Artigo atualizado em 07/06/2014

CISTO RENAL SIMPLES

A presença de um cisto renal é um achado comum em rins normais, principalmente em pessoas acima dos 50 anos de idade. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito de forma acidental através de uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen solicitada por qualquer outro motivo.

O cisto renal simples não provoca sintomas na imensa maioria dos casos, portanto, se o paciente não fizesse a ultrassonografia, nunca saberia que tinha um cisto.

A imensa maioria dos cistos renais são lesões benignas  que raramente necessitam de tratamento. Um cisto renal simples não é um tipo de câncer nem tem risco de virar câncer no futuro.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre cisto renal:

  • O que é cisto renal.
  • O que um cisto renal simples.
  • Diferenças entre cisto simples e cisto complexo.
  • Cisto no rim e risco de câncer.
  • Sintomas do cisto renal
  • Tratamento do cisto renal.
  • Cisto renal à ultrassonografia.

É muito comum os pacientes chegarem à consulta do nefrologista ou urologista apavorados com o tal cisto no rim (quisto no rim em Portugal) encontrado por acaso em um exame de imagem. Não é preciso se desesperar, o cisto renal é na maioria dos casos uma lesão benigna e sem nenhuma relevância clínica.

Sabemos que é muito comum pessoas mais velhas apresentarem pelo menos um cisto em um dos rins. A frequência exata dos cistos renais na população varia de estudo para estudo, mas estima-se que nas pessoas acima de 50 anos a incidência fique entre entre 20 e 50%. Podemos dizer, portanto, que o cisto renal é como cabelo branco, quanto mais a pessoa envelhece, maior é a chance de tê-lo.

O QUE É UM CISTO RENAL?

Como pode ser ver na foto abaixo, um cisto renal é uma bolsa envolvida por uma membrana, possuindo em seu interior líquido e/ou ar. Falando de modo bem simples, podemos dizer que o cisto renal é tipo uma bolha que cresce no rim.

Obs: Se o conteúdo interno desta bolha for pus, chamamos de abscesso e não de cisto.

Cisto simples

Denominamos cisto simples aquele que é preenchido apenas por líquido e apresenta uma forma bem regular, como na imagem ao lado. Já os chamados cistos complexos são aqueles que apresentam no seu interior algum material sólido, às vezes com áreas de fibrose e contornos irregulares.

O cisto renal simples não vira câncer e na grande maioria dos casos não tem nenhuma importância clínica. Ele é tão comum que, em pessoas acima de 60 anos, é considerado normal ter até 4 cistos em cada rim.

Já os cistos complexos podem, na verdade, não ser apenas cistos, mas sim tumores do rim com aparência semelhante a de um cisto. Tenham atenção que nem todo cisto complexo indica um tumor, na verdade, um cisto renal complexo pode ser um cisto com sangue ou pus em seu interior ou uma lesão cicatricial antiga. Portanto, existem os cistos complexos e existem os tumores que têm aparência de cisto complexo. São lesões diferentes, mas que à ultrassonografia podem ter aparência semelhante.

O cisto renal simples é facilmente diferenciado do cisto complexo pelo ultrassom. Se no seu laudo há indicação de que o cisto é simples, não há com que se preocupar. Você não precisa procurar um nefrologista ou um urologista apenas porque tem um cisto simples no rim.

No caso de um cisto complexo, a história é diferente. O ultrassom não é capaz de diferenciá-lo com segurança de um câncer, por isso, a tomografia computadorizada é geralmente indicada para tentar esclarecer melhor a lesão. Neste caso, a avaliação por um nefrologista ou urologista está indicada.

Para melhor distinguir um cisto complexo de um tumor, dois exames podem ser indicados: tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A tomografia é um exame mais disponível, por isso, acaba sendo utilizada com mais frequência.

Existe uma classificação chamada de Bosniak, que vai de I a IV, e serve para caracterizar o cisto renal na tomografia computadorizada:

- Bosniak I é o cisto renal simples e benigno.
- Bosniak II também é um cisto renal benigno mas que contém alguns septos e discretas calcificações que podem ser confundidos ao ultrassom.
- Bosniak III são cistos grosseiros com paredes grossas, vários septos e material denso no interior. Pode ser um câncer, mas também um cisto que sangrou ou que infeccionou. Esse achado indica maior investigação.
- Bosniak VI são os cistos renais com características de câncer.

Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza de que não há complicações ou alterações nas suas características.

Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem ou através de cirurgia.

Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados, uma vez que mais de 80% deles são cânceres.

Só para reforçar: CISTO RENAL NÃO VIRA CÂNCER. O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos. Se você tem um cisto renal simples, ele será benigno para o resto de sua vida. Se você tem um cisto complexo faz-se necessária uma melhor avaliação para sabermos se a imagem é mesmo de um cisto ou de um tumor com caraterísticas de cisto.

SINTOMAS DO CISTO RENAL

Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica. Muito raramente o cisto é grande o suficiente para causar algum sintoma, como dor lombar. Hemorragias e infecções do cisto podem ocorrer, mas também são incomuns.

Muitos pacientes usam o achado do cisto em um dos rins para justificar alguma eventual dor lombar que sintam, mas o fato é que 99% dos cistos renais são pequenos e assintomáticos. Se você tem dor lombar, a não ser que seu cisto tenha vários centímetros de diâmetro (geralmente mais de 10cm), a causa mais provável da dor é um problema na coluna lombar e não o cisto renal.

Quando o cisto renal simples preocupa?

Se em pessoas acima de 50 anos o cisto simples é comum, o seu achado em pessoas muito jovens, principalmente se não for um cisto solitário, deve levantar suspeita de doença policística renal em fases iniciais (leia: RINS POLICÍSTICOS). Diferentemente dos cistos simples, a doença renal policística inicia-se em adultos jovens e se caracteriza pelo progressivo aparecimento de dezenas de cistos ao longo da vida. Esta é considerada uma doença e deve ser seguida de perto por um nefrologista, pois costuma, depois de décadas, levar à insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento). Na doença dos rins policísticos, os cistos crescem descontroladamente, ocupando espaço que deveria ser do tecido renal normal, levando à destruição do rim ao longo dos anos.

Consideramos normal:
- Até os 30 anos – presença de no máximo 2 cistos em um rim, ou 1 cisto em cada rim.
- Entre 30 e 60 anos – presença de no máximo 2 cistos em cada rim.
- A partir dos 60 anos – presença de no máximo 4 cistos em cada rim.

Se você tem mais cistos do que o estabelecido nos critérios acima, procure um nefrologista para investigar a possibilidade de ter rins policísticos.

NOMENCLATURA DOS CISTOS RENAIS AO ULTRASSOM

Seria bom se em toda ultrassonografia, o radiologista descrevesse um cisto simples como tal. Porém, muitas vezes o laudo do exame é feito apenas de forma descritiva, ou seja, o radiologista apenas diz o que viu, sem se comprometer com um diagnóstico. Por isso, é comum vermos  no laudo apenas a referência sobre um cisto, sem dizer se ele é simples ou complexo. Quando não há maiores descrições sobre o cisto, trata-se de apenas um cisto simples, já que se o cisto fosse complexo, o radiologista teria a obrigação de descrevê-lo como tal.

Em alguns casos, nem a palavra cisto é usada no relatório do ultrassom. Como os cistos simples são compostos por líquidos, sua densidade é menor que a do tecido renal. Portanto, na ultrassonografia eles se apresentam como uma imagem mais escurecida que o restante do rim, podendo ser descritos com termos como: imagem ou nódulo anecoico, anecoide, anecogênico, hipoecóide ou hipoecogênico.  Todos esses termos indicam apenas que a estrutura reflete pouco o som emitido pelo aparelho de ultrassom, sendo essa a característica dos cistos.

O laudo do ultrassom costuma ainda trazer a localização anatômica do cisto, como, por exemplo, cisto cortical, nos casos de cistos localizados na região mas superficial dos rins, chamada de córtex renal, ou cisto parapiélicos, como nos casos de cistos localizados perto da pelve renal.

Logo, se o resultado do seu ultrassom traz um relatório dizendo algo como: nódulo cortical hipoecogênico medindo 12 mm x 13 mm, isso apenas indica um cisto simples no córtex renal com cerca de 1,2 cm de tamanho.

Por outro lado, se o laudo fala em nódulo exofítico, cisto complexo, cisto de conteúdo heterogêneo ou cisto não puro, isso significa que as características da lesão não são totalmente benignas. Nestes casos, é preciso ver melhor a imagem através de uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

TRATAMENTO DO CISTO RENAL

Na maioria dos casos não há indicação para tratar cistos renais. O seu aparecimento faz parte do processo natural de envelhecimento e não costumam causar nenhum sintoma ou complicação.

Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia. Do mesmo modo, se houver uma infecção do cisto que não responda ao tratamento com antibiótico, a remoção cirúrgica do mesmo pode ser indicada.

Cabe ressaltar, porém, que a necessidade de operar um cisto renal é algo muito pouco comum. O habitual é o paciente ter o cisto renal há anos e nem sequer suspeitar do fato.

Publicidade
  • Ricardo

    Dr. Pedro Saraiva, quanta generosidade e desprendimento vejo na criação de um espaço como este, merecedor de todo respeito e meu reconhecimento. Se me permite, aproveito para lhe importunar… Depois de vários exames foi constatado que meus rins fazem uma filtragem praticamente equilibrada, o direito 48% e o esquerdo 52%; porém devido a um estreitamento no canal do direito – causada por uma má formação de nascênça -, faz com que este lado demore o tempo de quatro vezes mais do que o outro lado para filtrar. Este problema “assusta” quando se realiza ultra-som ou tomografia, porque o contraste não se esvai rapidamente e o rim direito se mostra “inchado”. Já outros exames mais demorados comprovam que, apesar da demora, o líquido é filtrado. O Sr. acha que eu posso ter problemas futuros ou o “time que está ganhando não se deve mexer”? Obrigado e muito sucesso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ricardo,
    Seja bem vindo ao blog.
    Bom, pelo que eu pude entender você tem uma estenose da junção uretero-pelvica, também chamada de estenose de JUP.

    Sei que você deve estar ansioso com a situação, mas sem acesso aos teus exames e sem poder realizar uma história clínica e exame fisico, qualquer sugestão minha vira mero palpite.

    Entretanto, posso dar algumas dicas.
    1- Peça opinião de um nefrologista e de um urologista, de preferência que se conheçam e aceitem trabalhar em conjunto.
    2- Não sei sua idade, mas se até hoje essa alteração anatômica não trouxe nenhum malefício a sua função renal e não causa sintomas, em geral a conduta conservadora não deve estar errada.

    Um dos meus objetivos com o blog é estimular o paciente a discutir sua doença com seu médico.
    Seja qual for a conduta, o médico deve sempre decidir em conjunto com você. O corpo e o rim são seus, por isso o médico deve te convecer que a conduta dele é a melhor solução para você.

    Na dúvida, procure uma segunda opinião. Nessas horas vale pagar caro por uma consulta com um médico com experiência no assunto.

    Abraços.

  • Sueli – Porto Alegre

    Dr. qual a sua opinião em dissecar a parte inicial da artéria renal, quando se tem uma obstrução?Tipo aneurisma de aorta abdominal com obstrução de artéria renal,na junção?
    Tem médicos que são pela dissecação e outros por fazer uma “pontezinha” que “pega” a parte livre da artéria renal, junto com a prótese de aorta abdominal.

    Achei mais lógico essa técnica,depois da consulta à mais 3 Nefros.

    Não sei explicar direitinho,pois sou farmacêutica…
    Mas fico pensando…minha mãe teve isso e foi uma brigalhada na família,tenho médico,parentes, e achei melhor,depois de consultar 3 médicos,pela “pontezinha” ,pois 3 deles me explicaram que a mobilização de colágeno iria acontecer, com todas as consequencias.Isso eu pesquisei ! Fui voto vencido! Não deu outra, uma trombose.Ainda bem que o outro rim dela, menor uns 40% que o normal,que não funcionava mais,”milagrosamente” começou a funcionar em 30%. Só sei que a Véia tá bem faceira ( como se diz por aqui).Gostaria de uma opinião sua,claro que geral , da literatura,nada que lhe comprometa,pois o sr. não sabe do caso!

    Brigadão

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    bom Sueli, posso falar de maneira geral. Não sei se o que vou dizer se aplicar ao acaso da sua mãe.

    A decisão do tipo de cirurgia é de competência do cirurgião. Sinceramente como nefrologista, não me sinto seguro para indicar nenhum tipo de tecnica cirurgica.

    Muitas vezes o procedimento ideal é o mais agressivo e demorado, portanto, impeditivo em alguns casos. Vc já me disse que sua mãe tem 75 anos e ins. renal crónica, isso por si só é um risco cirurgico bem alto. não sei o tamanho do aneurisma nem as condições clínicas da sua mãe. Uma cirugia vascular de correção de aneurisma em uma senhora e 75 anos não é uma coisa fácil. Talvez a cirurgia escolhida fosse a mais propicia devido ao estado clínico dela. Complicações como trombose após procedimentos vasculares são muito comuns de acontecer, isso não significa que a escolha do método tenha sido errada. Provavelmente o cirurgião não escolheu o método com mais chances de sucesso e sim com menor chance de complicações graves.

    Agora, tudo tem que ser pesado: o risco de ruptura do aneurisma, o grau de acomentimento renal, as condições clinicas do doente, o tempo de anestesia, qual procediemnto sangra mais etc…

    Nesses casos a literatura ajuda a escolher, mais o tratamento tem que ser muito individualizado.

  • Sueli – Porto Alegre

    Dr. não expliquei direito…a minha mãe fez a cirurgia aos 73 anos,agora tem 76 anos e foi tudo ótimo.Nem dor forte sentiu… tá ótima.
    Mas quase “foi” pela trombose.

    Me enganei,falei com 3 cirurgiões vasculares… o que fez,achou melhor dissecar a artéria renal.
    Sei lá,acho que alguma coisa olha por nós…
    Abraço

  • Ricardo

    Dr. Pedro Saraiva, obrigado pelas informações, que sempre contribuem para aprimorar o entendimento de qualquer problema. Reafirmo minha admiração pelo espaço, justamente por abordar um fator que deveria estar intrínseco no pensamento de todo profissional da área, que é a virtude do diálogo; pois a ciência, pelo menos ainda, não dá conta da certeza das curas. Por isso, como o Sr. diz, médico e paciente precisam estar juntos com a maior sintonia possível.
    Abraços.

  • Cecília

    Dr Pedro
    Parabéns pelo texto sobre cisto renal. Está muito claro e informativo.

    Gostaria somente de tirar uma dúvida. No meu ultra-som o laudo refere umacisto renal de 0,5 cm no rim direito, mas não fala mais nada. Isso significa que é um cisto renal simples ou ainda pode ser um cisto renal suspeito ?

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cecília,
    Normalmente quando é descrito um cisto renal sem maiores explicações, significa uma cisto renal simples.

    Agora com certeza não é um laudo perfeito uma vez que, para uma maior segurança do paciente e do médico, o colega radiologista, nestes casos, deveria descrever sempre a palavra simples ao lado do termo cisto renal.

    Abraços

  • Anonymous

    Descobri que tenho um cisto renal de 7,3 cm em 2004. Hoje fiz outro exame e ele está com 8 cm. Posso estar com um problema mais sério. Tenho 39 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não.
    Como o seu cisto é grande ele deve ser seguido de perto. Mas isso não significa nenhum problema grave.
    abs

  • cuidadoso

    Gostaria de comentar o meu caso particular. Monitoro a anos um cisto que tinha 4 cm. Os médicos diziam que não era nada. Hoje tenho 54 anos e de 2008 para 2009 esse cisto aumentou para 8cm e com suspeita de neoplasia. Fiz a biopsia e deu neoplasia maligna necrótica. Estou me preparando para uma nefrectomia. O que me ajudou foi monitorar o cisto inofencivo.

  • sonia

    Parabéns pelo blog Dr.
    Tenho 41 anos e recentemente fiz uma ultra-sonografia abdominal total e foi constatado q o rim esquerdo tem uma imagem anecóica (1,3cm de diâmetro) na topologia do terço médio/inferior, compatível a um cisto. Quero saber quais são os sintomas que podem me ocorrer, e se tem algum tipo de tratamento para eliminar esse “cisto” sem operação e se esse “cisto” pode aumentar e/ou causar algum dano futuramente?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sonia,
    Não é preciso fazer nada. Apenas acompanhe o cisto com exames a cada 1-2 anos.

    Ele provavelmente irá crescer bem lentamente e nunca causará sintomas.

    abs

  • Anonymous

    Dr. Pedro

    Lendo o site MDsaúde fiquei interessada em ter a opinião de outro médico.
    Através de um rx da coluna lombar foi descoberto uma imagem radiopaca a ser investigada.
    Através de outros exames( rx abdominal,ecografia,tomografia) tinha-s e
    a suspeita de um calculo coraliforme com variação de 2,5cm inicialmente,até 1,7cm no último exame(foi reduzindo o tamanho).Antes de uma intervenção cirúrgica,o médico solicitou uma urografia
    excretora ,que apontaram no laudo a presença de um cisto pielogênico
    com calciicações heterogêneas.Qual seria a sua conduta? Não apresento nenhuma sintomatologia,nos exames de urina não apresentam nenhum sinal de infecção.Gostaria de saber mais informações sobre este
    tipo de cisto,pois não enontrei quase nada na internet.
    Agradeço desde já sua atenção

    Carla Pacheco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cisto pielogênico é uma forma de cisto renal rara. É na verdade uma cavitação no parênquima renal.
    Se for assintomático, deve ser só acompanhado.

    No seu caso é necessário chegar a uma conclusão do diagnóstico. è cisto pielogênico ? É cálculo coraliforme ? São os 2 ?

    abs

  • Anonymous

    cisto de 3 cm com discreta calcificação é benigno?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tem que se fazer uma tomografia para se ter mais dados.

  • ZORRO

    BOA NOITE:
    Fiz uma tomografia e deu cisto bosniak II simples gostaria de saber se ele será simples pelo resto de minha vida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Zorro,
    Cisto simples não vira câncer. A única orientação que te dou é realizar um acompanhamento periódico deste cisto nos primeiros anos, para ter certeza de que se trata mesmo de um cisto simples.

    abs

  • Rafael

    Boa noite Dr,

    Fiz um US de abdome para checagem e no laudo do exame encontrei as informações :

    imagem nodular hipoecoica com 26mm no rim direito
    cisto medindo 10mm no rim esquerdo.

    O que é isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rafael,
    VocÊ tem um cisto no rim esquerdo, sem maiores descrições de características. No rim direito foi identificado algo que reflete pouco eco, por isso chamado de hipoecóica. Poderia ser outro cisto, pode ser um coágulo, uma coleção… O laudo está muito pobre e não permite conclusão nenhuma.

    Provavelmente vc precisará fazer uma tomografia para ver melhor essa imagem

  • Rafael

    Olá Dr
    Na realidade a opinião do impressa no laudo do exame concluí que a imagem nodular é diagnóstico diferencial para cisto renal ou outra etiologia.

    É exatamente o que o sr falou, não é ? Ainda não posso tirar conclusões nem boas nem ruins

    Peguei este resultado ontem e ainda não apresentei ao meu médico que, provavelmente me solicitará outros exames.

    Sou meio paranóico,,, fico com medo de ser algo tipo cancêr!!!

    Tenho 29 anos, e não tenho histórico na família… Espero que n seja nada.

    Outra pergunta :
    Meu fígado apresentou ecogeneicidade difusamente aumentada , com aspecto que sugere como possibilidade diagnóstica infiltração adiposa leve – esteatose.

    Na realidade fui fazer este exame pois minhas enzimas hepáticas estavam um pouco acima do normal — TGO, TGP e GGT.

    Este aumento pode ser por esteatose ?
    Fiz exame para hepatite hj, porém o resultado ainda nã saiu.

    Obrigado e abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    É isso mesmo.
    O câncer renal é muito raro antes do 40. É na verdade uma doença que acomete preferencialmente pessoas idosas

    Em relação a esteatose, provavelmente esta é mesmo a causa da elevação da TGO,TGP e GGT

    Agora, vc deve estar um pouquinho acima do peso, não é verdade? Ou então, anda bebendo mais do o indicado.

  • Martins

    Bom dia Dr,
    Ano passado procurei um urologista pois sentia muita dor do lado direito e eu sabia q tinha calculo renal, imaginei q havia alguma coisa a ser feita, fiz uma ultra e la estava um cisto simples no rin esquerdo medindo 5,7cm, o urologista me disse q este cisto nao tinha a menor importancia, e alguns calculo pequeninos, segundo o medico nao tinha nada a ser feito so tomar muito liquido e evitar o sal.
    Esperei 1 ano e como ainda sentia dor resolvi procurar uma segunda opniao, o outro urologista pediu uma TC, e meu cisto ja esta com 7 cm,e foi classificado como Borniak II, e esta condicionando distorçao no sistema coletor, entao no retorno o urologista disse q devo fazer uma cirurgia, sera q devo tentar mais opinioes ou devo fazer logo a cirurgia? Tenho 25 anos.
    Abraços,

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Martins,
    quem tem maior capacidade de avaliar a indicação cirúrgica é mesmo o cirurgião, que neste caso é o urologista. Porém, para ficar mais tranquilo, sugiro que você procure um nefrologista, que é o especialista que verá como está a saúde dos seus rins e quão grave é esta distorção do sistema coletor. Ele poderá ajudá-lo a tomar esta decisão, com base em dados clínicos.
    Abraços.

  • Daniel

    Boa tarde Dr.`Pedro, Tudo bem ? em um jovem de 27 anos é normal um cisto em cada rim ?
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Daniel,
    Na verdade esse é o limite do considerado normal em pessoas com menos de 30 anos.

    Sugiro que vc leia o texto de rins policísticos

    http://www.mdsaude.com/2008/11/rins-policsticos-voc-pode-ter-e-no.html

  • http://www.blogger.com/profile/10971802199362186968 Carmela

    Carmela

    Dr.Pedro Pinheiro, a minha avó teve a dois anos atrás um câncer no rim direito e retirou todo o rim, hoje, ela descobriu que está com um cisto no rim esquerdo de 2 cm, quais são os riscos que ela corre, ela pode fazer um transplante se for câncer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carmela,
    Cisto em pessoas idosas é muito comum e na maioria das vezes não significa nada.

    Imaginemos que seja um câncer. Ela só poderá tranplantar depois que houver certeza da cura, pois a imunosupressão pode acelerar o cÂncer

  • Hugo Leonardo

    Olá Dr’s como vão?
    Bom, meu caso é o seguinte, há algum tempo meus rins me incomodavam pois, sentia dores que oscilavam e as vzs parecia q adormeciam, gelava, era uma sensação muito estranha, diante disso, após uma consulta com Clínico Geral, ele me pediu que fizesse um ultra-som dos rins e exame de urina. Me surpreendi quando foi diagnosticado uma imagem cística, de paredes regulares conteúdo anecóico em terço médio-inferior medindo 6,8×6,0cm. Apesar de ja ter me informado neste blog sobre não preocupar-se, como em meu caso eu ainda sinto dores, q incomodam mto, e pela falta de profissionais na área em minha cidade, gostaria de saber quais providências a serem tomadas, confesso estar mto preocupado. Seria caso de cirurgia? Tratamento? Tenho 22 anos.

    Obrigado pela atenção desde já e parabéns pelo trabalho desenvolvido neste site.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Hugo,
    Em geral cisto não doi, exceto se tiver infectado ou crescendo rapidamente. Um cisto deste tamanho não é comum na sua idade, e portanto, a segunda hipótese não pode ser descartada.

    Se ele estiver realmente crescendo muito, talvez venha ser necessário operá-lo. É importante que vc tenha um urologista.

  • Anonymous

    Parabens pelo site, estava preocupado com o ultrassom de minha mae e vc me tranquilizou
    Muito obrigado, abraços e otimo trabalho!

  • wilma

    Em 2001 fui operada em Potugal de um cancêr no rim direito hoje de volta ao Brasil foi constatado um cisto de 2,5 no rim esquerdo sinto muita d^r lonbar e na nuca envolvendo a cabeça o meu acido urico no limite a pressão sob controle não tomo análgesico por mêdo convivo com a dôr e o medico disse par só retonar a consulta daqui um ano,por favôr me aconcelha no que devo fazer tenho 69 anose aparentemente estou muito bem.Obrigado por existir são pessôas com o senhor é que zazem a diferença no mundo.

  • SCCP

    Olá, Dr. Pedro.

    Estou muuuuuito preocupada com minha mãe, a ponto de perder o sono de tanto medo.

    Ela já é idosa, tem 77 anos, e há 1 ano apresentou cisto no rim esquerdo. O médico responsável disse que não era nada de mais, e era necessário apenas fazer um acompanhamento anual para averiuguar.

    Esse ano, ao fazer os exames, nota-se que o cisto, bem como seus rins, diminuiram um pouco, de 102×44 mm o direito e 105×42 o esquero para 95×49 ambos.

    O cisto, que era de 64×50 cm passou para 47×38, só que nos exames atuais consta cisto complexo, com septos.

    É cancer?????????????????????????

    Pq os rins diminuiram???
    O que significa isso tudo?
    Salientando que nos exames de urina e sangue, tudo está normal.
    Estou com muito, mas muito medo mesmo!

    Obrigada,

    Amanda Ferreira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Wilma,
    Se for um cisto simples a principio a sua dor não vam daí. Já considerou a hipótese desta sua dor ser da coluna?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,
    Vc não me disse qual o exame de imagem que ela fez. Imagino que tenha sido a ultra-sonografia

    Se o cisto é complexo, é preciso realizar uma Tomografia ou ressonância para se avaliar melhor

    Essa diminuição dos rins pode significar apenas diferenças entre os examinadores. Na ultra-sonografia isso pode acontecer. Não necessariamente os rins diminuiram.

  • Marlene

    Olá Dr. Pedro!
    Meu nome é Marlene e tenho 27 anos, no ano de 2008 fiz um exame de ultra som e constatou algumas pedrinhas minusculas no rim esquerdo,o medico disse q tomando mais agua elas sairiam.No mês de julho desse ano fui refazer consulta so q com outro medico e ele pediu uma tomografia, as pedrinhas algumas estaval lá mais minimas, mas também constatou um cisto de grau Bosniak III, o medico disse para retornar a pos seis mezes para verificar novamente.
    Minha pergunta:
    É normal ter cisto nesse grau, Bosniak III, sendo tão nova? e sinto uma pressão ou fisgadas, tenho que me preocupar? esse grau é muito grave?
    Desculpe tantas perguntas.
    Grata
    Marlene

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marlene,
    Acho que vc deveria procurar uma segunda opinião de outro urologista.

  • doris_dhs

    Dr. Pedro

    Em 1995, num ultra som apareceu um cisto no rim esquerdo de 5,6 cm (tinha 42 anos).Em 2000 ele estava com 6,3 cm, em 2002 ele evoluiu para 6,8 cm.E agora em 2009(estou com 56 anos), ele apresenta 8,6 cm. Sempre tive medo de ir mais fundo, mas agora estou preocupada: pode ser sério? Que especialista devo procurar, pois esses achados sempre ocorreram em exames relativos a abdomem e o último numa angiotomografia da aorta torácica e abdominal.Agradeço-lhe bastante pela atenção, que puder me dispensar. Abraços, Doris

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Doris,
    Esse cisto existe desde 1995, ou seja, há quase 15 anos. Se fosse câncer, vc já não estaria mais entre nós.

    Como ele tem crescido, seria importante que um urologista avaliasse vc. O risco é que ele possa romper.

  • Ana Paula

    Boa Tarde Dr Pedro,
    Eu achei muito interessante esse seu texto sobre Cistos Renais Simples, que a principio devem ser apenas acompanhados. Eu si que sao comuns em pessoas acima de 50anos e que quando em pessoas jovens podem ser em função de rins policisticos, eu estou em um grupo intermediário, porque tenho 40 anos, só tenho um, mas na TC não veio o tamanho do cisto, eu sou de familia de hipertensos, mas não apresento quadro de pressão alta, porque como eu tenho predisposição genetica estou sempre aferindo a minha pressao arterial /eu gostaria da sua opnião a respeito em relação a minha faixa etária.
    Desde ja obrigada e parabéns pelo Blog

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,

    Fiz uma ultrassonografia de rins e vias urinárias ( por estar com a taxa de sangue acima do normal na urina)e foi detectado Cisto renal septado a direita (Bosniak II)no rim direito.Fiquei muito preocupada pois não sabia o significado do cisto nem se era benigno ou não, após ler a matéria estou tranquilíssima aguadando o dia da consulta com o nefrologista para ele avaliar a ultrassonografia.
    PARABÉNS pela matéria, o sr. não tem idéia de como me tranquilizou!!
    Deus os abençoe.
    Lenilda G. do Real

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Se vc só tem 1 cisto simples e não tem história familiar de doença policística renal, à princípio não há por que pensar em qualquer doença.

  • Aurora Maria

    Boa noite Dr. pedro e Dra. Renata:
    parabens pelo blog,fico feliz de saber que vcs conseguem tempo na agenda pra responder as nossas indagações.
    Drs, não esvaziar a bexiga totalmente ao urinar pode ser um sintoma ou doença? Ao fazer ultrasom com bexiga cheia e apos esvaziar é contatado q não sai todo o xixi.Vcs podem me falar algo sobre isso? Tenho 47 anos, e faz algum tempo q estou tendo isso. Minha pressão começou a subir – 14 por 10, nesse periodo,tambem. Agradeço uma resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aurora,
    Sim, isso pode ser alteração da sua bexiga. De alguma maneira ela não consegue se esvaziar. Se vc teve partos normais, isso pode sinal de fraqueza da musculatura do períneo. Procure o seu ginecologista.

  • Edson (Belo Horizonte)

    Olá Dr. Pedro, meus sinceros parabéns por este espaço. Imagino que milhares de pessoas acessam a net buscando “resolver” suas preocupações iniciais pós-exames. Tenho algumas dúvidas e se puder me ajudar fico grato.

    Tenho 44 anos e desde 2004 meu exame GGT apresenta alterado, em aproximadamente 3x o valor máximo (fica em 150 a 170). TGP e TGO normais. Bebo socialmente, uma a duas vezes por semana e no máximo 01 garrafa de cerveja.

    Vi na internet que os orgãos responsáveis pelo aumento do gama-gt são fígado, pâncreas e rins.

    Exames de sangue, funções hepáticas,bilirrubinas, hepatites,etc,marcadores tumorais, todos normais. (meu anti-hbs deu positivo 225 e os outros de hepatite deram negativo).

    Exames de imagem: ultra-som, tomografia e ressonacia apresentam fígado normal, pâncreas também e um cisto leve (bosniak I) em cada rim, sendo o maior deles 7mm.

    Perguntas:
    1)normalmente em que tipo de doença o rim pode aumentar a enzima ggt?
    2)Os cistos leves podem ocasionar esse aumento? 3)O resultado do anti-hbs (+225) significa imunidade pela vacina?Se etiver com hepatite B esse resultado não seria positivo também?
    Desculpe tantas perguntas, mas acredito que poderão ser úteis para outras pessoas. Confesso que li todas as dúvidas acima e todas as suas respostas. Mais uma vez parabéns e obrigado antecipadamente.

  • Edson (Belo Horizonte)

    Desculpe dr. mas esqueci de uma pergunta: Um cisto simples no rim pode se confundir com cálculo no ultra-som? É que fiz dois ultra-sons abdominais após 06 meses e apresentavam cálculo de 6,3 mm no rim esquerdo. Fui ao médico especialista e ele disse que aquilo não era cálculo pois não apresentava sombra acústica, mas que para tirar a dúvida deveria fazer uma tomografia.
    Fiz a tomografia e esta não apresentou os tais cálculos, voltei ao médico e ele disse para não me preocupar, que realmente não tinha cálculos e que aquela imagem do ultra-som poderia ser uma simples gordurinha.

    Na ressonância magnética apresentou somente o cisto leve (bosniak I)de 7mm em cada rim. No mais, tudo normal.

    A partir daí eu fiquei me perguntando se este cisto poderia aparecer no ultrasom como um cálculo e dois profissionais diferentes entenderem dessa forma e na tomografia não aparecer nada. O que você acha, Doutor? Mais uma vez, obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Edson
    1 e 2) Cistos renais não influenciam na GGT
    3) Sim e Sim. O anti-HbS significa que vc tem anticorpos, não importa se foi por vacinação ou infecção curada.
    4) Realmente um cálculo e um cisto são bem diferentes ao ultra-som. O melhor exame para cálculo é a mesmo a tomografia.

  • Edilayne

    Dr Pedro, é normal um cisto no rim esquerdo com tamanho de (20mm),diz cisto cortical simples no terço médio do rim esquerdo,fiquei preocupada com o tamanho, pode me ajudar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edilayne,
    2 cm não é muito grande. Como é cisto simples, não há nada a fazer. Apenas acompanhe o seu crescimento com exames a cada 1 ou 2 anos. Se o tamanho estiver estável depois de algum tempo, esqueça-o

  • Anonymous

    Dr. Pedro gostaria de Parabeliza-lo pelo seu Blog esclarecedor sobre Cisto Renal.
    Acompanho um Cisto no Rim esquerdo des do Ano de 2000 onde tinha 9;00 cm .Fiz uma TC em fevereiro ele esta com 12x 11,4cm apresentando fina septação calcificada Bosniak II . Dr sinto um desconforto no lado esquerdo e meu medico hj não endica uma cirurgia pois perderia parte do Rim, e as suas funções estão preservadas. Dr. Corro o risco deste cisto continuar crescendo e vir a ser um tipo Bosniak III ? Será que devo procurar um Nefrologista ?? Obrigada
    Helen Miranda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helen,
    Ele pode continuar crescendo sim. Virar bosniak III ou não é irrelevante, uma vez que a gente já sabe que não se trata de câncer.
    Acho que todo problema renal deve ser visto por um nefrologista pelo menos 1x na vida. Acho que não custa muito ouvir essa opinião.

  • fernanda

    Dr. Pedro, boa noite!
    Acompanhando os comentários acima, obrigada pela generosidade em responder as questões de nós, angustiados..rsrs
    Segue o que me preocupa: tenho 44 anos e descobri há alguns meses que tenho lúpus / esclerodermia. De modo geral, me sinto muito bem, não consigo me enquadrar no que leio sobre as consequências do lupus. O que mais me incomoda é o inchaço das mãos, principalmente logo que acordo. Procurei um nefrologista, fiz vários exames e deu na tomografia “conclusão exame ultra-sonográfico do trato urinário normal” com a observação “cisto anexial à esquerda, medindo 3,6cm” . Nos outros exames, o único resultado fora das referências foi o sódio urina 24 horas (104 mEq/L ref 30 – 90 mEq/L).
    Minha preocupação: o que é anexial, qual a ligação das minhas mãos inchadas com o lupus e com o cisto e se devo “zerar” a ingestão de sal.
    Muito agradecida antecipadamente.
    Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    anexial vem de anexo, significa apenas a sua localização periférica.

    Cisto não tem nada a ver com lúpus ou com mãos inchadas.

    Não precisa zerar o sal, apenas reduzi-lo para menos que 90 mEq/L

  • Zam

    Dr Pedro,
    Parabéns pelo blog e solicito sua ajuda.
    Tenho infecções recorrentes desde os 13 anos hoje tenho 44, já fiz 04 ureterolitrotripsia e uma vidolaparoscopia para retirar uma estenose de JUP no ureter esquerdo. todas estas cirurgias ocorreram em dois anos e tive recorrencia de calculos com menos de 40 dias. Agora estou novamente com calculos em ambos os rins e a cirurgia da estenose fracassou pois uma fibrose impede a boa cicatrização.O urologista marcou cirurgia classica para tentar solucionar a estenose amenizando a hidronefrose. Neste período consultei com uma nefrologista para descobrir a razão da calculose, mas como ia fazer a 5ª cirurgia e ainda tinha hematuria grande, ela falou para voltar quando tudo se regularizasse, pois a hematuria dificultaria a investigação. Consta que eu não saio deste quadro de hematuria, infecção urinária e pressão alta há anos.Preciso saber que tipo de calculos são para fazer dieta? Existe alguma dieta para todos os tipos de calculose que eu possa fazer para evitar mais calculos? Além da agua que já tomo mta existe mais alguma coisa que posso fazer? Exame clinico marcou acido urico alterado para mais, citrato o valor minimo.Não consumo mais refrigerantes , mas consumo muito café e tereré que é uma versão do chimarrão gelado isso faz mal? Meu nome é Zamara e já os agradeço pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Zam,
    é preciso saber a causa dos cálculos para se indicar o melhor modo de preveni-los. Isso porque dependendo da causa, as orientações podem ser bem diferentes.
    A cafeína é diurético e deveria ser evitada.
    Em relação a chimarrão, vou procurar me informar sobre sua composição para saber se há algum risco.

  • lusgonalves

    Olá Dr.Pedro.
    Gostaria de saber qual é a periodicidade do acompanhamento do paciente com cistos bosniak I e II?
    obrigado
    Luís Felipe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @lusgonalves
    1 ano (bosniak 1) e 6 meses (bosniak2).
    Se não houver alteração nas características, o próximo exame pode ser feito com intervalo maior no bosniak 2 e não precisa ser repetido no bosniak 1.

  • Anonymous

    Dr.Pedro,

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Está cada vez mais difícil encontrar profissionais que exercem sua profissão com e por prazer. Agradeço pela sua atenção e dedicação.

    Abraços, Melissa

  • anny dantas

    Dr. Pedro, tenho 22 anos e sinto muita dor, tive febre e vomitos. Foi constatado inicialmente inflamação no rim ESQUERDO e quando fiz a Uro tc foi diagnosticado diminuto cisto renal no rim DIREITO (5mm e bosniak 1).Se eu sinto a dor no rim esquerdo, pode ocorrer de o cisto se localizar no terço medio do outro rim? e porque eu sinto dor se é Bosniak 1?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @anny dantas
    Cisto simples não causa dor.

  • Márcio

    No meu ultra-som há a descrição de 1 pequeno cisto cortical no rim direito. Não diz se é cisto simples ou complexo. Nem o Bosniak. Que tipo de cisto é esse?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Márcio
    Bosniak só é dado na tomografia. Geralmente quando não há descrição é pq o cisto renal é simples.

  • Hugo Duran

    Boa tarde, Dr. Pedro e Dra. Renata!
    Na minha ultrassonografia, foi identificada a presença de um cisto simples no rim direito. Ele mede 2,3 x 2,8 cm. O fato de se ter 24 anos de idade, num caso desse, é motivo para preocupação?
    Desde já agradeço e quero parabenizar esse excelente trabalho realizado por vocês!!!
    Hugo Duran

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Hugo Duran
    Não. Mas o cisto deve ser observado de tempos em tempos para ver se não está crescendo ou se não surgem outros.

  • Anonymous

    Olá Dr Pedro e Dra Renata,
    Tenho 45 anos e descobri no mês passado, durante exame de rotina, um Bosniak IIF de 7,0 x 6,0 cm.
    Meu médico indicou acompanhamento semestral por três anos.
    Gostaria de evitar a radiação da tomografia.
    Posso fazer esse acompanhamento apenas com ressonância e ultrassom?
    Marcos Santos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcos Santos
    Ultrassom não é tão bom. Poderia ser feito com ressonância, mas a radiação da tomografia é pequena, não há riscos em fazer 2 tomografias por ano por 3 anos.
    Discuta o caso com o seu médico.

  • http://www.blogger.com/profile/14011024765926263153 julye

    Dr. Pedro, bom dia! Parabéns pelo blog muito esclarecedor até para leigos como nós! A dois dias após um check up executivo e posteriores tomografia e ressonância descobrimos que meu marido possui dois cistos bosniak IV um em cada rim, um de 2,4 cm e outro de 2,0. Já aceitamos os fatos mas estamos na fase de assimilação da nova situação pois como uma amigo médico nosso disse programamos nossa vida de forma a não haver espaço para uma doença e quando ela acontece precisamos administrá-la e encaixá-la em nossos planos. Meu marido tem 36 anos, temos um filho de 2 anos e um com nascimento previsto para maio. Conhecemos o prognóstico mas a palavra câncer não nos deixa confortável. Marcamos a cirurgia para remoção dos cistos para dia 10/01, espero que corra tudo bem e que meu marido tenha vida normal ou quase normal após superarmos esta fase. Obrigada!

  • lina

    Dr. qual a diferença entre cisto complexo e cancer!!!
    Um tumor solido de 2,8 por 2,7 tem cura se tirar?
    E no figado tem 2 cistos um simples e um suspeito, isso pd ser metastase?
    Me respnda por favor!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Cisto complexo é um cisto que não é puramente composto por líquido. Às vezes, o câncer renal pode ter uma aparência parecida com a de um cisto complexo, por isso faz-se necessária uma investigação mais profunda da imagem.

  • Humberto

    caro colega sou apenas um leitor que tenho um cisto com a mesma caracteristicas do seu, na primeira ressonancia deu bosniak llF  meu cisto era de 15,0 por 11.0 apos remover um pequeno calculo meu cisto reduziu pa 75, 6,0 animi-se a ressonancia é indicada

  • Rosemary Soares Prado

    Dr. Pedro minha mãe retirou o rim direito pq tinha um tumor(cancer), agora ela fez uma tumografia e apareceu um cisto. Este cisto pode ser novamente um cancer?

    rose

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      cisto é cisto, câncer é câncer. Se for um cisto simples, não tem nada a ver com cÂncer.

  • ELIANE

    DR. PEDRO minha mãe apresenta um cisto,no rim e ela esta em tratamento ,contra um cancer  de,estomago,nesse caso ela precisa de um acompanhamento ,mais  delicado?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o cisto for simples, não.

  • Karlashonorato

    Boa noite. Há alguns anos atrás descobri que tinha alguns cistos renais, inclusive o maior deles media 1,5cm.

    Agora, ao fazer examaes de rotina, foi detectado na Ultrasonografia que trata-se de um cisto com formação septada medindo 2,5cm. O médico quando viu o exame marcou logo uma tomografia, mas me alertou que tinha 99,99% de chance de não ser nada grave.

    Eu acho que ele falou isso para não me assustar, porque ele sabia que eu estava extremamente vulnerável naquele período. Já marquei a tomografia e a consulta no Urologista. Estou MUITO nervosa pois o exame ainda vai demorar para ser realizado. Enquanto isto, fico nesta aflição achando que tenho uma doença grave, pois não entendi muito bem qual a gravidade de um “cisto renal com formação septada” conforme descrito no exame.
     

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há nenhuma gravidade em se ter um cisto renal septado. O problema é que alguns cânceres podem se parecer com um cisto septado. Por isso ele pediu a tomografia computadorizada, que consegue distinguir melhor os dois.

  • Tironaculatra

    Parabéns esta bem didático o texto, tirei todas as minhas dúvidas.  

  • Eronita Carneiro

    Eronita Carneiro.Um paciente pode ter cisto renal e cálculo ao mesmo tempo?isso pode impedir o funcionamento do rim?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- sim
      2- Não necessariamente

  • Eliene

    E quando o laudo não especifica o cisto como simples ou complexo? Seria uma falha na informação?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente, quando não há nenhuma referência, trata-se de cisto simples. O mais correto, porém, é escrever no laudo que o cisto é simples. Isso evita confusões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente, quando não há nenhuma referência, trata-se de cisto simples. O mais correto, porém, é escrever no laudo que o cisto é simples. Isso evita confusões.

  • http://twitter.com/Marcianoudia Vitor

    Obrigado pelas explicações acima, na minha hipotese diagnostica foi Cisto renal simples à esquerda e fiquei muito preocupado, tenho 47 anos, agora mais tranquilo, mas ainda vou mostrar a meu médico junto com outros exames.

  • http://twitter.com/Marcianoudia Vitor

    Obrigado pelas explicações acima, na minha hipotese diagnostica foi Cisto renal simples à esquerda e fiquei muito preocupado, tenho 47 anos, agora mais tranquilo, mas ainda vou mostrar a meu médico junto com outros exames.

  • http://profile.yahoo.com/O3OOAQKKG3QHAKCUJIET55STZ4 MARCIA BRUNO

    Foi evidenciado um cisto parapiélico simples , no meu rim esquerdo.
    Gostaria de saber mais sobre esse termo parapiélico.
    Também foram evidenciados tres cistos , sendo um simples no lobo squerdo e direito também e  septadas, no lobo direito também.
    Tenho 65 anos e estou assustada, confesso.
    Até levar o exame ao médico gostaria de ter esclarecimentos a respeito.
    Foi uma ultra-sonografia Abdome Total.

    Grata
    Marcia

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Parapiélico é uma referência ao local anatômico em que o cisto se encontra. Parapiélico significa próximo da pelve renal. Essa informação é irrelevante para o paciente.

  • Marcia

    Obrigada, Dr.Pedro, quanto aos cistos do lobo direito do fígado, que são dois simples e um septadas, existe perigo de ser uma doença grave?

  • Jj-lima1953

    obrigado pelas informaçoes. tenho um sisto renal simples, fiz uma ultrason e o laudo deu bosniak  || simples. o medico pediu p/ fazer uma tc, o resultado cisto renal simples. devo me preocupar/

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a TC comprovou que o cisto é simples, não.

  • Rosemary Soares Prado

    Dr. Pedro minha mãe retirou o rim direito pq tinha um tumor(cancer), agora ela fez uma tumografia e apareceu um cisto. Este cisto pode ser novamente um cancer?

    rose

  • Cleide Bia2009

    cleide.estou sentido dores ao lado esquerdo e dor no estomago quando figo nervoza a miha urina esta com mau cheiro ,

  • http://pulse.yahoo.com/_KAY6S5HVGCSJPW4WKTQN3D66KM JUAN G

    Eu tinha esta doença e fazer exercícios com um Aparelho multi função  e alimentação saudável.

  • elida

     minha mae fez uma tumografia nos rins e deu (  neoplasia). sendo que em outro exame de tumografia deu cisto renal volumoso o que acontece?   vc pode me ajudar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não entendi qual é a sua pergunta.

  • elida

     minha mae fez uma tumografia nos rins e deu (  neoplasia). sendo que em outro exame de tumografia deu cisto renal volumoso o que acontece?   vc pode me ajudar?

  • Ortiz2009

    Meu exame deu na RM: “nódulo sólido, parcialmente exofítico, no plo inferior do rim direito (4,2 X 4,2 X 4,0 cm), com realce heterogêneo pelo meio de contraste, devido a áreas de degeneração cística/necrótica e focos hemorrágicos, altamente suspeita para envolvimento neoplásico primário”. É câncer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma imagem que sugere câncer. Procure um urologista.

  • Ortiz2009

    Meu exame deu na RM: “nódulo sólido, parcialmente exofítico, no plo inferior do rim direito (4,2 X 4,2 X 4,0 cm), com realce heterogêneo pelo meio de contraste, devido a áreas de degeneração cística/necrótica e focos hemorrágicos, altamente suspeita para envolvimento neoplásico primário”. É câncer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não entendi qual é a sua pergunta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É um laudo que sugere câncer.

  • Marcio

    Ultrassom de minha mae de 62 anos deu: Massa em flanco direito a esclarecer, sem septos ou debris, medindo 80mmX60mm. Conteúdo anecóico. É CANCER OU CISTO
    ?

  • Bia

    Boa tarde
    meu exame de ultra eu um possível nódulo renal ou uma ipetrofia da coluna de bertin, o mesmo resultado deu na tc agora na rm deu um cisto cotical. gostaria de saber qual o significado disso. 

  • Tatabhmg

    Boa noite. Estou com dor abdominal intensa em hipocôndrio direito e flanco direito há mais de 05 meses. A TC evidenciou cisto renal simples a esquerda medindo 0,9X0,9 cm categoria I de Bosniak. A dor abdominal é intensa, mas se com essa especificação não há necessidade de tratamento, como tratar a dor se estou em uso de buscopan composto sem melhora?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse cisto não deve ser a causa da dor.

  • Tatabhmg

    Boa noite. Estou com dor abdominal intensa em hipocôndrio direito e flanco direito há mais de 05 meses. A TC evidenciou cisto renal simples a esquerda medindo 0,9X0,9 cm categoria I de Bosniak. A dor abdominal é intensa, mas se com essa especificação não há necessidade de tratamento, como tratar a dor se estou em uso de buscopan composto sem melhora?

  • Nylvya

    meu pai tem 84 anos a taxa de creatinina está 2.00mg /dl  e a ureia 76 MG/DL o medico falou que está alta, ele é clinico geral. como moro numa cidade pequena  e não tem  nefrologista, gostaria de saber se devo procurar um especialista  e o que ele deve comer para que a taxa não aumente, ou não tem nada haver com alimentação? quero só uma orientação. MUITO OBRIGADA  

  • camila santos

    boa tarde tenho um cisto no rim direito e ele esta tendo uma dilatação o que pode ser? fico preocupada
    irei fazer uma urolografia excretora

  • Lidiamarostica

    um cisto no rim, sendo que o paciente está perdendo proteína na urina pode significar algo  preocupante? Já iniciou tratamento com cortizona.  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode não ter nenhuma relação.

  • paradeenrolarmané

    essa é uma pergunta feita por profissional médico. Qual a ideia de Tatabhmg ??

  • Regianerjcosta

    ola tenho um casa na familia, com cisto e ela esta sofrendo muito de dores fortes e febres constantes e o caso de uma cirurgia ja que medicamentos não estão resolvendo o problema dos sintmas. 

  • Luluzinha Martins19

    OI nao tenho o rim direito e no esquerdo tem um cisto grande o q pode acontecer?

  • Roberto

    Obrigado pelas informações

  • Edenirnutti

    tenho 3 rins  agora fiz uma ultrassonografia e foi constatado cisto,estou apavorada.

  • Edenirnutti

    tenho 3 rins  agora fiz uma ultrassonografia e foi constatado cisto,estou apavorada.

  • Edenirnutti

    boa noite.tive cancer de mama a 15 anos ,agora estou com cisto no rins e tenho 3 rins estou apavorada tenho medico  so o  no final do mes de abril.

  • Regina

    Gostei muito da explicação pois foi bem simples de entender, obrigado

  • franciele

    tenho um cistonrim direito com 9,8cm o que fazer?

  • Claudiofranquim

    mto esclarecedor !!obrigado

  • Claudiofranquim

    mto esclarecedor !!obrigado

  • tânia

    No exame us abdominal Total o médico me disse que os meus rins estão brancos, o que isso significa? tenho insuficiência renal crônica.

  • Meire

    Obrigada,Dr. Pedro Pinheiro.Acabei  de saber que meu pai tem cisto no rim.Sua materia me tranquilizou.Bem objetiva.

  • Meire

    Obrigada,Dr. Pedro Pinheiro.Acabei  de saber que meu pai tem cisto no rim.Sua materia me tranquilizou.Bem objetiva.

  • Bruno

    Tenho um cisto no rim direito (descoberto há sete anos e acompanhado semestralmente por urologista) que, hoje, apresenta um diâmetro de 15 cm. Apresento dor lombar e lombociatalgia, decorrentes, segundo o ortopedista, de hérnia de disco e estenose lombar. 
    Pergunto: o cisto pode estar contribuindo para agravar a dor lombar ?No último US (março/12), foi detectado que o cisto tornou-se compressivo, “comprimindo levemente a junção ureteropiélica e a veia cava inferior”.O urologista entende estar na hora do cisto ser retirado por cirurgia, desaconselhando a aspiração, pelo risco de colaterais devidos ao alcol utilizado para ressecamento.Qual a urgência do caso ? Esperar mais é arriscado ?Grato.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um cisto bem grande… Sugiro q vc ouça o urologista.

  • Angela Capruni

    Gostei muito da matéria, muito bem explicada, parabéns para o Dr. pedro que com certeza é um escelente profissional.

  • Gastao

    Dr Pedro e as pesquisas de celulas tronco para o tratamento de rins policisticos?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há nada relevante no momento.

  • Martinsvilma

    no cso de cisto simples, causado pela idade, existe medicação? E os chás? são aconselhados? Alguém pode me esclarecer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      em 99% dos casos o cisto não causa nem sintomas nem complicações. Não é preciso tratar.

  • Carla-fioravanti2011

    Excelente artigo claro e esclarecedor para os leigos como eu,agradeco Carla Fioravanti

  • http://twitter.com/claudiosergio53 Claudio sergio

    Boas.
    Fiz US Abdome e foi contatado um cisto de 2,4 cm no Rim esquerdo mas, fiquei muito preocupado mas, lendo este artigo fiquei super tranquilo quero agradecer a equipe deste edital.
    claudio052@gmail:disqus .com
    Em agradecimento sigo Twitter e Facebook

  • Martinsvilma

    Dr. Pinheiro é possivel q. o cisto simples regrida?

  • Jonas Campos Fravolini

    Ola doutor , fiz um exame abdomen total mais conhecido com ultrassom e foi diagnosticado como cisto renal na parte esquerda de 3 cm , não sinto muita dor no abdomen, mais agora to com muito incomodado no mais só uns parecidos como beliscões porem sinto muita dor nas costas vivo tomando remédios para dor e quero saber se estou correndo risco de algo mais grave li o artigo todo porem tenho duvidas o sr pode me esclarecer mais. vou procurar o 
    nefrologista para maiores informações o mais rápido por que to meio preocupado. vou olhar todo dia para ve sua resposta.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é o habitual. Mas também não faz diferença já que cisto simples é inócuo.

  • vilma

    …Obrigada Dr. Pedro pelas informações tão claras e de fácil assimilação. Quanto o cisto simples, no próximo acompanhamento dentro de um ano, é possível q seja necessário recorrer a hemodiálise?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cisto simples não leva à insuficiência renal crônica. Ninguém entra em diálise por causa de cisto simples.

  • lucinéia lima ferreira

    olá doutor fiz uma tomografia e o diagnostico foi o seguinte
    lesão no pólo superior do rim direito ,predominantemente cistica, com múltiplas septações grosseiras que realçam ao meio do contraste endovenoso, medindo 3,5*3,3 cm e com foco de calcificação interno

  • ferreira

    tenho uma tia que tem um cisto a dez anos de sete cm ela anda preocupada e deita sangue ao urinar axa que ela deve tentaar tirar ou corre risco? tambem tem dores lombares o que axa que ela deve fazer?

  • william

    Bom dia dr.meu nome e william tenho 34anos,gostaria de uma resposta minha mae esta com uma massa no rim esquerdo e ira fazer uma cirurgia nesta terca e ela tem 63 anos a perigo nisso? Estou preocupado ela e meu chao tenha um bom dia um abraco….

  • Maira

    muito exclarecedor, parabéns!