14 de setembro de 2014

RUBÉOLA | Sintomas e diagnóstico

 
101 COMPARTILHAMENTOS

A rubéola é uma infecção viral, altamente contagiosa, que costuma acometer crianças. A rubéola é habitualmente uma infecção benigna, mas que pode causar sérias complicações se adquirida durante a gravidez.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a rubéola:

  • O que é rubéola.
  • Como se pega rubéola.
  • Sintomas da rubéola.
  • Diagnóstico da rubéola (rubéola IgG e IgM).
  • Tratamento da rubéola.
  • Rubéola na gravidez.
  • Vacina contra rubéola.

O que é rubéola?

A rubéola é uma infecção viral que costuma causar febre e manchas avermelhadas pelo corpo, chamadas de rash. O homem é o único hospedeiro deste vírus.

A rubéola é uma doença que vem se tornando cada vez menos comum, principalmente após a intensificação das campanhas de vacinação nos últimos anos. No Brasil, não há casos de rubéola notificados desde 2009.

Transmissão da rubéola

A rubéola é transmitida pelas vias aéreas, através de perdigotos (gotículas de saliva), como a maioria das infecções virais de transmissão aérea. O vírus da rubéola é altamente contagioso e costuma ser transmitido por espirros, tosse, beijos, talheres, ou mesmo através de conversas, caso haja tempo e proximidade suficientes para contato com perdigotos.

O período de incubação da rubéola, ou seja, o intervalo de tempo entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas, é em média de 14 a 18 dias. Entretanto, o individuo contaminado já torna-se contagioso entre uma a duas semanas antes da infecção se tornar clinicamente aparente. Isso significa que poucos dias depois de ter sido contaminado, e antes de qualquer sintoma, o paciente já é capaz de passar o vírus para outras pessoas.

Em muitos casos a infecção pela rubéola é tão fraca que passa despercebida, o que não impede, porém, que o paciente contamine outras pessoas. Por este motivo, muitos indivíduos com rubéola não conseguem identificar quem os contaminou.

O vírus da rubéola habitualmente invade o organismo pelas vias aéreas, mas cinco a sete dias após a contaminação já se encontra espalhado por todo o corpo, podendo ser encontrado no sangue, urina, pulmão, liquor, pele, etc.

Após o aparecimento do rash, a taxa de transmissão começa a cair, deixando o paciente de ser contagioso 5 ou 7 dias depois.

Sintomas da rubéola

Na maioria das pessoas, a rubéola apresenta poucos ou nenhum sintoma. Isto é particularmente verdadeiro nas crianças, que costumam ter uma quadro de rubéola bem fraquinho.

Naqueles que desenvolvem sintomas, estes surgem 2 a 3 semanas após terem sido contaminados. Os sintomas inicias da rubéola são inespecíficos, semelhantes aos de qualquer virose, com febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e prostração. Um exame físico mais cuidadoso pode revelar linfonodos (ínguas) na nuca e atrás das orelhas, que são bem característicos da rubéola.

rubéola foto

Após 1 a 3 dias de sintomas inespecíficos, surge o rash (exantema) da rubéola, que são pequenas manchas vermelhas difusas, como na foto ao lado. O rash costuma começar na face e descer para o resto do corpo em questão de horas. Dura em média 3 dias e depois desaparece. Além da pele, o rash também pode surgir no palato (céu da boca). Nesta fase, um quadro de dores nas articulações e conjuntivite também é comum.

O rash desaparece rápido, mas os linfonodos e as dores articulares podem durar ainda alguns dias. Crianças se recuperam mais rápido que adultos, que podem manter dores nas articulações por até um mês.

Como já dito, a maioria das pessoas não desenvolve sintomas após contato com o vírus. Mesmo aqueles que desenvolvem sintomas de rubéola, praticamente todos melhoram espontaneamente. Raramente, em média 1 a cada 6000 casos, o vírus pode acometer o cérebro, levando ao que chamamos de encefalite viral, um quadro gravíssimo e com alta mortalidade.

Crianças com rubéola devem ficar em casa até o rash desaparecer completamente, para evitar a contaminação dos colegas. Como a rubéola é uma doença que está em vias de ser erradicada, todos os casos devem ser notificados à secretaria de saúde.

Diagnóstico da rubéola 

O diagnóstico da rubéola é habitualmente feito através do quadro clínico. O diagnóstico diferencial deve ser feito com parvovirose e escarlatina (leia: ESCARLATINA | Sintomas e tratamento), que apresentam um rash muito parecido.

Quatro dias após o aparecimento do rash, o corpo já possui anticorpos contra a rubéola, o que permite realizar sorologia para confirmar laboratorialmente a doença. Como nesta fase a maioria das pessoas já está curada ou em processo de cura, e como não há tratamento específico para rubéola, sua confirmação laboratorial é geralmente desnecessária (exceto na gravidez. Explico mais abaixo).

Na sorologia existem dois tipos de anticorpos: anticorpos IgM e anticorpos IgG. O primeiro a aparecer é o IgM, que é o anticorpo que ataca o vírus. O IgM contra rubéola costuma já ser detectável no 4º dia de rash e permanece positivo por até 8 semanas. Após a cura, surge o segundo tipo de anticorpo, o IgG contra rubéola. O IgG é um anticorpo que indica que o paciente teve a doença e agora encontra-se curado e imunizado. Portanto, quem está com rubéola apresenta IgM positivo. Quem já teve rubéola ou foi vacinado apresenta IgG reagente.

Após a cura, os anticorpos IgG proporcionam uma imunização contra novos episódios de rubéola. Portanto, rubéola só se pega uma vez na vida. São raros e brandos os casos de reinfecção. O paciente pode ter contato novamente com o vírus da rubéola, mas os títulos de IgG se elevam rapidamente, impedindo que o paciente desenvolva a doença uma segunda vez.

Explicamos a interpretação da sorologia da rubéola com mais detalhes neste artigo: RUBÉOLA IGG E IGM | DIAGNÓSTICO DA RUBÉOLA NA GRAVIDEZ

Tratamento da rubéola

Não existe tratamento para rubéola. Mas isso não é um problema já que mais de 99% dos pacientes se curam espontaneamente. Em geral, prescrevemos antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas até que o paciente esteja totalmente recuperado.

Síndrome da rubéola congênita

A grande preocupação em relação a rubéola está na contaminação de mulheres grávidas. Se em crianças e adultos a doença é branda, no feto em desenvolvimento ela pode ser catastrófica.

Se a rubéola for adquirida durante o primeiro trimestre, o risco de mal formações é maior que 80%. Além dos defeitos morfológicos, 1 em cada 5 mulheres infectadas sofre aborto nesta fase. A síndrome da rubéola congênita se caracteriza por catarata, surdez, defeitos cardíacos, alterações no fígado e lesão neurológica, inclusive com retardo do desenvolvimento mental. Em vários países do mundo o aborto é permitido em casos de rubéola no 1º trimestre.

Recém-nascidos com rubéola congênita podem transmitir o vírus por até um ano, sendo necessário evitar o seu contato com outras grávidas não imunizadas.

Infecções contraídas após a 20º semana trazem pouco risco de mal formações, porém ainda existe a chance de transmissão da virose para o feto. Normalmente estas crianças nascem com baixo peso, mas sem defeitos na formação.

Nas grávidas a sorologia ganha muita importância. Toda gestante deve ser testada para rubéola; caso seja IgG negativo, deve-se dobrar os cuidados em relação a contatos com pessoas com sintomas de virose.

Mulheres que sejam IgG reagente não correm risco de pegar rubéola durante a gravidez.

Vacina contra rubéola

A vacina contra rubéola é composta de vírus vivo atenuado, e portanto, é contraindicada na gravidez. Porém, em 2006 um trabalho do ministério da saúde mostrou que em 26000 mulheres vacinadas inadvertidamente por desconhecerem o fato de estarem grávidas, nenhuma apresentou caso de rubéola congênita. Logo, não se vacina mulheres sabidamente grávidas, mas se ocorrer a vacinação por engano, o risco de complicações é baixo (leia: VACINAS NA GRAVIDEZ).

Toda mulher em idade fértil deve realizar uma sorologia para saber seu estado imunológico contra rubéola. Naquelas com resultado negativo (IgG negativo), deve-se aplicar a vacina. Pacientes que tenham IgG positivo estão imunizadas e não correm risco de terem  rubéola. Não é preciso vacinar pessoas que já tenham anticorpos IgG.

Não há problemas em receber a vacina durante a amamentação. Também não há problema em ser revacinado. Se durante uma campanha de vacinação a pessoa não lembra se já recebeu a vacina alguma vez na vida, ou se não sabe seu estado imunológico, ela pode ser vacinada. Esta orientação vale para homens e mulheres entre 20 e 39 anos.

Uma única dose da vacina contra rubéola é eficaz para criar imunização permanente em mais de 95% dos casos.

Como toda vacina com vírus vivo, ela também não deve ser tomada por pessoas imunodeprimidas ou com doença febril ativa.

Vale lembrar que a rubéola faz parte do atual calendário oficial de vacinação nas crianças (leia: VACINAS | Calendário, efeitos colaterais e contraindicações).

Vérsion en español:  SÍNTOMAS DE LA RUBEOLA
"RUBÉOLA | Sintomas e diagnóstico", 4 de 5 baseado em 6 votos.
Publicidade
  • Simone

    Minha filha está com rubéola, estou gravida de 29 semanas, se eu pegar o que pode ocorrer com o nenê?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Com 29 semanas o risco de complicação é baixo. Mas o mais importante agora é saber qual é o seu estado de imunidade à rubéola. Dê uma lida neste artigo: http://www.mdsaude.com/2014/09/rubeola-igg.html

  • Fabio Dluca

    Exame de Toxoplasmose igG deu 441,8

    Referencias – Negativo:menor que 1,00
    – indeterminado: maior ou igual a 1,00 / menor ou igual a 30,00
    – Reagente: maior que 30,00

    Toxoplasmose IgM resultado 0,21
    referencias: negativo: menor que 0,80
    indeterminado maior ou igual a 0,80/menor que 2,30
    reagente: maior ou igual a 2,30

    Ela esta gravida, ela esta infectada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      IgG positivo com IgM negativo indica apenas cicatriz imunológica. Isso é uma infecção antiga já curada, sem risco para o bebê.

  • Giselle Reis

    Parabéns pelo texto, bastante esclarecedor.

  • priscila

    Dr meu exame deu IgG 17.90 reagente logo estou imunizada ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se esse valor de 17,9 for acima do valor de referência do laboratório, sim.

  • Gelson Antunes

    Doutor meu IgM deu 1,29 valor de referência 1,00 e o IgG deu 108,20 valor de referência 10,0 fiz o exame com 6 semanas ,já passei com o obstetra ele falou que estou com rubéola é isso mesmo? Dani

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O IgM estar positivo fala a favor de uma infecção muito recente.

  • cristiane

    Meu resultado de exame, rubeola igg 84 ui/ml e igm 0,46 o que significa? Esyou gravida de 6 semanas aflita.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quais são os valores de referência do laboratório?

  • Andressa Serruya

    Posso estar com rubeola sem ter os sintomas da febre, dor no corpo, somente as manchas no corpo, como na barriga, colo e pernas ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Michelle

    Bom dia, já fui vacinada 4 vezes contra a rubéola, a mais recente foi em 2008. Em 2004 fiquei grávida e o resultado do meu exame foi IgG 70,4 reagente e IgM não reagente, o que significa imunidade. Hoje estou grávida do meu segundo filho e o resultado do meu exame foi IgG 441,6 (reagente) e IgM 2,78 (reagente), repeti o exame 15 dias depois e o resultado foi IgG 500 (reagente) e IgM 3,10 (reagente). O que isso significa? É possível perder a imunidade? Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma vez que você tenha comprovado imunização com IgG positivo, não há indicação de ficar repetindo a sorologia toda gravidez, pois isso pode gerar situações confusas, como este seu caso. Após 2 doses de vacinação, a taxa de imunização efetiva e prolongada contra rubéola é acima de 99%. Se você não desenvolveu nenhum sintoma de rubéola, o mais provável que você apenas tenha sido exposta ao vírus recentemente, sem que isso necessariamente indique risco ao feto. De qualquer forma, a opinião de um infectologista para confirmar a benignidade do caso seria interessante.

      • karina vasconcelos

        michelle estou no mesmo caso que vc,e ai o que que deu o seu? bjoos

      • karina vasconcelos

        michelle estou no mesmo caso que vc,e ai o que que deu o seu? bjoos

  • joao

    minha mae teve robéola quando estava na barriga dela,nasci um pouco surdo de um ouvido.. eu posso fazer filhos na minha mulher ? si minha mulher fica gravida o bebe nasci com a doença …

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, não há nenhum risco para o bebê.

  • alice

    oi boa tarde,apareceu uns caroços em meu pescoço,tava cossando e tava sentindo minha pele grossa,agora esta desaparecendo,mais tou sentindo ainda minha pele grossa,e estou mim cossando,sera rubéola?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não me parece descrição de rubeola.

  • GEISA

    Oi bom dia, tive Rubéola quando era criança e agora não consigo engravidar, tem algum problema com isso?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não. A causa da infertilidade deve ser outra.

  • margarete

    oi estou gravida de dois meses o meu exame de rubéola deu igg positivo e igm negativo pode causar problemas com o bébé? me ajudem por favor.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso significa que você teve a doença no passado e agora está curada. Não há riscos para o bebê.

  • caitano.zeilton63

    doutor minha filha esta gravida de 5 meses e esta com os sintomas da rubeola oq eu posso fazer ela nao tomou as vacinas estou muito preocupada me ajuda

  • http://profile.yahoo.com/ZDKAWPA2RC4MTKJWHYRROO3QGQ alesoares

    dr minha irmã começou com sintomas de rubeoula fazem 2 semanas,começou com inguas,febre e depois saiu o grosseirão na pele. e na boca como se fosse aftas.agora ela tem pouco só no corpo,ela foi ao medico,ele disse q era uma infecção viral.o problema é q estou gravida de 35 semans,moramos em casa separadas e bem longe.estou de repouso total e preciso muito de ajuda de minha mãe,já fui vacinada contra rubeola há 10anos mais ou menos.qnto tempo tenho q esperar pra poder frequentar a casa dela?ou aminha mãe vir na minha?SEm correr riscos?muito obrigada.Alessandra

  • http://profile.yahoo.com/ZDKAWPA2RC4MTKJWHYRROO3QGQ alesoares

    dr minha irmã começou com sintomas de rubeoula fazem 2 semanas,começou com inguas,febre e depois saiu o grosseirão na pele. e na boca como se fosse aftas.agora ela tem pouco só no corpo,ela foi ao medico,ele disse q era uma infecção viral.o problema é q estou gravida de 35 semans,moramos em casa separadas e bem longe.estou de repouso total e preciso muito de ajuda de minha mãe,já fui vacinada contra rubeola há 10anos mais ou menos.qnto tempo tenho q esperar pra poder frequentar a casa dela?ou aminha mãe vir na minha?SEm correr riscos?muito obrigada.Alessandra

  • http://profile.yahoo.com/ZDKAWPA2RC4MTKJWHYRROO3QGQ alesoares

    Dr fazem duas semanas q a minha irmã começou com sintomas de rubeola,teve inguas,febre e erupçao pelo corpo,inclusive na boca.o medico falou q era uma infecção viral ,mas não falou se era rubeola,nem fez exames.o problema é q estou gravida de 35 semanas,moramos em casas separadas,bem longe,e eu já fui vacinada a +ou – 10anos,gostaria de saber qndo posso voltar a frequentar a casa dela,sem correr riscos e qndo a minha mãe pode vir a minha.pois estou de repouso absoluto e preciso muito da ajuda dela.pose ser escarlatina tbm?muiot obrigada pela atençaõ .alessandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Porque a vacina serve para prevenir a doença e não para tratá-la.

  • http://profile.yahoo.com/AV5PIZRZFVQYEDBXWD3F4NJOSA rosane

    Dr. pq ela não precisa tomar a vacina ????

  • http://profile.yahoo.com/AV5PIZRZFVQYEDBXWD3F4NJOSA rosane

    oie estou gravida de 15 semanas , gostaria de saber se estou com rubeola ,pois o resultado anticorpos igM é indeterminado 1,33 e igG 50,00 UI/ML reagente …. não entendi estou preocupada com meu bebe … pode afetar ??? preciso saber me responda por favor …..

  • http://profile.yahoo.com/AV5PIZRZFVQYEDBXWD3F4NJOSA rosane

    oie estou gravida de 15 semanas , gostaria de saber se estou com rubeola ,pois o resultado anticorpos igM é indeterminado 1,33 e igG 50,00 UI/ML reagente …. não entendi estou preocupada com meu bebe … pode afetar ??? preciso saber me responda por favor …..

  • Drikaalima

    Olá doutor meu filho de 1 ano e 3 meses tomou todas as  vacinas pórem devido ao posto perto da minha residencia nunca ter a vacina no dia marcado de tomar as vacinas eles sempre tomou as vacinas com 1 mes de atraso ele já teve catapora, e agora o esta com rubeola, será que devido a ter tomado as vacinas atrasada ele veio apresenta essas doenças posso fazer algo contra esse posto  que so forne-se as vacinas atrasada? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Habitualmente só transmite quem está doente

  • Leo_teixeirao

    qual o periodo de atestado medico para rubeola? quantos dias terei que ficar afastado?

  • Damaris

    ola dr. eu tomei a vacina quando tinha 3 anos e do querendo engravidar é necessario tomar de novo? Pois aonde eu trabalho deve um caso de rubeola.

  • Nilson Furlan

    Boa tarde, doutor Pedro.
    Minha filha de cinco anos apresentou sintomas semelhantes aos da rubéola. Levei-a ao pediatra e o mesmo os identificou como alergia alimentar. Agora, oito dias depois, minha outra filha, esta de sete anos, apresenta os mesmos sintomas. O médico de plantão classificou estes como alergia, e maondou tomar anti-alérgico. Minha esposa está preocupada e deseja saber se há algum risco grave à saúde delas. Obrigado!

  • Drikaalima

    Olá doutor meu filho de 1 ano e 3 meses tomou todas as  vacinas pórem devido ao posto perto da minha residencia nunca ter a vacina no dia marcado de tomar as vacinas eles sempre tomou as vacinas com 1 mes de atraso ele já teve catapora, e agora o esta com rubeola, será que devido a ter tomado as vacinas atrasada ele veio apresenta essas doenças posso fazer algo contra esse posto  que so forne-se as vacinas atrasada? 

  • joca

    Doutor, meu exame deu AC ANTI RUBÉOLA lgG reagente 180, isso é grave?

  • Jangelicass

    Boa tarde, Dr. Pedro. Ha 20 anos atras fiz exame pra saber se já tinha tido rubeola. O IgG deu positivo e o IgM negativo. Em 2010 fiz outro exame e permaneceu positivo o IgG 19UI/ML e IgM negativo. Estou fazendo tto pra engravidar  e fiz outro exame agora em 2012 e fiquei surpresa deu IgG 11UI/ML(indeterminado) e IgM negativo. A medica pediu pra repitir e deu IgG 10 UI/ML. Deixei de ter anticorpos contra a rubeola? Como assim? O que será que pode estar acontecendo? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    No 9ª mês não costuma ocorrer maiores problemas

  • cinthia

    dotor meu filho tem 3 anos e ta com inguas em todo corpo a 5 meses,dores nas juntas muito fortes hemograma apresentou microcitose o vcm dele esta em 20,sera que esta muito forte e seria a causas das dores desde ja agradece.

  • cinthia

    dotor meu filho tem 3 anos e ta com inguas em todo corpo a 5 meses,dores nas juntas muito fortes hemograma apresentou microcitose o vcm dele esta em 20,sera que esta muito forte e seria a causas das dores desde ja agradece.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se vc tá com rubéola não faz sentido tomar a vacina.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se vc tá com rubéola não faz sentido tomar a vacina.

    • http://profile.yahoo.com/AV5PIZRZFVQYEDBXWD3F4NJOSA rosane

      Dr. pq ela não precisa tomar a vacina ????

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Porque a vacina serve para prevenir a doença e não para tratá-la.

  • Mariana

    eu tenho 17 anos e to com rubeola tenho que tomar outra dose da vacina lembrando que só tome quando era criança

  • Mariana

    eu tenho 17 anos e to com rubeola tenho que tomar outra dose da vacina lembrando que só tome quando era criança

  • Margarete

    Doutor meu igm deu reagente para rubeola  a medica pediu teste avidez estou preocupada não consigo nem pensar  o resultado vai demorar pra sair uns 15 dias  estavacom 3 meses quando fiz o exame somente no teste de avidez pode ja saber .espero resposta.

  • jhonata lucas clemente

    eu acho que estou com rubelora pasada pela minha prima ela foi no medico ele falo que ela ta com denque não ruberula

  • Nilson Furlan

    Boa tarde, doutor Pedro.
    Minha filha de cinco anos apresentou sintomas semelhantes aos da rubéola. Levei-a ao pediatra e o mesmo os identificou como alergia alimentar. Agora, oito dias depois, minha outra filha, esta de sete anos, apresenta os mesmos sintomas. O médico de plantão classificou estes como alergia, e maondou tomar anti-alérgico. Minha esposa está preocupada e deseja saber se há algum risco grave à saúde delas. Obrigado!

  • vilmo tiago

    outras pessoas que pegaran a doença viral e são imunes podem transmitir pra outras pessoas se tiverem contatos com pessoas com rubeula atual , se poden estes trasmitirem para outros como ospedeiros. att sr vilmo tiago.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente só transmite quem está doente

  • Anonymous

    Estou gravida de 14 semanas e nos meus exames apareceu rubeola gostaria de saber se meu bebe tem alguma chance de nascer sem nenhum problema, moro em outro pais e posso fazer um aborto sera que e uma medida prescipitada?

  • Bruna

    A pessoa pode ter rubéola mais de uma vez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas é raro.

  • Anonymous

    Boa noite Dr Pedro… Gostaria de saber quanto tempo a vacina de Rubéola é valida, sou homossexual e meu companheiro contraiu o vírus da doença, eu tomei a dose no inicio da minha adolescência, em 1992, hj estou com 30 anos, ele hj esta na fase do “RASH”, gostaria de saber se mesmo com essa vacina se poderei também desenvolver algum sintoma até mesmo por completo o estado da Rubeola… Obrigado

  • Carolbellotto

    Dr. estou gravida de 13 semanas e no exames anteriores meu exame havia dado IGM negativo e IGG positivo. POrém, tive contato com uma pessoa com rubéola. Qual o risco que eu corro?

  • Larisalopes

    se  a mulher  contrair  rubeola  no  nono  mes  de  gestaçao  o  que    acontese?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      No 9ª mês não costuma ocorrer maiores problemas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Letícia
    Não tem pq se preocupar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @san.mesquita@hotmail.com
    Se o IgG é reagente, significa que vc está imunizada contra rubéola

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro!
    Tive rubéola quando criança, tomei a vacina há uns tres anos em uma campanha e no dia 02/06 tomei novamente porque perdi minha carteira de vacinação e sabia q a DT estava atrasada. Sendo assim tive que tomar a tríplice também. Soube nesta semana que estou grávida, mas ainda não sei de quantas semanas. Sei que quando tomei a vacina não estava, pois havia menstruado no dia 28/05. Será que meu bebe corre algum risco? Desde já obrigada. Letícia Menezes

  • san.mesquita@hotmail.com

    Dr,
    Trabalho em UTI como Digitadora e recebo vacinas sempre pq o hospital em que trabalho obriga! Estou tentando engravidar e tenho uma amiga com filho com rubeola e tive contato com ele. Tenho rubeola Igg reagente e Igm não reagente, corro risco? Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Michelle
    É preciso faze a sorologia para saber se vc tem imunidade ou não a rubéola. Se tiver não é mais preciso se vacinar.

  • Anonymous

    sou michelle
    oi dr? mi vacinei a ultima campanha contra rubeola eu preciso toma novamente para eu em gravida nonamente ou nao precisa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luz
    Se você tem anticorpos, teoricamente não há risco de ter a doença. Além disso, a sua gravidez está bem avançada. A rubéola é mais perigosa no início quando o feto está em formação. Converse com o seu obstetra para ele te orientar.

  • Luz

    Boa tarde,estou com 36 semanas de gestacao,e tenho uma filha com rubeola,corro algum risco de contrair a doenca?meus exames de pre natal diz que tenho anticorpos,,,fico pouco aflita pq falta tao pouco pro meu filho nascer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silcris,
    Se IgM e IgG são negativos, significa que não há imunidade.

  • silcris-nut

    Dr Pedro,
    Fui vacinada 2 vezes na idade adulta (em 1998 e 2007) contra rubeola e meu exame de sangue deu nao reagente tanto para IgG, como para Ig M!
    Quer dizer q nao estou imune?
    Minha preocupaçao eh q estou gravida de 7 semanas!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    pouquíssimo provável.

  • Renata Cristina Zacarone

    Dr ,
    A pessoa que ja esta vacinada contra a rubela, pode pegar ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    K-rina,
    Não. Se o ela já estava curada, já não transmitia mais o vírus.

  • k-rina_ninha

    Oi doutor tive contato com uma pessoa que teve rubeola a cerca de um mês e meio, e minha irmã está gravida gostaria de saber se corre o risco de eu ter ficado infectada por uma pessoa em que o virus já foi embora.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Diego,
    São 5 dias após o desaparecimento do rash e não 5 dias de doença.

  • Diego

    Doutores, minha namorada manifestou a rubeola na sexta 02/09/09.
    Eu nunca tive a doença, mas tomei vacina quando criança. Existe algum perigo de contrair a doença se eu for visitá – la nesta sexta 09/09/09 ?

    Li que a transmissão da rubeóla é praticamente nula após 5 dias da manifestação no indivíduo

    Portanto, corro perigo ou não ao visita-la ?

    Grato, Diego

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Salete,

    De longe não tenho como responder nenhuma das saus perguntas. Vc precisa ser vista por um dermatologista. Isso pode ser alergia, infecção ou uma manisfestação dermatológica de outras doenças. Um conduta que pode ser boa para um, pode piorar o quadro se for outro.

  • Salete

    dr. é a salete de novo, esqueci de avisar, tenho bolinhas no pescoço, mas não tenho no rosto, não tive no rosto, e elas são bem espalhadas, não parecem MONONUCLEOSE. obrigada pela atenção. Parabéns pelo seu trabalho, é muito legal o que o senhor faz neste blog, tirando algumas duvidas de leigos como eu, é muito interessante, sempre tiro minhas duvidas em suas postagens.

  • Salete

    dr.

    gostaria de saber o seguinte:

    quinta comecei com umas coceirinhas no peito, na sexta e sabado estava cheia de bolinhas pela barriga, pescoço, nuca e costas, não tive febre, fui ao pronto socorro e o medico me deu uma injeção de corticoide, não resolveu, e as bolinhas continuam e se espalham, parecem mordidas de pernilongo, algumas vermelhinhas, e outras sem cor, minha garganta esta encomodando.
    1) pode ser rubeola, mesmo sem ter febre?
    2) me sinto cansada, isso também é uma sintoma de rubeola?
    3) vai passar sozinha?
    4) posso usar pasta d’agua p/ aliviar coceira?
    5) tenho irmas pequenas, e tive contato com elas todo tempo, o que fazer?
    6) não consigo agendar medico nenhum, não tem vaga, então continuo trabalhando normal, pode ser perigoso, sou recepcionista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kevin
    Os linfonodos podem ser a última coisa a desaparecer. Às vezes duram vários dias após a cura da rubéola.

  • Kevin – PE

    Dr Pedro,

    Quantos días aproximadamente uma pessoa pode ficar com as “ínguas” no pescoço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nina,
    A recomendação atual é 28 dias de intervalo.

    3 meses é a recomendação antiga.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Debora,
    Se vc não for imune a rubéola, seria bom evitar contato muito próximo com esse colega.

  • Nina

    olá Dr.
    tomei a vacina há uns dois anos, mas meus exames mostram que não desenvolvi anticorpos. Pretendo engravidar, e vou tomar nova vacina. Alguns médicos dizem que tenho que esperar 3 meses antes de engravidar, outros dizem que isto já está ultrapassado e que não há risco nenhum em engravidar logo após a vacina. Não gostaria de ter que esperar mais 3 meses para começar a encomendar o bebê. O que o senhor me recomenda?
    Obrigada pela atenção, desde já.

  • *** Debora Lino ***

    Dr Pedro/Dr Renata, meu nome é Débora e estu grávida de 6 semanas. No meu local de trabalho temos uma funcionária cujo filho está com rubéola. Nesse caso há algum perigo de contágio??

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Luisa, a infecção por rubéola confere imunidade. No entanto, raramente, pode ocorrer re-infecção. Ou seja, a chance é muito pequena, mas existe a possibilidade, sim, de você transmitir o vírus para outras pessoas, caso se re-infectasse.
    Abraços.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Eu tive rubéola quando pequena. A minha dúvida diz respeito ao contato com a minha sobrinha que está com rubéola no momento, e se eu transmitiria o vírus para terceiros caso entrasse em contato direto com ela.
    Obrigada,
    Luisa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    lilaaa,
    Se vc se vacinou, não deve ser rubéola.

    Procure um médico para ser avaliada.

  • lilaaa

    caro Dr. Pedro

    Me vacinei compra rúbeola na última campanha proposta (ano passado), contudo a uns 4 dias venho tendo os sintomas da doença. isso é possivel já q eu fui vacinada a tão pouco tempo? o senhor falou de manchas na nuca e atras da orelha. tenho manchas por todo o corpo menos nesses locais, pode ainda assim ser rúbeola?

    desde já agradecida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daniela,
    com certeza.

  • Daniela

    Olá, Dr. Pedro. Estou preparando-me para engravidar, e fiz o exame de rubéola. Tomei a vacina no ano passado, mas não tenho anticorpos. Devo tomar outra dose da vacina, por garantia? Obrigada Daniela, Campinas SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marina,
    Pode ter sido sim.
    Agora o exame pode ter dado regente apenas pela vacina. Era preciso ver com calma esse resultado.

    De qualquer maneira, várias viroses podem dar esse quadro, inclusive dengue.

    Uma sorologia completa pode esclarecer o que foi. Mas o mais importante é que agora vc está bem.

    abs

  • Marina

    Dr.Pedro, esses dias a noite tive febre media, após 2 dias começou a parecer umas manchas vermelha na face, braço e tronco e após 3 dias já não tinha quase + nada tive também dor nas juntas, e tb uma ingua no pescoço, só que tomei vacina a 10 meses atras, fiz exame de rubelo deu reagente, o q tive foi rubela mesmo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudineia,
    VC tem ceteza disso ?

    Acho que vc está confundindo a presença de anticorpos positivos contra rubéola com infecção.

    Confirme esse diagnóstico com o seu obstetra.

  • cleudineia

    sou cleudineia tomeia a vacina 2 vezes em 2001 e a outra ano passado hoje estou gravida de dez semana fiz o exame de sangue constou que estou com rubeola meu filho pode nascer com algum problema obrigado….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adriana,
    A máscara ajuda, mas não impede a transmissão.

    Como em qualquer vírus, as mãos são fatores importantes de transmissão.

  • Adriana

    Dr.Pedro nao tenho como pedir licença porque sou autonoma sou cabelereira e essaepoca e a que mas trabalho mas tenho como saber que as pessoa que vou ter contato nao estao gravidas. acha que posso trabalhar com a mascara se no caso a trasmissao e por saliva obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adriana,
    Se vc está mesmo com rubéola o ideal é pegar uma licença para não contaminar outras pessoas, principalmente se houver grávidas ou maridos de grávidas no seu trabalho

    abs

  • Adriana

    ola DR.Pedro acho que peguei a rubeula com meu filho e gostaria de saber se a forma de passar e apenas atraves da saliva?eu trabalho com outras pessoas se eu usar uma masacara posso trabalhar tramquila ser ter risco de contagiar outras pessoa ?obrigada.

  • Adriana

    ola DR.Pedro meu filho tem 2anos e 3 meses e estar com esses sintomas um pouco de febre,sem se alimentar e com manchas vermelhas no corpo todo como se estive entoxicado hoje fas tres dias eu achei que fosse uma alergia e mediquei com um ante-histaminicose for rubeula esse medicamento pode agravar a situaçao dele? muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Samara,
    Não posso indicar tratamentos a distÂncia, sem conhecer os pacientes.

    Se for rubéola mesmo, elas já já somem. Procure um dermatologista

    abs

  • samara duarte

    Dr pedro estou com rubeola mesmo depois de vacinada a seis meses ,não tive febre e minha garganta está pouco inchada , as bolinhas estão pelo corpo todo a uns 6 dias e não vão embora o que posso passar na pele pra aliviar essa bolinhas???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Izânia,

    Se vc já teve rubéola não precisa se preocupar pois já tem anticorpos. Se filho não ocrre risco.

    A vacina é contra-indicada na gravidez

  • izania

    OLÁ DR.PEDRO!

    ME CHAMO IZÂNIA E ESTOU GRÁVIDA DE DOIS MÊSES.
    ESTOU MUITO PREOCULPADA JÁ QUE DOU AULA PARTICULAR E ESTAVA COM UMA ALUNA QUE TINHA RUBÉOLA,ATÉ ENTÃO NÃO SABIA QUE ESTAVA GRÁVIDA.eU JÁ TIVE RUBÉOLA,E ESSA É AMINHA SEGUNDA GRAVIDEZ,POR FAVOR ME AJUDE!
    QUERO SABER SE MEU BEBÊ CORRE ALGUM RISCO E SE POSSO TOMAR ALGUMA VACINA,
    OU FAZER ALGUM EXAME PARA SABER SE ESTOU COM RUBÉOLA.

    MUITO, MUITO OBRIGADA!

    QUE DEUS O ABENCOE SEMPRE PELA PROFISSÃO QUE O SENHOR ESCOLHEU!
    BEIJOSS!!!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Susyele,
    o rash parece uns 2 ou 3 dias depois da febre.
    abs

  • susyele

    AI DR. PEDRO TIVE MEDO QUANDO LI SOBRE MONONUCLEOSE, MAS OLHANDO OS SINTOMAS E OLHEI MINHA FILHA ELA NÃO TEM INGUAS ATRAS DA ARELHA E AS MACHA DELA NÃO É TÃO FORTE E NEM TÃO INTENSA QUANTO A DA FOTO DE MONONUCLEOSE, ACHEI MAIS PARECIDA COM A DE RUBEOLA, POIS SÃO MANCHAS MAIS ESPALHADINHA, NOS BRAÇOS E NAS PERNAS QUASE NAO TEM…
    DR. PEDRO A RUBEOLA AS MANCHAS APARECEM COM QUANTOS DIAS, APOS A FEBRE OU TEM FEBRE E APARECE NO MESMO DIA????
    DESDE JA AGRADECIDA
    SUSYELE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Susyele,
    De longe não tenho como afirmar nada.
    Mas dê uma olhada no texto sobre mononucleose, pois acho que é um dos diagnósticos diferenciais

    http://www.mdsaude.com/2009/03/mononucleose-doenca-do-beijo.html

    abs

  • susyele

    OI DR.PEDRO , É SUSYELE NOVAMENTE APROVEITANDO SE FOR RUBEOLA QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR??? PODE LEVAR VENTO? SER PODE TOMAR BASTANTE BANHO?? O QUE PASSAR NAS BOLINHAS PARA ALIVIAR AS CORCEIRAS??? ALGUMA COMIDA QUE NÃO PODE???
    DESDE JÁ AGRADECIDA.BJUS

  • SUSYELE

    Dr pedro, meu nome é Susyele, minha filha de 1 ano e 5 meses, teve febre dia 10,11 e 12 de abril agora, quando ia engolir sentia muita dor na garganta, não tossia, não espirava , nada… o médico passou amoxilina disse que era garganta, dei dia 13 e 14 só que notei que tinha umas manchas nas orelhas, rosto, nuca, sobranceilhas, e agora ta no corpinho muitas bolinha amontoada vermelhas, fui a outra medica dia 15 ela disse que eu parasse de dar amoxilina, pois o que ela tinha era viral, mais tb nao passou mais nada , agora quero saber sera que minha filha esta com rubéola??? desde ja agradecida.
    bjusssss

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    VocÊ pode fazer sorologia tanto para dengue quanto para rubéola para saber se teve algum dos dois
    abraços

  • Anonymous

    boa noite,
    no dia 12/03 manifestei uma leve prostação e no dia 13/03 as manchas no meu corpo começaram a surgir, tive febre apareceu, muitas dores nas juntas e na cabeça. fiquei com esses sintomas até dia 16/03. como minha cidade está com surto de dengue fui diagnostica com isso, msm meu exame de plaquetas não ter dado abaixo do normal (estava 244.000). gostaria de saber como comprovo se tive rubeola e como proceder, sendo q tenho uma irmã gravida e uma criança em casa.
    abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Diana,
    Não entendi o que vocÊ queria dizer. Isto foi uma pergunta ?
    De que hemorragia vocÊ está se referindo?

  • diana monard

    Porque a hemorragia é rara na rubéola.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Sônia,
    Pelo o que entendi quando vocÊ engravidou já tinha curado da rubéola há quase 1 mês. Assim sendo, não há risco nenhum.

    O problema e ter a doença ativa durante a gestação.

    Abraços

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Tive rubéola 3 meses antes de descobrir que estava grávida. Hoje estou com 8 semanas. Sofro algum risco ?
    obrigada de antemão.

    Sônia