ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar

O esporão de calcâneo, ou esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância, que pode provocar intensa dor na sola do pé.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o esporão do calcanhar:

  • O que é o esporão de calcanhar.
  • Causas do esporão de calcâneo.
  • Sintomas do esporão de calcanhar.
  • Tratamento do esporão de calcâneo.

O que é o esporão de calcâneo?

Esporão de calcâneo

Esporão de calcâneo

Calcâneo é nome dado ao osso do calcanhar. O esporão do calcâneo é uma protuberância óssea, que surge habitualmente na base do osso calcâneo, na sola do pé (veja ilustração ao lado). Outro local onde o esporão pode surgir é na região posterior do calcâneo, próximo à inserção do tendão de Aquiles.

O esporão costuma se desenvolver devido a microtraumas e inflamação crônica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar (ligamento localizado na planta dos pés, cuja uma das extremidades fica aderida ao osso calcâneo). Os múltiplos microtraumas e a inflamação crônica ao longo de vários meses favorecem a calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, o que leva à formação dos esporões.

Causas de esporão do calcanhar

Qualquer situação que cause estresse crônico à região do calcanhar pode provocar o desenvolvimento de um esporão. Como uma das extremidades da fáscia plantar fica aderida à base do osso calcâneo, a fascite plantar (inflamação da fáscia) possui os mesmos fatores de riscos que o esporão de calcanhar (leia: FASCITE PLANTAR | Dor no pé), sendo comum a coexistência dos dois problemas ortopédicos.

São fatores de risco para o desenvolvimento do esporão de calcâneo e da fascite plantar:

  • Idade acima de 40 anos.
  • Obesidade (leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica).
  • Pé chato.
  • Pé cavo.
  • Prática de esportes de alto impacto nos pés, como corrida, ballet e dança.
  • Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc.
  • Uso excessivo de salto alto.
  • Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos.
  • Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés.

Sintomas do esporão de calcâneo

Os esporões de calcanhar frequentemente causam pouco ou nenhum sintoma. A simples existência de um esporão não é suficiente para causar dor em cerca de 95% dos pacientes. Para haver dor é preciso existir também inflamação na região ao redor do calcanhar, geralmente com acometimento da fáscia plantar.

Apesar de ter uma forma pontiaguda, a dor do esporão não costuma ocorrer pelo espetamento de alguma estrutura ao seu redor. A dor surge pelo processo inflamatório local que é provocado por microtraumas repetitivos. Em geral, os pacientes com esporão de calcanhar que se queixam de dor apresentam também o quadro de fascite plantar (é bom salientar que o esporão do calcanhar não provoca a fascite plantar).

Portanto, não é o esporão em si que causa dor nos pés. O esporão é apenas um sinal indireto de que aquela região do calcanhar esteve nos últimos meses, ou anos, exposta a traumas e estresses repetitivos.

Quando há inflamação local o sintoma mais comum é uma dor na planta do pé, especialmente na região abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.

Tratamento do esporão de calcanhar

O tratamento do esporão de calcâneo só é necessário quando há inflamação dos tecidos ao redor, habitualmente sob a forma de fascite plantar. Inicialmente, o controle da inflamação pode ser feito com repouso e gelo local.

Em casos mais resistentes, outras opções são a  fisioterapia, com execícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas, e o uso de calçados com palmilhas especiais para reduzir a pressão sobre o calcâneo e a fáscia plantar. Pessoas obesas devem emagrecer para reduzir o estresse que o excesso de peso provoca sobre os pés.

Se não houver contra-indicações, o uso de anti-inflamatórios por curto período ajuda bastante no controle do processo inflamatório (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais). Injeções de corticoides no calcanhar podem ser utilizadas nos casos em que não há resposta satisfatória ao tratamento conservador (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais).

A cirurgia para retirada do esporão é a última alternativa e atualmente é raramente indicada, pois a grande maioria dos pacientes consegue controle da dor com medidas conservadoras.

"ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar", 5 out of 5 based on 139 ratings.
Publicidade
  • caroline

    Minha mãe nao aguenta mais de dor no calcanhar e no meio do pé direito. Ja tem meses. E a dor agora tá subindo pra canela. Suspeitou em ser veia mas nao sei. Poderia o esporão causar esse tipo de dor na canela ou esporão nao causa esse tipo de dor? Ou seja uma coisa não tem nada a ver com a outra?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A dor não costuma ir até a canela, não.

  • Débora

    Tenho esta dor. Meu Deus como sinto. Não sei mais o que fazer. Sou professora dr Educação Infantil, portanto trabalho em pé… Não tenho conseguido perder peso. Já estou me desesperando. Me ajude?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Só quem pode lhe ajudar é um ortopedista. Se a dor é assim tão grande, você tem que se tratar com o especialista.

  • auri

    Tenho essa dor no pe e os médicos tanto reumatologista quanto ortopedista dizem não ter cura nem remédio, estou pra ficar louca de tanta dor não sei mais o que faço.

  • auri

    Tenho essa dor no pe e os médicos tanto reumatologista quanto ortopedista dizem não ter cura nem remédio, estou pra ficar louca de tanta dor não sei mais o que faço.

  • andressa

    Tenho esporao no calcanho e sinto muita dor…. todos me fala que nao tem cura … sera que tem ou nao?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem cura sim.

  • Jussara Neves

    Boa noite, tenho esporão no pé direito, acompanhado por fascite plantar, as dores são muito intensas, existe algum exercício que eu posso fazer para amenizar as dores, ou somente alongamentos, pois alongamentos já faço e não tem sido satisfatórios, as dores continuaram, já fiz fisioterapia, tomei anti-inflamatórios, uso calcanheira e as dores são cada vez maiores. Alguns dizem que não posso fazer exercícios físicos, o que o senhor me recomenda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você já foi avaliada por um ortopedista? Se sim, o que ele sugeriu?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um ortopedista. Podem ser necessários tratamentos específicos para o seu caso.

  • Luciana Silva

    Bom dia, tenho32 anos estou um pouco acima do peso, mas acabei de descobrir q estou com esporão no cacanhar. No RX mostrou q já esta crescendo. Tomei antiflamatórios e a dor continua e ñ tenho como fazer reppouso pois trabalho como cuidadora de idosos e no final do dia meu calcanhar lateija muito. O que mais posso fazer? Desde já obrigado.

  • Maria Angela AMorim

    Boa tarde Dr Pedro meu marido está quase incapacitado de tanta dor no pé e estamos desesperados atrás de um tratamento, pois acredito que ele faça parte dos 5% dos pacientes que nada resolveu. Ele esta dormindo com a bota, tentando esticar o tendão, tomou injeção de Alginax e nada resolveu. O que o Sr me aconselha a procurar acupuntura, bloqueio de nervo, cirurgia ou até esta técnica de quebra do esporão que nunca ouvi falar. Por favor estou desesperada!!!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que discutir com o ortopedista qual é a melhor estratégia para o caso dele.

  • Adão Vitoriano da Silva

    Adão, Tenho exporão de calcâneo, mas esse negocio de ficar só tomando remédio e protelando não me convence, o que eu acho é que se um exporão demorou anos para aparecer, não adianta protelar, no meu caso já tenho 52 anos o negócio é cirúrgico se ficar mais 20 anos sem exporão ta na média, portanto acho que a ortopedia tem evoluir mais, e pedir cirurgia, para resolver o problema, medicamentos é paliativo.

    • Paulinha

      Concordo! Só quem sente a dor, sabe o qt é insuportável…e tomar remédio pra vida inteira, não dá!! :(

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Toda cirurgia tem riscos, se o paciente controlar bem o seu caso com medicamentos, não faz sentido expô-lo a riscos desnecessários. Em qualquer especialidade, a cirurgia só está indicada se o tratamento conservador não for eficaz.

  • Luciana

    Boa tarde ,
    Dr Pedro tenho esporão já fiz tratamentos com todos os tipos de remedios,mas não resolveu. Já fui a a tres médicos sem sucesso os tratamentos. Sofro com dor constantemente . E viável uma cirurgia? Caso faça a cirurgia o esporão pode voltar?
    Att,
    Luciana

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se todos os tratamentos clínicos falharam, a cirurgia pode ser uma opção.

  • Jane Santos

    Tbm sofro com um esporão no pé direito,as dores são bem fortes ao levantar depois de ficar um tempo sentada..Não sabia que gelo poderia aliviar.Obrigada por tirar nossas dúvida e por todas as informações.

  • http://MD.Saúde Virginia

    Olá, tenho esporão de calcâneo no pé direito. Fiz 1 raio X e apareceu o motivo da dor que eu suspeitava. Tem um sinalzinho no final do tendão e outro na parte interna do calcanhar. Tem dias que dói muito ao levantar e dar os primeiros passos aí tomo um analgésico e passa. Já comprei palmilhas de silicone para os calcanhares e em cada calçado que uso coloco. Não sei se é correto mas faço isso para prevenir. Marquei 1 consulta pelo meu convênio com 1 ortopedista para ver o que devo fazer para isso não aumentar. Sou contra cirurgias prefiro tratamentos alternativos. Veremos o que ele vai me sugerir.
    Agradeço os esclarecimentos aqui postados. Me mostraram e esclareceram que estou no caminho certo. Virginia

  • Fellipe Brum

    Eu vou viver pro resto da vida com essa espécie de dor, havendo a necessidade de sempre tratar com gelo em caso de dor?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Os tratamentos costumam ser bem sucedidos.

  • Laydy Leidiannne@gmail.com

    boa tarde ,tenho 1 esporão em cada pé gostaria de saber se posso operar e ,quais riscos a cirurgia pode me trazer.

  • Doncasm

    Olá saudações , tenho esporão de calcanho nos dois pés , depois de 25 anos tomando analgésicos e anti-inflamatorios , sem resolver o problema , descobri que foi trazida para o Brasil uma tecnica chinesa que quebra os esporões sem cirurgia com apenas procedimentos externos , e pasmem, depois conversei com dois amigos, um ortopedista e outro traumato , os mesmos nunca haviam tido conhecimento de tal opção . Com intervalo de cinco anos já fiz duas vezes , sem ter que me dopar com medicamentos que a longa prazo deixam algo de ruim no nosso corpo . Sempre é possivel que aja uma alternativa , pesquise e fale com outros profissionais de saúde .

  • Terezinha

    Por favor tenho esporão e gostaria que me indicassem um remédio que posso comprar nas farmácias, que cure ou que tire as dores dos meus pé, sem que me faça engordar, pois todos os remédios que ja tomei por receita médica me deixou cada vez mais gorda. Aguarda resposta pelo meu email t_t_maia@hotmail.com
    Obrigada

  • Erikmano22

    Boa tarde com Jesus. Fiquei contente em saber tudo sobre esporão ósseo. Realmente é muito difício encontrar sapato adequado . Eu não posso usar tamanco ou sapato com muita curva, e hoje em dia a maioria dos sapatos tem curva. Está muito difício comprar sapatos. Quando encontro compro logo dois.E também sandália muito mole. Foi trocando os sapatos que me senti melhor. Eu tenho dois esporões em cada pés. Se um doi, imagina dois.Mesmo assim dou graças a Deus por está viva. Obrigada pela ajuda. Que o senhor te abençoe abundantemente, gilza O. Rebello.

  • Crisusa33

    muito boa informacao tudo que eu queria saber , brigado por nos ajudar a tira duvidas , eu mesma encontrei 2 resposta pro meu problema e e solucao. agora que eu precisa venho aqui .

    Deis entao brigadao pela ajuda , sem mais cristaine.