CISTO RENAL SIMPLES – O que é, Sintomas e Tratamento

O cisto renal é uma alteração benigna do rim, que surge com mais frequência a partir dos 30 anos de idade.

Cisto no rim

A presença de um cisto renal é um achado comum em rins normais, principalmente em pessoas acima dos 50 anos de idade. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito de forma acidental através de uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen solicitada por qualquer outro motivo.

O cisto renal simples não provoca sintomas na imensa maioria dos casos, portanto, se o paciente não fizesse a ultrassonografia, nunca saberia que tinha um cisto.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

A imensa maioria dos cistos renais são lesões benignas  que raramente necessitam de tratamento. Um cisto renal simples não é um tipo de câncer nem tem risco de virar câncer no futuro.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre cisto renal:

  • O que é cisto renal.
  • O que um cisto renal simples.
  • Diferenças entre cisto simples e cisto complexo.
  • Cisto no rim e risco de câncer.
  • Sintomas do cisto renal
  • Tratamento do cisto renal.
  • Cisto renal à ultrassonografia.

É muito comum os pacientes chegarem à consulta do nefrologista ou urologista apavorados com o tal cisto no rim (quisto no rim em Portugal) encontrado por acaso em um exame de imagem. Não é preciso se desesperar, o cisto renal é na maioria dos casos uma lesão benigna e sem nenhuma relevância clínica.

Sabemos que é muito comum pessoas mais velhas apresentarem pelo menos um cisto em um dos rins. A frequência exata dos cistos renais na população varia de estudo para estudo, mas estima-se que nas pessoas acima de 50 anos a incidência fique entre entre 20 e 50%. Podemos dizer, portanto, que o cisto renal é como cabelo branco, quanto mais a pessoa envelhece, maior é a chance de tê-lo.

O QUE É UM CISTO RENAL?

Como pode ser ver na foto abaixo, um cisto renal é uma bolsa envolvida por uma membrana, possuindo em seu interior líquido e/ou ar. Falando de modo bem simples, podemos dizer que o cisto renal é tipo uma bolha que cresce no rim.
Cisto simples

Obs: Se o conteúdo interno desta bolha for pus, chamamos de abscesso e não de cisto.

Denominamos cisto simples aquele que é preenchido apenas por líquido e apresenta uma forma bem regular, como na imagem ao lado. Já os chamados cistos complexos são aqueles que apresentam no seu interior algum material sólido, às vezes com áreas de fibrose e contornos irregulares.

O cisto renal simples não vira câncer e na grande maioria dos casos não tem nenhuma importância clínica. Ele é tão comum que, em pessoas acima de 60 anos, é considerado normal ter até 4 cistos em cada rim.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Já os cistos complexos podem, na verdade, não ser apenas cistos, mas sim tumores do rim com aparência semelhante a de um cisto. Tenham atenção que nem todo cisto complexo indica um tumor, na verdade, um cisto renal complexo pode ser um cisto com sangue ou pus em seu interior ou uma lesão cicatricial antiga. Portanto, existem os cistos complexos e existem os tumores que têm aparência de cisto complexo. São lesões diferentes, mas que à ultrassonografia podem ter aparência semelhante.

O cisto renal simples é facilmente diferenciado do cisto complexo pelo ultrassom. Se no seu laudo há indicação de que o cisto é simples, não há com que se preocupar. Você não precisa procurar um nefrologista ou um urologista apenas porque tem um cisto simples no rim.

No caso de um cisto complexo, a história é diferente. O ultrassom não é capaz de diferenciá-lo com segurança de um câncer, por isso, a tomografia computadorizada é geralmente indicada para tentar esclarecer melhor a lesão. Neste caso, a avaliação por um nefrologista ou urologista está indicada.

Para melhor distinguir um cisto complexo de um tumor, dois exames podem ser indicados: tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A tomografia é um exame mais disponível, por isso, acaba sendo utilizada com mais frequência.

Existe uma classificação chamada de Bosniak, que vai de I a IV, e serve para caracterizar o cisto renal na tomografia computadorizada:

  • Bosniak I é o cisto renal simples e benigno.
  • Bosniak II também é um cisto renal benigno mas que contém alguns septos e discretas calcificações que podem ser confundidos ao ultrassom.
  • Bosniak III são cistos grosseiros com paredes grossas, vários septos e material denso no interior. Pode ser um câncer, mas também um cisto que sangrou ou que infeccionou. Esse achado indica maior investigação.
  • Bosniak VI são os cistos renais com características de câncer.

Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza de que não há complicações ou alterações nas suas características.

Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem ou através de cirurgia.

Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados, uma vez que mais de 80% deles são cânceres.

Só para reforçar: CISTO RENAL NÃO VIRA CÂNCER. O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos. Se você tem um cisto renal simples, ele será benigno para o resto de sua vida. Se você tem um cisto complexo faz-se necessária uma melhor avaliação para sabermos se a imagem é mesmo de um cisto ou de um tumor com caraterísticas de cisto.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

SINTOMAS DO CISTO RENAL

Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica. Muito raramente o cisto é grande o suficiente para causar algum sintoma, como dor lombar. Hemorragias e infecções do cisto podem ocorrer, mas também são incomuns.

Muitos pacientes usam o achado do cisto em um dos rins para justificar alguma eventual dor lombar que sintam, mas o fato é que 99% dos cistos renais são pequenos e assintomáticos. Se você tem dor lombar, a não ser que seu cisto tenha vários centímetros de diâmetro (geralmente mais de 10cm), a causa mais provável da dor é um problema na coluna lombar e não o cisto renal.

Quando o cisto renal simples preocupa?

Se em pessoas acima de 50 anos o cisto simples é comum, o seu achado em pessoas muito jovens, principalmente se não for um cisto solitário, deve levantar suspeita de doença policística renal em fases iniciais (leia: RINS POLICÍSTICOS). Diferentemente dos cistos simples, a doença renal policística inicia-se em adultos jovens e se caracteriza pelo progressivo aparecimento de dezenas de cistos ao longo da vida. Esta é considerada uma doença e deve ser seguida de perto por um nefrologista, pois costuma, depois de décadas, levar à insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento). Na doença dos rins policísticos, os cistos crescem descontroladamente, ocupando espaço que deveria ser do tecido renal normal, levando à destruição do rim ao longo dos anos.

Consideramos normal:

  • Até os 30 anos – presença de no máximo 2 cistos em um rim, ou 1 cisto em cada rim.
  • Entre 30 e 60 anos – presença de no máximo 2 cistos em cada rim.
  • A partir dos 60 anos – presença de no máximo 4 cistos em cada rim.

Se você tem mais cistos do que o estabelecido nos critérios acima, procure um nefrologista para investigar a possibilidade de ter rins policísticos.

NOMENCLATURA DOS CISTOS RENAIS AO ULTRASSOM

Seria bom se em toda ultrassonografia, o radiologista descrevesse um cisto simples como tal. Porém, muitas vezes o laudo do exame é feito apenas de forma descritiva, ou seja, o radiologista apenas diz o que viu, sem se comprometer com um diagnóstico. Por isso, é comum vermos  no laudo apenas a referência sobre um cisto, sem dizer se ele é simples ou complexo. Quando não há maiores descrições sobre o cisto, trata-se de apenas um cisto simples, já que se o cisto fosse complexo, o radiologista teria a obrigação de descrevê-lo como tal.

Em alguns casos, nem a palavra cisto é usada no relatório do ultrassom. Como os cistos simples são compostos por líquidos, sua densidade é menor que a do tecido renal. Portanto, na ultrassonografia eles se apresentam como uma imagem mais escurecida que o restante do rim, podendo ser descritos com termos como: imagem ou nódulo anecoico, anecoide, anecogênico, hipoecóide ou hipoecogênico.  Todos esses termos indicam apenas que a estrutura reflete pouco o som emitido pelo aparelho de ultrassom, sendo essa a característica dos cistos.

O laudo do ultrassom costuma ainda trazer a localização anatômica do cisto, como, por exemplo, cisto cortical, nos casos de cistos localizados na região mas superficial dos rins, chamada de córtex renal, ou cisto parapiélicos, como nos casos de cistos localizados perto da pelve renal.

Logo, se o resultado do seu ultrassom traz um relatório dizendo algo como: nódulo cortical hipoecogênico medindo 12 mm x 13 mm, isso apenas indica um cisto simples no córtex renal com cerca de 1,2 cm de tamanho.

Por outro lado, se o laudo fala em nódulo exofítico, cisto complexo, cisto de conteúdo heterogêneo ou cisto não puro, isso significa que as características da lesão não são totalmente benignas. Nestes casos, é preciso ver melhor a imagem através de uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

TRATAMENTO DO CISTO RENAL

Na maioria dos casos não há indicação para tratar cistos renais. O seu aparecimento faz parte do processo natural de envelhecimento e não costumam causar nenhum sintoma ou complicação.

Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia. Do mesmo modo, se houver uma infecção do cisto que não responda ao tratamento com antibiótico, a remoção cirúrgica do mesmo pode ser indicada.

Cabe ressaltar, porém, que a necessidade de operar um cisto renal é algo muito pouco comum. O habitual é o paciente ter o cisto renal há anos e nem sequer suspeitar do fato.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

141 Comentários

  1. Antonio

    Muito útil. Informações objetivas e precisas, com uma linguagem de fácil compreensão.

  2. MARINA

    Meu pai de 51 anos fez um exame tomografia e deu cisto de Bosniak IV ele está com câncer já que esse tipo o cisto é maligno ?me ajude estou morrendo de medo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Bosniak IV é um cisto com grande risco de ser maligno. Ele provavelmente vai ter que retirar a lesão para ter certeza do que se trata.

  3. Notívago

    Meu nome é Sérgio, tenho 39 anos; de um ano para cá passei a reclamar de desconforto no lado direito da lombar, ao deitar a noite, algumas vezes chega a incomodar, que eu julgava ser problema de postura.

    Dai há 2 meses atrás fazendo consulta e exames de ultrassom com o urologista, descobri ter um cisto de 2cm no rim direito, que segundo ele, não é relevante.
    Preciso fazer cirurgia para tirar esse cisto? É via laparoscpia?

    Estou pensando em procurar o nefrologista.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cisto simples e único de 2 cm realmente não tem problema. Basta acompanhar com ultrassom pra ver se ele não está crescendo muito rapidamente. Não precisa fazer cirurgia.

  4. marcos ribeiro

    Dr. Pedro, primeiro, parabéns pelo excelente trabalho de perguntas e respostas. Muito bem explicativo. Tenho 45 anos e fiz exame re ressonância magnética da coluna lombar. O motivo era dor na coluna, mas no exame contatou: ” Imagem cística cortical exofítica no polo renal inferior esquerdo, medindo cerca de 1,4 cm”. Tenho que me preocupar e pode ser algo mais grave? Att/Marcos

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O laudo só diz que há uma lesão cística. Ele não descreve os detalhes, não diz se é simples ou complexa. Para ele não ter se aprofundado, provavelmente a lesão é simples, mas como essa informação não está registrada no laudo, não dá para afirmar nada.

  5. Windson Fernandes

    Oi Dr., meu pai fez uma tomografia abdominal e na conclusão tem assim. Pequenos nódulos hipodensos de provavel natureza cistica na cortical de ambos os rins. Vale resaltar doutor que meu pai faz tratamento de cancer no pulmao. O que isso significa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo jeito que o laudo foi descrito são apenas pequenos cistos renais.

  6. Clovis Lima

    Olá Doutor gostaria de saber ! tenho um cálculo 5mm no rim
    esquerdo polo superior e um cisto de 10mm rim esquerdo polo inferior, vou fazer
    a implosão do cálculo com meu médico,teria algum risco de afetar o cisto?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se preocupe.

  7. Juliana Sousa Bertoni Flora

    Oi Dr! Fiz uma eco de abdomen superior e foi encontrado 4 angiomiolipomas no meu rim direito, há 15 anos atras eu já tinha 1 e esse 1 cresceu um pouco mas sao pequenos o maior tem 16mmX14mm, fui na Nefrologista ela disse que so devo acompanhar mas ficou preocupada por ter pipocado 3 em 15 anos e me encaminhou ao Urologista, a consulta é só em Novembro. Vou ter que retirar esses nódulos? Não vira cancer né?
    Obrigada!OBS: Tenho 31 anos e o Primeiro foi encontrado com 16 anos, até fiz tumografia na época que não deu nada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em geral não precisa tirar. Também não há risco de transformação maligna. Você já foi investigada para esclerose tuberosa?

      1. Juliana Sousa Bertoni Flora

        Não Ainda não! Eu vi na internet que pode ter ligação né?O que devo fazer?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Procure a opinião de outro Nefrologista.

  8. Walter Armani

    por favor Dr.no resultado do meu exame esta escrito,IMAGEM PARCIALMENTE DENSA PIÉLICA,DE ASPECTO CORALIFORME,RENAL A ESQUERDA,MEDINDO 30,5 X 20,0 MM (T x L) E CERCA DE ATÉ 398 UH. pergunto, isso é uma pedra de calcio ,e o valor de 398 UH a que se refere.Desde ja agradeço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Parece ser uma cálculo coraliforme.

  9. Angelserafim

    bom dia Dr, fiz um exame de ultra do abdome total para ver se tinha pedra na vesícula, mas não tinha nada na vesícula, porém deu este resultado :Rins com forma normal, em topografia habitual. Apresentam contorno regular.Diferenciação parênquimo-sinusal e relação córtico-medular preservadas.Ausência de dilatação do sistema coletor, bilateralmente.
    Ambos apresentam cistos anecóicos medindo a direita 0,9m e a esquerda 6,4 cm. Observando um foco ecogênico de 0,56 cm(calcificação? litíase?), no terço médio do rim esquerdo.

    O que este laudo quer dizer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que você tem rins de aspecto normal, com 2 cistos que parecem ser simples e uma possível pedra de 0,5 cm no rim esquerdo.

  10. Davi Cardoso

    Caro Dr.
    Primeiramente parabéns pelo texto acima. Bem claro e objetivo.
    Pelo que lí, uma descrição em meu US. como: Cisto Medular , paredes finas e pequena calcificação visível, medindo 2,4cm, se encaixa na classificação Bosniak II, neste caso tb é um cisto simples? Posso ficar tranquilo e apenas continuar um acompanhamento anual por US ? DAVI, 38.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é simples, pois tem calcificações no interior. Mas a descrição parece ser de um cisto benigno. A classificação de Bosniak só serve para tomografia, não serve para ultrassom.

  11. Miguel

    Caro Dr. Pedro:
    Antes de mais, agradeço a informação disponibilizada, bastante clara e objetiva.

    Tenho 30 anos e, anualmente, desde que, há seis anos, me foi detetado um angiomiolipoma de 1 cm (nunca alterou o tamanho e nunca fiz outro exame que não fosse a ecografia), tenho feito ecografias renais. Na última que fiz, foi observado um “quisto cortical simples” de 2 cm no meu rim esquerdo. Pelo que li, os quistos simples são quase irrelevantes, mas fiquei preocupado pelo facto de, há um ano, não ter nenhum quisto e, agora, ter um quisto a medir 2 cm. É possível que ele adquira este tamanho no período de um ano? E ele vai continuar a crescer? E o facto do angiomiolipoma ser no mesmo rim deve merecer especial cuidado?
    Última questão: poderei vir a ter rins policísticos (caso apareçam outros quistos), mesmo que os meus pais não tenham?
    Agradeço, desde já, a sua atenção e disponibilidade.
    Um abraço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Sim.
      2- Não necessariamente.
      3- Não.
      4- Poder, pode, mas se não há história familiar e você tem apenas um único quisto, não há motivo para pensar em doença poliquística no momento.

  12. Sílvio

    Tudo bem Doutor Pedro !!! Li algo a respeito de alcoolização do cisto. Do que se trata isto ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É esclerosar o cisto com administração de álcool no seu interior. No caso do cisto simples, isso só é indicado para cistos muito volumosos ou que causem dor intratável, que são a minoria dos casos.

  13. Luciana Maia

    Doutor, meu pai descobriu que está com um cisto em cada rim, um rim dele só funciona 40% e tem o maior cisto. O cisto simples pode causar perdas no funcionamento renal ou só um cancêr pode provocar isso? Grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum dos dois causa. A perda de função renal dele tem outra causa.

  14. Celso Bruder

    Pode ser Hereditário?
    Obrigado

  15. Silvana

    Dr. Pedro, lendo essa matéria a respeito dos cistos fiquei muito preocupada. Meu marido fez uma tomografia, e no laudo consta que ele tem um cisto Bosniak III, e o médico disse que vai se submeter a uma cirurgia, tirando um dos rins. Gostaria de saber se tem necessidade realmente de tirar todo o rim ou só o cisto? Obrigada

  16. Gabriel Viana

    Dr. Pedro, na tomografia recém realizada saiu “Nódulo na cortical mesorrenal posterior esquerdo, parcialmente exófitico, isoatenuante em relação ao parênquima e com realce heterogêneo ao meio de contraste, parcialmente hipervascular, medindo 0,9cm” o que pode ser Dr. pedro? Obrigado!

  17. Junior Diante Do Trono

    Dr. Pedro fui submetido a internação por conta de fortes dores nas costas, o que suspeitei que fosse algo relacionado a fratura muscular devido a excesso de peso em virtude de ter mudado o treino da musculação… No entanto mesmo sendo medicado e avaliado. o médico solicitou uma ultrassonografia de rins e vias urinárias… Nos achados segue as seguintes informações:

    IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
    – Area hipoecoica mal definida na cortical do terço superior do rim esquerdo (Artefato de técnica? Imagem real nodular?)

    Sendo que

    RIM ESQUERDO: Eutópico, com volume e formas habituais. Contornos regulares. Parênquima com espessura e ecogenicidade normais, exceto no terço superior onde se observa área hipoecogênica de limites imprecisos na cortical, medindo 2,5 x 2,4 cm. Ausência de dilatação do sistema pielocalicinal. Não visibilizamos imagens sugestivas de cálculos. Espaços peri-renais com aspecto ecográfico normal.

    Obs.: Sugiro prosseguir propedêutica

    Mediante isso o Clinico e Nefrofologista solicitaram que eu realizasse uma tomografia computadorizada de abdomen total com contraste ou mesmo uma ressonância magnética..

    Estou muito receoso em relação a isso… Qual dos dois exames vc sugere que eu me submeta para ter um diagnóstico mais preciso… Acredita ser algo sério e que deva me preocupar???

  18. jane araujo de sa

    Dr.Pedro, bom dia, fiz cultura da urina, e não apresenta perda de sangue, vou fazer a ressonancia farei dia 24 com contraste, essa lesão pode ser grave?? existe tratamento?? grata por vossa atenção. Realmente a tradução tem termos que não consigo traduzir, isso é o mais apavorante uma vêz que não entendo tudo.

  19. jane araujo de sa

    Dr.Pedro, recebi esse diagnostico, estou em panico, como estou na França, traduzir mas algumas palavras são complicadas. Poderia me dar uma opinião clara?? Infininitamente grata

    Ambos têm boa espessura do parênquima renal, um bom seio diferenciação parenchymo e nenhuma dilatação pyélocalicielles cáries. No rim esquerdo, há uma lesão aparência banal cística do pólo superior medindo 16 mm.
    Na presença de nível médio de lesão cortical renal isoecogênica medindo 11 milímetros avascular, bexiga cheia, transsonoàre de conteúdo, um com paredes finas; não apanchement no beco sem saída.
    Conclusão: o parênquima renal de trofismo e morfologia normal. Esquerda lesão cortical de 11 milímetros meados de rim, isoecogênica: lesão cística revista? lesão do tecido?
    A comparar com uma determinada imagem transversal (TC com injeção de contraste iodado ou MRI gadolínio avex) na ausência de contra indicações.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Jane, a tradução tem alguns termos que não fazem sentido. Fica difícil avaliar com certeza. De qualquer forma, há uma lesão no rim que a ultrassonografia não conseguiu definir com certeza, por isso, a sugestão de realizar uma tomografia ou ressonância magnética para caracterizá-la melhor.

      1. jane araujo de sa

        Sou imensamente grata por vossa atenção, e pode ter certeza que és digno de grande admiração por dedicar parte de seu tempo a responder questoes, que nos afligem. Mais uma duvida essa lesão que no exame ficou a duvida em poder ser um cisto ou do tecido, qual a diferença entre as duas? Sendo o pior tem cura. Muito obrigada.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pode ser um nódulo benigno ou uma lesão cicatricial do tecido. Se for caso, não há necessidade de tratamento. O problema é descartar que a lesão seja um tumor. Isso é que é importante.

  20. Kethelin Juliano

    olá Doutor, meu marido fez um exame onde o resultado diz em polo renal inferior imagem hiperecoíca, arredondada, de contornos regulares, exofitica em relação ao parânquima, medindo 7,2 cm x 6,2 cm, e sente muita dor na coluna, pode ser esse o motivo?

    or

  21. mima_bruno@hotmail.com

    ola doutor tenho 31 anos e em minha ultra diz assim:nota_se em pólo superior do rim esquerdo,imagem anecóica,medindo 1.6_1.3cm.o que quer dizer? sera que vai precisar de sirurgia ou existe algum tratamento.?

  22. Fernanda Fernandes

    Olá Dr. Tenho 22 anos e a pouco tempo fiz uma tomografia computadorizada com uso de contraste. E um dos resultados foi:
    * “Rins tópicos de dimensões normais, apresentando múltiplas imagens nodulares hipodensas, com densidade cística, não captante de contraste, promovendo discreta alteração da arquitetura do seu parênquima, o maior a direita medindo cerca de 2,6 x 2,5 cm e à esquerda 4,8 x 3,9 cm.” E…
    * “O aspecto tomográfico de imagem sugestivo de displasia renal multicística.”
    Gostaria de saber se só assim dá pra definir qual tipo de cisto é esse?! Grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Displasia renal multicística é uma doença genética, habitualmente diagnosticada na infância.
      Não é comum no adulto, pois ela costuma involuir com o crescimento. Tem que confirmar esse diagnóstico. Sugiro que você procure um Nefrologista.

  23. Helô Furtado

    Boa Noite Dr.

    Estou apavorada fiz uma eco abdominal total e Nos rins fala em presença de nódulo sólido cortical exofítico no terço inferior do rim esquerdo, medindo 2,6 cm, de natureza a ser determinada.
    Será que é câncer??Todo nódulo é câncer??

  24. Myriam Martinez Assad

    Acabo de conhecer sua página e adorei a forma didática como
    o senhor esclarece ao leigo.

    Ontem (26/05/2014), fiz uma ultrassonografia e estou com
    consulta agendada para um Urologista. Porém, dado a curiosidade (e apreensão)
    gostaria de obter mais informações sobre o resultado, cujo parecer da ultrassom
    foi:

    Apresenta em terço inferior
    no parênquima e sistema coletor imagem isoecogênica com o parênquima, de
    contornos irregulares, e textura heterogêneas, medindo 4,0 x 3,6 cm. E observa-se
    em terço médio no parênquima imagem anecóica, bem delimitada, medindo 2,7 x 2,1
    cm. Demais aspectos morfológicos normais.

    Cisto Simples e Nódulo
    Renal Esquerdo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A imagem de 4,0 x 3,6 tem que ser melhor caracterizada. Pode ser só cicatriz de uma lesão antiga, mas é preciso vê-la com mais detalhes.

  25. Clarice Monteiro

    Boa tarde! Tenho 32 anos e há 4 sinto dor no rim esquerdo.Recentemente fiz uma tomografia e apareceu um cisto de 2 cm.Sinto dores na lombar e frequentemente no local do rim esquerdo.O tamanho de 2 cm não seria muito pequeno para estar causando tanta dor?

  26. deise

    Boa noite Dr!
    A seis meses fiz uma laparascòpia, pois estava com cisto bosniak III ele media aproximadamente 5,8 x 5,0 cm.Graças a Deus o cisto era benigno.Há 15 dias fiz outra tomografia solicitada pelo meu cardiologista e deu novamente que estou com bosniak III no mesmo rim direito medindo agora 6,0 x 4,7. Ainda não levei o resultado no urologista. Gostaria de saber com o Sr. se isso é possível, o cisto retornar maior e grau 3 ???

    Muito obrigada !!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faz sentido. Em 15 dias não dá tempo de surgir um novo cisto desse tamanho. Se a localização é a mesma, o mais provável é que o cisto não tenha sido retirado.

  27. indiara

    inchaço na barriga é sintoma de cisto nos rins?

  28. Lucas Rafael de Pinho

    Olá Dr!
    Gostaria de saber o que significa “Nódulo hipodenso na cortical do terço inferior do rim”?
    Muito obrigado pela ajuda!

  29. Francisco

    Dr. Pedro, acabo de fazer uma ultra é foi observado imagem cística anecóica no terço médio do rim direito medindo 6,9 cm x 6,5 cm. Devo me preocupar? O que devo fazer? Obrigado, Francisco

    1. Isabel

      o significa quando o médico diz tens os rins brancos?

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Os rins com insuficiência renal crônica apresentam-se à ultrassonografia como uma imagem difusamente esbranquiçada, por isso rins já bastante doentes podem ser chamados de rins brancos.

  30. sonia maria esteves martins

    Dr. Pedro, li várias perguntas e óbvio também suas repostas, fiquei satisfeita pois obtive minhas respostas. Entrei sómente para parabenizá-lo pela sua dedicação em responder as duvidas que nós temos com esse diagnóstico. Parabéns que Deus ilumine seus passos hoje e sempre.

  31. Gajeje

    Dr. Pedro fiz uma TC aqui nos EUA e o medico me disse que tenho uma massa aparentemente solida exophytic de ate 1.4 cm interpolar no rim esquerdo. Apavorei pois o medico me sugeriu uma ressonancia .O que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ele pediu uma ressonância é porque imagina que a lesão não seja somente um cisto simples. Uma massa sólida e exofítica é uma descrição sugestiva de um tumor. De qualquer forma, o fato de ser pequena é um bom sinal, pois mesmo que seja algo maligno, o mais provável é que esteja bem no começo.

  32. Wendel Moura

    Olá Doutor , tenho uma vó de 82 anos alguns exames comprovaram que ela esta com um cisto simples , ela esta com muita dor em baixo da costela , será que existe algum remédio oral que possa indicar pra ela ? ela esta fazendo um tratamento caseiro com 20 dentes de óleo de alho , por enquanto nenhum resultado , espero que me ajude !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe tratamento caseiro eficaz para cisto renal. Na verdade, é preciso primeiro confirmar que a dor vem mesmo do cisto, pois na maioria dos caos ele não provoca sintomas.

  33. Bruno

    Dr. Pedro, quando descobri a existência de um cisto renal simples em meu rim direito, ele já tinha 9 cm. de diâmetro. Dez anos depois, ele já está com 17 cm, mas continua assintomático, já que a dor lombar que eu sinto é devida a uma estenose. Meu urologista acha que uma cirurgia não se faz hoje necessária, apenas acompanhamento (US) anual. Existe risco de rompimento do cisto ou de surgimento de dores devidas a ele? Uma cirurgia preventiva de retirada do cisto seria aconselhável?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o cisto é assintomático, não é preciso fazer nada. Porém, se o urologista acha que ele está crescendo rápido demais ou que há risco de rompimento, ele pode realizar uma aspiração do mesmo através de agulha. Não é preciso operar.

  34. Valdevino Perea

    Dr. Pedro , fiz um ultrasson abdominal e no rim esquerdo deu um cisto medular simples de 1,7 cm , tenho 43 anos. Foi exame de rotina, não tenho dores . Devo consultar um nefrologista?

  35. Robson Argemiro

    Dr. Pedro, a 5 meses atrás fiz ultrassom e deu um Sisto 1,5 cm no rim direito, tenho 29 anos. eu tinha feito por causa que a mais de 3 anos eu sinto uma dor no abdome do lado direito ( as dores não é direto e uma dor aguda passageira em intervalo de 10 minutos e pelo menos uma vez por semana . o médico informo que era estre. essa dor tem algo a ver com o Sisto renal ?

  36. Alisson

    Parabéns pelo texto simples, objetivo e esclarecedor!

  37. Brunna

    Boa tarde doutor. A minha mãe tem 42 anos e tem um cisto renal no lado esquerdo de 1,2 cm. cuja tem infecções urinarias continuas mesmo fazendo tratamentos com antibióticos em quanto esta no tratamento passa a infecção e depois de dois dias volta tudo de novo, e isso me preocupa pois ao ler a sua informação o cisto é frequente para pessoas idosas digamos assim. o que você tem a me dizer ?

  38. cartejanio

    Boa tarde, Dr. Pedro Pinheiro!
    meu pai sente muita dores abdominais por conta desse cisto renal, têm alguma gravidade caso ele continui fazendo esforço fisíco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o cisto for grande ele pode se romper em caso de grande esforço. Não costuma ser grave, mas pode causar sangramento na urina e intensa dor.

  39. marcelo ilges

    Obrigado pela opinião Dr Pedro, me expressei mal, dizendo que seria da cirurgia, queria mencionar o atropelamento mesmo, pelo trauma do impacto acabei perdendo o baço, poderia então ter machucado o rim esquerdo que fica proximo ?.enquanto ao laudo por não ter uma descrição mais detalhada posso considerar ele como um cisto simples.

    Parabéns pela sua inciativa com o site.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como ele diz que há septo no interior, isso já não o caracteriza como cisto simples. Se for um cisto secundário a um trauma, ter septo no interior é comum, por isso, não parece ser algo preocupante. De qualquer forma, é preciso acompanhar sua evolução com novo ultrassom de tempo em tempos.

  40. marcelo ilges

    Boa Tarde Doutor ……, estou com uma duvida, tenho 32 anos e no dia 18 de setembro fiz uma ecografia abdominal total,e acusou um cisto no rim esquerdo, a descrição no laudo é a seguinte: presença de imagem de aspecto cistico, com septo, medindo 2,7 cm localizado na pelve do rim esquerdo.

    sugestiva de cisto peripelvico.

    falando com o radiologista apos o exame ele disse que não era normal na minha idade, mas que eu não me preocupasse, e não precisava fazer outros exames, disse que estava bem irrigado, ou algo do tipo não lembro bem das palavras exatas que ele usou. Eu mencionei que não tenho o baço pois sofri um atropelamento quando tinha dez anos, e tive hemorragia interna e o baço teve que ser retirado, pode ser uma sequela dessa cirurgia.?..o médico clinico geral que me requistou o exame por uma queixa minha de dores no abdomen, tambem não deu importancia e disse que eu poderia fazer uma outra eco daqui 6 meses para comparativo.

    estranho que no laudo do radio, ele não disse se era simples, gostaria de saber o que voce acha desse laudo e se o cisto pode ser uma marca da cirurgia

    estou preocupado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É mais fácil que ele seja uma sequela do atropelamento do que da cirurgia. Há duas opções, ou você repete o ultrassom em 6 meses ou faz uma tomografia computadorizada para ver melhor o cisto.

  41. Luiz Rodrigo Hoffmann

    Dr. só mais uma dúvida por gentileza.
    O fato de eu ter tido um cisto aos 34 anos, pode significar que poderei ter rins policisticos. Mesmo não tendo caso na minha familia?

    Agradeço sua atenção

  42. Luiz Rodrigo Hoffmann

    Dr. Pedro, obrigado pela sua atenção. Na verdade a minha preocupação
    era de um ano atrás não ter nada e agora ter aparecido. Mas o sr. me
    esclareceu e me deixou menos preocupado.

    No exame diz o seguinte

    formação
    policistica de paredes finas e lisas, conteúdo homogêneo e anecóico,
    medindo 18,1 mm de diâmetro, no polo superior do rim.

    Conclusão

    Pequeno cisto simples no rim direito.

    Bom doutor, pela minha idade, 34 anos, seria anormal
    esse cisto ou realmente não preciso me preocupar?

    O médico disse que não precisa ficar com paranóia de fazer uma ecografia a cada 6 meses.
    Mas mesmo assim estou meio encucado com tudo isso.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não precisa se preocupar. Basta acompanhá-lo de tempos em tempos, só para ter certeza de que ele não está crescendo muito. De resto, vida normal.

  43. Luiz Rodrigo Hoffmann

    Tenho 34 anos e minha ecografia deu um cisto simples no rim direito,
    localizado no polo superior do rim, medindo 18,1mm. O médico que fez a mesma disse que isso é normal que não era para se encomodar, que é bastante comum ter cisto.
    A minha dúvida é que eu fiz uma tomografia a um ano atrás e não tinha
    nada, e agora apareceu, é normal aparecer derrepente e nesse tamanho em que está?

    Agradeço a atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      18 mm é 1,8 cm. Não é um cisto grande. Pode surgir de um ano para o outro. Aliás, ele podia já existir em menor tamanho e ter passado despercebido.

  44. Claudio Melo

    O laudo da minha ultrassonografia diz que tenho um cisto cortical no rim esquerdo medindo 3 cm. O cisto cortical é a mesma coisa que cisto renal simples? E pelo que entendi este tamanho é normal quando se tem 54 anos, certo?

    Atenciosamente, Claudio.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Cortical significa que o cisto está localizado no córtex renal, que é o local mais comum. Geralmente, quando o radiologista não descreve nada sobre o cisto, além do tamanho e localização, é porque ele é simples.

  45. luan Ruiz

    DR estou com um cisto Bosniak I o que e melhor a se fazer

  46. thais leal sampaio

    boa noite Dr° Pedro é com imenso prazer que venho atraves do seu site buscar informaçoes sobre minha doença…tenho cisto simples..que em 2004 estava em 0,3 mm, agora em 2013 esta 30x27mm, so sinto dor lombar..gostaria de saber se vem o acaso de me operar? pois esta crescendo e se tem algum risco?

  47. josé

    Boa noite Dr.
    Tenho 47 Anos, tive um cisco renal no rim esquerdo à coisa de 2 anos, bastante grande, teve que ser retirado através da cirurgia. O cisco não maligno, chegou atingir cerca de 9 cm por 14 cm ( cerca de 1,3 litros), bastante incomodo ao ponto de provocar dores lombares, dificultava o normal funcionamento dos intestinos por estes terem menos espaço para a passagem dos alimentos. Após a cirurgia, qual o meu espanto, voltaram a crescer mais dois no mesmo rim, mesmo com raspagem do local onde se encontrava voltaram, um deles já tem 6 cm por 4 cm o outro é mais pequenino. O médico que me operou não vê uma explicação, acha que ´´e um fenómeno da natureza. Estou preocupado pois já sinto novamente algum incomodo, será que vai crescer mais, vou ter que acompanhar a sua evolução.

    As minhas perguntas são, não haverá algum medicamento que faça diluir todo este liquido ? Qual será a origem deste liquido? Serei alérgico a alguma comida ou bebida?

    A ciência evoluiu tanto, se é um problema que atinge tanta gente, deveria haver pelo menos uma explicação da sua origem e assim tentar evitar que aconteça ou tentar atenuar a sua evolução.

    Obrigado

    1. Pedro Pinheiro

      O líquido é produzido pelo próprio rim. É semelhante à urina. Não tem nada a ver com alergia e não há remédios que impeçam o seu crescimento.

  48. Juliana Viale Ribeiro

    Boa noite Dr. meu pai tem 50 anos ele fez um tomografia e no resultado costa que ele está com cisto simples com 1,6 cm no polo médio do rim esquerdo e nódulo de 2,6 cm no polo médio ( este ultimo de origem a esclarecer) gostaria de saber se este nódulo seria um câncer?
    Grata pela atenção aguardo respostas

    1. Pedro Pinheiro

      Juliana, não tenho como adivinhar. Se o relatório da tomografia diz que o nódulo precisa ser esclarecido, mais exames são necessários para determinar sua origem.

  49. laine

    Dr. Pedro…
    boa tarde!
    estamos muito preocupado meu pai fez duas ressonancia e foi confirmado no rim esquerdo cisto de 2,9 cm complexo com calcificação grosseira e niel hematico ,Bosniak IV e no rim direito cisto 2,1 cm aspecto simples , Bosniak I.
    Neste a melhor opção é a cirurgia?? e no caso da cirurgia é verdade que o perigo de uma emorragia é grande neste casos? o que o sr. me aconcelha???

    1. Pedro Pinheiro

      O tratamento de cisto Bosniak IV é habitualmente cirúrgico, o risco de ser câncer é grande.
      O risco de hemorragia é igual ao de qualquer cirurgia do rim. Não é nada assustador.

  50. Dirce Helena Fonseca Pereira

    Gostei dos esclarecimentos encontrados e fico feliz que outros venham a desfrutar das mesmas informações tranquilisadores que encontrei. foi diagnosticada um quisto no rim a minha irma e faz menos de um ano foi-lhe drenado um no ovario esquerdo, estou preocupada, algum aconselhamento .

    1. Pedro Pinheiro

      São situações diferentes. O cisto renal não tem relação com este cisto do ovário.

  51. Andreia Andrade

    Olá, doutor, o cisto nos rins tem tratamento para desaparecer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, só com cirurgia. Mas na imensa maioria dos casos o cisto renal não causa nenhum problema

  52. jaine aparecida vieira

    tenho sentido muita dor e tenho muito inchaço isso pode ser devido ao cisto renal?

  53. Mariuselenapacheco

    gostaria de saber se o exame ca125 è o suficente para tirar a duvida se o cisto renal é um cancer?

  54. gabriel donizete rosa

    ola estou com dor abidominal fui ao medico fis o utrason e apareceu um cisto no rin esquerdo!!!!!!!oke fazer!!!quanto a dor… o medico disse k e gastrite.. me deu uma engessao na veia..eai…

  55. Fatima

    Bom dia Dr Pedro, seus esclarecimento me deixaram mais calma, meu marido descobriu ontem que tem um cisto simples no rin direito, eu fiquei muito preocupada.
    Obrigada pelas informações.

  56. Cristina Lima

    Boa Noite, há dois anos descobri que tenho cisto renal, fiz diversos exames, inclusive ressonancia. O médico me grantiu que posso viver muito bem com ele, porém sinto grande desconforto e abdomen inchado pois o cisto tem 10,0 cm x 8,0 cm . Será que não devo me preocupar ou o Sr. aconselharia procurar opinião de outro profissional ?
    Grata, Cristina

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vc não ficou satisfeita com a explicação, procure uma segunda opinião.

  57. vilma

    …Obrigada Dr. Pedro pelas informações tão claras e de fácil assimilação. Quanto o cisto simples, no próximo acompanhamento dentro de um ano, é possível q seja necessário recorrer a hemodiálise?

  58. Martinsvilma

    no cso de cisto simples, causado pela idade, existe medicação? E os chás? são aconselhados? Alguém pode me esclarecer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      em 99% dos casos o cisto não causa nem sintomas nem complicações. Não é preciso tratar.

  59. Bruno

    Tenho um cisto no rim direito (descoberto há sete anos e acompanhado semestralmente por urologista) que, hoje, apresenta um diâmetro de 15 cm. Apresento dor lombar e lombociatalgia, decorrentes, segundo o ortopedista, de hérnia de disco e estenose lombar. 
    Pergunto: o cisto pode estar contribuindo para agravar a dor lombar ?No último US (março/12), foi detectado que o cisto tornou-se compressivo, “comprimindo levemente a junção ureteropiélica e a veia cava inferior”.O urologista entende estar na hora do cisto ser retirado por cirurgia, desaconselhando a aspiração, pelo risco de colaterais devidos ao alcol utilizado para ressecamento.Qual a urgência do caso ? Esperar mais é arriscado ?Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um cisto bem grande… Sugiro q vc ouça o urologista.

  60. Meire

    Obrigada,Dr. Pedro Pinheiro.Acabei  de saber que meu pai tem cisto no rim.Sua materia me tranquilizou.Bem objetiva.

  61. Regina

    Gostei muito da explicação pois foi bem simples de entender, obrigado

  62. Lidiamarostica

    um cisto no rim, sendo que o paciente está perdendo proteína na urina pode significar algo  preocupante? Já iniciou tratamento com cortizona.  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente não há nenhuma relação entre o cisto e a proteinúria.

  63. Tatabhmg

    Boa noite. Estou com dor abdominal intensa em hipocôndrio direito e flanco direito há mais de 05 meses. A TC evidenciou cisto renal simples a esquerda medindo 0,9X0,9 cm categoria I de Bosniak. A dor abdominal é intensa, mas se com essa especificação não há necessidade de tratamento, como tratar a dor se estou em uso de buscopan composto sem melhora?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse cisto não deve ser a causa da dor.

  64. Ortiz2009

    Meu exame deu na RM: “nódulo sólido, parcialmente exofítico, no plo inferior do rim direito (4,2 X 4,2 X 4,0 cm), com realce heterogêneo pelo meio de contraste, devido a áreas de degeneração cística/necrótica e focos hemorrágicos, altamente suspeita para envolvimento neoplásico primário”. É câncer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma imagem que sugere câncer. Procure um urologista.

  65. elida

     minha mae fez uma tumografia nos rins e deu (  neoplasia). sendo que em outro exame de tumografia deu cisto renal volumoso o que acontece?   vc pode me ajudar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendi qual é a sua pergunta.

  66. Jj-lima1953

    obrigado pelas informaçoes. tenho um sisto renal simples, fiz uma ultrason e o laudo deu bosniak  || simples. o medico pediu p/ fazer uma tc, o resultado cisto renal simples. devo me preocupar/

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a TC comprovou que o cisto é simples, não.

  67. MARCIA BRUNO

    Foi evidenciado um cisto parapiélico simples , no meu rim esquerdo.
    Gostaria de saber mais sobre esse termo parapiélico.
    Também foram evidenciados tres cistos , sendo um simples no lobo squerdo e direito também e  septadas, no lobo direito também.
    Tenho 65 anos e estou assustada, confesso.
    Até levar o exame ao médico gostaria de ter esclarecimentos a respeito.
    Foi uma ultra-sonografia Abdome Total.

    Grata
    Marcia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Parapiélico é uma referência ao local anatômico em que o cisto se encontra. Parapiélico significa próximo da pelve renal. Essa informação é irrelevante para o paciente.

  68. Eliene

    E quando o laudo não especifica o cisto como simples ou complexo? Seria uma falha na informação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente, quando não há nenhuma referência, trata-se de cisto simples. O mais correto, porém, é escrever no laudo que o cisto é simples. Isso evita confusões.

  69. Eronita Carneiro

    Eronita Carneiro.Um paciente pode ter cisto renal e cálculo ao mesmo tempo?isso pode impedir o funcionamento do rim?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- sim
      2- Não necessariamente

  70. Rosemary Soares Prado

    Dr. Pedro minha mãe retirou o rim direito pq tinha um tumor(cancer), agora ela fez uma tumografia e apareceu um cisto. Este cisto pode ser novamente um cancer?

    rose

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      cisto é cisto, câncer é câncer. Se for um cisto simples, não tem nada a ver com cÂncer.