Pedra na Vesícula – Sintomas, causas e cirurgia

Dr. Pedro Pinheiro

comment 54 Comentários


O que é a vesícula?

A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado. Sua principal função é armazenar a bile, um líquido amarelo-esverdeado, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato, produzido pelo próprio fígado. A bile é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.

Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.

Como age a bile?

A bile, após sua produção pelas células do fígado, é escoada pelos ductos hepáticos até as vias biliares, juntando-se a substâncias produzidas no pâncreas, formando, assim, um suco de enzimas essencial para a digestão dos alimentos. Esta mistura é lançada no duodeno, onde irá encontrar com os alimentos recém saídos do estômago.

Como a bile é uma substância usada na digestão, não há necessidade de liberá-la para o duodeno quando não há comida saindo do estômago. Por isso, enquanto estamos de estômago vazio, a saída da via biliar fica fechada e toda a bile produzida é armazenada na vesícula biliar.

Anatomia vias biliares
Vias biliares

Portanto, quando estamos em jejum, a bile produzida pelo fígado fica sendo armazenada na vesícula. Quando comemos, a vesícula se contrai e expulsa a bile em direção às vias biliares, para que estas possam chegar ao duodeno.

A capacidade de armazenamento da vesícula é de mais ou menos 50 ml, o que não é muita coisa. A solução encontrada pelo organismo para suprir esta pequena capacidade de armazenamento foi concentrar ao máximo a bile para que ela, ao se dissolver no suco pancreático e aos alimentos, tenha uma ação muito potente. Para concentrar a bile, a vesícula começa a perder água, tornando-a cada vez mais espessa e muito mais forte do que a bile originalmente produzida pelo fígado.

Como surgem as pedras na vesícula?

O processo de concentração da bile na vesícula é feito de modo a torná-la mais espessa, porém, sem que a mesma se solidifique. As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile. A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.

Lama biliar

A lama biliar é um estágio logo antes da solidificação da bile. É uma bile gelatinosa, muito espessa. Na maioria dos casos a lama biliar não causa sintomas e acaba sendo eliminada normalmente pela vesícula. A lama biliar é um achado comum na vesícula de mulheres grávidas. O problema da lama é que ela é um grande fator de risco para formação dos cálculos biliares, principalmente aqueles formados por colesterol. O paciente que tem lama está a um passo de formar pedras.

Fatores de risco para a colelitíase

  • Idade: incomum em pessoas jovens, o risco de se desenvolver colelitíase (cálculo na vesícula) é 4x maior a partir dos 40 anos de idade.
  • Sexo: a pedra na vesícula é 3 vezes mais comuns em mulheres, provavelmente como resultado da ação do estrogênio sobre a bile. Após a menopausa, o risco de desenvolver pedras cai bastante, tornando-se semelhantes ao dos homens.
  • Gravidez: o excesso de estrogênio durante a gestação aumenta a saturação da bile.
  • Reposição hormonal: outro mecanismo em que o estrogênio está envolvido.
  • Obesidade: é o principal fator de risco em jovens, principalmente do sexo feminino.
  • História familiar positiva: ter parentes de 1º grau com história de pedras na vesícula aumenta em 2x o risco.
  • Rápida perda de peso: grandes perdas de peso em pouco tempo ou dietas com muito baixa caloria também são fatores de risco e estão associados ao surgimento de lama biliar.
  • Diabetes.
  • Cirrose.
  • Jejum prolongado: quanto maior o tempo da bile na vesícula, mais desidratada ela fica e maior o risco de formação de pedras. Jejum prolongado também pode causar lama biliar.
  • Medicamentos: Ceftriaxona, anticoncepcionais e fibratos são drogas que aumentam o risco de formação de pedras na vesícula.
  • Sedentarismo.
  • Doença de Crohn.
  • Anemia falciforme.

Sintomas

A maioria das pessoas com pedras na vesícula não apresenta sintomas. As pedrinhas ficam lá dentro da vesícula, quietinhas, sem causar nenhum problema. Às vezes, são tão pequenas que saem junto da bile e acabam sendo eliminadas nas fezes, sem que o paciente tome ciência do fato.

Os sintomas começam a surgir quando a pedra torna-se maior que o orifício de saída da vesícula. Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia. O problema é que a saída está obstruída e a contração acaba gerando uma grande pressão dentro da vesícula, levando à típica dor da cólica biliar.

A cólica biliar é uma forte dor no lado direito do abdome, abaixo das costelas, que ocorre habitualmente após uma refeição. Quanto mais gordurosa for a alimentação, maior é o estímulo para contração da vesícula e, consequentemente, mais intensa é a cólica biliar.

A dor em geral ocorre uma hora após a refeição, momento em que o alimento começa a chegar ao duodeno. Depois que o alimento todo passa pelo duodeno, a vesícula relaxa, a pressão dentro dela diminui e a dor desaparece. A cólica biliar é, portanto, uma dor tipicamente associada à alimentação.

Em alguns casos o paciente apresenta múltiplos cálculos dentro da sua vesícula. Quanto maior o número de pedras, maior a chance de ocorrerem obstruções e sintomas.

Complicações

Colecistite

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução persistente da mesma por uma pedra. A vesícula obstruída fica mais susceptível a infecções e inflamações. Bactérias naturais dos intestinos, como E.coli, Enterococo, Klebsiella e Enterobacter, costumam infectar a bile que fica estagnada dentro da vesícula obstruída, levando ao quadro de colecistite infecciosa.

A colecistite (inflamação da vesícula) é, portanto, uma complicação da colelitíase (pedra na vesícula).

Ao contrário da cólica biliar onde a dor é limitada e desaparece após o relaxamento da vesícula fora dos períodos de alimentação, na colecistite a vesícula torna-se permanentemente inflamada e a dor é constante, estando habitualmente associada a vômitos e febre. Na colecistite a dor também pode piorar com a alimentação, mas não desaparece por completo com o jejum.

Curiosamente, cerca de 10% dos pacientes com colecistite não apresentam evidências de pedras na vesícula, não havendo causa aparente para o surgimento da inflamação.

E quando a pedra fica presa nas vias biliares?

Além da cólica biliar e da colecistite, a pedra na vesícula pode causar ainda outro problema. Alguns cálculos são pequenos o suficiente para sair da vesícula, mas são maiores que o diâmetro das vias biliares, ficando impactado nas mesmas, sem conseguir chegar ao duodeno. A impactação de uma pedra nos ductos biliares também causa obstrução à passagem da bile. Este quadro se chama coledocolitíase.

Quando há obstrução apenas da vesícula, a bile armazenada fica estagnada, mas a bile que continua sendo produzida no fígado consegue ser normalmente escoada pelas vias biliares.

Por outro lado, quando a pedra impacta na via biliar, nem a bile do fígado nem a bile da vesícula conseguem ultrapassar a barreira. Esta bile represada volta para o fígado e começa a ser absorvida pelo sangue, levando a um quadro chamado icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos devido ao acumulo de bilirrubina (bile) no sangue e na pele. A icterícia também ocorre em outras doenças do fígado, como hepatite e cirrose (leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto).

Um quadro ainda mais grave surge quando a bile obstruída é contaminada por alguma bactéria vinda dos intestinos. Assim como a bile estagnada na vesícula pode se infectar causando a colecistite, a bile estagnada nas vias biliares quando contaminada provoca um quadro chamado colangite. A colangite é uma infecção grave das vias biliares, uma situação que costuma levar à sepse e tem alta mortalidade.

Pancreatite por cálculo biliar

Um terceiro modo de obstrução causado por uma cálculo biliar é a impactação da pedra na saída do ducto do pâncreas. Neste caso, a pedra impede a secreção das enzimas do pâncreas, levando a um quadro de pancreatite aguda.

Diagnóstico

O exame inicial para o diagnóstico das doenças da vesícula e das vias biliares é a ultrassonografia. No paciente com dor abdominal o diagnóstico é feito em duas partes, primeiro identificamos a presença da(s) pedra(s) e depois tentamos saber se estas são a causa dos sintomas.

Pedras na vesícula são muito comuns e nem toda dor abdominal pode ser atribuídas às mesmas. Muitas vezes o paciente tem uma gastrite, mas acaba culpando uma pedra assintomática pela sua dor. Tanto a cólica biliar quanto a colecistite possuem quadro clínico característico. Não basta achar uma pedra na vesícula para achar que o diagnóstico de qualquer dor abdominal estará feito (leia: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas).

Exames como a cintilografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser úteis quando há dúvidas se existe inflamação ou não vesícula.

Tratamento

Nos pacientes assintomáticos, que encontram uma pedra acidentalmente em exames de rotina, em geral, a conduta é expectante. Trabalhos mostram que menos de 15% das pessoas com pedras desenvolvem sintomas em um prazo de 10 anos. Além disso, a maioria dos pacientes que apresenta sintomas pelo cálculo biliar o fazem como cólica biliar, e não colecistite, colangite ou pancreatite. Portanto, a não ser que haja outros dados na história clínica, habitualmente não se leva à cirurgia pacientes com colelitíase assintomática.

Cirurgia de vesícula

Se o paciente apresenta sintomas da pedra, mesmo que somente cólicas biliares, a cirurgia está indicada. O tratamento mais comum nestes casos é a colecistectomia, retirada cirúrgica da vesícula. A colecistectomia pode ser feita por cirurgia tradicional ou por laparoscopia. Atualmente a cirurgia laparoscópica é a mais usada.

Nos casos de colangite, cálculos nas vias biliares ou pancreatite, o procedimento também é cirúrgico e visa a desobstrução das vias biliares. Após a desobstrução, retira-se também a vesícula no mesmo ato cirúrgico para evitar recorrências.

A vesícula é um órgão importante, mas não é vital. A maioria dos pacientes sem vesícula vive sem grandes problemas. Os principais sintomas que surgem após a retirada da vesícula são aumento dos gases e fezes mais amolecidas, principalmente após a ingestão de alimentos gordurosos.

Tratamento não cirúrgico do cálculo biliar

Nos pacientes com pedras predominantemente de colesterol e sem evidências de complicações, há a opção pelo tratamento com remédios. Existe uma substância chamada ácido ursodeoxicólico, ou ursodiol, que dissolve este tipo de cálculo. Através da tomografia computadorizada muitas vezes é possível avaliar a composição das pedras e indicar o tratamento com remédios.

O tratamento com esse fármaco é bem lento e pode durar anos até dissolver totalmente a pedra. Se o paciente estiver tendo cólicas biliares, este tipo de tratamento não está indicado, pois ninguém vai manter o paciente com dor por tanto tempo.

Existe ainda a opção pelo tratamento com ondas de choque (litotripsia), semelhante ao feito com o cálculo renal.

O grande problema do tratamento não cirúrgico é a alta taxa de recorrência das pedras. Mais de 50% dos pacientes voltam a apresentar pedras em um intervalo de 5 anos.

Cálculos formados pelo uso do antibiótico ceftriaxona costumam desaparecer espontaneamente algumas semanas após a suspensão do medicamento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


54 respostas para “Pedra na Vesícula – Sintomas, causas e cirurgia”

  1. Ceissy

    Como fica após a retirada da vesícula? Vou pode levar uma vida normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a maioria das pessoas leva vida normal.

  2. Nataly Santana

    Ótima explicação! Parabéns!

  3. Ane2003

    Com a retirada da vesícula inda é possível engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não interfere em nada.

  4. Pandora-cat

    Para todos que sofrem desse problema de vesícula, recomendo a retirada por videocoloscopia. Tres furinhos e no mesmo dia já em casa, hoje irei retirar os pontos de minha cirurgia de retirada de vesícula. E como o doutor Pedro acima disse, os sintomas são mínimos. Força para quem está sentindo dores, faça uma visita ao seu médico e faça a cirurgia. Vania Maris

  5. Sandra rosa rodrigues

    Terei que operar Mas tenho medo de ficar sem minha bile

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quem produz a bile é o fígado, não é a vesícula.

  6. Sandra rosa rodrigues

    Gostei muito da matéria . Fiz o exame e tenho cálculos volumosos e móvel de 3,2 cm e material amorfo compatível com a bile espessa

  7. Rodrigo

    Coceira e um sintomas de pedra na vesícula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma ser. Mas sintoma pode ser sintoma de doença das vias biliares se ele estiver sendo causa por icterícia.

  8. Amanda

    Dr. Bom dia, gostaria de saber, se pedra na vesícula, pode prender o intestino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  9. João Portella Neto

    Pequenos cálculos totalmente assintomáticos necessitam cirurgia?Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não.

  10. Luiz donadelli

    Parabéns pela explicação tirei bastante dúvidas ,porque eu tive dores e constou múltiplas pedras na ridícula de 12m. Estou aguardando cirurgia sem mais obrigado

  11. Joaquim Ferreira

    Amei o artigo. Muito explicativo em uma linguagem simples de entender. Nota 1000

  12. Nandressa Galavotti

    Excelente as explicações doutor.

  13. Kita Sousa Mary Kay

    essa cirurgia tem pelo sistema SUS de saúde doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  14. rose

    eu vou me operar e estou com medo

  15. Beatriz A S Marques de Oliveira

    Senti fortes dores e no atdmt emergencial, foi diagnosticado pedra na vesicula. Como sou alergica a anestesia, gostaria de saber se ha um tratamento alternativo. grata!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Alérgica a que anestesia? Existem diferentes substâncias. Você com certeza não é alérgica a todos os anestésicos.

  16. Marcia

    Dr. Meu filho tem um aninho e é deficiente de G6pd, ao fazer uma ultra para verificar o figado e o baço, foi visualizado uma pedra de 0,3 na visicula… Ela pode se desfazer? É necessário cirurgia nesse caso? Tem algo (alimentação) que eu possa fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma pedrinha muito pequena, se ele não tem sintomas, não precisa operar só pela existência da pedra.

  17. flavio do nascimento

    Ola Dr bom dia outro dia me apareceu uma forte dor na barriga que subiu até o abdomem e passou ao lado direito do estomago ja fui ao medico e só me passaram remedios para dor nao estou tendo alteraçao em absolutamente nada tipo enjoos fezes urina nada nao tenho problemas com comida bebida mas ha dor é constante e sempre tenho febre,sera pedras na vizicula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser inflamação da vesícula. Se você tem dor e febre, tem que investigar melhor a sua situação.

  18. Braian

    Dr. Minha mãe descobriu há 5 meses atrás que está com pedra na vesícula e só agora (há uns 2 meses atrás) que ela vem apresentando dores constantes. Como não está inflamada, os médicos estão dando medicamentos para aliviar as fortes dores, mas os mesmo não estão mais fazendo efeito e como os medicamentos são fortes, segundo os médicos, ela não pode toma-los frequentemente. A cirurgia dela está marcada para o mês que vem, mas as dores não passam e eu como filho, estou preocupado. As dores dela sempre vêem depois da alimentação. Tem algum remédio/chás caseiros para aliviar essas dores?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nem remédios caseiros nem chás vão aliviar a dor dela. Tem que fazer medicação de verdade.

  19. Nadia Maria Santos da Cruz

    Agora sei porque fiquei nesse estádo de dor , nunca liguei pra minha alimentação e ainda sou gordinha passei pelo cistema sanfona por varios anos . Já procurei o MÉDICO PRA PODER MARCAR A CIRURGIA .

  20. Cristiane Negrão

    ola boa tarde tenho pedra na visicula e ja foi indicada a cirurgia to so a espera para consulta com anestesista mais estou achando que estou gravida nao tenho ainda a certeza ! posso opera mesmo gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você estiver grávida, e não houver urgência, o ideal é esperar pelo 2ª trimestre ou pelo fim da gravidez para operar a vesícula.

  21. Renata Shinjo

    Olá, minha mãe foi diagnosticada com pedra na vesícula de 1,5 cm!! Gostaria de saber como é a cirurgia, é a laser, ou é retirada toda a vesícula? Provavelmente o que causou a formação, além da idade, é o colesterol alto..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A forma de cirurgia para retirada da vesícula mais comum é por videolaparoscopia.

  22. Marcio Martins

    Boa tarde! Tenho 34 anos e feito exames de rotina constatado que tenho duas ou três pedrinhas na visicula a maior de 6,6mm, o médico mandou eu me cuidar na alimentação e fazer novos exames daqui 3 meses. Não tenho nenhum sintoma, e queria saber se essas pedras podem pelo tamanho serem expelidas, ou se acha melhor fazer a cirurgia visto minha idade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Habitualmente não se faz cirurgia em pacientes saudáveis e assintomáticos.

  23. Claudio Alves

    Dr . queria saber se pedra na vesícula sendo pequena pode sair na urina ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Impossível, a vesícula não tem nenhum contato com o sistema urinário.

  24. Edimeia Bispo

    Obrigada pelo esclarecimento, já marquei o clínico geral!

  25. Fernando Hipolito Ferreira

    ola dr tenho que fazer um trabalho sobre esse assunto para faculdade mas não intendi direito como sao formadas as pedras na vesícula,qual o principal fator a ma alimentação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      As pedras surgem quando a bile fica muito concentrada. Existem dezenas de fatores que podem influenciar na sua concentração, incluindo fatores genéticos. O fator mais importante, porém, é a idade.

  26. Petronila Coelho

    Boa noite, gostaria de saber se quem tem pedra na vesícula fica com intestino preso. Obrigada. Petronila Coelho – Petrolina – PE.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a vesicula estiver inflamada, pode haver alteração do trânsito intestinal.

  27. suzinei

    ola dr. Pedro suas explicaçoes sao bem claras.obrigada

  28. Rosana Martinelli

    Dr,estou vomitando há mais de 30 dias e perdi 15 kg,não fica nada da alimentação ingerida,isto seria algo na vesícula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser muita coisa. Já está na hora de você procurar atendimento médico.

  29. André Braz Nunes

    Dr. minha noiva foi diagnosticada recentemente com pedras na vesícula, e sempre sentia dores abdominais fortes e muita ânsia de vômito, o que fazer para aliviar as dores até a cirurgia, se for o caso? Antecipadamente agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      André, não posso indicar medicamentos pela Internet, ainda mais sem nunca ter visto sua noiva na vida. Ela precisa ir ao médico para ele controlar a dor até que a cirurgia possa ser realizada.

  30. Jaqueline Santos

    Doutor, fiz uma ultrasonografia e o doutor disse que eu tinha pedras na vesícula mais eram pequenas , mais o único sintoma que sinto é enjoo que vai e volta, e quando tomo omeprazol eu nao sinto o enjoo. será que esse enjoo tem haver com pedra na vesícula ? E será que é necessário operar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me parece que o enjoo tenha relação com as pedras. Se melhora com omeprazol, é mais provável que seja algo como gastrite.

  31. j.wilson

    bom dia dr.minha esposa foi diaguinoticada com inumeros calculos na vesicula . ela 22 anos, tem gastrite leve intensidade,ela faz tratamento com omeprazou mesmo assim as dores e enflamaçao no abdome superior direito e´ constante ,acompanhadas de diareias por alguns dias.o medico disse pra ela retirar a vesila. vc acha que e´a melhor tratamento? e se asdores estao relacionadas com as pedras na vesiculas?obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ela tem inúmeros cálculos, a retirada da vesícula é mesmo indicada.

  32. Nathalia Tamires

    Boa tarde !
    Dr. Descobri que tenho pedra na vesícula na gravidez. Agora tenho que fazer uma cirurgia,mais tenho um bebê de 2 meses e pouco.. Gostaria de saber se posso fazer agora ou se tenho que esperar um pouco ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quando não é uma urgência, as cirurgias que costumam ser realizadas na gravidez são feitas durante o 2 trimestre de gestação.