Os testes de gravidez caseiros são confiáveis?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 87 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

História dos testes caseiros de gravidez

O relato mais antigo que conhecemos de um teste de gravidez caseiro vem do antigo Egito, no ano de 1350 a.C. Um teste descrito num papiro dizia que a mulher que suspeitava estar grávida deveria urinar em cima de sementes de trigo e cevada. Se o trigo florescesse, a mulher estava grávida de uma menina. Já se fosse a cevada a florescer, a gravidez era de um menino. Se nenhum dos dois crescesse, isso era um sinal de que a mulher não estava grávida.

Na década de 1960, uma época em que não existia a fartura de testes de gravidez cientificamente comprovados que temos hoje, um grupo de cientistas resolveu pôr à prova o teste descrito no antigo papiro. Por incrível que pareça, o estudo mostrou que o teste acertava a existência da gravidez em cerca de 70% dos casos, um percentual longe de ser brilhante, mas que com certeza mostrava algum êxito, que não poderia ser explicado apenas pelo acaso. Na época, a grande concentração de estrogênio na urina das grávidas acabou sendo a explicação para esse fato.

Esse relato é interessante, pois demonstra que os povos antigos já reconheciam (ou pelo menos imaginavam) o papel da urina no diagnóstico da gravidez. Também chama a atenção que mais de 3000 anos depois, ainda muita gente utiliza métodos caseiros, não baseados no método científico, para tentar diagnosticar uma gravidez.

Portanto, se um teste caseiro idealizado por povos tão antigos e com conhecimento científico tão primitivo pode apresentar algum grau de eficácia, qual será a real utilidade dos testes de gravidez caseiros tão propagados pela Internet?

Neste artigo faremos uma crítica aos mais conhecidos testes de gravidez caseiros, incluindo o teste da água sanitária, da fervura, do cloro, do vinagre e da pasta de dente.

Testes de gravidez cientificamente comprovados

Se você é uma pessoa que procura informações apenas sobre testes de gravidez cuja confiabilidade é cientificamente comprovada, então nenhum dos testes caseiro que será descrito neste artigo serve pra você. Nenhum deles, absolutamente nenhum, é baseado em premissas científicas.

Antes de seguirmos com as explicações sobre os testes caseiros, vamos só relembrar quais são os testes de gravidez devidamente estudados e comprovados pela ciência.

O teste de gravidez mais confiável que existe é a dosagem do hormônio hCG no sangue. A taxa de acerto é próxima de 100% quando a mulher já está com pelo menos 1 dia de atraso menstrual. A sua grande desvantagem é o fato de ser um exame laboratorial que precisa de uma amostra de sangue.

Os testes de farmácia são mais simples que os teste de sangue, pois podem ser feitos em casa e precisam apenas de uma amostra de urina. A capacidade de identificar a presença do hCG é um pouco mais baixa que a dos exames de sangue, porém, ainda é bastante elevada. A taxa de acerto é altíssima se o teste for feito com pelo menos 5 dias de atraso menstrual. Atualmente, um teste de gravidez de farmácia custa algo em torno de 5 a 20 reais, dependendo da marca.

Teste de gravidez da água sanitária (lixívia)

Como é feito o teste de gravidez da água sanitária:

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

O teste supostamente se baseia na detecção indireta do hormônio hCG, que reagiria com a água sanitária provocando as alterações descritas acima.

Críticas ao teste de gravidez da água sanitária:

Quando fazemos uma rápida procura pelo Google à procura de informações sobre o teste caseiro da água sanitária, nos deparamos com um grave problema, que também está presente em quase todos os testes caseiros que descreveremos: a completa falta de padronização e metodologia.

Repare que não há um recipiente adequado, dependendo da fonte, pode ser um copo de plástico, vidro, acrílico, cerâmica, etc. Também não há concordância entre as quantidades de urina e de água sanitária. A concentração mais adequada da água sanitária não é descrita e ninguém diz também a partir de que momento (quantos dias de menstruação atrasada, por exemplo) o teste deve ser feito.

Essa falta de metodologia por si só seria suficiente para tornar o teste pouco confiável. Quem já teve algum contato com trabalho laboratorial sabe que uma pequena alteração na concentração de um reagente pode ser suficiente para alterar completamente um resultado.

Mas há um problema ainda mais grave com esse teste. A urina é rica em ureia e possui quantidades variáveis de amônia. A reação destas substâncias ao contato com o hipoclorito de sódio (água sanitária) é muito conhecida. As borbulhas são geradas pela produção de cloramina e gás clorino. Além da reação nada ter a ver com o hormônio hCG da gravidez, ambas substâncias são bastante tóxicas se inaladas. Em alguns casos, a quantidade de gás tóxico produzida por ser relevante, provocando uma grande reação e um odor extremamente desagradável.

A exposição a gases de cloramina pode causar os seguintes sinais e sintomas:

  • Tosse.
  • Náusea.
  • Falta de ar.
  • Irritação na garganta, nariz e olhos.
  • Broncoespasmo.

Em casos mais severos, com exposição repetida, até pneumonite (inflamação dos pulmões) pode ocorrer.

O teste parece dar positivo para algumas pessoas e negativo para outras, estando elas grávidas ou não, exatamente pela ausência de padronização. Quantidades e concentrações diferentes de água sanitária, aliadas a quantidades e concentrações diferentes de urina podem gerar reações mais ou menos intensas. O teste pode ser positivo tanto em homens como em mulheres.

Veredito:

O teste de gravidez da água sanitária não só não funciona, como ainda pode gerar gases e vapores tóxicos.

Teste de gravidez do cloro

Como é feito o teste de gravidez do cloro:

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Críticas ao teste de gravidez do cloro:

Na verdade, o teste do cloro é apenas uma variação do teste da água sanitária, uma vez que ambas substâncias contêm o elemento químico cloro como principal componente. Assim como ocorre com a água sanitária, as substâncias naturais da urina reagem com o cloro e produzem gases tóxicos, como a tricloramina e o cloreto de cianogênio. A mudança de cor e a produção de espuma são resultados dessa reação. Não tem nada a ver com a presença do hormônio hCG na urina.

Só como curiosidade, você sabe por que em algumas piscinas sentimos um forte cheiro de cloro e nossos olhos ardem e ficam vermelhos? Não é porque essas piscinas têm cloro em excesso, mas sim porque elas estão contaminadas com grande quantidade de urina e suor. O odor forte de cloro e os olhos irritados ocorrem pelas substâncias tóxicas produzidas pela mistura de urina e do suor com o cloro da piscina.

Veredito:

O teste de gravidez do cloro não só não funciona, como ainda pode gerar gases e vapores tóxicos.

Teste de gravidez da pasta de dente

Como é feito o teste de gravidez do creme dental:

Em um copo transparente, você deve misturar urina com uma pequena quantidade de pasta de dente branca (não serve colorida). Se após 2 minutos a pasta branca torna-se azulada ou começar a espumar, o teste é positivo.

Críticas ao teste de gravidez da pasta de dente:

O teste da pasta de dente parece ser um pouquinho mais padronizado que o da água sanitária, ainda assim discrepâncias entre a quantidade de creme dental e urina são facilmente encontradas.

O teste não funciona. A mudança de cor não ocorre na maioria dos casos, mesmo quando a mulher está grávida. Já a formação de espuma é comum e ocorre até com a urina de homens. A espuma é uma reação da acidez da urina com a pasta de dente alcalina. Alguns cremes dentais também possuem lauril éter sulfato, substância que facilita a formação de espuma. Quanto mais alcalina for a pasta e mais ácida for a urina, maior é a chance de reações.

Veredito:

O teste de gravidez da pasta de dente não funciona. Resultados positivos e negativos ocorrem aleatoriamente, de acordo com a composição da pasta e a acidez da urina.

Teste de gravidez da fervura da urina

Como é feito o teste da fervura da urina:

O teste da fervura consiste em utilizar um recipiente de alumínio para ferver a urina.  Se a urina ferver como leite, criando um sobrenadante, o teste é positivo. Se ferver como água, o teste é negativo.

Críticas ao teste da fervura da urina:

A urina é um líquido rico em diversas substâncias, ao contrário da água, que é basicamente água e quantidades mínimas de alguns sais minerais. As substâncias presentes na urina têm pontos de ebulição distintos, diferentemente da água pura, que ferve de forma homogênea. É esperado que as características da fervura sejam mesmo diferentes. A sua urina só irá ferver de forma parecida com a água se ela estiver muito diluída. Para isso, você precisa beber muita água ao longo do dia.

Portanto, o teste da fervura dará positivo para a maioria das pessoas, mesmo mulheres não grávidas e homens.

Veredito:

O teste de gravidez da fervura não funciona e dá positivo na maioria dos casos.

Teste de gravidez do vinagre

Como é feito o teste do vinagre:

O teste do vinagre é feito misturando urina e vinagre em um recipiente transparente. Se a solução mudar de cor ou espumar, o teste é positivo. Se não mudar de cor, é negativo.

Críticas ao teste do vinagre:

O vinagre é composto por ácido acético, que é um ácido fraco. A urina também é uma substância levemente ácida. Em geral, a mistura das duas substâncias não provoca reação nenhuma, exceto pela mudança de cor, que se dá mais porque o vinagre tem coloração ou tonalidade diferente da urina. Aliás, esse é um dos problemas do teste, não há uma padronização do tipo de vinagre a ser utilizado.

Em algumas situações clínicas, a urina pode ser tornar alcalina, o que favoreceria a ocorrência de reações com o ácido acético. Mas isso nada tem a ver com a presença ou não do hormônio hCG na urina.

Veredito:

O teste de gravidez do vinagre não funciona.

Conclusão sobre os testes de gravidez caseiros

Nós escolhemos 5 testes como exemplo, mas na Internet existem dezenas deles. Há ainda o teste da agulha, teste da Coca-Cola, teste do Pinho Sol, teste da pimenta, etc. Não é preciso falar de um por um, pois todos são falaciosos e não seguem o método científico.

A verdade é que a urina da grávida nos primeiros dias de gravidez é basicamente igual à urina da mulher não grávida. A diferença está na presença do hormônio hCG, que se encontra em concentrações baixíssimas nos primeiros dias. Mesmo que esses testes tivessem alguma base científica por trás, dificilmente eles seriam capazes de detectar quantidades tão pequenas do hormônio hCG.

O teste de sangue, que é o teste de gravidez mais sensível de todos, utiliza técnicas laboratoriais moderníssimas, desenvolvidas ao longo de décadas. Por isso, ele é capaz de identificar concentrações mínimas de hCG circulando no sangue materno.

Se você suspeita que possa estar grávida, mas não quer ir a um laboratório colher sangue, compre um teste de gravidez de farmácia. Eles são baratos, confiáveis e fornecem o resultado em poucos minutos. Não adianta ficar sujando panela ou copos com urina, nem gastando os produtos químicos que você tem casa. Nenhum deles funciona e, como vimos, podem até fazer mal, por liberarem vapores tóxicos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


87 respostas para “Os testes de gravidez caseiros são confiáveis?”

  1. Amanda

    Fiz um teste caseiro com água sanitária ficou uma espulma branca e positivo ou n

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Testes caseiros não servem para diagnosticar gravidez. O fato de fazer ou não espuma não tem nada a ver com você estar ou não grávida. É apenas uma reação entre a água sanitária, que é alcalina, com a urina, que é ácida.

  2. Joh

    Oi. Me tira uma dúvida e normal mulher ficar um mês e 20 dias sem menstrua,,, tenho muita cólica, dor abaixo do umbigo, ânsia, urina frequente toda hora, tontura, alimentação constante, muita dor de cabeça…? Me responde por favor??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é normal, especialmente se o seu ciclo era mais curto antes.

  3. Diadorim

    Engravidei ano passado e fiz o teste do cloro, deu certo. Estou grávida de novo e deu certo de novo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É só uma coincidência. Pegue algumas amigas suas não grávidas e faça o teste nelas para você ver que o resultado não relação nenhuma com gravidez. Aliás, faça o teste também em alguns homens.

  4. Camila

    Fez agora teste de agua santaria borbulho depois ficou igual refrerente positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nem positivo nem negativo, teste da água sanitária não funciona.

  5. Eryka

    Teste Dá Água Sanitária Dá Certo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  6. Marili de Fátima ricardo

    Eu sou laqueada há 15 anos, mas estou com todos os sintomas de grávida, e possivel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Possível até é, mas é muito pouco provável.

  7. Nayra Silva

    Por que minha menstruação ainda vem eu estando grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você está grávida, esse sangramento não é menstruação. É um sangramento de primeiro trimestre e precisa ser avaliado pelo obstetra.

  8. Danielle

    Tenho 49 anos, pratiquei o coito interrompido, meu namorado tem 54, existe perigo de gravidez? Estou com enjoos e menstruação atrasada a 12 dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, existe.

  9. Eliane

    Gostaria de saber se teste caseiro com sal realmente funciona ou e mito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É mito.

  10. Anna Letycia Ribeiro

    Dr. Tomei anticoncepcional injetável pela primeira vez no mes de janeiro dia 23 e no mes de fevereiro nao tomei e tive relações sem camisinha desde entao. posso engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, se você falhou alguma toma, há risco de gravidez.

  11. Lin

    Dr., há possibilidade de gravidez quando o líquido seminal está na minha mão e eu limpo na calça, depois só com álcool etílico e em seguida tocar na minha intimidade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  12. Lin

    Quanto tempo depois da fecundação eu passo a ter sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sintomas de gravidez mesmo geralmente só 2 ou 3 semanas depois da fecundação.

  13. Lin

    Doutor, masturbei meu namorado, mas ele não ejaculou (foi apenas o líquido seminal); limpei a minha mão na sua calça e depois ficamos de mãos dadas. Cheguei em casa, lavei as mãos com bastante sabão líquido, perfume, álcool em gel e etílico umas quatro vezes e depois me masturbei. Há possibilidade de eu estar grávida?
    Ps: sou virgem!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Mi Dispiace

        Que vida difícil essa de médico, ninguém merece!rsrs

  14. Marilene Santos

    Dr. é possivel acontecer uma gravidez quando o metodo contracepitivo é o coito interrompido ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, essa é uma das estratégias de contracepção com maior taxa de falhas. Dê uma olhada nesse artigo: https://www.mdsaude.com/2014/12/metodos-anticoncepcionais-2.html

  15. Ellen

    É claro que um médico nunca vai dizer que estes testes funcionam ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lógico que não. É esperado que qualquer médico sério não apoie charlatanices, crendices, simpatias ou mitos. Cabe ao médico se manter fiel àquilo que é cientificamente comprovado.

      1. Aline Gonçalves

        O que não significa que a Ciência esteja sempre correta, inclusive nesse caso dos testes de Gravidez pois é sabido que a Ciência faz novas descobertas a cada dia que passa, não sendo também completamente confiável.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se o método científico for empregado de forma correta, não existe melhor forma de entender os fenômenos naturais. A ciência é plenamente confiável. O que as pessoas chamam de erro da ciência é simplesmente a não implementação correta do método científico.

    2. Mi Dispiace

      Ellen, ele não vai dizer por estudou muito para se dar o luxo de se expor e, seguramente, todos levam muito a sério o compromisso com seus pacientes, portanto, não se trata de ser conveniente ou não. Também não existe nenhum problema em receitar coisinhas meio que “caseiras” ou “dicas da vovó” desde que cientificamente a eficacia seja comprovada. Quer um exemplo? Mães que amamentam são orientadas a passar o próprio leite materno nos seios fissurados ( rachados) como tratamento ( não é o único). Isso é um habito muito antigo e ainda muito utilizado, no Brasil e na França, pais onde eu vivo. Nem tudo é farmácia, relaxa, porém, é necessário que o medico tenha respaldo cientifico para tal.
      http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a06.pdf

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Exatamente. O problema não é ser caseiro ou não. O problema é ter comprovação de que funciona ou não.

        1. hugo citeli

          Porisso não se pode confirmar que não funcionam. Tem que haver testes padroes para isso

        2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          O primeiro passo do método científico é a observação do fenômeno. O segundo é o questionamento crítico do fenômeno observado. O terceiro é formulação de hipóteses. O experimento é só o quarto passo. Os testes caseiros de gravidez já falham no primeiro e no segundo passos, quando observamos que ele dá positivo até em homens. Não faz sentido gastar recursos para estudar algo que a gente claramente observa que não funciona, não passa pelo questionamento crítico nem possui uma base teórica racional por trás (passos 1, 2 e 3).

  16. Lorena

    A ultima vez que fiz sexo foi exatamente no ultimo dia da minha menstruação (que sempre foi um pouco irregular, mas sempre desceu). Ocorreu há dois meses e minha menstruação não veio mais. É possível que eu tenha ovulado no dia seguinte? Mês passado fiz um teste ao perceber o atraso da menstruação, porém deu negativo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é esperado que uma mulher ovule no dia seguinte ao final da menstruação. O que pode ocorrer é o espermatozoide permanecer viável por até 7 dias dentro do aparelho reprodutor feminino. Nesses casos, se a mulher ovular dentro de 1 semana, ela pode engravidar. Mas isso é bastante raro.

  17. Isabela

    Tive uma Gravides nas trompas a 8 meses. Retirei ovario e trompa. Estou com muitos enjoos e mestruacao atrasada , sera q posso esta gravida, sem fazer nenhum tratamento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  18. Joana

    DR. estou na terceira cartela do anticoncepcional Tantin. Tive relação sexual com meu namorado sem camisinha, porém, com coito interrompido e aconteceu no último dia da menstruação. Corro risco de uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você está tomando a pílula de forma correta, o risco é muito baixo.

  19. Anna

    Boa noite Dr,
    Fiz coito com o meu namorado no dia da minha ovulação, minha temperatura corporal está elevada (37.2), sinto dores de cabeça, enjoo e mudança de humor. Minha menstruação está para chegar amanhã. Posso estar grávida ? Ou são sintomas da TPM?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas, sim, a gravidez é uma possibilidade. Se a menstruação atrasar, faça o teste de gravidez.

  20. ely

    doutor sou ligada mas acho que estou gravida o que fasso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Um teste de gravidez.

  21. Maria Fernanda

    Fiz o do cloro e minha urina saiu amarela é coloquei o cloro e ficou escura, e depois fiz outra que não ficou muito escura mais borbulha, e tem hora que faço é fica branca com bolinhas será que estou ? Faz 1 mês e alguns dias que a minha mestruacao ta atrasada mais não sinto nada só o meu umbigo que dói um pouquinho quando aperto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Faça um teste de gravidez de verdade. Não ajuda em nada utilizar testes que não funcionam.

  22. layane

    dr. estou atrasada 2 meses e 10 dias me sinto enjoada tontura fome e vontade de ir ao banheiro mas do que antes ja fiz teste de sengue mas deu negativo o que pode ser posso esta gravida mesmo asim ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teste de sangue com 2 meses de atraso não dá errado. Tem que procurar outra causa que não gravidez para o seu problema.

  23. Kelly Araújo

    Bom dia, minha mestruação está a 14 dias atrasada.. Não sinto enjou, so muita dor de cabeça e uma dorzinha abdominal chata!
    não tomo pilula a 6 meses. Será que estou gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas, sim, é uma possibilidade.

      1. Kelly Araújo

        Fiz o teste de farmácia deu positivo ! :)

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Parabéns!

  24. jaene

    Oi Doutor fiz o teste de farmacia deu positivo,porem so sinto algumas colicas que passam rapido nao sinto nda,tipo dor de cabeça ,enjoos nada desses sintomas somente o peso na virilha e de leve as colicas sera que posso estar gravida mesmo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente sim, mas o correto é fazer o exame de sangue pra confirmar.

  25. Aline Pinto Dos Santos

    Oi dr.boa tarde meu marido tem 3 meninas 1 comigo e 2 com maes diferentes,1 de cada mae.estou gravida d 3 meses qual a possibilidade d ser um menino????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      50%.

  26. lucineia

    Dr.tomo comprimido mas as vezes esqueço, comecei umas duas semanas a chora sem motivo, enjoar e ficar tonta tem chance de eu estar grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não toma a pílula e forma correta, existe, sim, chance de engravidar.

  27. leiliane

    Dr.pedro eu estou com quase 3 meses q minha menstruaçao n vem, fiz o exame de sangue e deu negativo, se n e gravidez o q pode ser?

  28. Priscila

    Doutor hoje eu senti uma dor abdominal muito forte, pensei q era cólica mas minha menstruação não desceu.. Eu tive relação sexual porém foi com camisinha pode ser gravidez? Detalhe: minha menstruação está atrasada faz 5 dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não houve problemas com a camisinha, é pouco provável.

  29. Arlete

    Dr. tive relações sexuais e a camisinha estourou, tomei a pílula do dia seguinte pouco mais de 24h depois. A menstruação pode atrasar? Quanto tempo demora pra saber se estou grávida ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em geral, a menstruação desce cerca de 7 dias depois da PDS. Se você chegar na data esperada da sua menstruação e ela não vier, faça um teste de gravidez.

  30. daya batista

    Bom dia doutor.
    A 4 meses minha menstruarão esta atrasada. Fiz vários testes de farmácia e deu negativo. So que agora começou a sair colostro dos meus seios. Posso estar gravida??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável. Há problemas hormonais que podem causar atraso menstrual e saída de leite sem que seja uma gravidez. Você já foi ao seu ginecologista?

  31. Paula

    Olá Dr.
    Estou um pouco desesperada, quase em pânico na verdade. Eu e o meu namorado tivemos relações mês passado, e usamos camisinha. Ainda deitados, mesmo depois que ele terminou, tivemos de novo, mas dessa vez sem camisinha, mas ele nem chegou a gozar, ainda assim tomei a pilula do dia seguinte por medo.
    Esse mes, tivemos relacoes sem camisinha, e ele ejaculou fora, mas eu fiquei preocupada e tomei a pilula de novo.
    Há alguma possibilidade de estar gravida pois tomei duas vezes a pilula em menos de um mes? E, sobre os testes, tem uma quantidade minima de urina ou cloro para misturar?
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Paula, leia o artigo novamente. Esses testes não funcionam. Não importa a quantidade de cloro.

      Existe o risco de você estar grávida, mas não parece muito provável.

  32. sara

    Boa tarde. A minha incerteza esta a consumir-me. A minha mestruacao e muito certa apesar de não tomar nenhum contraceptivo. Deveria ter vindo dia 17/18 de Agosto e só veio a 26. Entretanto senti meu peito ficar duro e a barriga inchada. Por vezes sinto algo na barriga. Fui fazer a análise e deu BETA HCG 12,4 mUI/ml. Mas não diz mais nada. Não entendo como se vê este valor. Por favor responda me. Tenho consulta marcada mas ainda tenho que esperar uma semana. É positivo ou negativo? Agradecida Sara.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Beta hCG só é positivo acima de 25. Além disso, você diz que menstruou, portanto, não há porque pensar em gravidez.

  33. Rebeca

    Dr. gostaria de saber se fizer o exame beta hcg menstruada altera o resultado do exame? Pois não sei se estou menstruada, pois a menstruação está com um volume menor e cor escura. Essa é a primeira menstruação após a primeira cartela do anticoncepcional.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não altera. Mas se a menstruação veio na pausa da cartela, não vejo motivo para você achar que está grávida.

  34. Andrea

    Doutor boa tarde! Não tive atraso menstrual ainda, mais sinto enjous a 4 dias, e não uso nenhum meio de proteção, posso estar grávida? Já faz um ano que tento engravidar!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os enjoos não costumam surgir assim tão cedo.

    2. Erica

      Doutor eu fiz o teste da água sanitária meu xixi fico escuro oque significa

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Não significa nada. Esse teste não tem nenhuma utilidade.

  35. Naty Cavalcante Ribeiro

    Doutor tive Relação uma semana Depois do ultimo dia da Minha menstruação, o preservativo rasgou, tomei uma pilula do dia Seguinte no mesmo dia do ocorrido. Porém, depois de uma semana comecei sentir o bico do seio dolorido e quando (aperto/expremo) sai um liquido esbranquiçado/ transparente. isso pode ser um sintoma de gravidez ?. Desde já, obgd

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouco pra se pensar em gravidez neste momento.

      1. Jordan

        Dr.minha namorada fez dois teste de gravidez, ambos deram positivo, então dois dias dps ela diz ter menstruado e possível ela ta gravida
        Ou perdido ou Sla . ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Nem todo sangramento vaginal é menstruação, principalmente na grávida.Ela tem que ser avaliada pelo obstetra.

  36. Mari Castro

    Doutor por que em algumas ecografias vem escrito gravidez tópica de 18 semanas e tempo de amenorreia 20 semanas. E outras vem por exemplo gravidez tópica de 18 semanas e tempo de amenorreia 18 semanas?

    Pq algumas idades gestacionais diferem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esses tempos se referem a uma mesma gestante ou a gestantes diferentes?

      1. Mari Castro

        Gestantes diferentes. Algumas gestantes o tempo diferem e as minhas ecografias batem as semanas e dias. Tive uma relação dia 7 de março mas menstruei dia 13 de março (bem pouco e poucos dias), depois tive outra relação dia 27 de março mas tomei a pds. Sera que é por isso que meu tempo de gestação e dum batem, por que engravidei da relação dia 7? Ou não tem nada a ver?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Mas o esperado é que o tempo de gestação pelo ultrassom e o o tempo de gestação pela DUM sejam mesmo semelhantes. O ultrassom também faz o cálculo usando a DUM.