Artigo atualizado em 11/10/2013

CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina. A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida. A dor causada pelo cálculo renal é muitas vezes descrita como sendo pior do que a de um parto, fratura óssea, ferimentos por arma de fogo ou queimaduras.

Nesta primeira parte do artigo sobre pedra nos rins iremos abordar os seguintes pontos sobre o cálculo renal:

  • Como surge a pedra nos rins
  • Fatores de risco para cálculo renal
  • Sintomas do cálculo renal
  • Cálculo coraliforme

A segunda parte deste texto, abordando o tratamentos do cálculo renal, pode ser acessado neste link: CÁLCULO RENAL | Tratamento e duplo J

Como se formam os cálculos renais?

A pedra no rim é exatamente o que o nome diz, uma formação sólida composta por minerais que surge dentro dos rins. Mais de 70% das pedras são compostas por sais de cálcio, como oxalato de cálcio e fosfato de cálcio. Também existem cálculos à base de ácido úrico, estruvita (magnésio + amônia + fosfato) e cistina.

Entender a formação das pedras é simples. Imaginem um copo cheio de água clara e transparente. Se jogarmos um pouco de sal, este se diluirá e tornará a água um pouco turva. Se continuarmos a jogar sal no copo, a água ficará cada vez menos clara, até o ponto em que o sal começará a se precipitar no fundo do copo. A precipitação acontece quando a água fica super saturada com sal, isto é, a quantidade de água presente já não é mais suficiente para diluir o sal.

Este é o princípio da formação dos cálculos. Quando a quantidade de água na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes na mesma, estes retornam a sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias. Os sais precipitados na urina tendem a se aglomerar, formando, com o passar do tempo, as pedras.

Esta precipitação dos sais presentes na urina  ocorre basicamente por dois motivos: falta de água para diluir ou excesso de sais para serem diluídos.

A maioria dos casos de cálculo renal ocorre por falta de água para diluir a urina adequadamente, tendo como origem a pouca ingestão de líquidos. Porém, há um grupo de pacientes que mesmo bebendo bastante água ao longo do dia continua a formar pedras. São as pessoas com alterações na composição natural urina, apresentando excesso de sais minerais, em geral, excesso de cálcio. A quantidade de cálcio na urina é tão grande que mesmo com um boa ingestão de água este ainda consegue se precipitar.

Fatores de risco para o cálculo renal

Como acabei de explicar, ter água suficiente na urina é essencial para prevenir a formação de cálculos. Pacientes que costumam desenvolver cálculos bebem, em média, menos 300 a 500 ml de água por dia quando comparados com pessoas que nunca tiveram pedra nos rins. Pessoas que vivem em países de clima tropical ou trabalham em locais muitos quentes devem procurar se manter sempre bem hidratadas para evitar a produção de uma urina muito concentrada.

O tipo de líquido ingerido não tem muita importância. Ainda não há estudos definitivos que possam afirmar com 100% de clareza que um tipo de líquido é superior a outro. Alguns trabalhos sugerem que além da água, suco de laranja, café e chás (incluindo o famoso chá de quebra-pedra) possam ter algum benefício. Já o suco de toranja (jamboa ou grapefruit) parece ser prejudicial, aumentando o risco de formação das pedras. Em relação às bebidas alcoólicas, há controvérsias, havendo estudos que indicam aumento da formação dos cálculos e outros que sugerem redução da formação, principalmente com o consumo de vinho. Excesso de vitamina C aumenta a excreção renal de oxalato, aumentando o risco de pedras de oxalato de cálcio.

Pessoas que já tiveram pelo menos um episódio de cálculo renal ou que tenham história familiar de pedras no rim devem urinar pelo menos 2 litros por dia. Como ninguém vai ficar coletando urina o dia inteiro para medir o volume, uma dica é acompanhar a cor da urina. Uma urina bem diluída tem odor fraco e coloração bem clara, quase transparente (leia: URINA COM CHEIRO FORTE). Se a sua urina está muito amarelada, isto indica desidratação.

Em relação à dieta, existem alguns hábitos que podem aumentar a incidência de pedras nos rins, principalmente se o paciente já tiver concentrações de cálcio na urina mais elevadas que a média da população. Dietas ricas em sal, proteínas e açúcares são fatores de risco. Curiosamente, apesar da maioria dos cálculos serem compostos de cálcio e surgirem por excesso de cálcio na urina, não há necessidade de restringir o consumo do mesmo na dieta. A restrição, aliás, pode ser prejudicial. Se você já está perdendo cálcio em excesso na urina e não o repõe com a dieta, o seu organismo vai buscar o cálcio que precisa nos ossos, podendo levar à osteoporose precoce (leia: OSTEOPOROSE | Sintomas e tratamento). O único cuidado deve ser com os suplementos de cálcio, já que o consumo destes, principalmente quando em jejum, parece aumentar o risco de pedra nos rins.

Outros fatores de risco para o surgimento de cálculos são: obesidade, idade acima de 40 anos, hipertensão, gota, diabetes, ser do sexo masculino e ganho de peso muito rápido.

É importante lembrar que existem também os cálculos renais formados pela precipitação de algumas drogas nos rins. Várias medicações podem ter como efeito colateral a formação de pedra. Os mais comuns incluem: indinavir, atazanavir, guaifenesina, triantereno, silicato e drogas à base de sulfa, como sulfassalazina e sulfadiazina.

Sintomas do cálculo renal

Muitos pacientes possuem pedras nos seus rins e não apresentam sintoma algum. Se a pedra se formar dentro do rim e ficar parada dentro do mesmo, o paciente pode ficar anos assintomático. Muitas pessoas descobrem o cálculo renal por acaso, durante um exame de imagem abdominal, como ultrassom ou tomografia computadorizada, solicitados por qualquer outro motivo.

cálculo renal

Pedras muito pequenas, menores que 3 milímetros (0,3 centímetros), podem percorrer todo o sistema urinário e serem eliminadas na urina sem provocar maiores sintomas. O paciente começa a urinar e de repente nota que caiu uma pedinha no vaso sanitário.

O sintoma clássico do cálculo renal, chamado cólica renal, surge quando uma pedra de pelo menos 4 mm (0,4 cm) fica impactada em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário.

A cólica renal é habitualmente uma excruciante dor lombar, que costuma ser a pior dor que o paciente já teve na vida. A cólica renal deixa o paciente inquieto, se mexendo o tempo todo, procurando em vão uma posição que lhe proporcione alívio. Ao contrário das dores da coluna, que melhoram com repouso e pioram à movimentação, a cólica renal dói intensamente, não importa o que o paciente faça. Por vezes, a dor é tão intensa que vem acompanhada de náuseas e vômitos. Sangue na urina (leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE )) é frequente e ocorre por lesão direta do cálculo no ureter.

A cólica renal costuma ter três fases:
1- A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas.
2- Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor.
3- A dor começa a aliviar espontaneamente e ao longo de mais 2 horas tende a desaparecer.

Em alguns desafortunados, o processo todo chega a durar mais de 12 horas, caso o mesmo não procure atendimento médico.

Se a pedra ficar impactada na metade inferior do ureter, a cólica renal pode irradiar para a perna, grandes lábios ou testículos (leia: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas). Também é possível que a pedra consiga atravessar todo o ureter, ficando impactada somente na uretra, que é o ponto de menor diâmetro do sistema urinário. Neste caso a dor ocorre na região pélvica e vem acompanhada de ardência ao urinar (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas) e sangramento. Muitas vezes o paciente consegue reconhecer que há um pedra na sua uretra, na iminência de sair.

Geralmente, pedras menores que 0,5 cm costumam sair espontaneamente pela urina. As que medem entre 0,5 e 0,8 cm têm dificuldade de serem expelidas. Podem até sair, mas custam muito. Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los.

Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose. A urina não consegue ultrapassar a obstrução e acaba ficando retida dentro do rim. As hidronefroses graves devem ser corrigidas o quanto antes, pois quanto maior o tempo de obstrução, maiores as chances de lesões irreversíveis do rim obstruído.

Cálculo coraliforme: um caso a parte

Cálculo coraliforme

O cálculo coraliforme tem esse nome porque apresenta a aparência de um coral. São os maiores cálculos e ocorrem geralmente em pacientes com infecção urinária por uma bactéria chamada Proteus. Esta bactéria aumenta o pH da urina e favorece a precipitação de sais, principalmente o de estruvita, composto por fosfato, amônia e magnésio

O cálculo coraliforme é tão grande que é facilmente visualizado em uma simples radiografia de abdômen. Pelo seu tamanho e forma, o cálculo coraliforme não consegue sair na urina e um procedimento médico faz-se sempre necessário para sua retirada. Se não for tratado, este cálculo leva a infecções urinárias de repetição e cicatrizes nos rins, podendo causar insuficiência renal terminal.

Vérsion en español:  CÁLCULO RENAL | Causas y síntomas
Publicidade
  • Ricardo Ramos

    Obrigado pelo esclarecimento que aqui encontrei, eu fui sumetido a colocação do duplo J, pois estou com meu rim direito obstruido, na próxima sexta feira ire a consulta médica onde serei encaminhado ao Hospital de Bragança Paulista, onde serei submetido ao tratamento de Litotripsia, com isto espero em DEUS poder eliminar os calculos, e assim poder levar uma vida normal,pois já tive três crises de rim, porém era só tomar um Buscopan na veia e tudo voltava ao normal, pelo menos era o que me parecia, mas na última quinta feira dia 19 de fevereiro tive duas crises, sexta para sábado mais uma e sábado para o domingo….até conseguir um médico particular que ai sim me internou, pois infelizmente o serviço público de saúde somente me medicava e me mandava para casa.

    Obrigado pelos esclarecimentos, pois li muitas matérias aqui sobre o assunto e até copie e salvei, para poder ler mais vezes e alertar meus irmãos e amigos sobre esta doença de fácil (as vezes) solução, É TOMAR ÁGUA,MUITA ÁGUA, mas sempre, e não somente durante a crise de dor, dor esta que que me fez tomar uma sábia decisão..NÃO MAIS TOMAR REFRIGERANTE, POIS ÁGUA É ÁGUA.

    Sou estudante de web desig e informática, e desenvolvo sites e logo estarei lançando o meu site e primeiro feito por mim, que será http://www.ricardosolucoes.com.br, onde colocarei vários assuntos de utilidade, gostaria de saber se posso colocar estas matérias no site, para divulgar este problema de pedras nos rins, e alertar as pessoas que com o simples ato de tomar água pode evitardores terríveis de cólica renal no futuro, e aproveitar a tomar água agora enquanto é barata e ainda se encontra fácil e abundate em nosso planeta.

    Obrigado , tenha uma ótima semana.

    Ricardo Ramos dos Santos Abreu

    e-mail: santtosabreu@yahoo.com.br

  • Anonymous

    Tenho 54 anos,a quinze dias atras tive uma segunda crise de rins,tenho problema renal no rin direito,a primeira crise que tive foi a quinze anos atras,desta entao estive no medico,fiz todos os exames,segundo o medico nao existia calcificacao nos rins(pedras), ai entao fiz um tratamento na verdade nao lembro os remedios.como falei no inicio tive outra crise agora,desta vez espeli duas pedras,pequenas,acredito que uns 2mm de diametro, o suficente para sentir uma dor terrivel, como poderia evitar novos calculos,que dieta fazer, o que tenho que iliminar,o que tenho que acrescentar. Pela manha antes de levantar sinto dores nas costas,exatamente na altura do rin direito,uma dor disconfortavel que tenho que levantar,entao passa a dor, gostaria de alguma orientacao. obrigadohembrou

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    VocÊ precisa consultar um nefrologista.

    Primeiramente deve aumentar a quantidade de água que bebe para que sua urina fique sempre com cor clara.

    As alterações na dieta e no estilo de vida serão indicadas de acordo com os resultados dos exames que o nefrologista irá solicitar.

    Abraços

  • Samuel Santos

    Bom dia Dr. Pedro.
    Em média a cada 2 anos, aparecem calculos pequenos nos meus rins. Depois de uma crise eles acabam saindo.
    Tenho visto que quando pego algo pesado ou faço esforço por determinado tempo a minha urina fica avermelhada ou aparece crise nova e assim descubro que estou com novos calculos. Isto é normal?

    Grato,
    Samuel Santos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não Samuel,
    Isso não é normal.
    Vc tem calculo renal de repetição e deve procurar atendimento por um nefrologista.

    Provavelmente vc tem alguma alteração na sua urina que pode ser corrigida, impedindo a formação de novas pedras.

    abs

  • Gustavo

    Olá Dr, parabéns pelo site!
    Gostaria de expor o meu caso e ouvir uma opinião. Tive minha primeira litíase aos 18 anos, e a dor foi terrível. Na ocasião eu expeli um calculo de 0,6cm e um outro de 0,7cm saiu sem que eu percebesse. Aos 19 anos voltei a apresentar o mesmo caso, aos 20 e depois aos 21. Hoje tenho 24 e estou com fortes dores nos rins e para urinar e não sei o que fazer. Porque todas as vezes eu sou submetido a N anti-inflamatórios no hospital e a adolantina, já que a dor é insuportável. Desta vez eu tenho percebido que eu durante dois dias, em semanas diferentes urinei sangue. O mais estranho de tudo isso é que eu nunca percebi ou vi as pedras sendo espelidas. O médico disse que elas são rádiopacas e são formadas/causadas por ácido úrico. O que devo fazer? Como tenho prática de exercícios físicos, costumo fazer uso de Whey Protein todos os dias. Isso prejudica? E uma última pergunta,teria tudo isso a ver com estado emocional e stress? Porque todas as vezes em que eu tive cólica renal, eu havia passado ou estava passando por algum stress, pressão ou confusão emocional.
    Eu sou de Ribeirão Preto mas estou sempre em São Paulo. Alguma sugestão de onde procurar ajuda?
    Por sua atenção, muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gustavo,
    O Whey protein pode piorar, sim, pois o excesso de proteínas aumenta a acidez da urina e favorece a formação de cálculos.

    Não tem nada a ver com estresse.

    Se vc tem cálculos de repetição, deve ser seguido por um nefrologista. Litíase por ácido úrico pode ser muito bem controlada com medicamentos. Vc não precisa passar por esse sofrimento todo.

  • Anonymous

    Tenho 26 anos e estou com uma pedra nos rins de 4 mm.É bem pequena e esta a 1,5 cm da bexiga, no ureter.Gostaria de saber quanto tempo em media demorar para ele ser expelida?Tenho tido crises diarias há 4 dias.Ass Karine

  • Anonymous

    Sou a Karine do comentario acima.
    Queria acrescentar que ja fiz Ultra som e ela nao esta obstruindo o sistema coletor. Sera que é melhor esperar ela sair sozinha ou me submeter a uma intervenção medica?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karine,
    O melhor é beber bastante água e esperar que provavelmente ela sairá sozinha nos próximos dias.

    Pedras menores que 5 mm costumam sair sem necessitar de procedimento médico.

  • Leonardo

    Leonardo 18 anos MG-BH

    Eu fiz a retirada de um calculo gigante 1,1 no ureter , sofri bastante ..

    agora estou com o duplo J e uma cordinha no penis para retira-lo quarta feira agora , por favor alguem me ajude nao consigo nem durmi imaginando a dor que vo sentir para retira-lo , nao converssei com o medico poiz ele é muito ocupado um otimo proficional mas porém pouco comunicativo ..

    POR FAVOR .. me ajude

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    exceto em casos especiais, a retirada do duplo J costuma ser a parte mais simples de todo o processo que vc já passou. Não acho que vc deva perder seu sono por isso.

  • Henderson

    Boa Tarde, Dr e Dra, e Parabens pelo site, ajuda bastante aliviar a nossa tensão, com relação aos casos citados e esclarecidos por voces.
    Bom, tive uma cris sexta passada fortissima onde fiquei no hospital tomando soro Buscopan.ontem fiz ultrason onde o resultado saiu que o calculo renal tenha 0,7cm e esta localizado na bexiga, estou passando em um urologista e teho retorno somente dia 06 estou ancioso queria saber se calculos desse tamanho e onde esta localizado precisa-se de cirurgia, pois acredito que pelo canal de urina seja muito pequeno para sair…estou tomando muita agua e cha de quebra pedra e tomando remdios buscopan e clofen S…queria alguma sugestão??
    obrigado

  • Ana Cláudia

    Olá Dr, parabéns pelo site!
    Sou Ana Cláudia e tenho 18 anos.
    Estou a uma semana sofrendo de cólica renal.Fiz Ultra som mas não deu pra ver se era pedra e o exame de urina ainda nao saiu o resultado.o médico me pediu uma tomografia computadorizada.Sinto muita dor, e ela não passa, só alivia quando levo injeção e fico no soro com buscopan.ainda não senti dor ao urinar, não tive febre, mas sinto umas fisgadas muito frenquentes do lado direito da vagina,lado onde ocorre a colica.Quero saber, se no meu caso for calculo e não infecção, se além de beber muita água, beber suco de abacaxi, e chá de chapeu de coro resolve alguma coisa.e se deixar de comer comida muita salgada, tomate…também resolve alguma coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henderson,
    Se o cálculo está na bexiga, dificilmente vc precisará de cirurgia. No máximo o urologist vai entrar com um endoscópio pela urtera para “pescar” a pedra.

    Mas se a pedra passou pelo ureter é bem provável que passe também pela uretra pois os diâmetros são semelhantes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Se for pedra o que resolve é beber bastante água (líquidos). O resto é besteira.

  • Érica

    Oi tudo bem?
    Hoje fiz uma ultrasson dos rins e tem uma pedra de 1,1 cm e 1,7 cm.
    Será que essas pedras võ sair??
    Já eliminei 40 pedras, mas todas foram menores, porque que elas estão aumentando de tamanho.
    Obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Érica,
    Desse tamanho dificilmente sairá espontaneamente.

    Espero que, com 40 pedras, você já tenha sido avaliada por um nefrologista e já esteja investigando a causa de sua litíase de repetição.

  • Rodrigo

    Bom dia, estou com um calculo de
    0,5mm situado no ureter já quase na bexiga, o medico me disse q se em 10 dias ele não sair terei q passar por uma cirurgia, estou tomando bastante liguido e indo muito ao banheiro não percebi que o calculo saiu, porem não sinto nenhuma dor a 24 horas. Pergunto ficar sem sentir dor ainda com o calculo na minha situação é normal ou provavelmente ele ja saiu? Grato
    Rodrigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Só pela dor não dá para afirmar nada. Mas, a melhora clínica SUGERE que ele já tenha migrado para a bexiga.

    A tomografia ou a ultrasonografia podem desvendar essa dúvida.

  • fernanda

    Oi meu pai esta com uma pedra no rin direito de 0,6cm áte hoje ele só tem sentido pequenos desconfortos,o medico prescreveu uma medicaçao e falou pra ele tomar um tipo de chá de uma erva chamada de quebra pedra,essa erva tem alguma contraindicação,pelo tamanho da pedra e nescessario fazer cirurgia ou pode ser eliminada na urina, pois ouvi alguns cometarios sobre o risco de parar no canal da urina estao preocupada.Des de ja agradeço.

  • Elisa

    Oi descobri q tenho pedra nos rins por uma crise de dor tomei remédio na veia.Porém fui num hospital público não fizerem ultra só um exame de urina q constatou sangue na urina . Não sei o tamanho da pedra o médico disse p tomar água q vai sair pela urina.Preciso saber o tamanho da pedra?Estou bem nervosa não sei o q faço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    O chá de quebra pedra, funciona mais para previnir a formação da pedra do que para eliminá-la. Mas mal não faz.

    Se a pedra sairá o não, só o urologista pode definir baseado nos resultados dos exames de imagem.
    0,6 é um pouquinho grande, pode ser que não saia espontaneamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisa,
    Pedras menores que 0,5 cm costumam sair espontaneamente.
    Sugiro que vc procure um urologista.

  • Nelson G Pinheiro

    Olá Dr. e Dra Descobri que tenho um calculo de 1,0 x 0,4cm localizado em junçao uretero vesical e outro de 0,4 x 0,2cm no ureter distal. Gostaria de saber se é possivel expeli-los espontaneamente ou se nao fosse possivel se uma lititripsia extracorporea resolve pergunto devido sua localizaçao.
    Desde ja agradeço
    Nelson Pinheiro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nelson,
    O de 1 cm provavelmente não vai sair espontaneamente. O de 0,4cm pode ser que sim.

    O melhor procedimento para retirada vai ser escolhido pelo urologista de acordo com seus dados clínicos.

  • PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • http://www.blogger.com/profile/02703848496229315866 PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • http://www.blogger.com/profile/02703848496229315866 PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • http://www.blogger.com/profile/02703848496229315866 PATRICIO VALE

    Olá, muito obrigado pelo site!
    Tenho três calculos renais de 4 mm, tive uma crise a quase dois meses, tomei um medicamento, a dor passou e melhorei, tomo bastante água, só que as vezes vem uma dorzinha desconfortável na região do abdomem e da virilia.
    Gostaria de saber se isso é normal?

    Gostaria se saber da sua opinião em relação a um medicamento chamado NQI.
    Grato!

  • Eder

    Olá, está agendado para dia 23 uma Lito devido a um cálculo de 1,4 cm no rim direito (na pelve)…minha dúvida é a respeito dos riscos desse procedimento, pois ouvi dizer que a lito aumenta em 4 vezes o risco de desenvolver diabetes e hipertensão…isso é verdade?? Muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eder,
    Não existe relação nenhuma com diabetes. Hipertensão também não é comprovada. Especula-se que ela pode surgir em casos de litotripsias repetida com lesão do tecido renal. Um único procedimento não leva a hipertensão.

    A litotripsia é muito segura e as pricipais complicações são dor e sangramentos

  • aline

    ola DR. a mais ou menos 5 meses perdi meu rim direito fiz a nefrectomia e agora DR. tenho uma cirurgia marcada pra terça-feira porque estou com calculo renal(17mm) coraliforme no unico rim que tenho
    gostaria DR. que o senhor me explique como é feita essa cirurgia pois vou sem saber nada DR. estou muito nervosa naum tenho ideia se a cirurgia me overece risco e nem de como ela vai ser feita.
    DR. POR FAVOR ME RESPONDA
    DESDE JA MUITO OBRIGADA
    MEU NOME É ALINE E TENHO 20 ANOS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Existe mais de uma técnica para retirada de cálculos. Em geral a mais comum para esse tipo de calculo é abrir o rim ao meio como uma fatia de pão e retirar os calculo que está preso. Depois fecha-se o rim. Vc ficará com alguns drenos para evitar coleções.

    Mas isso vc deve perguntar diretamente ao seu cirurgião.

  • Samuel

    Ola, tudo bem?
    Meu nome é Samuel e eu tenho 18 anos.
    Minha dúvida é a seguinte
    “…podendo causar insuficiência renal terminal”
    Isso quer dizer que o rin não pode ser mais util? ou seja a “vida do rin acabou?

    Mais uma pergunta
    É normal um rapaz de 18 anos no caso eu ter pedras no rin?
    O meu pai ja teve e muitas pedrinhas e ele mesmo falou que nunca viu alguem tão novo ter pedra no rin, estou ficando preocupado!
    Obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Samuel,
    1- Sim. O rim não funciona mais.
    2- Normal nunca é. Mas não é nada de incomum ou raro.

  • Lucius

    Bom dia!

    Ja tive uma litíase renal no lado esquerdo, de 5mm. Na época eu demorava um pouco para urinar e tinha muita dificuldade para ejacular. Fiz, não lembro o nome, um procedimento baseado em raios-x, para ‘quebrar’ esta pedra.

    Hoje os mesmos sintomas voltaram. Fiz uma Ultra e no laudo tem:
    “Rins tópicos com dimenções e características normais, o direito revelando imagem ecodensa atenuadora, medindo 6,4mm, no 1/3 superior, sugestiva de litíase.

    Bexiga de paredes regulares e conteúdo isento de ecos.

    ID: Litíase renal direita.”

    Vocês poderiam me explicar o que significam estes termos? Minha ‘pedra’ é de 6,5mm? Isso é grave?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucius,
    A ultrassonografia sugere que haja um pedra de 6,5mm (0,65 cm) no rim direito.

    Não é grave mas você precisa ser visto por um urologista e depois por um nefro, pois é preciso descobrir porque seu corpo tem produzido essas pedras.

  • Samuel

    Dr.Pedro
    Muito obrigado pela atenção!
    Estou um pouco menos preocupado, mas logico que agora irei cuidar melhor da minha saúde!
    Forte abraço!

    ps=Parabens pelo trabalho da equipe!

  • Anonymous

    Foi muito exclarecedor o assunto explando. Resolvi pesquisar pq sempre senti dores no testículo esquerdo e depois de vários exames sem atestar problema algum o meu urologista pediu uns exames renais que ainda não os fiz, mas derrepente comecei a sentir dores no meu rim esquerdo e isso me preocupou. Obrigado pelo exclarecimento!
    Isaias

  • Henrique Machado

    Parabéns!!!

    conheci esta blog hoje! e fiquei admirida com o conteudo disponivel, esclarecedor, educativo, e em linguagem simples.
    Mais uma vez parabéns! alguns profissionais valorizam a classe inteira!

    Henrique Machado
    henrique_cld@yahoo.com.br

  • Anonymous

    Ola DR.

    Parabens pelas informações aqui prestadas.

    Tenho uma duvida quanto a ingestão de agua,
    Peculiarmente eu acredito que tenha calculos nos rins desde os 18 anos, hoje me encontro com 26 e de duas a três vezes por ano isto me incomoda muito, de tanto ir ao hospital e tomar injeção de Buscopam já tenho até na minha casa este medicamento.
    Mas o peculiar não são as fortes colicas e sim que eu não tomo agua pura quase nunca, não gosto dela, mas tomo muito liguido, como sucos naturais e concentrados e tambem admito bastante refrigerantes.

    A ingestão deve ser de “agua” ou “liquidos”

    Forte Abraços

    Fernando Guimarães.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    líquidos.

  • Rodrigo

    Dr. primeiramente parabéns pelo site,muito bom.

    Além de uma pedra em um dos rins, eu to com um probleminha na coluna lombar,onde sinto dor na perna. o ortopedista mandou eu fazer musculação para fortalecer a musculatura. minha duvida é se tem algum problema eu tomar algum suplemento muscular,como natubolic,carbo plus..etc, se esses suplementos não aumentarem o tamanho das pedras,teria algum alimento q eu não possa comer??

    obg

  • Anonymous

    Olá Dr.

    Há 2 dias atras tive 1 forte crise de calculo renal pela primeira vez, 1 dia depois a dor desceu para o testiculo esquerdo porque? isso é normal?será que é a pedra que esta saindo? tenho tomado muita agua minha urina esta bem clara mais a dor continua.

    Obrigado pela atenção

    Rogério.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    suplementos ricos em proteínas aumentam a incidência de cálculos renais. Quem tem histórico de pedra nos rins deve evitá-los.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rogério,
    dor no testículo costuma indicar que a pedra está próximo da saída.

  • lili

    Ola DR. meu nome é priscila tenho um rin só e goataria de saber sea pirula do dia seguinte pode fazer mal ao rim?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscila,
    não

  • Rodrigo

    Olá, doutor.
    é verdade que a água mineral pode ser causadora de pedra nos rins? que mais alimentos podem causar pedras??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    àgua mineral não causa cálculo renal. Os alimentos que sabidamente podem ter influências são aqueles ricos em proteínas e sal.

    Se vc tem pedras nos rins, o ideal é procurar auxilio de um nefrologista e uma nutricionista.

  • Vital

    Dr. Pedro, obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    Gostaria da opinião do Sr. a respeito do medicamento Rowatinex. Se este pode ser um auxiliar na dissolução e prevenção dos cálculos renais.

    Grato
    Alessandro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vital,
    Não funciona para cálculos renais. Não use.

  • Marina Morena

    Dr. Pedro, primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, é de médicos assim que o Brasil precisa! Médicos que exerçam a Medicina de forma altruísta, que disponibilizam as informações à comunidade! Pena que muitos colegas pensam que Medicina apenas traz status e dinheiro… Mas isso é outra história.
    Minha dúvida é a seguinte: Estou reformando meu apartamento e ontem falei para a arquiteta que tenho interesse em comprar um purificador de água da marca Latina que além de filtrar a água adiciona sais minerais conforme as seguintes explicações do fabricante:
    “O mix de minerais é composto por um coquetel equilibrado e fracionado de quartzo, dolomita e feldspato
    - Reduz sabores e odores desagradáveis
    - Preserva o flúor e a saúde bucal
    - 09 estágios de filtração de água
    - Desenvolvido em conjunto com laboratórios especializados
    - Adição de Sais Minerais:
    * Cálcio
    * Potássio
    * Magnésio
    * Silício.”
    Quando comentei isso a arquiteta disse que leu em algum lugar que essa adição de minerais pode causar cálculo renal. Verdade ou mito?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marina,
    normalmente os níveis de sais minerais na água são muito pequenos. Repare no rótulo que qualquer garrafa de água mineral vendida nos supermercados, também contém esses sais.
    quantidades mínimas de sais minerais não causam cálculo renal

  • Gustavo

    Alo Dr. Pedro, saludos desde Argentina.

    Voce diz que suplementos ricos em proteínas aumentam a incidência de cálculos renais. O Centrum (multivitaminico) e um deles?

    Na Argentina temos o “rompepedra” ou “quebra-pedra”. Nao e um medicamento. Sao uma pedras que tem que se hervir e voce tem que beber o “suco”. Voce acha que este rompepedras pode quebrar o dissolver os calculos?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gustavo,
    1. Centrum é polivitamínico, não tem proteínas
    2. Ajudam a prevenir, mas não quebram os cálculos já formados.

  • http://www.blogger.com/profile/07339627911201474611 PROF. DIOGO

    pucha, estava todo animado com o nqi mas com o pé atraz, estes milagres seriam bem vindos mas sei que não é assim, ja comprei o 3 e 4 pote de 100 cps do nqi na internet agora vou tomalos, rezar e lito neles.

  • http://twitter.com/PaulinhaStregga Ana Paula Costa

    Senhores, na tomografia da minha mãe, o laudo diz o seguinte: ” Cálculos coraliformes bilateralmente determinando moderada/acentuada dilatação dos cálices renais, mais evidente no terço médio do rim direito, medindo cerca de 7,9 X 5,3 cm” 7,9X5,3cm é o tamanho do cálculo??? Isso não é bem maior que a maioria dos cáculos coraliformes??? Outra coisa o que é “ectasia com aparente espessamento parietal nos segmentos proximal e médio do ureter direito”???
    Por favor, me respondam.
    Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Sim, este é o tamanho do cálculo. É realmente bem grande, mas não é incomum chegar a este tamanho. Ectasia significa dilatação. Algo está obstruindo a passagem da urina e o ureter fica dilatado.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Recentemente fiz um exame de urina e foram consttados alguns cristais de oxalato de calcio. Isso pode indicar uma tendencia a claculo renal, ou mesmo a existencia de algum?
    Obrigada!
    Marcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    não necessariamente.

  • http://eglisesfax.blogspot.com/ Camilo

    Muito longa e entediante a parte sobre o NQI. Deveria estar em um outro artigo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Camilo
    Sei que esta parte é chata, principalmente para quem nunca ouviu falar da droga, mas ela é importante pois essa substância tem sido desonestamente vendida como solução para os cálculos renais.

    O tamanho ficou grande pois a empresa fabricante ameaçou processar este blog, e esta foi a maneira que encontrei de manifestar meu repúdio ao uso do NQI para cálculos renais e ao mesmo tempo deixar claro que eu não estava acusando a empresa de ser a responsável por essa campanha fraudulenta. Realmente não tenho como provar que a empresa está por trás desta publicidade enganosa.

  • Maria

    Senhores,

    Recebi o resultado do meu exame hoje e diz sugestivas de cálculos, medindo 7,1mm e 5,9mm.
    Nesse tamanho podem ser expelidos na urina?

    Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Maria
    Cálculos acima de 5 mm costumam não sair espontaneamente.

  • Maria

    Existem remédios para dissolver cálculos?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Maria
    Não.

  • Roberta Goulart

    Boa noite Dr. Pedro. A alguns dias tentei conseguir informação no blogue de um outro médico nefrologista mas não obtive nenhuma resposta. Espero que o senhor possa ajudar. Apesar de ter compreendido que não acredita que o nqi funcione, gostaria de relatar minha experiência para sua análise e também de receber sua opinião. Em abril de 2009, descobri pela primeira vez que estava com pedra nos rins. Os exames acusaram um cálculo de 7mm no meu rim esquerdo. Na época, busquei tratamento sob orientação médica do Dr. Fabio Vicentini, que me receitou o LITOCIT. Passei tão mal com o uso do medicamento que fui obrigada a suspendê-lo logo na primeira semana. Na semana seguinte tive uma nova cólica renal, onde meu marido teve que me levar ao hospital para tomar soro, voltaren e buscopan. No dia seguinte visitei novamente o médico e desta vez a recomendação foi para consumir apenas muita água. Pois bem, segui novamente a orientação, mas depois de alguns dias voltei a sentir uma dor parecida com pontadas nas costas e aquilo passou a me incomodar diariamente. Nesta época, conheci em Jundiaí-SP um terapeuta ortomolecular chamado Dr. Simeão Lopes Vieira, o qual me indicou o uso do suplemento. Como o próprio Dr. Simeão me garantiu que o produto não causaria nenhum mal estar e nenhum efeito colateral (ao contrário do LITOCIT), passei a utilizá-lo para tratar do problema. Após os primeiros dias de uso já não senti mais as pontadas que me incomodavam e depois de quatro meses de uso diário e contínuo realizei uma nova ecografia, confirmando a ausência da pedra. Sei que a ciência e a medicina evoluíram muito, mas na época o uso do suplemento me pareceu uma boa alternativa. Não pude deixar de perceber pela forma como ataca o suplemento nqi em seu blogue que está se sentindo incomodado com a existência do produto. Li em alguns lugares que existem diversos tipos de fosfatos e pelo que entendi o senhor não conhece o produto nem sua fórmula, então como pode afirmar que ele não funciona? Se o suplemento fizesse mal, não teria feito mal para mim também quando usei? E o Dr. Simeão é um mentiroso? Além disso, porque a ANVISA aprovaria o registro de um produto que faz mal a saúde e não serve para nada? Talvez o senhor esteja certo Dr. Pedro e o produto não funcione. Talvez o que tenha me curado foi a minha fé no suplemento. Mas agora, infelizmente, passados mais de um ano do ocorrido, nesta última terça-feira, dia 25/01/11, tive uma nova cólica renal e meu marido teve que me levar outra vez para o hospital. Depois de realizar uma ecografia na quinta-feira, ficou constatado um cálculo renal de 4mm desta vez no rim direito. O médico que viu o exame pediu para que eu tome apenas muita água, mas estou com medo de ter uma nova cólica. Assim que voltei para casa, pensei imediatamente em comprar o suplemento nqi para usar, já que ele funcionou da primeira vez, mas acabei encontrando o seu blogue quando procurava o produto na internet para comprar e agora estou insegura e cheia de dúvidas. Gostaria que me ajudasse a decidir o que fazer. Poderia me dar algumas explicações? Já que a medicina evoluiu tanto, porque os médicos que consultei recomendam apenas o consumo de água no meu caso sendo que posso ter uma nova cólica a qualquer momento? Tenho medo de sentir novamente aquela dor. Porque depois de passado mais de um ano o meu organismo voltou a formar um cálculo renal? Já que o senhor não recomenda o uso do suplemento, haveria algum outro tratamento mais barato, rápido e eficaz para eliminar este cálculo de 4mm que está no meu rim? Confio na sua sensibilidade e no seu bom senso, por isso, aguardo suas respostas com certa urgência. Muito obrigada. Roberta Goulart. robertagoulart@rocketmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Roberta Goulart
    Conforme as regras do blog, não irei fazer avaliações específicas sobre seu caso em particular. Porém, posso fazer alguns comentários:

    1- O próprio fabricante do NQI não o indica para cálculo renal
    2- Não existe nenhum estudo que mostre eficácia deste remédio no cálculo renal
    3- A ANVISA não o aprovou para ser usado no tratamento do cálculo renal
    4- Cálculos renais muitas vezes são eliminados de forma assintomática, principalmente os menores de 5mm, e por isso parecem que desapareceram. Vejo isso toda hora no meu consultório e nenhum paciente meu usa NQI.
    5- Se você faz cálculos de repetição, deve ser investigada por um nefrologista para descobrir o motivo.

  • Anonymous

    Tenho um cálculo de 0,7cm localizado no fim do ureter esquerdo, gostaria de saber se ele tem alguma chance de sair sozinho!
    Tenho 16 anos!
    Fernando

  • Edmilson Pereira

    @Ricardo RamosComo o Ricardo, reproduzimos e citamos a fonte. Seu Blog está excelente! Abraço…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernando
    Chance existe, mas 0,7cm é um bocadinho grande, pode ser que não saia sozinho.

  • Anonymous

    Me chamo Carol, e no Rx deu no rim esquerdo medindo 4mm podendo representar nefrolitiase ou residuo alimentar? Nefrolitiase = pedra nos rins – agora residuo alimentar? Não entendi?!
    Existe resíduo aliementar nos rins? É normal?
    Desde já Agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @CarolO residuo está no intestino que no rx pode ficar sobreposto à imagem do rim.

  • Anonymous

    Boa noite

    GOSTEI MUITO DO BLOG. É um dos mais elucidativos.

    Tive uma cólica renal na madrugada de 2a p/ 3a feira. Fiz uma Tomografia na Emerg~encia que acusou além de alguns cálculos em ambos pos rins, um de 0,4 mm no terço médio do ureter. Estou em casa, sem febre, com quadro álgico pouco intenso, melhora com 20 gts de buscopan e antinflamatório (12 / 12 horas), bebendo bastante líquido e aguardando Mas estou preocupado pois as vezes sinto um pouco de dificuldade em urinar, embora na maioria das vezes urine volume normal. A urina é sempre clara, e a dor agora está mais na altura da virilha. Quantos dias se pode esperar para a eliminação do cálculo sem risco para o Rim ?

    grato

    Sergio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Sérgio
    Não há um prazo determinado. Só há risco para o rim se houver hidronefrose. Mas a pedra provavelmente sairá nos próximos dias.

  • Anonymous

    BOm dia quero agradecer por este site existir, muito obrigado,os conteudos são faceis de entender, e esclarecimentos sobre doenças bem definido,exemplo do conteudo de cisto nos rins,depois que li fiquei mais tranquila.muito obrigado.

  • http://www.gmail.com/ marcos tadashi

    Dr Pedro e/ou Dra Renata,
    Como posso ter me equivocada e postado meus comentarios em sessao equivocada, por cautela e esperando nao estar infringindo nenhuma regra do Blog, estou repetindo o comentario aqui nesta sessão:
    Dr Pedro ou Dra Renata,
    Minha mae possui 3 pedras nos rins. Ela tem 75 anos de idade. Como ela tem infecção urinária, foi medicado Bactrim F (800mg/160mg), 1X/dia, por 1 semana e após, colocou o cateter “duplo J”. Após essa cirurgia, ao voltar a tomar o Bactrim, ela teve reação alérgica fortíssima (reação atípica e inédita p/ os médicos: adormecimento dos 2 braços, mas somente do cotovelo até as mãos, formigamento c/ espetadas e fortes dores musculares, só nessa região do braço). Ela fiocu internada por 1 semana. Recuperada, passou entao a tomar a Macrodantina 100mg. Mas após 1 semana, teve outra reação alérgica (fato típico: vomitos, náuseas, dores de cabeça, e alergia pelo corpo). Agora estão sugerindo que ela tome o CIPRO XR 500mg. Pergunto: o Bactrim e a Macrodantina possuem princípios ativos (o sal) diferente do CIPRO XR? Minha mãe pode vir a ter reação alérgica pelo mesmo motivo causado pelo Bactrim ou Macrodantina? Exite algum outro antibiótico eficaz que oferecesse menos risco de reação alérgica?
    Parabéns pelo Blog!
    Forte abraço!
    marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @marcos tadashi
    Bactrim, macrodantina e cipro são drogas diferentes e com mecanismos de alergia diferentes. Geralmente não há reação cruzada, ou seja, quem tem alergia a um deles não costuma ter aos outros. Não há como prever se haverá reação a cirpo, mas em casos assim uma consulta com um imunoalergologista é interessante.

  • Anonymous

    Dr. Boa noite
    Meu marido fez um ultra som e foi constatado que ele está com calculo renal de 0,5 cm.Ensinaram a ele para que tomasse coca cola com abacaxi.Gostaria de saber se foi comprovado que realmente apresenta resultados positivos, ou se é apenas crendice popular.Obrigada…Cláudia-Campinas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cláudia
    Não há nenhum embasamento científico.

  • Luiz Claudio

    cha de quebra pedra e bom

  • Anonymous

    Olá Dr. Pinheiro.

    Gostei muito do seu blog. Ao saber do NQI resolvi pesquisar pra verificar se o produto é recomendado por médicos e acabei encontrando seu blog. Fico feliz em te-lo encontrado. No início encontrei tantos relatos exageradamente positivos que desconfiei que poderia se tratar de uma estratégia de marketing. Não posso afirmar que é mas como especialista em boatos de internet posso dizer que se parece muito com estratégia de marketing. O que mais me assusta é que essa informação já foi parar na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_renal
    Como se fosse um tratamento para litiase, mesmo sabendo nem mesmo o fabricante indica (diretamente) para tal. Sou apenas um paciente e não especialista no assunto sendo assim, não me sinto apto a corrigir isto na Wikipédia mas seria bom alguém faze-lo para evitar desinformação.

  • Anonymous

    Olá Drs. Aproveitando a minha pergunta anterior: o chá de quebra-pedra é bom? Há embasamento científico? Ajudaria a fazer com que um cálculo maior do que 8 mm diminua para sair pela urina? Obrigada, Carol

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carol
    Ao contrário do que diz o nome, o chá de quebra-pedra não quebra pedra nenhuma. Porém, há indicíos de ele possa agir na prevenção dos cálculos renais, diminuindo o risco de formação de novas pedras. Mas, uma vez que o cálculo já exista, não há comprovação de que este chá seja útil.

  • Anonymous

    Silvia- Portugal
    É sem duvida um blog de grande interesse. O meu marido está com sintomas de cálculo renal, já fez análises e RX mas ainda não tem o resultado do RX. Nas análises o único valor alterado é o da creatinina, 1,59. É normal ter este valor uma vez que está muito provavelmente com cálculo? Obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Silvia
    Não, esse valor não é normal. É preciso investigar a causa. O cálculo pode estar obstruindo um dos rins.

  • Anonymous

    Já tive pedra no rim e dói MUITO!!! Bebam água para não terem cálculo renal.
    Patrício.

  • Anonymous

    Boa Noite Dr. Pinheiro
    Há um mês mais ou menos descobri q tenho cálculos renais de 0,37cm no rim direito e 0,55 no esquerdo. Essa semana tive uma crise e depois de muita dor senti que a pedra se deslocou para a bexiga, pois senti muitas dores no pé da barriga e na vagina, mas não percebi se a pedra saiu, mas as fisgadas passaram, só que agora estou fazendo xixi de cinco em cinco minutos, será que a crise causou uma infecção urinária, ou isso é normal nesse caso?
    Raiara

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Raiara
    às vezes o calculo renal machuca o epitélio da uretra durante a passagem, levando a sintomas parecidos com infecção urinária. É preciso que vc seja avaliada por um médico para fazer o diagnóstico diferencial.

  • Gustavo

    Ola Dr, tenho um calculo de 4mm, esse mesmo calculo pode aumentar de tamanho?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @GustavoPode.

  • Anonymous

    muito obrigado pelas informações Dr.

  • Luizvieira668

    Gostei das explicações , do Dr. Pedro Pinheiro , quero fazer uma pergunta , para calculos renal o Oleo de Oliva , faz algum efeito ou é só coisas que , escutamos dos mais velhos , que isso tomando uma colher todo dia faz bem , isto é verdade , obrigado pela atenção  e um feliz ano novo , que Deus sempre te elumine mais e mais suas ideias para tramentos de cura para esta doença ,

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço qualquer pesquisa que tenha apontado o azeite como benéfico para cálculo renal.

  • André Silva

    Bom dia Dr. Pedro. Tenho cálculo renal com facilidade. No momento possuo 4 do lado direito e 10 do lado esquerdo, variando de 0,2 cm à 0,4 cm. Meu urologista descartou o procedimento a laser , pois o tamanho dos cálculos não justificada a aplicação do metódo e me recomendou o uso do remédio Litocit, porém o mesmo me causou muito mal estar no estomágo (eu possuo gastrite e sindrome do intestino irritável). Dai o mesmo me recomendou tomar muita água e sucos de laranja, abacaxi, limão (citricos). Gostaria de saber se essas frutas realmente ajudam na prevenção e diminuição dos cálculos, assim como sua eliminação? Muito obrigado. André Silva. Brasília-DF.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há evidências científicas que comprovem isso.

  • André Silva

    Obrigado pela resposta Dr.No caso desses cálculos de 0,2 até 0,4 cm, o próprio corpo é capaz de expeli-los? Tenho tomado muita água somente, na média de 4 litros por dia.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio , sim

  • cleverson de oliveira

    Maravilhoso o seu trabalho!!! Que DEUS continue te abençoando, dando saúde e ainda mais sabedoria para atender pessoas que precisam tanto de informações sérias, simples e eficazes. obrigado.

  • Francisca

    Tenho calculo renal de 2.80 cm, vou fazer cirurgia pelo canal da urina, estou muito preocupada pois ja perdir um rim. Será que esse metodo sai mesmo a pedra e como ela sai e dissolvida ou retirada? Francisca Altamira-PA

  • Keyvison

    Bom Dia Dr. Pedro.

    Minha esposa sentiu fortes dores no rim direito, fomos ao hospital e fizemos o exame de ultrassom que dizia o seguinte: Presença de litíase, apresentando imagem hiperecogênica com sombra acústica posterior, localizada no terço superior, medindo 1,0 x 0,5cm.

    Com estas dimensões, e possível a saída pela urina ou o recomendado e a cirurgia?

    Obrigado

  • Majovsilva

    Excente materia.Me ajudou muito.Parabens!

  • alinen de souza

    tenho pedra no rim de 5,5 mm o q faço agora??

  • http://profile.yahoo.com/PDC3WFXS26L2GTFWE5ZTDR7LKU Allysson

    Bom dia Dr. Pedro,

    Em outubro do ano passado tive uma colica renal, fiz uma ultrasom e foi detectado uma pedra de 0,8cm no ureter direito, baseado nos depoimentos em alguns blogs comprei 4 frascos e tomei até jan/12, parei pois notei meus ossos em geral estalando, ou seja, em várias articulações, baseado em sua declaração sobre o enfraquecimentos dos ossos associei este estranho acontecimento ao NQI. Este mês fiz uma tomografia e a pedra aumentou para 0,95cm, onde logo em seguida foi feito uma Ureterolitotripsia, estou com duplo j e me recuperando. O mais estranho é que fiz este comentário do enfraquecimento dos ossos nos mesmos blogs que eu usei para comprar o medicamento, e eles não publicam. Na minha opinião acho que a empresa DEVE informar este efeito colateral, pois se eu soubesse disso não teria comprado. Dr Pedro, o que eu faço para fortaceler meus ossos para que não ocorra mais os estados? Estou pensando em atividade física, não posso fazer ainda pois estou me recuperando da cirurgia.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um médico e primeiro comprove se há realmente algum problema ósseo. Caso haja, ele saberá te orientar quanto ao tratamento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um médico e primeiro comprove se há realmente algum problema ósseo. Caso haja, ele saberá te orientar quanto ao tratamento.

  • Wagner

    Boa noite dr Pedro.
    Faço tratamento para controlar Artrite reumatóide e gota, e percebi que nos últimos 3 anos, portanto 2 vezes, quando o médico me receitou injeção de diprospam, deu problema no rim direito, uma pedra de 0,3 mm e na segunda vez (um ano depois) que tomei novamente a injeção de dispropam (fev/2012) após 2 semanas novamente apareceram as cólicas. A pergunta é: o diprospam propicia formação de cálculos renais, ou é somente coincidência. Grato. Wagner

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Provavelmente foi coincidência, até porque um cálculo não se forma e cresce tão rápido quanto duas semanas.

  • Wagner

    Boa tarde dr. Pedro, continuando nossa reflexão sobre o assunto, após a sua resposta, fiquei alguns dias analisando documentos, pesquisas, estudos, relatos e principalmente depoimento de pessoas que
    constataram mediante exames e respectivos tratamentos, que, na verdade os cálculos podem se formar sim em poucos dias, Um cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura desenvolvida a partir de cristais que se separaram da urina dentro do trato urinário são constituidos por diversos materiais e fatores como o oxalato de cálcio, fosforo e ácido úrico. Normalmente a urina contém químicos que inibem a formação de cristais. Porém, esses inibidores parecem não funcionar em algumas pessoas e as pedras nos rins aparecem. Dependendo de uma infinidade de fatores, principalmente com respeito ao metabolismo, existem muitas pessoas que relatam a formação de cálculos, inclusive de um dia para o outro. Tem um estudo no youtube, mostrando um sr que produziu cerca de 1200 pedras, no documentário mostra como ficou o rim, após ser extraido, pois estava totalmente destruido, no documentário ele cita caso que se formou em algumas horas. Se isso realmente bater, só confirma a tese de os componentes que constituem a injeção diprospan, que fazem reter muito líquido, predispõe em uma boa porcentagem a formação de cálculos em algumas semanas. Para mim,no meu caso aconteceu 2 vezes. Se quiser posto as pesquisas e links para averiguação dessa minha reflexão, que creio eu ser muito importante para a comunidade que faz parte deste quadro patológico. abraço. Wagner

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há uma diferença imensa entre o que ocorre em experimentos sob condições não fisiológicas e o que ocorre na prática. O cálculo de cálcio não se forma de um dia para o outro. Nem cresce assim tão rápido. É um processo lento que começa a nível microscópico. Ninguém toma um corticoide e poucos dias depois aparece com um cálculo grande o suficiente para causar sintomas. Há pacientes que ficam anos com o mesmo cálculo sem mudar de tamanho.

      Outros tipos de cálculos até podem surgir mais rapidamente, mas eles ocorrem em situações especiais, como cálculos causados por excesso de ácido úrico em alguns tipos de quimioterapia para câncer ou cálculos formados diretamente por um medicamento, como Aciclovir ou Indinavir

      O Diprospan é um corticoide, medicamento usado em larga escala. Eu mesmo já acompanhei centenas de pacientes que usam corticoides e nunca vi nenhum deles desenvolver cálculos deste modo. Além disso, não há nenhuma estudo que mostre uma evidente relação entre o uso eventual de corticoides e o surgimento de cálculos a curto prazo. Existe um pequeno risco quando o uso é prolongado e contínuo. O cálculo não surge em 14 dias. E não estamos falando de uma droga pouco usada. Milhões de pessoas se tratam com corticoides no mundo inteiro. Procure na bula e veja se há algum relato de cálculo renal como efeito adverso.

      No seu caso é importante investigar se você não tem um fator precipitante como excesso de cálcio na urina, pH urinário alterado ou falta de citrato. Antes de culpar o Diprospan é preciso antes descartar causas muito mais comuns e conhecidas de cálculo renal.

      E se realmente você quiser culpar o Diprospan, o que faz mais sentido é imaginar que você tenha algum fator que precipite a formação de cálculos e a retenção de líquidos seja a gota d’água que faltava. Ainda assim, acho pouco provável que surja um cálculo em 2 semanas com uma única injeção de corticoide. Não ocorre uma diminuição tão grande assim na osmolaridade urinária que precipite a formação de cálculo tão rapidamente. E por que só aparece um único cálculo? Se você imagina uma relação tão forte assim, o mais racional seria imaginar o surgimento de vários cálculos.

  • amanda

    é nolmal ter vontade de urinar toda hora?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • amanda

    é nolmal ter vontade de urinar toda hora?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Leandro Barbosa

    Bem, doutor eu estou com um calculo em topografia de osteo ureteral medindo 7mm.
    No rim direito estou com calculos, terço medio medindo 7mm, e em pólo superior medindo 6mm e 5.4mm. e no rin esquerdo estou com um calculo medindo 5.4mm.
    O que será necessario fazer neste caso, pesso encarecidamente uma respota que eu leigo neste assunto possa entender, Obrigado.

  • Anonymous

    ola Dr gostei muito do deu site, muito esclarecedor.
    meu nome é Adriana tenho 35 anos e ja tive um calculo renal de 6cm fiz cirurgia e retirei a 3 anos atraz, agora comecei a sentir dor novamente então descobrir que tenho outro calculo de 0,6mm estou muito preocuoada e com muito medo, sera que eu consigo espelir? obrigada pela atenção

  • Virgini

    Oi Doctor, achei sua pagina muito boa e cheia de informação. À uns dias tive os sintomas de ardor na hora de fazer xixi, logo também um pouco vermelho e dor na lumbar e na ingle… o negocio é que me deram nofloxacin para tomar por 7 dias, se encontrou no examen de urina poiócitos, nitrito e trazos de hemoglobina, isso é indicativo de infeção urinaria?…logo o urologo mandou fazer Ultrasonografia e deu que tenho 3 calculos nos rins, de 2 e 3 mm… Eu tenho 32 anos e queria saber se está bem tomar o remedio que é antibiótico por 7 dias? e claro me dizeram para beber muita agua. Seria melhor ir num nefrologista?… Como poderia saber que tipo de calculo é porque me dizeram que também tem uma dieta para cada tipo de calculo… Agradeço muito sua resposta! e disculpa meu portigues que eu sou de Peru.

  • Durval

    a verdade é que os  médicos ganham mais dinheiro fazendo cirurgia para a retirada do calculo do que uma simples consulta, então, eles podem ter uma concorrente de peso. E afinal, de um trabalho diário de um urologista, qual o percenttual que é atendido por dia com cáculo renalw

  • Anonymous

    Olá tudo bem ? ontem tive uma crise de cólica nos rins e acho que isso é genético pq meu pai teve minha mãe teve e os meu tios tembém. Fui no hospital e o médico me passo buscopan na veia só que graças a Deus ja tinha melhorado um pouco. Me disseram que a melhor coisa agora é beber bastante água e fazer exercícios além de tomar o remédio receitado. Será que isso previne outra recaída?

  • Claudiabolica7

    bom dia,
    gostaria de saber se pedra nos rins pode causar diarréia, vomito e dor no meio da coluna.
    adorei todas as explicações que encontrei aqui, ´e maravilhoso o jeito que explica, obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas não é o habitual.

  • Debizinha31silveira

    como eu posso ter certeza q estou com calculo renal ?? e isso dá em mulheres tbm ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só através de exames. Sim, mulheres tb podem ter cálculos.

  • Simone

    suco de abacaxi prejudica ou aumenta pedras nos rins?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nada cientificamente comprovado.

  • Siomara Marques

    Uma pedra de 0,44cm é muito grande???

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É de tamanho médio

  • Anonymous

    Doutor,pode acontecer de uma pessoa ter pedra nos rind e os exames de sangue e urina serem normais? Já fiz vários exames de urina, só apresentam oxalato de cálcio e tenho dores n canal direto, dor na lombar e do lado, indo para as costas. Faço xixi a cada duas horas, incluive a noite. Os médicos clínico e ginecologista nunca me pedem ultrasson e tomografia, mas eu acredito ter algum problema nos rins, não sei quem eu devo procurar?
    Soraia

  • Chrisnagib

    tenho pedras na direita 0,9cm e otra de 0,5cm esquerda nAO SInto dor pq?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nem todo cálculo provoca dor.

  • Aline Mello 1

    gostei muito do que li…
    obg
    descobri que tenho 1 calculo de 0,4cm no rim direito e fiquei preocupada mais passou!

  • Sdfreitas2010

    Dr.Pedro,fiz uma cirurgia de calculo dia 9/05/12 e foi colocado um catéter, o médico nâo disse o dia
    que vai retirar. qual o tempo normal para retirar? e a retirada é indolor? 

  • Josue

    eu senti uma dor muito forte na altura dos rins e fui ao medico ele me passou uma injeçao e depoi de uns tres dia eu  expeli um calculo a 3 anos , agora estou sentindo uma incomodação  na altura dos rins, sera que um outro calculo que se formou?    

  • Mguida58

    Caro Dr., achei a sua explicação bastante simples e compreensivel até para leigos como e.
    Parece que a cirurgia é única hipótese para quem tem pedras maiores ou coraliformes, no entanto
    tenho lido que há um suplemento NQI que faz autênticos milagres na destruição das pedras mais rapidamente ou menos dependendo da constituição da pedra e acho estranho que havendo um “medicamento” suplemento tão excecional, a comunidade médica não fale dele….. o Dr. com certeza também conhece. Gostaria de ouvir a sua opinião.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Conheço e não indico. NQI NÃO FUNCIONA para cálculo renal e ainda pode fazer mal se o paciente tiver problemas de insuficiência renal. Aliás, o próprio fabricante não indica seu uso nestes casos e o medicamento não é aprovado pela ANVISA para este propósito. Não acredite na propaganda que existe na internet. Ela é falsa e irresponsável.