24 de outubro de 2013

CISTO SINOVIAL

O cisto sinovial é um tumor benigno que habitualmente apresenta-se como um pequeno nódulo arrendondado acima das articulações ou tendões, principalmente nas mãos e punhos. Em português bem claro, o cisto sinovial é uma bolinha de consistência mole, que surge geralmente acima do punho ou em um do dedos da mão.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o cisto sinovial:

  • O que é o cisto sinovial.
  • Causas do cisto sinovial.
  • Sintomas do cisto sinovial.
  • Tratamento do cisto sinovial.

O que é o cisto sinovial?

Para entender o que é o cisto sinovial, precisamos antes falar um pouquinho sobre a sinóvia e as articulações. Todo mundo entende que nosso esqueleto é amplamente articulado. Conseguimos dobrar e girar braços, pernas, mãos, dedos, pescoço, etc. Toda essa gama de movimentos que nosso esqueleto é capaz de fazer se deve ao fato de termos articulações, que são as estruturas que unem dois ossos diferentes e permitem o movimento entre eles. Como exemplo de articulações, podemos citar os joelhos, cotovelos, tornozelos e punhos.

O cisto sinovial no punho

Para que essa movimentação de um osso contra o outro não provoque atrito e desgaste, dentro das articulações existem duas importantes estruturas, o líquido sinovial e as cartilagens. A cartilagem é um tecido escorregadio localizado nas extremidades dos ossos articulados. O líquido sinovial é uma espécie de lubrificante que fica dentro das articulações, circundado por uma bolsa chamada sinóvia. Estas duas estruturas permitem que os ossos das articulações possam deslizar um sobre o outro durante anos e anos com mínimo atrito, impedindo que haja desgaste dos mesmos. A perda destas duas estruturas provoca lesão dos ossos, levando a uma doença chamada artrose (leia: O QUE É ARTROSE?). Além das articulações, os tendões também são circundados por uma bolsa contendo líquido sinovial.

Cisto é nome que damos a qualquer bolsa que tenha material líquido ou semilíquido em seu interior. O cisto sinovial é, portanto, é uma bolsa que contém líquido sinovial.

O cisto sinovial surge nas articulações ou tendões, sendo uma herniação de parte da sinóvia e da cápsula das articulações. Este “vazamento” de líquido sinovial para fora das articulações forma uma bolsa que pode ser facilmente vista e palpada.

Apesar de ter origem no líquido sinovial, o conteúdo da cisto sinovial não é puramente líquido. O material dentro do cisto fica isolado do resto da articulação e acaba por formar um espécie de geleia.

Causas o cisto sinovial

Não se sabe muito bem por que os cistos sinoviais surgem. A teoria mais aceita é de que pequenas lesões da cápsula articular, causadas por traumas ou esforço repetitivo, permitem o extravasamento de líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.

Além do trauma e do uso excessivo da articulação, um defeito na formação da articulação também parece ser importante, já que o cisto sinovial pode surgir em pessoas sem história de traumas ou uso repetitivo da articulação.

Sintomas do cisto sinovial

O cisto sinovial é uma massa arrendondada, que costuma ter um diâmetro de 1 a 3 centímetros, compressível e de consistência borrachosa. O cisto costuma ser visível e palpável, estando a pele acima íntegra e sem sinais inflamatórios. A lesão é transluzente, ficando avermelhada quando jogamos um foco de luz sobre a mesma, demonstrando seu conteúdo fluído.

O cisto pode surgir subitamente ou ir crescendo ao longo do tempo. Seu tamanho pode variar, estando mais ou menos volumosos em determinados momentos. Ele também pode desaparecer espontaneamente e reaparecer tempos depois.

O cisto sinovial pode surgir em qualquer articulação, mas sua localização mais habitual é na região do punho ou em um dos dedos da mão. Ele não costuma provocar dor, mas pode fazê-lo caso a massa comprima algum nervo. Nesta situação, além da dor, também é possível haver perda de força e de sensibilidade na região da articulação ou tendão.

Existem casos de cistos sinoviais pequenos e ocultos, que não são visíveis através da pele, mas que são descobertos por causaram dor. Cistos ocultos podem ser diagnosticados pela ultrassonografia ou ressonância magnética.

Tratamento do cisto sinovial

O cisto sinovial é uma tumoração benigna, sem nenhuma possibilidade de se tornar em câncer. Na maioria dos casos ele é assintomático e, como pode desaparecer espontaneamente, nenhum tratamento é necessário.

Por outro lado, se o cisto estiver provocando dor ou atrapalhando na movimentação da articulação, o tratamento médico está indicado.

Um tratamento simples é a imobilização da articulação com talas, de forma a comprimir o cisto e impedir a movimentação da articulação. Desta maneira, tenta-se criar um mecanismo contrário, empurrando o material do cisto de volta para a articulação.

A aspiração do cisto com uma agulha é outra opção e pode ser feita com anestésicos locais no próprio consultório (leia: TIPOS DE ANESTESIA). Após a aspiração, o médico costuma infundir uma solução com corticoides para colar as paredes do cisto e atrapalhar o seu reenchimento. A taxa de sucesso desta técnica é de 75%.

A aspiração apresenta resultado superiores à imobilização por tala, mas mesmo assim há risco de reincidência do cisto. Em cerca de 15 a 20% dos casos, o cisto retorna com frequência e se o paciente continua tendo queixas de dor ou incômodo, o ortopedista pode indicar a remoção cirúrgica do mesmo. A cirurgia pode ser feita pela via clássica ou através de artroscopia. O problema da cirurgia é que ela é um procedimento muito mais invasivo e não garante 100% de cura. Mesmo após remoção cirúrgica, o cisto sinovial pode retornar.

"CISTO SINOVIAL", 5 out of 5 based on 39 ratings.
Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Patrícia

    Olá Dr.
    Até quantas vezes posso drenar o cisto? Quando é feito esse procedimento, o liquido retirado não fará falta nas articulações?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não tem limite. O líquido no cisto já não está mais na articulação, por isso, não fará falta.

  • josiane

    Oi Dr no meu dedo indicador. da mão. esquerda saiu um caroço na parte interna, só percebo ele se eu passar a unha, ele é duro, não. doi e é em cima da ultima articulação e por esses dias notei que naa mesma articulação. e no mesmo dedo porem na parte de cima saiu um caroço maior, mole parece ter liquido dentro e a pele envolta dele está. ressecada. isso pode. ser cisto sinovial?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sem examinar a lesão não consigo emitir opinião.

  • Heloisa P

    Parabéns pelo Texto Dr Pedro.
    Meu caso é complicado, pois meu cisto é persistente rsr
    Já fiz aspiração, e duas cirurgias (em 2005 e 2010) e ele sempre volta.
    Não sei mais o que fazer, seria o caso de nova intervenção cirúrgica??
    O pior que dessa vez esta dolorido…

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se dói, sim.

  • Ederson Siqueira

    Ola dr Pedro primeiro obrigado pela disposição. Em meus dois pulso apareceram o cisto sao pequenos fui ao ortopedista e confesso que ele mal olhou nao me tratou como paciente. E me passou uma injeção de duoflan e disse que vai sumir o senhor concorda com o procedimento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O cisto realmente some sozinho com o tempo.

  • Rosilene

    Olá doutor. Estou com um nódulo mole no dedo mindinho de aproximadamente 1cm. Ele não doi e nem coça. Será que pode ser cisto sinovial?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do local. Para ser cisto sinovial, esse nódulo tem que estar localizado em cima de uma articulação.

  • Regiane

    Boa noite doutor, foi diagnosticada com cisto sinovial e o médico recomendou apenas gelo e um anti-inflamatório gel no local, porém estou sentindo dor , às vezes doi o braço inteiro até o cotovelo, devo procurar outro profissinal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você não sentiu firmeza no primeiro, sim.

  • Laura Pyon

    Qual tipo de médico eu devo procurar para extrair o cisto sinovial do dedo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ortopedista ou reumatologista.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que dosar o fator reumatoide para se ter uma ideia melhor.

  • Mi Monteiro

    Cisto sinovial, calcificações no supra espinhoso direito, dores nas mãos e pés, joelho, fan negativo, vhs alto, dores de manhã, de noite, a tarde melhora pode ser artrite reumatóide?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não consigo imaginar por que um cisto sinovial reprovaria alguém em entrevista para emprego.

  • Sara Regina

    Bom dia doutor!
    Eu tinha um cisto sinovial no punho a muitos anos e optei por fazer uma cirurgia e retira-lo, pois fiz um exame médico para entrar em um emprego e o médico disse que era recomendado que eu tirasse o cisto se um dia pretendesse entrar em uma empresa de maior porte, pois eu não passaria.
    Passado algum tempo após a cirurgia, o cisto voltou e estou desempregada e procurando emprego. O meu medo é passar na entrevista e não ser aprovada no exame médico.
    Será que é aconselhável fazer uma punção do cisto depois de já ter feito uma cirurgia? Pois a cirurgia é muito invasiva e o tempo
    de recuperação é longo, e eu preciso de um novo emprego urgentemente!

    Obrigada!

  • juliana

    boa noite! DR fiz hoje a cirurgia do cisto sinovial na mão…gostaria de saber se preciso repousar a mão e como seria o repouso?
    estranhei o medico me disse q poderia fazer de tudo ja de imediato, voltei ate dirigindo da clinica, mas ta muito dolorido o local…sera q nao tem risco de voltar ou da alguma sequela se eu retomar meus afazeres domesticos sem ter tido a necessidade de um repouso?

    aguardo respostas!
    obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se dói, o ideal é evitar esforços com a mão nos dois primeiros dias.

  • crystiane

    bom dia Dr. eu faço faculdade de dança e mediante a alguns saltos eu cai na semana depois que te mandei a primeira mensagem, enfim, nessa caída meu pulso virou e parece que o cisto se esparramou, fazendo o caroço sumir, estou preocupada, pode se tornar algo pior devido essa sumida que ele deu? aguardo respostas!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Rodrigo Scariot

    Bom dia Dr. tenho um pequeno caroço cerca do tamanho da ponta do meu dedo mindinho, um pouco acima do meu punho, só doi quando faço flexão por causa da posição da mão, achei que fosse punho fora do lugar pois parece como se fosse a continuação do osso do braço, mas estou achando que é esse cisto, por ser bem pequeno sera que com essa tala tem grande chance de desaparecer? estou com medo que isso influencia negativamente em um concurso publico.
    Muito obrigado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Cisto sinovial não influencia nada em concurso público.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cisto sinovial não influencia nada em concurso público.

  • Ação Assessoria

    Bom dia Dr. estou a um ano sem fazer exercícios, desde que lesionei o pulso na academia, apareceu um cisto sinovial, fiz fisioterapia com TENS por 20 seções, decidi fazer a drenagem por pulsão com agulha, e o danado voltou… menor mais esta voltando, sera que devo fazer a drenagem novamente? retirar o liquido sinovial não vai me prejudicar? quero voltar a me exercitar em academia.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      A segunda drenagem deve ser discutida com o ortopedista. Nem sempre é necessário. Depende do quanto o cisto irá lhe atrapalhar nas suas atividades da academia.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A segunda drenagem deve ser discutida com o ortopedista. Nem sempre é necessário. Depende do quanto o cisto irá lhe atrapalhar nas suas atividades da academia.

  • paulo ando

    Para quem tem cisto sinovial nos punhos, por muito tempo, a melhor coisa é cirurgia, ele vai aumentando de volume a cada ano que passa, eu tive que recorrer a cirurgia.

  • Antônio Carlos

    Olá, meu cisto e pequeno, e não faço movimentos repetitivos, não sinto dor nenhuma, mas ele está bem grande, não atrapalha em nenhuma articulação nem nada.. Quero saber, se este cisto pode passar sem nenhuma cirurgia ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cisto sinovial pode desaparecer com o tempo.

      • Antônio Carlos

        Com quanto tempo mais ou menos ?!

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Pode demorar meses.

  • Marcos Paulo Silva De Souza Si

    Bom dia Dr. gostaria de saber se há algum modo de imobilização que faça com que desaparece o cisto ainda pequeno

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desaparece sozinho com tempo. Não se preocupe.

  • Roque

    Ola. Estou preocupado tenho uma bolinha no dedo medio da mão ela é dura olhando ela parece que tem uma potinha branca fica na digital,,ja vai pra uns 6 meses pois ela não diminui sera que pode ser esse cisto?? Abraços

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem ver é difícil opinar.

  • Nina

    Socorroo, meu cisto tem doído muito ultimamente, gostaria de saber algum medicamento que eu possa usar sem ser as intervenções mais invasivas como injeções e tal(citadas no seu texto). Alguma pomada, aerosol, comprimido? Por favor me ajude, grata!!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não há, mas a aspiração é um procedimento extremamente simples e rápido. Em 2 minutos resolve o seu problema.

  • Jessica Luna

    Dr. tenho um cisto sinovial no punho direito e vou ingressar daqui a algumas semanas no Corpo de Bombeiros Militar e esse cisto incomoda bastante quando faço flexão, o que daqui pra frente vai ser a atividade mais praticada. E sobre o método de infiltração a recuperação é rápida? Ele exige repouso de quantos dias?

    O seu site é EXCELENTE, quando tenho duvidas venho dar uma conferida.
    Desde já obrigada.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, a recuperação é rapidíssima. Só é preciso repouso por alguns dias se o tratamento for cirúrgico.

  • Laert Mercier

    Olá,
    Dr estou para fazer um concurso publico que exige teste físico e exame médico esse cisto pequeno pode interferir ou até me reprovar, pois não se dizia nada no edital, e o cisto some com o tempo?
    obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O cisto sinovial não vai influenciar no exame médico.

  • Flavia

    Olá, gostaria de saber se o cisto pode apresentar vermelhidão?estou com um caroçinho no braço, que dói muito e todo o braço, fui em um médico e o mesmo disse que seria um cisto me pedindo para procurar um traumato, fui em outro clinico geral e ele disse que o estranho era estar vermelho, que é um nódulo, algo no tendão,mas que acha que não é um cisto.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O cisto sinovial não costuma ficar vermelho. De qualquer modo, procure um ortopedista.

  • Cristiano Gomes

    Olá!
    Percebi há pouco tempo, um cisto sinovial no meu punho direto, o qual deve está com uns 2cm. Gostaria de saber se devo para de usar o computador até o desaparecimento do cisto? E, sou professor, escrevo muito, tanto com a caneta, como na lousa com pincel. Isso também pode agravar a lesão?
    OBS. Já estou sentindo um certo incomodo e um pouco de fraqueza na mão direita.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Cristiano, o ideal é você procurar um ortopedista antes de tomar qualquer decisão de cunho profissional.

      • maria

        tenhos quitos sinovias na perna e atraz do joelho que devo fazer?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Se eles tiverem causando algum incômodo, procure um ortopedista.

      • maria

        tenhos quitos sinovias na perna e atraz do joelho que devo fazer?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se eles tiverem causando algum incômodo, procure um ortopedista.

      • schennaider

        ola!Dr gostaria de saber se o cisto sinovial pode me reprova em algum exame para qualquer emprego…….???????????

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Acredito que não. Não faz nenhum sentido reprovar alguém devido a um cisto sinovial.