Sífilis tem cura? Quais são os medicamentos?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 140 Comentários


Introdução

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O seu principal sintoma é uma úlcera indolor, semelhante a uma afta, na região genital.

Se não for tratada, a bactéria pode espalhar-se pelo organismo e, após anos de infecção, levar a complicações graves, como a neurosífilis (sífilis do sistema nervoso central).

A sífilis tem cura, mas é preciso tratá-la com antibióticos apropriados para se livrar do Treponema pallidum. O esquema de tratamento mais adequado é decidido consoante a fase da doença.

Neste artigo vamos nos ater apenas ao tratamento e à cura da sífilis. Se você procura informações mais abrangentes sobre a sífilis, acesse o seguinte link: SÍFILIS – Sintomas, diagnóstico e tratamento.

A sífilis tem cura?

Sim, a sífilis tem cura. O antibiótico com melhores resultados no tratamento da sífilis é a penicilina benzatina (benzetacil), que apresenta uma taxa de cura acima de 95% quando tomada nas doses corretas.

Sempre que possível, a penicilina deve ser a primeira opção de tratamento.

A penicilina é tão superior aos outros antibióticos que em alguns casos, mesmo nos pacientes alérgicos à penicilina, ela permanece sendo a primeiro escolha. É preferível submeter o paciente a um processo de dessensibilização do que indicar outro antibiótico (leia: ALERGIA À PENICILINA).

Tratamento da sífilis com penicilina

Sífilis primária, secundária ou latente precoce (com menos de 1 ano de infecção):

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2,4 milhões de unidades em dose única por via intramuscular.

Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 14 dias.

Sífilis com mais de 1 ano, terciária ou de tempo indeterminado:

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2,4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.

Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.

Neurossífilis

Tratamento mais indicado: Penicilina G cristalina 3 a 4 milhões de unidades a cada 4 horas por via intravenosa, por 10 a 14 dias.

Pacientes alérgicos à penicilina devem fazer tratamento de dessensibilização para poderem ser tratados com penicilina cristalina.

O tratamento do paciente HIV positivo é exatamente igual ao da população em geral.

Tratamento na gravidez

O tratamento da sífilis na gravidez é igual ao da população em geral.

No caso de grávidas alérgicas à penicilina, a doxiciclina não é uma opção, pois é um antibiótico contraindicado durante a gestação (leia: ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ). Nesses casos, o mais indicado é realizar testes alérgicos para que a alergia à penicilina possa ser comprovada.

A maioria dos pacientes que se diz alérgico à penicilina, na verdade, não é. Alguns deixam de ser alérgicos com o passar dos anos, enquanto outros nunca foram, apenas interpretaram equivocadamente algum efeito colateral com os sinais de alergia.

Se nos testes a paciente não apresentar sinais de alergia grave à penicilina, a gestante deve passar por um processo de dessensibilização para ela poder fazer o esquema completo de benzetacil.

Controle de cura

Após o final do tratamento, o paciente deve repetir o exame de VDRL a cada 6 meses durante 2 anos. Se o tratamento tiver levado à cura da sífilis, os valores do VDRL cairão, no mínimo, 4 vezes (2 titulações) após os primeiros 6 meses, e continuarão caindo ao longo dos anos.

Exemplos:

  • Se o VDRL era 1/256 ele deve cair para 1/64.
  • Se o VDRL era 1/128 ele deve cair para 1/32.
  • Se o VDRL era 1/64 ele deve cair para 1/16.

O VDRL não precisa chegar a zero para se confirmar a cura. Basta que os sintomas desapareçam e o VDRL caia de forma relevante. Os valores do FTA-ABS não servem para serem usados no controle de cura.

Cerca de 15% dos pacientes tratados adequadamente não apresentam essa queda de 4 titulações do VDRL. Nesses casos, se o VDRL se mantiver acima de 1/32, um novo curso de antibiótico está indicado e uma investigação sorológica dos(as) parceiros(as) é necessária.

Nos pacientes com VDRL menor que 1/32 e sem sintomas não é sugerido repetir o tratamento, exceto se os títulos do VDRL voltem a subir.

Pessoas curadas não transmitem sífilis para outras.

Pessoas curadas podem ter sífilis de novo?

Se o paciente realizou o tratamento correto e se curou da sífilis, não há risco da doença voltar. Porém, é importante salientar que ter tido sífilis não gera imunidade, o que significa que uma pessoa pode se contaminar com o Treponema pallidum mais de uma vez na vida.

Portanto, se você teve sífilis, tratou adequadamente e se curou, mas voltou a ter relações sexuais com alguém contaminado, existe um grande risco de ter sífilis novamente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


140 respostas para “Sífilis tem cura? Quais são os medicamentos?”

  1. Josehenriqueheto@gmail.com

    Bom dia tive sífilis a 2 anos atrás fiz o tratamento certo ,minha médica mandou repetir o VDRL, e foi positivo e IGM negativo estou curada, ou ainda transmite pra alguém, obs meu esposo fez os exames deram negativos. Depois do meu tratamento ainda corro risco de passar Pra ele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual foi o valor do VDRL?

      1. Josehenriqueheto@gmail.com

        VDRL 1:8 positivo depois do tratamento e ainda estou continua assism

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Se o VDRL anterior era 1:32 ou mais, esse valor atual de 1:8 é compatível com cura. Tem que ter havido uma queda de pelo menos 4x no valor inicial.

  2. Ítalo Ferreira

    Boa noite, Dr. Pedro Pinheiro. Fui diagnosticado com sífilis com FTA-ABS positivo e VDRL 1/32. Recebi o tratamento de 3 doses de benzetacil com intervalo de uma semana entre cada dose. Após três meses do término do tratamento, fiz meu VDRL e caiu de 1/32 para 1/16. Isso significa que o tratamento não deu certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O critério de cura no seu caso é cair para pelo menos 1/8. Mas você só tem 3 meses de tratamento, o VDRL deve cair ainda mais até os seis meses.

  3. Patrick

    É possível o resurgimento da sifilis com pessoas sedentárias , imunidade baixa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a pessoa já fez o tratamento corretamente e se curou, não. Se a sífilis reaparecer, é porque ela não foi curada em momento algum, estava só na fase latente.

  4. Rogério da Silva

    Nunca tive nenhum sintoma de sífilis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Algumas pessoas podem estar infectadas e não ter reparado nos sintomas quando eles surgiram nas fases precoces da doença.

  5. Yasmin

    Fui diagnóstica com sifilis 1/4 mas mesmo assim tomei bezetacil 1.200 2 aplicações em cada lado das negada estou gestante essa dose foi dose unica está correto dr

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando não se sabe há quanto tempo o paciente tem sífilis, o tratamento costuma ser feito com 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.

  6. Luis

    Teste FTA ABS não reagente com 13 dias da exposição e VDRL não reagente com 35 dias da exposição já elimina a possibilidade de infecção? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, é pouco tempo ainda. VDRL pode demorar até 6 a 8 semanas para ficar positivo.

  7. David

    ceftriaxona é eficaz como a penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para sífilis, não.

  8. Aildison Bispo

    Se testar sífilis 1/1 é preciso repetir o tratamento? Tomei uma injeção de bezentacil 1200 U quantas devo tomar nesse caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o VDRL era alto e agora está 1/1, isso indica cura.

  9. Marco

    Queria saber se sexo oral com uma pessoa infectada transmitir a doença

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a pessoa ativa tiver lesões da sífilis na boca, há risco. Da mesma forma, se a pessoa passiva tiver lesão no pênis ou na vagina, também.

  10. Matheus

    É aconselhável passar nebacetin mas lesões deixadas pela sífilis? Fazem 35hrs que tomei a Benzetacil

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não precisa.

  11. Fabiana

    Em 2019 testei positivo pra sífilis, estava em 1:64. Há uns meses atrás fiz o vdrl novamente e deu 1:4! Estou curada ou ainda posso ser um transmissor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Essa queda do VDRL de 1:64 para 1:4 indica cura.

  12. Daniel

    Tomei penicilina hoje de manhã pelas 10h, ainda tenho borbulhas no corpo, é normal? Demora muito tempo desaparecer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não deu tempo ainda para o antibiótico fazer efeito. As lesões e pele levam alguns dias para desaparecer.

  13. Emanuella

    Eu estou com sifilis secundária, eu posso tratar com comprimidos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é tratar com injeção de benzetacil, pois é o tratamento mais eficaz.

      1. Raphael

        mas o remédio é ineficaz então?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não é que seja ineficaz, mas a taxa de falha com qualquer outro tratamento que não seja o benzetacil é mais alta. O tratamento mais eficaz para sífilis é a penicilina benzatina.

  14. Taty

    No exame só deu reagente mais não disse a titulação para saber se está avançada ou não esta avançada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A titulação não serve para saber se está avançada ou não.

  15. Domingos Manuel Gimo

    No tratamento de sífilis posso copular ou não

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Enquanto você não estiver curado, não.

  16. Antônio Carlos Antunes

    Tomei 4 semanas indicação médica a Penicilina 1.200,00U.I normalmente são receitadas 3 semanas n° da minha sífilis 1/1

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O esquema de tratamento mais indicado para sífilis é o que está no texto.

  17. Gilmar

    Eu fiz o teste VDRL e deu 1/1 me falaram que eu não precisava tomar a medicação continuei tendo relações com meu parceiro 5 meses depois fiz novamente o exame e deu 1/2 me falaram que eu deveria ter tomado a medicação. Meu parceiro fez e o dele deu não reagente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1/1 e 1/2 são títulos muito baixos. Se o seu parceiro é negativo e você nunca teve sintomas, acho que faz sentido não ter feito o tratamento.

  18. Anny Santana

    Estou grávida fiz o teste rápido para sífilis deu negativo e o VDRL deu reagente 1/16 só q nunca apresentei nenhum sintomas será q pode ser um falso positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É preciso confirmar com um FTA-ABS, pois algumas grávidas podem ter VDRL falso positivo.

  19. Emanuele

    eu queria saber, se a sífilis não for tratada, ela continua no sangue? mesmo sem saber se está com está doença. quanto tempo?, e se daria para fazer relações sexuais com o parceiro, tento está doença. claro com preservativo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não for tratada, a sífilis pode permanecer no corpo por muito anos e fazer um grande estrago, incluindo lesões cerebrais e cardíacas graves na fase avançada. O preservativo reduz o risco, mas o mais seguro é tratar e curar a infecção. Sífilis não tratada por se tornar uma doença muito séria.

  20. Ricardo

    Meu exame deu positivo pra sífilis, da minha esposa deu negativo, ela precisa fazer o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se vocês tiveram relação sexual desprotegida enquanto você estava infectado, geralmente o tratamento está indicado, mesmo com teste negativo.

  21. Andreane da Silva Santana

    apos a cura da sífilis o paciente pode apresentar algum sintoma ainda?tipo gânglios aumentados?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é o esperado, um dos critérios para cura é o desaparecimento dos sinais e sintomas. Se o paciente tiver gânglios aumentados, isso precisa ser avaliado.

  22. Mari

    Boa noite, mês de agosto eu descobrir que estava contaminanda com siflis,fiz o tratamento de 3 semanas,e hoje dia 20 de outubro fiz outro teste e apareceu positivo? Oque eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual resultado foi positivo? Se for o FTA-ABS isso é o esperado, pois ele permanece positivo por muitos anos, mesmo após a cura. Se for o VDRL é preciso ver a titulação para saber se há sinais de falha terapêutica.

  23. Thaty Garcia

    Boa noite doutor! tive sifilis na gravidez tratei durante três semanas, quando fui ter bebê em agosto de 2019 estava 1.1 é tratei novamente no hospital mais quando repeti o vdrl em dezembro deu 1.4 por que subiu?
    Fico preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você está falando do VDRL? Qual era o valor inicial, quando foi feito o diagnóstico?

  24. Geovana

    bom dia Dr. Pedro! ainda não fiz o exame VDRL mas, começou a aparecer algumas feridas na genitalia elas ardem e coçam, parecem ulceras, não tenho sentido vontade de ir aos pés e gostaria de saber se poderia ser a sifilis. E após a relação em qto tempo ela se manifesta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A úlcera da sífilis costuma ser única e não é dolorosa. o seu caso pode ser outra DST, como herpes. Tem que ir ao ginecologista para ele poder fazer o diagnóstico correto.

  25. Arnaud Soares

    Fiz tratamento de sífilis há muitos anos. Na revisão anual do exame, aparece a chamada cicatriz sorológica no VDRL, mas recentemente também deu uma titulação bem baixa no FTA-ABS. O clínico geral prescreveu 2 doses de benzetacil, 1 a cada semana. Estou com sífilis ainda, mesmo sem relação sexual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não consigo dizer com esses dados que você me passou. FTA-ABS costuma ficar positivo mesmo após tratamento e o VDRL se estiver em títulos baixos pode não nada também.

  26. Alê

    Estou grávida de 6 meses e já fiz o tratamento com as doses eu estava com 4 meses. agora o que faço posso ter relação com meu namorado ou ele está contaminado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relação com ele enquanto estava contaminada, há uma grande chance dele também estar.

  27. João

    Dr fui diagnosticado com sífilis primária,eu vi no 1 dia que me apareceu a úlcera genital e tomei duas injeções cada de 1,200,000,depois de dias sumiu a úlcera,e com 2 meses fiz sexo sem proteção a pessoa pegou sífilis de mim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente não, porque você fez o tratamento correto. Mas o ideal era ter um VDRL para confirmar a cura.

  28. Beto

    Dr,apareceu uma ulcera genit e fui ao urologista q passou exame vdrl e 2 comp. de 500mg de aztromicina em dose unica,apos isso a úlcera regrediu e ta quase desaparecendo mas fiz o vdrl após o tratamento e acusou Reagente 1:4.Tou preocupado pq o retorno da consulta ainda é daqui 5 dias.Da p/ esperar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não tem urgência. Pode esperar até o dia da consulta.

  29. Thais Silva Santos

    Dr . Queria saber se o mastruz com leite ajuda no tratamento da sífilis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há qualquer evidência disso.

  30. maconhista

    Dr. o consumo de THC interfere no tratamento contra a sifilis com penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nunca li nenhum estudo que tenha investigado esse fato.

  31. Rick

    Peguei sifilis tomei injeção uma dose única o resultado era 1/8 quando fiz o exame, estou fazendo o tratamento, eu posso beijar minha parceira?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não tem lesão alguma na boca, sim.

  32. Noemi alves

    Minha dúvida. É tive sífilis é preciso usar preservativo.mesmo com meu marido

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você estiver curada, não. O ideal porém, é que toda relação sexual sem intenção de engravidar seja com preservativos.

  33. Fernanda Medeiros

    Meu avô paterno tinha sifilis. Até que geração a doença se pode manifestar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nenhuma. Se o seu avô tinha sífilis, a doença era só dele. Não é uma doença hereditária que passa para outras gerações.

  34. isabeli cristina

    os remedios que dao na escola doutor,por exemplo,faz algum efeito contra essa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quais são os remédios que dão na escola?

  35. L Gonçalves

    A bactéria Treponemma Pallidum da Sífilis é a mesma da Hanseníase?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, a bactéria da hanseníase é a Mycobacterium leprae.

  36. Raissa Costa

    Doutor estou reagente com a titulação de 1/128 já estou recebendo tratamento porém possuo sintomas como as erupções na pele,depois de quanto tempo do uso da penicilina essas manchas costumam desaparecer? Tomei a primeira dose apenas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Demora alguns dias pra começar a fazer efeito.

  37. Gabriel

    Dr., após tomar as doses de benzetacil, refiz o exame de sangue e o resultado saiu de 1/2 para 1/4, isto é, aumentou uma titulação. Como assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1/2 é um resultado muito baixo. Você teve sintomas de sífilis ou tratou apenas porque o VDRL veio positivo?

  38. Joel

    Olá fiz o vdrl e deu reagente 1/4 e o medico passou benzentacil 1200 de 5 em 5 dias mesmo com a titulação tão baixa é necessário tomar 5 mesmo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende. Tem que investigar melhor pra ter certeza. Além disso, eu não conheço esse esquema de 1200 a cada 5 dias.

  39. joao ricardo

    ola dr, minha siflis deu primaria o medico passou do se unica de azitromicina 1500ml e tomar fluconazou 1 a cada semana durante 3 semanas sera que resolve?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nos pacientes que têm alergia à penicilina, a azitromicina 2g em dose única pode ser uma opção para o tratamento da sífilis. O porquê do fluconazol eu não entendi.

  40. Regis

    Doutor Pedro, a queda significativa do vdrl em pouco tempo indica alguma coisa? 2 meses após o tratamento a queda foi de 1/256 para 1/32.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É sinal de eficácia do tratamento.

  41. Will

    Dr, se a penicilina é bastante eficaz contra o tramponema, porque o vdrl demora tanto para negativar ou cair? Antes do tratamento o meu vdrl era 1/256, um mês após o tratamento caiu para 1/128 e os sintomas sumiram, eu ainda tenho sifilis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Porque o VDRL em si não é um marcador específico de treponema. Ele pode inclusive estar positivo em outros casos, que não a sífilis.

  42. jesse pereira

    boa tarde Dr. é possivel um casal contrair sifilis se as relações sexuais forem apenas entre si? uma vez que casam virgens. Se sim. explicai-me por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Para ter sífilis você tem que se contaminar com alguém que tenha a doença. A sífilis é uma DST, ela não surge espontaneamente em pessoas saudáveis.

  43. li

    dr tomei remédio para alergia celestamine e depois prednosona antes de fazer o teste de sangue pode ter dado falso positivo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esses medicamentos não causam falso positivo.

  44. Cicero

    Boa Tarde Dr.! Estou com VDRL não reagente mas o FTA – ABS reagente e pesquisa de anticorpos anti-treponema pallidum : 7,51…. Quem disser se estou ou não estou com sífilis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso pode ser apenas um caso antigo e curado.

  45. marcus vinicius

    Dr Pedro, se a sifilis estiver na fase secundária ou terciária e não houver sintomas, o vdlr ficará negativo; se houver sintomas o vdlr fica positivo, é isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o VDRL pode estar positivo mesmo na fase latente, ou seja, na fase sem sintomas.

  46. Pedro

    Dr Pedro, descobri que tenho sífilis 1/2, sífilis primaria, e fiz o tratamento com dose de 2,4 milhão em duas injeções, ou seja, 1,2 cada injeção, e com o intervalo de 15 dias, com um total de 2 doses somente. Isso esta correto? achei estranho esse tratamento que o urologista recomendou.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O preconizado são as 2 doses de uma só vez. 2.4 milhões de unidades em dose única.
      Você teve algum sintoma de sífilis? Um VDRL de apenas 1/2 é bem baixo. Nem sempre isso indica sífilis, ainda mais se você nunca teve sintomas. O FTA-ABS ajudaria nesse caso.

  47. viviane

    Dotor Pedro,descobri que tenho sifiles 1/2,fez o.tratamento com benzetacil,fui repetir o exame deu reativo 1/2.fiquei chateada e não quis mas saber.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse valor de VDRL é muito baixo, você tem ou tinha sintomas?

  48. Erasmo

    Dr minha esposa apresentou reagente e o meu exame deu negativo. Devo fazer o tratamento também?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa.

  49. Melissa

    Ola se uma pessoa esta com o vírus do HPV isso pode gera o câncer no colo do utero .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  50. jessica

    A sifilis pode ser tratada pelo ginicologista ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  51. marcus vinicius

    Para mulheres que já tiveram sifilis, é recomendável refazer o tratamento na gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se tá curado, tá curado. Não precisa refazer o tratamento.

  52. Fernando

    Dr Pedro em dezembro era 1/64 hj e 1/32 isso é bom? Anticorpos totais 3,70 hj 6,81 o que significa? grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se os sintomas sumiram e o VDRL está a cair, isso é bom.

  53. Henrique

    Dr. Pedro eu fui diagnosticado com sífilis, fui medicado com duas doses de (x), uma em cada glúteo, por três semanas. Agora estou aguardando os três meses para refazer os exames novamente, porém passaram 30 dias após a última dose e eu fiz uso de bebida alcoólica e sugiram “manchas” na pele… Essas manchas podem ser da sífilis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o tratamento foi feito com benzetacil, é pouco provável que seja sífilis a causa, pois a taxa de sucesso do tratamento é muito alta..

  54. marcus vinicius

    Dr, em caso de re-infecção, o vdlr volta a ficar positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  55. jackson

    -Dr. Em janeiro/2014 fiz exames de VDRL e deu reagente 1/64 logo após procurei um Urologista e fiz tratamento. Refiz o exame em setembro/2014 e deu 1/8 . Agora 09/01/2015 refiz o exame e deu 1/4, ainda não estou curado ?
    -Outra coisa, outro dia apareceu os sintomas da Herpes simples e fui fazer exames sem ajuda de urologista. Fiz Herpes Simplex IgG e deu >30,0 e o igM e deu Não Reagente. O que significa ? Estou com Herpes também? Qual o tratamento mais correto ou algo que demore a apareçer a Herpes labial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Já tem critério de cura. Os sintomas sumiram e o VDRL está em queda progressiva.

      2- IgG positivo com IgM negativo significa que você já foi contaminado com o herpes. Tem o vírus no organismo. Não há tratamento para eliminá-lo.

  56. Luan Bitencourt

    Ola, descobri que tinha sifilis em novembro de 2014. Desde então, fiz o tratamento com 2 injeções de bezentacil por 3 semanas. Apos isso, o medico me disse que tem um periodo de 90 dias pra fazer um novo exame pra ver se estou curado. Mas a ingua na virilia não sumiu. O que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Às vezes, a íngua fica. É um linfonodo infartado e cicatrizado.

      1. Luan Bitencourt

        Então posso ficar mais tranquilo? Estava com medo de não ter adiantado esse tratamento que fiz e esperar tanto tempo para nada…

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O critério de cura é desaparecimento dos sintomas e queda do VDRL. Isso é que importa.

  57. lipe

    Boa Tarde,
    Fiz o tratamento a 1 ano e tive relação com minha namorada, sera q ela possui a doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você se curou há 1 ano, não há riscos.

  58. danielle

    Dr:gostaria de saber qual medico devo preocura para trata p sifilis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Clínico geral, infectologista, ginecologista ou dermatologista. O que for mais fácil no seu caso.

  59. Guest

    doutor meu resultado deu 1/4 tomei dose unica de 3 comprimidos de cindral e iniciarei os antibioticos,conseguirei a cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não conheço nenhum medicamento chamado cindral. Qual é o composto químico?

      1. douglas cavalcanti

        é Clindal azitromicina desculpe.No meu caso 1/4 reativo a cura e so com a injeção mesmo ou consigo por meio dos antibióticos passados pelo medico,ainda não apresentei nenhum sintoma da sífilis. tenho asma também não sei se influencia no resultado

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          VDRL 1/4 sem sintomas nem sempre é sífilis. De qualquer forma, o benzetacil é um tratamento muito melhor que a azitromicina pra sífilis.

  60. mailke lucas

    fiz um exame vdrl deu 1/252 tomei bezentacil 2.4 milhões de unidades em dose unica, qual o tempo para repetir o exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais indicado é 6 meses. Se o VDRL não tiver baixado, repete-se com 1 ano

  61. Janaina

    Olá Dr Pedro .
    Fiz o exame VDRL resultado reagente 132
    o medico passou penicilina a benzatina 2.4mm dose unica .
    Tomei a medicação a uma semana , quanto tempo posso repetir o exame ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      3 meses.

  62. marcio

    Fiz vdlr e deu 1/64 queria saber se é primária, secundária ou tercearia? Em quanto tempo somem as elevações na pele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo valor do VDRL não dá pra saber o estágio. Porém, se você tem lesões na pele, deve ser sífilis secundária. As lesões começam a sumir após alguns dias.

  63. jose

    Dr. eu queria saber se coceiras pode ser sintomas da sífilis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser.

  64. jose

    Dr. fiz o exame de VDRL deu 12 positivo queria saber se é primaria ou segundaria ou terciaria me ajude

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1/2 é um valor tão baixo que pode nem ser sífilis.

  65. Rogerio

    UM tratamento com bezetacil contra a siflis, estágio 2, é indicado um tratamento de 15 em 15 dias sendo que a cada 15 dias é injetado duas injeções de bezetacil de 1.200 cada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o esquema mais habitual de tratamento da sífilis. A dose (1.2 milhão em duas injeções) está correta, mas o intervalo costuma ser de 1 semana, com um total de 3 doses.

      1. PINTO

        FUI DIAGNÓSTICADO COM sífilisVDRL 1/16 tomei uma dose 2.4 milhão em duas injeções 1,2 cada depois de 8 dias repeti o esquema, esse tratamento está correto?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Os esquemas preconizados são aqueles descritos no texto.