Samira Reis

    O que fazer para segurança do aluno que possui este sincope, durante a atividade física?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele tem que ser acompanhado por um cardiologista. Quem tem síncope com frequência precisa ser investigado e tratado.

  8. Gizele Aguiar

    Olá Doutor, minha mãe ontem de madrugada levantou, vestiu uma blusa e rapidamente as vistas escurecerem e ela caio, segundo ela foi uma tontura só que meu pai disse que chamou ela logo depois que ela caio e ela não respondeu e que ela batia a cabeça no chão, mas tudo isso muito rápido e logo em seguida ela recobrou a conciencia. Pode ser o que doutor?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Essa descrição pode sugerir uma crise convulsiva.

  9. Kátia

    Dr. Pedro, adorei a postagem, frequentemente tenho desmaiado em shows que vou. Passo muito mal, sinto fraqueza e desmaio, porem ao retornar estou muito bem. Meus amigos sempre ficam assustados pois permaneço de olhos abertos e caio, porem para mim eu nao vejo nada. Desmaio sem beber e as vezes ao beber tenho falta de ar. Por isso acho que estou, pelo seu comentario, com a sincope vasovagal. Gostaria de saber quais as consequências e se existe algum tratamento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, existe tratamento, mas primeiro você tem que fazer esse diagnóstico corretamente. Procure um cardiologista.

  10. isabel moringa

    tenho ido parar as urgencias com aerocolia, bav grau 1. tomo medicamento p hipófise… sinto snsações de desmaio… o que será? o síndrome vertiginoso pode provocar bav ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O BAV é um problema de transmissão dos impulsos elétricos do coração. Ele não é provocado pela vertigem.

  11. Lucas Fernandes Ribeiro

    Parabéns, nota 1000 !!!

  12. adenilson

    Dr. Pedro me esclarece uma situação que venho presenciando com minha esposa, ela sente que vai desmaiar e logo então tenho de leva-la ao banheiro, pois defeca muito e sente muita dor na região da barriga que chega a desmaiar, o que pode ser? e o que deve fazer sessa hora? Grato!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Cólicas abdominais podem causar síncope vasovagal. Se isso é frequente, ela deve procurar um neurologista ou cardiologista.

      1. adenilson

        Obrigado! Faremos isso…

        Enviado pelo meu Windows Phone

  13. Jorge Carneiro

    Qual o desdobramento que pode ocorrer por ter a Síncope vasovagal? Tenho isso já diagnosticado que vai e vem durante as fases da minha vida. Por causar alguma outra doença grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma.

  14. Kaio Márcio Magalhães Batista

    Dr. Pedro,no ultimo domingo comecei a sentir uma fraqueza muito grande, ditei-me mas não melhorou,logo veio um enjoo vomitei, veio uma falta de ar muito grande, tremor, frio intenso, pressão no peito, tremura, o corpo já não obedecia aos comandos, meus dentes tremiam tanto que fiquei com medo de machucar minha língua, achei realmente que estava tendo um derrame ou enfarto, fiquei por dois dias no UTI fiz varios exames no coração eco, esteira, entre outros, só faltou cintilografia e o tilttext que farei durante esta semana. Estou com muito medo principalmente por não ter ainda um diagnostico. Já teve algum caso parecido? Pode ter alguma relação com síndrome do panico?

  15. Cyluma

    Parabéns pelo artigo. muito esclarecedor. Obrigada.

  16. Debora Nara

    Parabéns pelos artigos tão eclarecedores. É necessário consultar o profissional, porém, o paciente leigo precisa de explicações que não está ao seu alcance.

  17. Edvania Lourenco de Oliveira

    gostaria de saber se a doenca sincope vasovagal da direito a aposentadoria.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da causa.

  18. Maria das graças

    Dr. Pedro , já varias vezes acordei a noite sentindo um mau estar , ñ sabendo se era vontade de vomitar ou de evacuar , mais quase todas as vezes desmaiei ,e quando voltava eu tinha feito xixi.outra coisa se eu sentir dor na barriga ou de uma pancada eu quase sempre desmaio . O que vem ser isso Dr Pedro? por favor me ajude.

    Obrigada.

  19. Isabela

    Dr. Pedro, tive um desmaio e logo em seguida vomitei, o que pode ser ? Levando em consideração que eu estava no metrô lotado ?

  20. Wandre

    Dr Pedro, já duas vezes, fui urinar, sentir mal e apaguei, caindo no banheiro, antes disso, bebi suco de laranja e permaneci deitado. isto aconteceu a noite, o que pode ser isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se isso já aconteceu mais de uma vez, essa síncope tem que ser investigada.

  21. jose

    Olá a todos,

    Dr. Pedro, já tive situações de pessoas que desmaiam a colocar lentes de contacto. Os casos que tive foram em jovens. Tive duas situações em que percebi claramente que o jovem ia desmaiar e tirei a lente antes de tal acontecer.Podia-me confirmar se tem a ver com a síncope vasovagal e se existe algo que posso fazer para evitar.

    Obrigado

  22. Sueli

    Dr.Pedro Pinheiro
    Sempre tive problemas de gastrite, de uns 5 anos para cá foi uma peregrinação em médico, por conta do estomago. Muita dor no estomago, inchaço,arroto, dor de cabeça, sinto algo sendo jogado do estomago para o cérebro, visão começa a distorcer, tonturas,pressão na cabeça.Preciso me alimentar a cada 2h, se não sinto que vou desmaiar, mas não é qualquer alimento que meu organismo aceita.Passei por muitos especialistas e cada remédio prescrito piorava o problema. Um médico disse que pode ter um desequilíbrio no nervo vago, ou reflexo vaso vagal por causa da digestão.
    O sr. pode me orientar o que fazer, onde ir, que especialista pode me ajudar. Estou sofrendo muito e já com minhas atividades limitadas, por conta de reações que sinto.
    agradeço a atenção, Sueli

    1. Hortences

      Bom dia Sueli,
      procure conversar com seu medico sobre hipoglicemia reativa, é um problema novo no brasil mas, será muito comum no futuro, pois faz parte da evolução do organismo humano se adaptar com o meio e seu novo estilo de vida. O organismo se adapta a quebra rápida das moléculas glicêmicas e seu corpo precisa cada vez mais de açúcar. Mas cuidado com isso.
      Por isso, coma sempre produtos integrais. Arroz integral, açúcar mascavo e muita fruta.
      Mas antes disso, converse com seu medico!

  23. Franciscaisabelmota

    oi eu quero saber como  faço para descobrir se tenho essa vaso vogal pois ja desmaie tantas veses que ja perdi a conta por  favor me ajude/?

  24. Ludimila

    Bom dia!

    Minha irmã quando tinha quatro anos, sentiu uma dor na barriga seguido de desmaio e vômito. E agora depois de quatro anos teve aproximadamente cinco crises dessas somente em 2012. O que pode ser? Lembrando que os sintomas são, uma dor na barriga, seguido de desmaio e logo depois do desmaio vem o vômito.

    1. Ani_cipri

      Minha filha tem 3 anos e passou por isso tbm, ainda não investiguei mas estou procurando um neuro.. Gostaria muito de saber. lembrando que ela disse que a barriga tava doendo, depois de uma hora ela desmaiou e eu ficava chamando o nome dela e ela olhava pra mim vagamente, e desmaiava de novo. Depois de totalmente acordada já no hospital ela ao acordar estava falando estranho mas dava pra entender, e ela ficou mordendo a língua. Depois dormiu a noite inteira como se tivesse dopada.

  25. leticia

    uma pessoa que ja teve choque anafilatico e depois de um longo tempo nao mais, pode ter dinovo

  26. Amanda

    Olá, Doutor Pedro,

    Eu estava pesquisando a respeito de fobia a sangue e acabei encontrando seu artigo, o qual achei muito interessante. Tenho 22 anos e descobri recentemente que desmaio ao ver sangue, provavelmente tenho síncopes vasovagais, pois  quando vejo sangue escorrendo tenho “suores frios, palidez e escurecimento súbito da visão”. Isso só acontece quando a cena é ao vivo e como eu ainda não tinha tido a oportunidade de acompanhar uma cirurgia, eu desconhecia esse meu problema. Acontece que agora, depois de quatro anos de estudo, passei no vestibular para medicina, e de fato sempre sonhei com esse curso e com um dia ser uma boa profissional. Por causa dessa minha história gostaria de saber se esse problema tem cura, se uma ajuda psicológica resolveria, que especialista devo procurar, se esses desmaios têm fundamento genético ou se terei que desistir da medicina. Estou desesperada e sem dormir só pensando nisso, sem contar que minha família e amigos estão naquele clima de parabenização por causa da aprovação. Estou muito tensa.

  27. Sdesigncards

    Dr Pedro, então é normal uma pessoa em crise convulciva sentir vontade de urinar e evacuar ou vomitar?
    Qual a melhor postura que devemos deixar a pessoa em crise convuciva se ela tiver querendo vomitar ou evacuar?

  28. Mah Sasso

    Dr. Pedro, queria saber se é normal ao sentir que a pressão baixou chegar a quase desmaiar e vomitar antes que isso ocorra e voltar ao normal depois?

  29. Marcia Dias

    Muito bom o artigo, muito esclarecedor. Fico apenas curiosa em saber qual médico devo procurar se as síncopes forem provocadas pelo nervo vago.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      As síncopes geralmente são tratadas por cardiologistas ou neurologistas.

  30. maria das graças

    oi bom dia , eu fis um tratamento eletrofisiológico com ablasao, há trés meses mas ainda me sinto fraca para qualquer esforço físico mesmo sabendo que perante os médicos eu já estou curada.devo procurar o cardiologista. 

  31. Cida

    Oi boa tarde. A falta de ar, taquicardia………não diagnosticadas pelos exames de eco e eletro; pode ser da sindrome vasovagal? e qual profissional procurar?
    Desde já agradeço.
    Cida
     

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Cardiologista.

  32. rosana

    minha mãe teve um desmaio do nadafoi socorrida,agora está bem e lendo este artigo pude entender melhor o que aconteceu com ela.agradeço pela informação me foi muito útil