Minipílula anticoncepcional: como tomar, tipos e efeitos

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 34 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

A pílula anticoncepcional é uma forma de controle de natalidade disponível no mercado desde a década de 1960.

No início, as pílulas continham grandes quantidades dos hormônios progesterona e estrogênio, o que era responsável pela alta taxa de efeitos colaterais, incluindo alguns graves, como trombose, AVC e doenças cardiovasculares.

Desde a década de 1980, porém, a quantidade de hormônios presente na pílula anticoncepcional vem diminuindo progressivamente, principalmente a concentração dos estrogênios. O objetivo atual é obter uma contracepção eficaz com a menor quantidade possível de hormônios.

Essa procura por anticoncepcionais orais que contenham a menor quantidade de hormônios sem perder a eficácia contraceptiva deu origem a chamada minipílula, uma pílula anticoncepcional composta apenas pelo por derivados do hormônio progesterona. A minipílula, ao contrário dos anticoncepcionais orais tradicionais, não contém o hormônio estrogênio em sua fórmula.

Neste artigo vamos abordar exclusivamente a minipílula, incluindo explicações sobre as opções comercialmente disponíveis, formas de uso, indicações e efeitos colaterais.

O que é a minipílula?

Conforme referido na introdução deste artigo, a minipílula é uma pílula anticoncepcional composta exclusivamente pelo hormônio progestina, que é a forma sintética da progesterona.

A lógica por trás do desenvolvimento da minipílula é permitir que as mulheres consigam ter um anticoncepcional em comprimidos que seja eficaz, mas que não possua o hormônio estrogênio, responsável pela maioria dos efeitos colaterais indesejáveis das pílulas tradicionais (leia: 10 Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional).

No Brasil, existem 3 formulações diferentes de minipílula, cada uma com uma progestina diferente:

  • Noretisterona 0,35 mcg (nomes comerciais: Norestin, Micronor).
  • Desogestrel 0,075 mcg (nomes comerciais: Cerazette, Nactali, Juliet, Kelly).
  • Linestrenol 0,5 mcg (nomes comerciais: Exluton).

Exceto pelo Linestrenol, as outras duas progestinas também podem ser encontradas em anticoncepcionais tradicionais, junto com estrogênio, como são os casos do Mesigyna (estradiol + noretisterona) e do Femina (etinilestradiol + desogestrel), por exemplo.

Como funciona?

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

A minipílula tem sucesso como método contraceptivo porque ela exerce pelo menos mais dois efeitos sobre o sistema reprodutor feminino, além da supressão da ovulação. São eles:

  • A pílula de progesterona torna o muco cervical mais espesso, dificultando a vida dos espermatozoides, que não conseguem chegar às trompas para encontrar o óvulo.
  • Mesmo que a mulher ovule e o espermatozoide consiga chegar ao óvulo para fecundá-lo, a minipílula também age tornando a parede interna do útero mais fina, dificultando a implantação do óvulo fecundado, impedindo assim o início de uma gravidez.

Portanto, para que a minipílula falhe, são necessários, pelo menos, 3 falhas consecutivas no seu mecanismo de ação. Quando tomada de forma correta, a taxa de sucesso chega a ser de 99%.

Na prática, porém, a taxa de sucesso da minipílula fica ao redor de 92%. O problema não é propriamente falha da pílula de progesterona em si, mas sim erros das pacientes em tomar a pílula corretamente.

Como veremos a seguir, para a minipílula funcionar, ela exige um pouco mais de disciplina em relação aos horários de toma que as pílulas tradicionais.

Quem deve tomar?

A minipílula pode ser tomada por praticamente todas as mulheres que procuram um método contraceptivo. Todavia, ela é especialmente útil para aquelas mulheres com maior risco de efeitos colaterais causados pelo estrogênio. Exemplos desta situação são as mulheres com mais de 35 anos, fumantes, hipertensas, com sobrepeso, diabéticas, que têm enxaqueca e mulheres com maior risco de eventos trombóticos.

A minipílula não aumenta o risco cardiovascular nem facilita o desenvolvimento de tromboses. Ela também não provoca enxaquecas, não costuma alterar a libido nem provocar ganho de peso na maioria das mulheres.

A minipílula também pode ser utilizada durante o aleitamento materno, pois ela não interrompe a produção de leite e não faz mal ao bebê. Explicaremos mais adiante como as lactantes devem tomá-la.

A pílula de progestina não deve ser indicada para mulheres que tenham problemas de falta de disciplina com medicamentos. Se você é daquelas pessoas que vive esquecendo a hora dos remédios ou que frequentemente falha a toma da pílula convencional, a minipílula não é uma boa opção. Nestes casos, o DIU é uma alternativa muito melhor.

Como tomar?

A minipílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo menstrual, porém, o mais indicado é que a cartela seja iniciada no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Se a pílula de progesterona for iniciada no primeiro dia do ciclo, o seu efeito contraceptivo é imediato, não havendo necessidade do uso de um método contraceptivo complementar, como a camisinha.

Se, por outro lado, a minipílula for iniciada em qualquer outro dia do ciclo, o ideal é usar camisinha nos 7 primeiros dias, caso você tenha relações sexuais. É provável que a partir do 2º dia de pílula você já esteja protegida, mas por segurança, sugerimos 7 dias de intervalo.

A minipílula deve ser tomada de forma ininterrupta. Cada cartela possui 28 comprimidos e não há pausa entre uma cartela e outra. A minipílula deve ser tomada na mesma hora todos os dias. Essa é a sua principal desvantagem. Um simples atraso de mais de 3 horas é suficiente para a pílula perder o seu efeito protetor.

Efeitos colaterais

O principal efeito colateral da minipílula é a irregularidade menstrual. Em algumas mulheres pode haver perdas isoladas de sangue ao longo ciclo ou ciclos menstruais com calendário completamente imprevisível. As irregularidades menstruais são mais comuns naquelas mulheres que não tomam a minipílula na mesma hora todos os dias.

A maioria das mulheres que toma a pílula de progesterona continua a menstruar, geralmente de forma regular, mas o fluxo reduzido. Muitas mulheres referem que a minipílula “melhora” sua menstruação, pois ela reduz o tempo de sangramento, o volume de sangue perdido e as cólicas menstruais.

Há casos, porém, de aumento do fluxo menstrual com o uso da pílula de progesterona. Alterações da menstruação são a principal queixa das usuárias da minipílula.

Outro efeito colateral possível é a acne. Esse efeito é muito individual, mas nas mulheres que já têm problemas com acne, a minipílula pode agravar o quadro.

Dor de cabeça e náuseas também podem surgir em algumas pacientes após o início do medicamento.

Dúvidas comuns

Como realizar a troca da pílula convencional para a minipílula?

A mulher que deseja trocar de método anticoncepcional deve fazê-lo no dia seguinte ao do último comprimido da cartela. A paciente acaba a cartela do seu anticoncepcional tradicional hoje e amanhã já inicia a minipílula. Desta forma não há interrupção do efeito contraceptivo.

Se o anticoncepcional for injetável, a minipílula deve ser iniciada no dia que a próxima injeção deveria ser administrada. Se for DIU, a minipílula deve ser iniciada no dia da retirada do dispositivo.

Como tomar a minipílula durante a amamentação?

Mulheres que estão amamentando podem iniciar a minipílula após a 6ª semana pós-parto. Em geral, não há ovulação nas primeiras 6 semanas e o não uso de minipílula nos primeiros dias minimiza qualquer influência hormonal na fase inicial da produção de leite. Após a produção de leite estar plenamente estabelecida, a minipílula não interfere em nada.

Nas mulheres que não fazem aleitamento exclusivo e alternam as mamadas com fórmulas artificiais, o risco de ovulação antes das primeiras 6 semanas é maior, por isso, a minipílula pode ser iniciada a partir da 3ª semana.

Como tomar a minipílula após o parto em quem não vai amamentar?

Se você não vai amamentar, a minipílula pode ser iniciada no dia seguinte ao do parto. Como as mulheres habitualmente não ovulam nas primeiras 3 semanas após o parto, a minipílula pode ser iniciada com segurança em qualquer momento dentro deste intervalo. Se a pílula de progesterona for iniciada nos primeiros 21 dias após o parto, nenhum método contraceptivo complementar é necessário. Entretanto, se a minipílula for iniciada somente após o 21º dia, um método adicional deve ser utilizado por 7 dias.

Como tomar a minipílula após um aborto?

A minipílula deve ser iniciada no dia seguinte a um aborto. Não é necessário nenhum método contraceptivo complementar.

Antibióticos cortam o efeito da minipílula?

Assim como corre com as pílulas compostas de estrogênio e progesterona, os antibióticos não cortam o efeito da minipílula. A única exceção é um antibiótico chamado rifampicina (ou o seu derivado rifabutina).

Se você deseja maiores informações sobre esse assunto, acesso o seguinte artigo: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?

O que fazer se uma mulher esquecer de tomar a pílula de progestina na hora certa?

Se a mulher esquecer de tomar a minipílula no horário correto, ela deve tomá-la o mais rápido possível. A pílula deve estar sempre à mão, de preferência na bolsa, para que possa ser tomada a qualquer momento, mesmo que a mulher esteja fora de casa. Se o esquecimento for superior a 3 horas, nos próximos 2 dias qualquer relação sexual deve ser realizada com preservativo. Após 48 horas, o muco torna-se espesso novamente para impedir a progressão dos espermatozoides.

O que fazer se eu vomitar depois de ter tomado a minipílula?

Se você vomitar nas primeiras 3 horas após ter tomado a sua dose diária, por segurança, proceda como se fosse uma dose esquecida. A mulher deve tomar a pílula novamente e não ter relações desprotegidas por pelo menos 2 dias para dar tempo da volta do efeito contraceptivo.

Há risco de falha se eu tomar a minipílula com diarreia?

A diarreia geralmente não é um problema, a menos que seja muito intensa, com várias evacuações por dia. Neste caso, a minipílula deve ser interrompida até a resolução da diarreia.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


34 respostas para “Minipílula anticoncepcional: como tomar, tipos e efeitos”

  1. Eliane

    Bom dia ! Dr. Vou começar tomar ah minipílula hoje pq tenho ovário policístico e com isso fico sangrando sem parar e tenho pressão alta estou com sobrepeso e sofro com manchas no rosto causadas pelas acnes e espinhas isso pode ser um fator de risco pra mim

  2. RONALDO LEITE

    PARABÉNS MUITO EXPLICATIVO

  3. Brenda

    Olá, tomo munipilula a 5 meses (mamades), tive um atraso de 18 horas no domingo, e tomei duas pílulas assim que lembrei na segunda.
    Na segunda tive relação sem proteção, corre o risco de ter acontecido uma ovulação por esse atraso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, 18 horas de atraso é bastante coisa para minipílula.

  4. Marcia

    Boa tarde.tenho melasma e vou começar a tomar a minipilula.será q menos prejudicial, q aconvencional q aumenta as manchas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a minipílula é menos pior porque não tem estrogênio, só progesterona.

  5. Rita

    Há alguns anos tive um caso de tromboflebite, o médico recomendou que não usasse mais o Nuvaring, parei de usar a 8 anos. Hoje sofro com cólicas, fluxo exagerado e irregularidade. Existe problema em usar a minipilula e ter trombose? Tenho 51 anos. Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A minipílula tem risco de trombose bem mais baixo que os contraceptivos hormonais que contêm progesterona e estrogênio (como era o nuvaring). Em princípio, histórico de tromboflebite não seria uma contraindicação. Sugiro que você procure um angiologista para ele poder opinar e ajudar o seu ginecologista a decidir com mais segurança.

  6. Anonima

    Olá, parei com o Mercilon Conti há 24 horas. Eu nunca havia usado nenhum método contraceptivo. Comumente apresentava cefaleia às vezes lancinante, normalmente do lado esquerdo atrás do olho ou mais superior com início de 3 a 7 dias antes da menstruação e cessando com a descida dela. Irritação no dia anterior e primeiro dia da menstruação e cólicas nos primeiros dias. Comecei com o Mercilon Conti por indicação médica mas tive um pequeno sangramento todos os dias mesmo após cessar o ciclo até o 13 dia (quando parei), edema mamário e uma cefaleia igual a que sinto no período pré menstrual todos os dias. Não podia mais suportar as dores. Será prudente trocar para uma minipilula? Tenho 26 anos. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível que os sintomas melhorem com a minipílula. Outra opção é o DIU. Já conversou com a sua ginecologista?

  7. Tallita

    Em janeiro deste ano a minha ginecologista substituiu o Elani pelo Nactali, pois eu tinha muita enxaqueca. Agora em abril faz 4 meses que uso o Nactali, as crises de enxaqueca diminuíram muito porém, estou com muitas espinhas, pele e cabelo oleosos. A Libbs fabricante do Nactali me informou que pode ser reação do período de adaptação do medicamento, que leva em torno de 6 meses. Isso realmente existe? Estou preocupada pois na adolescência eu tive muitas espinhas, e na época fiz tratamento com roacutan. Tenho medo que voltem na mesma proporção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é um efeito possível da progesterona. Não necessariamente melhora após 6 meses. O ideal é você procurar um dermatologista.

  8. clara

    Tenho uma duvida
    Tanto pilula combinada e a pilula isolada elas podem prevenir cancer no utero endometrio e ovario ou somente a pilula combinada faz isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O componente protetor parece ser a progesterona. Portanto, qualquer pílula que tenha um análogo da progesterona ajuda na prevenção.

  9. Juliana

    Dr entre a pílula e a minipilula qual delas é mais fácil de engravidar após parar de toma (qual o efeito sai do organismo mais fácil)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhuma das duas fica impregnada no organismo. Parou de tomar, já há risco de engravidar. Porém, como a dose de hormônios da minipílula é menor, ela acaba sendo mais fácil.

  10. Aila Albino

    Dr. minha filha vai fazer 8 meses e mama pelo menos 3 ou 4 vezes ao dia e somente agora vou começar a tomar o desogestrel 0,075. Gostaria de saber se preciso de outro método para não engravidar ou somente a minipílula ira me proteger?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a minipílula for tomada de forma correta, ela é suficiente.

  11. maiara

    Dr. Meu filho vai fazer 3 meses esse mês, e qdo fui a ginecologista ela me passou um anticoncepcional para quem ta amamentando, após o terceiro dia q comecei a tomar a pilula tive relaçoes com meu marido e alguns dias depois minha menstruaçao desceu e já faz 5 dias q estou menstruando, e meu filho só mama, não toma nada além do meu leite..Corro risco de tá gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você menstruou é porque não está grávida.

  12. luana

    Dr.tomo pirula mas estou mim sentindo estranha como se tivesse gravvida,a pirula pode falhar,pos esquece de toma um dia mas no outro tomei normal e parei de toma mas minha mestruaçao não desce

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a sua pílula é a minipílula, um dia de esquecimento é suficiente para haver risco de gravidez.

  13. Gisely

    Dr. tenho enxaqueca fortíssima, com aura, enjoo, vômito e dormências nas mãos. Minha primeira crise foi há 6 anos, na época usava o contraceptivo em forma de adesivo. Depois fiz a substituição pelo oral mas as crises nunca mais pararam. Ao ler seu artigo pude atentar para o fato de que as minhas ultimas crises foram no período de pausa do anticoncepcional. Caso minha médica autorize a substituição para a pílula de progesterona eu posso ficar livre da enxaqueca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Livre, não sei, mas é possível que melhore. Porém, para quem tem enxaqueca com aura, o melhor método contraceptivo costuma ser o DIU de cobre.

  14. Sheila

    Dr. tenho enxaqueca, endometriose e sou sedentária será que posso tomar esse tipo de pirula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, sim.

  15. matheusDaBpx

    o uso de drogas para enxaqueca, podem diminuir a eficácia da mini-pílula(Cerazette)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  16. paolaccarmo .

    Dr. Pedro, sempre tive problemas com anticoncepcionais, e me adaptei com uma marca com estrogenio(Etinilestradiol) e Drospirenona, porém estou tendo extremo inchaço e meu colesterol mesmo eu fazendo atividades fisicas está nas alturas, com risco do fígado estar gorduroso. Seria indicado a troca para a minipilula? Minha ginecologista, depois de tanto tentar várias marcas e eu ter “acertado” com este que tomo a 02 anos, ela não me indica trocar. Porém acredito que meu excesso de peso, cansaço e dormência nas pernas, bem como o elevado colesterol – total a 280, só pode estar ligado ao estrogênio do anticoncepcional? Qual indicação o Sr. poderia me dar. estou bastante aflita. Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na verdade, antes de culpar a pílula, o ideal é investigar melhor essas alterações. A pílula não costuma causar elevação do colesterol, pelo contrário. Cansaço e dormência nas pernas também não são efeitos esperados.

      1. Marina

        Dr., queria saber o que significa esse “aumento do muco cervical”. Isso significa que a mulher terá algum tipo de corrimento (não perigoso à saúde)?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não causa corrimento nem provoca nenhum mal à saúde.

        2. juliane

          Oi queria saber qual anticoncepcional ou enjetavel que engorda sou muito magra rsrs??

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não conte com isso.