Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos adversos

Dr. Pedro Pinheiro

comment 129 Comentários


O que é a pílula do dia seguinte?

Conforme explicamos no artigo 20 métodos anticoncepcionais mais comuns, existem dezenas de métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado. Porém, por motivos diversos, todos os dias, milhares de mulheres têm relações sexuais sem a devida proteção de um método de controle de natalidade, estando sob elevado risco de desenvolver uma gravidez.

Nesses casos, felizmente, ainda há uma alternativa: a contracepção de emergência, mais conhecida como pílula do dia seguinte (PDS).

Ao contrário do que ocorre com os métodos contraceptivos clássicos, tais como os anticoncepcionais hormonais, diafragma e a camisinha, os quais são habitualmente utilizados antes ou durante a relação sexual, a contracepção de emergência é uma forma de contracepção que pode ser utilizada após o fim da relação não protegida. Quando tudo mais falha, a PDS é a solução.

Portanto, a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, em formato de comprimidos, que pode ser usado após a relação sexual, sendo capaz de inibir uma gravidez quando a mulher imagina ter tido relações sem as devidas precauções.

É importante frisar que a contracepção de emergência, como o próprio nome diz, é um método de controle de natalidade para ser usado apenas em situações de emergência. De forma alguma a pílula do dia seguinte deve ser usada habitualmente, como substituta dos métodos tradicionais de controle de natalidade, pois é menos eficaz e não há estudos sobre a sua segurança nessa forma de uso.

Quais são os métodos contraceptivos de emergência?

A contracepção de emergência, também chamada de contracepção pós-coito, é uma medida de controle de natalidade que deve ser utilizada pelas mulheres que não desejam engravidar, mas, por descuido ou fatalidade, tiveram relações sexuais sem a devida proteção.

Existem duas formas de contracepção de emergência:

  • Pílulas anticoncepcionais de emergência, mais conhecidas como pílula do dia seguinte (PDS).
  • Dispositivos intrauterinos, conhecidos como DIU.

O DIU é efetivo mesmo se implantado depois da relação sexual já ter ocorrido. Neste artigo, enfatizaremos a pílula do dia seguinte. Falamos especificamente do DIU em um artigo à parte, que pode ser acessado através do seguinte link: DIU – Anticoncepcional intra-uterino.

Nomes comerciais e preço médio

Levonorgestrel 0,75 ou 1,5 mg

  • Anulov 1,5 mg
  • Diad 0,75 mg.
  • Diad 1,5 mg.
  • Dopo 0,75 mg.
  • Hora H Uno 1,5 mg.
  • Neodia 1,5 mg.
  • Norlevo 1,5 mg (comercializado em Portugal).
  • Pilem 0,75 mg.
  • Poslov 0,75 mg.
  • Poslov 1,5 mg.
  • Postinor-2 0,75 mg.
  • Postinor Uno 1,5 mg.
  • Pozato Uni 1,5 mg.
  • Previdez-2 0,75 mg.
  • Prevyol 2 0,75 mg.
  • Saya Control 1,5 mg.

Atualmente, a pílula do dia seguinte é um medicamento barato. A maioria das marcas pode ser encontrada com preços entre 2 e 20 reais a caixa com 1 ou 2 comprimidos. Pesquise antes de comprar. Não há nenhum estudo comprovando maior eficácia de uma marca em comparação as outras.

Ulipristal 30 mg

  • Ellaone (comercializado em Portugal): preço médio: 26 euros – caixa com 1 comprimido de 30 mg.
  • Ulip: preço médio: 30 reais – caixa com 1 comprimido de 30 mg.

Como tomar

Após uma relação sexual desprotegida, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, pois a sua eficácia reduz-se com o passar do tempo.

Apesar da já tradicional recomendação de 72 horas (3 dias), até o limite de 120 horas (5 dias) a contracepção de emergência ainda pode ser eficaz. É importante notar, entretanto, que a cada dia que passa, a eficácia contraceptiva do esquema se reduz, principalmente após as primeiras 72 horas.

Recentemente chegado ao Brasil, o acetato de ulipristal é um tipo de pílula contraceptiva de emergência cuja eficácia permanece elevada (acima de 98%) até 120 horas (5 dias). Portanto, se por algum motivo você só conseguir tomar a PDS tardiamente, o ulipristal é a melhor escolha (caso esteja disponível nas farmácias da sua cidade).

Em razão de a pílula do dia seguinte ser mais efetiva nas primeiras horas, recomenda-se a todas as mulheres de vida sexual ativa que não planejam ter filhos a curto prazo ter pelos menos uma caixa do medicamento à mão para uso rápido em caso de emergência.

Nas mulheres que já usam anticoncepcional regularmente, mas precisam da pílula do dia seguinte por terem esquecido de tomá-lo corretamente, a pílula convencional pode ser reiniciada no mesmo dia. Nesse caso, porém, como é um retorno à pílula, nos primeiros 7 dias, a mulher não estará totalmente protegida, devendo neste intervalo fazer uso adicional de algum outro tipo de contracepção, como a camisinha.

Levonorgestrel

O levonorgestrel é habitualmente vendido em caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg, que podem ser tomados juntos ou separados por 12 horas de intervalo. Já há no mercado a versão em dose única (caixa com 1 comprimido de 1,5 mg), o que facilita a toma única do medicamento.

Se você tomou o levonorgestrel como pílula do dia seguinte e teve nova relação sexual desprotegida após 24 horas, é possível tomar uma segunda dose.

Ulipristal

O ulipristal é vendido em caixa com 1 comprimido de 30 mg, e deve ser tomado em dose única.

Ao contrário do levonorgestrel, o ulipristal não pode ser usado mais de uma vez por ciclo menstrual. Portanto, se você teve nova relação sexual desprotegida, a repetição do medicamento não está indicada.

Quando usar a contracepção de emergência

A pílula contraceptiva de emergência não é método anticoncepcional de uso frequente. Geralmente, indicamos seu uso em duas situações:

1. Se você teve relação sexual vaginal sem a proteção de nenhum método anticoncepcional (camisinha, DIU, pílula, implante, diafragma, etc.).

2. Se você teve relações sexuais e usou um método anticoncepcional de forma incorreta ou se este apresentou falhas. Isto inclui as seguintes situações:

  • Camisinha que estourou, foi usada incorretamente ou saiu do pênis durante o ato sexual.
  • Mulher que normalmente toma pílula anticoncepcional contendo estrogênio e progesterona e se esqueceu de tomá-la por dois dias seguidos.
  • Mulher que normalmente toma pílula anticoncepcional contendo apenas progesterona (chamada de minipílula) e atrasou sua ingestão em mais de três horas.
  • Mulher que normalmente usa injeções de acetato de medroxiprogesterona (também chamado de Depo-Provera®) e atrasou sua injeção por mais de duas semanas.
  • Mulher que normalmente usa adesivos anticoncepcionais e os retirou antes ou depois do tempo programado.
  • Diafragma ou preservativo feminino que se rompeu ou saiu do lugar.
  • DIU que saiu acidentalmente.

Como funciona

O levonorgestrel é uma progesterona sintética, que atua como método contraceptivo de emergência por dois mecanismos:

  • Inibição da ovulação.
  • Impedimento da fertilização do óvulo pelo espermatozoide.

Dentre os dois mecanismos acima, a inibição da ovulação é o mais importante; daí a necessidade de tomar a pílula o mais rápido possível.

Basicamente, o que a pílula do dia seguinte faz é alterar o ciclo menstrual (leia: Período fértil – Quando ocorre a ovulação?). A maioria das mulheres acaba tendo a menstruação até uma semana após a data anteriormente prevista. No entanto, dependendo da fase do ciclo na qual a pílula do dia seguinte foi tomada, a menstruação pode vir até 1 semana antes do previsto.

Em geral, as características típicas da menstruação, tais como número de dias, aparência e volume de sangue, permanecem inalteradas. Se você notar diferenças relevantes, isso pode ser sinal de gravidez. O recomendado é fazer um teste para confirmar.

A pílula do dia seguinte provoca aborto?

Não, a pílula do dia seguinte não é abortiva! O aborto é proibido por lei no Brasil. Se a pílula contraceptiva de emergência fosse abortiva, ela não teria autorização para ser comercializada.

Tecnicamente, uma medicação abortiva é aquela que age após o óvulo ter sido fecundado. O aborto é a perda de um embrião que estava se desenvolvendo em um útero. Como explicado, a ação do levonorgestrel é anterior à implantação do óvulo fecundado no útero, não sendo, portanto, uma droga abortiva.

Se o levonorgestrel for tomado após o óvulo já ter sido implantado no útero, ele não terá efeito algum sobre a evolução da gravidez. Além de não provocar o aborto, não há estudos que indiquem perigo de má-formação fetal, caso o medicamento seja acidentalmente usado em mulheres já grávidas.

O ulipristal, por sua vez, pode ter efeitos nocivos para o feto e não deve ser tomado se a mulher suspeita já estar grávida.

Eficácia

Se tomado corretamente e dentro do prazo de 5 dias, o ulipristal apresenta eficácia de 98,5%.

Já o levonorgestrel, apresenta as seguintes taxas de sucesso:

  • 95% quando tomado nas primeiras 24 horas após o ato sexual.
  • 85% quando tomado entre 24 e 48 horas após o ato sexual.
  • 58% quando tomado entre 49 e 72 horas após o ato sexual.
  • 15 a 20% quando tomado entre 73 e 120 horas após o ato sexual.
  • Próximo de 0% quando tomado após 120 horas.

Alguns estudos demonstraram uma redução da eficácia da pílula de levonorgestrel em mulheres com mais de 75 a 80 kg de peso (ou IMC maior que 30). Apesar disso, a Agência Europeia do Medicamento e o FDA consideram insuficientes as informações disponíveis atualmente para concluir que a eficácia da contracepção de emergência se reduz com aumento do peso corporal.

É importante salientar que o efeito da pílula é garantido apenas para aquela relação sexual que motivou o seu uso. Se uma mulher voltar a ter relações desprotegidas após ter tomado a pílula, não há como garantir seu efeito anticoncepcional.

O que corta o efeito da pílula do dia seguinte?

O efeito da pílula do dia seguinte pode ser reduzido por diversos fatores, incluindo:

  • Interações medicamentosas: alguns medicamentos ou suplementos podem reduzir a eficácia da pílula do dia seguinte. Exemplos incluem:
    • Medicamentos para tratamento de epilepsia (como fenobarbital, fenitoína, carbamazepina).
    • Medicamentos para o tratamento do HIV (como ritonavir).
    • Alguns antibióticos (como a rifampicina).
    • Ervas medicinais que contenham hipericão (Erva de São João).
  • Vômitos ou diarreia: se ocorrer vômito ou diarreia intensa dentro de algumas horas após tomar a pílula, a absorção do medicamento pode ser comprometida.
  • Peso corporal: Como referido, em algumas mulheres com IMC elevado, a eficácia da pílula pode ser menor.
  • Tempo de ingestão: quanto mais tempo passar entre a relação sexual desprotegida e a ingestão da pílula, menor será a sua eficácia. A PDS é mais eficaz quando tomada nas primeiras 24 horas após a relação.

Efeitos colaterais

A PDS é um tratamento extremamente seguro, se tomada corretamente. Não há relatos de efeitos colaterais graves. A maioria dos efeitos colaterais são leves e transitórios.

Entre os efeitos adversos mais comuns da pílula do dia seguinte, podemos citar:

  • Náuseas e vômitos (efeito adverso mais comuns).
  • Desregulação da menstruação (comum no primeiro mês após o tratamento).
  • Pequenos sangramentos vaginais fora do período menstrual (comum no primeiro mês após o tratamento).
  • Tontura.
  • Fadiga.
  • Dor de cabeça.
  • Sensibilidade nos seios.
  • Dor abdominal.

Se houver quadro de vômitos nas primeiras duas horas após ingestão da pílula, sugerimos a repetição do esquema.

Contraindicações

Não existem contraindicações absolutas. Mesmo as mulheres que apresentam contraindicações à pílula anticoncepcional de uso diário, como aquelas com doença cardiovascular, doença hepática, enxaqueca ou risco aumentado de trombose, podem utilizar a PDS.

Mulheres que estão amamentando podem tomar a pílula do dia seguinte, mas devem atentar para o risco de parte dos hormônios passarem para o bebê. O seu uso, portanto, deve ser ocasional (leia: Melhores Métodos Anticoncepcionais Durante a Amamentação).

Caso a mãe opte pelo ulipristal, ele deve ser tomado imediatamente após a mamada, e o aleitamento deve ser interrompido por 36 horas. Neste intervalo, a mãe deve manter a extração do leite de forma artificial para manter o estímulo à produção do leite.

Dúvidas comuns

A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?

Sim, o objetivo da PDS é evitar que as mulheres engravidem. Se a PDS não funcionasse exatamente no momento em que a mulher está sob risco de engravidar, ela não teria utilidade alguma.

A pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

Sim, pode haver interferência no ciclo menstrual, tanto para mais como para menos.

Em geral, a descida da menstruação no prazo de uma semana confirma a eficácia da pílula do dia seguinte.

No entanto, dependendo do momento do ciclo menstrual em que a PDS tenha sido tomada, a menstruação pode até demorar um pouco mais para descer. Poucos dias de atraso não devem ser motivo para pânico. 

Se a menstruação não tiver vindo 3 semanas após o uso da pílula do dia seguinte, a paciente deve fazer um teste de gravidez, pois, nesses casos, deve-se considerar a hipótese de falha da pílula (leia: Teste de gravidez – como e quando fazer).

Quantas vezes posso tomar a pílula do dia seguinte?

Não existe um limite estabelecido. Apesar de não ser recomendado, a PDS pode ser tomada mais de uma vez por mês. Se você teve uma relação sexual desprotegida, tomou a PDS e voltou a ter relações 3 a 5 dias depois, a pílula do dia seguinte pode ser tomada novamente.

Entretanto, é importante destacar que não é recomendado utilizar a PDS como forma habitual de contracepção. O uso repetido da anticoncepção hormonal de emergência como método contraceptivo primário apresenta as seguintes desvantagens:

– Menor eficácia.
– Mais cara.
– Maior incidência de irregularidades menstruais.
– Maior risco de efeitos colaterais a curto e longo prazo, devido à maior ingestão de hormônios.

A pílula do dia seguinte faz mal?

Não. Mas ela precisa ser tomada de forma correta. Se você encarar a PDS como uma forma de contracepção de emergência, não costuma haver problema. Todavia, conforme explicado no tópico anterior, se a PDS for utilizada repetidamente, em substituição à pílula anticoncepcional de uso regular, efeitos colaterais relevantes podem surgir.

Posso tomar a pílula do dia seguinte se eu já tomo a pílula anticoncepcional comum?

Quem toma a pílula anticoncepcional corretamente não precisa tomar a pílula do dia seguinte. Porém, conforme já explicado, se você esqueceu de tomar sua pílula por mais de 2 dias seguidos e teve relações desprotegidas, a PDS está indicada.

Posso tomar a PDS próximo da menstruação?

Sim, se a relação desprotegida ocorreu próximo da menstruação, a pílula do dia seguinte pode ser tomada sem problema.

Posso tomar as duas pílulas do dia seguinte juntas?

Não. Você precisa escolher uma das opções apenas. Tomar mais de uma pílula não aumenta a eficácia, mas aumenta o risco de efeitos colaterais.

A pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim, nenhum método contraceptivo é infalível. A PDS tem uma taxa de falha baixa, mas maior que as pílulas anticoncepcionais em geral. A taxa de falha para uma única relação desprotegida no ciclo menstrual do ulipristal é de 1,5 a 2% e a do levonorgestrel é de 2,5 a 3%. Essas taxas são maiores se a mulher precisar usar a PDS por vários ciclos diferentes ou tiver mais de uma relação no mesmo ciclo.

Tive relações ontem e tomei a pílula do dia seguinte. Hoje tive relações desprotegidas de novo, preciso tomá-la novamente?

Sim. Tomar contracepção de emergência antes de ter sexo desprotegido não oferece a máxima proteção, porque o esperma pode viver dentro de você por até cinco dias após a ejaculação. Como as PDS só fornecem a proteção mais intensa por três a cinco dias, ter sexo desprotegido após já ter tomado a PDS basicamente significa que o esperma pode durar mais do que a janela de eficácia do medicamento. Portanto, a pílula do seguinte deve sempre ser tomada DEPOIS da relação, nunca antes.

Preciso tomar a pílula do dia seguinte se tenho relações no período de pausa do meu anticoncepcional tradicional?

Não. Se você está tomando a pílula anticoncepcional tradicional corretamente, mesmo durante o período de pausa, você continua protegida.

Quanto tempo a pílula do dia seguinte fica no organismo?

Levonorgestrel: o levonorgestrel das PDS atinge níveis máximos no sangue cerca de 2 horas após a ingestão e começa a diminuir depois disso. A meia-vida do levonorgestrel (tempo necessário para que a concentração do medicamento caia pela metade no corpo) é de aproximadamente 24 a 32 horas. Portanto, ele pode ser detectável no corpo por cerca de 2 a 3 dias após a ingestão, mas seu efeito diminui com o tempo.
Ulipristal: a PDS com ulipristal tem uma meia-vida mais longa, de cerca de 32 horas, o que significa que ele pode permanecer no corpo por aproximadamente 4 a 5 dias após a ingestão.

A pílula do dia seguinte causa mudanças no corpo?

Não, não há nenhuma mudança na aparência do corpo pelo uso da PDS.

Informações em vídeo

Para finalizar, assista ao vídeo abaixo produzido pela equipe do MD.Saúde que resume as informações contidas neste texto.

YouTube video

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


129 respostas para “Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos adversos”

  1. Nide

    Ontem Tive relação desprotegida, tomei o anticoncepcional normalmente, e hoje também, mas hoje, passado 24 horas, tomei também a pílula do dia seguinte diad 1,5mg uma dose. Quero saber se isso pode me fazer mal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, mas pode interferir com a sua menstruação. Se você toma a pílula convencional corretamente, não precisa da PDS.

  2. Ana Paula Rodrigues Silva

    Olá doutor tomei a pílula semana passada posso tá tomado na outra semana.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houve nova relação sexual desprotegida, sim. Porém, você precisa rever sua estratégia de contracepção, não é ideal ficar tomando PDS com frequência. O melhor é começar a tomar a pílula anticoncepcional tradicional.

  3. Emília

    Dr, não teve penetração. O líquido dele entrou em contato com a minha calcinha e tomei a pílula do dia pílula após 40min do ocorrido. É possível que eu esteja grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Muito pouco provável.

  4. Karina

    Doutor, tive relação a 2 semanas atrás e tomei a pílula. Menstruei, e no fim dela, novamente tive relação. Posso tomar a pílula do dia seguinte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  5. Gabriel

    Doutor, tive relação sexual com minha namorada, camisinha estourou e após 4 horas compramos a pílula do dia seguinte, passaram-se 6 horas de quando ela tomou e não teve nenhum efeito colateral ainda, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não é obrigatório ter efeitos adversos.

  6. Fernando

    Doutor , a mihha mulher toma essa pílula do dia seguinte frenquentemente , e a menstruação dela ainda não veio ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Essa pílula não deve substituir a pílula anticoncepcional convencional. Se ela está tomando frequentemente, está fazendo errado.

  7. Ju

    Doutor, tive relação sem preservativo no período que eu estava esperando a minha menstruação descer, na pausa de 7 dias do ciclo21. Em menos de 24 hrs tomei a pílula do dia seguinte, mas a minha menstruação não desce, é normal esse atraso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ter relação. Se você está tomando o Ciclo 21 de forma correta, mesmo na pausa, você contínua protegida, não precisa recorrer à pílula do dia seguinte.

  8. Ana Paulo Gomes

    Pode tomar a pílula do dia seguinte um dia e depois no outro dia vai funcionar ?? tipo eu fiz relação sem a camisa em um dia aí no outro dia eu fiz também será q funciona explica por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é repetir a dose. A pílula deve ser tomada DEPOIS da relação sexual desprotegida. Qualquer pílula tomada ANTES pode não ter o efeito adequado.

  9. Daiana

    Dr. Pedro, tive uma relação desprotegida e tomei a pílula. No dia seguinte novamente tive uma relação sem proteção. Nesse caso é necessário tomar mais uma vez a pílula? (Não tomo anticoncepcional)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a pílula deve ser tomada de novo se você teve relações sexuais novamente depois da última dose.

  10. Ana

    Obrigada, medico lindo S2

  11. Roberto

    Doutor, a pílula do dia seguinte funciona no dia que a mulher ovula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim. Funciona em qualquer momento do ciclo.

  12. rhafaella Alves das chagas

    Doutor, tive uma relaçao sexual desprotegida, no prazo de 4 horas tomei a PDS. tem possibilidade de eu ter engravidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Possibilidade há, mas o fato de você ter tomado a PDS no prazo correto reduz bastante o risco.

  13. Renata

    Doutor , tomo Selene corretamente e uso camisinha. A mesma estourou e por medo tomei Diad. Corta o efeito do Selene?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não corta, mas se você toma o Selene corretamente, não precisava tomar o Diad.

  14. Vitor

    A pílula funciona após a ovulação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  15. Emanuelly Dill Pires

    tive relação sexual pela primeira vez a 9 dias atrás, e foi sem camisinha, 4 horas depois tomei a pilula do dia seguinte, e minha barriga está muito grande e dura, é possível eu estar grávida? se sim, qual a chance?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É pouco provável, mas não é impossível. A questão é que em apenas 9 dias não dá tempo para você ter sintomas de gravidez. Mesmo que você possa ter engravidado, esses sintomas que você está sentindo não são do bebê, que ainda seria um minúsculo embrião que mal teve tempo de se implantar no útero.

  16. Thiago

    Doutor, fazer sexo desprotegido entre a primeira (cerca de 2 horas depois da primeira dose) e segunda dose do DiaD aumenta as chances de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, a diferença de intervalo é muito curta.

  17. Nayara Crystina

    Obrigado por se dedicar a publicar esse material e tirar dúvidas que parecem tão comuns para uns e para outros não. Li que quem está amamentando pode tomar levonorgestrel lembrando que passa para o leite materno, nos comentários vi que tomando uma vez não trará problemas para o bebê. Qual o risco real, mesmo que utilizado uma vez, desse medicamento para o bebê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os estudos clínicos não mostram efeitos adversos para o bebê, nem em relação ao crescimento nem ao desenvolvimento. Mulheres que amamentam podem usar levonorgestrel para anticoncepção de emergência.

  18. May

    Olá!
    Tenho uma dúvida!
    Tive relação sexual desprotegida no meu período fértil, acho que estava ovulando…tomei a pílula do dia seguinte 24h depois da relação…como a ação da pílula é inibir a ovulação…Será que posso engravidar se realmente tiver ovulado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, porque a pílula do dia seguinte não é infalível. Mas a probabilidade maior é de que você não engravide.

  19. Vitória

    Eu fiquei 5 dias sem toma a pílula do dia seguinte aí depois no quinto dia eu tomei a pílula msm eu tomando essa pílula pode corre o risco de eu engravida pq tô muito precupada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      5 dias é um pouco atrasado, principalmente se foi a pílula de Levonorgestrel. E a pílula do dia seguinte não é tão eficaz quanto a pílula comum. Risco de gravidez sempre há.

  20. Matins

    Tomei a pílula do dia seguinte, a de dois comprimidos logo de uma vez, perde a eficácia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você estiver se referindo ao levonorgestrel, não tem problema tomar os dois comprimidos juntos.

      1. Martins

        Sim, foi o Pilem, então não tem problema ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não.

  21. Lilia

    Tive relação, e logo em seguida, uns 20 minutos depois, tomei a PDS, corro risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Risco sempre há, mas como você tomou a PDS precocemente, o mais provável é que não engravide.

  22. Lilia

    Tive relação, e logo em seguida, uns 20 minutos depois, tomei a PDS, corro risco?

  23. David Ramos Silva

    Ola Dr!
    Se caso tomar só um comprimido, terá efeitos colaterais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, mas se for a de levonorgestrel, o medicamento pode não funcionar.

  24. David Ramos Silva

    Ola Dr!
    Se caso tomar só um comprimido, terá efeitos colaterais?

  25. cristiane alves.

    Bom dia dotor parabéns pelo trabalho.
    Posso tomar a pipula dia seguinte apois 3 horas do ato sexual.camisinha estourou. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, quanto mais rápido, melhor.

  26. cristiane alves.

    Bom dia dotor parabéns pelo trabalho.
    Posso tomar a pipula dia seguinte apois 3 horas do ato sexual.camisinha estourou. Obrigada.

  27. Vanessa

    A pílula, do dia seguinte, funciona no dia fértil??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o objetivo é exatamente funcionar no dia fértil para impedir a gravidez.

  28. Vanessa

    A pílula, do dia seguinte, funciona no dia fértil??

  29. andressa

    Quais as chances de uma mulher q está amamentando ficar grávida novamente

  30. vi

    Eu amamento, meu filho tem tres meses! Posso tomar a pilula Dr. Pedro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Durante a amamentação, a única pílula recomendada é a minipílula, composta apenas de progesterona. Porém, a pílula do dia seguinte pode ser utilizada eventualmente. Mas existe o risco dos hormônios serem passados para o bebê através do leite.

      1. vi

        Quais os riscos dos hormônios para o meu filho?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Se for uma única vez, não há problema.

  31. vi

    Eu amamento, meu filho tem tres meses! Posso tomar a pilula Dr. Pedro?

  32. Manu

    Dr. Tomo anticoncepcional a três meses e nunca esqueci, além disso faço controle pelo APP que disse que estava ovulando. Só que tive relação sem preservativo e houve ejaculação. Qual o risco de estar grávida? Devo tomar a pílula do dia seguinte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você toma o anticoncepcional sem erro, você não ovula. Não precisa tomar a pílula do dia seguinte.

  33. Bibi

    A pílula do dia seguinte acelera os batimentos cardíaco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  34. Bibi

    A pílula do dia seguinte acelera os batimentos cardíaco?

  35. Wa Petersen

    Doutor li que a candidíase pode acontecer devido a elevadas doses hormonais, a PDS pode causar candidíase vaginal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for usada com frequência, é possível.

  36. Beatriz

    Tomei a pílula do dia seguinte mês passado, tem algum problema se eu tomar esse mês também?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas por que você não começa a tomar a pílula comum logo? Dessa forma você já está se enchendo de hormônio na mesma e a eficácia contraceptiva é mais baixa.

  37. Bibi

    Estou com diarréia e quero tomar a pílula do dia seguinte, será que ela faz efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for uma diarreia intensa, pode não fazer.

  38. Bianca

    Bianca a day ago Pending

    Bom Dia, Tomei a PDS dia 18/05 e dei continuidade ao Antconcepcional.. não mestruei, corro risco? Não esta atrasada ainda, vem essa semana

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há problema. Se você não engravidou, a tendência é a menstruação vir normalmente no próximo ciclo.

      1. Bianca

        Mas tenho risco de estar? Tomando a PDS e dando continuidade no Anticoncepcional? é para vim amanhã

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Mas você já tomava anticoncepcional antes? Se sim, por que tomou a PDS?

  39. Jonathan

    Tomei a pilula do dia seguinte e duas semanas depois menstruei, corro o risco de estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  40. nathalia

    no dia seguinte depois de ter tomado a PDS(pílula do dia seguinte) posso terminar minha cartela de anticocepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  41. Edivania Flavio

    Dr.minha mestruação está atrasada mais de 15 dias,e fiz relação camisinha posso tomar a pirula do dia seguinte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A PDS tem que ser tomada no máximo até 72 horas depois da relação. Se a sua menstruação já está 15 dias atrasada, a PDS não tem mais utilidade nenhuma.

  42. :)

    eu tomei depois da relação sexual, mais não tomei a segunda pilula ,eu posso estar gravida ?
    e se eu estiver, prejudica o bb ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se estiver grávida, não se deve tomar a PDS. Não funciona e ainda pode fazer mal à gravidez.

  43. Camilla Spiller

    menstruei dia 13 e tive relações dia 17, dia 18 tomei a PDS e dia 23 menstruei novamente, isso é normal?
    é menstruação ou hemorragia, pois tomei a PDS por 4 meses seguido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz isso. A PDS tem doses muito elevadas de hormônios. É para ser tomada esporadicamente. Você pode ter efeitos adversos graves.

  44. stephanny barreto

    Olá , eu tomei a segunda pilula uma hora depois da hora correta , porqe eu tinha me esquecido ! Tem algum poblema na eficacia ? Abç ‘

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  45. Aiulli

    Eu tomei a segunda pilula duas horas antes da hora correta que era pra tomar tem algum problema na eficacia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  46. Joana

    Olá! Tomei a pílula do dia seguinte e 3h depois deu diarreia, tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que a diarreia seja intensa e frequente, não há problema.

  47. Rafaela

    Ola, tem alguma coisa a ver se ejacula varias vezes em poucas horas e depois toma a pilula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema, contanto que a pílula seja tomada dentro do prazo correto.

  48. Cátia Castro

    Ola gostaria de por uma questao…. fiz amor com ô meu namorado no dia 9 deste mes por volta da 1h da manha…. ô presevativo arrebentou e ele nao sentiu quando demos por ela ele ja tinha ejaculado dentro de mim. No mesmo dia por volta das 9h da manha tomei uma pilula do dia seguinte…. acha que posso estar gravida? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tomou a pílula dentro do prazo. A princípio, não deve engravidar.

      1. Cátia Castro

        Obrigada doutor continuação de bon trabalho

  49. Cristina

    Dr. bom dia
    gostaria de esclarecer uma situação.
    ontem tive relação com meu namorado, sendo q hoje era o dia certo de tomar o anticoncepcional injetável. É necessário tomar PDS e a o anticoncepcional ? ou so o anti concepcional ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você está tomando o anticoncepcional sempre na data correta, não precisa de PDS.

      1. Cristina

        obrigado , e parabens por esse trabalho q vc faz

  50. Fernanda

    se eu tomar 2 pilulas de anticoncepcional com intervalo de 12 horas… funciona como pilula do dia seguinte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  51. Eduardo

    Doutor, é possivel uma mulher engravidar no mesmo mês em que tomou uma pilula do dia seguinte? houve sangramento após toma-la e em seguida uma relação desprotegida em que aconteceu a ejaculação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A PDS não é 100% eficaz.

  52. Tristão

    Dr. gostava de saber qual é a idade minima ou a idade em que se pode começar a tomar a pilula do dia seguinte.
    obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a pessoa já ovula, ela pode tomar a PDS.

  53. Loki Afk

    dr. tive uma relação com minha namorada dia 15 . mas não usei nada . e cheguei a ejacular dentro . dois dias depois ela tomou PDS . e com 5 dias depois chegamos a ter outra relação e a camisinha estoro . e ela novamente tomo a PDS . a mestruação dela ja veio mas veio muito pouca . sera que ela esta gravida Dr .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a menstruação veio é porque ela não engravidou.

      1. thiago

        Dr. Mais nesse caso ele falou que veio pouca, pode ser que seja a fecundação que e normal sangramento mais claro que pode ser confundido como menstruação?!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, pode confundir. Por isso, é importante saber se foi mesmo menstruação.

  54. Leticia

    Oii Doutor fiz sexo com meu namorado com camisinha mas ela escapou e ficou la dentro e ele ejaculou!! Quando retirei a camisinha de dentro de mim tinha semem espalhado em mim e na camisinha ficou bastante tbm…. na mesmo hora fomos pra farmácia e compramos Pozato uni e acho que no máximo em 1h eu tomei ela, eu nunca tinha tomado e não faço uso de pílula anticoncepcional a 1 ano, mesmo fazendo tudo diretinho da um medo que ela possa falhar mas gostaria de saber na minha situação se fiz tudo direitinho e se posso ficar tranquila e estar protegida??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, você fez o que deveria ser feito nesses casos.

  55. monique

    Olá. tomei a pilula do dia seguinte em abril e no final de agosto e gostaria de saber se pode desregular a menstruação no caso de menstruar duas vezes no mês? ex: menstruei dia 29 de outubro e depois menstruei de novo dia 9 de novembro. A PDS pode desregular o organismo assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas costuma ser apenas no primeiro ciclo. Meses depois não é comum.

  56. rita Joaquim

    Dr. Ontem tomei a pilula a hora certa e tive relações sexuais, porem durante a noite tive diarreia que alias continua, e como era de noite nao sei se passaram 4 horas depois da toma da pilula que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A diarreia não atrapalha em nada.

  57. bruna

    Dr., nunca tomei anticoncepcional pois faço tratamento com ciclosporina há 10 anos, e os médicos dizem que não posso fazer uso desse método. Precisei fazer uso pela primeira vez da PDS mas estou receosa… corro algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é que o estrogênio aumenta o nível sanguíneo da ciclosporina, podendo causar intoxicação. Por isso, a associação é desencorajada. Isso não significa que a ciclosporina corte o efeito do anticoncepcional.

  58. claudia

    Dr. Eu tomo anticoncepcional micropil à quase um ano e sempre tomo certinho. Ontem 10 / 09 tive relação sem camisinha, mas praticamos o coito interrompido. Gostaria de saber se a possibilidade de uma gravidez. E se tenho que tomar a pilula do dia seguinte. Obs : eu estava no dia de ovulação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você toma a pílula certinho, sem falhas, não precisa da pílula do dia seguinte.

      1. claudia

        Me esclareça uma dúvida. Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não.

  59. Júlia

    Doutor, tomei a pílula do dia seguinte no dia 20/8 e aumentei muito de peso a minha menstruação era para vir no dia 27/08 mas não veio o que faço estou muito priocupada e nervosa não sei o que fazer!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer o teste de gravidez.

  60. suelem

    Gostaria de parabenizar o site pelas informações e tirar uma duvida.
    Tomei a pílula do dia seguinte pela primeira vez e tomo contraceptivo oral, como houve o atraso do horario habitual optei pelo uso da mesma.
    Continuei meu contraceptivo porem minha menstruação resolveu vir mesmo assim (tomo elani 28).
    Seria melhor parar o Elani ate o ciclo estar normal ou continuo mesmo assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se menstruação veio, comece uma nova cartela, como se estivesse começando a tomar a pilula pela primeira vez.

      1. Carol

        começar uma nova cartela no começo, ou no fim da menstruação?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          No primeiro dia da menstruação.

  61. Andreis

    Dr. Pedro, primeiramente queria parabeniza-lo pelo esclarecimento das duvidas de tantas pessoas por aqui. Tenho uma pergunta um pouco diferente; gostaria de saber qual o tempo de vida de um espermatozoide depois que ele sai do corpo, ele morre em contato com o ar? o tempo de vida dele pode passar de 1h30 fora de um lugar não esterilizado? Muito obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O espermatozoide permance viável enquanto o sêmen não seca.