19 de novembro de 2013

GASES INTESTINAIS | Por que soltamos puns e arrotos?

Eliminar flatos, conhecido popularmente como pum, às vezes muito mal cheirosos, é normal e acontece a todo mundo. Porém, algumas pessoas apresentam esporadicamente uma eliminação de gases mal cheirosos com frequência elevada, geralmente associado à dor de barriga.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre os gases intestinais:

  • Gases do pum e do arroto.
  • Origem dos gases intestinais.
  • Alimentos que aumentam a eliminação de gases intestinais.
  • Quando os gases intestinais preocupam.
  • Tratamento para excesso de gases.
  • Cuecas que absorvem o pum

Qual é o gás do pum?

Excesso de gases intestinaisO ser humano elimina diariamente até 1,5 litro de gases pelo ânus em uma frequência de 10 a 20 flatos por dia. Boa parte deles pode passar despercebida.

Os gases do sistema gastrointestinal são compostos basicamente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. O arroto tem composição parecida, porém é mais rico em oxigênio e nitrogênio.

E qual deles é o responsável pelo mal cheiro? Nenhum, são todos basicamente inodoros. A culpa também não é das fezes. Ao contrário do que se imagina, o pum não cheira mal por passar pelas fezes antes de ser eliminado. O que causa mal cheiro é o 1% restante de gases, compostos principalmente por enxofre, sendo o principal o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). Isso explica por que nem todos os puns tem cheiro ruim. Se não houver um aumento da produção de gases com enxofre, o pum pode não ter cheiro incômodo.

De onde vem os gases?

Os gases intestinais são basicamente produzidos pelas milhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.

No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar. Também é comum haver deglutição de ar quando se mastiga um chiclete ou se fuma um cigarro. Outra fonte de gases estomacais são as bebidas gaseificadas.

Grande parte do gases deglutidos são eliminados através das eructações, conhecidas popularmente como arrotos. Porém, se o paciente tem o costume de deitar após as refeições, estes gases apresentam mais facilidade em seguir o caminho em direção aos intestinos do que retornar ao esôfago (já notou como é muito mais fácil arrotar quando se está sentado ou em pé em vez de deitado?), aumentando a eliminação de flatos.

Quais alimentos causam mais gases intestinais?

Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos no intestino delgado e, por isso, chegam em grande quantidade ao cólon, onde são metabolizados pelas bactérias. Os principais carboidratos mal digeridos são os oligossacarídeos.

Os alimentos que mais causam gases intestinais são:

– Feijão.
– Ovos.
– Cerveja (escura).
– Leite.
– Batata.
– Milho.
– Farelo de trigo.
– Brócolis.
– Aspargos.
– Alho.
– Repolho.
– Bebidas gaseificadas.
– Couve-flor.
– Cebolas.
– Refrigerantes.

Falta de exercício físico, constipação intestinal, intolerância à lactose e alterações da flora bacteriana dos intestinos por uso de antibióticos também podem causar aumento da produção de gases. Sexo anal passivo é outra causa.

O enxofre, que causa o odor desagradável do pum, normalmente é produzido após ingestão de proteínas. A carne de porco, por exemplo, costuma causar flatos com cheiro forte.

Ansiedade pode acelerar o transito intestinal, levando mais alimentos mal digeridos ao cólon, fornecendo mais substrato para as bactérias que produzem gases.

Quando o excesso de gases preocupa?

Estudos mostram que a maioria dos pacientes que se queixam de excesso de gases intestinais, na verdade apresentam a mesma quantidade de gases que a média da população. Este paciente têm é uma maior sensibilidade à presença de gases.

Eliminamos em média 500 a 1500 ml de gases através dos flatos. Por exemplo, um paciente pode se sentir desconfortável se sua eliminação diária de gases for normal, mas próxima de 1300-1500 ml. Às vezes, uma dieta mais cuidadosa pode reduzir a produção de gases para menos de 1000 ml por dia, fazendo com que o mal-estar passe. Resumindo: não é preciso ter excesso de gases, para se sentir com excesso de gases.

Pacientes com síndrome do intestino irritável ou com dispepsia funcional (leia:  SINTOMAS DO ESTÔMAGO | DISPEPSIA) costumam tolerar mal pequenos aumentos na produção de gases intestinais.

Na grande maioria dos casos, o excesso de gases intestinais não indica nenhuma doença, não importando se há ou não odor forte. Os sinais de gravidade estão na presença de outros sintomas associados, como perda de peso, diarreia crônica (leia: DIARREIA | Causas e tratamento), anorexia, anemia, sangramentos e dor abdominal (leia: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas). Nestes casos, uma visita ao médico é indicada.

Tratamento do excesso de gases intestinais

O modo mais fácil de controlar os gases intestinais é através de uma dieta cuidadosa. Evite alimentos que sabidamente agravam seus sintomas. Estes podem incluir lacticínios, algumas frutas e legumes, cereais integrais, adoçantes artificiais e refrigerantes. Uma dica em relação ao feijão é deixá-lo de molho durante a noite e trocar a água antes de cozinhá-lo.

Mantenha um registro de alimentos e bebidas que você ingere para conseguir identificar quais as comidas são mais incômodas. O que pode causar gases em mim, não necessariamente causará em você e vice-versa.

Além de equilibrar a dieta, também é importante praticar exercícios e reduzir o estresse.

Existem pastilhas de carvão ativado, à venda em farmácias, que ajudam a neutralizar os gases intestinais. Mas atenção: se você toma medicamentos regularmente, o carvão ativado pode inativá-los, sendo contraindicado nesses casos. Um medicamento chamado Beano ajuda a diminuir os gases intestinais. A famosa Simeticona (antiga Dimeticona) não parece ser muito efetiva, não demonstrando bons resultados nos estudos científicos. O salicilato de bismuto é uma opção para quem se queixa de flatos com mau cheiro.

Já existem no mercado brasileiro cuecas e calcinhas feitas com tecidos que absorvem o pum, diminuindo a passagem do seu cheiro. Uma delas é chamada de Under-Ease. Algumas vêm acolchoadas, reduzindo também o barulho dos flatos.

No caso dos arrotos (eructações) a principal causa é o ar engolido durante as refeições. Quanto mais rápido se come, maior é a quantidade de ar deglutido. Engolir saliva, fumar, mastigar chicletes e falar enquanto come também causam deglutição de ar. Obviamente bebidas gasosas aumentam as eructações.

Pessoas ansiosas apresentam deglutição de grande quantidade de ar, chamado de aerofagia, que causa desconforto abdominal por distensão do estômago, que por sua vez, leva a mais ansiedade. O controle da ansiedade alivia os sintomas do excesso de gases.

"GASES INTESTINAIS | Por que soltamos puns e arrotos?", 5 out of 5 based on 104 ratings.
Publicidade
Publicidade
  • bruno

    gases pode ser hiv.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há centenas de causas mais prováveis que o HIV.

  • isabele

    adorei esta novidade ‘-‘

  • barbara

    sinto muito dor do abdome minha barriga fica muito enxada, so da uma aliviada quando solto alguns gases, tem um medicamento que posso estar domando ou ate mesmo um chá

  • Amélia

    Queria tirar uma dúvida… Quando o Dr. diz que sexo anal passivo é outra causa, significa que com o sexo anal a pessoa irá liberar mais gases? Então na verdade esse ato é prejudicial à saúde, certo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Gases é ar que é empurrado para dentro. Depois sai sozinho, isso não significa que sexo anal seja algo danoso à saúde.

  • Laís

    Fiz histerectomia total a 1 ano e apendicectomia 10 meses depois. Neste tempo, tenho tido muita eructação e estou sempre com distensão abdominal por gases. Não sei se produzo muito gases, mas sei que tenho dificuldade de elimina-los e por isso estou sempre com dores abdominais (embora tenha alimentação saudável), sensação de estufamento e peso que aliviam quando consigo solta-los. Após evacuar o estufamento/gases? aumentam. Exames de colonoscopia e endoscopia recentes estão normais e remédios não são eficazes (Lonuim, Siilif, Simeticona). Existe alguma doença de funcionamento que provoque essa retenção? Qual seria?

  • vinicius

    como faço pra fazer uma pergunta?
    fiz ontem mais nao fui respondido!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vinicius, leia as regras do site, por favor.

  • Meire

    Olá Dr. Pedro, bom dia! Tenho um bebe de 1 ano que tem muito gases, esta sempre com barriga bem inchada e tem dias que os gases são tantos que tudo que ele come vomita. Não sei mais o que fazer estava usando ENDORUS, nao surtiu efeito, agora estou usando simeticona que no inicio fez efeito agora mais não. Por favor me dê alguma dica!!! Obrigada antecipadamente pela atenção e fique com Deus!!!

  • joel bastos

    Ola, sempre fui magro, 60kg 1,81m . De um ano para cá, engordei para 72kg e já estou sentindo uns pneuzinhos. Logo abaixo da costela esquerda, lado esquerdo da barriga, nesse pneuzinho que “apareceu”, internamente sinto uma pressão, como se fosse uma bolha de ar. Nunca senti isso e agora é constante, vira e meche sinto e somi. Falei com um médico e ele disse que é ar preso mas nunca tive isso. Pode ser algo grave, há algum tratamentou ou exame?

  • gases

    Sofro com problemas de gases há anos,preciso urgentemente trabalhar,mas todos os empregos que eu arrumo logo tenho que sair pois os gases que que eu solto dura te o dia são muitos e tem mal cheiro,e o constrangimento é muito grande sou motivo de piada na empresa.já pensei em cometer uma besteira por conta dessa situação,por exemplo:tirar a minha própria vida! não sei porque isso acontece comigo não tenho o controle de segurar os gases por favor me ajude!

  • Guest

    Sofro com problemas de gases há anos,preciso urgentemente trabalhar,mas todos os empregos que eu arrumo logo tenho que sair pois os gases que que eu solto dura te o dia são muitos e tem mal cheiro,e o constrangimento é muito grande sou motivo de piada na empresa.já pensei em cometer uma besteira por conta dessa situação,por exemplo:tirar a minha própria vida! não sei porque isso acontece comigo não tenho o controle de segurar os gases por favor me ajude!

    • silva

      nao desista,vc vai conseguir ,sei exatamente o q vc passa !!!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista.

  • fabioluchien

    Dr. tenho 43 anos e acabei de fazer um cirurgia de emergência de apendicite aguda, mas estou sofrendo com muito gases, tudo que ingiro causa gases o que eu faço

  • B26olivemota

    Dr.tenho 31 anos e faz alguns dias que não estou me sentindo bem,estou com dificuldades de arrotar,sinto um desconforto abdominal e falta de ar,barulhos na barriga e nas costas.O que fazer pra acabar com isso,existe tratamento,já tomei dimeticona e continuo sentindo esses sintomas.

  • J5uly

    É possivel exalar um cheiro como se fosse de pum só que sem tê-lo soltado, nem ao menos ter tido vontade? Tenho sentido esse cheiro de vez em quando e acho que é de mim, mas tenho certeza que não sai pelo reto.

    • Gustavo

      Estou passando pelo mesmo problema e já não sei que fazer

  • cancilieri

    Dr. tenho 33 anos tenho tres filhos começei sentir dores do lado direito da barriga, fiz ultrasson do abdomem e tava normal dai fiz ultrasson trsnvaginal e acusou um cisto de 2,7×2,2 isso foi dia 06-11-2012 hoje dia 13-11-2012 tive uma dor fortissima na barriga uma dor aguda no abdomem todo o que posse ser e qua a especialidade de médico devo procurar?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Clinico geral

  • cancilieri

    Dr.me chamo karine tenho 33 anos tenho tres filhos, fiz um ultrasson do abdomem e nao deu nada e fiz um endovaginal e deu um cisto no ovario direito de 2,7×2,2 . hoje de manha acordei com uma dor absurda na barriga, sensaçao de ter muitos gazes sei lá ….Qual o médico devo procurar?

  • cancilieri

    Dr.me chamo karine tenho 33 anos tenho tres filhos, fiz um ultrasson do abdomem e nao deu nada e fiz um endovaginal e deu um cisto no ovario direito de 2,7×2,2 . hoje de manha acordei com uma dor absurda na barriga, sensaçao de ter muitos gazes sei lá ….Qual o médico devo procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Clinico geral

  • http://profile.yahoo.com/ZHKS5GKUTH5WQ46JOQNTLGLHMQ Raul

    Parabéns Dr. Pedro. Artigo muito explicativo, simples, enxuto e objetivo. Obrigado por compartilhar gratuitamente com a gente e seu conhecimento.

  • jadson

    Dr. mim chamo Jadson e tenho 23 anos sofro muito com umas dores no estomago causadas por gases em momento penso que vou ate morre por a crise é muito forte o que fazer para mm aliviar? esse problema pode levar a morte?

  • Lorival Junior

    Doutor, ultimamente (duas semanas) estou com Gases e Enxaqueca, andei reparando antes de vir a crise de enxaqueca vem os gases, pode ser algo na alimentação ou pode ser uma patologia ?

  • Cieli marques

    quem tem gastrite e refluxo pode ter um aumento de gases e sensação de estar estufado?

  • vânia

    olá dr. meu nome vânia tenho 38 anos e sofro muito com gases acho que tudo me dar gases porque todos os dias eu estou com ela, e o que mais me incomoda é a barriga que fica enorme, tomo muito chás e simeticona mais acho que não resolve, o que faço?

  • Vilma santiago

    Dr. Gases causam dores e localizam-se nas também nas costas ?

  • Vilma santiago

    Gases causam muita dor, algumas pessoas na minha casa sofrem muito com isso ! Gases podem se estender para outras partes do corpo ? para as costas , por exemplo ?

  • Marcelle_veto

    Dr° á algum tempo sofro com dores no abdomem por conta de gases preso e prisão de ventre, estou preocupada pois a dor que sinto é muito forte a ponte de ate me dar sensação de desmaio isso é normal quando se está com gases preso ou com prisão de ventre?

    Aguardo resposta!

  • Selma

    Dr.por favor me explica uma coisa,meu marido esta a 15 dias com dor no peito direito,e de uns 3 dias pra k ele nao esta conseguindo comer e nem beber agua.ja fomos no clinico geral,ele fez exames de sangue,urina e raio x do pulmao ,mais segundo o clinico os exames deram normais,porem ele nao esta nada bem ,continua com dor mesmo tendo sido medicado,o q o senhor acha??a dor ele sente qndo come,e bebe.ha e outra coisa meu marido disse q a dor esta pra costa tb.

  • Selma

    Dr.por favor me explica uma coisa,meu marido esta a 15 dias com dor no peito direito,e de uns 3 dias pra k ele nao esta conseguindo comer e nem beber agua.ja fomos no clinico geral,ele fez exames de sangue,urina e raio x do pulmao ,mais segundo o clinico os exames deram normais,porem ele nao esta nada bem ,continua com dor mesmo tendo sido medicado,o q o senhor acha??a dor ele sente qndo come,e bebe.ha e outra coisa meu marido disse q a dor esta pra costa tb.

  • Michele_limacouto

    Dr. por favor me esclarea uma coisa! Eu sinto uma dor quando estou com gases e intestino preso, ao mesmo tempo que no estômago parece ser no intestino, tipo um nó uma câimbra, e peso no estômago quando termino de aumoçar, isso só em algumas fases, devo tomar antigases ou fazer um exame? qual exame devo pedir o médico? Obrigada!

  • Gabriel

    Dr. Pode parecer brincadeira o que vou dizer, no entanto peço encarecidamente que trate com seriedade, pois é muito constrangedor e humilhante o que passo.
    Fiz uma cirurgia ha 2 anos devido a refluxos e aproximadamente 1 anos depois percebi que os gases aumentaram muito. como se não bastasse a capacidade de controlá-los também.
    O grande problema não é a quantidade, mas sim o controle! Sim o controle, pois todo humano qualquer que conheço sente ou percebe quando esta prestes a eliminar flatos. No entanto, essa não é bem a minha situação, pois ora eu percebo ora não (maioria). Simplesmente sai do nada sem avisar e só sei que isso acontece porque quando estou sozinho sinto o cheiro que é muito forte! Fico desesperado em ambientes fechados como transporte publico (o qual dependo), salas de reunioes e etc.
    Tenho pesquisado muitas coisas e até agora nada conclusivo. Por favor, peço a sua ajuda, experiencia e até mesmo de seus colegas médicos, pois já passei em médicos, fiz diversos exames e tudo está “normal”.
    Agora eu te pergunto, se isso é normal por que não ocorre com as demais pessoas também?? Antes eu não estava assim.

  • Gabriel

    Dr. Pode parecer brincadeira o que vou dizer, no entanto peço encarecidamente que trate com seriedade, pois é muito constrangedor e humilhante o que passo.
    Fiz uma cirurgia ha 2 anos devido a refluxos e aproximadamente 1 anos depois percebi que os gases aumentaram muito. como se não bastasse a capacidade de controlá-los também.
    O grande problema não é a quantidade, mas sim o controle! Sim o controle, pois todo humano qualquer que conheço sente ou percebe quando esta prestes a eliminar flatos. No entanto, essa não é bem a minha situação, pois ora eu percebo ora não (maioria). Simplesmente sai do nada sem avisar e só sei que isso acontece porque quando estou sozinho sinto o cheiro que é muito forte! Fico desesperado em ambientes fechados como transporte publico (o qual dependo), salas de reunioes e etc.
    Tenho pesquisado muitas coisas e até agora nada conclusivo. Por favor, peço a sua ajuda, experiencia e até mesmo de seus colegas médicos, pois já passei em médicos, fiz diversos exames e tudo está “normal”.
    Agora eu te pergunto, se isso é normal por que não ocorre com as demais pessoas também?? Antes eu não estava assim.

    • silva

      sei exatamente o q vc passa ,cmg começou ha 4 anos do nada e ate hj tento descobri qual é o problema,se descobrir alguma coisa ou um medico especialista me avise ok?

  • Paula

    Sofro muito com dores abdominais, só passa quando tomo Simeticona e Buscopam composto, ai consigo soltar puns, mais no meu caso oque me incomoda é que essas dores na minha barriga só aparece quando estou dormindo. sempre na madrugada, aí perco o sono e fico nervosa. quanto mais nervosa fico, mais passo mal. Não sei oque fazer. to cansada dessas dores.

  • Paula

    Sofro muito com dores abdominais, só passa quando tomo Simeticona e Buscopam composto, ai consigo soltar puns, mais no meu caso oque me incomoda é que essas dores na minha barriga só aparece quando estou dormindo. sempre na madrugada, aí perco o sono e fico nervosa. quanto mais nervosa fico, mais passo mal. Não sei oque fazer. to cansada dessas dores.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nos primeiros dias, sim. Com uma semana já começa a ficar esquisito. Entre em contato com o seu médico para ele poder avaliar sua situação.

  • Dircerosado

    Dr. há uma semana passei por dois exames de colonoscopia e endoscopia digestiva, só que houve um acúmulo de gases com dor abdominal e estou tomando remédio antigases em gotas, mesmo assim não estou sentindo grandes melhoras. É normal acontecer esse problema após esses exames?

  • Dircerosado

    Dr. há uma semana passei por dois exames de colonoscopia e endoscopia digestiva, só que houve um acúmulo de gases com dor abdominal e estou tomando remédio antigases em gotas, mesmo assim não estou sentindo grandes melhoras. É normal acontecer esse problema após esses exames?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nos primeiros dias, sim. Com uma semana já começa a ficar esquisito. Entre em contato com o seu médico para ele poder avaliar sua situação.

  • Helena

    Dr. Pedro,
    solto puns fedidos e minha barriga está sempre inchada, parei de comer feijão, tomo leite só a noite, mas melhorou muito pouco, acontece sempre onde não pode acontecer, no ônibus, no trabalho, elevador, etc..isso me incomoda bastante, é muito constrangedor, os puns saem sem eu querer, não consigo segurar,além disso quando vou ao banheiro, meu intestino esta preso e tenho que fazer muita força para eliminar as fezes,também tenho pedra na vesícula,e tomo omeprazol,será que posso tomar o carvão ativado. tenho medo de estar com um problema mais sério no intestino.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar.

  • maria

    Dr. tomar chimarrão causa gases?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode causar.

  • Alves

    E os gases que liberam o mau halito? qual pastilha ou medicao e indicada?

  • Marcos9109

    olá dr tenho 16 anos e todas as vezes que tomo leite me da muitas colicas no estomago…. o que pode ser ? e as vezes quando como comida(qualquer uma) me da tbm colicas… o que pode ser ?

    • http://profile.yahoo.com/VZMB4YIQI4PBDZ2BYLOYAYDKUA Fernanda

      Marcos, vc deve ter alergia a lactose!
      Sofro do mesmo mal! Mas no mercado já existe a muitos anos – e hoje com grande variedade de marcas- leite com baixo teor de lactose!
      é um pouco mais caro, mas garanto que vale a pena!

      Existe da marca parmalat, batavo, camponesa etc! procure num bom supermercado!

  • Martahelenafontoura

    dr.minha filha tem 8 anos e tem muitos gases e elimina muitos flatos e arrotos o tempo todo e tem distensão abdominal tenho uma tem uma endoscopia marcada pra dia 26/09/2012 mas tenho sérias desconfianças que o problema dela é ansieade pode me ajudar? meu email martahelenafontoura @hotmail.com.obrigada

  • Darlene

    o q o hpylori pode trazer ao paciente?

  • Maryrock903

    eu não sei nem como perguntar,mas por incrivel que pareça,eu estou soltando pun e não estou sentindo,só noto quando as pessoas começam a rir perto de mim,e sinto cheiro muito ruin,será que estou doente?

  • Hebert

    Estou com dificuldades para defecar.. quando tento sinto falta de ar, quando como qualquer alimento sinto como se ”voltasse” e dia desses comecei a me tremer do nada, muito forte.. e o pior é que sou muito nervoso/ansioso.. o que o achas que pode ser Doutor? :(

  • Vitoria

    Dr, gostaria q esclarecesse melhor a relaçao do sexo anal com a eliminaçao de gases.
    obrigado!

  • Paulo_tachira

    Olá doutor estou gravida de 13 semanas aí fui ao banheiro dei um pum e vi sangue na privada e vi que saiu do meu anus estou preocultada sera q e seriu aguardo resposta obridado

  • Eliete

    Dr. sempre tive muitos gases.Fico estufada..um incomodo só..porém de uns tempos pra cá se eu tomar café,ou refrigerante o desconforto é tanto que que ao tentar arrotar, não sai e a pressão é tanta que até me dá uma leve tonteira na hora …coisa de segundos..o que faço?

  • Dulcineia mr cardoso

    me ajudou muito    tenho  gases nao sabia como controlar sinto muito volune de gases nao sabia como controlar masco muito chilet durante o dia nao vou fazer mas isto dulce

  • Sinhoribeiro

    Dr. Pedro, sinto dor em abaixo da costela do lado direito há mais de 01 ano, já fiz já fiz vários exames como 4 ultrassonografia abdominal total em meses diferentes e TC abdome total com contraste e nada consta, os médicos quando ver os laudos ainda diz que estou com rins, vesícula, panques, apendicite de bebe, ai eu pergunto a eles como posso esta com os órgãos bons se sinto tanta dor? já tomei muitos remédios e nada de resolver. pode me ajudar?

  • Joelmo Costa

    Bom dia Dr.
    Gostaria de saber se tem algum problema quem tem pressão alta tomar o remédio simeticona,pois eu não posso tomar nem diclofenaco de sódio e nem o de potássio,nem o scaflan esses medicamentos me dão falta de ar e já fui duas vezes internado por ter tomados esses remédios.
     Joelmo Costa – Caicó – RN

  • humberto

    Dr. Pedro, faz uns 2 meses que de repente os meus peidos se tornaram fedorentos? Isso pode ser sintoma de algum problema intestinal? alimentação(nao me lembro de ter mudado)? uma gastrite poderia ser a causa?

  • Nane Tec Enfermagen

    Sinto fortes dores embaixo do do peito esquerdo , estou com 38 semanas de gestação, fico com muito medo de ser problema no coração, não elimino flatos , só solto arrotos, a pontada é tão forte que parece uma facada no peito que atravessa de um lado ao outro, dizem que é gazes, mais estou cheia de dúvidas, me ajudem.

  • larissa

    é possivel passar mais 4 disa com gase e dores no pe da barrriga???

  • larissa

    é possivel passar mais 4 disa com gase e dores no pe da barrriga???

    • Julio Oliveira

      Larissa, não sei se ainda está com estas dores, mas no meu caso foi apendicite. Veja se a dor é do lado direito. Vá à um médico o mais rápido possível.

  • Dulcineia mr cardoso

    me ajudou muito    tenho  gases nao sabia como controlar sinto muito volune de gases nao sabia como controlar masco muito chilet durante o dia nao vou fazer mas isto dulce

  • Rodrigoalves97

    Um ataque de gases presos no lado direito da barriga (em cima do apendice) pode ser confudida com uma apendicite (por causar quase os mesmos sintomas) ?

  • Izagarrafinha

    eu esperava mais do site!

  • v.lima

     DR.Me ajude por favor,de uns tempos prá cá 3 dias antes de vir a mestruação eu tenho muintos gases,  porque isso acontece?

  • Claudinei

    Dr. Pedro, tenho tido um aumento muito grande de gases ultimamente. Me encaixo em vários dos motivos descritos no artigo, mas creio que minha rotina nao mudou muito para eles terem aumentado. Além disso, o funcionamento de meu instestino é muito irregular, ora preso, ora solto. Há algo, de preferencia natural, que posso ajudar? E chás, existe algum eficiente pra gases?

  • Regina Dalva

    Depois da retirada de 2/3 do meu pulmão direito, há 8 meses, passei a ter muitos gases e solto muito pum, sendo que nem contenho quando faço algum esforço. Tenho 62 anos. Não como feijão e quase tudo que provoca gases. O que passei, tem relação? Há algum remédio ou chá natural, sem ser o carvão, eficiente para gases?

  • Érica

    Dr. Pedro estou amamentando tem alguma coisa tomar essas pastilhas de carvão ativada?

  • Mariele

    Dr. Tive um atraso com o remédio, e minha menstruação está atrasada já faz +- 10 dias, tive relação com o meu marido sem proteção. Fiz o teste de gravidez e deu negativo ( tanto com o de farmácia e do posto de saúde) ?!, há possibilidades em que eu possa estar grávida?

    Obrigada,

  • humberto

    Dr. Pedro, faz uns 2 meses que de repente os meus peidos se tornaram fedorentos? Isso pode ser sintoma de algum problema intestinal? alimentação(nao me lembro de ter mudado)? uma gastrite poderia ser a causa?

  • Paulo_tachira

    Olá doutor estou gravida de 13 semanas aí fui ao banheiro dei um pum e vi sangue na privada e vi que saiu do meu anus estou preocultada sera q e seriu aguardo resposta obridado

  • Izabela

    Olá Dr. Pedro,
     sempre que fico nervosa, ansiosa minha barriga começa a se encher de gases, é horrivel, sem contar o descoforto, pq fico sentindo os gases se movimentar e sempre achei que tenho mais gases que qualquer outra pessoa
    isso é normal?

  • Janaina

    Dr. Pedro, Esses dias eu estava almoçando, eu ainda não tinha conhecimento sobre este assunto, e logo após terminar o almoço, eu deitei em minha cama. Desde esse dia eu sinto mau-hálito, arrotos com mau cheiro, e ás vezes gases. Pode isso ser Gases intestinais?

  • Albert

    Dr. Quando faço exercícios como correr por exemplo, sinto um incomodo no peito, geralmente seguido com arroto, muitas vezes até mesmo caminhando, e claro, muitas vezes acompanhado com o “pum”, pode ser gases? nem sempre é assim, mas a maioria das vezes é.

  • Hebert

    Estou com dificuldades para defecar.. quando tento sinto falta de ar, quando como qualquer alimento sinto como se ”voltasse” e dia desses comecei a me tremer do nada, muito forte.. e o pior é que sou muito nervoso/ansioso.. o que o achas que pode ser Doutor? :(

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Isabella Passos

    Sinto minha barriga mexer isso pode ser gases?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É a mesma coisa.

  • maria

    Sinto fortes dores tipo pontadas no rosto e no maxilar depois de beber cerveja. Algumas pessoas dizem que são gases. É possível? Ou seria outro problema digestivo ou de outra natureza?

  • Rodrigoalves97

    Um ataque de gases presos no lado direito da barriga (em cima do apendice) pode ser confudida com uma apendicite (por causar quase os mesmos sintomas) ?

  • Anonymous

    Dr.Pedro tenho dores horiveis pelo corpo minha dor anda fica perto dos rins sobe perto dos pulmooes coraçao e debaixo das costela nem consigo respirar direito,fui na UPA e a M´dica falou que era ansiedade junto com stress, me receitou diclofenaco, mas essa dor continua,sinto muita pontada no peito e minha pressão que nunca foi alta começou a subir, ñ sei mais o q fazer sera q pode ser espasmo ou gazes ou oq o senhor acha ja estou ficando preocupada com isso um caroço na minha garganta, que fao tudo para descer e não desce e só está piorando.
    O que devo fazer Dr?
    Preciso de uma resposta.Obrigado.

  • Anonymous

    Olá, quando bebo refrigerante sinto uma queimação na garganta, e parece que tem alguma coisa nela, eu simto quando mim deito. O que poderia ser?
    Obrigado.

  • Claudinei

    Dr. Pedro, tenho tido um aumento muito grande de gases ultimamente. Me encaixo em vários dos motivos descritos no artigo, mas creio que minha rotina nao mudou muito para eles terem aumentado. Além disso, o funcionamento de meu instestino é muito irregular, ora preso, ora solto. Há algo, de preferencia natural, que posso ajudar? E chás, existe algum eficiente pra gases?

  • Anonymous

    Existe faixa etária em que o flato ocorra com mais frequência ?

  • LimpBizkit

    Boa noite tomo alprazolan td dia
    posso tomar o carvao vegetal?
    Como q peco na farmacia?
    ” Me ve uma pastilha de carvao vegetal “?
    Obrigado

  • Susana Iacovino

    Doutor tive dores abdominais muito fortes 3 dias seguidos, a médica fez rx , exame de urina e sangue, o resultado foi  excesso de gases, fiz ultrassonografia e no laudo o médico relatou que o intestino estava distendido devido aos gases e prejudicou o resultado do exame. Fui ao banheiro e percebi um pouco de sangue nas fezes, será que estou com alguma doença séria. No primeiro dia que senti os sintomas também tive vômito e um pouco de febre. Hoje, após 4 dias estou me sentindo um pouco melhor, porém, o sangue nas fezes me deixaram preocupada, devo procurar outro médico?

  • Anonymous

    Peidoes.de maissss dá conta já passei muita vergonha pois sou mulher meiga

  • Luzia Kcoal

    Dr.Pedro tenho dores horiveis pelo corpo minha dor anda fica perto dos rins sobe perto dos pulmooes coraçao e debaixo das costela nem consigo respirar direito ja fiz exames  como ultrason do abdomen completo e o medico diz q eu ñ tenho nada mas essa dor continua ñ sei mais o q fazer sera q pode ser espasmo ou gazes ou oq o senhor acha ja to pensando em fazer uma resonancia pra ver o q é obrigado doutor Pedro espero a resposta

  • Fernanda

    Dr. Pedro por favor, me esclareça uma dúvida. Eu gostaria muito de saber qual é a diferença entre dimeticona e simeticona? Até hoje não tive a oportunidade de perguntar a alguma médico, uma vez que estou tendo muitos gases, já não aguento mais, mas na hora de comprar um antigases, fico sempre com a dúvida qual devo ingerir.
    Agradeço a atenção e aguardo seu retorno.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É a mesma coisa.

  • kurtter

    eu tenho muito gases, acho q não é normal…
    nao posso nem fazer sexo anal pq, imagina rs
    engraçado mas é uma pena.. :(

    • Adaiane_lopes

      nada a ver viva sua vida eu bebo muito leite e tenho gases e normal tenho vergonha e claro mais ele nem liga o que importa e o prazer sei que ele me ama de verdade e e louco por mim…..

  • Zennacosta

    Duvidas!!! se tiver tomando algun remedio como dimeticona, posso tomar o carvão mineral?

  • Maria do Carmo

    Este material é de grande importância para as pessoas terem um melhor esclarecimente sobre flatus, e saber que isso é um ato fisiológico que todos nós praticamos involuntariamente com intensidade variada. Parabéns pelo conteúdo!

  • Maria do Carmo

    Este material é de grande importância para as pessoas terem um melhor esclarecimente sobre flatus, e saber que isso é um ato fisiológico que todos nós praticamos involuntariamente com intensidade variada. Parabéns pelo conteúdo!

  • Anonymous

    Amei esse blog, pois foram esclarecidas mtas dúvidas que tinha em relação a várias doenças do sistema digestório. Mto bom!!!!
    PARABÉNS DOUTOR!!!

  • Anonymous

    Ahhhhhhh Simone quanta perguntaaaaaaaaaaa
    Vai no médicooo
    Muito bom DR. Parabéns….

  • Anonymous

    Gostei,tirei muitas duvidas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @eugenio
    Se estiver causando dor, a pressão pode subir pontualmente.

  • eugenio

    Dr. gases pode alterar a pressão arterial?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Erica
    A dimeticona e a simeticona são semelhantes. Não há problemas em usar o carvão vegetal.

  • Erica

    Gostaria de saber (1) se a dimeticona e a simeticona são igualmente eficazes, e (2) se há alguma incompatibilidade em tomar um dos itens anteriores e o carvão vegetal para evitar a formação de gases.

    Obrigada!

  • Anonymous

    o site é maravilhosoooo…tem muitas informações que a gente nem precisa procurar.parabénsss…

  • Anonymous

    Obrigada pelo esclarecimento, gostei muito também.

  • Anonymous

    gostei muito Dr. parabens

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pellica,
    quando de deixa o feijão de molho, vc retira parte das substâncias que são responsáveis pela produção de gás.

  • Pellica

    Dr, no final do post o sr. comentou de colocar o feijão de molho de água de um dia pro outro. Qual o motivo disso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thais,
    toda diarreia com mais de 1 mês de evolução deve ser investigada. Não necessariamente é algo grave, mas merece uma avaliação médica.

  • Thaís

    Adorei o blog!!
    muito esclarecedor :D

    eu gostaria de pedir quando que a diarréia se torna um problema grave? se passa de 2 meses?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flavia,
    Na teoria não faz diferença. O melhor é vc usar aquele que vc nota melhores resultados.

  • Flavia

    Dr. Sou muito ansiosa e por causa disto desenvolvi SII, consequentemente tenho muitos gases. Tomo dimeticona quando esta demais, porem o meu médico disse que o liquido é melhor pois dissolve mais rapidamente as bolhas, mas para mim não resolve muito só o que tem melhorado é a dimeticona em cápsulas verdes
    .Qual a diferença entre elas e qual é a melhor?
    Obrigada.
    Flavia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    É potencialmente grave. Dependendo da causa ele pode evoluir para cirrose, mesmo não tendo história de álcool ou hepatite. De longe não tenho como opinar. Não tem jeito, ele precisa ser visto por um gastro ou um hepatologista.

  • Anonymous

    Bom dia, Drs.!!!
    Tenho um vizinho q tá doente com o seguinte diagnóstico segundo biopsia realizada durante a cirurgia da retirada da vesicula (Fibrose portal moderada de padrão obstrutivo grau II). Eles são humildes e moram a pouco tempo por aki. Essa doença é grave? Aparentemente não tem nada, nós disse q não bebe, não fuma e alimentação é light, pois não come nada gorduroso. Não conseguem achar um hepatologista até mesmo particular é dificil, pois o parentes querem pagar a consulta.Ah, o senhor tem 69 anos e o unico exame fora a biopsia q da alteração é um q chama Gama 408.
    Por favor, me responda fiquei com dó dessa senhora.È claro q se for grave não irei falar, falarei apenas q tem tratamento.
    Obrigada, certa de vossa atenção agradeço antecipadamente.
    Maria.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafaela,
    Sim. Alimentos gordurosos podem desencadear diarréias, assim como atrapalhar na recuperação de uma

  • Rafaela

    Dr. exite alguma correlação entre alimentos gordurosos e diarreias?
    OBrigada…
    Rafa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rubens,
    Pode sim. Ansiedade pode ser responsável por tudo o que vc sente.

  • Rubens

    boa noite doutor,
    olha só dia 1 faço a colonoscopia
    da indicação de um gastro que o senhor me fez, lendo esse artigo eu vi que a ansiedade pode causar gases!
    e distenção abdominal, é exatamente isso que tenho hoje
    só isso e isso me deixa muito nervoso, sinto minha barriga mecher muito, tipo um transito de gases, isso ja a 45 dias, eu estava perdendo peso, mais a 10 dias parei de perder o peso, pois estava com diarreia e a tres dia acabou a diarreia, essas gases que naum passam pode ser exatamente ansiedade mesmo? pois cada vez que sinto elas mechendo a cada dia, começa a vir outros sintomas e caio nunha crise de ansiedade, calor, frio, pés gelados, maõs avermelhas dor de cabeça e por ai vai, to até perdendo o sono, chorando e por ai vai… em relação a esses gases todos os dias e a distenção pode ser mesmo ansiedade? porque naum sinto nada alem disso, só a garganta ardendo desde quando começou esse caso. só isso! obrigado doutor por todas as respostas atendidas!

  • daniela

    Gostei muito da reportagem, pois depois que tive minha filha, não consegui voltar ao meu peso anterior á gravidez, e sofro muito de gases, além da minha alimentação, também deve ser da ansiedade preocupação que surgiu após a gravidez.

  • marcia

    He he he aqui em casa meu cãopanheiro é o campeão de gases.
    Excelente matéria, parabéns!
    Já virei fã do blog, abraços!

  • Anonymous

    Adorei o blog, parabens aos medicos e toda a equipe que o produzem. Muito esclarecedor. Estou muito satisfeito!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Já deveria estar melhor.

  • Simone

    Dr,

    Depois de quantos dias ou semanas, começamos a ver o resultado ao utilizar as cápsulas de carvão vegetal.

    Estou tomando 2X por dia desde sábado e até agora nada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone, se a substância é a mesma, o tempo para surtir efeito é igual, mes mo com a diferença na posologia

  • Simone

    Dr, bom dia,

    Parece que tem diferença na gramagem sim, mas e o tempo pra surgir efeito?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Até aonde eu sei, todo carvão vegetal é igual.

  • Simone

    Dr, bom dia,

    Gostaria de saber se há diferença entre o carvão vegetal da Herbarium e o manipulado em relação a sua eficiência. E também por ser um produto fitoterápico se ele é mais lento para se começar a ver o resultado ou é imediato como um medicamento comum?

    No aguardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Manoel,
    Se as orientações do texto não derem resultado, vc pode procurar um gastro.

    Não deve ser (só) psicológico não.

  • Anonymous

    Boa noite, doutor:

    tenho tido gases mais ou menos ha tres meses. tomo dimeticona todos os dias e mesmo assim continuo do mesmo jeito.o que fazer? nao aguento mais. pode ser psicologico? Manoel-canoas/rs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    O carvão pode sim piorar sua constipação.

  • Simone

    Dr. Não tenho variações. Eu tenho constipação e está resolvendo com o activia.

    Pergunto se o carvão pode vir a trancar a freqüência, pois a minha intenção é eliminar os gases “

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Se vc tem essas variações de constipação intestinal e diarréia, seria bom procurar um gastro.

  • Simone

    “ Dr, tenho lido bastante sobre o carvão vegetal (ativado) em cápsulas, é esse o medicinal. E li também que ele é bom para curar diarréia, por isso tenho medo que me tranque já q tenho que tomar activia para ir ao banheiro e está funcionando, mas ainda tenho gases.”

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    O activia é para quem tem intestino preso.

    O carvão que se usa na medicina não é aquele carvão vegetal comum que se vende em supermercado não. Não vá comer carvão errado.

  • simone

    Dr. o carvão vegetal pode atrapalhar o efeito do activia?

    Pois ouvi falar q o carvão cura a diarréia. “

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eu costumo indicar activia com frequência.

  • Simone

    “ Bom dia,

    Dr. o que o Sr. Pensa referente ao iogurte Activia e o Yakult, para regularização intestinal ”

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Praticamente todos.

    O carvão só deve se usado longe das tomadas. Se vc toma os remédios de manhã, tem que esperar umas 2-3 horas pelo menos para usar o carvão.

  • Simone

    Dr. o carvão vegetal pode cortar efeito de qual tipo de remédio?

    Tomo Atenolol e hidroclorotiazida. Teria problema?”

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    Eu aqui no blog não indico tratamentos individualizados. Vc precisa ir a um médico e discutir essa indicação.

    abs

  • Simone

    Dr. Li que o carvão ativado é bom para os gases.

    Qual tipo é mais adequado, cápsulas, pastilhas, etc…..
    Como devo tomar?
    Quanto tempo para começar a surgir efeito? “

    Simone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Por favor, leiam as regras antes de comentar.

    …………….

    Pode ser ansiedade sim. Mas vc também pode estar com alguma gastroenterite. Pode ser que uma diarréia esteja a caminho.

    Se não houver melhora, procure ajuda médica.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro,

    No sábado tive uma crise com uma forte dor de barriga de não sonseguir nem andar, fiquei assim a noite toda, tomei remédio para diminuir os gases que estavam demais, mas não adiantou muito. Já no domingo na parte da manhã teve uma melhora, mas quando chegou a noite voltei a sentir os sintomas de novo e desde então estou evitando alimentar normalmente por causa dos gases que não me deixam mais sossegado, o que posso fazer para melhorar isso. Sera que é muita ansiedade?

    Obrigado desde já.

  • Anonymous

    Adorei esse texto explicando sobre gases, pois tenho sofrido grandes dores na barriga devido ao execesso de gases. Agora vou evitar o consumo desses alimentos e ver se melhora.
    Cristina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Pode ser refluxo, ou apenas espasmo do esôfago.

    Se vc já identificou os fatores desencadeantes, procure evitá-los.

  • Ana, Portugal

    Boa tarde Doutor Pinheiro,

    Quando ingiro comidas com muita gordura (como assados) ou bebo café ou refrigerantes com gás, fico com dores no peito, que só são aliviados com chá ou eructação. Serão sintomas de refluxo gastroesofágico?

    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Boa sorte Gisele

    abs

  • Gisele Moreira

    Olá Dr. Pedro!!!
    Este blog é exelente!!!Para parabéns!!!Tenho calculos na vesicula biliar e seu blog me esclareceu bastante duvidas que eu tinha, confesso q estou apreensivaem relaçao a cirurgia, queria fazerpor um meio q não tivesse q ser a cirurgia convencional, mas dependo do SUS vamos ver o q dá.Deus é fiel!!!!
    Grde abraço!!!
    Gisele

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,
    O nome deste sintoma é disfagia. Isto normalmente indica algum problema no esôfago. Procure um gastroenterologista para avaliá-la e provavelmente realizar uma endoscopia

    abs

  • Sandra

    Boa Noite Dr. Pedro

    Estou tendo um problema há já uma semana em que não consigo comer por sentir que o alimento não passa, ou fica alojado na garganta me sentindo sufocar.Só tenho comido sopa e já nao sei o que fazer, pois acho que ganhei medo a comer…
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O diagnóstico diferencial de sangue nas fezes depende do quadro clínico e da idade do paciente.

    Em geral costuma indicar hemorróidas, mas pode ser várias outras patologias. Sugiro que procure um médico para uma correta avaliação.

    Já estou escrevendo um texto sobre o assunto. Deve sair até o final de Março.

    Eu escrevi que sexo anal é outra CAUSA e não coisa.

    abraços

  • Anonymous

    Boa noite, Doutor!

    O que pode significar a presença de raios de sangue ao defecar?Porém não é um fato que acontece com frequencia. E quando o doutor falou que sexo anal associado ao pum é outra coisa, quis se referir a que especificamente?

  • Anonymous

    Gostei muito meu filho estar com esse problema, e agora me ajudaram a entender melhor. e saber o q fazer

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fala César !
    Quanto tempo hein ?
    Caraca… As fotos de Olinda !
    Nem lembrava mais disso ! Acho que estão com o Gustavo até hoje.

    Um Abraço forte

  • Anonymous

    Fala Dr Pedro, parabéns pelo sucesso do blog e pela redação fácil de assimilar. Gostei muito do q li por aqui, com certeza vou acessar mais vezes.
    Abç
    Cesar Matos
    ps: o Eduardo perguntou das fotos de Olinda!

  • Anonymous

    Muito bom esse post !

    Se tem algo que todo mundo já sofreu é com excesso de gases.

    Parabéns pelo blog.

    Reginaldo

  • Débora

    Muito esclarescedor este blog.

    Já até coloquei nos favoritos.

  • bia

    acho que te entendo……. muitas vezes tive essa sensação