Artigo atualizado em 05/07/2014

SOPRO NO CORAÇÃO | Causas, sintomas e tratamento

O que é um sopro no coração?
O que causa o sopro no coração?
Existe mais de um tipo de sopro?
Sopro cardíaco é algo grave?
Todo sopro indica doença?

Se você não sabe responder as perguntas acima, então este texto foi feito para você.

Introdução

O sangue flui de modo contínuo e em uma única direção dentro das cavidades cardíacas, não produzindo nenhum barulho. O sopro cardíaco é um som que pode ser escutado quando há interferência neste fluxo, havendo turbulência do sangue dentro do coração. O sopro geralmente surge por problemas nas válvulas cardíacas, mas em crianças e em pessoas jovens saudáveis ele pode ser um achado inocente, sem nenhum significado clínico.

O sopro costuma ser identificado durante o exame físico médico, através da ausculta cardíaca com o estetoscópio.

Antes de falarmos do sopro cardíaco propriamente dito, precisamos dar uma passada rápida na anatomia e na fisiologia básica do coração. Para compreender termos como sopro sistólico, sopro de regurgitação ou sopro por insuficiência mitral, é preciso primeiro entender o que são as válvulas cardíacas e como o sangue normalmente flui entre as estruturas do coração. Leia com atenção as próximas linhas pois o seu entendimento é essencial para a compreensão do resto do texto. Utilizarei algumas figuras para ajudar.

Como funciona o coração?

O coração é dividido em 4 câmaras:
- Átrio (ou aurícula) esquerdo
- Átrio (ou aurícula) direito
- Ventrículo esquerdo
- Ventrículo direito

O sangue chega ao coração por 2 maneiras:

1- O sangue que chega à parte esquerda do coração vem dos pulmões, entra pelo átrio esquerdo, passa ao ventrículo esquerdo e depois é bombeado de volta ao corpo. Este sangue é representado pela cor vermelha na figura abaixo.

2- O sangue depois de passar por todo o corpo, retorna ao coração. Agora ele chega pelo átrio direito, passa para o ventrículo direito e é finalmente bombeado em direção aos pulmões, onde depois de oxigenado retorna ao coração pelo átrio esquerdo com explicado no item 1. Este sangue é representado pela cor azul na figura abaixo.

circulação cardiaca

O sangue não circula livremente dentro do coração. Existem 4 válvulas que servem de porta, abrindo-se e fechando-se de modo a impedir que o sangue retorne de uma cavidade para outra. Uma vez dentro dos ventrículos, o sangue já não retorna mais de volta para os átrios, e quando dentro das artérias, o sangue também já não mais retorna aos ventrículos. Graças as válvulas, o sangue flui somente em uma única direção: veia »» átrio »» ventrículo »» artéria.

Válvulas do coração direito:
- Válvula tricúspide – localiza-se entre o átrio direito e o ventrículo direito.
- Válvula pulmonar – localiza-se entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar

Válvulas do coração esquerdo:
- Válvula mitral – localiza-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo
- Válvula aórtica – localiza-se entre o ventrículo direito e a artéria aorta.

Válvulas cardíacas
Como é um sopro cardíaco?

Como todos já sabemos, quando auscultamos o coração com um estetoscópio é possível ouvi-lo batendo: “tum-tum…tum-tum…tum-tum…tum-tum”

Ouça os sons cardíacos normais:
http://www.dundee.ac.uk/medther/Cardiology/audio/normal.wav

Mas por que o coração faz dois sons de cada vez (“tum-tum…tum-tum…tum-tum”) em vez de apenas um (“tum…tum…tum”)?

Na verdade, ao contrário do que se pensa, esses sons não são pelo batimento do coração, mas sim pelo fechamento das suas válvulas. O primeiro “tum” é produzido pelo fechamento das válvulas mitral e tricúspide que impedem o retorno do sangue aos átrios enquanto os ventrículos se contraem. O segundo “tum” ocorre pelo fechamento das válvulas aórtica e pulmonar, impedindo que o sangue que já foi lançado em direção as artérias retorne aos ventrículos. Enquanto a mitral e a tricúspide estão fechadas, a aórtica e pulmonar estão abertas e vice-versa.

Esse “tum”, causado pelas válvulas, recebe o nome de bulha ou som cardíaco. Descrevemos o batimento cardíaco normal como bulhas em 2 tempos ou sons cardíacos em 2 tempos.

O sopro ocorre toda vez que há algum defeito nas válvulas, fazendo com que o sangue não flua de modo correto dentro do coração.

Existem 2 defeitos básicos:

- Estenose valvar = Quando a válvula se torna endurecida e não consegue mais se abrir completamente, o sangue acaba tendo dificuldade de passar de uma câmara para outra. Esse turbilhonamento produz o sopro. Se a válvula estenosada é a aórtica, chamamos de sopro por estenose aórtica. Se o defeito for na válvula tricúspide, sopro por estenose tricúspide, e assim por diante.

- Regurgitação ou insuficiência valvar: Quando a válvula não se fecha completamente, ela acaba permitindo refluxo do sangue na direção contrária. Esse tipo de fluxo retrógrado também produz turbilhonamento e, consequentemente, um sopro. Por isso, temos o sopro de insuficiência mitral, insuficiência aórtica, etc.

Enquanto a válvula normal produz um som do tipo “tum-tum”, as válvulas doentes e com sopro fazem algo tipo “tuuuush-tum” ou “tum-tuuuush”.

Ouça novamente o sons normais e compare abaixo com os sons de um sopro por regurgitação da válvula aórtica.

Som cardíaco normal (“tum-tum”)
http://www.dundee.ac.uk/medther/Cardiology/audio/normal.wav

Sopro por estenose da regurgitação da válvula aórtica. (“tuuush-tum”)
http://www.dundee.ac.uk/medther/Cardiology/audio/ar.wav

O que é sopro sistólico e sopro diastólico?

Sístole é o momento em que os ventrículos estão se contraindo, expulsando o sangue em direção as artérias. Diástole é o momento em que os ventrículos estão relaxados, se enchendo com o sangue vindo dos átrios.

Na sístole, as válvulas aórtica e pulmonar estão abertas e as mitral e tricúspide fechadas. Na diástole ocorre o oposto. Portanto, o primeiro “tum”, fechamento das válvulas mitral e tricúspide, ocorre na sístole. O segundo “tum”, pelo fechamento das válvulas aórtica e pulmonar, ocorre na diástole. Quando o sopro ocorre logo após o primeiro “tum”, ou seja “tuuush-tum”, denominamo-os sopro sistólico. Se o sopro ocorre após o segundo tum, ou seja, “tum-tuuush” estamos diante de um sopro diastólico.

- Os sopros sistólicos são causados por estenoses das válvulas aórtica ou pulmonar, ou por insuficiência das válvulas mitral ou tricúspide.

- Os sopros diastólicos ocorrem por estenoses das válvulas mitral ou tricúspide, ou por insuficiência das válvulas aórtica ou pulmonar.

Os sopros são graduados em I a VI.

- Sopro grau I – sopro muito discreto, inaudível para quem não tem ouvidos treinados.
- Sopro grau II – sopro médio, facilmente audível pelo estetoscópio.
- Sopro grau III – sopro alto.
- Sopro grau IV – sopro muito alto que pode ser sentido com mão ao se tocar no peito do paciente.
- Sopro grau V – sopro muito alto que pode ser escutado mesmo sem encostar o estetoscópio no peito do paciente.
- Sopro grau VI – sopro tão alto que poder ser escutado mesmo sem estetoscópio.

Quanto maior o grau do sopro, mais grave é a doença da válvula acometida.

Como saber se um sopro é benigno ou um sinal de doença do coração?

Até 50% das crianças sem problemas cardíacos podem apresentar sopro no coração. Em geral, o sopro desaparece espontaneamente com o crescimento. Ele ocorre, habitualmente, devido às desproporções entre os tamanhos das estruturas do coração e seus vasos. No adulto, o sopro também pode ser benigno, mas não é tão comum como nas crianças.

O sopro benigno é sempre sistólico e de baixa intensidade (grau I ou II). Sopros diastólicos ou de grau maior que III são sempre patológicos. O sopro benigno costuma ficar mais intenso quando o paciente se deita e desaparece, ou quase, quando o paciente se senta ou fica em pé.

Nas crianças, as doenças cardíacas que causam sopros são geralmente congênitas, ou seja, defeitos de nascimento, o que faz com que o sopro patológico costume vir acompanhado de sintomas como problemas no desenvolvimento, astenia, falta de apetite, cianose (lábios arroxeados), etc.

No adulto, as doenças das válvulas se desenvolvem ao longo do tempo. Se paciente tiver sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, edemas, cansaço fácil, dor no peito, etc., é fácil saber que o sopro cardíaco é indicativo de doença das válvulas do coração (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS). O problema é que no adulto, o sopro pode ser o primeiro sinal de doença cardíaca, precedendo em anos o surgimento dos sintomas de falência do coração.

Algumas condições podem causar o aparecimento de um sopro cardíaco temporário, sem relação com doença das válvulas. Este sopro desaparece assim que sua causa é eliminada. São elas:

- Febre (leia: O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE?).
- Anemia (leia: ANEMIA – CAUSAS E SINTOMAS).
- Hipertireoidismo (leia: HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES).
- Exercício físico.
- Gravidez.

Doenças que causam sopro cardíaco

O sopro patológico é aquele que ocorre secundariamente a uma doença do coração. Como já dito, nas crianças ele ocorre por doenças congênitas, enquanto que nos adultos ele surge após doenças cardíacas adquiridas durante a vida.

Nas crianças, além das lesões nas válvulas, o sopro cardíaco patológico também pode ocorrer por um defeito no septo que separa os ventrículos. Normalmente os ventrículos esquerdo e direito nunca se comunicam, mas defeitos durante a formação da parede entre ambos podem causar pequenos buracos que permitem a passagem de sangue ente um e outro. Este anormal fluxo de sangue também produz sopro.

Nos adultos, os sopros ocorrem por defeitos nas válvulas, sejam estenoses ou insuficiências. As principais causas de sopro cardíaco adquirido são:

- Prolapso da válvula mitral (leia: PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL).
- Febre reumática (leia: FEBRE REUMATICA | Sintomas e tratamento).
- Endocardite infecciosa (leia: ENDOCARDITE – Sintomas e tratamento).
- Calcificação da válvula pela idade. Ocorrem mais comumente nas válvulas mitral e aórtica.

As lesões das válvulas cardíacas costumam levar à insuficiência cardíaca, porém, o inverso também pode ocorrer. Um coração insuficiente costuma estar dilatado fazendo com que os folhetos das válvulas se afastem, provocando regurgitação do fluxo sanguíneo. Por isso, todo doente com insuficiência cardíaca moderada a grave, por outras causas que não lesão das válvulas, também pode apresentar sopro no coração. A diferença é que neste caso, o sopro surge depois dos sintomas de insuficiência cardíaca já estarem presentes.

Diagnóstico do sopro cardíaco

Um bom médico consegue apenas através do exame físico estabelecer a causa do sopro cardíaco. Porém, nem todos os médicos são cardiologistas e nem sempre o sopro é de tão fácil avaliação.

O exame definitivo para avaliação dos sopros e, consequentemente, das válvulas do coração é o ecocardiograma com doppler. Este exame permite não só identificar o tipo de lesão nas válvulas, como medir o grau de estenose ou insuficiência e avaliar os danos ao coração em decorrência destas lesões.

Tratamento do sopro cardíaco

É bom lembrar que o sopro não é uma doença, mas sim um sinal de doença. O que preocupa não é o sopro em si, mas a doença que o está causando. Sopros causados por anemia ou febre, desaparecem após o tratamento destes.

No caso de lesão das válvulas, o tratamento é mais complexo. Se a lesão da válvula não acarreta maior esforço ao coração e não há sinais de insuficiência cardíaca, o tratamento é feito clinicamente. Nas situações mais graves, com importante lesão valvar, pode ser indicada a cirurgia para troca da válvula nativa defeituosa por uma válvula artificial.

Sopros benignos não precisam de nenhum tratamento.

Atualizado em Setembro 2013.

Publicidade
  • Sylvio V. Rodrigues

    Parabéns pelo post. Muito bem explicado para nós, leigos. Iniciativa como essa faz diferença em nossos dias. Continue!!!

  • Principe Encantado

    Muito boa matéria, sempre ouvi falar deste sintoma, mais hoje verdadeiramente aprendi sua mecanica.
    Abraços forte

  • Anonymous

    parabens vc esplica mt bem .eu tava precisano desse assunto para um trabalho,ja tinha pesquisado em varios saites mas esse foi o melhor! mt bom.

  • Raphaela Peral

    Descobrir que meu filho estava com SOPRO esses dias,até o momento não sabia o que era, achei esse Blog e vir tudo o que precisava saber, e fiquei bem informada vlw mesmo, Parabéns…………………Abraços .

  • renata conaco

    minha filha tem 5 meses e tem um pequeno sobro mas o medico disse que ele vai desaparecer com o tempo.

  • http://www.ufrb.edu.br/cfp Rodrigo De Paula

    Parabéns pela página, pela clareza das informações e pela didática utilizada (com sons e explicação).
    Encontrei esta página ao procurar informações sobre sopro no coração, pois um cardiologista diagnosticou sopro em minha esposa, o que me deixou preocupado! Agora, poderei acompanhá-la e ter noção sobre o tipo de exame que o cardiologista deverá solicitar.

  • marcela

    Parabéns pela explicação eu agradeço de coração…

  • adriana

    parabens pela explicacao tive gemeos com 30 semana o meu menino esta normal mais minha filha nasceu com sopro estaooo avaliando ainda mais vc explicou mto bem obrigadaaa

  • Anonymous

    Muito bom o assunto, gostei porque tirou minhas duvidas a respeito desse tema.

  • Anonymous

    Adorei sua explicação, muito obrigado agora da pra ter uma noçao do que é o sopro Fer 12/05/2011.

  • maria

    minha netinha nasceu com furinhos foi assim que entendemos o sopro . um esta fexando o outro nao esta estavel mais é possivel que venha fazer uma cirugia mais ao ler o texto estou mais calma obrigada correra tudo bem com minha netinha laura é o nome dela

  • Anonymous

    Muito tranquilizante essa materia, ja procurei respostas para o sopro mas tao bem explicadas como aqui ainda nao havia achado…amanha estamos indo com a nossa filha de 5 anos para fazer uma ecocardiograma, espero que nao seja nada de mais… muito obrigada por exclarecer as minhas duvidas…

  • Anonymous

    Mto bem explicado!
    Qnd pequena tive sopro,o médico falou que ia fechar,ontem fui no médico ele falouq provavelmente não fechou..Já estou com 18 anos,estou preocupada,farei os exames e se Deus quizer se eu estiver msm,que seja benigno :)

  • Anonymous

    Nossa Gosteei muitoo de saber eu to com um sopro e nao sabia oque era.

  • Anderson Yotang

    Muito obrigado! Pois meu sobrinho teve sopro, e eu fiquei muito preoculpado.
    Mais depois de ler sua materia, fiquei mais tranquilo; pois descobrir q o sopro q meu sobrinho teve era inocente.
    obrigado!

  • Tonny Xavier

    a falta de ar tem alguma ligação com sopro no coração? qual?

  • Flavio

    ola tenho 16 ainda estou com o sopro espero q nao seja nada muito grave

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tonny Xavier
    Se o sopro for causado por alguma doença de uma das válvulas cardíacas, pode haver relação com a falta de ar.

  • Anonymous

    Parabéns!É desse tipo de conteúdo que a internet precisa!
    Explicação simples, direta e clara!
    Vc tem talento e a sua atitude faz a diferença!
    ……..Um abraço!

  • Anonymous

    Obrigado pelo post, me exclareceu muita coisa. Arthur.

  • Anonymous

    Muito Bom o site em, aprendi muito! Obrigado.

  • Anonymous

    Estou com sopro porcurarei um cardiologista e espero que não seja nada grave pois pratico exercicios fisicos regularmente e nunca tive maiores problemas, obrigado pelo post muito esclarecedor, Deus queira que não seja nada.

  • 10.10.2011

    Hoje recebi ah notícia de que meu filho estava com sopro no coração.mais depois dessas esplicaçoes fiquei muinto mais tranquila.obrigado.

  • Eduardo

    Ótimo site muito bem explicado, parabéns… então sopro no coração não tem nada ave com parentes próximos que tem ??? vlw

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Eduardo
    Pode ter. Se for uma alteração cardíaca hereditária, o sopro pode ter relação.

  • luis pacato

    descobri que meu filho esta com sopro….depois desses esclarecimentos entendi mais sobre o problema…obrigado

  • Anonymous

    esse dr causa taquecardia!!!!rsrsss

  • Anonymous

    ótimo eu gostei muito.tirei minhas duvidas todas……………..

  • Eder

    no dia 9-10-2009 fiz um exame de ecodopplercardiograma  tudo normal só a válvula tricúspide deu insuficiência, e a conclusão do exame foi insuficiência tricúspide de grau discreto, isso quer disser q posso ter um sopro no coração, de vez enquanto sinto dor no peito…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a insuficiência for discreta o sopro pode muito pequeno, não sendo necessariamente audível ao exame físico.

  • Welton gueds

    obrigado tirei todas as minhas duvidas.

  • edinia

    Obrigado Doutor…acho que meu filho de 7 anos se encaixa nesses casos de sopro “passageiro”…creio em Deus…

  • Studio Cubo

    Obrigado Doutor!!! Acabei de descobrir que preciso urgentemente ir no médico… desde pequeno tenho sopro… e agora a dor no peito esquerdo esta vindo todos os dias….

  • Anonymous

    Descobri hoje que minha filhinha Marianna 2a7m tem um sopro no coraçãozinho dela mas Estou estou mais tranquilo agora sabendo que na maioria das vezes é benigno em crianças e até mesmo desaparece por completo com o tempo Obrigado

  • Natasha

    Doutor meu filho nasceu com sopro dois buracos no coraçao sera q tem cura?

  • Eduardo souza vasconcellos

    Doutor descobri que o meu filho tem um inicio de sopro,ele tem apenas dez meses isso é normal em crianças o devo me preocupa na verdade ele é mt elétrico ta sempre agitado e come de tudo mas fico um pouco tranquilo em saber que some ao natural isso é comum quase sempre ou não ???

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A maioria dos sopros nas crianças some.

  • Eduardo souza vasconcellos

    Doutor descobri que o meu filho tem um inicio de sopro,ele tem apenas dez meses isso é normal em crianças o devo me preocupa na verdade ele é mt elétrico ta sempre agitado e come de tudo mas fico um pouco tranquilo em saber que some ao natural isso é comum quase sempre ou não ???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A maioria dos sopros nas crianças some.

  • Helida Tomaz

    Descubri que tinha sopro aos 16 anos, hoje estou com trinta e há muito tempo não vou ao cardiologista. Gostaria de saber se posso realizar todo tipo de atividade física , ex: (musculção, body jump, natação ou corrida). Desde ja agradeço o espaço.

    Hélida tomaz

  • Anonymous

    meu namorado tem sopro não sei bem qual é o tipo de sopro, porem sei que ele tem algumas fisgadas no peito, e o coração bate muito forte, eu sinto só de encosta-lo, qual pode ser o caso dele, devo me preocupar ?

  • Junio

    joy  prolapso da valva mitral com refluxo discreto com arritimia e o mesmo q sopro?

  • Evelin garcia

    ola doutor, minha filha de 6 anos tem sopro e bronquite,eu a levei ao pediatra e ela me disse que a bronquite foi causada pelo sopro, que seu coração estava bombeando sangue para seu pulmão e que poderia ter sangue no pulmão dela. eu gostaria de saber em qual grau de sopro minha filha se encaixa?

  • Miki Fouquet

    Fantásticos todos os esclarecimentos!!!
    Parabéns!

  • Marcio Holz

    Boa noite
    levei minha filha de dois meses ao pediatra ele constatou que teria Regurgitação ou insuficiência valvar, ele solicitou um ecocardiograma com dopler. estou preocupado ela tem cura,,,ou caso somente de cirurgia e com quantos anos. como devo agir agora… ela corre algum risco

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não adianta se desesperar antes do ecocardiograma. Pode não ser nada.

  • Marcio Holz

    Boa noite
    levei minha filha de dois meses ao pediatra ele constatou que teria Regurgitação ou insuficiência valvar, ele solicitou um ecocardiograma com dopler. estou preocupado ela tem cura,,,ou caso somente de cirurgia e com quantos anos. como devo agir agora… ela corre algum risco

  • Fernanda

    Tenho 19 anos, e fui diagnosticada com um sopro quando tinha uns 11 anos mais ou menos. Ele nunca fechou e nunca vai fechar. Corro risco de vida?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só um cardiologista após te avaliar pode responder essa pergunta.

  • Fernanda

    Tenho 19 anos, e fui diagnosticada com um sopro quando tinha uns 11 anos mais ou menos. Ele nunca fechou e nunca vai fechar. Corro risco de vida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não adianta se desesperar antes do ecocardiograma. Pode não ser nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só um cardiologista após te avaliar pode responder essa pergunta.

  • Kathleen

    Descobri que meu namorado tem sopro no coração desde criança, o que eu faço? queria saber se é grave pode causar morte? o dele ate hoje nao sumiu, me ajudem estou preocupada.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele precisa ser avaliado por um cardiologista.

  • Kathleen

    Descobri que meu namorado tem sopro no coração desde criança, o que eu faço? queria saber se é grave pode causar morte? o dele ate hoje nao sumiu, me ajudem estou preocupada.

  • silvia prates

    O meu filho de 9 anos comecou a sentir dor no peito, levamos ele ao cardiologista e constatou que ele tem sopro fiquei preocupada, ele corre risco de vida, é grave?  

  • Icay2011

    quero agradecer ao Dr pedro pelo esclarecimento, pois os médicos dizem que estou com sopro, segundo os exames. estou calma, tranquila, pois irei fazer tudo o que o médico me recomedou.

  • Icay2011

    quero agradecer ao Dr pedro pelo esclarecimento, pois os médicos dizem que estou com sopro, segundo os exames. estou calma, tranquila, pois irei fazer tudo o que o médico me recomedou.

  • Icay2011

    obrigado doutor pedro pinheiro, pela orientação, agora estou muito calma e tranquila.

  • lennon marques

    quando fui medir a pressâo a dotora falou que eu tinha um pequeno sopro no coraçâo, devo me preoucupar?

  • Jessicaaldarvis

    eu tenho sopro no coração eu tenho 11 anos e tenho muita falta de ar eu não posso correr que o meu coração bate demais as vezes estou sentada no sofa de casa ele começa a bater bem forte do nada.

  • Evanilza Cat

    O filho de minha vizinha tem 2 anos e a médica falou que ele está com sopro, ela está muito pré ocupada chora a todo instante, será que há possibilidade de, ele melhorar com o passar do tempo que ele possa ir crescendo?
    As vezes ele sente falta de ar,é um menino magro e não desenvolve o físico será que isso tem a ver com o problema ? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da causa do sopro.

  • Evanilza Cat

    O filho de minha vizinha tem 2 anos e a médica falou que ele está com sopro, ela está muito pré ocupada chora a todo instante, será que há possibilidade de, ele melhorar com o passar do tempo que ele possa ir crescendo?
    As vezes ele sente falta de ar,é um menino magro e não desenvolve o físico será que isso tem a ver com o problema ? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa do sopro.

  • ALESSANDRA

    SOU ALESSANDRA NEVES  E QUERRO SABER;
    TO SENTINDO UM APERTO NO MEIO DO PEITO NÃO SEI O QUE FAZER O QUE SER ISSO PODE

  • Katy

    Olá Dr. Pedro, gostaria de saber se uma pessoa que nasce com um sopro leve no coração, pode piorar após uma gestação, e o que levaria essa pessoa a realizar uma cirurgia para ser curada? Estou escrevendo um romance e queria abordar esse assunto, e gostaria de ajuda de um profissional para me ajudar. Obrigada.

  • Luciene Martins64

    Bom dia dr! Hj estou com 47 anos e aos 15 tive uma dor de garganta passageira e ñ me preocupei na época,se passaram uns 3 dias e comecei a ter faltas de ar,cansaço,inchaço e o coraçaõ mto acelerado,cheguei a desmaiar por 2 vzs;consultamos um médico,ele pediu um eco,pq na época era o exame mai detalhado e descobriu ser um sopro no coração ocasionado pela febre reumática;fiz o tratamento com benzetacil até os 21 anos;foi sofrido,mas graças a Deus e a meu médico fiquei mto bem e hj sou acelerada até demais e sou saudável.

  • Nicbella23

    olá doutor tenho minha filha com 6 anos na ultima semana descobri que ela tem um sopro ao realizar o exame eletrocardiograma colorido descobri que ela tem um escape na  valvula estou preocupada  
    o que isso quer disse.

  • Carolayne80

    nossa graças a jeova deus o meu assopro e bloqueio sarou

  • ALEXANDREGUI

    posso morrer com um sopro no coração?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da causa do sopro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa do sopro.

  • Christian

    Dr. Pedro, bom dia

    Excelente artigo, gostaria de perguntar ao senhor se em casos de intervenção cirúrgica o paciente corre o risco perder o movimento das pernas ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cirurgia no coração? Não.

  • Rosa

    ola dr, qria saber se um trauma na região toraxica pode ocasionar um sopro?

  • Rosana

    olá Dr., uma pessoa q sofre um trauma na região do peito pode ocasionar um sopro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ser for de grande intensidade, pode.

  • Gessicamacena

     oie Dr minha mãe  tem doença de chargas , e agora pelo que lea fez o ixame do heco
    apareceu sopro no coração , queria saber se é devido ela term doença de chargas que apareseu esse sopro ? dez de ja obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • Maria

    Boa tarde  eu tenho uma filha de 5 anos que nestes ulimos dias tem tido uma sensaçao esquesita no coraçao. Ela esà bem e de repente o coraçao começa a bater muito depressa. voçes acham que è melhor consultar um mèdico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na dúvida, sim.

  • esio henrique miranda

    tenho um problema na valvula mitral a hora que o sangue volta para o coraçao a valvula fica um pouco aberta tem uma soluçao para o meu caso FERNANDA FRANCA

  • Rosana

     A minha filha de 8 anos tem um sopro pequeno 2,6mm está localizado na valvula tricuspide, ela não sente nada pratica esporte não sente falta de ar, a médica que operar.

  • Aznármio Chiaca

    Gostaria de elogiar o site e dizer k ele também é muito útil e prático para estudantes de Medicina.
    Valeu Dr e saiba k o site está me ajudando muito a adquirir conhecimento médico.
    Informa-me como devo entrar em contacto consigo.
    Que Jéová Deus o continue abençoando.

  • Deuzanira_

    Dr.tenho um irmão de 19 anos,que essa semana ficou doente,ele tava desmaiando e pálido cada vez que desmaiava,ele desmaia diretamente. O que o Dr. acha é? Pode ser sopro?   

  • Monica_alves_21

    Boa tarde,eu tenho um filho com 4 anos e meio e no passado dia 02-03-2012 foi lhe detetado um sopro cardiaco nao descrito anteriormente-sistólico,grau II/VI, mais audivel no apéx,sem irradiação.
    ja marcei consulta mas so tem para meio de julho e nos precisamos de viajar de avião este mês ,gostaria de saber se me podem ajudar pois não sei se ele pode andar de avião !!!

  • Marcio Maldonado

    BOA TARDE TENHO UM FILHO DE 3 ANOS E SEMPRE QUE BRINCA BASTANTE, CORRE ETC SEMPRE FICA MUITO CANSADO E COM FALTA DE AR , O CORACAO DELE MUITOP ACELERADO, ONTEM ELE QUASE DISMAIOL SUAS MAO FICARAO ROXAS…..FOI UN SUSTO MUITO GRANDE, MARCAMOS UMA CONSULTA PARA ELE PARA VER O SEU CORACAO, GOSTARIA DE SABER SE ESSES SINTOMAS SAO DE SOPRO NO CARACAO.marcio.maldonado@nmengenharia.com.br

  • Marta Nicoli

    Parabéns pelo conteúdo, apresentação e principalmente linguagem utilizada para falar sobre o assunto. Procurei informações sobre “sopro sistólico” em outros sites, mas foi aqui que obtive de forma clara , o que procurava. 

  • Regilenenunesbotelho

    sou regilene botelho,tenho um filho de 11 anos e so ago descobrir k ele tem sopro no coraçao ,segundo os medicos o sopro e considerado simples mas mesmo assim eu estou muito pocupada .o k eu devo  fazer ?

  • Raquel Mika

    Meu nome é Raquel e estou preocupada com meu filho,  ele teve uma crise de sinusite e passou pelo médico que ao examina-lo  disse que tal vez ele estivése com sopro no coração ele tem 22anos e sempre teve problema de garganta, sinusite e está sempre com coriza e tem febre de vez em quando ele trabalha de moto boy sera que não pode ter tido alguma interferencia no diagnostico pois ele fez uso de um medicamento antes da consulta ( cloridrato de pseudoefedrina)  me ajudem por favor               Obrigada

  • Campospimenta

    Meu filho tem 5 anos e no ecocardiograma deu refluxo mitral e tricuspede discreto. Isso é um sopro benigno ou não?

  • Raquel Mika

    Meu nome é Raquel e estou preocupada com meu filho,  ele teve uma crise de sinusite e passou pelo médico que ao examina-lo  disse que tal vez ele estivése com sopro no coração ele tem 22anos e sempre teve problema de garganta, sinusite e está sempre com coriza e tem febre de vez em quando ele trabalha de moto boy sera que não pode ter tido alguma interferencia no diagnostico pois ele fez uso de um medicamento antes da consulta ( cloridrato de pseudoefedrina)  me ajudem por favor               Obrigada

  • Breno Gama

    Olá meu nome é Breno tenho 11 anos de idade e tenho sopro no coração isso tem tratamento?
    Diga-me como se faz esse tratamento…
    Obrigado Senhor!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Na dúvida, sim.

  • Silacampo1

    sila campos
    tenho uma filha de 10 meses ela nasceu com sopro descubrimos quando ela tinha 18 dias de la pra ca fizemos o tratamento e a dr suspendeu o tratamento porque ove uma melhria  significante .foi rapido e possivel dr 

  • Mila Enan

    Alguem com sopro no coração pode correr risco de vida ao engravidar?

  • Mila Enan

    Alguem com sopro no coração pode correr risco de vida ao engravidar?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa do sopro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa do sopro.

  • Tamara_kennya2011

    oi,eu adorei tudo que li dos textos acima e foi bom para eu saber o que causa os meus problemas no coração.

  • Franciele Dias

    Meu pai fez um ensame e o médico disse que só é um sopro leve devo me preocupar?

  • Franciele Dias

    O que é um sopro simples, pode trazer risco a saúde?

  • Breno Gama

    Eu tenho 11 anos de idade e tenho sopro no coração, tem cura?
    Como? e quais esportes posso praticar?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Primeiro é preciso saber a causa do seu sopro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Primeiro é preciso saber a causa do seu sopro.

  • carol

    olá boa tarde eu fiquei sabendo que meu namorado teve um assopro isso pode ser grave

  • carol

    olá boa tarde eu fiquei sabendo que meu namorado teve um assopro isso pode ser grave

  • paulo

    ola tenho 18 anos e descobri q tenyho sopro na coraçao.é pouco mas tenho tem algun perigo deste sopro almentar e causar transtorno na minha saude. tem algun perigo se eu fazer algum esport.tipo causar umm falta de ar etc??????

  • paulo

    ola tenho 18 anos e descobri q tenyho sopro na coraçao.é pouco mas tenho tem algun perigo deste sopro almentar e causar transtorno na minha saude. tem algun perigo se eu fazer algum esport.tipo causar umm falta de ar etc??????

  • Aline

    Bom dia, Dr.Pedro!
    Eu me chamo Aline e tenho 24 anos, tenho sopro desde pequena, na descoberta do sopro, o médico havia dito que eu deveria passar por cirurgia, mas no dia, o sopro não foi encontrado… somente com 18 anos de idade em um exame admissional foi diagnosticado novamente o sopro, fui ao cardiologista e logo na primeira consulta disse que deveria fazer uma cirurgia so pelo o que ele pode escutar, na segunda consulta não encontrou o sopro, e depois passei por mais consulta e finalmente foi encontrado, o médico me disse que tenho apenas fazer uma consulta uma vez ao ano para acompanhar, mas ultimamente sinto muita dor no peito e tenho muita ansiedade, você acredita que esta agravando?

    Desde já agradeço!

  • Alini

    OI gostaria de tirar uma duvida tenho muito essa preocupação na minha cabeça minha filha tem 1 ano e 6 meses eu acho o coração dela bater muito rápido isso é normal para a idade dela? ninguem me falou não eu que acho isso e já ate marquei o cardiologista no postinho de saúde da minha cidade deu normal mas ainda fico preocupada ela é muito legada não sei se é por isso mas quando ela esta dormindo eu fico escutando e acho bater rápido essa é minha duvida é essa é normal para a idade dela pós o pediatra diz que essa idade bate mas rápido mesmo aí fica minha duvida aguardo a resposta se possível meu email é alinifreitas@bol.com.br

  • Thiago

    tenho uma filha de 3 meses, e foi constato sopro no coração como devo me portar a situação

  • Thiago

    tenho uma filha de 3 meses, e foi constato sopro no coração como devo me portar a situação

  • Giuliano Ribeiro

    o meu filho de 3 anos foi costatado um sopro no coração estou muito preucupado cm esta situação.
    ele ja fez um eletro mais estou esperando a resposta dos medicos em quanto isso o que de ser fieto.

  • Giuliano Ribeiro

    o meu filho de 3 anos foi costatado um sopro no coração estou muito preucupado cm esta situação.
    ele ja fez um eletro mais estou esperando a resposta dos medicos em quanto isso o que de ser fieto.

  • Rosana

    Numa consulta por causa de uma tosse alérgica, o médico diagnosticou que ela está com sopro grau V. Ela tem 73 anos; há risco de ela morrer por ataque cardíaco ou pelo sopro mesmo? Sou filha, e estou bastante assustada! Obrigada.

  • Rosana

    Numa consulta por causa de uma tosse alérgica, o médico diagnosticou que ela está com sopro grau V. Ela tem 73 anos; há risco de ela morrer por ataque cardíaco ou pelo sopro mesmo? Sou filha, e estou bastante assustada! Obrigada.

  • Regilenenunesbotelho

    sou regilene botelho,tenho um filho de 11 anos e so ago descobrir k ele tem sopro no coraçao ,segundo os medicos o sopro e considerado simples mas mesmo assim eu estou muito pocupada .o k eu devo  fazer ?

  • Fabiele Almeida

    OI MEU NOME É FABIELE TENHO UM FILHO DE 8 MESES, E DEIS DE QUANDO ELE NASCEU NOTAVA QUE SEMPRE AS PONTAS DO DEDO E DOS PÉS E A BOCA FICAVAM ROXAS. EU SABIA QUE ISSO Ñ ERA NORMAL, ATÉ QUE ELE FICOU GRIPADO E DEU DUAS CRISES FORTES QUE ELE TEVE QUE FICAR NO BALÃO DE OXIGÊNIO.LEVAMOS ELE AO CARDIOLOGISTA E ELE CONTATOU QUE ELE TEM UM SOPRO E UMA VÁLVULA DO CORAÇÃO INTUPIDA E NOS PEDIU PARA LEVARMOS ELE A UMA CARDIOPEDIATRA, PELA SUA ESPERIÊNCIA  VC ACHA QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR POIS EU Ñ CONSIGO NEM MAIS DORMIR DIREITO FICO OLHANDO PRA ELE TODA HORA COM MEDO DE ELE TER UMA NOVA CRISE E ELE Ñ VOLTAR POIS AS INTERIORES FOI MUITO FORTE. OBRIGADA

  • victor oliveira

    dr. eu tenho 13 anos e estava doente fui pro medico e descobrir que tinha sopro no coração é a minha mãe ficou preoculpada o sopro pode matar?

  • Lauren

    Tenho um bebê de 3 meses e hj o médico disse q ele tem um sopro no coração, falou que havia notado desde o primeiro mês mas não falou nada pq pensou q poderia desaparecer. Como faço para saber se é benigno? estou muito preocupada, devo procurar um cardiologista pediátrico? meu bebê está correndo perigo de vida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se há dúvidas, basta fazer um ecocardiograma.

  • Lauren

    Tenho um bebê de 3 meses e hj o médico disse q ele tem um sopro no coração, falou que havia notado desde o primeiro mês mas não falou nada pq pensou q poderia desaparecer. Como faço para saber se é benigno? estou muito preocupada, devo procurar um cardiologista pediátrico? meu bebê está correndo perigo de vida?

  • ALEXANDREGUI

    posso morrer com um sopro no coração?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Cirurgia no coração? Não.

  • raynne de oliveira

    Boa noite,

    Deis de pequena tive a sopro no coração,mas só fui saber quando estava com 10 anos de idade,deis de então tive sintomas:como por exemplo,aperto no coração,manchas roxas no corpo,qualquer estres ou emoção dava um nó na garganta!!Então fui ao medico para fazer um tramento sobre esse problema,tratei tudo,quando foi uns 2 anos atras a medica mim disse que não tinha mais esse problema..ate ai tava tudo bem não mim preucupei mais..
    Mas quando foi essa semana eu fui ao medico por determinado assunto o proprio medico que mim atendeu disse,voçe tem a sopro voçe sabia!eu disse tenho sim,não fiquei surpresa pois ja sabia mais ou menos..mas porque no outro exame deu tudo negativo e agora depois de 2 anos veio a tona de novo??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível.

  • ALEXANDREGUI

    que tipo de sopros existem?

  • Christian

    Dr. Pedro, bom dia

    Excelente artigo, gostaria de perguntar ao senhor se em casos de intervenção cirúrgica o paciente corre o risco perder o movimento das pernas ?

  • Marlontere18

    Bom dia,

    tenho 20 anos e tenho sentido muita falta de ar, uma dor muito forte no peito e na cabeça, e tenho sentido dormência no corpo, o que pode ser?

    desde já Obrigado

  • Rose-peronicoslop38

    Olá doutor…bom dia.
    Sempre senti umas falhadas no coração, bate normal e depois parece que para, sinto uma sensação de frio no peito dá derrepentemente uma falha pra falar como se fosse tossir. tenho também diariamente tonteiras. segundo meu cardiologista é prolapso na válvula mitral.fiz um eletro e demais exames mas deram todos normais. mas sinto cansaso em tudo que faço. e não fiz exame de esteira pra esforço fisico.
    isto é normal?

    obrigado pela atenção.

  • Samira Dias

    Tenho 21 anos e a pouco tempo descobri que tenho um pequeno sopro no coração, não passei pelo cardiologista ainda, mas normalmente enquanto durmo sinto uma aceleração em meu coração, que para mim não é normal e também sinto muito cansaço ao fazer atividade física. Gostaria de saber se á possibilidade de ser grave o meu problema. Att, Samira Dias – Limeira – SP

  • victor oliveira

    dr. eu tenho 13 anos e estava doente fui pro medico e descobrir que tinha sopro no coração é a minha mãe ficou preoculpada o sopro pode matar?

  • Patricia torino

    meu filho tem um retardo na conduçao eletrica no ramo direito , gostaria de saber se isso é grave?

  • Adriano

    Excelente explicação, doutor!!

    Fiz um ecocardiograma com doppler recentemente, no qual o médico que o realizou me disse que tenho um sopro discreto (muito pequeno, segundo as palavras dele). Gostaria de saber se é possível  praticar exercícios físicos regularmente? (não sinto dores no peito – apenas cansaço normal após a realização dos exercícios).
    Agradeço a atenção!!

  • B.P.A

    Boa noite!
    meu irmão, quando faz atividades físicas, como correr,ou jogar bola, sente fortes dores no peito,
    afraques como se fosse desmaiar, e seu coração bate tão acelerado, que se pode notar olhando para sua camisa. ele sente isso durante mais ou menos uns 20 min e depois melhora apos vomitar. ele tem 15 anos, sempre q acontece isso, levamos ele ao hospital, mas ele sempre melhora quando chega la.
    o que o meu irmão pode ter?

  • Elizandracristina12

    oi vc nao me respodeu

  • Marcio Maldonado

    BOA TARDE TENHO UM FILHO DE 3 ANOS E SEMPRE QUE BRINCA BASTANTE, CORRE ETC SEMPRE FICA MUITO CANSADO E COM FALTA DE AR , O CORACAO DELE MUITOP ACELERADO, ONTEM ELE QUASE DISMAIOL SUAS MAO FICARAO ROXAS…..FOI UN SUSTO MUITO GRANDE, MARCAMOS UMA CONSULTA PARA ELE PARA VER O SEU CORACAO, GOSTARIA DE SABER SE ESSES SINTOMAS SAO DE SOPRO NO CARACAO.marcio.maldonado@nmengenharia.com.br

  • Rosemary Conceicao

    OLÁ!
    GOSTEI MUITO DO SITE, JÁ O TENHO EM MEUS FAVORITOS!
    LI O TEXTO A RESPEITO DE SOPRO CARDÍACO E GOSTEI MUITO. EU TENHO SOPRO, TRATADO EM CRIANÇA, PORÉM O TRATAMENTO FOI DESCONTINUADO DEPOIS QUE CRESCI… NUNCA SENTI NADA QUE JULGASSE SER RELACIONADO AO CORAÇÃO, ATÉ POUCO TEMPO QUANDO FIQUEI INTERNADA POR QUINZE DIAS… PELO QUE LI NO TEXTO, O SOPRO É GRAU IV. AGORA ESTOU BEM, FAZENDO TRATAMENTO. 
    GOSTEI DO TEXTO PORQUE USA UMA LINGUAGEM SIMPLES, DE FÁCIL COMPREENSÃO. 

  • Geovane-thiago

    eu tenho sopro desde quando eu nasci  eu tenho 14 anos eu a 1 ano o medico disse que eu nao podia jogar bola que e coisa que eu mais gosto na minha vida doutor se eu fizer uma cirugia cardiaca e der bem sussedida eu posso voltar a jogar bola??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ele precisa ser avaliado por um cardiologista.