15 de dezembro de 2013

CERÚMEN | Cera do ouvido

 
388 COMPARTILHAMENTOS

O cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.

Publicidade

O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido de cera.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a cera de ouvido:

  • O que é o cerúmen.
  • Sintomas do ouvido entupido de cera.
  • O que causa impactação de cera no ouvido.
  • Como remover cera do ouvido.

O que é o cerúmen

O cerúmen é uma substância produzida no canal auditivo, que é a parte mais externa do sistema auditivo, localizada entre a membrana timpânica e o orifício da orelha (ver imagem abaixo).

Cera de ouvido

A região mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido. A cera é produzida exclusivamente no terço mais externo do ouvido, podendo ser encontrada mais profundamente, perto do tímpano, somente se tiver sido empurrada por cotonetes, grampos, tampa de caneta ou qualquer outro corpo estranho introduzido no ouvido.

O cerúmen é importante para a saúde do ouvido, pois ele serve de proteção contra traumas, ressecamento e bactérias. A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.

O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.

Sintomas do ouvido entupido de cera

Como já explicado, a cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não causa nenhum sintoma.

O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

Por que a cera fica impactada no ouvido?

Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. O seu uso frequente pode criar um grande rolha  no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerúmen impactado.

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.

Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.

Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerúmen do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.

Como remover cera do ouvido

O cerúmen deve ser removido sempre que o paciente tiver algum dos sintomas descritos anteriormente. Existem basicamente três modos para se remover o excesso de cera dos ouvidos: ceruminolíticos, irrigação ou remoção mecânica pelo otorrinolaringologista.

Os ceruminolíticos são são substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos com o objetivo de amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural. Um dos ceruminolíticos mais conhecidos é o Cerumin®. Gotas de óleo mineral também podem ser usadas. O uso de ceruminolíticos, apesar de serem simples e vendidos sem necessidade de receita médica nas farmácias, não deve ser feito sem orientação de um otorrinolaringologista. Pessoas com lesões do tímpano, dor ou sinais de infecção do ouvido não devem pingar nada sem orientação médica. Há também o risco dos ceruminolíticos ficarem presos atrás da rolha de cera, provocando irritação da membrana timpânica.

A irrigação é outra opção válida para remoção do cerúmen. O procedimento é geralmente feito com um jato de soro morno no ouvido com uma seringa grande de 200ml. O uso prévio de ceruminolíticos ajuda a amolecer a cera e aumenta a eficácia do procedimento. A irrigação também não deve ser feita em pacientes com dor, perfuração do tímpano ou sinais de infecção do ouvido. Apesar de ser um procedimento simples, o mais seguro é evitar o seu uso em casa, sem assistência de um profissional treinado, pois há riscos de perfuração do tímpano e infecção do ouvido se a irrigação for feita de forma errada.

A remoção mecânica do cerúmen é o método mais rápido e eficaz, mas só pode ser feito por um otorrinolaringologista. O médico, com instrumentos especiais, consegue visualizar diretamente o interior do ouvido, podendo remover facilmente o excesso de cera impactada.

Publicidade
  • Alice Oliveira

    Dr°,eu tenho uma prima que enfia pedrinhas de roupas no ouvido.
    O que ela deve fazer?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Parar de enfiar e procurar um otorrinolaringologista para ele fazer uma otoscopia e retirar qualquer objeto estranho que esteja dentro do ouvido.

  • Reginaldo

    Bom dia! Dr. Minha filha Roberta tem 1 ano de idade e a uns dois dias eu e minha esposa notamos que de seu ouvido direito vem saindo uma secreção amarelada parecida com pus, tocamos o ouvido dela e notamos também que ela não está sentido dor nenhuma.
    O que podemos fazer? Será grave ou somente acúmulo de cera ou água que caiu no ouvido?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tem que levá-la ao pediatra para ele ver esse ouvido.

  • Eduardo de Paula Santos

    Oi, fui ao otorrino e ele disse que estou com uma quantidade muito grande de cerúmen e que eles foram proibidos de fazer lavagem lá, dizendo para procurar o sus ou ama, mas nenhum faz a lavagem, e agora?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Proibido de fazer lavagem? Estranho. Ele também pode fazer extração do cerúmen com ferramentas específicas. Sugiro que você procure uma segunda opinião.

  • natalia

    Boa noite, tenho péssimo habito de usar todos os dias o cotonetes ate duas vezes ao dia, nem cera sai mais so me da caspas ao redor do orifício e na orelha fico ate envergonhada pois parece seborreia . O que devo fazer
    ???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Parar de usar cotonete! Depois, procure um otorrino para ele avaliar os seus ouvidos. Com descamação da pele e uso frequente de cotonete, você deve ter uma grande rolha de cerúmen.

  • Julio Crespo

    boa noite, tomei banho de piscina hoje e senti que meu ouvido ficou entupido. passei cotonete para tirar a água e saiu um pouco de sujeira (cera) mas piorou um pouco. o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não usar mais cotonetes e procurar um otorrinolaringologista. Deve ter aí uma rolha de cera.

  • graca lima

    Bom dia dr. Acordei com ouvido entupido acompanhado de coceiras e zubido. Não sinto dor mais orelha ta sensível. Estou fazendo uso de antibioticos, antiflamatorio., usando um colírio que otorrino prescreveu. Porem os sintomas continuam, dias sinto melhoras outro sinto que tampou, como se tives
    se algo tampando entrada do meu ouvido. Me ajude pois estou entrando em desespero..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Graça, à distância não tenho como ajudar. A única coisa que posso sugerir é que você volte ao otorrino e explique que os sintomas não estão melhorando com o tratamento.

  • Viviane Vasconcellos

    Boa tarde Dr a dez dias atrás amanheci com uma sensação de entupimento e perda de audição no ouvido esquerdo. Procurei uma emergência e fui atendida por um clinico que me prescreveu uma medicação tópica otociriax e pediu que eu pingasse 3 gotas no canal auditivo duas vezes ao dia. Ja estou fazendo uso da mesma a sete dias e os sintomas ainda persistem. Não sinto dor mas a sensação de ouvido tampado continua. Só consegui marcar consulta ambulatorial com otorrino para daqui a um mês. O que devo fazer Dr, por favor me ajude!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O seu ouvido deve estar impactado de cera. É mesmo necessária uma consulta com o otorrino para que ele possa remover o provável tampão de cerúmen.

  • Ricardo

    “O ragião mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela”

    Me desculpe, mas não é RAGIÃO, sim região, meus olhos so vêm erros, e em site de medicina, isso não é adimicível.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deixa eu lhe contar um segredo: eu sou humano e, às vezes, cometo erros de digitação.

      Mas a grande ironia é o sujeito criticar o português de alguém escrevendo errado. Vêm é o verbo vir conjugado na 3ª pessoa do plural. O correto seria “meus olhos só veem erros”. Pior ainda é escrever um bizarro “adimicível” em vez de admissível.

      O meu erro foi de digitação, os seus são gramaticais e ortográficos. E isso tudo em apenas uma frase. Que sirva para você se tornar mais humilde e entender que todo mundo está sujeito ao erro. Da próxima vez, em vez de criticar, apenas escreva uma mensagem educada alertando sobre o erro.

  • Amanda Falcão

    Boa tarde Dr,
    Meu irmão mais novo amanheceu reclamando de dor de ouvido. Sendo assim o mesmo, usou cotonete para ” limpar”. Pouco tempo depois, começou a reclamar de ouvido entupido. Sentamos eu e minha mãe e observamos que há cera, muita cera no ouvido dele. Estamos com medo de colocar qualquer coisa em seu ouvido, já que é uma região sensível, sendo assim, pensamos em vapor, ou numa bolsa térmica, ele colocaria o ouvido sobre a bolsa, deitado, no sentido que a cera escorresse. É uma boa ideia Dr?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não adianta nada, ele tem que ir a um otorrinolaringologista. Essa cera tem que ser removida mecanicamente. O procedimento é simplicíssimo, indolor e não dura nem 5 minutos.

  • Felipe Freitas

    Olá Dr, boa tarde!
    Bom, estou sentindo umas tonturas, como se meu corpo tivesse “balançando”, mas já fiz todos exames possíveis, e não deu nada, isso pode ser acumulo de cerume?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode. Mas para saber mesmo só indo a um otorrinolaringologista.

  • Alan

    Olá dr Pedro.
    Eu estou meio “surdo” do ouvido direito, eu não sei bem o que aconteceu, mas minha noiva diz que viu uns pedacinhos de cera no meu ouvido, a partir deste dia fiquei ouvindo cada vez menos com este ouvido. Comprei um remédio e usei como afirma na bula, depois fui ao posto para retirar e não saiu quase nada. E ainda continuo ouvido muito pouco com o ouvido direito. O que devo fazer?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Procurar um otorrinolaringologista. Se for cerume, ele consegue retirar facilmente. Se não for, ele vai poder investigar a causa.

  • Sérgio

    Boa tarde, a minha questão é a seguinte ;
    Fui para a piscina e após algumas horas dentro de água reparei que me saia alguma cera do ouvido sempre que coçava vinha cera agarrada ao dedo com um aspecto mole. Desde aí fiquei com a sensação de ouvido entupido e até mesmo perda de audição há algo que possa fazer em casa ou terei mesmo de recorrer a um médico?

    • Pedro Pinheiro

      A cera deve ter agido como um tampão. É possível que tenha ficado água retida dentro do seu ouvido. Realmente você tem que procurar um otorrinolaringologista.

  • Marliany Pinheiro

    Olá Dr. Pedro,
    tenho um filho com 4 anos de idade que tem hipertrofia das amígdalas e adenoide, sempre costumo olhar sua garganta com uma lanterninha e outro dia olhei seus ouvidos, também com lanterna. Ví que o ouvido esquerdo é limpo e tem o canal livre, já o direito tem um tampão marrom bem profundo fechando o canal, que acredito ser de cera. Tenho observado constantemente e vejo que ele não tem cedido em direção à saída do ouvido. Devo esperar mais ou procurar logo um médico? será que esta limpeza é feita na rede pública? esta formação de tampão de cera tem algo haver com o problema de amígdala e adenóide que ele sempre teve?
    Aguardo resposta,
    Grata.

    • Pedro Pinheiro

      Se você acha que ele possa estar com problemas de audição por causa desta placa de cerúmen, a avaliação do otorrino seria interessante. A limpeza é simples e qualquer otorrino, inclusive no SUS, é capaz de fazê-la. A cera não deve ter relação com a adenoide e as amígdalas, a não ser que ele também tenha otites com frequência.

      • susana cerqueira

        Sr.dr tenho à muito tempo uma sensação de peso no ouvido como fosse tapado e dormencia… O que fazer ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Procurar um otorrino para ele examinar o seu ouvido. Pode estar cheio de cera.

  • Celso Ramos

    Dr. Pedro, tenho um rins só o outro teve que ser removido, estou no interior do Estado, Sapucaia-RJ, gostaria de fazer exames, n o outro rin, que ficou com uma pequena pedra, tem algum Hospital Estadual ou Federal, que possa fazer uma avaliação, estou preocupado.

  • Gleizideoliveirabatista

    Md saude voces sao fantasticos obrigado por tirar todas as nossas duvidas eu estou maravilhada por que agora eu sei onde tirar minhas duvidas um grande abraço

    • Daniele de Aguiar Campos Rodri

      Olá doutor ! Minha filha de 2 anos está com cheiro fortíssimo de “podre ” em um dos ouvidos . Levamos ao especialista e ele passou cerumim e disse que fará uma lav
      agem . Fiquei na duvida a respeito do mau cheiro ser consequência apenas do excesso de cera.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        A cera pode dar mau cheiro, sim.

        • edneusa ferreira

          Dr, Pedro, tanta gente Precisando , porque o senhor poderia fazer esse trabalho, estou com esse mesmo problema,, e cloro tem que cobrar,, vc vai ter muitos paciente…….

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Eu não sou otorrino. Minha especialidade é nefrologia. Já faço muitas coisas na minha área. Não dá para fazer tudo :)