15 de novembro de 2013

DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida…

Saiba as indicações e quais são os principais remédios diuréticos disponíveis.

Publicidade

A classe dos diuréticos é uma das mais usadas na medicina, estando indicada em várias doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e outros que falarei com mais detalhes abaixo.

Quais são os principais diuréticos na prática clínica ?

Diuréticos de alça
– Furosemida (Lasix®)

Diuréticos tiazídicos
– Hidroclorotiazida (Drenol®)
– Clortalidona (Higroton®, Hygroton®)
– Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®)

Diuréticos poupadores de potássio
– Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®)
– Amilorida
– Triantereno

Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida que são usados apenas em situações específicas.

Diurético é tudo igual? 

Não, cada uma das 3 famílias descritas acima age em um local distinto do túbulo renal, apresenta efeitos desejáveis e adversos diferentes, e estão indicados para doenças distintas.

Como cada família de diurético age em local diferente do rim, não se assustem se o seu médico eventualmente prescrever 2 classes de diuréticos ao mesmo tempo. Não há nada de errado nesta conduta. Existem, inclusive, combinações já prontas no mercado. As mais comuns:

– Hidroclorotiazida + Amilorida (Moduretic®)
– Hidroclorotiazida + Espironolactona (Aldazida®, Ondolen®)

DiuréticosMas, apesar do mecanismo de ação distinto, todos eles apresentam uma característica em comum: aumentam a eliminação de sódio (sal) e água pela urina. Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.

Os diuréticos são indicados principalmente para o tratamento da hipertensão e dos edemas (inchaços). Os dois problemas estão relacionados a excesso de sal no organismo, que como consequência, provocam retenção de água. Para que o diurético exerça seu papel de modo correto, é preciso que o paciente limite sua ingestão de sal durante o uso da droga. Não adianta nada o diurético provocar um aumento na eliminação de sal pelos rins se o paciente está se entupindo de sal na dieta. Para haver resposta clínica, é preciso sair mais sal na urina do que entra pela dieta.

Vou falar um pouquinho das 3 principais classes e suas indicações

1) Diuréticos de alça – Furosemida (Lasix®)

O mais famoso diurético de alça é a furosemida (mais conhecida como Lasix®). É o diurético mais potente. Para se ter uma idéia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, o sódio excretado pula para 20%.

Por isso, a furosemida está indicada em doenças que apresentam retenção de sódio e líquidos como insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica e insuficiência renal.

Apesar do seu alto poder de excretar sódio, a furosemida não é um bom diurético para hipertensão. Ela só deve ser usada para esse fim em pessoas que tenham concomitantemente as doenças citadas acima.

A furosemida (lasix®) deve ser tomado, de preferência, duas vezes por dia. Como seu efeito dura em média 6 horas, este deve ser o intervalo de tempo ideal entre as duas tomadas. Se o paciente toma a primeira dose às 8h da manhã, a segunda deverá ser às 14h. Em alguns casos ela pode ser administrada em dose única.

Os efeitos efeitos colaterais mais comuns da furosemida: baixa de potássio, baixa de magnésio, desidratação, câimbras, hipotensão, aumento do ácido úrico. Edema de rebote pode ocorrer após suspensão súbita.

2) Diuréticos Tiazídicos – Hidroclorotiazida (Drenol®), Clortalidona (Higroton®, Hygroton®) e Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®)

Os diuréticos tiazídicos promovem uma diurese menor que a furosemida, porém, por terem um efeito que dura até 24h, a perda de sódio e água acaba sendo constante.

São os diuréticos mais indicados na hipertensão, pois além de diminuir o sódio, eles também tem ação vasodilatadora. Em pacientes com insuficiência renal avançada, os tiazídicos não funcionam. Neste caso, o melhor diurético é a furosemida, mesmo para hipertensão.

Se não houver contra-indicações, os tiazídicos devem ser a primeira, ou no máximo, a segunda escolha no tratamento da hipertensão.

Os efeitos colaterais mais comuns dos tiazídicos: todos da furosemida, além de aumento da glicose e do colesterol em algumas pessoas. Os tiazídicos causam sódio baixo no sangue mais frequentemente que a furosemida, principalmente em idosos.

3) Diuréticos poupadores de potássio – Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®), Amilorida e Triantereno

O mais usado é a espironolactona. Essa classe possui esse nome porque é a única que não aumenta a excreção de potássio na urina. Um dos efeitos colaterais dos tiazídicos e furosemida é a diminuição deste mineral no sangue por excesso de perda urinária. Os poupadores de potássio agem excretando sódio e diminuindo a excreção de potássio. Isso é ótimo para quem tem potássio baixo e perigoso para quem o tem alto. É o grupo de diuréticos mais fraco e estão contra-indicados na insuficiência renal avançada. São muito usados em associação com outros diuréticos.

A espironolactona também inibe um hormônio chamado aldosterona ( leia sobre a supra-renal), que quando aumentado, piora a insuficiência cardíaca e a cirrose. Por isso, ela é muito usada nessas 2 doenças junto com a furosemida.

Os efeitos efeitos colaterais mais comuns da espironolactona são o aumento do potássio, ginecomastia, aumento de pelos e alterações menstruais.

Indicações dos diuréticos

– Insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS)
– Insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS)
– Cirrose (CIRROSE HEPÁTICA – Causas e Sintomas)
– Hipertensão (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA))
– Síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA)
– Hipercalemia ou hipocalemia (potássio elevado e baixo respectivamente)
– Diabetes Insipidus nefrogênico (Não confundir com diabetes mellitus) (leia:DIABETES INSIPIDUS)
– Quadros edematosos (inchaços) (leia: INCHAÇOS E EDEMAS)
– Edema cerebral
– Glaucoma (leia: GLAUCOMA | Sintomas e tratamento)

Publicidade
Publicidade
  • Bruna

    Olá. Meu ginecologista me receitou hidroclorotiazida, pois tenho muita retenção de líquidos. Porém sempre que tomo o remédio (2 vezes por semana) minha pressão cai de forma violenta, e já cheguei a desmaiar. Tem alguma outra opção?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não se toma diuréticos sem um motivo claro, pois, como você já descobriu, existem efeitos colaterais indesejados. Retenção de líquidos é um diagnóstico meio leigo. Ninguém retém líquidos sem motivo. O tratamento deve visar a causa e não o sintoma.

  • Gelson

    Existe diurético que não retem acido úrico? Tenho pressão razoavelmente alta e tomo indapen mas tenho tido problemas com retenção de acido úrico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, todos fazem aumentar.

  • Débora de Liz

    Hidroclorotiazida pode causar cansaço e dores nas pernas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é comum, mas de ele estiver em excesso, causando desidratação ou alterações eletrolíticas, até pode.

  • Igor Girão

    Pedro, por que mecanismo a espirolactona pode causar ginecomastia e aumento de pelos ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A espironolactona é uma droga que se liga a receptores de testosterona e estrogênio do corpo, ativando-os que se fossem os próprios hormônios sexuais.

  • Angela

    Boa tarde doutor o que pode acontecer com a mistura de furosemida 40mg e valsartana 80mg e hidroclorotiazida 12,5?
    Obrigada

    • Angela

      Obrigada pela atençao

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo da situação, essa associação pode ser usada.

  • Elias de Moura Rocha

    Bom dia Doutor,
    Eu , queria saber se é possível administrar dois diureticos da mesma classe , por exemplo: indapamida e HCTZ

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o mais recomendado. Não consigo me lembrar de alguma doença em que isso seja indicado.

  • Anderson

    Boa noite Doutor,

    Tenho hoje 36 anos e tomo medicamento de pressão alta desdes os 23. Hoje estou tomando o ablok plus 50mg+12,5 mg de clortalidona. Pratico atividade física ao menos 3 vezes por semana. Ultimamente tenho sentido uma dor constante na região lombar. Por acaso o uso desse medicamento prejudica o funcionamento dos rins? Ou prejudica alguma outra coisa? Muito obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não ataca os rins diretamente. A sua dor deve ser de coluna e não renal: leia esse texto e veja se ajuda: http://www.mdsaude.com/2013/10/dor-no-rim.html

      • Anderson

        Obrigado Doutor, ajudou muito. Comprei um torsilax. Boa semana!

  • Luciene

    Paciente com cirrose avançada e ascite pode tomar lasix e aldactone para o resto da vida?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode. Boa parte dos cirróticos precisa dos dois para controlar edemas e ascite.

      • domingos silva

        Bom dia,
        Dr. Pedro faco retenção de líquidos e um enfermeiro disse para tomar Furosemida 20mg num curto espaço. Posso tomar no espaço de uma semana e depois parar.
        Obrigado

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não, isso pode agravar os edemas. Procure a opinião de um médico, é mais seguro.

        • Diva divani

          Boa noite!! Incrível como as pessoas dão ouvidos aos que se acham médicos sem nunca ter freqüentado uma única aula de medicina!! Desde quando enfermeiro está habilitado a prescrever medicamentos???

  • Felipe

    Boa tarde, doutor.

    Gostaria de saber quanto tempo os resíduos do diurético ficam no corpo para fins de detecção em exames anti-doping?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Felipe, não sei. Essa informação não tem relevância nenhuma para a prática clínica habitual. Para o paciente comum, o que importa é quando o remédio para de fazer efeito e não por quanto tempo ele fica com vestígios da substância no corpo. Você tem que se informar com alguém especializado em medicina esportiva profissional para obter uma resposta confiável.

  • http://profile.yahoo.com/CB67RKKTQMMOYX7RZS62FPF5OU Carmen

    Olá!! Tomo o Tenadren há 13 anos e esse remédio tem diurético, ok? mas, agora, estou usando o Estreva em gel e percebi que meu quadril aumentou e estou apresentando inchaço nas pernas se fico sentada ou em pé por muito tempo.
    Antes da reposiçao hormonal fiz vários exames solicitados por nefrologista e urologista. Está tudo ok!! Nenhum problema.
    A sensação que tenho é a de que estou retendo líquido. Seria o hormônio a causa dessa sensação de inchaço?
    Obrigada

  • http://profile.yahoo.com/LWOLVA2N3Q65OSPQ6VOVS6XZJU elaine

    ola! doutor fiquei sabendo a 2 meses que tenho cardiomegalia estou em tratamento medico estou tomando propanolol de 80mg a cada 8 horas, eu tomava furosemida de 40mg mas com esses 2 medicamentos abaixava minha pressão e me dava muita tontura..nunca tive problemas de pressão cortando o uso do diuretico a tontura e a pressão normalisou.. mas estou preocupada sempre fui saudavel e a minha cardiomegalia é de nascencia…não estou tomando diuretico e nos casos de cardiomegalia o diuretico é muito importante estou preocupada meus tornozelos e pes incham,não sei o que fazer estou muito preocupada pois coração e perigoso preciso de orientação e ajuda estou assustada com a situação e ainda sinto muito cansaço ao andar até mesmo dentro de casa. o médico me diz que tem que encaichar medicamento certo ao meu organismo aos poucos me ajude….obrigado!!!!elaine bru/sp

  • marcoantonio123

    boa noite dr. tenho 39 anos e tomo 2 x ao dia losartana potassica e anlodipino.e tambem o medico me deu hidroclorotiazida. só que parei por conta de tomar o hidroclorotiazida porque estava doendo minha bexiga que chegava a me travar. eu parei de tomar e a dor passou….sendo que tomo d vez em quando;a dor volta na mesma hora. seria possivel trocar o medicamento por diaqua?

  • Eduardo Batista

    olá dr. tenho a pressão alta tenho inchaço abdominal, meu peso 112kg por 180altura 43anos. sei que tenho que largar do sal, gordura … fica difícil tudo que eu como tem que ter um pouco de sal. Sou funcionário público e não tenho acesso a um plano de saúde (descaso). Recorri a uma prima que trabalha na área de saúde pública e consegui marcar. fora esses remédios quais os melhores exames na rede pública existem para o meu problema?
    Agradeço.

  • http://profile.yahoo.com/XMJNYBLGHNRR7PZVYJP5VTFDRM Joana

    Olá… estou tomando furosemide 15mg para eliminar líquidos. Gostaria de saber se existe riscos nessa dosagem (2 comprimidos por dia).

  • http://profile.yahoo.com/6N54XEL5FV7JRF46NQ5VXN54PY tâmara christina

    Os efeitos efeitos colaterais mais comuns da furosemida: baixa de potássio, baixa de magnésio, desidratação, câimbras, hipotensão, aumento do ácido úrico. Edema de rebote pode ocorrer após suspensão súbita.

    Como minimizar estes efeitos numa idosa (76 anos) que toma esta medicação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      sabendo indicar bem quando a furosemida deve ser prescrita, acertando a dose e fazendo acompanhamento regular da paciente.

  • http://profile.yahoo.com/6N54XEL5FV7JRF46NQ5VXN54PY tâmara christina

    Os efeitos efeitos colaterais mais comuns da furosemida: baixa de potássio, baixa de magnésio, desidratação, câimbras, hipotensão, aumento do ácido úrico. Edema de rebote pode ocorrer após suspensão súbita.

    Com estes efeitos como proceder para minimizar os efeitos em uma pessoa idosa (76 anos) que toma esta medicação.

  • rose

    ola minha mãe toma as 3 classes juntas tem algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for por indicação médica, não.

  • Leda Rodrigues

    furosemida é contra indicado para gestantes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não se deve usar diuréticos em grávidas a não ser que haja uma indicação muito clara para isso.

  • Lm

    Doutor, porque a pessoa que tem cirrose precisa tomar um diurético?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque a cirrose provoca retenção de líquidos.

  • Nice

    Ola Dr. comecei ausar diureticos por indicaçao medica por causa de muito inchaço, e quando o medico suspendeu o uso do furosemida, eu parei mais logo comecei a inchar novamente e comecei a tomar por conta propria e nao consigo parar mais, poisquando paro o meu corpo incha de mais parece que ja acostumeu com o remedio, ou o meu rim nao funciona mais, Dr o uso de diuretico por 3 anos pode fazer parar o rim?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um nefrologista para ele te ajudar a lidar com o diurético.

  • Vera Chitolina

    oi Dr. meu pai tem 76 anos e esta com artrite gotosa, como ele estava muito inchado, o medico receitou furosemida, mas li que aumenta o acido urico, o que faço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Peça para o médico explicar o motivo dele ter prescito a furosemida mesmo sabendo que seu pai tem problemas com ácido úrico. Provavelmente o médico tem (ou deveria ter) um motivo para isso.

  • Bolachinha

    Se eu tomo furosemida às 7:30 da manhã a noite ele ainda faz efeito?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O efeito da furosemida dura cerca de 6 horas.

      • relayne

        doutor nao tenho problemas com a pressão mas posso tomar furosemida como diuretico ?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Qual seria a indicação para tomar furosemida no seu caso?

  • Navisantos

    Ir a academia e malhar você ficara só com músculos, não tome diuréticos sem prescrição médica se não tiver nenhum dos problemas citados no artigo acima.Diuréticos poderá prejudicar sua saúde.

  • André

    Doutor..tomava  100mg Losartana por dia..a pressão não estava muito controlada..fui indicado a tomar toda manhã higroton 25 mais comecei a sentir meu coração muito acelerado em certas partes do dia e no medidor d epressão acusou arritmia…
    Devo parar  ?
    ObrigaDo

  • Amaralnathalya

    Boa noite Doutor. Há um tempo atrás fiz o uso indevido de anabolizantes, os quais me resultaram diversos efeitos colaterais. Um deles foi retenção hídrica no rosto, alguns amigos me sugeriram utilizar o diurético Lasix, porém gostaria de uma opinião médica. Obrigada.

  • Paulo Afonso R Daher

    Sempre tomei o genérico do Higroton – clortalidona. Ao fazer consulta com meu atual cardiologista ele ao preencher a receita com os medicamentos, ao escrever clortalidona escreveu hiidroclorotiazida. ( engano ao digitar). Só fui perceber que algo estava diferente quando urinei em maior quantidade , coisa que mesmo com  clortalidona escreveu hidroclrotiazida. Estou em dúvida se continuo a tomá=-lo em virtude ter urinado bastante com um comprimido apenas ou se volto aso de sempre ou seja clortalidona. que não me faz urinar nada mais do que urino naturalmente e bem pouco. Fico chateado em procurar o médico pois teria que dizer-lhe que enganou-se ao digitar o medicamento.
    Ví no google que o hidroclorotiazida é contra indicado para quem tem dificuldades em urinar o que é meu caso.
    Mas  por outro lado, no único dia em que o tomei , urinei bastante e esvaziei a bexiga em apenas uma urinada coisa que nunca acontece pois só urinio aos pingos e pouquíssimo com o clortalidona.
    A dosagem de ambos é de 25 mg e uma vez ao dia.

    Obrigado

  • Mana

    Dr. Tenho 34 anos de idade, faz uns dois anos que passei a sentir dor nos rins do lado esquerdo, passei a tomar chá de quebra-pedra, as dores diminui, minha alimentação preferida é; Feijão, leite, carnes, doces, banana, mamão,(evito muito laranja) e tem dois meses que tomo um complexo vitamínico VITATABSH3(neolife),Simeticona, em relação a minha alimentação o que na sua experiência, devo evitar ou diminuir na dieta? E qual tipo de diurético o Doutor me indicaria? Agradeço desde já.

  • Paula_cachiolo

    Esse remedio é bom mesmo para acne adulta.Tenho SOMP…

  • luciene

    fui orientada trocar de anteconcepcional pela minha medica, e fiquei sem menstruar po 4 mesesmas engordei 10 kg , sera que posso tomar para eliminar agua do corpo?

  • luciene

    troquei meu anticoncepcional por prescriçao medica, mas engormei 10kg poque nao mestuei por 4 meses, sera que posso tomar para eliminar aguas do corpo

  • http://profile.yahoo.com/CVSYBBVWT7VWJOADG4XN7YIMLU yahoo-CVSYBBVWT7VWJOADG4XN7YIMLU

    Retenho muito liquido, principalmente antes e durante o periodo menstrual. Posso tomar diuretico nesse periodo?

  • Eliasbiel_

    dr. boa tarde ,pra quem quer perder agua , mas deixar elaa só no muscuslos , indicaria qual diurético ?

  • Giovana Miranda

    minha médica me passou ESPIRONOLACTONA + GLIFAGE XR + PREDNISONA para pelos e acnes e perder peso

  • Angela

    Dr estou tomando o cipralex a um ano ganhei 10k ,sei que a maioria e edema .recomendaria um diurético .

    Obrigada

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso é muito extenso. Vai te dar um imenso trabalho, pois não há tantos estudos assim sobre alimentos e diuréticos. A interação clássica é com sal. Sobre isso você vai achar muitas informações. Sugiro que você comece pelas bulas de cada diurético pois muitas delas fazem referência à interação com alimentos.

  • May_mtvip

    Não tem como eu especificar qual alimento, pois é isso que eu estou pesquisando na literatura, quais alimentos q pode interagir com os diureticos capaz de inibir ou aumentar sua ação.

  • Drika

    boa tarde
    minha medica passou pra pra mim o espironolactona pra diminuir os pelos e acnes , mais aquii você fala que aumenta o pelo?/ fiquei em duvida agora 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for caso de ovários policísticos, a espironolactona pode ajudar a reduzir os pêlos por interferir na produção de hormônios masculinos.

  • Mayana Buzahr

    Boa tarde,
    Estou fazendo um artigo sobre interação dos diureticos juntamente com os alimentos, estava pesquisando e vi seu artigo e gostei muito, queria saber se vc tem algo falando sobre o que eu estou procurando. Interação dos diureticos com alimento. Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Seja mais especifico, que tipos de alimentos você se refere?

  • vivian

    Doutor pessoas com  câncer pode tomar esses remédios além do limite????

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ninguém deve tomá-los além do limite

  • Leticia Corteletti

    Dr. tendo a pressão arterial normal,tem problemas de usar os diuréticos,para eliminar água do corpo.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se houver indicação para usar diuréticos, não.

  • Ana Maria

    DR. sou hipertensa ha 13 anos tomo medicamentos e o diuretico hct, posso vim ter algum problema renal?

  • Marcinha Thuka

    Marcela

    Dr. Pedro,
    Comecei a tomar diurédico Diacqua, estou urinando como antes, não esta auterando nada pra eliminar, eu sou muito inchada, com certeza retenho liquidos, estou tomando 1 comp. por dia, devo aumentar a dose, tomo 25mg, fiz exame tireóide pra ver se tenho, pois sou muito inchada, e faço regime tbm e não engordo nada, estou desesperada!!!

  • Htebasile62

    estou tomando lasix e espironolactona e nao estou desinchando o que fazer

  • Vanessa Mendes de Paula

    Dr. Pedro , eu uso hidroclorotiazida que uma endrocnologista me receitou juntamente com uma formula que ajuda no emagrecimento………isso ja tem uns 12 meses e eu tomei direto por durante este tempo. Gostaria de saber por qto tempo posso fazer uso direto deste medicamento pois descobri que ele não é natural .POIS agora que eu parei com o uso sinto que me faz falta o remedio pq tenho retenção de liquido me sinto e vejo que estou inchada . POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE.

  • Carlos Alberto Corrêa

    Dr. Pedro tenho 48 anos e fui orientado a tomar diariamente 1 losartana + 1 indapen. O sr. concorda com esta receita para uma pessoa ansiosa e que a pressão sistólica que volta e meia oscila entre 9 e 10. Na diastólica normalmente a máxima é 14.
    Obrigado
    Carlos RJ
     

  • Francianne

    Dr. Pedro, o uso de diuréticos pode comprometer a eficácia de anticoncepcionais?
    Obrigada!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Silvana Valente

    Existe alguma conexão entre o uso de diuréticos no combate a cardiopatias e o aumento da creatinina no organismo?

  • Maninho

    Doutor, o furosemida 40mg , pode ser tomado 3 vezes ao dia,, tipo quem é cardíaco. e está com líquido na barriga.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for ordem médica, não há problema.

  • Belinha_145

    Doutor, minha dermatologista receitou o uso de Diacqua para a redução das acnes. Mas fiquei assustada ao saber que este remédio é usado para o tratamento da hipertensão. Tenho 18 anos e minha pressão arterial normal é 11 por 7. Se eu usar o remédio, minha pressão não irá diminuir mais ainda, podendo causar problemas muito mais graves que a acne?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como você não é hipertenso, não necessariamente a sua pressão vai baixar com o diacqua

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @denivalldo
    Diuréticos não emagrecem ninguém. Pode fazer o peso diminuir inicialmente por diminuir a água corporal, mas não diminuiem a gordura do corpo.

  • denivalldo

    Dr. tenho uma duvida.
    a furosemida pode ser tomada para a redução de peso, tipo ,, pra quem quer imagrecer,

  • morgani*

    Dr. sua explicação foi excelente!!! Resumida e muito bem explicada!!

    Abraços!!!

    Dr. Morgani R. da Costa – Farmacêutica – Bioquímica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @mari
    A espironolactona além de ser um diurético também age nos receptores de testosterona, servindo assim como opção de tratamento para acne em mulheres.

  • mari

    Diacqua pode ser usado para tratamento de acne? Meu médico me receitou isso e achei muito estranho ao pesquisar sobre o remédio e descobrir que na verdade era um diurético. Qual a relação entre ele e o tratamento da acne?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julia,
    se usado em excesso ou mal indicado, pode sim.

  • Julia

    O uso de diurético pode alterar o nível de creatinina no sangue?

  • Anonymous

    Olá, faço uso do Diacqua há 1 mês.Porém, para o tratamento de acne.Eu tenho 26 anos e já tentei de tudo para acabar com a acne, desde medicamentos tópicos, até o famoso Roacutan, que promente a cura definitiva da acne.Foram 2 tratamentos, pois o primeiro não teve efeito prolongado, e assim a dermatologita aumentou a dose no segundo tratamento.Fiz tudo conforme orientação médica.O alcool, substância proibida durante o uso do remédio, nunca fez mesmo parte da minha vida.Não bebo, não fumo, tenho alimentação saudável e pratico atividades fisicas.Tomei anticoncepcional.Não tenho ovários policisticos.
    Retornei para a dermatologista e ela me sugeriu algo que nunca tinhamos tentado.O Diacqua.Me explicou que é um diurético, e para eu fazer uso por 6 meses.Durante um mês eu estava fazendo o tratamento, mas infelizmente não fui informada pela minha médica um efeito colateral muito desagradável.Alteração menstrual.Tomei um susto quando comecei a sangrar bem antes do normal, sempre tive menstruação regular, e somente depois do susto, me lembrei que a causa poderia ser o medicamento.Vim pesquisar a bula, é aí está.
    Uma pena não ter médicos competentes na minha cidade, conheço todos os dermatos daqui e nenhuma cura, só gasto, e efeitos desagradáveis, como se já não bastasse o roacutan que deixou meus secos e fracos demais.
    Todo médico deveria avisar seu paciente exatamente o que pode acontecer, pra eu não ter que passar por isso de novo.
    Vou parar com esse diacqua, e esperar que um milagre aconteça, pois tudo o que tinha que ser feito, eu fiz.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Janine,
    eu tenho um texto sobre creatina, vc viu?
    Neste caso não há indicação para diuréticos. O ideal é diminuir a ingestão de sal e procurar outra marca de creatina.

  • Janine

    Olá, Dr.!
    Não sou da área da saúde, mas, a pedido do meu marido, estou buscando informações a respeito das reações da Creatina. Já verifiquei que pode ocasionas inchaço facial, como vem ocorrendo com ele.
    Numa ocasião, li sobre o uso prolongado e necessidade de intervalo a cada 30 dias de uso…
    Minha pergunta é: para a redução do edema (neste caso é facial) seria indicado o uso de um diurético concomitante (qual família?) ou a suspensão do uso da creatina?
    Obs.: ele está fazendo suplementação com Whey 100% isolado + Creatina + Albumina(não concordo com o uso da albumina e da creatina juntas… crendice ou não… rsss)
    Desde já o agradeço,

    Abraços,

    Janine Torres

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Yasmin,
    não.

  • Yasmin

    ou o uso do Higroton corta o efito do anconcpsional gestinol28?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tiago,
    O ideal é evitar. Não é que seja contra-indicação absoluta, mas é das poucas situações onde não se deve dar prioridade aos diuréticos como primeira escolha.

    Se o doente tiver outras doenças que indiquem o uso de diuréticos como ICC, hipercalemia, edemas… deve-se usar a menor dose possível e acompanhr o ácido úrico sérico.

  • Tiago

    Olá! Sou médico (ainda sem especialidade) e tenho uma dúvida: os diuréticos tiazídicos podem ser usados para tratar hipertensào em pessoas com ácido úrico elevado?
    Agradeço desde já pela atençào.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Bruna: não.

  • bruna

    o uso de furosemida inibe a ação do anticoncepcional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luiza,
    Tente o seguinte. Não suspenda tudo de uma vez. Reduza progressivamente a dose da furosemida, ao longo de vários dias e diminua drasticamente seu consumo de sal. Se vc fizer isso direitinho talvez em 2 ou 3 semanas consiga tirar todo o remedio sem inchar, ou pelo menos sem inchar muito.

    Os edemas provocados pela suspensão dos diuréticos é passageiro e melhora muito se o consumo de sal for baixo.

    abs

  • yeda

    Olá,Dr!
    Meu nome é Luiza,tenho 35anos. Há 10anos atrás, procurei um médico, devido o inchaço que apresentava e passei a tomar diurético furosemida. Entretanto, não suspendi o remédio, conforme me orientou o médico e por incrível que pareça, estou ainda hoje com tal medicamento, pois todas as vezes em que tento deixá-los, incho muito à ponto de não conseguir colocar os sapatos. Fico desesperada, principalmente porque já tentei buscar ajuda e sempre levo broncas dos médicos. Confesso, que fui imprudente não suspendendo o remédio,mas é difícil de suportar, pois incho tanto que de manhã,acordo com o rosto deformado e as pernas ficam enormes. O máximo que consegui ficar sem o remédio foi 05 dias. Enfim, estou desesperada e preciso me ver livre deste medicamento. O que posso fazer? Grata!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Samuka,
    Antes de se indicar qualquer tratamento é preciso investigar a causa dos edemas. Edemas restritos a face provavelmente não respoderão ao lasix. Procure um clínico geral
    ABS

  • samuka

    Olá Doutor, tenho um problema serio com inchaço no rosto, as vezes acordo e meu rosta fica muito inchado o dia todo, durante o dia ele diminue um pouco mas mesmo assim incomoda bastante, e nos dias mais frios ou quando não janto antes de dormir o inchaço diminue durante o dia, a região do nariz e dos olhos são as mais afetadas.O Lasix pode me ajudar nesse caso? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O uso crônico de diuréticos pode a longo prazo piorar seu edema. Pode também levar a desidratação, câimbras e alterações nos sais minerais do seu corpo. Alguns diuréticos também estão ralacionados a osteoporose.

    O edema pré-menstrual é auto- limitado e não causa mal nenhum além de um pequeno desconforto

    Abraços

  • Anonymous

    Meu nome é Karina , tenho 33 anos.

    Excelente o seu site !!

    Tomo anticoncepcional Yas a +/- 8 meses e antes disso sempre me sentia muito inchada, troquei para este pois meu médico disse que ele tem ação diurética, não vi diferença nenhuma, em contra partida comecei a tomar diurético pra parar com essa sensação de inchaço, pois alguns dias antes de menstruar engordo +/- 2,5kg, me sinto muito inchada.
    O que isso pode me causar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Rosany,
    Eu não moro mais no Rio. Hoje estou em Lisboa, Portugal.
    abraços

  • rosany

    Dr Pedro o sr clinica no RJ?????? caso positivo como posso encontra-lo, trabalho em botafogo
    abcos

  • rosany

    muito obrigada dr, isto ja e uma saida vou conversar com a minha medica e logo espero te contar sobre minha vitoria sobre essa situacao tao desagradavel para mim
    um forte abraco
    sucesso sempre

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Rosany,
    Muito difícil avaliar assim de longe. Inchaço + hipertensão indica uma avaliação cuidadosa do rim.
    Mais informações só se eu pudesse te examinar e avaliar suas análises.
    Sugiro que procure um nefrologista
    abraços

  • rosany leite

    caro Dr tive nenem a 1 ano e 2 meses, porem do sexto mes de vida da minha filha para ca tenho tido inchacoes constantes dos membros inferiores e tambem um descontrole na minha pressao, tenho feito muitos exames mais nada acusam de errado a nao ser ligeiro aumento de glicose e do acido urico. o que sera que vem acontecendo comigo???? tenho estado muito preocupada, se o Sr puder me responder ficarei grata. rosanyleite@ig.com.br
    ps.: tenho tomado aldazida, o que tem me permitido desinchar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Marcos,
    Nesta época do ano o fuso é de 2h a mais. Eu costumo escrever entre 23 e 24h daqui (21h e 22h daí)
    Não precisa me chamar de senhor,não. Sem formalidades.
    Abs

  • marcos

    Estava lendo os posts antigos e, vou te dizer uma coisa: esse seu blog é muito bom! Até sobre quebra de patentes e medicamentos genéricos o senhor fala. Eu tenho aguardado todos os dias um post novo (ontem esperei até tarde mas fui dormir por volta de 23h, aqui no Brasil. A propósito, qual o fuso horário entre Brasil e Portugal?). Só hoje descobri que posso ler todos os antigos, que coisa ótima!
    Parabéns e abraços.