O que é pseudociese (gravidez psicológica)?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 31 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

O que é pseudociese?

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

A pseudociese é um distúrbio psicológico, que nada tem a ver com fingimento ou farsa. Uma mulher que finge estar grávida não tem gravidez psicológica. Para ser pseudociese, a paciente tem que realmente acreditar que está grávida.

Incidência de gravidez psicológica na população

A gravidez psicológica é uma condição que afeta mulheres de todas etnias, regiões e níveis sociais. A pseudociese é mais comum em mulheres casadas e com idades entre 20 e 40 anos, mas há casos descritos de falsa gravidez em crianças e em mulheres mais velhas, mesmo após a menopausa.

A gravidez psicológica é um assunto bastante explorado em filmes, novelas e livros, porém sua real incidência é muito baixa. Apenas 1 em cada 22.000 gravidezes é falsa, ou seja, somente 0,005% das mulheres grávidas têm, na verdade, pseudociese.

Causas

A pseudociese é uma síndrome já conhecida há vários séculos. Sua incidência já foi maior, mas acredita-se que a mudança do papel da mulher na sociedade tenha sido a responsável pela queda na ocorrência de casos de gravidez psicológica. Durante muitos séculos a mulher era vista unicamente no papel de mãe, sendo considerada inútil se não fosse capaz de gerar uma família. Atualmente, as mulheres têm outras responsabilidades e anseios além de serem mães. Além disso, os avanços tecnológicos permitem que muitas mulheres com problemas de fertilidade consigam engravidar, diminuindo os casos de mulheres inférteis que não conseguem ter filhos.

A pseudociese parece ocorrer devido a estímulos do sistema neuroendócrino provocados por fatores psicológicos. Casos de estresse, ansiedade e/ou intensa pressão social/familiar poderiam agir sobre eixo hipotálamo-hipófise-ovário, desregulando a produção hormonal, o que levaria a sintomas semelhantes aos da gravidez, como ausência de menstruação, enjoos e aumento dos seios.

Entre as situações que já foram identificadas como gatilhos para gravidezes psicológicas, podemos citar:

  • Achar que o marido vai largá-la, caso não consiga ter um filho.
  • Solidão.
  • Depressão.
  • Baixa autoestima.
  • Intensa pressão familiar por uma gravidez.
  • Medo de engravidar.
  • Abuso sexual durante a infância.
  • Estar passando por grande estresse emocional.
  • Infertilidade em mulheres que desejam muito engravidar.
  • Ocorrência de abortos espontâneos em mulheres que ainda não têm filhos (e quer tê-los).
  • Estar próxima da menopausa e ainda querer ter filhos.
  • Ter uma personalidade que não lida bem com críticas ou eventos indesejáveis.

Para ser pseudociese a paciente tem que realmente acreditar que está grávida. Pessoas que fingem uma gravidez de forma intencional não se enquadram neste quadro.

Sintomas

A gravidez psicológica, em alguns casos, pode ser uma situação impressionante, com múltiplos sintomas de uma gravidez real.

Entre os sintomas de gravidez que a pseudociese pode produzir estão:

  • Aumento do volume abdominal.
  • Enjoos matinais.
  • Ausência de menstruação.
  • Aumento dos seios.
  • Produção de leite.
  • Sentir movimentos fetais.
  • Ganho de peso.

Há casos, inclusive, de mulheres que chegam ao pronto-socorro com sintomas de trabalho de parto.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”. As mulheres sentem dores terríveis, como se estivem parindo, e depois melhoram do quadro. Nem sempre elas entendem o que ocorreu. É comum ouvir a paciente dizer que teve um aborto ou que o filho foi levado embora por Deus.

A gravidez psicológica pode preceder o parecimento de alguma outra doença psiquiátrica, como depressão ou psicose.

Diagnóstico

Em muitas mulheres, a gravidez psicológica só apresenta uma única diferença em relação às gravidezes reais: a falta de um feto no útero. Todas as mulheres com sintomas de gravidez devem realizar um teste de gravidez que consiste na dosagem do BhCG, hormônio produzido pela placenta durante a gestação. Como era de se esperar, mulheres com pseudociese não produzem BhCG e os testes de gravidez são negativos.

Outro exame que pode ser feito é a ultrassonografia abdominal que irá demonstrar um útero vazio, provando que não há nenhuma gravidez em curso. Nas mulheres que apresentam secreção de leite pelas mamas é importante descartar a presença do prolactinoma, um tumor da glândula hipófise que estimula a produção de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite.

Tratamento

Em geral, não é fácil convencer uma mulher, que há meses acha que está gravida, de que o que ela tem é uma ilusão, que foi tudo criado pela sua cabeça. Muitas vezes, a pseudociese é a válvula de escape que o cérebro encontrou para lidar com as adversidades psicológicas. Não há um tratamento estabelecido para a gravidez psicológica.

Habitualmente, indicamos o acompanhamento com um psiquiatra, mesmo nos casos em que os sintomas desaparecem espontaneamente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


31 respostas para “O que é pseudociese (gravidez psicológica)?”

  1. Amanda Silva De Lima

    Como faço pra ajuda a minha esposa que ela nao esta gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ela precisa ser vista por um psicólogo ou psiquiatra.

  2. Marlon

    Olá doutor. Minha esposa fez um teste de farmácia e deu positivo. Mas acho que seja uma gravidez psicológica, pois ela tem muito medo de ter outro bebe. Ela tem liberado uma secreção meio amarronzada, sente algumas cólicas e sua menstruação está atrasada uns 20 dias. E possível que ela esteja realmente gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Gravidez psicológica não dá resultado positivo no teste de farmácia. Se ela tem sintomas de gravidez e um teste positivo, até que se prove o contrário, ela está realmente grávida. Peça pra ela procurar um obstetra.

  3. Bruna Telles

    Bom dia Dr.Pedro Pinheiro,fui aconselhada pela médica que na troca do anticoncepcional na hora do ato sexual não precisa usar camisinha,minha mestruação está atrasada por 26 dias,eu posso está gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder pode, mas não deve estar.

  4. Anonimo

    Dr me ajude !!!
    Acredito que eu esteja desenvolvendo a pseudociese. No mes de abril tive relação dez dias depois que minha menstruação tinha vindo, mas usei preservativo e não uso anticoncepcional. No mes seguinte minha menstruação veio normal mas achei que mesmo ela tendo vindo poderia estar gravida. Fiz teste de farmacia 30 dias apos a ultima relação e deu negativo. Estava aflita e fiz de sangue quase 50 dias depois e deu negativo. Com 60 dias fiz outro de sangue e deu negativo tambem mas não saia da minha cabeça a hipotese de ainda estar. Por fim fiz uma transvaginal e a médica me disse que não estava grávida. Aí quando estava me tranquilizando comecei a sentir uns espasmos na barriga, tipo movimentos involuntários e estou sentindo com bastante frequencia quase todo momento e acho que minha barriga esta maior. Acha que posso mesmo estar gravida? Ou estou com essa pseudociese mesmo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com essa história que você conta, com certeza você não engravidou naquela relação de Abril.

      1. Anonimo

        Dr e estes espasmos que sinto na barriga? Pode ser algo psicologico? sinto a quase todo momento, em geral está em quase todas as partes do corpo, mas é mais frequente na barriga.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Pode ser muita coisa, inclusive psicológico. Pela sua história, gravidez é que não parece ser.

  5. Shirlaine

    Boa tarde doutor!Tive há alguns dias uma espécie de nidação(borra cor de café).Acreditei estar grávida mais esperei alguns dias para fazer o teste que deu negativo.É possível que ocorra uma nidação sem que esteja grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só se você abortou neste intervalo de tempo. Não é incomum, uma vez que boa parte das gravidezes não vão pra frente nesta fase. Em geral, as mulheres nem ficam sabendo que estiveram grávidas.

  6. Shirlaine

    Bom dia Doutor!Há alguns dias tive a presença de uma borra cor de café que pensei ser nidação, acreditei estar grávida e esperei alguns dias pra fazer o teste e deu negativo.Tive alguns sintomas de gravidez também.Mas preciso saber se pode existir a nidação se não houver a fecundação?Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, só há nidação se tiver havido fecundação. O óvulo se não for fecundado morre em 24 horas. Não consegue nem atravessar a trompa toda, quanto mais chegar ao útero.

  7. Cecília

    É possível engravidar só com o pênis encostando na vagina, sem nem entrar direito, sendo virgem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Possível é, mas o risco é baixo.

  8. bianca

    Dr.
    Minha menstruação está atrasada alguns 13 dias,sinto enjôo pela manhã e quando não tomo café, sinto enchaço no abdômen.
    Mas quando fiz o teste de gravidez de farmácia deu negativo.
    Será que eu posso estar com gravidez psicológica ?
    Fico preocupada, porque eu desejo muito ser mãe.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Para ser gravidez psicológica você tem que acreditar que está grávida. Se você está na dúvida, é apenas uma situação normal devido ao atraso menstrual.

  9. mariah

    Dr. É possivel engravidar mesmo tomando o anticoncepcional regularmente? Quais são as chances disso acontecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se estiver tomando a pílula de forma correta, a taxa de sucesso é de 99%

  10. disqus_eS2qWXMTMI

    Menstruei ou tive sangramento a uma semana , essa semana os meus seios começaram a coçar e uma semana antes do sangramento senti o abdômen inchado, só tive duas relacoes sem camisinha, e tomo o anticoncepcional siblima 24 ! Eu posso estar com sintomas de gravidez psicológica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para ser gravidez psicológica você precisa acreditar que está grávida. Se você acha que não está, isso não é gravidez psicológica.

  11. Daniele

    Doutor, tive uma relação sem penetração, apenas tive contato com o líquido seminal, mas externamente (em novembro de 2013) em dezembro menstruei pouco, mas em janeiro e fevereiro menstruei normal, tomo Diane 35, porém não consigo tirar a possibilidade de gravidez da cabeça, já fiz um Beta HCG uns 79 dias após a relação e não consigo tirar isso da cabeça, cada vez que sinto algo diferente já associo a gravidez! Tenho risco de estar desenvolvendo uma gravidez psicológica?? Obrigada desde já!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso mais sinais e sintomas para ser gravidez psicológica. Apenas achar que pode estar grávida não é suficiente.

  12. Daniel Nascimento

    Dr. é possível uma menina ainda virgem apresentar a pseudociese?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, perfeitamente possível.

  13. Sofia

    Me tira uma duvida, espermatozoides ultrapassam roupas? eles conseguem resistir? corre risco da mulher engravidar se nao houve ejaculaçao mas contato com roupa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.