É POSSÍVEL ENGRAVIDAR ESTANDO MENSTRUADA?

Sim, é possível engravidar estando menstruada... mas é muito pouco provável.

Engravidar menstruada

É possível engravidar durante a menstruação? Essa pergunta é muito comum e pode ser respondida de forma curta ou longa. Vamos começar pela forma curta.

Todo mundo sabe que para engravidar é preciso haver o encontro de um espermatozoide com o óvulo, fato que só é possível ocorrer durante o período fértil da mulher. Sendo assim, faz todo sentido imaginar que seja impossível que a mulher engravide no momento da sua menstruação, uma vez que a menstruação não faz parte do período fértil do ciclo.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O raciocínio acima está correto, mas a conclusão está errada. É possível, sim, engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. Não é comum nem muito provável, mas de forma alguma é impossível.

Portanto, a resposta curta e simples para a pergunta que dá origem ao título desse artigo é: sim, é possível engravidar estando menstruada.

Vamos então à resposta longa, que vai explicar por que, apesar de parecer ilógico, é possível engravidar durante o período menstrual. Ao longo do texto vamos procurar responder e explicar as três seguintes perguntas:

1- Posso engravidar estando menstruada?
2- Posso engravidar logo depois do fim do período menstrual?
3- Posso engravidar logo antes do início da próxima menstruação?

Antes de seguirmos em frente com as explicações, vamos falar superficialmente sobre o período fértil e a fecundação, que é o momento em que o espermatozoide encontra com o óvulo.

Neste artigo vamos falar do período fértil apenas o suficiente para podermos explicar sobre os riscos de engravidar durante a menstruação. Se você procura informações mais detalhadas sobre o período fértil, acesse os seguintes links:

Atenção, esse texto só faz sentido para as mulheres que não fazem uso de anticoncepcionais hormonais. Se você usa pílula anticoncepcional, não há risco de gravidez por todo o ciclo menstrual, mesmo no momento da pausa da cartela.

É possível estar fértil durante a menstruação?

É pouco provável, mas há situações especiais em que isso torna-se possível. São esses os casos que levam a mulher a engravidar quando ela tem relações desprotegidas durante o período menstrual.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Para entender como isso é possível, vamos explicar de forma bem simples 4 conceitos:

  • Duração do ciclo menstrual.
  • Momento da ovulação.
  • Duração da menstruação.
  • Período fértil.

Duração do ciclo menstrual

O ciclo menstrual, também chamado de ciclo ovulatório, começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior à nova menstruação. Ou seja, o ciclo começa quando a menstruação desce num determinado mês e termina assim que a menstruação volta no mês seguinte.

Na maioria das mulheres, o ciclo menstrual dura cerca de 28 a 35 dias. Mas algumas pessoas podem ter ciclos mais curtos ou mais longos que essa média. Os ciclos muito curtos ou muito longos são especialmente comuns nas adolescentes e nas mulheres que estão próximas da menopausa.

Há mulheres que têm o ciclo menstrual bem regular, com duração estável ao longo dos meses, enquanto outras têm ciclos irregulares, com durações que variam de mês a mês.

Momento da ovulação

Independentemente do tamanho do ciclo e da sua regularidade, a ovulação costuma ocorrer entre 12 a 14 dias antes do fim do ciclo. Isso significa que uma mulher que menstruou após um ciclo de 28 dias, ovulou ao redor do 14º dia. Já uma mulher com ciclo de 40 dias ovulou ao redor do 26º dia, enquanto uma mulher com um ciclo curto de 22 dias ovulou ao redor do 8º dia de ciclo.

Conforme veremos mais à frente, são as mulheres que têm ciclo menstrual curto que podem estar tecnicamente férteis durante a menstruação.

Duração da menstruação

A menstruação em si costuma durar de 3 a 7 dias. Aquele sangue que a mulher perde durante o período menstrual é, na verdade, o revestimento interno do útero que está desabando, estimulado por alterações hormonais do fim do ciclo ovulatório. É importante destacar que o fato de você estar menstruando não significa que o seu ciclo hormonal esteja parado à espera da menstruação acabar. Pelo contrário, o ciclo hormonal que levará à próxima ovulação foi reiniciado no primeiro dia da menstruação. Isso significa que no 7º dia do seu período,  o seu corpo já está no 7º dia do ciclo ovulatório.

Período fértil

A última informação que precisamos saber para fechar nosso raciocínio é o conceito de período fértil. Chamamos de período fértil o intervalo de tempo em que é possível que uma relação sexual desprotegida gere uma gravidez.

Quando a mulher ovula, o seu óvulo fica viável para ser fecundado somente por 12 a 24 horas, indo a um máximo de 36 horas em alguns casos. Isso não significa, porém, que o período fértil dure apenas 12 a 36 horas. Os espermatozoides são capazes de sobreviver no sistema reprodutor feminino por 3 a 5 dias (há alguns que permanecem viáveis por até 7 dias, mas isso não é comum). Isso significa, portanto, que o período fértil compreende os 5 dias de vida dos espermatozoides mais as 24 horas do óvulo, ou seja, o período fértil costuma ser de 6 dias no total.

Situações nas quais é possível engravidar estando menstruada

Se você entendeu tudo o que foi explicado até aqui, provavelmente já consegue imaginar por que uma mulher pode engravidar tendo relações durante a menstruação. Vamos concluir nossas explicações com alguns exemplos.

engravidar menstruada

Imagine uma mulher com um ciclo menstrual curto, de apenas 24 dias. Se o seu ciclo tem 24 dias, isso significa que a ovulação ocorre ao redor do 10º dia de ciclo. Como já sabemos que os espermatozoides costumam ficar viáveis durante 5 dias dentro do corpo da mulher e que o óvulo sobrevive por 24 horas, isso significa que qualquer relação sexual desprotegida que tenha ocorrido entre o 5º e o 11º do ciclo podem gerar uma gravidez. Portanto, se a menstruação desta mulher tiver duração de 5 a 7 dias, é perfeitamente possível que ela engravide caso tenha relações nos 2 últimos dias do seu ciclo menstrual (5º ao 7º dia de ciclo)

Portanto, quanto mais curto for o ciclo menstrual e mais longo for o tempo de menstruação, maiores são as chances de uma mulher engravidar durante o seu período. Mulheres com ciclo menstrual menor que 24 dias e tempo de menstruação maior que 5 dias são aquelas com maior risco.

É importante lembrar que a maioria das mulheres não tem ciclos tão curtos nem menstruações tão longas. Uma mulher com ciclo menstrual de 28 dias e tempo de menstruação de 5 dias não consegue engravidar durante a menstruação, pois a sua ovulação ocorre ao redor do 14º de ciclo e a menstruação dura somente até o 5º dia. Mesmo que essa mulher tenha relações no último dia da sua menstruação, os espermatozoides só iram sobreviver até o 10º do ciclo. Quando a ovulação chegar, há pelo 4 dias que não haverá mais espermatozoides viáveis para fecundar o óvulo.

É possível engravidar nos primeiros dias de menstruação?

É muito pouco provável, mas também não é impossível. Se uma mulher tiver um ciclo extremamente curto, com cerca de 20 ou 21 dias de duração, a sua ovulação ocorre ao redor do 6º dia de ciclo, o que permite que uma relação sexual no primeiro dia de menstruação ainda possa prover espermatozoides viáveis no momento da ovulação.

Essa situação é extremamente incomum, mas, mais uma vez, não é impossível.

É possível engravidar logo após o fim da menstruação?

Como já vimos, ainda que baixo, quanto mais perto do final da menstruação, maior é o risco de uma relação desprotegida gerar uma gravidez. Portanto, um relação sexual que tenha ocorrido após o fim da menstruação tem ainda mais riscos que uma relação que tenha ocorrido dentro do período menstrual. E esse risco vai aumentando exponencialmente conforme os dias vão passando. Uma relação que tenha ocorrido 3 dias depois do fim do período tem mais risco que uma relação que ocorreu dois antes, que por sua vez tem mais risco que uma relação ocorrida no dia seguinte ao fim da menstruação.

Novamente, quanto mais curto for o ciclo e mais longo for o tempo de menstruação, maior é o risco de gravidez quando se tem uma relação desprotegida logo após o fim do período menstrual.

É possível engravidar logo antes da descida da menstruação?

Essa é a situação mais improvável de todas. Para que uma relação sexual que tenha ocorrido 1 ou 2 dias antes da descida da menstruação leve à uma gravidez seriam necessários a ocorrência simultânea de várias situações improváveis, como uma ovulação muitíssimo precoce e um esperma de altíssima qualidade, que gerasse espermatozoides viáveis por pelo menos 7 dias. É muito pouco provável.

Portanto, o período mais seguro para se ter relações desprotegidas ocorre no intervalo de tempo entre o momento que o óvulo degenera-se e torna-se inviável (cerca de 24 a 36 horas depois da ovulação) e o início do próximo período menstrual. Isso significa um intervalo de segurança de 10 a 12 dias nas mulheres com ciclo ovulatório ao redor de 28 dias.

O problema é que a maioria das mulheres não sabe quando ovulou e não consegue ter certeza do dia exato que a próxima menstruação virá. Desta forma, é muito difícil saber quando são esses 10 dias mais seguros para ter relações sem proteção.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Não deixe de ler também:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

75 Comentários

  1. Ra

    Coloquei DIU mirena e tive relações exatamente no 14 dia do ciclo.
    Tenho Q tomar a PDS ou o SIU já está me protejendo?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Você já está protegida.

  2. joana

    Se a minha menstruaçao acabou no dia 22
    e tive relaçao no dia 23sera que tem como eu engravidar .?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Risco sempre tem, mas a chance é pequena. Geralmente a gravidez só ocorre nesses casos em mulheres que têm ciclo curto.

  3. mara

    Troquei de pílula,tomava ciclo 21 e a minha medica trocou para gestinol 28.
    Tive relação desprotegida logo apos o inicio do outro medicamento,tomei a PDS.
    Tem alguma possibilidade de ter engravidado? A troca da pílula causa essa possibilidade,se sim até quanto tempo devo cuidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se a nova pílula foi iniciada no primeiro dia do ciclo, não tem problema, ela já vai impedir a ovulação.

  4. Mayara

    Dr,
    Tive relação menstruada no 2 dia ocorre risco de gravidez ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Risco sempre há, mas ele é muito pequeno.

  5. Bia Souza

    Minha menstruação adiantou 1 semana. Ontem foi meu último dia do ciclo e tive relação sexual desprotegida. Tem alguma possibilidade de gravidez? Teria necessidade de tomar a pílula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco é baixo, mas ele existe.

      1. Lara

        Dr. Eu tive relações um dia antes da menstruação e durante e houve ejaculação. O meu ciclo é muito longo mas o tempo de menstruação é entre 3 a 5 dias é possível estarei grávida?

        1. Pedro Pinheiro

          Possível sempre é, até porque você pode dar azar e ter um ciclo mais curto esse mês.

  6. Flávia

    Minha menstruação veio dia 10 de fev. E paro dia 16 depois disso eu toma o anticoncepcional dia sim é dia não pq eu sempre esqueço, depois parei de tomar aí com umas duas semanas depois começei sentir enjôo, todos os sintomas de gravidez. Ai minha menstruação atraso por 5 dias, e veio com um sangramento estranho depois. É possível uma gravidez

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível. A questão é saber se você realmente menstruou com 5 dias de atraso ou se esse sangramento vaginal tem outro motivo.

      1. Flávia

        não, veio 4 dias só. mais os 4 dias q veio ela veio escura.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se a menstruação veio muito diferente do habitual e você acha que possa estar grávida, o mais seguro é fazer um teste de gravidez.

        2. Flávia

          ela veio escura como borra de café, e veio apenas 4dias. e sinto enjoo, tontura, e meu seios estão inchado

        3. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Acho que você não perde nada fazendo o teste.

  7. Maria Estela Nunes

    Dr. tomei a pílula, do dia seguinte a um mês e meio, e ainda não menstruei, ja fiz exame e não estou grávida, o que pode esta a acontecer???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A pílula do dia seguinte tem uma carga bem alta de hormônios. Provavelmente houve uma desregulação do seu ciclo. A tendência é voltar ao normal ao longo do tempo.

  8. Susu Santos

    Fiz sexo dois dias após a menstruação e camisinha estourou tomei a pílula do dia seguinte 14h depois posso engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco é baixo.

  9. Natasha

    Dr… Preciso muito conversar com você ,é muito urgente …
    Ah e se puder responder se é possível ficar grávida se não houver penetração… Eu agradeço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Gravidez sem penetração é possível, mas é difícil.

  10. Larissa

    Eu tive relação estando mestruada e teve ejaculação dentro posso estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é impossível, mas é muito pouco provável.

  11. Joelma

    Minha menstruação veio no dia 19 e tive relação sexual no dia 24…. corre o risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há risco.

      1. Joelma

        Brigadinho Dr.

  12. Aika

    Dr. Minha menstruação começou dia 8 e terminou dia 14… Tive relação hoje (dia 17) e houve ejaculação. Tomei a PDS. Estou correndo risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, existe risco.

  13. Juju

    É possível engravidar sem penetração , e ejaculação estando menstruada, só contato ?(ciclo em média de 30 dias irregular)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito, muito pouco provável.

  14. Ana Claúdia Santos

    É possivel engravidar no penultimo dia antes que a menstruação acabe?
    pq eu tive relação sexual no quarto dia da minha menstruação ,e minha mestruação dura 5 dias…Ê possivel eu estar gravida agora ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Possível sempre é, mas é muito pouco provável.

  15. Rodrigo Silva Cunha

    No caso de ter tido uma relação desprotegida e ter tomado a pílula do dia seguinte, a menstruação ter descido uma semana após ter tomado é sinal de q a PDS funcionou?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

      1. Rodrigo Silva Cunha

        Obrigado! Seu site é mto bom e esclarecedor! Parabéns!

      2. Caroline gonçalves

        É possivel engravidar apos 3 dias da menstruação acabar

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, é possível, apesar de ser pouco provável.

  16. Camila Castro

    Ok. Tomo pílula anticoncepcional diariamente e com exatidão no horário. Estou total livre de riscos???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco é desprezível nesse caso.

  17. Jéssika

    Dr. Meu ciclo é de 28 dias e minha menstruação dura 5 dias.
    Menstruei na segunda dia 4, fiquei menstruada até sexta dia 8. No sábado tive relação sem preservação e não tomo anticoncepcional. Corro o risco de engravidar? Por precaução tomei o Dia D

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, existe risco.

  18. Nathy

    Dr. Eu tenho SOP e um mioma subseroso, não posso tomar pílulas pois sou hipertensa e sem contar que fico retendo líquidos. Eu sangro por períodos muito longos de mais de três meses continuos, será que corro o risco de engravidar se tiver relações nesses períodos sem proteção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há risco.

  19. Cristiane Rodrigues

    Dr. Meu ciclo é de 28 dias e minha menstruando dura 4 dias. Minha menstruação veio segunda 14 de março e hj 16 de março tive relação sem proteção e ele acabou gozando dentro, corro risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Risco sempre há, mas como seu ciclo é de 28 dias, o risco é muito, muito baixo.

  20. mara

    Dr, tomo anticoncepcional, portanto meu ciclo é 28 dias, correto?
    Eu falhei em 2 ou 3 comprimidos no inicio da cartela.
    Minha ultima menstruaçao foi dia 26/01. Tive relaçao dia 16/02 ( sem preservativo)
    Estava portanto a exatos 6 dias de mesntruar novamente.
    Eu sei que quem toma pílula nao ovula e portanto nao tem periodo fertil, porem como eu falhei em 3 comprimidos existe a possibilidade de eu estar no periodo fertil no final do ciclo? A 6 dias de mesntruar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você falhou a pílula por mais de 2 dias seguidos, há risco de ovular. Nesses casos o ideal é voltar a tomar a pílula e usar camisinha nos primeiros 7 dias.

      1. mara

        compreendo que tive o risco de ovular, mas seria possível essa ovulaçao ocorrer no vigesimo segundo dia do ciclo?
        Quero dizer… o periodo fertil de quem nao toma pilula é na mesma altura do ciclo de quem falha no anticoncepcional?
        Ou seja 14 dias antes da proxima menstruaçao?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não, não é igual.

        2. mara

          Oobrigada pela resposta, mas ainda estou com dúvidas. Vou tentar ser mais clara.
          Eu estou grávida. Eu estou noiva. minha Dum foi dia 26/01. tive relaçao desprotegida com meu noivo nos dias: 5/02, 7/02 e 8/02. ele gozou dentro em todas essaa relaçoes.
          Acabei tendo uma recaida e tive relaçao com um antigo namorado no dia 16/02.
          E ele tbm gozou dentro apenas uma unica vez. Como eu esqueci 2 comprimidos no inicio da cartela, acabei engravidando.
          Como meu ciclo é de 28 dias minha janela fertil estaria entre o dia 5/02 – 10/02. 14 dias antes da minha proxima menstruaçao. minha menstruaçao deveria vir no dia 23/02.
          No dia 27/02 meu beta ja estava positivo.
          No dia 02/03 minha trans deu 5s e 2d.
          Gostaria de saber quem tem mais probabilidade de ser o pai do meu filho.
          Fico no aguardo de sua breve resposta e obrigado pela ajuda. E parabens pelo site

        3. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Então vamos lá, não dá pra ter certeza, pois a falha da pílula faz com o que o dia da sua ovulação não seja tão previsível. A questão é que se na ultrassonografia o bebê tinha 5 semanas no dia 02/03, isso significa que a DUM calculada pelo ultrassom é semelhante a DUM real. Desta forma, com um ciclo de 28 dias, a ovulação cairia por volta do dia 09 ou 10/02. O meu palpite, e isso é só um palpite, é que você engravidou da relação do dia 08/02. Mas certeza mesmo você só terá se fizer um exame de DNA no bebê.

        4. mara

          Obrigada pelos esclarecimentos, doutor! Foram de fundamental importancia.
          E parabens pelo excelente trabalho que faz no site!

  21. Manoel Fontinele

    Minha namorada tomou á pilula do dia seguinte que vem com duas uma depois da relação e outra 18 horas depois tem algum perigo de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a PDS não é 100% eficaz. Ela é uma medida de emergência, mas a sua eficácia é mais baixa que a da pílula comum.

  22. Mª Rayane

    Minha menstruação veio dia 26 e foi embora dia 31 de janeiro e é regular, dai tive relação sem proteção no dia 4 de fevereiro. Tem riscos altos de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo, mas existe.

  23. caio vinicius

    Dr.Pedro fiz sexo cm namorada depois 3 dias menstruação dela ,possibilidade de engravidar? Pq até agora não desceu p/ ela.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há risco, principalmente se o ciclo dela for curto.

  24. valéria

    Dr. tive relação (coito interrompido) no 4° dia do ciclo e depois de 6 horas tomei PDS, no 12° dia tomei a primeira dose de medroxiprogesterona e minha menstruação ainda não veio, pode ser o efeito da injeção mesmo tendo tão puco tempo ou uma possivel gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deve ser efeitos dos hormônios que você andou tomando.

  25. Vanessa Galvão

    Dr. meu ciclo é de 38 dias e minha menstruação é de 4 dias, no último dia de menstruação meu namorado apenas colocou o pênis perto da vagina, mas não houve penetração. É possível eu estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouco provável, não só porque o seu ciclo é bem longo, mas também porque não houve penetração.

  26. Joana Lopes

    Tive relações sexuais com o meu ex namorado, dois dias depois da ovulacao segundo os meus cálculos. Mas usamos preservativo e nao rompeii, depois ele passou a Mao na minha vagina (5minuitos depois) nao sei se os espermatozoides já estariam mortos. Ficamos preocupados e tomei a pilula do dia seguinte 40h depois. Desde então a minha menstruação nao veio. Tem probabilidade de estar grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Me parece pouco provável pela história que você conta.

  27. andrielle santos Oliveira

    Dr. Já menstruei no começo do mês, e no dia 23 minha menstruação voltou, hj dia 28 ainda estou menstruada, uma semana antes do dia 23 tive relações sem preservativo, posso estar grávida ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  28. Luciana Alves

    Olá Dr, no dia 6 de dezembro meu namorado somente estimulou seu penis na minha vagina, mas nao houve penetração nem ejaculação, no dia 11 de dezembro minha menstruação desceu e acabou no dia 18, e hoje dia 22 apertei meus seios e saiu um liquido branco, agora ele ta transparente, o que pode ser? Me ajude por favor.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você já menstruou depois desse episódio, fique tranquila que isso é um sinal de que você não engravidou.

  29. Renata Silva

    Muito esclarecedor. Fiquei com uma dúvida, posso utilizar um daqueles testes de farmácia pra saber quando se está ovulando para descobrir a época mais segura pra ter relações?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, os testes além de caros, não são são tão precisos a ponto de servirem como orientação contraceptiva. Eles ajudam mais para quem quer engravidar, e não para quem quer evitar.

      1. Diego

        Dr, uma garota de 14 anos que nunca menstruou e que tomou duas ‘pilulas do dia seguinte’ 15 horas após o coito e mais duas depois de 12 horas, corre risco de engravidar? Eu também não tenho certeza se cheguei a ejacular dentro dela, mas dizem que antes da ejaculação, sai um líquido que também contém espermatozoides. Estou muito preocupado, por favor, o senhor pode me ajudar?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O risco é baixo, principalmente porque ela nunca menstruou e ainda tomou a pílula do dia seguinte.