3 de julho de 2013

CÂNCER DE PULMÃO | Cigarro e outros fatores de risco

O câncer de pulmão é o câncer mais comum e o que causa mais mortes em todo o mundo. Para se ter uma ideia da agressividade deste tumor, a mortalidade do câncer de pulmão é maior que as dos cânceres de mama, próstata e intestino juntos. Neste texto vamos abordar os fatores de risco do câncer de pulmão.

Publicidade

Este artigo é específico sobre câncer de pulmão, se você quiser informações gerais sobre todos os tipos de câncer, leia: CÂNCER | Sintomas e tipos.

Câncer de pulmão | epidemiologia

Câncer de pulmão

Mortalidade do câncer de pulmão nas últimas décadas

O câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum nos homens, perdendo apenas para o câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento), e o segundo câncer mais comum nas mulheres, atrás apenas do câncer de mama (leia: CÂNCER DE MAMA | Sintomas, auto exame e diagnóstico). Entretanto, como o câncer de pulmão acomete tanto homens quanto mulheres, ao contrário dos cânceres de próstata e mama, que só surgem em um sexo, ele acaba sendo, no geral, o câncer mais comum de todos.

O gráfico ao lado mostra a evolução da mortalidade por câncer de pulmão nos EUA ao longo das últimas décadas. Nas próximas linhas explicarei o porquê deste salto na mortalidade a partir da década de 1940. Os dados são americanos, mas podem ser transportados para a maioria dos países.

A incidência do câncer de pulmão está diretamente relacionada ao consumo de cigarro pela população. Até a década de 20 do século passado, quando o cigarro ainda não era produzido e comercializado em larga escala, o câncer de pulmão era uma doença rara, correspondendo a menos de 1% de todos os cânceres.

No início do século XX, apenas 0,5% da população americana fumava mais de 100 cigarros (5 maços) por ano. Na década de 1960, auge do tabagismo, 50% da população masculina fumava pelo menos 100 cigarros (5 maços) por ano. Sabendo estas informações, volte ao gráfico e veja as curvas de mortalidade.

Desde a década de 1980, medidas anti-tabágicas cada vez mais restritivas têm sido implementadas em todo o mundo, conseguindo reduzir o número de fumantes. Graças a elas, pela primeira vez em décadas, notamos uma redução da mortalidade do câncer de pulmão.

Só como curiosidade, a campanha de marketing da indústria tabagista nas décadas de 1940 e 1950 era tão forte que chegaram ao absurdo de sugerir que médicos e dentistas recomendavam o uso de determinadas marcas de cigarro. As principais estrelas de Hollywood e os mais famosos atletas esportivos recebiam milhares de dólares para promover marcas de cigarro. Naquela época o normal era ser fumante. Não fumantes eram uma minoria em vários círculos sociais. O resultado de toda esta eficiente campanha de marketing foi uma vertiginosa subida na curva de mortalidade por câncer de pulmão nas décadas que se sucederam.

Como ainda não existem exames que detectem o câncer de pulmão suficientemente cedo para garantir a cura com o tratamento, a melhor estratégia continua sendo a prevenção. Para se prevenir contra qualquer doença, é essencial conhecer os seus fatores de risco. Portanto, é dos fatores de risco do câncer de pulmão que falaremos a seguir.

Câncer de pulmão | Fatores de risco

a) Cigarro (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo)

Como o início deste texto já deixou claro, o cigarro é o principal fator de risco para o câncer de pulmão. 90% dos pacientes que têm câncer de pulmão são ou foram fumantes.

Inacreditavelmente ainda hoje é possível encontrar pessoas que se deixam enganar por falsos relatos sobre uma suposta ausência de provas da relação entre cigarro e câncer de pulmão. Desde a década de 1960 que já há evidencias científicas de que o cigarro causa câncer de pulmão. Atualmente já sabemos até quais são as alterações genéticas provocadas pelas substâncias tóxicas do cigarro responsáveis pelo surgimento das células cancerígenas.

O que sabemos hoje sobre a relação do cigarro com o câncer de pulmão:

– Quem fuma pelo menos um maço de cigarro por dia tem até 25x mais chances de desenvolver câncer de pulmão quando comparados com não fumantes.
– Já foram identificados mais de 4000 substâncias tóxicas no cigarro e pelo menos 50 que comprovadamente causam câncer.
– Após 15 anos de abstinência o risco de câncer do pulmão cai em 90%. Todavia, ele nunca será tão baixo quanto o daqueles que nunca fumaram.
– Não existe uma quantidade mínima de cigarros por dia que seja segura, nem tipos de cigarro que não causem câncer. Sabe-se que se você já fumou mais de 100 cigarros na sua vida, você está no grupo de alto risco para câncer de pulmão. Não importa se você fuma 1 cigarro por dia ou 1 por semana.
– Quanto maior o consumo diário, maior o risco; quanto maior o tempo de tabagismo, maior o risco; quanto mais cedo se inicia o hábito de fumar, maior o risco.
– Fumantes passivos apresentam 25% mais risco de desenvolverem câncer de pulmão do que pessoas não expostas cronicamente à fumaça do cigarro.

Para ver fotos fortes sobre doenças causadas pelo tabagismo: DOENÇAS CAUSADAS PELO CIGARRO | Fotos.

b) Charuto, cachimbo e maconha

Existe um mito que apenas o fumo de cigarro é um fator de risco para o câncer de pulmão. Esta suposta ausência de danos é ainda mais forte quando falamos da maconha, uma droga cuja discussão é pautada muito mais pela emoção do que por dados científicos e estatísticos. O uso crônico de maconha causa alterações nas células da árvore respiratória idênticas àquelas vistas nas lesões pré-malignas de fumantes de cigarro. Além disso, os indivíduos que fumam maconha e cigarro apresentam um risco de desenvolverem câncer de pulmão ainda maior do que os fumantes apenas de cigarro. Fizemos uma grande revisão sobre os efeitos da maconha no organismo que pode ser encontrada neste texto: MACONHA | Efeitos no organismo.

O fumo de cachimbos ou charutos também aumenta o risco de câncer de pulmão. Entretanto, o risco não parece ser tão elevado quanto o do cigarro. Enquanto o fumo por vários anos de cigarro aumenta em até 25x o risco de câncer de pulmão, o fumo de charutos ou cachimbos parece aumentar em torno de 5x, o que não deixa de ser uma aumento considerável no risco.

Assim como acontece com o cigarro, o risco de câncer com o fumo da maconha, charutos ou cachimbos também cresce proporcionalmente à quantidade fumada e ao tempo de uso.

c) Exposição ocupacional

Algumas pessoas trabalham em áreas ou profissões onde há exposição frequente a substâncias nocivas à saúde. A exposição a algumas substâncias químicas estão relacionadas a um maior risco de câncer de pulmão; entre as mais estudadas está o asbesto (amianto). O asbesto (amianto) é usado em várias áreas da indústria, como na mineração, construção civil, construção de navios, construção de ferroviária, indústria química, indústria automobilística, encanamentos, revestimentos à prova de fogo, isolamento acústico, fabricação de telhas de fibrocimento e mais de 2500 outros produtos. Proibido em muitos países, infelizmente o amianto ainda é legal em vários estados brasileiros devido a uma forte lobby no Congresso Nacional. Se você quiser saber mais sobre o amianto e suas doenças, leia: MESOTELIOMA | ASBESTOSE | Doenças do AMIANTO (ASBESTO).

Outras substâncias de exposição ocupacional relacionadas a uma maior risco de câncer de pulmão incluem o radônio, arsênio, cromo, formaldeído, níquel, radiação ionizante, poeira metálica e fumaça de madeira queimada.

Trabalhadores expostos frequentemente a estes químicos, se forem fumantes, aumentam ainda mais o risco de desenvolverem câncer. Só como exemplo, o fumo mais a exposição ao amianto aumentam em 60x o risco de câncer do pulmão.

d) História familiar

Há claramente uma predisposição genética para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Esta influencia genética é um dos fatores que explicam o porquê de nem todos os fumantes inveterados desenvolverem câncer. Indivíduos com um parente de primeiro grau com câncer de pulmão apresentam maior risco de desenvolvê-lo, princialmente se também forem fumantes ou apresentarem alguma exposição ocupacional. Quanto mais parentes tiverem tido câncer ou quanto mais jovem sejam os familiares com câncer, maiores os riscos.

e) Dieta

Vários alimentos têm sido estudados como potenciais protetores contra o desenvolvimento do câncer de pulmão. Os mais estudados incluem antioxidantes, vegetais crucíferos (couve, repolho, couve-flor, brócolis e couve de Bruxelas) e vitamina B. Embora pareça haver uma ligação entre a ingestão desses alimentos e a incidência de câncer, nenhum trabalho até hoje conseguiu demonstrar benefícios reais com nenhum tipo de dieta.

"CÂNCER DE PULMÃO | Cigarro e outros fatores de risco", 4 out of 5 based on 8 ratings.
Publicidade
  • Rodrigoboas

    Dr, passado quantos meses de se fumar é que se deteta que a pessoa fuma num raio-x ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Nem sempre se detecta. Mesmo pessoas que fumam há anos podem ter um RX normal. Isso não significa, porém, que elas não tenham pulmões doentes. O RX é um exame antigo, que não detecta todos os problemas dos pulmões.

  • Lucia Borges

    Dr. Pedro, Gostaria de saber se o medicaments crizotinib/xalkori para cancer do pulmao com mutation Alk ja foi aprovado no Brasil.
    Obrigado , Lucia

  • Lucia Borges

    Dr. Pedro, Gostaria de saber se o medicaments crizotinib/xalkori para cancer do pulmao com mutation Alk ja foi aprovado no Brasil.
    Obrigado , Lucia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    cerca de 10% dos casos ocorrem em não fumantes.

  • Marjorie Pinheiro

    Oi, gostaria de saber se o câncer no pulmão so pode ser pego se a pessoa for fumante!? Gostaria que me respondesse o mais rápido possível dr. Pedro !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      cerca de 10% dos casos ocorrem em não fumantes.

  • Kely

    Olá, dr. Pedro, Meu pai já fumou desde os 13 anos e tem 5 anos que ele parou de fumar, mais está sentindo fortes dores na costela e as vezes cospe sangue vivo, e as dores aumentaram, ele fez um rx e uma tomografica solicitado por um peneumologista, no laudo aparece uma cicatriz, esqueci o nome , é como o pulmão dele estivesse sem respiração, falta de oxigenio. o que pode ser ???

  • Kely

    Olá, dr. Pedro, Meu pai já fumou desde os 13 anos e tem 5 anos que ele parou de fumar, mais está sentindo fortes dores na costela e as vezes cospe sangue vivo, e as dores aumentaram, ele fez um rx e uma tomografica solicitado por um peneumologista, no laudo aparece uma cicatriz, esqueci o nome , é como o pulmão dele estivesse sem respiração, falta de oxigenio. o que pode ser ???

  • Alinecfr

    Boa Tarde !
    Meu
    T4 LIVRE 1,22
    TSH 1,02
    Oq Significa ?
    Está bom ou ruim sera que alguem pode me imformar

  • Alinecfr

    Boa Tarde !
    Meu
    T4 LIVRE 1,22
    TSH 1,02
    Oq Significa ?
    Está bom ou ruim sera que alguem pode me imformar

  • ivan fernandes guedes

    tenho tido tosse só quando fumoo primeiro cigarro do dia uma unica vez a tres meses tive escarro com sangue tenho refluxo de tempo em tempo e aws veses sinto ninha lincua meia estranha sera algum indicio de doensa seria grato eletrovan@gmail.com

  • Priscila Ian

    Dr… Meu irmão tem 22 anos nunca fumou, foi internado com sintomas de pneumonia, realizou uma tomografia, e hj os médicos disseram que ele está com suspeita de cancer e que terá que fazer um exame onde vai tirar um pedaço do pulmão para saber o que é realmente, o pior é que está dificil conseguir falar com o médico por ser hospital publico, então resolvi recorrer novamente ao Doutor. Se ele fez uma tomografia neste exame já não é possivel ver se é cancer mesmo ou não? pois acredito que falaram suspeita para preparar a familia… Agradeço novamente pelas explicações maravilhosas.
    Estamos todos em panico sem saber se no caso for diagnosticado cancer quais são as chances … Mas para saber isso precisamos esperar o resultado do exame desse pedaço do pulmão que eles iram tirar né?
    Goatria também de perguntar se viu casos assim onde o paciente é novo 22 anos e nunca fumou?
    haaa além da suspeita de cancer ele  está tratando da pneumonia com antibioticos está internado desde o dia 24/12. O Doutor está sendo um anjo em minha vida tirando minhas duvidas obrigada

  • ACosta

    O meu pai tem adenocarcinoma pulmonar estagio IV com derrame pleural e metasteses na pleura do pulmao direito. Após ter feito 6 sessões de quimio (última em 23/Maio) apresenta comprometimento linfático com várias adenopatias mediastinais e uma anemia grave. Efectuou recentemente uma pleurodese à direita mas a anemia persiste. É de supor que a anemia já não seja relacionada com a quimio mas uma evolução da doença?

  • Taliba

    o que significa: multiplas linfonodomegalias em regiao cervical direita II III IV

  • Henry

    Minha avó fumou a vida toda, e esses dias foi internada as pressas com insuficiência respiratória e alguns outros problemas. Ela emagreceu muito e continua tendo algumas crises porem mais fracas, isso pode ser um sintoma de câncer de pulmão? Obrigado

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso pode ser sintoma de várias doenças causadas pelo cigarro, inclusive câncer de pulmão.

  • Henry

    Minha avó fumou a vida toda, e esses dias foi internada as pressas com insuficiência respiratória e alguns outros problemas. Ela emagreceu muito e continua tendo algumas crises porem mais fracas, isso pode ser um sintoma de câncer de pulmão? Obrigado

  • Antoniamssoler

    Existe algum estudo recente sobre tratamento para carcinoma de adrenal???
    Muito obrigada

  • Anonymous

    Ola Dr.Pedro!meu marido esta com sangramento pela boca,segundo o medico que fez a a endoscopia,disse que este sangue vem do pulmao.Pode ser um cancer Dr. Pedro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso nos ossos provavelmente são metástases

  • Priscila I

    Olá Doutor infelismente o caso do meu irmão foi confirmado cancer de celulas pequenas no pulmão além disso ele está com lesões osseas no ombro esquerdo, no quadril e no fermur, para realizar mais pesquisas gostarias de saber como é chamado esses cancer que dá no ossos?
    A médica que atendeu ele disse para minha mãe deu para ele  de 6 meses a 1 ano de vida, gostaria de estar preparada para ajudar em tudo que necessario então gostaria de saber quais complicações que ele encontrará durante esse tempo?  ele tem 22 anos e nunca fumou. 

  • Priscila I

    Olá Doutor infelismente o caso do meu irmão foi confirmado cancer de celulas pequenas no pulmão além disso ele está com lesões osseas no ombro esquerdo, no quadril e no fermur, para realizar mais pesquisas gostarias de saber como é chamado esses cancer que dá no ossos?
    A médica que atendeu ele disse para minha mãe deu para ele  de 6 meses a 1 ano de vida, gostaria de estar preparada para ajudar em tudo que necessario então gostaria de saber quais complicações que ele encontrará durante esse tempo?  ele tem 22 anos e nunca fumou. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso nos ossos provavelmente são metástases

  • Priscila Ian

    Dr… Meu irmão tem 22 anos nunca fumou, foi internado com sintomas de pneumonia, realizou uma tomografia, e hj os médicos disseram que ele está com suspeita de cancer e que terá que fazer um exame onde vai tirar um pedaço do pulmão para saber o que é realmente, o pior é que está dificil conseguir falar com o médico por ser hospital publico, então resolvi recorrer novamente ao Doutor. Se ele fez uma tomografia neste exame já não é possivel ver se é cancer mesmo ou não? pois acredito que falaram suspeita para preparar a familia… Agradeço novamente pelas explicações maravilhosas.
    Estamos todos em panico sem saber se no caso for diagnosticado cancer quais são as chances … Mas para saber isso precisamos esperar o resultado do exame desse pedaço do pulmão que eles iram tirar né?
    Goatria também de perguntar se viu casos assim onde o paciente é novo 22 anos e nunca fumou?
    haaa além da suspeita de cancer ele  está tratando da pneumonia com antibioticos está internado desde o dia 24/12. O Doutor está sendo um anjo em minha vida tirando minhas duvidas obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só a biópsia pode confirmar o resultado. Câncer de pulmão em não fumantes e em pessoas tão jovens é muito raro.