19 de novembro de 2013

PÓLIPOS INTESTINAIS | Sintomas e tratamento

A presença de um ou mais pólipos intestinais é um diagnóstico comum durante uma colonoscopia que sempre costuma causar questionamentos por parte do paciente e seus familiares. Afinal, o que significa um pólipo intestinal? Pólipo é câncer? É preciso cirurgia para retirar o pólipo?

Publicidade

Antes de explicar os pólipos com detalhes, vamos logo esclarecer três pontos:

1. Pólipos intestinais são muito comuns e surgem em mais de 30% da população adulta.
2. Nem todo pólipo possui potencial para virar câncer, e mesmo os que podem virar, demoram muitos anos para sofrer esta transformação.
3. Atualmente é possível remover pólipos completamente e de modo seguro.

O que é um pólipo intestinal?

O pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. O intestino grosso (cólon) é o principal ponto onde surgem os pólipos intestinais.

O pólipo intestinal é uma neoplasia benigna que ocorre por um crescimento anormal da próprias células da mucosa do intestino. Mal comparando, podemos dizer que são uma espécie de verruga do cólon.

A imensa maioria dos pólipos são lesões benignas e continuarão a sê-las para o resto da vida. Porém, dependendo do tipo de pólipo (explicado adiante) existe o risco de transformação para câncer.

Pólipo intestinal

Pólipo intestinal

Fatores de risco para o desenvolvimento de pólipos intestinais

– Idade acima de 40 anos
– Doença inflamatória intestinal (leia: DOENÇA DE CROHN | RETOCOLITE ULCERATIVA | Sintomas e tratamento)
– História familiar
– Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Saiba como e por que parar de fumar)
– Sedentarismo
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA)
– Dieta rica em gorduras saturadas
– Dieta pobre em frutas, vegetais, fibras e cálcio
– Excesso de álcool (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO)

Quais são os tipos de pólipos intestinais? Quais pólipos podem virar câncer?

Existem vários tipos de pólipos, porém, dois deles correspondem a imensa maioria:

a.) Hiperplásicos – pólipos de tamanho pequeno, normalmente localizados na porção terminal do cólon (reto e sigmóide). Não apresentam potencial para se transformar em câncer.

b.) Adenomas – São os pólipos que apresentam risco de se transformar em câncer. Porém, menos de 5% dos adenomas acabam por se transformar em uma lesão maligna.

Em média, um adenoma demora pelo menos 7 anos até se transformar em câncer.

É importante saber que a maioria dos cânceres de cólon surgem de um pólipo,  porém, são minoria os pólipos que podem se transformar em câncer.

Sintomas dos pólipos intestinais

A maioria dos pólipos intestinais é de pequeno tamanho e acaba por não causar nenhum sintoma. Normalmente só são detectados quando se realizam exames de triagem para o câncer de cólon.

Pólipos de tamanho maior podem causar obstrução intestinal por impedir a progressão das fezes ou apresentar escoriações pela passagem de fezes endurecidas, podendo assim sangrar. (leia: SANGUE NAS FEZES | HEMORRAGIA DIGESTIVA | Principais causas).

Diagnóstico dos pólipos intestinais

Atualmente o exame de escolha para o diagnóstico dos pólipos / rastreio do câncer de cólon é a colonoscopia, um exame realizado através de um endoscópio por via anal. A colonoscopia é o exame ideal pois permite não só a visualização dos pólipos, como também a sua retirada (leia: EXAME COLONOSCOPIA).

Apenas a olho nu, não é possível distinguir um pólipo hiperplásico de um adenoma. Por isso, indica-se a retirada de qualquer pólipo diagnosticado para avaliação histológica (microscópica)

Os adenomas são divididos em três grupos de acordo com esta avaliação:
– Adenoma tubular
– Adenoma viloso
– Adenoma túbulo-viloso

O tamanho do pólipo adenomatoso (maior que 1cm) e quanto mais componente viloso ele possuir (mais que 25%), são os principais fatores de risco para transformação em câncer.

O rastreio para o câncer de cólon está indicado para todas as pessoas acima de 50 anos. Pessoas com história familiar de um parente de primeiro grau com câncer de cólon antes dos 60 anos devem começar a fazer o rastreio a partir dos 40 anos.

Tratamento dos pólipos intestinais

A maneira mais eficaz de se evitar o câncer de cólon é identificando precocemente pólipos adenomatosos e removendo-os antes que se transformem em uma lesão maligna.

Pólipos intestinais - tratamento

Como já referido, os pólipos podem ser retirados pela colonoscopia imediatamente após a sua identificação.

A remoção dos pólipos não dói e não costuma causar sangramentos.

Raramente o pólipo é grande o suficiente para a remoção não poder ser feito pelo colonoscópio. Nestes casos, é normalmente necessária cirurgia para extração da lesão.

A remoção de pólipos é segura, havendo uma taxa de complicações menor que 1 a cada 1000 procedimentos. Os maiores risco são a perfuração do cólon e o sangramento.

Para se minimizar os risco de complicações, o paciente não deve tomar nem dias antes, nem dias depois, medicamentos que facilitem hemorragias como aspirina, anti-inflamatórios ou anticoagulantes como heparina ou varfarina.

Síndromes de poliposes

Existem algumas doenças raras, de origem genética, que se manifestam com dezenas de pólipos no trato digestivo, ainda na juventude, associados a outros sintomas em diversas partes do corpo. Entre essas síndromes podemos citar:

– Lynch
– Gardner
– Turcot
– Cronkhite-Canada
– Peutz-Jeghers
– Cowden

"PÓLIPOS INTESTINAIS | Sintomas e tratamento", 5 de 5 baseado em 34 votos.
Publicidade
  • Graça Xavier

    Dr. gostaria de ter esclarecimento sobre o diagnóstico do meu pai que tem 77 anos. Foi diagnosticado pólipos de colo ascendente: adenomas tubulares, ausência de displasia de auto grau. E pólipos de colo descendente: adenomas tubulares, ausência de displasia de auto grau. O que isto significa? É câncer? Qual o tratamento mais indicado? Que medico e qual especialidade trata? Tem cura? Obg.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Significa que não há sinais de câncer nos pólipos retirados.

  • Janete

    Boa Tarde.

    A pergunta saiu pela metade, o que é adenocarcinoma moderadamente diferenciado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um tipo de câncer, com moderado grau de diferenciação, ou seja, ele é moderadamente diferente da célula que lhe deu origem.

  • suely

    Bom Dia Dr Pedro exame do meu pai que tem 85 anos Diagnostico ….Displasia EpiteliaL Leve em Ademona Tubular Intestinal , tem que fazer cirugia Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente basta retirar os pólipos e fazer acompanhamento.

  • Paula Vale

    Ola Doutor, meu pai fez exame e diagnosticou adenoma tubulo viloso com displasia de baixo grau, isto é grave, qual é o tratamento? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é grave, basta retirar o pólipo e fazer o acompanhamento.

  • Renata Ribeiro

    boa tarde doutor mnh filha tem sete anos de idade e tem sindrome de peutz jeghers a nove meses fez uma cirurugia devido uma invaginacao intestinal e para retirada de polipos..e recentemente em uma colonoscopia e endoscopia q fez apreceu novos polipos..gostaria de saber se existe algum remedio q diminua os polipos ou q retarde seu crescimento..e se relmente essa doenca n tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infelizmente não há tratamento.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem só 4 dias. Se a dor for leve acho que você não deve se preocupar. Agora, se é uma dor moderada a forte, o ideal é ser reavaliada pelo médico.

  • Angela

    Boa tarde Doutor fiz recentemente uma colonoscopia e retiraram de mim um pólipo com 8mimde diâmetro, depois da colo sinto dores no ventre, mas nenhum sangramento, isso é costumeiro? Agradeço se puder me esclarecer. Obrigado.

    Angela

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ocorrer dor por causa da dilatação do cólon pelo gás da colonoscopia.

      • Angela

        Mas Doutor a colo foi dia 20 e hoje ainda me doi o ventre quando me sento isso é normal? Gostaria de saber porque fico preocupada. Obrigado pala atenção
        Angela

        Subject: Re: New comment posted on PÓLIPOS INTESTINAIS | Sintomas e tratamento

  • santuza pellegrine

    Boa tarde! Doutor meu pai fez o biopsia do intestino o resultado é:
    Quatro fragmentos de tecidos mediando 0,5cm o maior pardo claros irregulares e elastico.
    1 bloco foi aprofundado obtendo se cortes seriados.
    Tumor viloso com displasia epitelial de alto grau, em amostra superficial.
    Obs: o bloco foi aprofundado obtendo se cortes seriados.

  • Wesley Rosa

    Bom dia! Doutor so gostaria de saber se 2 polipos de 2mm podem causar uma dor abdominal intensa e causar sangramento volumoso.Desde ja agradeço pela atenção !

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      2 mm é muito pequeno. Não devem ser a causa.

  • Rosa maria

    Dr. Pedro retirei um pólipo no sigmóide o resultado foi: Adenoma tubular de baixo grau, e desde então sinto dores na região anal não sei tem relação com o pólipo não consigo ficar sentada por mt tempo. Devo procurar meu gastro?

    Grata

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Acho que sim. Pode ter alguma relação.

  • maiara nafin

    olaa eu ja tive polipos sem como é dificil de mais ja passei por 2 cirurgias nao foi facil

  • Ajohannc

    Olá Dr. A 2 meses meu avô (68 anos), verificou leve sangramento nas fezes, então procurou um médico e fez a colonoscopia.Na colonoscopia o laudo foi esse:
    Laudo de ColonoscopiaVálvula íleo- cecal de aspecto normal. Mucosa do ceco, cólon transverso, ângulo esplênico e cólon descendente dentro dos padrões macroscópicos da normalidade. Presença de pólipo séssil, medindo em torno de 4 mm de diâmetro no cólon ascendente, junto ao ângulo hepático. Lesão vegetante e infiltrante no cólon sigmoide, próximo à junção reto- sigmóide, ocupando cerca de 50% da circunferência do órgão. Mucosa do reto normal.Realizado polipectomia com alça do pólipo  do cólon ascendente e biópsias da lesão do cólon sigmoide.Correlacionar os achados endoscópicos com o estudo histopatológicoQual sua opinião sobre isso? Devo ficar preocupado? É grave? O médico falou algo sobre hemorroidas também. Obrigado pela ajuda!Att.

    • adivani ormonde

      Olá Dr. em 2005 tive uma dirreia constante e fiz uma colonoscopia. fez retira de polipo sessil hiprplasico e todo o ano realizo a colonoscopia, mas a ultima foi em 2009. devo me preocupar? pois ja fazem 4 anos. obrigada

      • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

        Não sei qual foi o planejamento efetuado pelo seu gastroenterologista. Ele é quem deve decidir com que frequência você deve fazer a colonoscopia.

  • marcilene Gregorio

    Olá, meu marido está com adenoma tubular grave ele precisará passar por cirurgia, é câncer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Adenoma ainda não é câncer.

  • marcilene Gregorio

    Olá, meu marido está com adenoma tubular grave ele precisará passar por cirurgia, é câncer?

  • marcilene Gregorio

    Meu marido fez colonoscopia e o resultado da biopsia foi adenoma tubular grave ele precisará ser submetido a cirurgia ou existe tratamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Adenoma ainda não é câncer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O ideal é um gastroenterologista.

  • Patricia

    oi, meu esposo foi detectado com um polipo pequeno e foi feito o exame de colonoscopia, o médico em si disse que o polipo foi retirado. Porém os sintomas continuam, principalmente o sangramento. Isto é normal? O médico que cuidou dele é um clínico geral. seria necessário ele procurar um especialista? Que médico podemos procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é um gastroenterologista.

  • SORRISO

    boa tarde é muito importante pra min pois meu pai tem 56 anos e ja faz algum tempo que ele vem sofrendo com muita diarreia ,então foi feito o diagnostico e foi constatado isto gostaria saber qual a melhor alimentação para que ele tenha uma vida mais saudavel ?

  • SORRISO

    boa tarde é muito importante pra min pois meu pai tem 56 anos e ja faz algum tempo que ele vem sofrendo com muita diarreia ,então foi feito o diagnostico e foi constatado isto gostaria saber qual a melhor alimentação para que ele tenha uma vida mais saudavel ?

  • Chico

    Gostaria de saber , num exame de colonoscopia foi diagnosticado uma lesão elevada de 2cm no cólon sigmoide , feito cromoscopia e biopsia o resultado foi de “pólipos hiperplásicos sésseis de cólon sigmóide , ausência de displasia ou neoplasia associada.O correto seria a retirada dessa lesão elevada ou não.Qual o risco desse tipo de pólipo virar câncer num paciente com retocolite ulcerativa .

  • Juliana Zanetti

    Boa tarde Dr.,gostaria de saber a partir de que idade posso fazer a colonoscopia,pois minha mãe teve câncer de reto e tem que usar colostomia definitiva.Tenho 27 anos e apresento alguns sintomas como sangramento as vezes e meu intestino é preso.Desde já,obrigada.

  • Juliana Zanetti

    Boa tarde Dr.,gostaria de saber a partir de que idade posso fazer a colonoscopia,pois minha mãe teve câncer de reto e tem que usar colostomia definitiva.Tenho 27 anos e apresento alguns sintomas como sangramento as vezes e meu intestino é preso.Desde já,obrigada.

  • Ana

    Dr.Meu diagnóstico foi …Adenoma tubulo viloso com displasia epitelial de alto grau focal e a minha medica disse que devo repetir somente daqui a dois anos ela nao é especialista devo procurar um especialista e mostrar meu exame?? Como sei que eu não estou com cancer mesmo sabendo que foi retirado!! Devo me preocupar??

  • Ana

    Dr.Meu diagnóstico foi …Adenoma tubulo viloso com displasia epitelial de alto grau focal e a minha medica disse que devo repetir somente daqui a dois anos ela nao é especialista devo procurar um especialista e mostrar meu exame?? Como sei que eu não estou com cancer mesmo sabendo que foi retirado!! Devo me preocupar??

  • Anonymous

    Meu marido fez biopsia a 7 meses. e continua doendo o que eu faco.

  • Osmaniroliveira

    Boa tarde Dr. Primeiramente otimo blog. bom recentemente venho sentido empachamento e dores no estomago logo abaixo do umbico. venho sentindo também logo apos as refeições uma massa que sobe não muito grande no lado direito pra ser mais preciso proximo onde fica o apendice. isso desde o ano passado ja fiz, ultrason, raio x, endoscopia, tomografia e colonoscopia, exames de sangue e teste a lactose, e todos os exames deram normais sendo que a tomografia aparceu PROSTATA COM DIMENSOES DISCRETAMENTE AUMENTADAS.. CALCIFICAÇÃO PARENQUIMATOSA HEPATICA (GRANULOMA), e a colonoscopia POLIPOS HIPERPLASTICOS E TEM ASSIM POLIPOS RETAIS INFLAMATORIO? Ja fui em 2 clinico geral e os mesmos disseram que o resultado do exame é normal, e fica só nisso, não sei oq ue faço estou desesperado por que estão fazendo de mim um ping-pong me encaminha pra um medico depois me encaminhão pra outro, e nisse esta vai completar 1 ano que continuo sentindo as dores. Gostaria que voçê me indica-se alguma exame ou algo do tipo.

  • peterson

    Ola Dr. Pedro, tenho 38 anos e ha mais ou menos 2 anos atrás tive uma crise fortíssima em que foi diagnosticado uma estenose na válvula íleo secal. Mas não fiz nenhuma cirurgia ou algo assim.
    A médica que me acompanhou disse que não poderia ainda fechar o diagnóstico da doença de crohn e de lá pra cá abandonei o tratamento. Não sinto dores ou algo assim, apenas minhas feses são mais finas que antes da crise, e uma vez ou outra, acontece quando vou limpar com o papel, noto uma pequena manchinha de sangue, muito pequena, mas que me preocupou agora.
    Gostaria de uma orientação da sua parte.
    Grato, peterson.

  • Ajohannc

    Olá Dr. A 2 meses meu avô (68 anos), verificou leve sangramento nas fezes, então procurou um médico e fez a colonoscopia.Na colonoscopia o laudo foi esse:
    Laudo de ColonoscopiaVálvula íleo- cecal de aspecto normal. Mucosa do ceco, cólon transverso, ângulo esplênico e cólon descendente dentro dos padrões macroscópicos da normalidade. Presença de pólipo séssil, medindo em torno de 4 mm de diâmetro no cólon ascendente, junto ao ângulo hepático. Lesão vegetante e infiltrante no cólon sigmoide, próximo à junção reto- sigmóide, ocupando cerca de 50% da circunferência do órgão. Mucosa do reto normal.Realizado polipectomia com alça do pólipo  do cólon ascendente e biópsias da lesão do cólon sigmoide.Correlacionar os achados endoscópicos com o estudo histopatológicoQual sua opinião sobre isso? Devo ficar preocupado? É grave? O médico falou algo sobre hemorroidas também. Obrigado pela ajuda!Att.

  • Fabyaraujinha

    Dr o Pólipo da minha mãe deu adenomatoso no reto,porém parece ser grande o suficiente para ser sentido pelo toque, ha como fazer uma cirurgia? q ha possibilidades da biópsia errar??????????

  • Netymedeiros

    OLHA, meu bebê nasceu com polito anal quando ela chorava ele saia é ela charava muito, fui ao especilialista, ela tinha 5 dias de nascida o médico só mandou eu esperar que ela crescesse um pouco mais, só que 2 meses retornei ao médico ele fez de tudo para que ela chorasse para que saísse então não aconteceu assim não retornei mais porém agora ela está com 20anos sempre reclamando, comigo de dores agora com 7 meses de grávides está sentindo muitas dores até quando vbai urinar ele sai é dolorido para colocar para dentro , me pede ajuda pois está nervosa demais, me cuipa por não ter visto isto , quando ela nasceu logo, não sei o que faço me ajude se for possivel

  • Jacqueline melo

    Dr,boa noite é pq qndo eu to defecando o sangue vem separado ,é perigoso ?

  • Jacqueline melo

    Dr,boa noite é pq qndo eu to defecando o sangue vem separado ,é perigoso ?

  • peterson

    Ola Dr. Pedro, tenho 38 anos e ha mais ou menos 2 anos atrás tive uma crise fortíssima em que foi diagnosticado uma estenose na válvula íleo secal. Mas não fiz nenhuma cirurgia ou algo assim.
    A médica que me acompanhou disse que não poderia ainda fechar o diagnóstico da doença de crohn e de lá pra cá abandonei o tratamento. Não sinto dores ou algo assim, apenas minhas feses são mais finas que antes da crise, e uma vez ou outra, acontece quando vou limpar com o papel, noto uma pequena manchinha de sangue, muito pequena, mas que me preocupou agora.
    Gostaria de uma orientação da sua parte.
    Grato, peterson.

  • Jaqueline Paula

    Olá Dr., minha mâe descobriu que tem pólipos intestinais através de uma tumogarfia coputadorizada, exame feito por causa de dores abdominais. Deu também gosdura no fígado. Ela se consulta com um gastro, o mesmo só falou par não comer caroços, fazer exercícios e indicou procurar uma nuticionista. Ela deve fazer um exame de coloscopia? Após a descoberta do pólipo, é necessária a sua retirada? Ela pode ter uma vida normal com este, só a base de dietas? Atenciosamnete. Deus te abençoe!

  • Maina_rj

    Caro Doutor,meu bebe tem 11 meses,ao introduzir as papinhas aos 6 meses de vida observei que as fezes saiam endurecidas,meu filho fazia sempre força para evacuar e se mostrava irriquieto,, neste periodo um dia quando fui limpá-lo observei uma quantidade consideravel de sangue vivo nas fezes,e após o ocorrido levei ele ao pediatra que pediu exame de sangue oculto.dando positivo,já fiz 5 exames e todos deram positivos, 1 por mes, alem de outros exames como parasitologico,ige total,intolerancia a lactose,gema do ovo,soja, entre outros nenhum com resultado alterado.Estou muito preocupada doutor.Penso que possa me ajudar a esclarecer melhor o que possa ser e ou que conduta devo tomar.obrigada pela atençao.Maina

  • Josy Rodrigues

    o que seria um pólipo hiperplasico inflamado? como pode ser tratado?

  • Gudofuti

    Dr. tenho 31 anos e retirei um polipo de 3cm adenoma tubuloviloso, e o resultado da biopsia deu displasia de baixo grau.
    O dr me falou que é benigno, e pediu uma colonoscopia para daqui 6 meses.
    Minha duvida é a seguinte: Esse polipo que ele tirou era benigno, mas pode nascer outro maligno no lugar desse ou em outro lugar, devido ao tamanho ser grande e a “composição” do polipo ser tendenciosa a virar um tumor maligno?
    Isso que não entendo. Tirou o polipo e acabou, esse polipo não causa mais problemas, ou por esse polipo ser tendencioso, corro o risco de ter um cancer? Me explica isso melhor, por favor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Que sangramento?

  • jacqueline

    esse mês faz uma ano que minha mãe fez colonoscopia na qual perfuraram seu intestino e ela teve que fazer uma operação de emergencia para corrigir o erro Na época 2 meses após a cirurgia teve que repetir o exame pois haviam polipos a serem retirados e porque minha mae apresentava pequenos sagramentos ao defecar
    Acontece que agora minha mae voltou a sangrar novamente ainda mais quando faz um esforço maior para evacuar
    na biopsia nao deu nada de maligno no polipo e displasia epitelial leve por que será que está acontecendo novamente o sangramento?
    att
    jacqueline
    e-mail- jacbela.santos@gmail.com

  • Fabyaraujinha

    Dr minha mãe esta com um sangramento anal alguns dias,hj foi realizado o exame de colonoscopia, a moça apenas me disse q eram alguns pólipos e tem uma lesão no reto,até chegar o resultado estamos bem preocupado,pq a moça disse q fez biópsia,é normal se fazer sempre a biópsia?

  • Rafa

    ótimo site, parabéns

  • Fabyaraujinha

    Dr minha mãe esta com um sangramento anal alguns dias,hj foi realizado o exame de colonoscopia, a moça apenas me disse q eram alguns pólipos e tem uma lesão no reto,até chegar o resultado estamos bem preocupado,pq a moça disse q fez biópsia,é normal se fazer sempre a biópsia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Gudofuti

    Dr. muito obrigado peala resposta e por esse blog maravilhoso. Fiquei preocupado, pois o pólipo era grande e era o mais perigoso a virar um cancro. A colonoscopia agora será uma prevenção para retirar novos pólipos se esses vierem a aparecer é isso? Por isso a preocupação do médico em fazer outra para daqui 6 meses?

  • Gudofuti

    Dr. muito obrigado peala resposta e por esse blog maravilhoso. Fiquei preocupado, pois o pólipo era grande e era o mais perigoso a virar um cancro. A colonoscopia agora será uma prevenção para retirar novos pólipos se esses vierem a aparecer é isso? Por isso a preocupação do médico em fazer outra para daqui 6 meses?

  • Gudofuti

    Por favor dr responda pra mim!!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Que sangramento?

  • Cidinhaap

    Dr.  o sangramento dura até qantos dias?
    Obrigada.
     

  • Cidinhaap

    Dr.  o sangramento dura até qantos dias?
    Obrigada.
     

  • Fernando Agomes

    Foi detectado na minha esposa, através da colonescopia um polipo junto ao recto, foram feitas várias biopsias.  No caso do polipo ser maligno, ele pode ser removido por que forma cirurgica ? – Será uma intervenção complicada ? – E pode voltar a surgir mais tarde ? – Minha esposa ficará com algumas sequelas ?

    Obrigado

  • Gudofuti

    Dr. tenho 31 anos e retirei um polipo de 3cm adenoma tubuloviloso, e o resultado da biopsia deu displasia de baixo grau.
    O dr me falou que é benigno, e pediu uma colonoscopia para daqui 6 meses.
    Minha duvida é a seguinte: Esse polipo que ele tirou era benigno, mas pode nascer outro maligno no lugar desse ou em outro lugar, devido ao tamanho ser grande e a “composição” do polipo ser tendenciosa a virar um tumor maligno?
    Isso que não entendo. Tirou o polipo e acabou, esse polipo não causa mais problemas, ou por esse polipo ser tendencioso, corro o risco de ter um cancer? Me explica isso melhor, por favor

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

       Se você retirou o pólipo, neste local já não há mais preocupações.

  • renata

    minha filha te 6 anos está com 6 pólipos de 2 cm cada no intestino querem ao invés de retirar cecar oq o senhor acha?
     

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Podem ser retirados pela colonoscopia, porém a técnica costuma ser diferente quando o pólipo é maior que 2 cm. Geralmente a polipectomia é feita em mais de uma sessão. Não é comum pólipos causarem obstrução intestinal

  • Maria Cougo Oliveira

    Li que pólipos são retirados na colonoscopia. Gostaria de saber se pólipos maiores de 5cm podem causar obstrução intestinal, se podem ser extraídos por polipectomia ou devem sê-lo por laparoscopia. Normalmente os sites não dão esses detalhes. Obrigada.
    Maria C. Oliveira.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem ser retirados pela colonoscopia, porém a técnica costuma ser diferente quando o pólipo é maior que 2 cm. Geralmente a polipectomia é feita em mais de uma sessão. Não é comum pólipos causarem obstrução intestinal

  • carlos bravo

    tenho polipo yamada IV cripta IIIL, com cerca de 1cm. O médico disse que apecto é bom. Estou aguardando resultado histológico.
    qual sua opinião quanto ao resultado
    Carkisc Bravo

  • Marli_rebelatto

    tenho polipo to esperando resultado da biopsia sinto dor e estufa miha barriga o q poderia tomar?

    obrigado

  • norma

    tenho polipo na vesicula biliar , quero saber se minha vesicula esta totalmente condenada e se tenho que retira  la por completo?  Da para retirar so polipo salvando a ?

  • Rafa

    ótimo site, parabéns

  • Kelly Csousa

    dr parabéns pela clareza da explicação. em uma endoscopia que fiz recentemente na conclusão constou um pólipo na alça aferente – polipectomia, fique bastante preocupada.

  • Milmavita

    muito interessante esse artigo e esclarecedor ,tirando muitas duvidas,gostei.

  • Heloisa

    achei muito esclarecedor. gostaria de saber o que devo fazer. Sou gastroplastizada e há 2 anos retirei 4 pólipos de baixo grau no sigmóide, agora observo fezes com muco.e devo fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procurar um gastroenterologista.

  • Staelcm

    Dr. Pedro, tudo bem com você? Moramos em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte. Minha avó tem 93 anos e foi submetida por uma colonoscopia para verificar o motivo da presença de um sangramento anal. A princípio foi diagnosticado a presença de um tumor cujo tamanho em diametro não sei precisar, sei que é grande. O resultado da biopsia acusou que pode se tratar de um pólipo. Embora ela esteja no CTI, em decorrência de uma pneumonia (ela está há quase 25 dias no hospital para tratamento da hemorragia e realização da colono), os médicos descartaram a cirurgia de retirada, pois acreditam que ela não irá suportar. Hoje minha maior preocupação é como dar a ela uma qualidade de vida, já que possivelmente os sangramentos irão continuar. Temo também que este pólipo possa causar outros problemas. O que podemos fazer? Quais médicos (especialistas) deveremos procurar? Minha avó é lucida e muito forte, por isso quero amenizar o máximo qualquer sofrimento que ela venha a ter.

  • Jerfeson Cícero

    Olá Dr.Pedro Pinheiro boa tarde.Minha duvida é. Eu fiz um exame chamado colonoscopia. Passagem do a. parelho da borda anal até íleo em boas condições de preparo. Reto amplo, com válvulas delgadas, mucosa e padrão vascular submucoso íntregos. Cólons descendente, transverso, ascendente e ceco com mucosa e padrão vascular submucoso íntegros. Válvulas íleo-cecal e íleo terminal sem alterações. Identificado em sigmóide pólipo pediculado de limites precisos e medindo 01 cm. Realizando a biópsias de íleo e polipectomia com alça diatérmica.
    Conclusão;Os aspectos morfológicos são indicativos de:1) ILEÍTE CRÔNICA INESPECÍFICA2) PÓLIPO HIPERPLÁSICO
    ESSES FORAM OS DOIS RESUTADOS !QUERIA SABER SE TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE ALGUM DIA ISSO VIRA CÂNCER? E DE QUE FORMA EU POSSO EVITA-LA? ALGUM TIPO DE ALIMENTAÇÃO?
    ABRAÇÃO.
    AGUARDO RESPOSTA.E MUITO OBRIGADO POR TER CRIADO UM SITY TÃO INTERESSANTE.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente o pólipo já é todo retirado na biópsia.

  • Fernando Agomes

    Foi detectado na minha esposa, através da colonescopia um polipo junto ao recto, foram feitas várias biopsias.  No caso do polipo ser maligno, ele pode ser removido por que forma cirurgica ? – Será uma intervenção complicada ? – E pode voltar a surgir mais tarde ? – Minha esposa ficará com algumas sequelas ?

    Obrigado

  • Andrezza

    Existem remédios para não precisar da retirada, ou para esses pólipos pararem de crescer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • marlene

    nossa amei pois sou portadora desta doença,Pólipo,ja retirei  2vzs no intestino,1 no utero e na visicula ,parabens a vcs poderem informar a nos q temos isto ok.bjks e muito obrigado

  • marlene

    nossa amei pois sou portadora desta doença,Pólipo,ja retirei  2vzs no intestino,1 no utero e na visicula ,parabens a vcs poderem informar a nos q temos isto ok.bjks e muito obrigado

  • Renata_santos

    Boa noite… Meu filho tem 3 anos e expeliu um polipo ao evacuar, sangrou muito, o pediatra do PS disse ser algo normal, porem mandou o polipo para analise patologico, estou muito preocupada, pois resultado deste exame demora 15 dias para ficar pronto e o sangramento dele continua… isso realmente é normal???

  • Vieiralourdes1

    to dois polipo no intestino devo tirar

  • Rosa Carmo

    Ola , chamo-me Rosa  sou portuguesa  e preciso urgente de um conselho . aos 31 anos tirei um polipo , bom … so me falaram que era bastante  agressivo ,  foi retirardo , ate ai tudo bem , eu fiz nova colonoscopia um ano depois e nao tinha mais nenhum , depois voltei a fazer 3 anos mais tarde tambem nao tinha , mas aos 38 anos ao retirar o diu o medico me perfurou o utero e intestino , o que resultou de duas cirurgias , septissemia derrame biplurar entre outros problemas , o pior foram as aderençias do intestino pois nao consegui fazer mais a colonoscopia , e tem mais de 5 anos que nao faço , agora me foi recomendado a colonoscopia com anestesia geral , sei dos riscos e estou com medo , ate porque so tem 3 anos que tive a perfuraçao e com ela tantos problemas , a medica me falou que e muito arriscado e nao aconselharia , mas que tenho de fazer , entao estou entre a espada e  aparede , sofri muito pois quase nao sobrevivi , provavelmente eu nao deveria estar a pedir conselho , mas estou desesperada , depois de me falarem dos riscos da colonoscopia com  anestesia geral devido ao que me aconteceu , entao eu gostria se fosse possivel me dar algum conselho , ja que por ca apenas me dizem que tem muitos riscos por meus intestinos terem muitas aderencias devido as operaçoes  fico a espera que me responda ate la um muito obrigada , Rosa.

  • Marelyszanatta

    Por favor preciso saber sobre Doença de Cwden,tratamento se tem ,onde,algum especialista,etc

  • Holdack Velôso

    Parabéns aos dedicados médicos que mantêm este blog!
    Imagino a dedicação ao próximo, como combustível para manutenção do mesmo.
    O artigo sobre pólipos intestinais é bastante esclarecedor e muito bem focado naquilo que o blog se predispõe. Parabéns mais uma vez!
    Porém percebi a ausência de informações sobre inflamações estomacais e esofágicas, assim como, os pólipos estomacais.
    Abraços!
    Holdack Velôso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Flávio
    Podem surgir outros, não necessariamente no mesmo local

  • Flávio

    Ola doutores. Uma vez retirado o pólipo ele pode voltar?