Sintomas da meningite (bacteriana e viral)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 16 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é meningite?

A meninge é uma fina membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal. No seu interior circula um líquido, chamado líquido cefalorraquidiano ou líquor.

Quando a meninge encontra-se inflamada, dizemos que o paciente tem meningite. Na imensa maioria dos casos, a inflamação da meninge é provocada por um agente infeccioso, como vírus, bactérias ou fungos.

Entre as bactérias, as mais comuns são: Haemophilus influenzaeNeisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.

Entre os vírus, os mais comuns são os Enterovírus, incluindo poliovírus, coxsackievírus e echovírus, e os herpesvírus.

Neste artigo abordaremos os sinais e sintomas da meningite, dividindo as explicações de acordo com a faixa etária e com o agente causador da infecção da meninge.

Se você quiser mais informações sobre o que é meningite, incluindo suas causas, diagnóstico e opções de tratamento, acesse o seguinte link: Meningite – Sintomas, Causas e Tratamento.

Meningite bacteriana em adultos

A meningite bacteriana nos adultos costuma ser um quadro de evolução rápida, com acelerada piora do estado clínico em poucas horas. Em geral, o paciente acaba dando entrada em algum hospital apenas 24 ou 48 horas após o aparecimento dos primeiros sinais da doença.

O tempo de incubação da meningite bacteriana, ou seja, o intervalo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas, costuma ser de 3 a 4 dias.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC.

Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos. A rigidez pode ser notada ao exame físico através da dor e da incapacidade do paciente de abaixar a cabeça e encostar o queixo no seu peito, mesmo com a ajuda do examinador.

Além da dificuldade em abaixar a cabeça, movimentar o pescoço também é difícil e doloroso quando a meninge está inflamada.

A dor de cabeça é outro sintoma comum de meningite. Ela costuma ser uma dor intensa e difusa por todo o crânio. Mesmo os pacientes que costumam ter dor de cabeça frequentemente são capazes de afirmar que a dor da meningite é pior e diferente.

Alterações do nível de consciência ocorrem em até 80% dos pacientes e é, geralmente, o sinal que faz com que a família procure um hospital. Letargia e confusão mental são as apresentações mais comuns, mas até 20% dos pacientes podem chegar ao hospital já comatosos.

Sintomas da meningite meningocócica

Nos pacientes que apresentam meningite meningocócica, que é aquela provocada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, podem surgir pequenas manchas puntiformes, vermelhas ou violáceas, pelo corpo, chamadas de petéquias.

Sintomas meningite
Teste de Tumbler

Uma forma de distinguir o rash da meningite meningocócica das erupções cutâneas de outras causas, como alergias ou picadas de mosquito, é comprimir as lesões com um copo transparente e ver se elas somem (teste de Tumbler). Na meningite meningocócica, as petéquias não desaparecem.

É importante destacar que petéquias podem surgir por outros motivos, não sendo uma lesão exclusiva da meningite.

De qualquer forma, havendo ou não suspeita de meningite meningocócica, todo paciente que desenvolve rash súbito e extenso deve procurar um médico.

Rash da meningite meningocócica
Rash da meningite meningocócica

Sintomas clássicos da meningite bacteriana em adultos

  • Febre alta.
  • Rigidez de nuca.
  • Dor de cabeça.
  • Alteração do estado mental.
  • Petéquias (em caso de meningite meningocócica).

Praticamente todos os pacientes com meningite apresentam pelo menos um ou dois dos sintomas citados acima.

Fora os sintomas clássicos, os adultos com meningite bacteriana também podem apresentar:

  • Náuseas e vômitos.
  • Crise convulsiva.
  • Dor muscular.
  • Dor nas articulações.
  • Tonturas.
  • Fotofobia.

Meningite bacteriana em crianças

Nas crianças, a meningite bacteriana costuma ter duas apresentações distintas. Em alguns casos, a meningite é um quadro mais arrastado, com a criança apresentando febre sem causa aparente durante alguns dias antes dos sintomas mais específicos surgirem. A outra forma é uma meningite fulminante, com rápido agravamento do estado clínico do paciente em poucas horas e elevada mortalidade.

Sintomas da meningite bacteriana em crianças com menos de 2 anos

Nos bebês e crianças com menos de 2 anos, o quadro de meningite é bem diferente do das crianças mais velhas. Os sinais e sintomas mais comuns são:

  • Febre*
  • Rigidez de nuca*
  • Dificuldade de mamar.
  • Irritabilidade ou apatia extrema.
  • Choro incontrolável.
  • Rigidez do corpo ou hipotonia generalizada (corpo mole, sem tônus).
  • Contrações musculares.
  • Mãos e pés frios.
  • Palidez cutânea.
  • Pele fria e úmida.
  • Abaulamento da fontanela (moleira inchada).
  • Crise convulsiva.
  • Dificuldade respiratória.

* Nas crianças muito pequenas, rigidez de nuca e febre podem não ocorrer, apesar da hipotermia ser comum.

Sintomas da meningite bacteriana em crianças com mais de 2 anos

Quanto mais velha for a criança, mais parecido com a meningite do adulto é o quadro. São sintomas comuns:

  • Rigidez de nuca.
  • Dor de cabeça.
  • Febre.
  • Alteração do estado mental.
  • Irritabilidade ou apatia extrema.
  • Recusa alimentar.
  • Vômitos.
  • Manchas vermelhas pelo corpo (meningite meningocócica).

Meningite viral nos adultos

A meningite provocada por vírus pode causar sintomas parecidos com a meningite bacteriana. A diferença é que a forma viral é menos grave e a mortalidade é bem mais baixa.

Isso não significa, porém, que o quadro clínico não possa ser bem rico, com dor muscular difusa, vômitos e fraqueza.

Muitos pacientes não apresentam a clássica rigidez de nuca e o seu estado neurológico mantém-se mais ou menos estável. Em geral, febre e dor de cabeça são os sintomas mais evidentes.

A meningite viral costuma surgir como complicação de uma virose. O paciente pode ter também sintomas comuns de virose respiratória, como espirros, tosse, dor de gargante e conjuntivite.

Meningite viral em crianças

Assim como nos adultos, a meningite viral nas crianças costuma ser menos grave que a forma bacteriana.

A maioria dos casos é provocada por enterovírus, curam-se sozinhos com o tempo e não deixam sequelas.

Sintomas da meningite bacteriana em crianças com mais de 2 anos

Nas crianças mais velhas, os sintomas são parecidos com os dos adultos, mas a rigidez de nuca é mais frequente e a febre costuma ser bem elevada.

Sintomas da meningite bacteriana em crianças com menos de 2 anos

Nas crianças pequenas e nos bebês, a história é um pouco diferente. Nesse grupo, a meningite viral pode ser grave, provocando mortes ou deixando sequelas.

Os sintomas mais comuns de meningite viral em bebês e crianças com menos de 2 anos são:

  • Choro fácil.
  • Irritabilidade ou apatia.
  • Crise convulsiva.
  • Diarreia.
  • Dificuldade de mamar.
  • Abaulamento da fontanela (moleira inchada).

Complicações, como pneumonia, hepatite, miocardite, edema cerebral e isquemia intestinal podem surgir, aumentando o risco de morte.

Clinicamente, somente pelos sintomas, pode ser difícil distinguir uma meningite viral da bacteriana. A distinção, na verdade, está na menor taxa de mortalidade e no número de complicações, mas isso só se torna claro ao final do quadro, quando o paciente se recupera totalmente sem maiores sequelas.

Durante o curso da doença, a única forma de fazer a distinção é através dos exames laboratoriais, principalmente a análise do liquor, obtida através da punção lombar.

A distinção entre meningite viral e bacteriana é importante, porque a primeira precisa ser tratada com antibióticos, enquanto a segunda só necessita de cuidados simples.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


16 respostas para “Sintomas da meningite (bacteriana e viral)”

  1. Roberta

    Estou com tanto medo. Minha netinha de 2 meses está internada no St. George’s em Londres c febre . Já fizeram exame de sangue, já está recebendo antibióticos e fez punção lombar. O primeiro resultado q n eh conclusivo não confirmou meningite. O q eh bom. Mas tem q fazer cultura p ver se existe bactéria. Está tbem c o linfonodo de um lado bem inchado. Estou desesperada

  2. Ana Caroline de Medeiros Brito

    Bom dia , apareceu uma mancha na minha mão como se fosse queimadura,primeira apareceu ela na cor avermelhada e agora ficou marrom como se fosse queimadura alguns me falaram que poderia ser mancha de meningite.Qual exame devo fazer para saber.Tenho consulto com o clínico daqui 20dias e se realmente for até lá creio que seja tarde.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, meningite não é assim. O ideal é você procurar um dermatologista.

  3. priscila

    resumindo doutor será que se eles tivessem feito um exame na noite que eu fui com febre será que ela estaria viva ou com sequelas,depois disso eu pesquisei muito na Internet sobre a doença,e no enterro dela tinha mas dois casos de RN com meningite também,os médicos disseram para eu não abrir o caixão,e depois descobrir que não tinha perigo de infectar,estou sem chão,e indignada com médicos que não fazem seu trabalho direito,talvez minha filha estivesse viva.

  4. priscila

    Boa noite a todos,minha bebê de 28dias esteve com febre alta na noite do dia 13 de abril,38.6 e socorrir ela umas 22 da noite do mesmo dia,ela teve um choro forte ai nem mediquei levei logo,quando cheguei no hospital ela foi atendida mas a febre tinha baixado pedir exames de sangue mas disseram que não precisava porque ela não tinha nada,ja estava sem febre e estava só com um catarrinho na garganta,nebulizei ela lá duas vezes e me deram alta disseram que era virose,cheguei umas 2 da manhã na sexta feira Santa dia 14,ela mamou e dormiu fiquei observando até umas 5 da manhã e depois tirei um cochilo até umas 6 e quando acordei,ela estava pálida gelada e sem febre,mas cheia de manchas roxas petequeias,resumindo me desesperei voltei para o mesmo hospital e la quando viram ela disseram logo meningite meningococica assim que cheguei com ela nos braços bem molinha,e eu chorando muito,fizeram uns procedimentos la e me transferiram com ela na ambulância para um hospital de infectologia cheguei,fizeram outros procedimentos la,e isolaram ela na uti,umas 9da manhã e as12:45 ela faleceu teve várias paradas respiratórias,mas infelizmente não resistiu estou aqui inconformada e com muita saudade da minha filha,amanhã faz 15 dias que ela se foi,meu amor maior amarei para sempre.

  5. Angela

    Olá. a filha de uma amiga teve vômito e febre. no hospital acharam inflamação no ouvido e agora surgiu manchas vermelhas pelo corpo e rosto. dão manchas desuniformes
    poderá ser meningite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Angela, à distância é muito difícil opinar. Precisaria ver as lesões e ter acesso ao processo clínico da criança. Essa pergunta ter de ser feita aos médicos que estão cuidando dela.

  6. fabricio

    estou com rigidez no pescoço, e tenho TAG e depressão, mas não tenho febre. estou apavorado de ser meningite!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você tivesse meningite, teria febre, prostração, mal-estar e provavelmente não estaria na frente do computador pesquisando na Internet.

  7. Marco Barros

    Olá,pessoa que morre de meningite deve se lacrar o caixão,ou se faz normal o velório,o risco de contaminação,é quantos por cento…obrigado muito boa a matéria!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há relatos de transmissão da meningite em velórios, pois o tempo de exposição é curto e o paciente não respira para poder eliminar a bactéria.

  8. Adriana

    Já vi criança com meningite e sem febre , com hipotermia ! Socorro rápido foi fundamental!

  9. humorjean

    Porque em pacientes idosos é comum a presença de hipotermia, ao invés de febre mais alta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nos idosos, o processo de produção da febre pode estar comprometido. Isso ocorre em qualquer infecção, não só na meningite.

  10. gil

    muito boooom!!!são pessoas como vç que fazem a diferença!!!

  11. Nilo Luiz

    Dr. estou escrevendo apenas para parabenizá-lo pelo blog, li diversas
    postagens em seu blog, muitos assuntos que desconhecia e a cada vez que
    lia um, me linkava interessado em ler outro e assim por diante, um
    texto bem claro e desenvolvido, praticamente uma conversa de
    médico/paciente.

    E a melhor conclusão que tirei de todas as postagens lidas é que a prevenção é a melhor solução para mantermos saudáveis sempre,
    pensando numa vida plena e saudável não somente no dia de hoje, mas em
    uma vida futura (velhice) saudável. Parabéns pela iniciativa.