TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA

Os testes de gravidez de farmácia são uma forma simples, cômoda e confiável de confirmar a existência de uma gestação em curso.

O teste de gravidez de farmácia, também conhecido como teste caseiro de gravidez, existe no mercado desde a década de 1970 e tem se tornado cada vez mais confiável para o diagnóstico da gravidez.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre os testes de gravidez que podem ser facilmente comprados em qualquer farmácia. Se você quiser ler mais sobre o teste de gravidez sanguíneo e outros métodos de diagnóstico da gravidez, leia:

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

– FORMAS DE DIAGNOSTICAR UMA GRAVIDEZ.
ENTENDA O SEU BETA HCG
TESTE DE GRAVIDEZ CASEIRO – Mito ou Verdade?

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Todos os testes de gravidez agem através da detecção de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG), que só é produzido quando a mulher está grávida. São raras as situações em que há hCG circulante no organismo sem que haja uma gestação em curso.

O hormônio gonadotrofina coriônica humana começa a ser produzido quando o óvulo fertilizado por um espermatozoide se implanta no útero. Esta implantação habitualmente ocorre cerca de seis dias após o encontro do espermatozoide com o óvulo. Conforme a gravidez avança, mais hCG é produzido pelo feto. Nas primeiras semanas de gestação os níveis de hCG dobram a cada 2 ou 3 dias.

O teste de gravidez de farmácia é uma boa opção para o rastreio da gravidez, mas o método mais confiável e definitivo para diagnosticar uma gestação é a dosagem sanguínea do hCG.

Como qualquer hormônio, o hCG circulante no sangue é filtrado nos rins e acaba sendo eliminado em parte na urina. Os testes caseiros de gravidez se baseiam na detecção do hCG na urina. A lógica é simples, se há hCG na urina é porque a mulher está grávida.

Quando se deve fazer o teste de gravidez?

A maioria dos atuais testes caseiros de gravidez consegue detectar a presença do hCG na urina já no primeiro dia de atraso menstrual. Entretanto, a quantidade de hormônio na urina em uma fase tão precoce da gravidez pode ser pequena, gerando um resultado duvidoso (explico mais à frente). Por isso, o mais seguro é realizar o teste após uma semana de atraso da menstruação (leia: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ).

Se você acha que pode estar grávida mas seu primeiro teste deu negativo, repita-o após uma semana. Neste pequeno intervalo de tempo a concentração de hCG chega a quadruplicar, diminuindo o risco de um resultado falso negativo.

Existem no mercado dezenas de diferentes tipos de teste de gravidez. Alguns são de melhor qualidade que outros, sendo capazes de detectar níveis bem pequenos de hCG na urina. Todavia, após uma semana de atraso menstrual, a quantidade de hCG urinária já é alta suficiente para que todos os testes de farmácia consigam detectar a presença do hormônio.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Se você está na dúvida quanto a possibilidade de estar grávida, leia: POSSO ESTAR GRÁVIDA?

Teste de gravidez de farmácia passo a passo

Como já dito, existem dezenas de testes caseiros de gravidez diferentes. Vamos usar um modelo fictício para explicar como o teste deve ser feito. Habitualmente os testes são todos muito parecidos. Use este texto como guia, mas não deixe de ler a bula do produto que você comprou antes de usá-lo.

1. Só abra o teste na hora que for usá-lo e somente após ter lido as instruções do mesmo. Não é preciso usar a primeira urina da manhã. O teste pode ser feito a qualquer altura do dia.
2. Retire a tampa do teste de modo a expor a tira absorvente.
3. Urine na ponta absorvente durante 5 a 10 segundos de modo que ela fique bem úmida. Um opção é urinar em um pequeno recipiente e depois mergulhar a fita por 3 a 5 segundos.
4. Tampe novamente a fita absorvente e repouse o teste em uma bancada.
5. O resultado começa a aparecer após 1 minuto.

Teste de gravidez
Teste de gravidez passo a passo

Como interpretar o resultado do teste caseiro de gravidez?

Todo teste caseiro de gravidez apresenta duas janelinhas, uma que é chamada de janela de controle e outra que é a janela de resultado. Todos os testes apresentam uma indicação clara de qual é qual.

Assim que a fita entra em contato com a urina, surge um risco na janela de controle que serve para comprovar que a quantidade de urina foi suficiente. Se não aparecer um risco na janela de controle o exame não é válido.

Na imagem abaixo mostramos quatro exemplos de resultados do teste de gravidez de farmácia. A janela de controle é a de cima e a janela do resultado é a de baixo.

teste+gravidez+positivo
Teste de gravidez positivo

Um minuto após a urina ter entrado em contato com o teste, se houver hCG na urina da paciente, ou seja, se a paciente estiver grávida, a janela de resultado começa a apresentar um risco semelhante ao da janela de controle. Quanto maior o nível de hCG, mais forte é a linha. Se o exame for feito em uma fase muito precoce da gravidez, a linha que surge na janela de resultado pode ser muito tênue, difícil até de ser identificada.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Quando a mulher não está grávida a janela do resultado não sofre alteração e fica “em branco”. A fita só reage se houver hCG na urina.

É importante salientar que no exame negativo não surge linha alguma. Se aparecer um linha, mesmo que muito fraca, o exame deve ser interpretado como possivelmente positivo. Neste caso, a paciente pode optar por repetir o teste de farmácia após dois ou três dias para ver se a linha fica mais intensa. Realizar o exame de sangue é outra opção, já que este é mais sensível e fica positivo antes do exame de urina.

A maioria dos exames de farmácia deve ter seu resultado lido com um intervalo de 1 a 10 minutos após sua realização. O teste não deve ser lido muito tempo depois já que após a evaporação da urina é possível que surja uma linha na janela de resultado, sem que isso signifique a presença do hCG. Portanto, se após 5 a 10 minutos não surgir nenhuma linha na janela de resultado, o teste é negativo.

Se você quiser saber a forma de fazer o teste de gravidez em marcas específicas, como os testes Clearblue, Confirme, Gravtest Easy, Materntest tira test, Baby Sure e outros, leia: COMO FAZER OS TESTES DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA.

Resultado falso positivo e falso negativo do teste de gravidez de farmácia

O resultado falso negativo ocorre quando a gravidez está ainda em fase muito inicial, havendo níveis muito baixos de hCG circulantes.

O resultado falso positivo pode surgir em algumas situações:
– Se a paciente estiver tomando remédios que contenham hCG (geralmente mulheres em tratamento para infertilidade).
– Se a paciente tiver dado a luz ou abortado a menos de 8 semanas.
– Algumas doenças raras podem produzir hCG, a mais conhecida é a mola hidatiforme, um tumor do tecido placentário.

Atenção, os seguintes fatores não interferem com os resultados do teste caseiro de gravidez:

– Consumo de álcool.
– Uso de antibióticos.
– Uso de anti-inflamatórios.
– Uso de anticoncepcionais.
– Uso de citrato de clomifeno (leia: CITRATO DE CLOMIFENO | Clomid®).

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES