19 de novembro de 2013

OTITE EXTERNA | Dor de ouvido

Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. Neste texto vamos explicar a anatomia da orelha externa, os sintomas da otite e o seu tratamento.

Publicidade

Falamos sobre otite média em um texto à parte, que pode ser acessado neste link: OTITE MÉDIA AGUDA

Anatomia do ouvido externo

Para entender o que é a otite externa e quais suas potenciais complicações é preciso antes conhecer um pouco da anatomia do ouvido externo.

O ouvido externo é composto pela pavilhão auricular (orelha) e pelo canal auditivo, terminando na membrana timpânica. Após o tímpano, inicia-se a região do ouvido médio. Quando há uma inflamação em qualquer parte do ouvido externo, damos o nome de otite externa. Quando a inflamação ocorre após o tímpano, chamamos de otite média.

Apenas como curiosidade, a nomenclatura mais correta não é ouvido externo, mas sim orelha externa. Antigamente chamava-se de orelha o pavilhão auricular (a parte externa e visível do órgão auditivo) e ouvido a parte interna. Desde 2001 o nome mudou e o termo ouvido já não é mais usado. O correto agora é orelha externa (pavilhão auricular + canal auditivo) e orelha média. Todavia, como esse site é voltado para leigos, e para que não haja confusão com os termos, manterei os termos orelha e ouvido como todos conhecem.

Ouvido externo - dor de ouvido

Ouvido externo

O canal auditivo externo é um ducto cilíndrico com mais ou menos 2,5cm de comprimento e 1cm de diâmetro. Inicia-se na orelha e termina na membrana timpânica.

A parte mais externa do canal auditivo é revestida por uma pele mais grossa com numerosas estruturas anexas, como glândulas que produzem cerume, glândulas sebáceas e folículos pilosos. A porção interna do canal, mais próxima do tímpano, contém uma pele fina e frágil, sem tecido subcutâneo. A pele nesta área está em contato direto com o osso subjacente. Deste modo, inflamações mínimas ou instrumentação do canal (como uso de objetos para coçar o ouvido) são capazes de provocar dor significativa e/ou ferimentos.

Como se pega otite externa?

O nosso canal auditivo possui alguns mecanismos de defesa intrínsecos que dificultam a ocorrência de infecções:

– A própria anatomia da orelha já é protetora, pois ela cobre parcialmente o canal auditivo, dificultando a entrada de objetos estranhos. Outro fator que impede a entrada de objetos estranhos é o fato do canal auditivo apresentar uma área mais afinada, o que impede, por exemplo, o dedo de chegar até o tímpano. A presença de pelos na região mais externa do canal auditivo também age como barreira.

– A produção de cerume também é essencial, pois além da barreira física, ela causa uma diminuição do pH do canal auditivo, inibindo o crescimento de fungos e bactérias. O cerume também é uma substância hidrofóbica, o que ajuda a diminuir a umidade dentro do ouvido.

– O ouvido é um órgão “autolimpante”. A pele do canal auditivo cresce de dentro para fora, o que vai naturalmente empurrando as sujeiras, o excesso de cera e a descamação da pele para fora do ouvido.

– Assim como várias regiões do nosso organismo, o canal auditivo possui sua própria flora de bactérias, que normalmente não causam problemas de saúde e ainda dificultam a chegada de bactérias mais agressivas. Feridas no canal auditivo podem facilitar a penetração de bactérias para tecidos mais profundos, causando infecções. A maioria das otites externas são causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa,  uma bactéria invasora que normalmente não coloniza o canal auditivo. Das bactérias que normalmente habitam o ouvido, o Staphylococcus aureus é aquela que mais causa otite, principalmente se houver uma ferida na pele do canal do ouvido (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | Quais os riscos desta bactéria?).

Fatores de risco para otite externa

A otite externa costuma surgir quando algum desses sistemas de proteção citados acima é quebrado.

– Exposição à água é um fator de risco bem documentado para otite externa. Excesso de umidade leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, mudando a microflora do canal do ouvido, favorecendo o crescimento de bactérias que causam a otite. A otite externa é também conhecida como a otite do nadador.

– Traumas, tais como limpeza excessiva (ou agressiva) do ouvido, não só removem cerume, mas também podem criar escoriações ao longo da fina camada de pele no canal auditivo, permitindo que bactérias tenham acesso aos tecidos mais profundos. Além disso, parte de um cotonete pode soltar-se ou um pequeno pedaço de papel tecido pode ser deixado para trás no canal do ouvido; esses resquícios podem causar uma reação cutânea grave, levando à infecção.

– O uso de cotonete mais empurra o cerume para dentro do canal do que o remove. Esse cerume comprimido pode agir como uma rolha e só sai com o auxilio de um otorrinolaringologista. Como já dito, o ouvido não precisa ser limpo, ele mesmo é capaz de expulsar o cerume e as impurezas. O cotonete além de poder ferir o canal auditivo, ainda impede a “autolimpeza” do ouvido (leia: CERÚMEN | Cera do ouvido).

– Uso frequente de dispositivos que ocluem o canal do ouvido, como aparelhos auditivos, fones de ouvido (auriculares) ou tampões de mergulho também predispõem à otite externa.

– Dermatite de contato alérgica pode levar à otite externa (por exemplo, alergia a brincos ou produtos químicos em cosméticos ou shampoos), assim como outras condições dermatológicas, como, por exemplo, psoríase ou dermatite atópica.

A otite externa pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em crianças entre 7 e 12 anos.

Sintomas da otite externa

Os sintomas mais comuns da otite externa são dor, coceira, sensação de entupimento e corrimento de líquido do ouvido. A dor de ouvido na otite externa costuma ser muito forte e piora quando se puxa ou aperta a orelha. É possível surgirem alguns linfonodos palpáveis no pescoço do lado do ouvido acometido.

Ao exame com o otoscópio é possível notar o canal auditivo muito edemaciado e avermelhado, sinais típicos de inflamação.

A febre só costuma surgir nos casos mais graves.

Otite externa necrotizante (Otite externa maligna)

Otite externa maligna, também chamada de otite externa necrotizante, é uma complicação grave e potencialmente fatal de otite externa bacteriana aguda. Mais comum em pacientes diabéticos, idosos e imunocomprometidos, ela ocorre quando a infecção se espalha a partir da pele aos ossos e espaços da medula da base do crânio (também envolvendo tecidos moles e da cartilagem da região temporal).

Pacientes com otite externa necrotizante normalmente têm dor forte e corrimento purulento. Edema, vermelhidão e franca necrose da pele do canal auditivo podem ser evidentes ao exame otoscópico. Paralisia de nervos cranianos são um sinal de mau prognóstico.

A otite externa maligna pode levar a abscesso cerebral e à meningite bacteriana.

O diagnóstico é auxiliado pela ressonância magnética ou tomografia computadorizada, mostrando progressão da infecção para as estruturas ósseas. Pacientes suspeitos de terem otite externa maligna devem ser imediatamente encaminhados a um otorrinolaringologista.

Tratamento da otite externa

A maioria das pessoas com otite externa pode ser tratada em casa.

Em alguns casos, seu médico vai lavar o ouvido com água e peróxido de hidrogênio antes de começar o tratamento. Este procedimento acelera a cura, removendo as células mortas da pele e o excesso de cera do ouvido.

A prescrição de medicamentos em gotas para ouvido servem para reduzir a dor e inchaço causado pela otite externa. Essas gotas normalmente contêm uma combinação de corticoides, antifúngicos e antibióticos. Não use medicamentos por conta própria, antes de pingar qualquer remédio no ouvido para tratar uma otite é preciso ter certeza que o tímpano não está perfurado.

A aplicação correta das gotas é essencial para que estas atinjam o canal do ouvido:

  • Deite-se de lado ou incline a cabeça para o ombro oposto.
  • Preencha o canal do ouvido com gotas.
  • Deite-se de lado por 20 minutos e coloque uma bola de algodão no canal do ouvido.

Você deve começar a se sentir melhor dentro de 36 a 48 horas o início do tratamento. Se a sua dor piorar ou não houver sinais de melhora neste período de tempo, ligue para seu médico. Analgésicos ou anti-inflamatórios  em comprimidos podem ser usados para alivio da dor.

Evite molhar os ouvidos  durante o tratamento. Durante o banho, você pode colocar uma bola de algodão revestido com vaselina na orelha. Evite nadar por pelo menos dez dias após início do tratamento. Evite também usar aparelhos auditivos e fones de ouvido até a dor desaparecer.

Vérsion en español:  OTITIS EXTERNA

"OTITE EXTERNA | Dor de ouvido", 5 out of 5 based on 9 ratings.
Publicidade
Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Flavia Serpa Cid

    Fui a uma otorrino, ela fez a remoção da secreção, confirmou meu tímpano perfurado então me prescreveu Otociriax, por que meu ouvido esquerdo estava obstruído. Ao ler a bula, observei que uso em tímpanos perfurados não é indicado. O que faço?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se foi o próprio otorrino, você pode confiar. Se estiver insegura, ligue para ele e confirme se você pode usar o medicamento mesmo com o tímpano perfurado.

  • Daniele Deutrich

    Doutor, estou a quase 2 semanas com meu ouvido fechado, fui na otorrino, falaram que eu estava com otite, me deram amoxicilina para tomar, dor eu não tenho mais, porém meu ouvido não abre de jeito nenhum. Diz a Dra que tive otite por ter tido uma gripe antes. Marquei para semana que vem audiometria para ver se houve algum problema no timpano. Demora tanto tempo assim para o ouvido “abrir” ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Em geral, não.

  • dinar

    Olá doutor, pesquisando na internet achei seu site e devo parabeniza-lo pelo ótimo trabalho. Sinto muito coceira no ouvido e sai muita cera e com cheiro muito ruim fui ao medico e ele receitou amoxicilina. esta correto? obrigada.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Você foi a um otorrino?

  • Jemerson Rocha

    Caro doutor. Faz uma semana que tive dores no ouvido, com diminuição da
    capacidade auditiva. O médico me receitou um antibiótico por 7 dias, e
    também uma antiflamatório. As dores quase desapareceram a não ser quando
    fica a noite e bate uma brisa fria, sinto um ligeiro incômodo. Porém, a
    diminuição auditiva só recuperou parcialmente. O tratamento com os
    remédios já finalizei, e o médico me orientou que após o término destes
    interrompesse e, que os sintomas ainda iriam persistir por uma semana,
    mas iriam passar. O que você pensa sobre isso doutor, não estarei
    correndo algum risco de dano irreparável ao meu ouvido se apenas esperar
    graciosamente e pacientemente que os sintomas desapareçam naturalmente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que após uma semana você deveria voltar no médico, se a audição ainda não tiver melhorado.

  • Adriana Dias

    Olá doutor. No dia 31/12 eu nadei num lago e entrou água no meu ouvido. Desde então eu tenho sensação de entupimento e sinto uma pulsação estranha no ouvido. Fui na farmácia e me deram um remédio pra otite externa, mas não funcionou em nada. Já tentei até técnica de cone chinês e não melhorou. Tem algo que eu possa fazer? Não tem otorrino na minha cidade.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que você tenha um tampão de cera no ouvido, e que a água tenha entrado e não tenha conseguido sair. Algum médico tem que dar uma olhada lá dentro do ouvido para confirmar. Um clínico geral pode fazer isso.

      • Adriana Dias

        Certo. Muito obrigada.

  • Tássia Marques

    Fui ao otorrino e fui diagnosticada com otite externa, ele me receitou levofloxacino, já o tom faz três dias, no entanto a dor persiste. O que fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 3 dias já era para você ter começado a notar alguma melhora. Se até o 5º dia não tiver sinais de melhora, ou se a dor se agravar em qualquer momento, volte no médico.

  • Keli

    Fui ao médico ele me receito amoxilina e nimesulida em comprimidos e Ouvidonal para pingar. Esta saindo muita secreção, troco o algodão de meia em meia hora, é normal?
    Em quantos dias deve para essa secreção?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O antibiótico, se for eficaz, costuma demorar cerca de 36 a 48 horas para fazer efeito sobre os sintomas.

      • Keli

        Mas em quantos dias deve para a secreção? Se não parar depois de quantos dia devo voltar ao médico?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não existe prazo certo. O que você tem que ver é se a aprtir do segundo dia a infecção começa a dar sinais de melhora. Se após 4 ou 5 dias de antibiótico, nada melhorar, é hora de voltar no médico.

  • fabio

    doutor, estou a alguns dias com a orelha inflamada eu acho, ela doi muito ao toque e as vezes quando coça sai um liquido amarelo ou avermelhado, isso pode ser uma inflamação normal+

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não parece-me normal. É bem provável que seja uma otite externa. Procure um otorrinolaringologista.

  • Rose

    Dr. estou com dor de ouvido a exatamente há 7 dias, logo que senti dor fui ao médico e fui informada que estava com o ouvido bastante vermelho e a médica me receitou amoxilina 500 de 8×8 horas por 14 dias, nos primeiros dias vazou sangue misturado com liquido amarelado após o 4 dia somente o liquido amarelado e hoje não esta mais vazando só que ainda sinto dor e uma “pressão forte no ouvido inflamado” sem contar a baixa audição, isso é normal?
    Aguardo sua resposta muito obrigada

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Isso é sugestivo de otite média. Já era para ter melhorado. Retorne no otorrino para ele examinar o seu ouvido novamente.

  • Rebeca

    Eu estava limpando o ouvido e um pedaco do cotonete ficou la dentro e eu nao consegui tirar,e grave?O que devo fazer?

    • Pedro Pinheiro

      Não é grave, mas você tem Procurar atendimento médico para retirar o que ficou no ouvido antes que isso possa causar algum problema.

  • Rodrigo

    Olá DR.
    Senti muita dor no ouvido e procurei um otorrino que me receitou Amoxilina e Otociriax.
    Minha duvida é, ainda estou meio que surdo do ouvido ineccionado. Como que o “pus” vai sair do ouvido? Ou tenho de ir novamente no otorrino para limpar?

  • Luiz Silva

    Excelente artigo. Muito esclarecedor. Obrigado e parabéns!

  • Gilberto Sbc

    Olá dr. Tenho problemas de cêra nos ouvidos há pelo menos uns 5 anos e sempre tenho faço a retirada usando aquelas seringas, juntamete com o otorrino. Dias trás tive o mesmo prblema, mais no ouvido direito ,pinguei por vários dias o cerumin, e notei a saida que saia muita cêra líquida,mas a sensação de netupimento ainda persistia. procurei um otorrino (SUS) que fez a lavagem do ouvido esquerdo pois continha cêra,mas dodiretio não , pois estava inflamado.Me receitou o exame de nasofibroscopia e o oto betinovate pata pingar no ouvido inflamado direito. Mas estou com muito medo de fazer tal exame pois me disseram que por meio de uma sonda introdizida pelo nariz e que é dolorido demais. Então gostaria de saber a sua opinião. Uso primeiro o medicamento do ouvido inflamado para ver os resultados,ou faço o exame indicado???. Atenciosamente
    Gilberto A. de Matos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que você deve seguir a orientação do otorrinolaringologista. Ele é o especialista no assunto.

  • Leandro1075

    Olá doutor,

    Marquei consulta, mas estou aguardando o dia marcado, acredito estar com otite externa, só que no canal auditivo está parcialmente fechado, por uma espécie de bolha! Isso é normal no aso da otite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deve ter uma rolha de cerume. Pode causar sensação de entupimento e dor no ouvido.

  • Debora

    boa noite doutor, fui ao otorrino e ele falou que eu estava com infecção no ouvido e como estou amamentando ele me receitou otociriax, mas não me deu a menor explicação sobre o problema, pediu que eu pingasse 5 gotas 3 vezes ao dia durante 14 dias e voltasse nele. fiquei cheia de dúvidas…até achar o seu site que me esclareceu tudo e é ótimo parabéns pelo trabalho.(Estou com todos os sintomas citados na otite externa).

  • Risangela

    Doutor,fui ao um otorrino e la ele descodriu que eu estava com otite.Lá, ele fez uma limpeza e receitou um medicamento,Otocinalar,durante um tempo meu ouvido melhorou mais depois de um tempo estou sentindo tudo de novo.È certo eu voltar a usar o medicamento novamente?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É certo vc voltar no otorrino.

  • SamanthaVieira

    Eu queria saber se existe algum tratamento para pessoas que criam muio cerume.Porque eu sempre tenho que ir ao otorrino fazer a lavagem, e também eu já tive otite externa. E sinto incômodo, tenho muita cera no ouvido e tenho que ficar limpando,porque as vezes aparece o sujo.
    Aguardo a resposta.Obrigada.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe. Mas a cera é importante para proteger o ouvido, não é ela que causa otite externa. Provavelmente você anda cutucando muito o seu ouvido.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @DEIZE
    Sim, procure um otorrinolaringologista

  • http://dat-deize.blogerspot.com/ DEIZE

    Olá Dr. Pedro, boa tarde ! Minha mãe tem 79 anos e há 4 teve um AVC e é diabética controlada ( níveis baixos ). Ela tem se queixado de uma intensa coceira no pavilhão auricular e parte do canal auditivo externo. A higiene é normal. Após e durante essa intensa conceira ela reclama de considerável perda da audição. Ela se refere à essa conceira em ambos os lados. Lendo seu artigo penso se pode haver fundamento nessa queixa. Devo procurar um especialista ?
    Agradeço se puder responder.
    Parabéns pelo site, obrigada, abraço, Deize