Conceitos básicos
Cisgênero é um termo utilizado na discussão de questões de gênero para descrever pessoas cuja identidade de gênero corresponde ao seu sexo biológico atribuído ao nascimento.
Para entender o que é cisgênero, é preciso entender três conceitos básicos:
- Sexo biológico: sexo biológico é basicamente definido como masculino e feminino (existe também o intersexo, mas, para agilizar a explicação, não vamos abordá-lo neste artigo), baseando-se na composição genética dos cromossomos e na visualização da genitália externa.
- Gênero: o conceito de gênero abrange as características e comportamentos que uma cultura ou sociedade associa a homens e mulheres. O gênero envolve as vestimentas, gesticulações e redes de sociabilidade, dentre outros fatores. Frases ouvidas no dia a dia, como “isso não é coisa de homem’’, mostram que não é apenas a anatomia que define puramente esses conceitos. Existem masculinidades e feminilidades construídas e sustentadas culturalmente.
- Identidade de gênero: a identidade de gênero tem a ver com percepções próprias, como o indivíduo se observa inserido no seu meio. A identidade de gênero não necessariamente corresponde ao sexo biológico; o indivíduo pode se identificar com aspectos da masculinidade, da feminilidade, da mistura de ambos ou com um caráter fluido.
O que é um homem cisgênero ou uma mulher cisgênero?
Portanto, dizemos que um indivíduo é cisgênero quando a identificação do gênero dele bate com o seu sexo biológico. Ou seja:
- Um homem cisgênero (ou homem cis): é alguém que nasceu do sexo masculino e se identifica como homem.
- Uma mulher cisgênero (ou mulher cis): é alguém que nasceu mulher e se identifica como mulher.
Diferença entre cisgênero e transgênero
Enquanto as pessoas cisgênero têm uma correspondência entre seu sexo biológico e identidade de gênero, as pessoas transgênero vivenciam uma desconexão entre esses aspectos.
Portanto, quando a identificação do gênero não corresponde ao sexo biológico, os indivíduos são chamados de transgêneros.
- Uma mulher transgênero: é uma pessoa que foi designada como do sexo masculino ao nascer, mas que se identifica e vive como uma mulher.
- Um homem transgênero: é uma pessoa que foi designada como do sexo feminino ao nascer, mas que se identifica e vive como um homem.
Explicamos os conceitos de cis e transgênero com mais detalhes, além de diversos outros conceitos, no artigo: Introdução à identidade de gênero e LGBTQIA+
Dúvidas comuns
Cisgênero é o mesmo que heterossexual?
Não, cisgênero e heterossexual são termos diferentes e se referem a aspectos distintos da identidade de uma pessoa.
Cisgênero é um termo relacionado à identidade de gênero. Ele descreve uma pessoa cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo designado ao nascimento. Por exemplo, uma pessoa designada do sexo feminino ao nascer que se identifica como mulher é considerada cisgênera.
Heterossexual, por outro lado, está relacionado à orientação sexual e descreve uma pessoa que sente atração sexual e/ou romântica por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, uma pessoa heterossexual pode ou não ser cisgênero, e vice-versa. Por exemplo, uma mulher cisgênera pode ser heterossexual (sentir atração por homens), homossexual (atração por mulheres), bissexual (atração por ambos os gêneros), entre outras possibilidades.
O que significa o termo “cisgênero binário”?
O termo “cisgênero binário” refere-se a uma pessoa cuja identidade de gênero está em conformidade tanto com o sexo designado ao nascer quanto com o sistema de gênero binário, que se divide em duas categorias: masculino e feminino.
Assim, uma pessoa cisgênero binária é alguém que:
1. foi designada com um gênero ao nascer (masculino ou feminino);
2. se identifica com esse gênero ao longo da vida;
3. se insere dentro do modelo de gênero binário (homem ou mulher), sem se identificar com outras categorias ou expressões de gênero que estejam fora dessa divisão.
Esse termo diferencia-se de outras identidades cisgênero ao enfatizar que a pessoa não apenas se identifica com o gênero designado ao nascimento, mas também dentro dos limites do binarismo de gênero, que é a estrutura de gênero mais comum nas sociedades ocidentais.
Homens (ou mulheres) transgêneros são sempre homossexuais?
Não, homens e mulheres transgêneros não são necessariamente homossexuais. A identidade de gênero e a orientação sexual são aspectos independentes da identidade pessoal, o que significa que um homem transgênero pode ter diferentes orientações sexuais.
O que é não binário?
“Não binário” é um termo usado para descrever uma identidade de gênero que não se enquadra exclusivamente nas categorias tradicionais de “masculino” ou “feminino”, que formam o chamado sistema de gênero binário. Em outras palavras, pessoas não binárias não se identificam totalmente, ou de forma alguma, com as identidades de gênero homem ou mulher. Elas podem ter uma identidade de gênero que combina elementos desses dois gêneros, que varia entre eles, ou que está totalmente fora dessa classificação.
Referências
- Gender development and clinical presentation of gender diversity in children and adolescents – UpToDate.
- LGBTQIA+ Glossary of Terms for Health Care Teams – National LGBT Health Education Center.
- Camargo, S. A. P. de, & Sampaio Neto, L. F. de. (2018). Sexualidade e gênero. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, 19(4), 165. https://doi.org/10.23925/1984-4840.2017v19i4a1
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Deixe um comentário