10 de julho de 2014

PEDRA NA VESÍCULA | Sintomas e cirurgia

 
1394 COMPARTILHAMENTOS

A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado. Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes tópicos sobre a vesícula:

  • Para que serve a vesícula.
  • Como surgem as pedras na vesícula.
  • Lama biliar
  • Fatores de risco para pedra na vesícula.
  • Quais são os sintomas da pedra na vesícula.
  • O que é colecistite.
  • Complicações da pedra na vesícula.
  • Qual é o tratamento para pedras na vesícula

Para que serve a vesícula?

A vesícula é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, cuja principal função é armazenar a bile, um líquido amarelo-esverdeado, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato, produzido pelo próprio fígado. A bile é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.

Como age a bile?

A bile, após sua produção pelas células do fígado, é escoada pelos ductos hepáticos até as vias biliares, juntando-se a substâncias produzidas no pâncreas, formando, assim, um suco de enzimas essencial para a digestão dos alimentos. Esta mistura é lançada no duodeno, onde irá encontrar com os alimentos recém saídos do estômago.

Locais comuns de impactação do cálculo biliar

Como a bile é uma substância usada na digestão, não há necessidade de liberá-la para o duodeno quando não há comida saindo do estômago. Por isso, enquanto estamos de estômago vazio, a saída da via biliar fica fechada e toda a bile produzida é armazenada na vesícula biliar.

Portanto, quando estamos em jejum, a bile produzida pelo fígado fica sendo armazenada na vesícula. Quando comemos, a vesícula se contrai e expulsa a bile em direção às vias biliares, para que estas possam chegar ao duodeno.

A capacidade de armazenamento da vesícula é de mais ou menos 50 ml, o que não é muita coisa. A solução encontrada pelo organismo para suprir esta pequena capacidade de armazenamento foi concentrar ao máximo a bile para que ela, ao se dissolver no suco pancreático e aos alimentos, tenha uma ação muito potente. Para concentrar a bile, a vesícula começa a perder água, tornando-a cada vez mais espessa e muito mais forte do que a bile originalmente produzida pelo fígado.

Como surgem as pedras na vesícula (colelitíase)?

Vesícula biliar com múltiplos cálculos

Pedras na vesícula

O processo de concentração da bile na vesícula é feito de modo a torná-la mais espessa, porém, sem que a mesma se solidifique. As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile. A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.

Lama biliar

A lama biliar é um estágio logo antes da solidificação da bile. É uma bile gelatinosa, muito espessa. Na maioria dos casos a lama biliar não causa sintomas e acaba sendo eliminada normalmente pela vesícula. A lama biliar é um achado comum na vesícula de mulheres grávidas. O problema da lama é que ela é um grande fator de risco para formação dos cálculos biliares, principalmente aqueles formados por colesterol. O paciente que tem lama está a um passo de formar pedras.

Fatores de risco para a colelitíase

  • Idade: incomum em pessoas jovens, o risco de se desenvolver colelitíase (cálculo na vesícula) é 4x maior a partir dos 40 anos de idade.
  • Sexo: a pedra na vesícula é 3x mais comuns em mulheres, provavelmente como resultado da ação do estrogênio sobre a bile. Após a menopausa, o risco de desenvolver pedras cai bastante, tornando-se semelhantes ao dos homens.
  • Gravidez: o excesso de estrogênio durante a gestação aumenta a saturação da bile.
  • Reposição hormonal: outro mecanismo em que o estrogênio está envolvido.
  • Obesidade: é o principal fator de risco em jovens, principalmente do sexo feminino (leia: OBESIDADE | Definições e consequências).
  • História familiar positiva: ter parentes de 1º grau com história de pedras na vesícula aumenta em 2x o risco.
  • Rápida perda de peso: grandes perdas de peso em pouco tempo ou dietas com muito baixa caloria também são fatores de risco e estão associados ao surgimento de lama biliar.
  • Diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Sintomas, tipos e diagnóstico).
  • Cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA – Causas e Sintomas).
  • Jejum prolongado: quanto maior o tempo da bile na vesícula, mais desidratada ela fica e maior o risco de formação de pedras. Jejum prolongado também pode causar lama biliar.
  • Medicamentos: Ceftriaxona, anticoncepcionais e fibratos são drogas que aumentam o risco de formação de pedras na vesícula.
  • Sedentarismo.
  • Doença de Crohn (leia: ENTENDA A DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA).
  • Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME).

Sintomas de pedra na vesícula

A maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato.

Os sintomas começam a surgir quando a pedra torna-se maior que o orifício de saída da vesícula. Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia. O problema é que a saída está obstruída e a contração acaba gerando uma grande pressão dentro da vesícula, levando à típica dor da cólica biliar.

A cólica biliar é uma forte dor no lado direito do abdome, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente após uma refeição. Quanto mais gordurosa for a alimentação, maior é o estímulo para contração da vesícula e, consequentemente, mais intensa é a cólica biliar. A dor em geral ocorre 1 hora após a refeição, momento em que o alimento começa a chegar ao duodeno. Depois que o alimento todo passa pelo duodeno, a vesícula relaxa, a pressão dentro dela diminui e a dor desaparece. A cólica biliar é, portanto, uma dor tipicamente associada à alimentação.

Em alguns casos o paciente apresenta múltiplos cálculos dentro da sua vesícula. Quanto maior o número de pedras, maior a chance de ocorrerem obstruções e sintomas.

Complicações possíveis do cálculo biliar

Colecistite

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução frequente da mesma por uma pedra. A vesícula obstruída fica mais susceptível a infecções e inflamações. Bactérias naturais dos intestinos, como E.coli, Enterococo, Klebsiella e Enterobacter, costumam infectar a bile que fica estagnada dentro da vesícula obstruída, levando ao quadro de colecistite infecciosa. A colecistite (inflamação da vesícula) é, portanto, uma complicação da colelitíase (pedra na vesícula).

Ao contrário da cólica biliar onde a dor é limitada e desaparece após o relaxamento da vesícula fora dos períodos de alimentação, na colecistite a vesícula torna-se permanentemente inflamada e a dor é constante, estando habitualmente associada a vômitos e febre. Na colecistite a dor também pode piorar com a alimentação, mas não desaparece por completo com o jejum.

Curiosamente, cerca de 10% dos pacientes com colecistite não apresentam evidências de pedras na vesícula, não havendo causa aparente para o surgimento da inflamação.

E quando a pedra fica presa nas vias biliares?

Além da cólica biliar e da colecistite, a pedra na vesícula pode causar ainda outro problema. Alguns cálculos são pequenos o suficiente para sair da vesícula, mas são maiores que o diâmetro das vias biliares, ficando impactado nas mesmas, sem conseguir chegar ao duodeno. A impactação de uma pedra nos ductos biliares também causa obstrução à passagem da bile. Este quadro se chama coledocolitíase.

Quando há obstrução apenas da vesícula, a bile armazenada fica estagnada, mas a bile que continua sendo produzida no fígado consegue ser normalmente escoada pelas vias biliares. Por outro lado, quando a pedra impacta na via biliar, nem a bile do fígado nem a bile da vesícula conseguem ultrapassar a barreira. Esta bile represada volta para o fígado e começa a ser absorvida pelo sangue, levando a um quadro chamado icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos devido ao acumulo de bilirrubina (bile) no sangue e na pele. A icterícia também ocorre em outras doenças do fígado, como hepatite e cirrose (leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto).

Um quadro ainda mais grave surge quando a bile obstruída é contaminada por alguma bactéria vinda dos intestinos. Assim como a bile estagnada na vesícula pode se infectar causando a colecistite, a bile estagnada nas vias biliares quando contaminada provoca um quadro chamado colangite. A colangite é uma infecção grave das vias biliares, uma situação que costuma levar à sepse e tem alta mortalidade (leia: SEPSE / CHOQUE SÉPTICO).

Pancreatite por cálculo biliar

Um terceiro modo de obstrução causado por uma cálculo biliar é a impactação da pedra na saída do ducto do pâncreas. Neste caso, a pedra impede a secreção das enzimas do pâncreas, levando a um quadro de pancreatite aguda (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA).

Diagnóstico da pedra na vesícula

O exame inicial para o diagnóstico das doenças da vesícula e das vias biliares é a ultrassonografia. No paciente com dor abdominal o diagnóstico é feito em duas partes, primeiro identificamos a presença da(s) pedra(s) e depois tentamos saber se estas são a causa dos sintomas. Pedras na vesícula são muito comuns e nem toda dor abdominal pode ser atribuídas às mesmas. Muitas vezes o paciente tem uma gastrite, mas acaba culpando uma pedra assintomática pela sua dor. Tanto a cólica biliar quanto a colecistite possuem quadro clínico característico. Não basta achar uma pedra na vesícula para achar que o diagnóstico de qualquer dor abdominal estará feito (leia: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas).

Exames como a cintilografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser úteis quando há dúvidas se existe inflamação ou não vesícula.

Tratamento da pedra na vesícula

Nos pacientes assintomáticos, que encontram uma pedra acidentalmente em exames de rotina, em geral, a conduta é expectante. Trabalhos mostram que menos de 15% das pessoas com pedras desenvolvem sintomas em um prazo de 10 anos. Além disso, a maioria dos pacientes que apresenta sintomas pelo cálculo biliar o fazem como cólica biliar, e não colecistite, colangite ou pancreatite. Portanto, a não ser que haja outros dados na história clínica, habitualmente não se leva à cirurgia pacientes com colelitíase assintomática.

Cirurgia de vesícula

Se o paciente apresenta sintomas da pedra, mesmo que somente cólicas biliares, a cirurgia está indicada. O tratamento mais comum nestes casos é a colecistectomia, retirada cirúrgica da vesícula. A colecistectomia pode ser feita por cirurgia tradicional ou por laparoscopia. Atualmente a cirurgia laparoscópica é a mais usada.

Nos casos de colangite, cálculos nas vias biliares ou pancreatite, o procedimento também é cirúrgico e visa a desobstrução das vias biliares. Após a desobstrução, retira-se também a vesícula no mesmo ato cirúrgico para evitar recorrências.

A vesícula é um órgão importante, mas não é vital. A maioria dos pacientes sem vesícula vive sem grandes problemas. Os principais sintomas que surgem após a retirada da vesícula são aumento dos gases e fezes mais amolecidas, principalmente após a ingestão de alimentos gordurosos.

Tratamento não cirúrgico do cálculo biliar

Nos pacientes com pedras predominantemente de colesterol e sem evidências de complicações, há a opção pelo tratamento com remédios. Existe uma substância chamada ácido ursodeoxicólico, ou ursodiol, que dissolve este tipo de cálculo. Através da tomografia computadorizada muitas vezes é possível avaliar a composição das pedras e indicar o tratamento com remédios. O tratamento com esta droga é bem lento e pode durar anos até dissolver totalmente a pedra. Se o paciente estiver tendo cólicas biliares, este tipo de tratamento não está indicado, pois ninguém vai manter o paciente com dor por tanto tempo.

Existe ainda a opção pelo tratamento com ondas de choque (litotripsia), semelhante ao feito com o cálculo renal.

O grande problema do tratamento não cirúrgico é a alta taxa de recorrência das pedras. Mais de 50% dos pacientes voltam a apresentar pedras em um intervalo de 5 anos.

Cálculos formados pelo uso do antibiótico ceftriaxona costumam desaparecer espontaneamente algumas semanas após a suspensão do medicamento.

Publicidade
  • rose

    eu vou me operar e estou com medo

  • Beatriz A S Marques de Oliveira

    Senti fortes dores e no atdmt emergencial, foi diagnosticado pedra na vesicula. Como sou alergica a anestesia, gostaria de saber se ha um tratamento alternativo. grata!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Alérgica a que anestesia? Existem diferentes substâncias. Você com certeza não é alérgica a todos os anestésicos.

  • Marcia

    Dr. Meu filho tem um aninho e é deficiente de G6pd, ao fazer uma ultra para verificar o figado e o baço, foi visualizado uma pedra de 0,3 na visicula… Ela pode se desfazer? É necessário cirurgia nesse caso? Tem algo (alimentação) que eu possa fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma pedrinha muito pequena, se ele não tem sintomas, não precisa operar só pela existência da pedra.

  • flavio do nascimento

    Ola Dr bom dia outro dia me apareceu uma forte dor na barriga que subiu até o abdomem e passou ao lado direito do estomago ja fui ao medico e só me passaram remedios para dor nao estou tendo alteraçao em absolutamente nada tipo enjoos fezes urina nada nao tenho problemas com comida bebida mas ha dor é constante e sempre tenho febre,sera pedras na vizicula?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser inflamação da vesícula. Se você tem dor e febre, tem que investigar melhor a sua situação.

  • Braian

    Dr. Minha mãe descobriu há 5 meses atrás que está com pedra na vesícula e só agora (há uns 2 meses atrás) que ela vem apresentando dores constantes. Como não está inflamada, os médicos estão dando medicamentos para aliviar as fortes dores, mas os mesmo não estão mais fazendo efeito e como os medicamentos são fortes, segundo os médicos, ela não pode toma-los frequentemente. A cirurgia dela está marcada para o mês que vem, mas as dores não passam e eu como filho, estou preocupado. As dores dela sempre vêem depois da alimentação. Tem algum remédio/chás caseiros para aliviar essas dores?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem remédios caseiros nem chás vão aliviar a dor dela. Tem que fazer medicação de verdade.

  • Nadia Maria Santos da Cruz

    Agora sei porque fiquei nesse estádo de dor , nunca liguei pra minha alimentação e ainda sou gordinha passei pelo cistema sanfona por varios anos . Já procurei o MÉDICO PRA PODER MARCAR A CIRURGIA .

  • Cristiane Negrão

    ola boa tarde tenho pedra na visicula e ja foi indicada a cirurgia to so a espera para consulta com anestesista mais estou achando que estou gravida nao tenho ainda a certeza ! posso opera mesmo gravida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você estiver grávida, e não houver urgência, o ideal é esperar pelo 2ª trimestre ou pelo fim da gravidez para operar a vesícula.

  • Renata Shinjo

    Olá, minha mãe foi diagnosticada com pedra na vesícula de 1,5 cm!! Gostaria de saber como é a cirurgia, é a laser, ou é retirada toda a vesícula? Provavelmente o que causou a formação, além da idade, é o colesterol alto..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A forma de cirurgia para retirada da vesícula mais comum é por videolaparoscopia.

  • Marcio Martins

    Boa tarde! Tenho 34 anos e feito exames de rotina constatado que tenho duas ou três pedrinhas na visicula a maior de 6,6mm, o médico mandou eu me cuidar na alimentação e fazer novos exames daqui 3 meses. Não tenho nenhum sintoma, e queria saber se essas pedras podem pelo tamanho serem expelidas, ou se acha melhor fazer a cirurgia visto minha idade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente não se faz cirurgia em pacientes saudáveis e assintomáticos.

  • Claudio Alves

    Dr . queria saber se pedra na vesícula sendo pequena pode sair na urina ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Impossível, a vesícula não tem nenhum contato com o sistema urinário.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Podem ser parecidos, mas não são iguais. A vesícula costuma doer muito com alimentos gordurosos. A gastrite pode doer mesmo em jejum. O local e o tipo de dor também costumam ser diferentes.

  • Edimeia Bispo

    Obrigada pelo esclarecimento, já marquei o clínico geral!

  • Elisangela santos

    Os sintomas da vesícula é a mesma coisa da gastrite ?

  • Fernando Hipolito Ferreira

    ola dr tenho que fazer um trabalho sobre esse assunto para faculdade mas não intendi direito como sao formadas as pedras na vesícula,qual o principal fator a ma alimentação ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As pedras surgem quando a bile fica muito concentrada. Existem dezenas de fatores que podem influenciar na sua concentração, incluindo fatores genéticos. O fator mais importante, porém, é a idade.

  • Petronila Coelho

    Boa noite, gostaria de saber se quem tem pedra na vesícula fica com intestino preso. Obrigada. Petronila Coelho – Petrolina – PE.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a vesicula estiver inflamada, pode haver alteração do trânsito intestinal.

  • suzinei

    ola dr. Pedro suas explicaçoes sao bem claras.obrigada

  • Rosana Martinelli

    Dr,estou vomitando há mais de 30 dias e perdi 15 kg,não fica nada da alimentação ingerida,isto seria algo na vesícula?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser muita coisa. Já está na hora de você procurar atendimento médico.

  • André Braz Nunes

    Dr. minha noiva foi diagnosticada recentemente com pedras na vesícula, e sempre sentia dores abdominais fortes e muita ânsia de vômito, o que fazer para aliviar as dores até a cirurgia, se for o caso? Antecipadamente agradeço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      André, não posso indicar medicamentos pela Internet, ainda mais sem nunca ter visto sua noiva na vida. Ela precisa ir ao médico para ele controlar a dor até que a cirurgia possa ser realizada.

  • Jaqueline Santos

    Doutor, fiz uma ultrasonografia e o doutor disse que eu tinha pedras na vesícula mais eram pequenas , mais o único sintoma que sinto é enjoo que vai e volta, e quando tomo omeprazol eu nao sinto o enjoo. será que esse enjoo tem haver com pedra na vesícula ? E será que é necessário operar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não me parece que o enjoo tenha relação com as pedras. Se melhora com omeprazol, é mais provável que seja algo como gastrite.

  • j.wilson

    bom dia dr.minha esposa foi diaguinoticada com inumeros calculos na vesicula . ela 22 anos, tem gastrite leve intensidade,ela faz tratamento com omeprazou mesmo assim as dores e enflamaçao no abdome superior direito e´ constante ,acompanhadas de diareias por alguns dias.o medico disse pra ela retirar a vesila. vc acha que e´a melhor tratamento? e se asdores estao relacionadas com as pedras na vesiculas?obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ela tem inúmeros cálculos, a retirada da vesícula é mesmo indicada.

  • Clei

    Bom dia Dr. Fui diagnosticada com pedra na vesícula, e meus sintomas são dores no lado direito superior das costas tem relação? ah é claro vomito e dores abdominais também.

  • Nathalia Tamires

    Boa tarde !
    Dr. Descobri que tenho pedra na vesícula na gravidez. Agora tenho que fazer uma cirurgia,mais tenho um bebê de 2 meses e pouco.. Gostaria de saber se posso fazer agora ou se tenho que esperar um pouco ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quando não é uma urgência, as cirurgias que costumam ser realizadas na gravidez são feitas durante o 2 trimestre de gestação.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não costuma haver problemas com o fígado.

  • Tania Costa

    Bom Dia Dr.
    Retirei a vesícula recentemente o meu médico me disse que a vesícula estava muito aderida ao fígado, mas que estava tudo bem, tem possibilidade de ter problemas no fígado por isso, e quando posso voltar fazer exercício fisico

  • mozart

    Dr. só estou entrando para lhe dar os parabéns por esclarecer tantas dúvidas de maneira tão simples e ao mesmo tempo bem fundamentadas. Valeu.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se apresentar é porque está havendo algum complicação.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nem sempre o RX mostra.

  • Jaqueline Silva

    Dr. minha vó esta com pedra da vesícula é ela tem 85 anos , qual é a melhor coisa a fazer? pela idade dela

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se ela está sem sintomas, o ideal é só observar.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ela está sem sintomas, o ideal é só observar.

  • ramon leonardo viana barreto

    doutor tenho pedra na vesicula a minha mede 3cm , o meu pai tambem teve 3 de 3cm . isso pode ser de caracteristicas ereditarias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quase todas as doenças tem um componente genético na sua origem. História familiar é sempre um fator relevante.

  • marcelle

    Bom dia,

    Doutor a minha vó vem sentindo a meses fortes dores na parte da barriga toda, quando a dor é insuportável ela vomita de uma tal forma que nunca vi, nenhum médico consegue descobrir o que realmente ela tem

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não descarta, mas torna o diagnóstico pouco provável.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • keila

    Doutor, eu fiz uma ultrassom e foi constatado pedra na vesícula as minhas são várias e pequenas, porém sinto muita cólica e uma dor intensa nas costas, será que nesse caso seria só cirurgia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você tem muitas pedras e elas causam sintomas, é provável que a cirurgia seja a melhor opção.

  • Rochele

    Doutor ,

    Muito bom seu site, a tecnologia tem grande valor pra quem sabe realmente usar . Parabéns pela idéia . Muito bom seus artigos , bem explicativos .
    Abs

    • Neusa

      concordo Rochele

  • Maria Aparecida Campos

    Boa noite!!! Fiz ultrasom e pelo o exame foi constatado cálculo na vesícula. O médico disse que são muitos calculos, mas, nunca senti dores referentes. Sou portadora do vitiligo. Gostaria de saber se eu fizer a cirurgia vai favorecer no tratamento acelerando um resultado positivo e eficaz para o vitiligo. Uso medicamentos homeopaticos e também faço fototerapia. Obrigada.
    Sou de B.H.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O mais provável é que não interfira em nada no seu vitiligo.

  • rosana magrino

    gostaria de saber qual a especialidade certa para tratar cálculo na vesículo

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se o tratamento for cirúrgico é o cirurgião geral, se for não-cirúrgico é o gastroenterologista.

  • Carmen Amaral

    Dr. Pedro Pinheiro, parabéns pelo site!
    Conforme os exames eu tenho pedras na vesícula, mas se passaram tres anos e nunca mais tive dor nenhuma, será que eu tenho MESMO que fazer essa cirurgia?
    E pedras na vesícula faz com que tenhamos aumento de peso?
    Muito Grata pela sua atenção.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      1- Depende dos riscos e benefícios. Nem sempre é preciso fazer cirurgia, mas cada caso é um caso.
      2- Não.

  • Andreia Negreiros

    é muito bom esse blog.Parabéns…………..

  • Micheli

    Bom dia! Fui fazer uma ultra e apareceu o calulo na vesícula , não tenho nenhum sintoma , mas como tenho outros casos na família , o médico acha melhor operar.Este é o procedimento mais indicado?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não há um consenso. Em geral, não se opera vesícula com cálculo assintomático, mas isso depende de alguns fatores e da experiência do cirurgião.

  • Neusa costa

    Pode ocorre dor do lado esquerdo respondendo nas costas antes e depois das refeições.

    • Pedro Pinheiro

      Poder sempre pode, mas não é o habitual.

      • http://lorenaeyasmim8@hotmail.com lorena menezes

        eu tambem sinto muita dor nas costas e abaixo do seio direito quanto o senhor me cobra nessa cirugia

        • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

          Eu não sou cirurgião. Não opero ninguém.

  • solange girotto

    boa tarde dr. com crise de dor na vesícula a 15 dia e comecei a vomita secreções de sangue isto e grave. por me mande a resposta

    • Pedro Pinheiro

      Vomitar sangue nunca é bom sinal. Vá a um médico.

  • miriam simao

    oi gostaria de saber, se gravida pode fazer a cirurgia biliar, e quanto tempo minimo e necessario que a pessoa fique afastada do trabalho? e se pode gravida qual tipo ela podera fazer a leiser ou o corte? grata

    • Pedro Pinheiro

      Sim, grávidas podem operar. A cirurgia é com corte. Em relação ao afastamento do trabalho, não sei te responder.

  • Ana

    Doutor pedra na vesicula pode dar refluxo gastroesofagico?, descobri que tenho pedras na vesicula, porem o unico sintoma que tenho e azia constante. fiz endoscopia e nada constou no estomago. desde ja grata

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não provoca refluxo, não.

  • http://www.facebook.com/adriana.martins.792740 Adriana Martins

    oi retirei a vesicula fazem 8 dias, por meio de cirurgia aberta, estou com uma grande região abaixo do corte vermelho e anestesiado e isso está me preocupando, e quando acaba a região anestesiada não posso nem tocar que doe muito o q devo fazer? procuro um medico ou é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Converse com o cirurgião.

  • Alda de Oliveira

    é normal ter diarreia apos retirar a vesicula?como acabar com esse problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ocorrer em alguns casos. O ideal é procurar um gastroenterologista para ajudar no tratamento.

  • Roberta Garcia

    durante a realização do procedimento da laparoscopia para tirar a vesicula, é possivel detectar se esta gravida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas nos exames de imagem que antecedem a cirurgia, sim. A não ser que seja uma gravidez muito precoce.

  • Priscila

    Olá! tenho 24 anos , descobri que tenho pedras bem pequenas e muitas na vesícula, isso já faz 5 anos, e ao longo desse tempo passo mal após as minhas refeições com dores abdominais, desconfortos e as vezes dores intensas, e na época eu não podia fazer cirurgia pois estava grávida. Hoje tenho medo de fazer a cirurgia e gostaria de saber se posso tentar remover as pedras com produtos naturais, e se á riscos com este método?

  • patricia ferreira de moura

    olá dr tenho 2 pedra na vizicula gostaria de saber se tenho que fazer cirurgia para retirar as pedras a maior esta com 1 cm.9 ..me ajude por favor….patricia.

  • Walter Macedo

    Fiz exames de Ultrasom em nov/201o que não apresentou problemas nenhum fui à emergência dia 8/4/2013 e acabei tendo que retirar pequeninas pedras da vesícula.
    É normal o surgimento em tão pouco tempo?.

  • antonia c.r. vieira

    doutor tenho pedras na visicula e sinto mtas dores tbem não sinto nem vontade de comer, já tirei a ultrassom, já faz 6 dias e vou levar ao medico dia17 .tem algum problema todos esses dias sem o doutor ver. por favor estou mto nervosa. obgado. meu nome é antonia.

  • lenice

    estou com suspeita de pedra na vesicula,estou tomando antibiotico por 7 dias mas continuo com dor ate quando vou ficar com essa dor?

  • madalena

    gostaria de saber quem tem pedra na vesícula tem facilidade de ter gases, como por exemplo a barriga fica enxada.

  • tania mara da silva

    estou com muita dor tenho pedra na visicula tem como me afastar do trabalho até a cirurgia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o seu médico lhe der baixa e a cirurgia estiver programada a curto prazo, sim.

  • http://www.facebook.com/thabatapj Thabata P. J. Moreira

    A presença de lama biliar, porém com paredes e morfologia padrão, é indicação de cirurgia?Não há sintomas de dor, apenas reclamação de mal estar.

  • Adriana Santana Guimaraes

    oi meu nome é Adriana tenho diarréia constante dor abdominal nauseas pode ser pedra na visicula.

  • http://www.facebook.com/dionester.vieira Dionester Vieira

    Estou com uma forte dor do lado esquerdo pode ser tbm ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas não é o habitual.

  • Ticiana

    tenho pedra na vesícula sinto dores constante este medicamento URSODIOL. ele realmente e dissolver a pedra . tenho em media de 15 a 20 pedras . obg pela atenção

  • roseli gonçalves

    fiz uma cirugia de visicula e venho sentindo muita dor ,fiz um raio x onde vi a presença de clipes cirugicos,isso pode ser a causa de tanta dor .todos os exames q me pedirao eu fiz ,me ajude por favor .o merdico q esta me tratando diz q nao incomoda .mas ate agora ele nao conseguiu me dar uma boa explicaçao para o motivo de tanta dor,outras pessoas tambem estao com o mesmo sintomas q eu tambem sem nenhuma explicaçao.

  • ruth

    quantos dias ficam de reposo apos a cirurgia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da cirurgia. Se for por vídeo e correr tudo bem o repouso é bem curto.

  • mara

    olá estou sofrendo muito com uma dor ao lado esquerdo das costas e não sei o que é?

  • Fátima Esteves

    tenho uma duvida, ao fim de operada á vesicula é normal sentir dores do lado direito do abdomen? Poderei ter pedra outra vez na vesicula’

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A cirurgia consiste na retirada da vesícula. Por isso não há como ter pedra na vesícula de novo.

  • http://www.facebook.com/anapaula.santana.31 Ana Paula Santana

    olá doutor venho por meio deste email pedir algumas informações em janeiro de 2012 com a penas 21 anos me submeti a uma cirurgia estava com pedras na vesicular retirei as pedras e a vesicular mesmo depois da cirurgia venho sentindo muitas dores de estomago e vontades de vomitar não sei mais oq eu faço eu tomo remédio pra o estomago

  • Maria Liliana

    olá Dr ! Fiz uma ecografia abdominal e acusou-me múltiplas pedras na vesicula, a minha médica disse que eu podia tirar a vesicula, eu não sei o que fazer, disseram me, que existe tratamentos que as pedras vão saindo por favor, diga.me o que é que eu faço sem ter que recorrer á operação.

  • GILSE

    Boa tarde DR ,queria q o DR me esclarecesse melhor o q é colecistopatia cronica calculosa, agradeço desde já.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É a presença crônica de pedras na vesícula.

      • GILSE

        muito obrigada!

  • marcia maria

    ola doutor descobrir que tenho pedra na vesícula não sinto muita dor só incomoda só que estou muito preocupada porque quando defeco ta saindo sangue, não machuca e nem nada só sai junto com as fezes,o que pode ser isso?

  • wvianarecife

    Bom dia Dr. Pedro. Fui socorrida ao hospital dia 03/02/13 onde fiz uma eco e nela constataram que tenho um cálculo de 4,5 cm. Parei de comer gordura e hoje terei uma consukta com um gastro. Acabei de ler no seu artigo que quem fica sem a vesículo pode ter aumento em flautulências, vêzes amolecidas. Se eu diminuir a ingestão de gorduras, esses sintomas tendem a serem eliminados?
    Ou pode ocorrer de minha pessoa não ficar com esses sintomas?

    Atenciosamente,

    Walkiria Viana.

  • Maria Lila

    Pedras na Vesícula

    Tenho passado muito mal. Foi constatado pedras na vesícula. Não posso comer que passo muito mal, as dores são terríveis. Não consigo vaga nops hospitais para operar e não estou suportando mais. Por favor, o senhor pode me operar? mariabessem@gmail.com

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Maria, eu não sou cirurgião. Sou clínico geral e nefrologista. Não opero ninguém.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não sou cirurgião. Minha especialidade é clínica geral e nefrologia.

  • Katyane Alves

    Após a cirurgia de retirada da visícula, a probabilidade de ganho de peso aumenta ou é efeito contrário

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral não ocorre nem um nem outro.

  • luciano ribeiro

    dr.minha mae tem 77 anos sera que ela pode fazer a cirurgia…..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do estado clínico dela. A idade por si só não é contra-indicação.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do estado de saúde e físico dela.

  • silvaneide ribeiro

    Dr.bom dia.Gostaria que o senhor nos desse uma luz(A minha prima fez uma cirurgia na vesicula,recebeu alta e depois de alguns dias começou a ter febre,aparentemente sem explicação,levamos ela a um hospital o médico fez uma ultra e desconfiou que ela estava com um liquido extravasado no lado oposto a cirurgia ,como ele não era especialista a encaminhou para um outro hospital em outra cidade.Resumindo fizeram alguns exames,ela esta internada ha 12 dias esperando para fazer uma drenagem,mas como o hospital esta entregue nas mãos de Deus,sem recursos ,o figado dela ja está sendo afetado e esta com dificuldade para respirar.Sou leiga mas pelo que observo esse liquido esta contaminando os orgãos dela.Não temos condições financeiras para tira-la de lá.Dr. nos diga quais são os possiveis diagnósticos para a minha prima ,já que os medicos falam que tem que drenar para depois verem de onde está vindo esse liquido.Obrigada.

  • patrick.izidro

    Doutor, eu tenho 16 anos e sou um menino. O médico disse que eu tenho uma pequena pedra na vesícula e vou ter que acabar fazendo essa maldita cirurgia. Será que a pedra não pode sair com o bile e ir pelas fezes? É tão pequena…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente sim, mas não tenho como opinar no seu caso particular.

  • sonyjacy

    Boa noite Dr. Pedro, Feliz 2013, gostaria de saber se pessoas com pedras na vesícula e gastrite pode fazer uso de manga na alimentação.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há contra-indicações.

  • Salvador Bahia

    Boa tarde, Dr. Pedro! Como foi de festas? Espero q bem. Tenho cálculo biliar e já tenho previsão para cirurgia. Será no meado deste mês. Gostaria de saber o q devo fazer após as refeições!
    Permanecer sentado, andar ou deitar (de q lado)?
    Abs! Feliz 2013!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é não deitar após as refeições. Mas essa orientação serve para qualquer pessoa.

  • sonyjacy

    Bom dia Dr. Pedro gostaria de saber quais alimentação não é recomendado a pessoa que sofre de pedras na vesícula

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O principal é evitar alimentos gordurosos.

  • ricardophb

    fiz uma cirugia de vesícula faz trés meses com quanto tempo posso em geri bebida alcoólicas!

  • http://profile.yahoo.com/XY3SCGHBNGUFXICJDVWQIZWXW4 marcos

    pode ser,por causa que não fez o repouso recomendado pelo médico.

  • http://profile.yahoo.com/XY3SCGHBNGUFXICJDVWQIZWXW4 marcos

    O problema acho que nao e a fruta e sim o alcool parceiro

  • http://profile.yahoo.com/XY3SCGHBNGUFXICJDVWQIZWXW4 marcos

    Wilma,vc tem que repousar,vai ver que não esperou os 30 dias.

  • Ricardo Barreto

    Dr Pedro, passei por colecistectomia dia 2 de janeiro. Por quantos dias devo seguir dieta e o senhor teria alguma dieta para indicar, pois a que o hospital me indicou achei muito fraca e indefinida. Após quantos dias poderei ingerir bebida alcoólica e o que seria menos prejudicial a mim: As destiladas ou fermentadas? Agradeço desde já sua atenção.

  • Jose Guilherme

    ola minha namorada tava sem apetite, emagreceu , tomava agua de mais, mas ela num sentia dor so vomitava verde, então ela foi no medico e o medico disse q a visicula tava prensada ou algo assim e deu antibiotico pra ela tomar por um tempo, eu queria saber se essa visicula pode trazer mais problemas mais tarde ou se normaliza???

  • JaquelineAACruz

    Boa tarde Dr. Pedro, no caso de bebês de 5 meses serem diagnosticados com Colecistopatia Calculosa, a vesícula pode ser retirada nessa idade sem prejudicar o seu desenvolvimento?

    • Ary Rodrigues

      Olá, tudo bem? Dr. Pedro Pinheiro!
      Venho, por meio deste informar ao Sr. Dr. Pedro, que eu estou com crise de vesícula, e ao fazer um exame de ultrason, acusou pedra e inflamação na vesícula, teria alguma solução, por meios de ervas ou medicamentos pra, tirar ou absorver pedras de vesícula, sem precisar de operar, tenho receio a operação, hoje estou com 53 anos de idade, já que estamos falando de pedras(cálculo), não haveria de uma forma um laser, pra destruir pedras de vesícula, como fazem com pedras nos rins?
      Obrigado, eu sou de Recife-PE. Um forte abraço abençoado, que Deus lhe dê muitas vitorias e muita saúde, Dr. Pedro Pinheiro, o senhor é um anjo do povo.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        O único tratamento definitivo é a cirurgia. A litotripsia só funciona bem para cálculos renais.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Jaqueline, não tenho nenhuma experiência com bebês. Eu lido somente com população adulta. Isso tem que ser perguntado a um pediatra.

  • Eliana Fabris

     gostaria de saber de quando se faz a cirurgia da vizicula pode-se ficar resecada por alguns dias ou isso não é normal, pois operei tem 13 dias e estou rececasa a 4 dias e nenhum remedio esta fazendo efeito , vces teriam algum remedio que possam me mandar ou o correto seria voltar ao hospital onde fiz a cirurgia e falar com o meu medico,  desde ja obrigado

  • terezinha

    Boa tarde! Minha neta tem 3 anos e esta com colecistopatia calculosa que mede 0,4 a 0,7 cm é recomendavel cirurgia. ela tem tambem linfonodomegalias mesentricas

  • periso

    Que tipos de alimentos devem ser evitados para evitar ou minimizar a formação de pedras na vesícula ? A propósito, achei o seu blog, as suas explicações muito bem elaboradas. Parabéns !!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há uma alimentação que previna.

  • Nivaldo jose

    tenho pedra na vesicula , mas nao sinto dor nenhuma , mas o meu medico disse que é melhor tirar a vesicula , oque devo fazer , esperar ou nao ?

    • Hernandes Ninja

      foi o que aconteceu comigo, nao tinha dor e fiquei enrolando na cirurgia ja se passaram tres meses agravou agora sinto crises feias e me arrependo de nao ter operado logo ,ainda estou esperando a cirurgia !!

  • Vania

    amei vcs sao muito competente

  • hugo

    tenho uma pedra na vesícula de 3.6 cm. posso fazer exercícios físicos normalmente, como correr durante uma hora, flexões, abdominais e etc? obrigado.

    • LiDiAnE… s2s2s2

      eu tbm tenho pedra na vesicula e frequento academia normalmente

  • Kailla 2006

    adorei !!!! estava com duvida mas agora tudo se esclareceu

  • Emilia Malvar

    POdemos viver sem problemas com a retirada da vesícula?. Há um ano retirei a minha que estava infecccionada e com pedras.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Silvana Mesquita

    Ontem fiz um ultrassom e fui diagnosticada com calculos na vesícula.O único tratamento é a cirurgia? Morro de medo de anestesia. Pode ser feita só com anestesia local?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Local não, a vesícula é um órgão que fica dentro do abdômen. É preciso no mínimo uma raquianestesia.

  • wilma

    porque ainda sinto fortes crises sendo que já fiz a 3 meses colecistocmia(colelitiase)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      À distância, não tenho como saber, Wilma. Você tem que perguntar para o seu médico.

  • Andrenfamilia

    obrigado pelos escrarecimento doutor pedro pinheiro.

  • Lucasrochaleite

    doutor uma gestante com pedras na vesicula pode fazer cirurgia? se nao o que deve tomar para aliviar ador?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Geralmente é feito no segundo trimestre.

  • macelo

    olá amigo tenho também essas pedras, estou fazendo uma tratamento quase esse com azeite de oliva, conseguir extrair 20 pedrinha verdes, mais não e de primeira que elas saem, pois ainda tenho muitas ainda, o processo e demorado. vc já conseguiu retirar algumas?

  • Helena

    Retirei a minha vesícula há uns 5 anos
    Quase sempre que vou ao banheiro, além da urina eu evacúo.
    É normal isso?

  • Ina_sales

    tenho 9 meses de operada da visicula e logo acima da cirurgia esta inchada tem perigo de ser uma hernia desde ja lhe agradeço

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser uma hérnia incisional. Mostre a lesão ao seu cirurgião.

  • Cely

    Dr. o que o senhor acha das receitas caseiras que fazem as pessoas expelir as pedras pela a fezes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço receitas caseiras que sejam cientificamente comprovadas.

  • Flash Rec

    Cara vc é um ótimo profissional, vai pro céu se depender de mim, descobri tudo que pecisava saber do meu problema, mais descobri tbm que estou lascado kkkk…

  • Marilia Brum

    Olá, eu tenho 22 anos e descobri um calculo de 1,5 cm e uma inflamação na vesícula, tratei a inflamação internada 3 dias e depois de um mês tive várias crises, repeti a ecografia e só apareceu farelos de cálculos e novamente 0,5 cm de inflamação na parede da vesícula, minha gineco me apavorou dizendo que eu deveria fazer a cirurgia com urgência, que na minha idade era raro e poderia até virar câncer, fui as pressas no gastro e ele disse q não tinha problema nenhum que eu podia ir levando assim, só me deu Flancox, Omeprazol e Digeplus pra tomar… Outro clinico geral também me falou que não tinha motivo pra preocupação. Acontece que ainda tenho dores, e começou um quadro de diarréia… Gostaria de saber mais uma opinião…

  • Rosimeire

    A UM MÊS FIS UMA CIRUGIA DE VESICULA,MAIS NO LOCAL DA CIRUGIA SINTO DOR NAO SAO FORTE BELISCADAS E NORMAL? OU DEVO PROCURAR O MEDICO?

  • Déborah

    Olá doutor! Gostaria muito de saber se é normal continuar tendo diarréia diariamente mesmo após 4 anos da cirurgia de retirada da vesícula. Muito obrigada!

  • Carlos Antonio

    Boa Noite. Estou com pedra na vesicula, e não gostaria de esperar pelo sus para operar, por favor algum médico que veja este comentário poderia me passar custo para está cirurgia, e também condições de pagamento.

    Alguem que já fez está cirurgia particular agradeço se também me passar e-mail dando referencias de onde fez e que custo pagou.

    Agradeço o retorno, pois sofro bastante com está dor

    Sou de Campinas -São Paulo meu e-mail vplartefatos@terra.com.br

  • Gorette

    oi meu marido passou de vesicula e teve complicaçao assim foi me informado. passamos tres meses no hospital entre uti e uce ate hoje ainda nao entendi como uma cirugia tao simples teve tantas complicaçoes.

  • Anabela

    gostei muito da informação passada explica bem esta numa linguagem facil de perceber procurei informação sobre problema do meu marido e que a gente esta dividida e que na ecografia que o meu marido fez parece 4 polipos proviniente de cloresterol e o meu marido tem o figado gordo mais no exame de sangue ele não tem cloresteral alto mais tem o cloresterol bom baixo e não tem diabetes morro em Portugal alguns médicos para não operar e outros dizem operar ou ate tirar a visicula gostaria que o Dr.Pedro Pinheiro o seu diagnostico o que devo fazer desde já o meu muito ogrigada o meu marido tem 50 anos trata da bacteria no estomago quando fez a endoscopia o médico tirou retalho do duodeno porque tinha mal aspecto mas ma biopisia não acusou nada o médico disse que era de fabrico o meu muito obrigada

  • Patrícia

    Boa noite. Imagino que tenho andado mal da minha vesícula e não sei o que fazer para isto parar… Já fiz uma eco à vesícula e nada acusou o que para mim é estanho já que tenho diversas vezes dor abdominal, dor de cabeça e dor do lado direito das costas. E quando não são esses os sintomas dá-me só vómitos e febre… Não sei o que se passa mas quando ando assim não consigo sequer comer.. O que acha que é isto afinal? Pode-me ajudar e já agora dizer qual a dieta mais recomendada? É que tenho visto tantas na net mas não sei em que acreditar… Uns dizem para comer gorduras outras dizem que é proibido… Não sei que pensar… Esta semana abusei um pouco a comer maçãs um pouco verdes, acha que foi por causa disso? E mamão posso ingerir? É que é um fruto que adoro.

    Obrigado pela atenção
    Patrícia

  • Aryanny_faro 27

    ola! adorei saber mas sobre pedra na vesicula,mas tenho uma pergunta.estou sentindo sintomas que possam ser de pedra na vesicula estou com tres meses de operada fiz a chamada laqueadura,e durante a gravidez nao sentia nada mas durante o resguardo fui ate o hospital diversas fezes o que devo fazer?e quais procedimentos devo tomar?

  • elisabete

    Ola!!1 Gostei muito do seu artigo. Mas gostaria de saber que so o exame ultrassonografia abdominal total eh suficiente para o tratamento ou ha outro exame especifico para determinar o tamanho, das pedras onde consta o diagnostica: colecistopatia cronica calculosa, se ha possibilidades do tratamento sem a danada cirurgia.

    Grata pela atencao,
    Elisabete

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente o ultrassom basta.

  • Ida Lucia Sacramento

    Boa noite , Doutor Pedro Pinheiro. Não sei se esse comentário chegará até você, mas tenho uma dúvida.Estava digitando , quando vi o recado de regras para comentários.Desisti , pois achei que tomaria muito do seu tempo. Mesmo assim, foi esclarecedor ler sobre o meu pequeno problema em seu blog. Muito agradecida . Ida Lúcia .

  • Marciele Almeida

    Olá sou Marciele eu sinto umas dores na barriga será que pode ser pedras vesícula?

  • Ane2003

    Com a retirada da visicula inda é possivel engravidar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, não atrapalha nada.

  • Debinha Bonequinha

    ola,tenho 23 anos e descobri atraves de uma ultrassonografia que tenho pedra na visicula de 14mm, è preciso operar.o medico disse que sim,mas estou com um pouco de medo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você não tem sintomas a cirurgia é discutível.

  • Estela

    a pessoa que retira a visicula tem mais facilidade paraemgrecer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente sim, pois pode haver uma maior dificuldade em digerir gorduras.

  • Ariadne Rosa da Silva

    Olá Dr. meu nome é Ariadne, e eu estou com sintomas parecidos com pedra na vesícula. Meus sintomas (cólicas abdominais do lado superior direito acompanhado por vômito após duas horas depois do aparecimento das dores) sempre aparecem por volta das 11horas da noite e só terminam às 6horas da manhã.
    Eu gostaria de fazer-lhe uma pergunta: sintomas de vômitos também indicam pedra na vesícula?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem fazer parte do quadro.

  • joao

    joão doutor que remedio e bom para hipotireodismo

  • Jamessmoura

    Dr. meu marido fez uma cirurgia para retirada da vesicula à 01 mês. ele reclama de muitas dores no local da cirurgia e a barriga fica um pouco inchada às vezes. Isso pode indicar alguma complicação ou é normal??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 1 mês já não era para doer tanto assim.

  • Marta

    Olá doutor, gostava de saber quais os remédios naturais que poderão resolver o problema das pedras na vesícula.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhum tratamento caseiro para pedra na vesícula tem comprovação científica de cura.

  • Elizete-sardi

    Doutor ultimamente estou com muitas dores embaixo das costelas já procurei o médico e me pediram para fazer uma eco abdominal total, tenho várias dúvidas,será que na eco aparecerá se tenho ou não pedras na vesícula? beber cervejar pode causar isto? obrigada se me responderes. 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim.
      2- Não.

  • Helena

    Retirei a minha vesícula há uns 5 anos
    Quase sempre que vou ao banheiro, além da urina eu evacúo.
    É normal isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal e não deve ter relação com a cirurgia.

  • Nadiauepa

    Minha avó tem 91 anos e está com pedra na visicula de 9 milimetros. Esse tamanho é considerado grande? Ela sente dores fortes, ela pode fazer cirurgia tendo 91 anos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um tamanho razoável, mas aos 91 anos é bem complicado operar.

  • Pandora-cat

    Para todos que sofrem desse problema de vesícula, recomendo a retirada por videocoloscopia. Tres furinhos e no mesmo dia já em casa, hoje irei retirar os pontos de minha cirurgia de retirada de vesícula. E como o doutor Pedro acima disse, os sintomas são mínimos. Força para quem está sentindo dores, faça uma visita ao seu médico e faça a cirurgia. Vania Maris

  • http://profile.yahoo.com/2YLODA5UGDRC3QGYBOCOHK5W2E Iara Maria

    Pergunta pode ser por aqui?  O q vem a ser adenoma na supra renal esquerda e qual especialidade?

  • http://profile.yahoo.com/2YLODA5UGDRC3QGYBOCOHK5W2E Iara Maria

    Muito esclarecedor. Ignorância total no assunto. Diagnóstico achado e aliviado por vocês. Obrigado. E quanto o penúltimo parágrafo não penso em “perda de tempo” e sim ganho, pois para nós ignorantes no assunto vocês estão ganhando muito, não só o que diz respeito às 24horas. Muito obrigado.

  • Marciamferrari

    Tenho aparentemente 1 pedra de mais ou menos 1,5 cm, nunca tive crises de visícula porém o médico acha melhor operar, será necessário ou tem algum tratamento clinico para isso?  grata   

  • Rosilene Silva

    Fiz a cirurgia para retirada da vesicula em 20/05/2010,e depois disso nao fiquei normal mais.
    Cada dia é uma dor diferente,e faço exames,que mostram estar tudo normal.
    Há umas duas semanas estou sentindo umas dores debaixo da costela direita,da umas pontadas e depois fica dolorido,isso pode ser por causa d VESICULA?

  • Correia Lidia

    Boa tarde doutor, a minha situação é complicada, vou tentar ser breve. Estou a terminar um tratamento com Interferon e Ribavirina para a Hepatite C, o qual está a ser um sucesso devido à carga viral ter sido reduzida quase por completo. Mas existe outro problema, tenho pedra na vesícula e segundo o médico já é mais pedra que vesícula e por isso mesmo estou à espera que termine o tratamento da Hepatite para retirar a vesícula. Mas a minha dúvida é: se o meu fígado já não funciona bem devido a ter Hepatite, como vou viver sem vesícula e com um fígado que não é saudável? Tenho 51 anos, será que tenho chance de viver ainda uma vida minimamente normal? Obrigada, agradeço uma resposta…  Lidia Correia.

  • Marco Antonio

    ola  preciso  de resposta  a  5 anos  tenho  dor  de barriga  pela  manha  todos dias  e  sintomas  e a  dor  faço coco  4 ou 5  vezes  cedo  logo n que  acordo  nao  da  sintomas  dormindo  so  quando  acordo  sabe  algo  vou  operar  na  quinta  do dia  31/05  deve  resolver

  • Anaclaudiabene

    so peço que me responda se assim for posivel a questao posta anteriormente
    boa tarde 
    ana

  • Lucas

    eu fui diagnosticado com pedra na vesícula e gostaria de saber se após a cirurgia de retirada da vesícula eu poderei novamente comer produtos gordurosos e/ou refrigerantes, etc

  • Deiasilva F

    Oi doutor descobri que tenho pedra na vesicula a tres anos ..nunca me doeu ,mas a seis meses atras tive dores e nauseas ,voltei ao medico e fiz ecografia e tornou a aparecer a pedra de tamanho 4,4mm calibre médio…passou novamente a dor e deixei de lado pois tenho medo da cirurgia,agora nessa semana depois de seis meses voltou a doer e nausear, o senhor recomendaria cirurgia ou não seria o caso,desde ja agradeço um abraço  Andreia Farias

  • Rafaela_bah_ia

    boa noite minha vo tem 75 anos e descobriu q ta com pedra na vesicula gostaria de saber se tem remedio para curar.

  • Mari

    D tive dores no estomago durante duas semanas tomei omeprazol as dores passavam fiz endoscopia não deu nada mas debaixo da minha costela direita continua dolorido será vesícula

  • Rose

    meu pai tem 60 anos ele vai fazer uma cirugia da vesicula mas tenho medo pq vai ser a lezer ele corre risco de vida

  • Gil_paiva1989

    oq tomar na hora das colicas

  • Rosa Helenadeoliveira

    Parabéns!!!Eu acabei de passar por uma cirurgia de colecistite,e com essas informaçoes todas minhas dúvidas foram esclrarecidas,muito obrigada.

  • Selmasonego

    eu não consigo emagrecer será que é por causa que tenho pedra na vesicula , e parece que eu a noite fica inchada é a vesicula que faz isso

  • Stelahelena

    Meu nome é Stela e estou com calculo bilial.Gostaria de sabe o que posso comer,pois estou tendo muitas crises e já como com medo.

  • Michaela

    Boa noite!
    Onde encontro o acido ursodeoxicólico?
    Tenho pedras na vesícula, com algumas crises de dores, o médico me recomendou cirurgia, mas quero primeiro usar medicamento.
    obrigada pela gentileza.

  • Verenildesblohem

    Dr. Durante o Natal tive uma crise tão forte era uma dor insuportável e fazia vômito direto. Fui para o hospital tomei soro com alguns medicamentos e melhorei. Passado alguns dias fui ao gastro e para minha surpresa, foi diagnosticado Pedra na Vesícula, o médico disse que são muitas grandes e pequenas. Que solução devo tomar? me oriente por favor. abraços Verenildes

  • Luciana varjao

    A quase quinze dias estou com muita dor abdminal do lado esquerdo,enjoada,e algumas vezes a dor é tanta que me da diareia e vomito junto,gostaria da sua opiniaõ?

  • Dika33

    boa noite meu nome e Adriana e tenho 37 anos eu tenho litiase biliar sofro muito quando atacar tenho um ano so resolve com cirugia tem vez que eu mim arrepio muito mas não tenho febre so sinto dor que so passa com injesão e as vezes vomitos.
    O que devo fazer? Obrigada

  • Lea

    Ola, fiz a cirurgia para a retirada de pedras na vesicula ha 5 dias. Estou me sentindo otima, sem dores ou gases, mas tenho diarreia ha dois dias. Quanto tempo esse sintoma costuma durar? O medico pode prescrever algum medicamento para isso?
    Obrigada,
    Lea

  • Marques

    Doutor gostaria de sanar uma dúvida.
    Meu colesterol HDL ficou em 28,6 mg/dL o cardiologísta recomendou a ingestão de castanhas e azeite extra-virgem.
    Recentemente pelo ultra sonografia de abdome total foi constatado a presença microcálculos bilares e foi recomendado ser evitado a ingestão de alimentos “gordurosos”.

    Devo também evitar o consumo de castanhas e azeite, mesmo o extra virgem?

    Também entraria todo o tipo de gorduras (saturadas, monoinsaturadas, poliinsaturadas, hidrogenadas e trans)?Marques

  • Drica

    Gostaria de saber tenho pedra na vesícula a maior tem oito mm será preciso à retirada da vesícula, pois não sinto dor?

  • Ana Luisa Marques

    Fiz a laparoscopia há duas semanas e gostaria de saber se tem uma média para que o umbigo volte ao normal. Meu umbigo ficou mais fundo que antes e isso fez com que minha barriga ficasse “deformada”, como estômago alto. Está me incomodando muito.

  • izael alves

    ola tenho fortes dores do lado direito dor forte as veses paresse que ésta dor desce de perto do suvaco até enbaixo das costelas meu abdomem incha quando me alimento é uma dor forticima ja fiz .colonoscopia e ultrasom.ultrasom de abdomem total .uma tomografia e nada varios ultrasom e nada gostaria de uma opinao

  • Eugênio

    Tenho Pedra na Vesícula à aproximadamente 25 anos, Ocorre que de 01 ano para cá, tem apresentado Dôres Abdominais, Perda de apetite, Vômitos, sensação de Tonturas repentinas, muito rápidas, e estive no Clínico, e Cirurgião. Minha pergunta é se Uma Pessoa não FIZER CIRURGIA HÁ RISCOS de Danificar Outros ORGÃOS, por PROBLEMAS DE CALCULOS NA VESÍCULA.??????
    Agradeço pelo ESPAÇO e aguardo resposta.

  • Elairthiel

    boa noite,doutor dia 24-01-12 fiz a cirurgia na vesicula mas foi tarde ,4meses me trataram com calmantes fortes minhas dorres eram dia e noite,o doutor não pode fazer nada,porque a vesicula secou com as pedras e esta grudada no intestino,unica coisa pode tirar uma aderençia que se formou,tenho que fazer outra cirurgia pelo sus demorra,tenho enjoo,mal estar,dor,gostaria de saber corro riscos,quais,se me responder agradeço meu nome é Elair 

  • Alice

    Doutor boa noite ,por favor moro em Ubatuba e gostaria de saber meu pai tem 60 anos e sentiu uma dor do lado direit vomito e uma dor insuportavel foi no hospital derão remedio para tirar a dor e soro fizerão uma hultrason e ele estava com a visicula invlamada e pedras o medico mandou pra casa so com remedio pra tirar a dor pra depois fazer a cirurgia.E assim mesmo? não tinha que toma um antibiotico ou ta enternado ? Porfavor me de uma resposta

  • Jana Gomes

    Olá Doutor, minha mãe ficou internada para conter a inflamação da vesícula, teve alta e vai fazer a cirurgia, mas começou a sentir dor ao urinar há três dias, isso tem alguma relação com a colecistite? Grata.

  • Maria Albertina M.S.Rocha.

    Me esclareceu bastante,e achei ótimo como foi mostrado.Obrigada.
    Beta agradece.

  • Maria Jose

    Meu nome e Maria Jose, moro na Inglaterra, comecei a sentir a mais ou menos 1 mes uma forte do lado direito bem abaixo da costela que se irradia para as costas. Mesmo quando não esta doendo, se pressionar com o dedo eu sinto como se tivesse inflamado. Já fui ao médico, e fiz exame de sangue que deu normal. O médico disse que poderia ser pressão do diafragma por ficar muito tempo sentada (trabalho em casa fazendo manicure e depilação…) me receitou Naproxen(Naproxeno), mas as vezes começa doer mesmo eu estando de pé ou deitada. Comecei a tomar o remédio mas não senti nenhuma diferença, poderia ser visícula ou inflamação biliar? ps. não tenho febre, azia ou ânsia de vomitos e comecei a tomar estrogenio (Tibolona…) em Dezembro quando estava no Brasil e meu Ginecologista me indicou…

  • Vanessa

    Olá gostaria de saber que que eu faço se a crise da visicula for mas forte que e nesperado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a um médico.

  • Marcia

    Fiz a cirurgia para retirada da vesicula há 1 semana e estou com o abdomem inchado ainda. Isso é normal?

  • Ineslopesgoes27

    Por favor,Boa Noite é uma pergunta tenho 15 dias de operada senti um pouco a retirada dos pontes já posso macarrão,ovos cozidos etc.Obrigada 
    Atenciosamente.
    Inês Lopes Góes.  

  • Yasmin

    Doutor eu sinto enjoou a muito tempo já e demora muito a passar, de vez enquanto me dar enjoo, será que eu tenho Calculo na vesícula ?

  • IZAIRANA PEREIRA

    IZAIRANA PEREIRA. descubrir a 3 meses que tenho pedra na vesicula. fiz a ultrasonografia ta com 4 pedra cada uma ta 2.5m. Vou precisa fazer cirurgia. Mas como moro em interior tudo e mais dificil.A unica coisa que mim encomoda e a adormencia na lingua com aquele azedo,e muitas gases.O que eu faco agora DR.

  • Araújo

    Olá boa tarde!  
    Minha avó está internada e recentemente foi diagnosticada que ela tem pedra na vesícula e pedra no fígado, e para a retirada dessas pedras será preciso fazer duas cirurgias. Mas no momento, ela ainda precisa fazer uma bateria de exames para proceder a cirurgia. Só que ontem foi suspensa a cirurgia devido ela passar mal. Ele teve enjoo, vômitos, tontura e um tremor no corpo. Por que isso doutor? o que precisa ser feito? Ela tem 70 anos. Obrigado!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Erisoniatavares

    gostaria de saber sobre apos cirurgia  3 meses realizada  dores procismo a cirurgia e avermelhada

  • Regina Fabre

    Meu sobrinho de nove anos está com pedras na visicula.
    É normal  acontecer nesta idade?

  • Silvia Rodrigues Souza

    gostei muito terei varias duvidas e porque fazer biopsia

  • Paulinhamartins

    Eli Regina
     
    Dtr.é comum perder muito peso apos um mês e meio da cirurgia de vísicula?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode acontecer. Mas o ideal é falar com o médicompara ter certeza que está tudo bem.

  • jacqueline

    minha mãe fez a cirurgia da retirada da pedra da vesicula mas após trés meses tem muitas dores no local que retirou  e ardencia no corte e tmb onde foi posto um caninho com uma linha por dentro sobre os pontos o que tomar para as dores além do paracentemol pois o medico não receitou nada para tirar as dores 

  • Creuza

    Olar tudo bem?  gostaria de sabru quais os cuidade que os paciente com doenca de colori deve ter em seu domilicilo.

  • Luiz gonçalves cruz

    tive uma indigestão com vomitos, e com diarreia. meu estimago ficava muito alto e muita indisposição. nao tive febre e nem sentia dores. o medico achou que podia ser pedra na vesícula, pois fiquei 4 dias sem me alimentar, só com chá e torradas. tenho sobrepeso acima de 30 por cento.  Isto aconteceu, depois que usei sinvastatina. será que o medico está certo?

  • Carla Fabi Pinheiro

    ola boa tarde!!!!!!!!!!! muito interessante o site Dr. Pedro Pinheiro sou estudante de medicina  e achei a informação importante para a população. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!1

  • Seli

    Olá.
    Quanto tempo devo após a cirurgia ter alguém pra me ajudar a fazer as coisas dentro de casa? Como limpeza, almoço… essas coisas.
    Obrigada
    Seli

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da cirurgia, mas geralmente não se deve fazer esforços nas 2 primeiras semanas.

  • Robertaalves73

    Bom dia Dr. to com muitas dor do lado direito. tudo que como vomito e minha barriga incha e doi muito e muitas dor nas costa.. isso é sinal de vesicula.. e minha urina esta escura…

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É preciso saber se você fez uso de alguma droga proibida na gravidez durante a anestesia ou no período pós-operatório.

  • Zenilda mendes

    Olá Dtr. Fiz a cirurgia de vesícula há 20 dias, e descobri agora, que já estava gravida mas eu não sabia. E agora até que ponto isso é prejudicial para o bebê?

  • Lili Linda37

    ola dr gostaria  saber, pós fazer  um exame
    e de ultrassom ,e pós bariátrica de 4 meses,fiquei sabendo que tenho algumas areias na  vesícula
    gostaria de saber se neste caso já e indicado sinto um pouco de dor mais e suportável
    me ajuda me de uma orientação

  • Mcarlosamorim

    ola tenho a vesicula q nao trabalha pois fez uma ecografia e o medico q nao trabalha tenho 35 anos terei q viver com mau estar dores d cabeça saliva amarga e stress

     

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é ingestão de gordura que provoca pedras, nem o estresse.

  • Regianepm51

    gostaria de saber o que comer,porem tudo que como me faz mal.

  • helba lemos

    como uma pessoa pode ter pedras na vesicula se ela e’ super cuidadosa com a ingestao de gordura? Pode ser decorrente de estresse?

  • http://www.facebook.com/claudia.maria.50552 Claudia Maria

    eu estou com cinco mes de gravides e estou com varias pedras na visicula; o medico ja ate falou em aborto mas eu jamais vou permitir isso e estou desesperada o que eu posso fazer?

  • emilene

    ola , minha visícula esta inflamada e doi muito , o que devo comer???

  • Tixa Reys

    Boa noite,
    Dr gostava de saber duas coisas, fui laparoscopiada ( ihihi ), há precisamente uma semana, tudo está correndo bem, tenho apenas um ligeiro inchaço acima do umbigo, e outro acima do primeiro furo, é normal ??? apareceram hoje. Segunda pergunta é levei com 11 agrafes e tenho que os retirar na proxima quinta feira, sente se muita dor ao serem retirados???
    Obrigado e boa noite

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não só é segura, como é o método mais usado atualmente.

  • lucjano s.l

    A cirurgia por laparoscopia para retirada da visicula é segura? Nao ha grandes riscos? A recuperacao e bka? Tenho que fazer esta cirurgia e tenho medo pois nunca fiz algo com anestesia geral….

  • magnolia lins

    O que devemos comer quando temos pedra na vesicula

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O risco de complicação é maior, mas não é contraindicado.

  • Anapaulasantana22

    paula     olha operei a 5anos mas agora voltei a ter os mesmos sintomas estou desesperada tive 3 crises só na ultima semana

  • Hosana marcia pengo

    gostaria de saber se è perigoso quem tem anemia falciforme fazer a cirrurgia de pedra na vizicula

  • Krizaguiar

    parabens pela explanação da matéria!!!!

  • Filho Indignado

    Apenas fica meu comentário indignado com o grupo de médicos que atenderam minha mãe ao longo de pelo menos 4 meses sem detectar tal problema. A pedra dela está com uns 2cm e as dores são insuportáveis. Na detecção após todo esse tempo (4 meses) é necessário uma cirurgia de emergência ou o remédio para conter as dores que outro médico receitou resolverá?
    Doutores, lembrem-se do juramento; não se tornem capitalistas a ponto de quanto mais pacientes atenderem, mais consultas receberão.

    • Acbertoli3

      Boa!

  • Selmasonego

    eu não consigo emagrecer será que é por causa que tenho pedra na vesicula , e parece que eu a noite fica inchada é a vesicula que faz isso

  • Flávia Thais

    Descobri dia 11/06 que tenho pedra na vesicula. Minha dor é constante, forte. Há três dias minha urina começou a mudar de cor, está da cor de ferrugem e meus olhos estão começando a ficar amarelos. Isto é normal?

  • Camila

    Sobre a pedra na vesícula: as dores podem aparecer n o lado esquerdo do paciente?
    começa na região hipocôndrio esquerdo passa para as costa e dor no braço esquerdo.    

  • Anaprates

    Fiz uma ultrason e deu polipo na parede da vesicula…agora estou sentindo dores não sei se é estomâgo ou vesicula?

  • Rosane Bueno

    o que devo fazer para tratar uma prisão de ventre após cirurgia de visícula

  • Paulo

    eu to com uma pequena pedra na visicula eu posso beber cerveja ou nao??

  • Silvana

    boa noite
    preciso tirar uma duvida fiquei sabendo hj que a minha visicula esta preguisoza preciso fazer cirugia ou não pode m responder por favor obrigado

  • Emanuelysiqueira

    Fiz uma cirurgia a 2 anos e até hoje sinto dores na barriga depois das refeições…
    Minha alimentação não é muito gordurosa e fritura?
    É normal?

  • Carol

    Bem Dr. Pedro, minha filha tem 6 anos de idade e ficou internada com pneumonia durante 21 dias (inicio em 04/05/12) tomando ceftriaxona, e agora depois de 54 dias esta com sintomas fortes de pedra na vesicula, começou no terceiro dia da medicação, mas eram sintomas leves, agora esta bem pior. Fez o 2°ultrasson ontem (26/06/12) e acusou cristais na vesicula sem formação de pedra. ela esta com dores fortes e vomitou 2 vezes já amarelo com odor de amônia. Oq fazer? aconselha cirurgia ou tratamento com medicação? acha q foi por causa do ceftriaxona? é normal dar em criança de 6 anos?????

  • Anonymous

    Dr. Boa Noite!
    Minha vó tem 83 anos, e apresentou uma febre e dor abdominal forte de repente, levamos até o hospital e foi constatado Pedras na Vesícula, hoje ela está bem, mais foi indicado a cirurgia, para que depois isso não venha a complicar! Foram feitos todos os exames, de sangue, eletrocardiograma, está tudo normal, o médico diz que é uma cirurgia simples, e andei pesquisando realmente é mesmo!! Mais mesmo assim estou um pouco receosa…Me fale um pouco sobre essa cirurgia em pessoa idosa! Lembrando que minha vó não é hipertensa, diabética, nada disso!! Obrigada.

  • http://profile.yahoo.com/5PMXSWRJOPFR5EKAHDQUETCK7A Fernanda

    Olá,

    hoje 26/06, completo 28 dias que passei pela cirurgia  e retirei a vesicula, gostaria de saber se já comer chocolate.?

    Obrigada.

  • http://profile.yahoo.com/5PMXSWRJOPFR5EKAHDQUETCK7A Fernanda

    Olá,

    hoje 26/06, completo  28 dias que fiz a retirada da vesicula, gostaria de saber se já posso comer chocolate

  • Benitomana

    bom dia Dr. Pedro. tenho anemia talasemia,  e no ultimo exame ultrasonografia deu visicula biliar  fisiologiamente distendida, de forma e volume normais, paredes finas ,com múltiplos pequenos calculos em seu interior(colelitiase). pergunto ao senhor.
     e claro. que depende de uma avaliação mais rigorosa.
     esta  anemia  foi atraves da quimioterapia que fiz e tomo acido folico diario, . entao queria saber se ha possibilidade de tratar sem cirugia. ou o certo seria mesmo a cirugia.
     pois apos a cirugia do cancer, so de pensar em nova cirugia ja me deixa desorientado.kakakak
    mais estamos ai. fazer oque ne. mais se existe um meio para facil que nao me assute tanto seria melhor. pois tenho 51 anos. .
    agradeceria ao senhor. por uma sugestao.

  • Anaclaudiabene

    ola eu tenho pedra na visucula com tanho de 12,14 e 16mm é para cirurgia tenho muitas dores no estomago e nem seguer nada com lactose posso comer porque nao me deixa fazer a digestao

  • Saulo_ja

    Rico em informações.

  • Mauro Cusma

    ola..minha filha de 11 anos tem 2 pedras grandes (segundo os 2 ultrasons que fez). o medico que fez ao 1º disse que teria que fazer a cirurgia, e pediu o encaminhamento para o cirurgiao pediatrico. Passamos pelo  cirurgiao e ele disse que queria um segundo ultrassom para avaliar tambem, o que foi feito. retornamos com outro cirurgiao que disse que seria necessario a cirurgia e este encaminhou para uma terceiro cirurgiã,que seria a que iria fazer a intervenção. Ela viu os exames, fez varias perguntas, como do tipo “se minha filha ja esteve internada e tomou um certo tipo de antibiotico, e dissemos que sim, por 2 vezes por problemas de pneumonia. qual o tipo de alimentação que ela teve, etc..etc..e o diagnostico que ela passou foi para esperarmos mais 3 meses e fazer um novo ultrasom   pois em crianças que tomaram esse antibiotico geralmente tinham um grande risco de terem esses calculos, e que se ela tivesse dores, ou algum mal-estar o que tem ocorre, era para administrar buscopan. Nossa duvida é, aguardamos esses 3 meses para uma nova avaliação ou pedimos a opinião de um 4º especialista?
    obrigado…

  • Claudia Cas

    quanto custa a cirurgia de calculo biliar pela MD Saude?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nós somos apenas um site. Não operamos ninguém.

  • Reginaldomsrc

    estou com eese problema eu acho, uma dor que incomoda abaicho da costela do lado direito do estomago….ja fiz esxame de sangue e urina, e nao acusou nada, o medico achou que fosse apendice, mais talvez so uma ultrasonografia pra saber, eu acho que deve ser pedra na visicula, pq eu ja tomei de tudo e a dor nao passa….buscopan na veia, luftal, nimessulda, eno, e nada parece com uma dor de barriga mais eu vou no banheiro e nada, o que pode ser Dr? me ajude por favor….Ass: Reginaldo

  • Gianiceveloso

    Dr.Pedro é possivél aparecer calculos dentre 2 anos????pois fiz  uma ultrossonografia há 2 anos e não tinha nada…é possivel???

  • robison

    dr estou com uma dor do lado direito embaixo da costela ela vem e vai ontem comi chocolate a madrugada toda doeu sera que são as pedras eu nunca tive isso?

  • Rose Nalda

    gostaria de saber qual é o lado que fica a vesicula direito ou esquerdo? pois sinto dores do lada esquerdo sempre na madrugada. quero saber quais os alimentos quer não posso comer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A vesícula fica à direita.

  • Anonymous

    Dr. Fernando,meu nome é Deborah minha mãe está com pedra na vesícula, e vai operar em alguns dias. O problema é que ela tem vários outros problemas de saúde,como: Artrie reúmatoide,pressão alta, problemas no coração diversos. E por dia toma 20 comprimidos. Todas as vezes que fez cirugia teve que ir pra o oxigênio.Há ela tem 40 anos. Será que o melhor mesmo é operar? Obg!

  • simone

    muito bom e esclarecedor demais adorei

  • Drika

    ola! gostaria de tirar uma duvida, o caso eh que tenho uma pedra na vesicula e junto a ela um polipo de 26mm, o medico sugeriu uma cirurgia, ele nao especificou se sera a laparoscopica ou laparotomica, mas antes tenho que fazer uma ressonancia, estou no Japao e nao tenho tradutor adequado, mas gostaria de saber se esse polipo pode ser maligno, se eh preciso pedir uma biopsia, e qual das duas cirurgias seria melhor e o por que da ressonancia (MRI), tenho 32 anos,

  • Myrlani

    Minha mãe está aguardando uma cirurgia de pedra na vesicula há quase dois anos e sua alimentação ficou muito restrita a arroz,macarrão e algumas verduras e com isso ela tem se sentido muito fraca e emagreceu demais.Gostaria de saber o que ela pode comer para se sentir melhor e mais forte,já que esta muito fraca,que não cause mais dor nela?Obrigado.

  • humberto

    Bom dia ! meu nome humberto, gostaria de obter mais informação ,pois estou fazendo um tratamento de calculo renal, estou na minha 10ª cirurgia  em apenas 2 anos e ainda continuo com pedra marquei uma consuta com um especialista neufrologista e ele passou varios exame foi feito um estudo , meus calculos é formado por oxalato de calcio ,estou muito preocupado com tanta cirurgia tenho medo de a caba causando outros poblemas de tanto fazer cirurgia.    

  • Miguel

    Viva,

     

    Tirei minha vesicula a 17 de Maio de 2012, tive algumas
    complicações visto ter tido uma hemorragia interna debaixo do umbigo. Tive mais
    uma semana internado com antibiótico. Não foi preciso fazer drenar. Já me sinto
    melhor e tenho bastante apetite passado estas 3 semanas. Já retomei á minha
    dieta normal, o que me está a deixar preocupado é que depois de comer fico com
    uma sensação de enfartamento do lado esquerdo que me dá uma mau estar enorme.
    Parece que agora tenho é crises de fígado ou de estomago. Isto pode durar 2
    horas. Alguém sentiu isto depois da extração da vesicula? Na próxima consulta
    vou expor este problema ao médico.

  • Brugeroldi

    Oi eu sinto muitas dores em baixo da costela,ja faz quase 1 ano!! Sempre depois que eu como.
    Minha mãe ja fez cirurgia da visicula! Sera q eu tbm estou com pedra?? Eu tenho 26 anos

  • Lizafb29

    Tenho que opera a vesicula o que nao posso comer para evitar as dores ate a operaçao

    • Amanda_prada

      evitar comer alimentos gordurosos ( frituras , chocolate , embutidos… ) comer alimentos cozidos e frutas …

  • JC

    Tenho dores no lado direito logo abaixo das costelas, porem essas crises só acontecem de madrugada, acordo com essa dor, nunca logo apos comer, sempre varias horas depois, fiz ultrasom e tenho algumas pedras bem pequenas. Será que devo fazer a retirada da vesicula ou posso tentar um tratamento para elimina-las, ou é outra coisa pelos sintomas?

  • daniele

    boa tarde
    gostaria de saber em qto tempo apos a cirugia da vesicul eu posso fazer sexo e ingerir bebida alcoolica?

  • Jose Guilherme

    ola minha namorada tava sem apetite, emagreceu , tomava agua de mais, mas ela num sentia dor so vomitava verde, então ela foi no medico e o medico disse q a visicula tava prensada e deu antibiotico pra ela tomar por um tempo, eu queria saber se essa visicula pode trazer mais problemas mais tarde

  • Jose Guilherme

    ola minha namorada tava sem apetite, emagreceu , tomava agua de mais, mas ela num sentia dor so vomitava verde, então ela foi no medico e o medico disse q a visicula tava prensada ou algo assim e deu antibiotico pra ela tomar por um tempo, eu queria saber se essa visicula pode trazer mais problemas mais tarde ou se normaliza???

  • claudia furtado

    Dr estou com perda na vesícula gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou com umas perdas não sei quantas,é de 2,6 sentimetros.
    Queria saber se o peso causa as doeres e apresenta as crise na vésicula.
    Porque eu lido com idoso e pego peso .
    Não sentia nada agora estou tendo dor costante….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, pegar peso não influencia na sua vesícula.

  • Marcia

    Fiz a cirurgia para retirada da vesicula há 1 semana e estou com o abdomem inchado ainda. Isso é normal?

  • Lidiane

    Olá parabens pela.Sinto fortes dores pela madrugada, sinto muita dificuldade soltar ¨pum… e não consigo respirar direito pois parece que a costela vai furar por dentro.Isso acontece todas as notes e ao acordar vou liberando os gases aos pouco e a dor diminui.Já fiz ultrasson e não deu nada.O que devo fazer???? Mim socorre .

  • Laudelina-xavier

    Adorei esta reportagem,fiquei sabendo dois tipos de tratamentos,que talvez de certo,obrigadoooooo

  • Vanessa2castilho

    gostei

  • Convidado

    Parabens pelo trabalho :)) 

    muuito legal 

  • Bruna_karine X

    nossa isso é mtu legal é ainda + legal para nós do ensino médio e presisamos dele para fikar bem informado do nosso corpo humano.
     

  • Nilson

    se a dor for do lado esquerdo está descartado ser vesícula ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Torna-se pouco provável.

  • paula

    Dr. Venho apresentando dores na regiao abdomen, com incomodo nas costas e maior do lado direito do que esquerdo e mais em cima – perto d estomago. A dor vinha sempre a noite, nao me deixando dormir durante umas 3-4 horas. Agora ela ta se apresentando mais cedo, mas nunca a tenho antes das 17:00. A endoscopia e biopsia nao mostraram nada de grave. Tenho uma pedra na vesicula e intolerancia a lactose. Notei que apertar a regiao xo abdomen alivia. O que pode ser.?
    Ass.: paula

  • Rosa Helenadeoliveira

    Parabéns!!!Eu acabei de passar por uma cirurgia de colecistite,e com essas informaçoes todas minhas dúvidas foram esclrarecidas,muito obrigada.

  • Renata Souza

    Gostaria de parabenizá-los pelas informações claras e precisas, bem como as ilustrações do site. Há cerca de uma semana internei-me para uma colangioscopia, e futuramente devo retirar a vesícula.

  • Anilton

    Gostaria de saber se a visicula com calculos pode apresentar elevação nas enzimas hepaticas ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente não. Só se os cálculos migrarem e obstruírem as vias biliares.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Radiologista.

  • Erika

    Qual a melhor especialidade médica para avaliar as condições de vesícula e fígado através das imagens da tomografia, visto que não há, nos planos de saúde, especialista nessa área.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • antonia miguel

    depois da colecistectomia, o paciente tem sempre de apresentar sintomas como aumento de gases e fezes amolecidas ou diarreia.?

  • Artur

    Dr. Pedro.
    Parabéns pelas informações neste site.
    É muito importante estas orientações bem apresentadas pelo Senhor.
    Gostaria de perguntar o seguinte: também retirei minha vesícula por laparoscopia. Depois de cinco meses é que comecei  a ter problemas com diarréia crônica. Minha dúvida é o seguinte: Caso a diarréia persistir, isto pode acarretar algum problema no fígado? ou em algum outro órgão?.
    Agradeço a atenção e aguardo se o Senhor puder sanar minha dúvida.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas sugiro que vc procure um gastroenterologista para controlar essa diarreia

  • nilda

    Depois que retirei a vesícula,a um ano, tenho diarréias terriveis, sinto melhorar quando como um pouco de farinha de mandioca, mas depois volta de novo. Não posso comer chocolate, gordura e nada ácido incluindo sucos e refrigerantes artificiaís

  • Fau A F

    retirei minha pedra da vesicula,mas ela alem de ser preta é umida e tem um mal cheiro muito forte.porque será?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Todas são mais ou menos assim.

  • Lika

    tenho uma dor abdominal lado direito já fiz cirurgia de apendicite , a pouco tempo fiz um rx do abdome se tiver pedra  sai no rx…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode sair, mas não necessariamente. Depende da composição da pedra.

  • Karina-fj-

    Muito bom artigo gostei muito de saber mais aprofundado o meu problema acabei de ter uma crise de colica biliar e a ultima ves q eu  tive uma crise grande foi a um ano e dois meses quando estava gravida e ai não pode ser feita a cirurgia,mas ao amanhecer eu vou procurar um hospital pra resolve não aguento mas essas dores são terriveis,adorei seu artigo esta de parabens.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nunca li nenhum estudo sobre isso.

  • Elisabethkettes

    Doutor tenho pedra na visicula de 5cm
    estou tomando  escencia da uva do mato
    sera que é bom para desmanchar a pedra?
    obrigada.

  • Gisele Portela

    Muito esclarecedora a explicação . Eu tenho Pedra na Vesícula e só aqui consegui tirar todas as minhas duvidas ! Agradecida

  • Raca

    Boa Tarde Dr. Tenho duas pedras grandes e muitas pequenas. Tive 2 ep. de pancreatite e tinha cirurgia marcada para sexta feira, só q a seguradora negou o pedido alegando ser “pré-existente”. Que argumento clinico posso usar para contestar a decisão deles? Quanto tempo leva para formar uma pedra na vesicula? Um, dois anos? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que você deveria procurar um advogado. Uma coisa é ter pedra na vesícula durante anos, outra é ter indicação para cirurgia. Não importa que você tenha pedra há 20 anos se a indicação de cirurgia só surgiu agora.

  • Daisyoorquidea

    Muito boa a explicacao sobre pedra na vesicula .Me orientou ,vou procurar meu medico pois fiz o ultrasom hoje e foi detectado 04 pedras de tamanho bem significativos .Agradeco a orientacao .

  • Tacianacruz

    pedra na visicula da dirreia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Deise soares

    quem tem pedra  fica com problemas nos olhos tipo como se estivesse com conjutivite

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Kerollayne

     Boa noite Dr.ha 5 dias venho sentindo fortes dores abaixo do meu peito direito ja tomei luftal achando q fosse gases mas a dor nao passa…

  • Janaina

    Janaina Avelino 
    Pedra na vesicula pode virar um cancer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • José Roberto Rodrigues

    Boa tarde Dr. minha mãe tem 84 anos e ja sofreu de AVC, agora foi diagnosticado pedra na vesicula. para a idaade dela esta operação é de risco?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer cirurgia em pacientes idosos apresenta mais riscos.

  • Camilaejone

    a pedra na vesicula pode causa  asuspencao da mestruacao  ou enterronper pois eu tenho esse problema quado me enxugo esta sangrado mas nao passa pro absorvente por favor tire minha duvida     sou camila

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A simples presença da pedra de vesícula não interfere na menstruação.

  • Lucimar 2010

    oi Dr. Pedro, eu fiz um exame e acusou que tenho,colelitiase, queria saber se isso é muito grave? 

  • Patricia

    Olá, 
    Irei realizar a cirurgia de retirada da vesícula por video e gostaria de saber quanto dias após a cirurgia posso ter relação sexual e em quanto tempo posso engravidar.
    Desde já agradeço pela atenção. 

  • Lais

    Olá…

    Tenho sentido umas dores na parte abdominal, que vai da altura do estômago até a parte de trás das costas, mas só do lado direito. E sempre só alivia um pouco as dores depois que eu vou ao banheiro e depois  de vomitar. Passei a sentir essas dores de um ano pra cá, só que elas não eram tão frequentes  como ultimamente. Dá última vez eu fui parar no Pronto-Socorro. E o médico disse que poderia ser vesícula, pelos sintomas que eu venho lendo na internet, são as mesmas coisas que eu sinto. Só não sei qual a especialidade médica que devo procurar. Será que alguém pode me ajudar? 
    Desde já obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gastroenterologista.

  • Mauro Cusma

    ola..minha filha de 11 anos tem 2 pedras grandes (segundo os 2 ultrasons que fez). o medico que fez ao 1º disse que teria que fazer a cirurgia, e pediu o encaminhamento para o cirurgiao pediatrico. Passamos pelo  cirurgiao e ele disse que queria um segundo ultrassom para avaliar tambem, o que foi feito. retornamos com outro cirurgiao que disse que seria necessario a cirurgia e este encaminhou para uma terceiro cirurgiã,que seria a que iria fazer a intervenção. Ela viu os exames, fez varias perguntas, como do tipo “se minha filha ja esteve internada e tomou um certo tipo de antibiotico, e dissemos que sim, por 2 vezes por problemas de pneumonia. qual o tipo de alimentação que ela teve, etc..etc..e o diagnostico que ela passou foi para esperarmos mais 3 meses e fazer um novo ultrasom   pois em crianças que tomaram esse antibiotico geralmente tinham um grande risco de terem esses calculos, e que se ela tivesse dores, ou algum mal-estar o que tem ocorre, era para administrar buscopan. Nossa duvida é, aguardamos esses 3 meses para uma nova avaliação ou pedimos a opinião de um 4º especialista?
    obrigado…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tenho como opinar sobre o caso em si à distância. O que posso dizer é que pedras na vesícula podem ser causadas pelo antibiótico ceftriaxone. Se for caso, elas costumam desaparecer sozinhas após algumas semanas.

      • Marques

        E há risco desses cálculos derivados do ceftriaxone não dissolver?

  • Scoelhogomes

    esclareceu minhas duvidas,fiquei feliz de saber que posso usar medicamento sem ter que ir pra cirurgia.obrigada.

  • Scoelhogomes

    esclareceu minhas duvidas,fiquei feliz de saber que posso usar medicamento sem ter que ir pra cirurgia.obrigada.

  • Ruth

    O melhor artigo entre todos os que pesquisei. Parabéns!

  • Juciara

    Este foi o único site q eu tirei todas as minhas dúvidas.Paarabéns!

  • Andrea Borba

    Excelente mesmo todo o artigo e as explicações muito bem feitas! Está de parabéns! Muito obrigada! Me esclareceu totalmente.

  • Princesadecristo_jucy

    excelente explicacao, tirei todas minhas duvidas

  • Daia_baum

    muito bom esclareceu todas as minhas duvidas…

  • fininho

    me deixou sem nenhuma duvida parabens

  • Marques

    Doutor a grande maioria dos médico recomendam a retirada da vesícula, com presença de microcálculos em pacientes assintomáticos, para evitar que esses microcálculos fiquem presos nas vias biliares?

    E nesse caso a cirurgia torna-se mais complicada e envolvendo mais riscos que a simples retirada da vesícula sem microcálculos nas vias biliares?

  • Martakeila

    bem esclarecedor…tenho calculos e as dores são intensas e com vomitos
    estou tentando a cirurgia pelo sus,
    pois nao tenho recursos para fazer particular.
    marta keila goiania goias

  • Elaine C. Guimarães

    Meu nome é Elaine e já tirei pedra do canal da bile, tenho pedra na vesicula e estou com pancreatite, estou em tratamento do pancreas para depois retirar a vesicula, adorei o que escreveu pois, o pouco que tinha de duvidas você esclareceu, dr. Pedro Parabêns, usou palavras simples e de um esclarecimento perfeito.

  • Marcia Cristine

    Olá me chamo Márcia , a alguns dias venho sentindo encomodo abdominal, azia, enjôo, arrotos constantes, sensacao de barriga sempre inchada ( gases) fezes mais moles que o normal, bolo na garganta as vezes esses sintomas vem acompanhados de dor de cabeça, e por duas vezes tive dor embaixo do umbigo lado esquerdo, dor que aumenta gradativamente a ponto de ficar difícil andar, depois de 1 hora essa dor diminui e some. Mas o desconforto e permanente, gostaria de saber se pode ter algo relacionado a vesicula.. Tenho consulta marcada, mas gostaria apenas de tirar a duvida.

  • Elizabeth de alencar

    oi meu nome e elizabeth tenho uma unica pedra na visicula de 0.7 preciso ouperar 

  • Anni julia

    DR.
    Tenho uma pedra assintomatica de 20mm, Vi que existe um medicamento ROWACHOL , gostaria de tentar, que pode dissolver.Existe o perigo da pedra diminuir e criar uma mobilidade parando em algum canal ocasionando problemas mais serios. Tenho 50 anos e vivo com esta pedra pelo menos a 8 anos.

  • Nidia Vanessa

    Olá doutor descobri que estou  com a tal vesicula de porcelana, devo operar mi ajuda !

  • Mary_13bg

    oi meu nome e marin a ja tenho um  tempo com  dores . so descobri tres pedra na visicula
     m as tem um poblema estou gravida de 1 mes e acho que ia operar eu posso operar m esmo gravida ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se precisar, o ideal é esperar pelo 2o trimestre para operar.

  • marina

    oi sou amarina  tenho 22 anos. e descobri  tres pedra  na visicula  e  estou gravida   o q
     eu fasso to deses perada

  • Elizeialacerda

    Minha filha tem 15 anos e esta com lama biliar, isso é normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ter lama biliar nunca é normal.

  • Lucerene Grando Cardoso

    Dr.Pedro;
    Fiz uma ecografia abdominal e foi encontrada uma pedra na vesícula de 15mm,como eu trabalho com Rx resolvi fazer um rx de abdômen e a pedra não apareceu, então eu acho que ela é de gordura, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer com que ela se dissolva com medicamentos naturais, tipo óleo de coco, Rowachol e outros que tenho pesquisado.Se puder me ajudar ficarei muito grata. meu email é luci.g.c@hotmail.com

  • Ina_sales

    Bom dia meu nome e Ina fis uma cirurgia da visicula tem um mes e dez dia logo acima da cirurgia esta inchado mais eu não sinto dor isso e normal e queria saber tambem se posso andar a pé desde ja lhe agradeço 

  • Ana luiza

    boa noite, DR PEDRO a quase 3 meses atrás tive fortes dores na barriga foi ao médico e fui diagnosticada com problemas de estomago, so que continuava a sentir dores . até que fui ao hospital sem aguentar e descobrir atraves de um ultra, que estava com colicistite fiqei 5 dias internada, recebi alta e fui marcar cirurgia, mais provavelmente so vai ter vaga para daqui 1 ano . estou com muito medo de ter alguma complicaçao ate a realizaçao da cirurgia. será que posso levar uma vida normal até lá? me ajude DR PEDRO, me responda.

  • Divinadefatimamuniz

    Dr. Pedro meu filho fez exame e deu pedras de tamanho de 8mm e 20mm ,gostaria de saber se eu der a ele chas para visicula ele poderia ter colicas ou elas sairem e causar um mau maior corre este risco ,por favor me tire esta duvida ,obrigado

  • Alessandra

    Boa noite Dr.

    Há 2 anos e meio, fiz a cirurgia de redução de estômago capella by pass em y de roux, eliminei 83kg e tudo estava perfeito. Mas há alguns meses meu cirurgião relatou que muitos pacientes estavam retornando com problemas de vesícula e pediu que eu fizesse uma ecografia abdominal total, mas como eu sentia-me muito bem, resolvi não fazer…só que agora, tenho sentido fortes cólicas abdominais. Vou fazer o exame no começo de março. Há alguma possibilidade que eu esteja com problemas na vesícula?
    Att´ Alessandra

  • Vanessa

    Bom Dia Dr Pedro

    a uns 30 dias tenho sofrido com uma dor intensa apos minhas refeições no lado esquerdo logo abaixo das costelas principalmente quando como fritura essa dor passa depois de umas  horas de repouso passa a dor intensa mas aquela dorsinha chata permanece diarimente asveses logo após as refeições a dor é tão intensa que doi abaixo das costelas no lado esquerdo e tambem nas costa no mesmo lado parecendo doer o pulmão

    ficarei grata se conseguir dar um parecer  para mim
    vanessa.van2008@hotmail.com

  • Bruna

    Dr Pedro, nos ultimos dias tenho sentido ao lado do meu umbigo umas “coxadas”, como se fosse gravidez sabe, parece que tem algo se mexendo, pode ser algum sintoma inicial de pedra na vesícula? Que especialista devo procurar???

  • Abjornalista2

    Na páscoa de 2011 senti uma forte dor e fui parar na emergência. Durante a semana procurei um gastro, fiz a ultrasonografia e foi constatado várias pedras. A médica me indicou cirurgia, mas não disse que tinha outras possibilidades de tratamento. De lá para cá fiz dieta e não senti mais dor. Será que ainda preciso fazer a tal cirurgia? Como posso confirmar a necessidade?

    Adriana 42

  • Miriamfatima2010

    ola doutor estou desesperada,minha mãe esta inernada ja faz tres semanas e eles não dão nenhum diagnóstico ,eles dizem que precisam desse exame cpre para ter certeza do que é .Um médico ja disse até que poderia se cancer ,estamos na torcida para que não seja ,mas ele é médico residente ,outro médico disse que ´possivelmente não seja cancer.Tem a possibilidade de ser uma pedra maior ou algo assim,barro biliar???Responde essa pergunta pelo amor de deus DR.

  • maria das graças barbosa lyra

    Boa Noite Dr Pedro

    Fiz exames de rotina e o reutado foi uma pedra na vesicula de 8.3 mm tenho 63 anos e nunca tive problema de vesicula!
     

    me tranquilize doutor estou muito nervosa tenho muito medo de cirugia!

      Obrigado e vou aguardar sua resposta
       Boa noite!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, a simples presença de uma pedra não indica cirurgia.

  • Lara

    eu tenho pedra na vesicula posso tomar o medicação cetoconazol?

  • Regina

    Realizei a retirda da visísicula 7 meses e ainda sinto um desconforto, principalmente quando jogo frescobol por exemplo, além de sentir uma pequena dificuldade respiratória quando me deit, fico com medo e paro. Isso é Normal? vou ter esse sintoma para sempre. Devo restringir as atividades físicas.

  • Evandra

    meu nome é eva tenho 34 anos e gostaria de saber o que posso e não posso comer para não sentir dores constantes que tá me dando até tontura para pedra na vesicula biliar aqui é muito dificil fazer operação

  • suzy

    tenho pedra na vesicula a 11anos mas tenho poucas crises, e muitas pedras,elas aumentam de tamanho  e de quantidade….obr.

  • jaqueline

    eu tenho pedra na vesicula e sentia muita dor mas de os tempo pra car parei de sentir dor sera que fique boa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    António,
    Difícil opinar à distância. Provavelmente os médicos acham que sua dor não é causada pelas pedras na vesícula. Se a vesícula não apresenta inflamação, pode ser que essa sua dor tenha realmente outra origem.

  • António Gonçalves

    olá Dr Pedro.
    o meu nome é António e vivo em portugal

    num TAC que fiz há 2 anos, para além de uma neoplasia maligna nos pulmões também foram detectados cálculos na vesícula. até essa data o meu médico assistente sempre ligou os sintomas dolorosos que tinha a uma gastrite, mas uma endoscopia não acusou nada.
    durante estes 2 anos tenho feito TACs de acompanhamento no IPO do Porto de 3 em e meses e claro os cálculos continuam lá, acontece que tenho com alguma frequência as crises, e sempre que falo nisso aos médicos eles apenas se limitam a receitar protectores gástrico mas estes não tem evitado as crises, será que não era de ponderar a cirurgia?
    obrigado pela resposta

  • Edrochajunior

    Dr pedro eu fui dignosticado c, pedra na visicula , e me encinaram tomar azeite de oliva com cha de folia de laranja em gejum ,que as pedras saem

    • macelo

      olá amigo tenho também essas pedras, estou fazendo uma tratamento quase esse com azeite de oliva, conseguir extrair 20 pedrinha verdes, mais não e de primeira que elas saem, pois ainda tenho muitas ainda, o processo e demorado. vc já conseguiu retirar algumas?

  • Francisco4763

    eu tenho pedra na visicula e estou  a guardado mecharam para cirurgia dói muito não posso comer nada porque dói muito !! 

  • Lucas

    eu fui diagnosticado com pedra na vesícula e gostaria de saber se após a cirurgia de retirada da vesícula eu poderei novamente comer produtos gordurosos e/ou refrigerantes, etc

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio sim.

  • Dorismar

    Caro Dr. Pedro Pinheiro, O paciente com pedra na vesicula alem da dor intensa por tambem ter crise de vomitos?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      pode

  • Villaamore

     oi retirei a visicula faz um mes mas tenho muitas dores de cabeça, gostaria de saber se isso é normal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só a pedra na vesícula não faz ninguém emagrecer. Procure um clínico geral inicialmente.

  • Betti

    Meu pai perdeu 13 kilos em 02 meses e não sente nenhuma dor, apenas a boca amarga e muita falta de energia, fraqueza. Fizemos vários exames e acusou uma pedra na vesícula. É possível ser isso o motivo de tanta perda de peso sem sentir nada de dor??Qual especialista o senhor me recomenda procurar?
    Muito Obrigada.

  • Luiz Salac

    Prezado Dr. Pedro Pinheiro. Me encontro com pedras na vesícula e gostaria de fazer uma consulta com o senhor. Gostaria de saber se o senhor possui clínica particular. Favor enviar o telefone de contato. Atenciosamente Luiz Salac

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não faço atendimento particular. Além disso, moro em Lisboa, Portugal.

  • Ari-adne

    bom … minha q esteve pesquisando por aqui e acredito q tenha ajudado a ela embora nao seja exatamente o problema dela ne . mas se fosse mesmooo teria ajudado.mas o seu site serviu de pesquisa um novo conhecimento sobre novas doenças e seus riscos , cuidados , tratamentos .

    agradecida
    zuleika e ariadne

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há um risco maior de se desenvolver mais pedras

  • izabel

    gostaria de saber se é arriscado esta gravida e ter calculo na visicula
    izabel
    obrigada!

     

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcelo
    Não há comprovação científica.

  • Anonymous

    Boa tarde Doutor! Queria saber se o boldo é prejudicial ou benéfico para quem tem algum desses problemas no sistema biliar?

    agradecido, Marcelo!

  • Anonymous

    O seu site e gratificante realizarei a cirurgia nessa semana e estou tranquila com o conhecimento que obtive com vocês.Obrigada.
    Cris

  • SUZANI BLASI

    Fiz a cirurgia de retirada da vesicula, e achei otimo este site (blog), tirei muitas duvidas.
    Sds
    Suzani

  • Tania

    Drº quero dar-lhe os parabéns por ter encontrado aqui esclarecimento de minhas dúvidas e um pouco mais de conhecimento,a respeito de pedras na vesícula pois estou ingressando agora neste estado clínico desta doença que bom que na internete sabendo usar existe trabalhos muito importante como o seu,muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliezer,
    Pode acontecer. Se isto estiver incomodando muito vc deve procurar um gastroenterologista.

  • http://curadamente.blogspot.com/ eliezer liron

    Olá Dr. Pedro.
    Como o SR. tem Paciencia né?
    tenho uma perguntinha para o Sr. se puder responder.
    Minha esposa operou e retirou a vesicula a 4 anos.
    o unico problema é exesso de arrotos e a digestão problemática.
    é normal, comum ou merece atenção?

  • Ivy Anne

    Dr. Pedro e Dra. Renata, parabéns pelo fórum e pela prestatividade!!
    Descobri minhas pedras há quase um ano, tenho sofrido um bocado quando exagero nas comidas gordurosas, meu proplema maior é queijo! Minha cirurgia está bem próxima agora, não aguento mais viver com medo!
    Este blog é MUITO ESCLARECEDOR! Parabéns a vocês, doutores.
    Feliz 2010!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Livia,
    É comum sim. Se indicado, o melhor é operar durante o 2º trimestre da gestação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Se ele for maior que 4cm é possível que cause sintomas.

  • livia

    boa noite dr pedro e dr renata gostaria de saber vesicula inflamada na gravidez e comum? pois estou gravida de um mes e meio e estou com vesicula inflamada qual o melhor metodo para nao prejudicar o feto

    obrigado livia nogueira

  • Assistente Social Patrícia Hedel

    Olá Dr. Meu nome é Patrícia.. Há 3 anos retirei a vesícula. Na mesma época, foi diagnosticado um hemangioma no fígado. Atualmente estou sentindo dores muito parecidas com as cólicas biliares, antes da cirurgia, alem de nausea e dores abdominais. É possivel que estes sintomas estejam relacionados com o hemangioma?
    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Katia,
    Sim, pode.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luís,
    Sim é normal. Algumas pessoas podem desenvolver diarreia após a colescistectomia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Samanta,
    menor que 1%.

  • katia

    BOA noite drs gostaria de saber quem tem hepatite c com cirrose ,pode operar de pedra na vvesicula. MUITO obrigado

  • Anonymous

    bom dia dr pedro e dra renata o meu nome é luís e sou de portugal.
    Fui submetido a uma colicestectomia laparascópica á 8 dias, tou seguindo a dieta mas acontece que tenho muitos gases ainda hoje estive mais de uma hora sempre a arrotar, será normal? Que outros “problemas” posso esperar? Obrigado e parabens pelo site.

  • samanta

    meu nome é samanta e quero saber qual o indice de morte em cirirgia de retirada de visicula?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    A cólica bibliar pode ocorrer sem inflamação da vesícula. Para dizer se é o seu caso, só os seus médicos

  • João Marcelo

    Olá Dr. estava lendo seu texto e gostaria de tirar algumas dúvidas. Estou a 1 ano fazendo exames eco/endoscopia/colono/sangue. Todos oks! Com exceção da ultima ecografia que apresentou VÁRIAS pedras na vesicula. Meu ultimo médico havia diagnosticado a SII. Meus sintomas são: Não tenho dor aguda, mas é um incomodo como se a musculatura estivesse torcida na região dorsal, lado direito e pressão em toda região dorsal (como se fosse lombar) e na faixa superior do abdomem com as costelas, nos dois lados (mais no direito). Minha dúvida é: Todo os medicos dizem que a dor deve ser aguda (acredito que pela inflamação da Vesicula) essas minhas dores podem estar relacionada a vesicula? mesmo ela não estando inflamada? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    acho que vc deve interromper a bebida e procurar um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catia,
    A presença de cálculos não causa diarréia. MAs algumas pessoas após a cirrugia de retirada da vesícula podem ficar com um quadro de diarréia crônica. MAs se há indicação de operar, não tem jeito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kelly,
    Sim. Vc deveria procurar um alergoimunologista. Ele pode através de testes tentar identificar as substâncias que vc é alérgica.

  • rejane

    Boa noite, tenho nauseas e vomito dia apos beber alcool(cerveja) e ela sai amarela forte e amarga, isso pode causar serias complicacao, sera que devo parar com a bebida,
    Att Danilo

  • Anonymous

    Boa tarde Doutores,

    Desde o dia 28/09 estou com diarréia, tudo começou após comer muitas besteiras (pizza, pipoca, pão com azeite) em um único fim de semana. Já passei por vários médicos clínicos e gastro, tomei remédios para bactéria, outros como Floratil e Muvinor para regular o intestino mas até agora nada…Fiz endoscopia e deu gatrite leve para isto estou tomando Pantoprazol, porém há 3 semanas comecei a sentir dores abdominais do lado direito, não são mto fortes, porém são contínuas…fiz USG e tenho vários cálculos na vesícula….isto tem relação com a diarréia???O médico indicou colecistectomia mas estou com medo da diarréia piorar….

    Att,
    Catia

  • Andre

    Olá Dr Pedro,

    Tenho pedra na vesicula, há mais ou menos 10 anos, q foi qdo descobri. Após um ano da detecção da pedra, resolvi operar, porem tive edema de glote ( q na época como leiga, não entendi q era choque anafilático). Tentaram me entubar, quase fizeram traqueotomia. O q o médico alegou foi alergia a anestesia. Desde então sofro muito com as crises e tenho medo de operar. Será possível detectar quais substâncias tenho alergia antes de operar? Agradeço a atenção. Kelly

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    magro significa sem gorduras. Light significa que há pouca calorias, mas não necessariamente sem gorduras.

    O ideal é evitar comidas com alto teor de gorduras e evitar derivados de leite.

    Gelatina não tem problema.

  • nimue-br

    Boa Tarde Drs.

    Gostaria de saber sobre a dieta pós operatório. Deve ser tudo magro, porém o que é tudo magro? Pode-se tomar iogurtes? Chá gelado do tipo Ice ou Nestea? Pode comer massas, já sei que não é magro, porém uma massa mais light? Queijos???? Frutas em geral???? Batatas???? Achei super interessante este site e já add como favoritos !!!! Operei tem 2 dias a vesícula e minha reclamação é de apenas dores intensas, geralmente à noite de cabeça e gases. Isso é normal? Gostaria mesmo de saber com relação a alimentos, pois acho que não só eu, mas como várias pessoas tem estas dúvidas!!!!! Gelatina pode também?

    Grata,

    Renata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Allan,
    1- Pode ocorrer obstrução da drenagem da vesicula e posterior inflamação da mesma (colecistite)

    2- Não

  • Allan Dorado

    Boa Noite Doutores.

    É o seguinte, minha namorada está com pedras de 7mm na vesícula, gostaria de saber, se caso essas pedras ficarem presas no infundíbulo ou no ducto cístico o que pode acontecer ?

    E também, se é verdade que chá de quebra-pedra e bardana ajuda a expeli-las?

    Muito obrigado desde já.
    Deus abençoe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karen,
    Não conheço esses valores de referência (r/c). Normalmente a bilirrubina é medida em mg/dl. Se for 11 mg/dl, isso é um valor muito alto e vc deve inclusive estar ictérica.

    Procure um gastroenterologista.

  • Anonymous

    Dr. Meu nome é Luiz, e minha noive fez a operação por video para retira a vesicula a 4 dias, ele anda sentindo que a barriga esta pesada, cheia de gazes e não consegue arrotar. Ela está seguindo a dieta a risca.Gostaria de saber se estes sintomas são normais no pós operatório.
    Grato pela atenção.

  • Karen

    Dr Pedro tenho inúmeras pedras na vesícula, tenho dores abdominais diversas, numa dessas crises fiz um exame de sangue e deu bilirubina muito alta deu bilirubina total 11,0 r/c, direta 2,5 r/c e indireta 8,5 r/c um dos médicos disse que é alta demais outro disse que é normal o que isso significa, me ajude…
    Karen

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ju,
    Não engorda não.

  • Ju

    Gostaria de saber se após a cirurgia de retirada da vesícula a pessoa engorda, tenho que faze-la mas tenho hipotireóidismo e vivo envolvida em tratamentos para emagrecer e tenho está dúvida.

  • Funerária Unipaf

    ola doutor .. olha eu aqui denovo Olavo Ribeiro… ja postei uma vez aqui.. e obrigado pela resposta .. mais la vai eu denovo.. recentemente.. fiz… outro ultrasson.. alem de gastrite.. coleciste.. tenhu tb uma pedra de 6mm na visicula.. ve se pode isso hehehehe.. pois bem doutor.. pórem..aprendi a controlar a dor.. descubri que apenas com carne de oprco que me ataca tanta gastrite como a visicula.. naum posso nem ver porco que ja dói.. o interessante que posso comer em demasiado banha de boi que nada me faz.. fora un desconforto.. quanta diferença em banha e carne de porco para a de boi,,, preciso fazer a cirurgia.. retirar as pedra.. pórem é dificil conseguir pelo nosso sistema de sapude a laparoscopia… sou auxiliar de necrópsia.. o troxinho insignificante para doer tanto.. hahaha.. fica com deus Doutor e obrigado por responder a mim e a todos….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nimue,
    A GGT não causa pedra na vesícula, Ela é na verdade um marcador de inflamação das vias biliares.

    A desobstrução das vias biliares por endoscopia é feita por um procedimento chamado de CPRE.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marinaldo,
    Vc até pode ter os 2 problemas ao mesmo tempo, mas um coisa não causa a outra. Não há relação direta.

  • nimue-br

    Gostaria de saber com relação a gama glutamil transpeptidase muito acima do norma umas 6 vezes acima o que pode causar e pedras na vesíscula? O que é a operação por endoscopia para desobstrução das vias biliares?

  • Marinaldo

    Olá Doutor, crise de vesícula pode causar infecção urinária?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cesar,
    Esses seus sintomas lembram muito vesícula, mesmo. Acho que vc deveria ser visto por um gastroenterologista.

    A chamada vesícula preguiçosa não tem os mensos sintomas de uma colescistite não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Miguel,
    Dores da vesicula podem simular problemas no estômago, porém, nada impede que vc tenha gastrite também.

    Por enquanto evite gorduras e bebeidas alcoólicas.

  • cesar

    bom doutor tenho dores muito forte no abdomem abaixo da costela do lado direito sempre quando eu como eu passo mal tenho vomitos ja procurei um medico fiz varios ultra som tomografia raio x e nao aparece nada a minha duvida e se vesicula preguiçosa tem os mesmo sintomas de predas na vesicula e se ela se altera de tamanho. cesar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cenades,
    Isso provavelmente é pelo excesso de peso.

    Quanto a hipertrofia nodular renal cortical não deve ser bem esso o laudo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tilnn,
    depende da composição do cálculo. A decisão pela colecistectomia é do cirurgião geral que avalia individualemnte os riscos e benefícios do procedimento.

  • Miguel

    Soube recentemente que tenho vários cáculos na visicua sendo o maior com 25mm. Isto após uma noite de cólicas intensas que me levaram ao hospital. Como apresentei fortes dores na região do estomago vou fazer também uma endoscopia. Acha que as dores na região do estomago poderão ser cauadas pelos cálculos ou será outra coisa? Em relação aos cuidados alimentares, estou proibido de comer doçes (em especial chocolate)?

  • Cenades

    Regina Fidelis,

    Estava com glicemia alterada, 108 pesando 74 kg pois comia muito carbohigratos e gordura. Fiz dieta e emagreci 10 kgs em 3 meses. Como sentia dores lombares constantes, fiz US Ab total e descobri estar com esteatose e litiase biliar de 2,9 cm tb hipetrofia nodular renal cortical (acho que é isso). Rins de tamnhos normais.

    Tudo isso pode se pelo emagrecimento rápido? Estou com retorno marcado com nefro e agora cou marcar gastro tb.
    Obrigada

  • tilnn

    Doutores, para quem tem somente microcalculos há a necessidade de uma colicistectomia, ou há outros métodos de tratamento ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    mariana,
    Não faz muito sentido vc sentir fraqueza.

    Se vc pode ou não voltar as atividades cotidianas, só o seu cirrugião pode autorizar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Vc precisa ser vista por um cirurgião geral. Se houver indicação de cirurgia a melhor época é agora.

    Converse com seu obstetra e veja se ele tem alguma indicação.

  • Anonymous

    Boa tarde, meu nome é Mariana, fiz videolaparoscopia ja faz 1 mes, ocorreu tudo bem, mas ainda sinto um pouco de fraqueza, isso é normal? e será q já posso fazer serviço, como limpar uma casa?

    Desde ja agradeço
    Mariana

  • BRUNA

    Oi Dr. Meu nome é Bruna, e estou gravida de 4 meses, e tenho pedras na vesicula biliar, sendo que agora estou tendo crises fortes, qual o melhor tratamento??? Seria perigoso eu operar a vesicula agora???? A dor é constante e nao passa com buscopam… O que devo fazer???? desde ja obrigada!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Matheus,
    Espere pelo menos completar 15 dias e depois entre em contato com o seu cirurgião para ver se ele autoriza.

  • Matheus C.

    Boa noite Doutores.

    Gostaria de saber quanto tempo após a colecistectomia pode-se ingerir bebida alcóolica (eventos sociais).

    Passei pelo procedimento tem 10 dias. Ainda está fora de cogitação?

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cynthia,
    A maioria das pessoas vive bem sem a vesícula. Alguma acabam ficando com alguns problemas digestivos como diarreia. o problema é que não há escolha, se vc tem inflmação da vesícla tem que tirá-la sob o risco de desenvolver uma infecção grave.

  • Marcos Amaral

    Dr. Pedro,

    Muito Obrigado e parabéns pelo blog, bastante esclarecedor!

    Excelente semana,

    Marcos Amaral.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Shaila,
    Isso depende de caso a caso. Só quem pode dar essas orientações é o próprio cirugião. Não posso dar uma orientação genérica, porque ela pode não se aplicar ao caso particular da sua sogra

  • Cynthia

    Olá Dr. Pedro, muito obrigado pela atenção. Gostaria de saber se a retirada da vesícula causa algum problema posterior, se posso viver bem sem ela? Será que não faz falta mesmo? O médico disse que não tem jeito, tenho que operar. Fiquei insegura quando soube que a vesícula tem que ser retirada…
    Desde já agradeço, Cynthia.

  • shaila

    ola boa tarde dr.pedro pinheiro

    gostaria de uma informaçaõ minha sogra vai operar dia 04/10/2009 que e amanhã mais gostaria de tirar uma duvida se ele fizer por vidio que e a paraloscopia qual e o tempo que tem que ter de dieta sem fazer esforços e que falarão que apos 3 dias ela ja pode fazer as coisas mais pelo que eu via na internet não e bem assim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cynthia.
    Não existe isso. Se for para operar é para retirar a vesicula. Se não vc vai ter que ser operada toda vez que aparecer uma nova pedra. Não faz sentido. Quem tem pedra uma vez vai ter sempre.

  • Cynthia

    Dr. Pedro gostaria de saber se uma vez detectada a pedra na vesícula, a mesma tem que ser retirada? Na cirurgia não se pode retirar somente as pedras?
    Desde já agradeço, Cynthia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marluce,
    O fato de ter ou não H.pylori é irrelevante para o diagnóstico da sua dor.

    Pelo ultra-som abdominal dá para se ter uma idéia se a vesícula está inflamada. O exame físico e a história clínica também ajudam.

    Existem outros exames como a colecintigrafia e a ressonância magnética, mas que geralmente não são necessários

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Quanto mais antecedentes patológicos uma pessoa tiver, mais complicado são as cirurgias. Isso não quer dizer que a operação deixa de estar indicada pelo fato dela ter tido um AVC com sequelas motoras. É uma questão de se pesar os riscos e benefícios.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Não há piora do chohn pela retirada da vesícula.

  • Marcos Amaral

    Prezados Drs.

    Só quero deixar claro que nao sou o mesmo Marcos que postou em 24 de Setembro de 2009 16:46.

    Para que não haja confusão.

    Abraços.

    Marcos Amaral

  • bruna

    Bom Dia Dr.Pedro me chamo Bruna e minha duvida é a seguinte minha mãe a 6 anos teve um avc e agora nos exames de rotina foi constatado que ela tem pedra na vesicula e precisa operar,gostaria de saber se por ela ter tido o avc se é mais complicado a recuperação e se ela corre mais riscos do que uma pessoa que nao teve este problema,ela teve como consequencias a paralisia do lado direito do corpo perdeu a fala,e depende de nos para qualquer atividade,ela tem 61 anos e não sente nenhum sintoma das pedras na vesicula…aguardo resposta!obrigada

  • Marcos

    Olá,

    A perda da vesícula, associada a síndrome de Crohn pode causar inflamações? Os sintomas são diarréia, dores abdominais, inchaço na área onde a vesícula foi extraida.

    A sindrome de Crohn foi diagnosticada, mas os sintomas desta doença podem piorar após a extração da vesícula?

    Abraços e agradeço.

  • Marluce

    Boa noite!Desde julho,venho sentindo uma dor no estomago(a sensação que tenho é que estou sempre com fome,mesmo após comer)procurei o gastrio e já fiz 2 tratamentos c/medicação p/ gastrite já que tenho uma histório da mesma,melhora mais depois volta,recentemente andei tendo dores fortes na barriga e abdomen,fiz uma endoscopia e uma ultra abdominal total que deram:pequena hernia hiatal por deslizamento,gastrite enantematosa antal e na ultra,algumas microlitiases medindo 0,2cm,o gastrio disse que essas dores são das pedras na visicula e tenho q operar,estão insegura por achar que essas dores podem não ser decorrentes das pedras,existe algum exame mais minusioso q eu possa fazer pois tenho medo de me submeter a uma cirurgia sem necessidade.Ainda não saiu o resultado da biopsia p/saber se estou c/ a bactéria(h.pilore),esse encomodo e sensação de fome constante podem ser da bactéria? Grata pela atenção e parabéns pelo blog.Um abraço Marluce Marinho

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    SAndy,
    1. Não
    2- Vc pode ter alguma dificuldade com alimentos gordurosos

  • sandy

    bom dia! dr: eu tirei a vesícula faz tres meses tem possibilidade de juntar gorduras no meu fígado? ou diminuir a disgestão alimentar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Acho que vc deveria ter uma consulta com um cirurgião geral.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giselly,
    Se vc tem sinais de colecistite o melhor é se operada para não teer complicações mais a frente.

    O risco de não operar é provavelmente maior do que o de operar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcio,
    Toda operação tem riscos. Alías, todo procedimento médico tem riscos.

    MAs se vc tem colecistite, não tem jeito, tem que operar. Por ora, evite alimentos gordurosos.

  • Marcos

    Dr. Por favor me tire uma dúvida…senti fortes dores no estomago e nas costas, fiz uma ultrassonografia total que constatou: Esteatose hepática leve.
    Espessamento sólido focal na vesícula biliar associado a sinais de colecistite alitiásica. Fui a meu clínico e ele disse que só estava enflamada e como não tinha cáuculo não necessitava de cirurgia, ele me passou NEO MOXILIN 500ml, POLIBIOTIC E RANITIDINA…Estou tomando a dois dias, mas continuo sentindo dores…será que é por causa da alimentação?será que não é necessaria a cirurgia mesmo?Gostaria que me tirasse essas duvidas, por favor.

  • XL

    Boa tarde!
    Meu nome é Giselly, descobri no 4º mês de gestação que tenho microcalculos na vesícula após 4 crises quando foi feito uma ultra do abdomem. Depois tive + 3 crises quando estava entrando no 5º mês. Estive com a minha médica cirurgiã hj (24/09/09)e ela resolveu q prefere operar por causa do numero de crises q venho tendo e disse q no ultimo trimestre essas crises podem piorar!

    Hoje estou com 22 semanas de gestação e gostaria de saber se há uma outra alternativa pra não ter que operar, já q tem o risco de óbito do bebê?
    É possível evitar essas crises só com o controle da alimentação até o fim da gravidez?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla,
    Não existe nada específico que vc possa fazer para evitar. Vc só vai ficar livre da pancreatite quando retirar a vesicula.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Lama biliar tb é indicação de cirurgia. É bile espessa e pode obstruir a vesicula tanto quanto um cálculo

  • marcio

    Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos

    Meu nome á Marcio Souza moro no Gjá,depois de sentir fortes dores no abdomem principalmente de noite logo depois de dormir, resolvi procurar ajuda médica e numa ultrason o medico disse que tenho minha visicula esta inflamada e cheia de pedras e que vou ter que operar existem riscos para essa operação? Tenho 37 anos, levo uma vida sendetária, vivo fazendo dieta e fico muito tempo sem comer que o senhor poder me aconselhar de imediato?

  • Carla Rafaela

    CARLA RAFAELA
    Boa noite Dr. Pedro, é o seguinte: tenho +ou- 10 calculos na vesicula, +ou- no tamanho de um grão de arroz, já fiquei internada com pancreatite aguda, minha amilase na 1º vez chegou em 740, passei 1º semana de dieta zero, e tive alta para depois de 20 dias poder operar, só que depois de 2 semanas aconteceu tudo denovo ( pancreatite ). Oq devo fazer antes da minha operação, oq evitar para a pancreatite nao voltar? E qual a alimentação correta ? Posso comer pão? Feijão? abraço

  • A PESSOA CERTA PARA TE AJUDAR

    Ola´Dr. ha algum tempo atras senti fortes dores no abdomem, essas dores demoravam horas para passar, fiz uma ultra som e acusou calculos na vesicula fui em um hospital publico e consegui uma cirurgia, pra minha surpresa quando os medicos retiraram minha vesicula nao havia calculos na mesma e o que saiu de dentro foi uma especie de uma “lama” na cor preta que mal se move. E hoje me encontro preocupado pensando que fui operado em vão , que minha vesicula estava boa e, que posso vir a sofrer denovo com as dores que eu sentia antes de retirar a vesicula. Gostaria saber o que é essa coisa preta que saiu de dentro da vesicula. desde ja agradeço.

    Marcos Orlando

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    15 dias ainda está muito recente. Esses sintomas devem desaparecer nas próximas semanas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Não me parece. Vc já pensou em refluxo?

  • Carol

    Dr.Pedro ,hoje esta fazendo 15 dias que fiz uma colociste,fiquei de dieta para nao ter dores colicas desde dezembro de 2008,o medico do hospital me cortou,gordura,fritura,carne vermelha,leite e derivado de leite,massas e ovo,emagreci bastante .So que hj apos ter feito a cirurgia ainda sino um pouco de dificuldade para a digestao e tenho tb esofagite leve ,sera que tem a ver ou e assim mesmo o pos operatorio ? E assim que vou me sentir por muito tempo ? Ainda faço refeiçoes bem leves !!
    Desde ja obrigado pela atençao
    Carol

  • patricia nascimento

    Dr. tenho sentindo uma forte dor na boca de meu estomago, é uma dor intença que é frenquente, juntamente com dor nas costa. De um tempo para cá meu folego tem ficado curto.e as vezes sinto minha boca amagarga.Isso pode ter alguma coisa haver com vesicula? meu nome é Patricia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nadir,
    As pessoas morrem de medo da anestesia geral, quando na verdade, na maioria dos casos, a maior parte das complicações são da própria cirurgia e não da anestesia.

    Anestesia geral não é nenhum bicho de 7 cabeças. É claro que existe risco, mas qualquer procedimento médico invasivo está sujeito a complicações.

    Se o rico fosse alto, nós médicos não usaríamos esse tipo de anestesia para cirurgias simples como retirada de vesícula.

    Todos os dias milhares de pessoas no mundo inteiro são submetidas a anestesia geral e nada de ruim acontece.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    As 2 técnicas mais usadas são a videolaparoscopia e a cirugia aberta.

    Não tenho como descrever detalhes da cirurgia neste espaço. Ficaria muito grande. Isso é tema para um post.

    Mas, independente do tipo de cirurgia, a retirada da vesícula é considerada uma cirurgia simples. É uma das primeiras que os residentes aprendem.

    A recuperação é rápida e o tempo de internação é curto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anne,
    Com certeza o sobrepeso ajuda. Seria interessante que procurasse uma nutricionista. Pode ajudar muito.

  • nadirpalm

    Boa noite Dr.
    Meu nome é Nadir, descobri que tenho muitas pedras na visícula e preciso ser operada, mas tenho muito medo da anestesia geral, o que o Sr. me diz a respeito dessa anestesia? O risco é alto de complicaçao dessa anestesia?
    Aguardo,
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosineide,
    Se ele não quer parar, fica difícil ajudá-lo. Minguém pode obrigar o outro a parar de fumar. O desejo tem que partir do próprio fumante.

    Mande ele ler esse texto
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Indyanna,
    Vesicula preguiçosa não existe. É um termo leigo que pode englobar qualquer alteração da vesícula, inclusive a presença de pedras.

    Não tenho como saber exatamente o que que vc tem na vesícula para o médico ter utilizado esse termo.

  • Patrícia

    Ola doutor,
    Depois de uma crise fortíssima na madrugada fiz um ultrassom e foram constatadas as pedras na vesicula. Tenho uma consulta no SUS amanha para ter um parecer do médico, pois este disse q vou ter q operar. Gostaria de saber mais detalhes sobre as duas formas de cirurgia e, principalmente, qual é o tempo previsto para recuperação. Grata pela atençao, aguardo resposta. Parabéns pela iniciativa, afinal de contas, o senhor sabe como é angustiante pensar em qualquer tipo de cirurgia, e o quanto é bom quando encontramos informações para nossas ansiedades.
    Gracias.

  • Anonymous

    Boa noite Dr. Pedro e Dra. Renata
    meu nome é anne e meu marido fez uma cirurgia de retirada da vesicula em 05/2009, li todas as postagens e vi q varias pessoas reclamam de “diarreia” com meu marido é ao contrario…ele tem mta prisao de ventre, dificuldade pra “arrotar” e sente falta de ar… tem dias q ele come umas bolachas agua e sal com um suco pq nao consegue comer + nda e tem um inchaço grande na regiao abdominal!….isso é mal alimentação? ou pq ta acima do peso..por favor me ajude pq to enloukecendu junto com ele…obrigado

  • indyparentoni

    Dr Pedro ou Dr Renata,
    Vesícula preguiçosa quer dizer exatamente pedra na vesícula?
    Meu médico disse que eu estava com vesícula preguiçosa mas não me disse exatamente o que significa isso.
    Se não for, o que quer dizer?
    Obrigada.Indyanna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Não é normal não. Isso significa agressão ao fígado e as vias biliares. Contacte seu médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Neste caso não muito o que discutir. Se for um quadro que possa esperar, o ideal é mesmo operar no 2º trimestre. Se a inflamação não puder ser controlada clinicamente e o cirurgião achar que pode haver uma colecistite, vc vai ter que operar independente da idade gestacional.

    É uma questão de se pesar os riscos e os benefícios.

  • Anonymous

    Ola Doutor, me chamo Joao e ha mais ou menos um mes minha mae fez uma cirurgia para retirada da vesicula, que se encontrava bastante inflamada, ela tem se alimentado ate bem, porem, as vezes sente fortes dores abdominais, o medico dela pediu novos exames que apresentaram os seguintes resultados: hemograma normal, bilirrubinas e amilase normais. Ja tgo,tgp,gama-gt e fosfatase alcalina estao de tres a quatro vezes mais altas que o normal, desde ja lhe agradeço

  • Bruna

    Bom dia Dr.

    Tenho calculos na vesicula, e estou com a minha cirurgia marcada para o fim desse mes, porém essa semana começei a suspeitar que estou grávida, estou muito preocupada, por causa da cirurgia, posso dar segmento ?, corro algum risco ? me disseram que o certo seria esperar até o segunto trimestre da gestação, mas tive uma crise forte no fim do mês passado, e o cirurgião disse que eu teria que operar logo, por favor, me oriente,
    Grata

    Bruna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessandra,
    Vc provavlemente assinou também o feed de comentarios. Deve haver algum link no final dos e-mails com a opção de cancelar esse serviço. Se não conseguir me avise.

  • Anonymous

    ola aki é a alessandra.dra obrigada pela resposta vou ser avaliada por uma equipe do hc em sp dia 8/9.dr pedro ja te mandei emails relatando o problema q esta entradando perguntas de pacientes e suas respostas encaminhadas para meu email, por favor pode verificar o q esta havendo. obrigada e belo serviço de orientação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvana,
    Não há solução simples. De longe não posso te ajudar. Vc precisa ser seguida por um gastroenterologista. É preciso primeiro entender o que está acontencendo para se poder propor um tratamento

  • silvana

    Doutor tenho uma dúvida fiz a cirurgia de vesícula em 2005 retirei a vesícula e nunca mais fui uma pessoa normal não posso trabalhar pois até hoje tenho uma diarréia constante tudo que como mim dá diarréia até se eu não comer nada mim da diarréia para poder sair preciso tomar 2 diasec mais isso só acontece durante o dia a noite posso comer o que for que minha barriga não dói,mais apartir de 6:30 da manhã começa sem falar da cólicas fortíssimas que mim dá,passo muito mal mim dá calor e muita cólica até eu esvaziar tudo,se eu estiver na rua quando vir a cólica faço na roupa não tem como segurar ajudem-me!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Não dá para dizer nada de longe, mas acho que ela deveria ser reavaliada pelo médico que a operou. Não faz muito sentido ela sentir tantas dores assim.

  • Anonymous

    Doutor, me chamo João e há mais ou menos 20 dias a minha mãe passou por uma cirugia de retirada da vesicula, contudo, as vezes sente fortes dores abdominais e nas costas, principalmente após alimentar, em especial após comer arroz, isso e normal, ou pode ser complicação pos-cirurgica? Desde ja lhe agradeço

  • Valdeci

    Dr. Pedro

    Grata pela informação. Que Deus possa continuar te abençoando. Saúde e equilíbrio para poder responder às nossas angústias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArcelo,
    Evite alimentos gordurosso. Teroricamente se suas analises estão boas, esperar 15 dias não é nada do outro mundo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mayra,
    Eu não sou cirurgião e por isso nunca acompanhei dentro de uma enfermaria um pós-operatório de colecistite. Realmente não faço idéia quais são os cuidados de enfermagem nestes casos.
    desculpe-me mas não posso ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valdeci,
    Procure um cirurgião geral. E mgeral pedras assintomáticas não precisam ser operadas, porém deixe que o especialista te avalie e decida o que é melhor no seu caso.

    Teoricamente poderia sim ser por video

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Se vc tem lesões no nas vias biliares, acaba que a cirurgia passa a ser mais complicada e a técnica aberta e sempre mais segura e confortável para o cirurgião. Cirurgias por vídeo são para casos simples.

  • Anonymous

    Bom dia!!!!
    Meu nome é Marcelo.
    A mais ou menos 1 ano tenho tido varias crises de dores abdominais na parte superior direita. Na semana passada tive uma crise muito forte e procurei um médico que solicitou uma ultra-sonografia, que detectou calculos na vesicula e Colecistite crônica calculosa e Surto de Agudização, fiz exames de sangue e não apresentou infecção.
    Fui procurar o SUS e tenho uma consulta marcada somente para daqui a 15 dias. Gostaria de saber se este quadro pode piorar se esperar todo este tempo e também qual alimentação devo adotar.
    Também estou tendo quadros de nauseas….

    Obrigado.

  • Mayra

    Ola, meu nome é Mayra, tenho 16 anos e faço técnico em enfermagem. Tô fazendo uma trabalho para o curso sobre colecistite e preciso urgente de umas ajudas nos cuidados de enfermagem, e causas… Agradeço desde já.

  • Valdeci

    Boa noite Dr.Pedro e Dra. Renata

    Meu nome é Valdeci, tenho 44 e hoje realizando um exame de rotina, uma ultrassonografia do abdomem total foi detectado: VESÍCULA BILIAR: Parcialmente distendida, dimensões normais, de paredes normoespessa e regulares, apresentando em seu interior, imagem hiperecoica, com sombra acústica, medindo 2,7 cm de diâmetro.Necessito passar por uma cirurgia e se for o caso pode ser uma vídeo? Que especialista devo procurar? Fiquem com Deus!

  • Bruna

    Boa tarde Dr.
    Tenho pedras na vesicula ha dois anos, no primeiro ano tive complicações, e tive que fazer um CPRE, e no inicio desse mês tive outra crise forte, fiquei internada, mas ainda não operei, agora estou fazendo os exames pra finalmente operar,minha vontade era que fosse por video mas meu médico me disse que devido as complicações que eu ja tive, terei que fazer a cirurgia tradicional, queria saber quais são as diferenças entre as cirurgias, por que não posso mais operar por video ?

    Grata
    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    genevieve,
    Isso deve ser icterícia sim. Uma dessas pedras deve estar obstruindo sua via biliar. Vc precisa ser vista por um médico logo.

  • Anonymous

    ola doutor ja estou com as pedras na vesicula e meus olhos estao com a parte branca amarela isso é grave ?quais os procedimentos ? isso é a tal ectiricia isso é grave ?

    ass : genevieve

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daiene,
    Podem. Em geral o 2º trimestre é o melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alex,
    Sim, não é nada de estranho que isso aconteça. A tendência é que esses resultados tendam a voltar ao normal com o passar dos dias.

  • Alex

    Olá doutores,gostaria de saber se é normal 15 dias após retirada de vesícula fazer exames de biliburrina totais e fraçoes e derem alterados e tbem ggt alterado.(obs):Tive pancreatite aguda antes de ser operado as pressas,obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neyde,
    Toda cirurgia tem risco. Não existe cirurgia que não possa complicar. A retirada da vesícula por acaso é uma que tem baixa incidÊncia de complicações.

    Antes da cirugia vc vai ser submetico ao exame pré-cirugico que vai avaliar as suas condições de operar. Se sua hipertensão estiver controlada, o risco não é grande.

  • Anonymous

    boa tarde doutor. meu nome é neyde, senti fortes dores abdominais fui parar no pronto socorro la fiz uma ultra-sonografia foi dectado pedra na vesicula.. tenho que operar mas tenho medo pois sofro de pressão alta esse tipo de cirugia tem risco?
    desde ja agradeço

  • decy

    ola dr, fiz uma cirurgia de retirada da vesicula dia 12 de maio de 2009 e so deu complicações.com menos de um mes estava sendo operada novamente devido minha barriga ter inchado porcausa da bile. e novamente com 8 dias para colocar uma sonda em outro local que estava inchando de novo. agora estou com os olhos super amarelos e preciso fazer uma ressonancia magnetica para fazer uma cpre. mas estou morrendo de medo de ter algo mais grave. gostaria de um conselho seu por favor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    O problema do álcool é a interação com os anestésicos.

    Se vc bebe com frequência o ideal é parar o quanto antes possível. Se vc bebe só em eventos sociais e com moderação, o ideal é pelo menos 1 semana sem beber.

    Quando for conversar com o anestesista vc deve dizer a verdade sobre sua ingestão de álcool.

    Em relação a vesícula, o álcool pode piorar a inflamação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    Se vc se mantiver assintomático até o dia da cirurgia, à princípio não haverá problemas.

  • Bruna G.

    Boa tarde Dra. Renata!
    A cirugia ainda não foi marcada, ocorrerá daqui há 2 meses, no mínimo. Gostaria de saber qual a interação do alcool com a vesícula e de que maneira ele prejudicaria o órgão. Além disso, qual o período recomendado sem a ingestão para o procedimento cirurgico. Obrigada!

  • Felipe

    Boa noite, meu nome é Felipe, e estou com uma cirugia para retirada da vesicula marcada para o dia 18/08/09. E quando foi nessa madrugada de sabado para domingo (15/08/09 para 16/08/09). Tive uma nova crise. Estou me sentindo bem agora, isso pode atrapalhar em alguma coisa na cirurgia? Tendo que fazer aquela aberta e não a por video?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Alessandra,
    as pedras na vesícula devem ser operadas se o doente tiver “crises” de cólica biliar, mas de modo eletivo, ou seja, pode esperar. Esses tremores que você descreve não se relacionam com os sintomas da cólica biliar, que também não desregula o ciclo menstrual. Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Bruna,
    não é recomendado ingerir bebida alcoólica antes de nenhum procedimento cirúrgico. Quando seu cirurgião liberar a alimentação geral, a princípio você poderá voltar, mas em pequenas quantidades.
    Abraços.

  • cleopatraxxi

    há mais de 10 anos atras fui ao médico com dores na barriga principalmente quando andava de onibus (a movimentação era pior) e no ultrasson deu pedra na vesicula.mas achei q eu era muito nova (22 anos)na época e não fiz nada.semana passada fui pro hospital em crise travando todos meus nervos, tremendo com uma dor incrivel no meio das costas e debaixo da barriga e me arrastando pois não tinha cadeira de roda disponivel.fiquei mais uma hora assim e buscopan composto na veia só aliviou, continuou dores fracas.e me mandaram embora dizendo q era somente infecção urinaria.desconfiada e com dores fiz outro ultrasson e deu q tenho pedra vesicula de até 14mm. gostaria de saber as consequencias de ficar assim até conseguir resolver.tenho tremores e como se fosse um inicio de caimbra pelo corpo.gostaria de saber tbm se pode desregular ciclo mesntrual.obrigada parabéns pelo blog.alessandra

  • Bruna

    Boa Tarde Dr…
    Gostaria de saber se pessoas com pedras na vesicula podem ingerir bebida alcoolica antes do procedimento cirurgico. E também quanto tempo depois do procedimento o paciente pode voltar com o consumo social. Obrigada, desde já.
    Bruna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helton,
    Não tenho como saber com tão poucos dados e à distância.

    Vc tem que ser avaliado por um médico e talvez um ultra-som fosse interessante

  • Costafrio

    Olá boa tarde ..

    Meu nome é Helton , fiz retirada de vesicula Biliar , a um ano atras , e ulitmamante andei comendo muito , mas já fazem 15 dias que estou em uma dieta super natural , mas ando com muita dor na região da cirurgia , o que poode ser será ? Gostaria muito que me respondessem , pois ando muito apreensivo , ahh foi atraves de video minha cirurgia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natalia,
    Se essa secreção for pus, isso é sinal de infecção na ferida cirúrgica.

    Se for apenas um liquido seroso, meio tansparente, é assim mesmo. É só mantere a limpeza e proteger com um gase, que com o tempo isso vai sumir.

  • natalia

    dr.
    fiz minha cirurgia já a quase duas semanas, nao tive nenhuma complicaçao na primeira semana. porém apos esse periodo, varias vezes quando ando ou fico ate mesmo sentada o corte feito proximo ao umbigo tem expelido secreçao, e é o unico que apresenta esse sintoma, porem ainda falta uma semana para a minha consulta de retorno ao medico, gostaria de saber se há algo que posso fazer para evitar a secreçao, pois já faço limpeza frequente para evitar que a ferida fique umidecida pela secreçao, há algo que poderia fazer?

  • Anonymous

    Muito obrigada pelo esclarecimento. Me sinto mais tranquila. Atenciosamente, Hosana Silva.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hosana,
    São razoáveis. Não são muito pequenas, mas também existem pedras bem maiores.

    Pode-se fazer por video sim

  • Rafael

    Boa tarde Dr.Pedro, muito obrigado pela resposta, como você disse o coagulograma está muito estranho, se estou com os índices alterados era para dar problema na coagulação do sangue, eu vi a enfermeira cronometrando os 2 minutos, o dos 8 minutos eu não vi então não posso dizer, vou pedir repetir os exames.

    Marquei com um hematologista porque vi algumas coisas na internet sobre esses valores que me deixaram sem dormir direito, mas agora estou mais calmo visto que se tivesse algo grave o ultra-som teria pelo menos dado algum indício de problema e eu estaria mau, vomitando, amarelo, sem apetite e pelo contrário, estou me sentindo bem.

    Mais uma vez obrigado e tenha um bom final de semana!!!

  • Anonymous

    Olá Doutor, Acabo de descobrir que tenhos várias pedras de 1,4 cm. São grandes? Com pedras desse tamanho posso fazer por videolaparoscopia? Atenciosamente, Hosana Silva.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael
    Realmente está estranho este seu coagulograma.

    Ele não é impeditivo, mas como se trata de uma cirurgia eletiva, provavelmente o cirurgião/anestesista vai querer investigar um pouco mais.

    O tempo de sangramento e o tempo de coagulação estão normais, o que eu não esperaria com os valores de PTT e INR acima.

    Pedra na vesícula não faz isso.

    Na verdade eu acho que primeiro vc deveria repetir o exame para confirmar esses valores

  • Rafael

    Ah, esqueci de dizer que faço uso de Propanolol e Rivotril caso seja relevante.

  • Rafael

    Doutor Pedro preciso de uma ajuda, como disse a algumas mensagens acima tenho pedra na vesícula. Hoje fui fazer exame de coagulograma e os resultados foram estranhos.

    Meu tempo de protrombina está em 16,6 segungos, R.N.I: 1,50 e AP em 49,5%

    Tempo de tromboplastina parcial ativada está em 57,3 seg, R: 1,91.

    No ultrassom não deu nada no fígado, está tudo normal, meu tempom de sangramento está em 2 minutos, tempo de coagulação em 8 minutos plaquetas em 211.000 e Hemoglobina em 14,1.

    Um problema na vesícula poderia desencadear esses problemas ou tenho algo mais sério no fígado?

    Acredito que não vou poder operar com esses numeros, fico no aguardo de uma resposta, desde já grato!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Valéria,
    Difícil avalair essa história de longe e sem acesso aos exames da sua mãe. Pelo o que vc conta pode ser cÂncer sim.

    Caso seja câncer a chance de cura depende de vários fatores, do tipo histológico e do grau de invasão da lesão tumoral.

    Temos que esperar a biópsia e torcer para ser só uma inflamação extensa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Márcio, Reformulei a resposta anterior, pois realmente ela ficou meio dúbia.

    pólipos menores que 5 mm, sem sintomas e sem pedras na vesícula, não são abordados cirurgicamente. A chance de neoplasia é pequena. Eles devem apenas serem acompanhados. Se tiver crescimento no espaço de 6 meses a uma ano, aí sim se indica cirurgia.

    Em geral só se opera pólipos se eles forem maiores do 10mm ou se causarem sintomas. Se o paciente também tiver pedra na vesícula, a maioria também opera.

    abs

  • Valéria

    Boa tarde Dr. Pedro,
    Minha mãe fez um ultrassom a uns 15dias atrás e detectou pedras na vesícula, depois de uma semana e sentiu muita e dor e ficou amarelada, levamos ela para hospital e lá iniciaram o tratamento pois, os exames de sangue indicaram infecção depois que controlaram a infecção ela foi submetida a uma cirurgia e não retiram a vesícula a médica disse que estava muito inflamada e a inflamação entrou no fígado e que se retirasse, ela perderia uma parte muito grande do fígado e não sobreviveria, então foi retirado material para biópsia e ela foi mandada para casa,tomando nimesulida e tylex até o resultado ficar pronto. Bom o que eu queria saber se isso acontece mesmo e se tem chance de ser câncer e se for câncer gostaria de saber se tem tratamento. Desde já agradeço.

  • Márcio

    Dr. Pedro,

    Sem querer ser chato, mas o Sr. afirmou que é “lesao benigna”, porquê? Pelo tamanho? Há algum exame (tipo ecografia, endoscopia) para definir o que são estes pólipos (pelo formato), ou, pelo menos, dar uma grande probalidade do que é? Tenho medo disto! Para completar, tenho 31 anos.
    Márcio, obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cristina,
    Pode ser estômago e pode ser vesícula.

    Procure o seu médico para ele avaliá-la

  • Márcio

    Olá, em um ultrasom para ver cálculo renal (um pedrinha de cada lado), descobri que tenho dois pólipos de 03mm e 4,5mm na vesícula. São assintomáticos. Procurei um gastro/cirurgião, que me disse para ficar tranquilo, que “não são nada demais” e para acompanhar com novos ultrassons a cada 06 meses. O problema é que não suporto a dúvida sobre a natureza disto; então pergunto-lhe se não há como retirar estes polipos sem precisar tirar a vesicula e qual o melhor procedimento? ah, o fato de ser 02 polipos trás alguma peculiaridade? Obrigado

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Meu nome é Cristina, tenho 55 anos, peso 64 K e como qualquer tipo de alimento. Nos últimos meses venho sentindo um desconforto no lado direito internamente próximo a costela. Sinto mais a noite, depois das refeições.Há um reflexo que incomoda, persiste a sensação de peso interno. Não é colica, nem gases. Será pedra na vesícula?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andreia,
    Se vc tiver sintomas recorrentes, a cirurgia provavelmente será a melhor opção.

    A video é o método mais utilizado. Esqueça as besteiras que a TV diz. Se vc fizer a cirurgia em um local decente não há esse tipo de risco. O problema são esas trambiclínicas que existem espalhadas por aí.

    O nível de colesterol não vai mudar nada.

    abs

  • Andreia F.-Campinas-SP

    Dr.Pedro,
    Sou Andréia F.,38 anos,obesa (IMC29,7) e tive um episódio de dor típica de cálculo biliar que foi confirmado em ecografia abdominal:”duas imagens nodulares hiperecogênicas, medindo 3 e 4 mm, móveis às mudanças de decúbito”. As vias biliares estão ok. Apesar dos cálculos serem pequenos, como tive dor, precisarei passar por cirurgia? Há riscos de migração para os dutos devido ao tamanho?
    Ainda não levei para um médico ver… o Dr. poderia me ajudar?
    Também gostaria de saber se a cirurgia videolaparoscópica tem risco importante de infecção, pois vi uma reportagem na TV sobre infecções devido a equipamentos antigos e problemas com a esterilização…. Isso ocorre em porcentagem a ser considerara? Ou é um problema mais com equipamentos para lipoaspiração?
    Não sei se a reportagem procede…
    No caso de cirurgia devo aguardar e fazer baixar o colesterol (Total 220mg/dL, LDL 130mg/dL)?
    Perdoe-me pela quantidade de perguntas, mas estou muito ansiosa e queria sua opinião, pois ainda não fui ao gastro (fiz o exame em 21/07)… Também porque minhas dúvidas podem ser as mesmas que as de outros.
    Desde já agradeço sua atenção e tempo dispensado.
    Obrigada.
    Andréia
    Obs. Gostei muito do Blog. Foram muitas as informações que aproveitei para entender melhor o que tenho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    Não deve ser da vesícula não. Também não significa necessariamente que seja algo preocupante. A simples mudança drástica de dieta pode causar isso.

    Se vocÊ puder ser visto por um gastroenterologista antes da cirurgia para ele avaliar o quadro, seria melhor.

    abs

  • Rafael

    Olá Doutor, fui diagnosticado com pedras na vesícula a alguns meses, sinto os sintomas a pelo menos 8 meses, não sinto muita dor mas quando como alimentos gordurosos a vesícula da sinal de vida.
    Estou para ser operado mas tenho algumas dúvidas que eu ainda não esclareci. Perdi peso acredito que devido a dieta restritiva, meu intestino não está funcionando direito, tenho gases, constipação, as vezes o intestino volta ao normal e outras tenho diarréia (não líquida), isso poderia ser da vesícula ou tenho que me preocupar com alguma coisa mais séria?

    Att

    Rafael

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Se vc não tem dor, não existe nenhuma restrição em especial.

    Procure evitar gorduras apenas.

  • Ana Paula

    Bom Dia!!

    tenho pedra na visicula o que posso comer, ainda não marquei minha operação dependo do estado.

    Att

    Ana Paula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Madalena,
    Problema nenhum. Esquece a uréia.

    Vc deve evitar comidas gordurosas. Alimentação balanceada como para todo mundo.

    abs

  • lena

    Bom dia Dr.Pedro Saraiva, tenho pedra na vesicula, fiz todos os exames, o meu exame de uréia deu um pouco baixo, 12, e o limite creio eu é 15, existe algum problema pra fazer a cirurgia?
    E tb.gostaria de saber qual tipo de carne vermelha posso comer…verduras tb…
    Grato,
    Madalena
    Contagem,20 de julho de 2009

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gilvanete,
    Sua prisão de ventre não tem a ver com a pedra não.

    Como diria o filósofo: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    abs

  • Gilvanete

    Dr: Pinheiro As vezes fico sem evacuar durante 13 dias e até mais,Proucurei um médico para resolver este problema e descobrir que estou com pedra na visicula e já marquei a operação.Será que poderar ser intestino preso referente a visicula ou outra consequencia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Olavo,
    É muito mais provável que a dor seja da colecistite.

    A gastrite pode até doer junto, mas o principal é a colecistite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Flávia,
    Sendo uma cirugia eletiva (não urgente), o ideal seria esperar esse hematócrito subir um pouquinho, apesar deste tipo de cirugia sangrar pouco.

    A decisão é do cirurgião e do anestesista, mas vc pode argumentar.

  • Anonymous

    bom dia dr Pinheiro.. sou Olavo Ribeiro… seguinte a 1 mês atras senti muitas dores na região abdomen superior, fiz endoscopia digetiva alta.. e detectou gastrite erosiva plana de piloro 0,5 cm.. comessei tratamento lanogastro.. melhorou… recomessou as dores.. e fiz ultrasom que acusou lama expessa e coleciste agúda… a gastrite em si ela da dores demasiado ou é por causa da coleciste???

  • Flavia

    Dr. a dois meses fiz uma cezária e correu muito bem,só que a partir do 5º mês da gestação comecei a sentir cólicas fortes,como se fosse no estomago,durante toda a gravidez achavamos que era a posição da minha filha que estava sentada que estava me provocando a dor!Somente uns 15 dias atrás fiz uma ultra-som do abdomen e descobri 2 pedras pequenas na visicula,fui no médico e ele me passou os exames para fazer,para realizar a cirurgia de video,só que meu hematocrito o valor dele é de 30,então estou tomando sulfato ferroso,existe algum risco de se fazer esse tipo de cirurgia como anemia neste valor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,
    Porque passam a ter mais dificuldades em digerir gordura.

    Como eu expliquei no texto a vesicula armazena bile, e a libera em grande quantidade quando chega comida no duodeno.

    Porém, apenas uma minoria desenvolve diarréia após a cirurgia.

  • Sandra

    Tenho pedras na visícula, o médico recomenou cirurgia a laser. Contudo, muitas pessoas que fizeram a cirugia ficaram com diarreia cronica, por quê?

    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nathália,
    De longe é difícil avaliar este tipo de coisa. Também não posso julgar a conduta de colegas sem ter acesso ao dados clínicos da sua avó.

    O fato de ter mais de 60 anos de modo é contra-indicação a qualquer cirurgia. A sua avó deve ter inúmeros outros problemas.

    O que eu posso sugerir é que vc procure outro cirurgião para receber uma segunda opinião

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Remédio para o fígado é uma definição meio genérica. De que substância vc está falando exatamente?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Igara,
    8 mm nem é muito grnade não.
    Se a dor for muito graade pode haver uma queda da pressão sim. È o chamado estímulo vagal. Tenho um texto sobre isso. Procure na barra no alto da página

  • http://www.blogger.com/profile/03413974364705833865 Nati Campos ;)

    Tenho umas dúvidas,Doutor: minha vó, por ser idosa, foi aconselhada a não fazer a cirúrgia, porém, reclama muito de uma dor constante.Os riscos de cirurgia são muita altos numa idade acima dos 60 anos? Além disso, a pressão dela sobe com as crises, pois ela sofre de pressão alta.Essa fato pode ocasionar alguma complicação?Foi também aconselhado o uso de algumas ervas para o combate.Essa sugestão tem fundamentos?Já que ela provavelmente não fará cirurgia,existe algum remédio natural capaz de aliviar dores nesse caso?Existe algum risco de não fazer a cirurgia?

    Obrigada, Nathália.

  • Paulo Veiga

    Dr. tenho tenho pedra na vesicula, qndo sinto dores tomo remédio para o fígado e melhora meus sintomas. Tomar remédio prá figado com calculo na vesicula faz mal?

  • Igara

    Dr. meu nome é Igara e descobri que tenho pedra na vesicula com 8 milimetros, esse tamanho é grande?? Além de dor sinto minha pressão cair..(não tenho problema de pressão)tem algo haver?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Joedson,
    Acho difícil ser alguma coisa da vesícula e os vários exames que vc fez não mostrarem nada.

    Distenção abdominal e ganho de gordura são coisas diferentes.

    As plaquetas não tem nada a ver com a vesícula.

    acho que o diagnóstico não é por aí não

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Kenia,
    Infelizmente as coisas não são tão simples assim. Não existe fórmula mágica.

    Na verdade o azeite é um tipo de gordura e pode piorar as dores.

    Esta receita não vai fazer vc expulsar as pedras. Se elas tiverem que sair, sairão idependente do que coma.

  • http://www.blogger.com/profile/03614929600050032766 Joedson Rodrigues

    Dr. Pedro Pinheiro, a muito tempo (8 anos), masi prcisamente apresenta uma dor abiaxo da minha costela direita. Desde então investigo. ao todo estou na quarta ultrasson de abdomen e uma ressônancia magnética para descobrir o qe seja isso. Lendo seu blog sobre vesícula biliar, percebi que o senhor descreveu bem o que eu sinto em seu texto. Desde que essa dor se apresentou em mim tive um aumento abdominal muito grande que me fez ganhar aproximadamente dez quilos. há dois meses atras tive 3 cólicas que até eu ler o seu blog achava que fosse renal e cheguei até expelir uma pedra com a ajuda do urologista. Essas dores não são constantes mais aparecem de tempos em tempos e causando tb uma sensação de querer evacuar. Me ajude a tirar minha dúvida nessa questão da relação entre vesícula biliar e ganho de gordura abdominal ( distenção), pois só é o que falta pra eu ter realmente a certeza que sofro disso. além disso, desde qeu apresentou isso em mim tenho tido a diminuição de plaquetas no valor que oscila entre 134 a 140 mil e tb acho que seja devido ao problema…por favor, me ajude.

    Grato,

    Joedson Rodrigues

  • Kenia

    Boa noite vi uma receita e que saiu até o endereço do site de que uma pessoa tomou azeite de oliva com sal amargo e limão e as pedras foram espelidas da visicula, gostaria de saber se isso realmente funciona pois minha dor está insuportavel e não tenho recursos, estou com medo de tomar e piorar, meu nome é marina o site é http://www.kdneycleanse.com/#livercleanse Preciso de uma resposta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ivan,
    Estar grávida não é contra-indicação para cirurgia de vesícula. Na verdade, a melhor hora é agora, durante o 2º Trimestre de gestação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Katia,
    De longe não posso indicar exames nem tratamentos.

    Converse com o seu médico e exponha suas dúvidas

    abs

  • Gabriel

    ola Dr Pedro

    O que me refiro é 139 de amilase,1,7 de bilirrubina total/ 0,5 de bilirrubina direta/1,2 de bilirrubina indireta/28 de gama glutamil, meu médico disse que a diarréia não tem nada a ver com a retirada da vesícula,já uma médica que me atendeu no pronto socorro disse que leva 6 meses pro fígado aprender a trabalhar sozinho. Qual exames que posso fazer para melhor investigar? Sendo que já fiz uma ressonância do coleoducto antes da cirurgia e não havia nenhuma pedra.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Katia,

    A primeira coisa a fazer é diagnosticar o motivo da pancreatite. Quando vc fala em 139 é o que? Amilase ?

    Como vc teve ictericia, provalvelmente há algum problema na sua via biliar.

    È preciso investigar. De longe não tenho como te ajudar.

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr Pedro..
    Minha esposa tem 28anos, está gravida de 05 meses e descobriu na semana pasada que está com pedras nos rns e vesicula inflamada o medico que fez o ultrason ainda disse mais que quanto mais a criança crescer mais o problema irá crescer.. Por favor nos oriente o senhor ja viu casos iguais qual a solução pra o problema? Nos ajude por faor..
    ivan – manaus

  • Gabriel

    ola Dr Pedro
    Não sei mais o que fazer, retirei minha vesícula dia 10/02/09, por video passei 1 semana ótima só que depois disso tenho diarréias constantes, meu cirurgião me passou o remedio Duspatalin, não adiantou nada, fiquei internada por causa da diarréia e fizeram alguns exames deu ictericia e pancreatite meu nivel está 139. O que devo fazer ou o que pode ser me ajude. Por favor.
    Obrigado
    Kátia Duarte

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Danielle,
    O rx para se ver cálculo na vesícula é o rx de abdomen comum.

    O problema do cálculo é ele impactar e causar uma colecistite. Como vc é imunossuprimida isso pode ser um problema. A retirada da vesícula neste caso seria preventiva.

    O póplipo não causa complicações por isso não precisa ser abordado.

    Pode-se viver sem vesícula, sim. Muita gente vive.

    abs

  • Danielle Manzoli

    Dr. Pedro,
    Em um ultrassom de rotina que fiz, foi detectado um cálculo aderido ou pólipo, na minha vesicula!
    Passei no gastro para mostrar o exame e ele pediu um novo exame (raio x) para saber se era um pólipo ou cálculo aderido! Ele me disse ainda que, se for cálculo aderido a indicação era a retirada da vesicula uma vez que tomo imunossupressor, mas se fosse pólipo só acompanharíamos! Porém tenho as seguintes dúvidas:
    1) Tive dificuldade para fazer o raio x pois os laboratórios desconheciam raio x para vesicula! Mas fiz do abdomen e ainda não retornei ao médico para mostrar o raio x, que, aparentemente, não dá para ver nada! Pode comentar sobre esse exame solicitado pelo médico? ele existe? é pertinente?
    2) Qual a diferença de cálculo aderido e pólipo? Dizem que podemos viver normalmente sem a vesicula! isso é verdade? Se for verdade, porque não retirar a vesicula se for um pólipo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pry,
    Se ela não sente nada, não há recomendação especial além de uma dieta saudável e equilibrada.

    Se ela tem dor de vez em quando, o melhor é evitar gorduras.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/16611505586986136735 pry

    Olá Dr.
    Minha bisavó esta com pedra na vesícula, mas por alguns fatores não pode fazer a operação por enquanto.
    Gostaria de saber o que ela pode e o que não pode comer.
    agradeço desde já

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bethania,
    Assim tão alto é muito mais provável ser do esôfago do que da vesícula.

    De qualquer maneira, o gastroenterologista é o especialista indicado.

  • Bethania

    Boa noite Dr. Pedro, preciso tirar a seguinte dúvida: há uns 6 meses ando sentindo uma dor no esôfago muito forte que sobe e as vezes sinto até no pescoço, como se fossem gases subindo. Não queima só dói como se fosse um bolo querendo sair, e causando muito desconforto, sinto dor nas costas tbm.(a 1ª vez q senti achei que estivesse infartando) Meu gastro disse que é uma esofagite de refluxo, mas já ouvi pessoas relatarem que sentiam essa dor e etavam com pedra na vesícula. O que o senhor pode me orientar nesse caso? Desde já agradeço.

    Bethania

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jennifer,
    Diarréia crônica é uma complicação comum após retirada da vesícula. Procure um gastroenterologista que existem alguns medicamentos que podem aliviar o quadro.

    Evite gorduras, cafeina, refrigerantes e derivados do leite

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiano,
    O básico vc já fez por conta própria. Agora é hora de procurar ajuda com um gastroenterologista.

    Coca-Cola não ajuda e pode até atrapalhar.

    abs

  • Jennifer

    Oi Dr. Minha mãe há umas 2 semanas fez cirurgia para a retirada da vesícula! na primeira semana após a cirurgia ela tava bem, mas agora ela está sentindo pontadas na barriga e muita diarréia! A aliemntação ta super natural como mandou o médico, mas ela continua com dores e diarréia!!
    Ela não para de chorar com medo de ser algo pior! O que pode serrr?? Espero respostas.. Abraços

  • Fabiano

    Oi Dr é o seguinte, recentemente fiz uma operação e removi minha visicula que apresentava uma inflamação crônica, logo após passei por todos os sintomas indicados pós operatório!
    ja operei a quase 2 meses e derrepente estou tendo uma crise de diarreia que ja dura a quase 3 semanas, estou evitando alimentos gordurosos e pra poder conseguir trabalhar eu tomei IMOSEC que mal fez efeito, mas ja é o suficiente pra segurar por algumas horas, pois bem gostaria de saber o que eu devo comer ou beber pra segurar essa diarreia e se coca cola tem algum agravante nisso que to passando! des de ja agradeço!
    Att
    Fabiano

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Beatriz,

    Infelizmente essa receita não apresenta nenhuma evidência científica de que seja útil.

    Na verdade pode até piorar a dor dela já que tem gordura no leite e no óleo.

    Se vc não tem como arcar com os custos da cirurgia, procure atendimento em um hospital público. Ainda existem bons hospitais público por todo o país.

    abs

  • Beatriz

    Olá, minha Mãe tem “pedras” na
    vesícula.Eu gostaria de saber se tem algum tipo de remédio caseiro para eliminar as “pedras” ou pelo menos diminuir a dor.Pois as dores nela são fortes e constantes.Eu encontrei uma receita caseira e gostaria que o senhor analisasse-a e me informasse se é verídica.

    “-Tratamento de 3 dias para eliminar as cálculos biliares(pedras na vesícula)

    1º dia- tome somente suco de frutas;
    Aplique uma lavagem intestinal, ás 19 horas com 1 litro e meio de água com malva;
    -misture 100ml de óleo de oliva com o suco de 4 limões e uma colher de sopa de açúcar; amorne a mistura em banho- maria, e tome-a ás 20 horas.
    2º- tome ás 7 horas um vidro de óleo de rícino(60ml) com o suco de 3 limões(mistura amornada em banho-maria); meia hora depois tome uma xícara de chá de hortelã e camomila; passe o dia com sucos de frutas e chás somente.
    3º dia-coma somente maçãs raladas.
    Esse tratamento provoca eliminação das pedras da vesícula pelas feses;
    -tome um copo de suco de coalhada de leite misturado com o suco de 3 limões, em jejum e fique 5 horas sem nada comer.”

    Já nos informamos sobre a cirúrgia, mas o valor é alto.
    Gostaria também de saber se frutas, chás e sucos ácidos ajudam em algo.
    E quanto as frituras e gorduras, prejudicam?

    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,

    Se vc estiver se sentindo bem e soltando gases normalmente, pode não ser nada de mais.

    Na dúvida, entre em contato com seu médico.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Erika,
    Sua mãe deve procurar evitar alimentos gordurosos.

    De resto, é como qualquer pessoa, uma alimentação balanceada.

    abs

  • Sandra Peliciari

    Dr. Pedro, meu nome é Sandra e a 5 dias fiz uma cirurgia p/retirada da vesicula por videolaparoscopia, o problema é que ainda não evacuei, algumas pessoas dizem que é normal até 7 dias, mas gostaria de saber se é ou não. Tenho retorno só daqui a 3 dias, estou com dieta leve, sopa, arroz,feijão, filé grelhado, verdura,frutas, iogurte, etc.
    obrigada

  • erika

    Dr.Pedro meu nome é Erika minha mãe teve a pouco tempo uma crise de vesicula mais ainda não operou,gostaria de saber que tipo de cuidados na alimentação devo tomar até opera e depois. obrigada Erika Danuza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dependendo do tipo de pedra pode haver remédios

    Por favor assinem os comentários.

  • Anonymous

    meu filho tem 9 anos e fizemos um exame e constatou pedra na vesicula? tem tratamento fora a cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lincoln,
    Não entendi bem o caso.

    De que modo uma pedra na vesícula causou uma lesão renal aguda? Qual o motivo de quererem tirar a vesícula ? pq que ela precisou usar Vanco e ceftriaxone ?

    Faltam dados nesta sua história.

  • lincoln

    Dr. Pedro Pinheiro, minha filha adquiriu pedras na visicula devido ao uso concomitante de vancomicina e cefriaxona, isso causou uma crise renal aguda , e pela ma filtragem dos rins acarretou uma superdosagem no sangue, o fato é que ela tem 13 anos, e agora ? quais sao as opçoes para ela, nao gostaria que retirasse a visicula, sinto me culpado pelo que fizeram com ela ? como saber se é possivel retirar apenas as pedras ou se essas pedras podem ser expelidas, qual é a medida maxima para que as pedras sejam expelidas ? atenciosamente Lincoln

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Erika,
    Isso deve ser uma gastroenterite. De longe não me parece ser da vesícula.

    A dor da vesicula é localizada no quadrante superior direito do abdomen , costuma estar relacionada a alimentação mas não costuma dar diarréia.

    abs

  • Erika

    Boa noite Dr.
    Eu tenho pedra na vesícula e já estou com cirurgia marcada, mas, nos últimos 10 dias sinto muita dor na área abdominal e comecei a apresentar diarréia. Isso significa que o quadro está piorando? Devo comunicar ao meu médico?
    Abs
    Erika

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ola Fernando,
    O nome disso é reflexo gastro-cólico e é perfeitamente normal. Ele apenas é mais exacerbados em algumas pessoas. Não indica nenhuma patologia.

    abs

  • fernando

    Olá dr. tudo bom ?
    Meu nome é Fernando. Não sei se estou postando no local certo.
    O caso de uma pessoa que acaba de se alimentar e já sente vontade de evacuar está relacionado com algum problema, vesícula, intestino ou outro ?

    att.