INDEX
Introdução
O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino (excetuando-se os cânceres de pele) e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão.
Apesar da alta mortalidade, a maioria dos cânceres de próstata costuma ter crescimento lento, ficando anos restrito à próstata sem causar metástases.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, com 3 cm de diâmetro e aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o pênis.
A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluido alcalino (i.e. com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.
Como apresenta íntima relação com a uretra, alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a drenagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, que serão explicados mais à frente.
Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido à presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.
A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:
- Hiperplasia benigna da próstata.
- Câncer de próstata.
- Prostatite.
Para mais detalhes sobre a próstata e suas funções, leia: O que é a próstata?
Câncer de próstata
Como já referido no início do texto, o câncer de próstata é o câncer mais comum do sexo masculino. É um tumor que costuma ser indolente, com um crescimento lento o suficiente para permanecer assintomático por vários anos.
Não sabemos por que o câncer de próstata surge e existem poucos fatores de risco identificados; o principal é a idade, sendo este câncer raro em pacientes com menos de 40 anos e extremamente comum após os 80 anos.
Conforme o ser humano começa a viver mais anos, as doenças da próstata começam a ficar cada vez mais frequentes. Como o câncer da próstata costuma ter crescimento lento, permanecendo assintomático por muitos anos, muitos idosos têm a doença e não sabem. Na verdade, estima-se que entre 50% e 80% dos homens acima de 80 anos tenham câncer de próstata em algum grau de desenvolvimento.
Além da idade, também são fatores de risco já identificados:
- Afrodescendência (neste grupo, o câncer de próstata é mais comum e costuma ser mais agressivo).
- História familiar positiva.
- Obesidade.
- Tabagismo.
Sintomas
Os sintomas do câncer de próstata costumam ocorrer devido à obstrução da uretra pelo tumor. Entretanto, como a doença costuma progredir lentamente, essa obstrução normalmente só se torna aparente nas fases mais avançadas do câncer.
Ao contrário da hiperplasia prostática benigna que faz a próstata crescer de modo uniforme e simétrico, o tumor da próstata apresenta crescimento irregular e localizado. Por isso, dependendo da área onde surge o câncer, pode não haver compressão da uretra e, portanto, sintomas de uma próstata aumentada.
Na ilustração acima mostramos dois exemplos de câncer de próstata: à esquerda, um que cresceu ao lado da uretra causando sua compressão; à direita, outro que surgiu longe da uretra e só causará sintomas urinários quando estiver muito grande.
Quando o tumor cresce em direção à uretra e causa obstrução, os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade para urinar.
- Jato de urina fraco.
- Dor ao urinar.
- Necessidade de urinar com frequência, uma vez que, com a obstrução da passagem da urina, a bexiga está constantemente cheia, conseguindo apenas esvaziar pequenos volumes de cada vez.
Aqui vale ressaltar que, pelos motivos explicados nos parágrafos anteriores, estes sintomas urinários são muito mais comuns na hiperplasia benigna da próstata do que no câncer de próstata. A maioria dos idosos com queixas urinárias tem, na verdade, hiperplasia da próstata. Como ambas as doenças são muito comuns nos idosos, o paciente pode até ter a hiperplasia e um câncer juntos, mas os sintomas são normalmente causados pelo primeiro.
Atualmente, a maioria dos cânceres da próstata são detectados em fases iniciais, antes de causarem sintomas, através do exame de PSA, da ultrassonografia de próstata e do toque retal.
A hematúria e a hematospermia (sangue na urina e no esperma, respectivamente) podem ocorrer no câncer de próstata, mas não são sintomas comuns. Nestes casos, deve-se pensar também em cálculo renal, infecção urinária ou câncer da bexiga.
A disfunção erétil pode ser um dos sintomas do câncer de próstata, mas também é pouco comum. A imensa maioria dos casos de dificuldade de ereção em idosos não é causada pelo câncer de próstata (leia: Impotência sexual – Causas e tratamento).
Alguns pacientes que não fazem exames para o rastreio da doença podem só descobrir o tumor de próstata quando as metástases começam a provocar sintomas. Se o tumor surgir longe da uretra, ele irá causar metástases antes de provocar sintomas urinários. Neste caso, os sintomas mais comuns são as dores e fraturas por metástases para os ossos.
Para evitar situações como esta última, as sociedades internacionais de urologia recomendam o rastreio para o carcinoma de próstata de todos os homens com mais de 45 anos.
Para saber mais sobre os sintomas de doenças da próstata, leia: Síntomas da próstata.
Diagnóstico
Existe uma tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS. São sete perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5
- Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
- Quantas vezes teve de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado?
- Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
- Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
- Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
- Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
- Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?
0 – Nenhuma
1 – Menos de 1 vez em 5
2 – Menos da metade das vezes
3 – Metade das vezes
4 – Mais da metade das vezes
5 – Quase sempre
Pontuação:
- Leve: 0 a 7;
- Moderada: 8 a 19;
- Severa: 20 ou mais
O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre hiperplasia prostática benigna, câncer e prostatite. O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, ultrassonografia transretal e a biópsia da próstata.
O toque retal consegue detectar aqueles tumores que crescem em direção ao reto. Porém, até 35% dos cânceres de próstata em estágio inicial não são detectados pelo toque. A ilustração ao lado mostra um exemplo de tumor não detectável pelo toque retal.
O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue, que se eleva na HPB e, principalmente, no câncer de próstata.
- PSA menor que 2,5 – Baixo risco de câncer.
- PSA entre 2,5 e 10 – Risco intermediário de câncer.
- PSA maior que 10 – Alto risco de câncer.
- PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.
Quando o PSA e o toque retal levantarem suspeitas de neoplasia, a biópsia da próstata deve ser realizada.
Uma vez realizado o diagnóstico de câncer, deve-se avaliar o grau de invasão (estadiamento do tumor) e de agressividade (escore de Gleason).
O escore de Gleason é obtido após análise da biópsia de próstata, indo de 1 a 10; quanto maior o valor, mais agressivas são as células do câncer.
Pacientes com sinais de invasão tumoral local, Gleason maior que 6 ou PSA muito elevado, apresentam alto risco de doença disseminada e devem realizar cintilografia óssea para identificar possíveis metástases ósseas.
Após esta avaliação inicial o câncer de próstata é dividido em quatro grupos:
- Grupo I: doença inicial com tumor microscópico e confinado à próstata (PSA menor que 10 e Gleason menor que 6).
- Grupo II: Tumor confinado à próstata, mas já grande o suficiente para ser palpado ao toque retal (PSA menor que 20 ou Gleason = 7).
- Grupo III: Tumor já com invasão dos órgãos ao redor da próstata.
- Grupo IV: Metástases à distância.
Tratamento
Os cânceres de próstata em estágios iniciais são potencialmente curáveis através de cirurgia e radioterapia. Os cânceres de baixa agressividade demoram entre dez a vinte anos para invadir outros tecidos. Quando ocorrem em doentes com idade avançada, podem não ser tratados, uma vez que os riscos e sequelas do tratamento não se justificam em alguém com expectativa de vida menor do que o necessário para a progressão do tumor.
As complicações do tratamento incluem impotência, incontinência urinária e diminuição da libido.
Tumores avançados sem metástases são tratados com radioterapia.
Tumores com metástases são tratados com medicamentos que fazem bloqueio hormonal (inibição da testosterona) e geralmente apresentam mau prognóstico.
Dúvidas comuns sobre o câncer de próstata
Masturbação ajuda a prevenir o câncer de próstata?
Este é um tema polêmico. A melhor resposta à luz do atual conhecimento médico é: provavelmente sim.
Na verdade, o que parece influenciar é a frequência de ejaculações, seja ela por relações sexuais ou pela masturbação. Um dos estudos mostrou que homens que tinham mais de 20 ejaculações por mês apresentavam um risco significantemente menor de câncer de próstata quando comparados ao grupo que tinha no máximo 7 ejaculações por mês.
Porém, esta relação necessita de confirmação em estudos posteriores para se tornar um fato aceito incondicionalmente.
Homens jovens podem ter câncer de próstata?
Sim, mas o risco é muito baixo. Na verdade, o câncer de próstata é um dos tipos de câncer que apresenta relação mais forte com a idade. Enquanto menos de 2% dos homens de 30 anos têm câncer de próstata, entre os acima de 80 anos, esta taxa chega a ultrapassar os 70%.
Vitaminas ajudam a prevenir o câncer de próstata?
Não. Nenhum estudo até hoje conseguiu mostrar benefícios claros. Na verdade, um deles até detectou um aumento do risco nas pessoas que tomam multivitamínicos diariamente (leitura sugerida: Mitos e verdades sobre vitaminas).
Com a dosagem do PSA é possível dispensar exames pela via retal na investigação do câncer de próstata?
Não. Apesar de o PSA ser um grande avanço no diagnóstico, tanto o toque retal quanto a ultrassonografia pela via transretal ainda são exames essenciais na investigação do câncer de próstata. É perfeitamente possível, embora incomum, ter câncer de próstata sem PSA elevado.
Qual é o valor do PSA que indica câncer de próstata?
Não existe um valor definido no qual possamos afirmar com 100% de certeza tratar-se de câncer de próstata. Atualmente, usa-se o valor de corte de 4 ng/mL para indicar uma investigação mais cuidadosa, pois a partir deste valor, o risco de existir um câncer oculto começa a ser relevante.
A tabela abaixo mostra o risco de o paciente ter um tumor de próstata consoante o valor do PSA
Valor do PSA | Risco de haver câncer de próstata na biópsia |
Menor que 2.0 ng/ml | 7.1% |
Entre 2.0 e 3.9 ng/ml | 18.7% |
Entre 4.0 e 5.9 ng/ml | 21.3% |
Entre 6.0 e 7.9 ng/ml | 28.6% |
Entre 8.0 e 9.9 ng/ml | 31.7% |
10.0 ng/ml ou mais | 56.5% |
É importante ressaltar mais uma vez que a maioria dos casos de PSA elevado são provocados por prostatite ou hiperplasia benigna da próstata.
Sexo anal aumenta o risco de câncer de próstata?
Não, não há nenhuma relação.
Quais são as complicações mais comuns da cirurgia para retirada da próstata?
Incontinência urinária e impotência sexual. Quanto mais idoso for o paciente, maior será o risco destas complicações.
O câncer de próstata costuma ser um câncer muito agressivo?
Não, na maioria das vezes é um câncer de crescimento lento. Inclusive, em pacientes muito idosos, com expectativa de vida natural menor que 10 anos ou muito debilitado por outras doenças, é possível que o médico opte pelo não tratamento do câncer, uma vez que os efeitos colaterais deste podem piores do que a evolução do tumor.
Hiperplasia benigna da próstata pode virar câncer?
Não, HBP e câncer de próstata são duas doenças distintas. Um indivíduo com hiperplasia da próstata pode desenvolver câncer da próstata como qualquer outro paciente da mesma idade, mas a hiperplasia em si não vira câncer.
Referências
- Updated recommendations of the International Society of Geriatric Oncology on prostate cancer management in older patients – European Journal of Cancer.
- EAU-ESTRO-SIOG Guidelines on Prostate Cancer. Part 1: Screening, Diagnosis, and Local Treatment with Curative Intent – European Urology.
- EAU-ESTRO-SIOG Guidelines on Prostate Cancer. Part II: Treatment of Relapsing, Metastatic, and Castration-Resistant Prostate Cancer -European Urology.
- Prostate cancer: Risk stratification and choice of initial treatment – UpToDate.
- Clinical presentation and diagnosis of prostate cancer – UpToDate.
- Screening for prostate cancer – UpToDate.
- Niederhuber JE, et al., eds. Prostate cancer. In: Abeloff’s Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, Pa.: Churchill Livingstone Elsevier; 2014
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Há possibilidades do PSA esta 1,5 e saltar para 14,5 no prazo de 1 ano ?
Tem possibilidades de ter alguma ligação com infecção de rins por conta do paciente ter feito o exame de PSA quando estava com infecção?
1- Sim.
2- infecção dos rins não altera o exame do PSA.
Tenho 26 anos, fiz uma ultrassonografia e minha próstata deu 32 g, no limítrofe, pois o normal é até no máximo 30. Será que é muito grave, pois ainda sou muito novo pra ter uma próstata além do normal!!!
Não é grave, mas tem que observar. Por que você um exame da próstata tão novo?
boa tarde dr!!! meu avô tem cancer de prostata, ja fez radioterapia, ja esta amenizado a situação porem esta com sangramento nas fezes, o que pode ser? seria o tumor que espalhou esta no colon?
Tem que ver se não proctite rádica, que é lesão da mucosa do reto pela radiação.
td os paciente com problema de prostata sente dores e sai pus pela penis?
Não, pelo contrário, esse tipo de sintoma fala mais a favor de uma uretrite.
Boa Tarde, fiz um exame de ultrassonografia da próstata via suprapúbica e a medida deu 42*42*41 mm , volume 38cm3, tenho 52 anos e peso 76 kilos. essa medida é de atenção ou normal?
38 cm3 é uma próstata grande. O normal é até 20 cm3. Deve ser HPB. O urologista já viu esse resultado?
dr tenho 39 anos, tenho dores fortes na coluna, fiz rx, tomo, ressonancia: escoliose etc, tomei varios remedios fortes como cotaden etc, mais nao adianta, meu medico pediu exame de sangue psa. esta certo. Obrigado.
PSA para investigar dor na coluna só se ele estivesse pensando em câncer da próstata com metáteses para coluna. Mas como você já fez até ressonância e tomografia da coluna, essa hipótese deixa de fazer sentido.
que e pior pra ser tratada urina ou disfunção sexual
Os dois são ruins.
Doutor, quando a prostata esta com 14.70 centimetros, qual a gravidade dessa doença?
É 14 centímetros ou 14 centímetros cúbicos?
A prostata faz o intestino ficar mais lento que normal , demoro pra defecar isto e normal
Não costumam interferir.
tenho 43 anos, nunca fiz exame da próstata, mas ao pesquisar sobre, vi q sinto um dos sintomas (dor na parte baixa das costas, ou pélvis, como estava escrito). estou muito preocupado. será q apenas esse sintoma é motivo para preocupação?… E agora Dr.?
ps: por favor, me dê uma luz.
É muito pouco para já se pensar em tumor da próstata.
Boa tarde! Dr. O meu pai ele tem 62 anos, fez vários exames e o ultimo agora q saiu o resultado ontem foi uma biopsia ai na conclusão tem assim Ausência de neoplasia, então estou querendo saber pq ele vai mostrar pro medico só no dia 18 e ai vc podia nos adiantar o q significa isso se é de risco se tem q operar estamos ansiosos pra saber…
Se vc puder nos responder agradeço muito.
Ausência de neoplasia significa ausência de câncer.
Ola Doutor! Tenho 58 anos e aproximadamente 8 meses fiz todos os exames e não foi diagnosticado. De uns 3 meses para cá tenho observado um líquido oleoso que sai do ânus. Será alguma disfunção da prostáta?
Não deve ser.
Meu pai fez exames: ultra e PSA e deram os seguintes resultados
Ultrasson do aparelho urinario:
Presença sugestivas de tres calculos renais (2 de 5mm cada no RE e 1 de 3mm no RD)
USG da Prostata:
Peso proststico de 38g
Volume 36cc
Psa:
livre 0,45
Total 1,09
Relaçao livre/total de 41,28%
Ele tem 57 anos, e na proxima consulta fara o toque.
Devemos nos preocupar com os resultados?
A única coisa que esses resultados dizem é que a próstata dele está aumentada de tamanho. Parece hiperplasia prostática, mas só o urologista, após a avaliação, é que vai poder confirmar.
meu filho tem 34 anos e esta com cancer na prostata ele ficou preso por 5 anos ele pode ter sido estupado e causado isto ..ele nao nos conta nada sobre
isso …….
Não é por aí. Senão, o câncer de próstata seria muito mais frequente em homossexuais. Não é o caso.
Olá Doutor, meu esposo tem 33 anos e há um tempinho reclama de dor bem na base do pênis por dentro da uretra, essa dor acontece sempre a noite e é independente de ele urinar, a dor acontece na maioria das vezes após o ato sexual. Gostaria de saber se isso implica câncer na próstata.
Com 33 anos não deve ser o caso. De qualquer modo, ele precisa ser visto por um urologista.
Porque não se discute a retirada da próstata após os 50 anos de idade já que é um dos maiores problemas na vida adulta do homem? Porque deixar “aparecer” o problema para depois tomar uma providência?
Por que a taxa de complicação da cirurgia, incluindo disfunção erétil, é relativamente alta. Além disso, com o correto seguimento, a mortalidade deste tipo de câncer é atualmente baixa, não justificando condutas tão radicais.
DR. tudo bom? meu nome é Cláudio Camargo tenhoo 61 anos, por enquanto estou sentindo normal com respeito a força da urina… me levanto uma vez na noite. Durante o dia eu vou com
mais frequencia ao banheiro porq eu bebo muita água ok? pra fazer o PSA tem de ir em jejum?
obrigado pela atenção.
Não precisa de jejum para dosar o PSA.
Muito obrigado Dr. Vou procurar um urologista boa noite.
Em 17 de novembro de 2013 21:55, Disqus escreveu:
O meu Marido ja fez todos os exames de próstata foi diagnosticado câncer e começou fazer o tratamento com uma injeção na barriga , o último exame que ele fez de PSA deu:0,139 Especifico e 0,439 total gostaria que vc me explicasse porque antes o exame era 42 de psa agora ele diz 0,alguma coisa sendo fracionado?
A queda do PSA é um bom sinal. Significa de que o câncer está sendo bem controlado. Quanto mais baixo o PSA, melhor
Muito obrigada Dr: sua resposta me ajudou muito . um abraço e muito sucesso .
oi dr eu tenho 15 anos de idade e tenho minhas duas bola do saco e tem uma grudado um negocio sera que e cancer de prostata?
Não se espera encontrar câncer de próstata aos 15 anos. Além disso, a próstata é uma coisa, e os testículos são outra. Você deve estar palpando o seu epidídimo.
Ola Dr. estou preocupado , ao defecar esta saindo sangue , me parece que estou com uma ferida proximo ao anal , pode ser cancer de prostata.
Sangramento nas fezes não é sintoma típico de câncer na próstata.
boa tarde Dr. eu sinto dores na virilha quando eu aperto, pode ser sitomas de próstata?/
Não costuma ser.
Bom dia
Drº Pedro, responda-me: Quando é retirada a próstata, o homem continua a ter ereções?
Grato, parabéns pelo site.
Jorge
Se correr tudo bem na cirurgia, sim.
Parabéns, tenho 49 anos e realmente foi possível tirar várias dúvidas sobre o assunto e agora a certeza de que é necessário se fazer pelo menos 2 tipos de exames de próstata. Abraços e obrigado pelo excelente artigo.
Obrigada!
ola mnha duvida e saber tenho uma pequena ferida no onus pode ser cancer de prostata
Não é um sintoma habitual de câncer da próstata.
exelente blog gostaria de saber quais o exames padrao ouro para diagnostico e tratamento do cancer de prostata se e so um ou tem varios
dores na coluna e no joelho esquerdo pode ser câncer de prostata?
É muito mais provável que seja outra coisa.
faz uns 15 dias mais o menos apareceu um caroço no meu anus esta do tamanho do caroço de um feijao pode as vezes sindo arder um pouco pode ser da próstata?//
caro amigo, é provável que seja emorróidas, procure um especialista e tire a dúvida.
Eu gostaria de saber porque após cirurgia radical de próstata e posterior uso de radioterapia o paciente tem sangramento ao urinar, a cirurgia foi realizada a mais de seis anos e a radio a mais de um ano, atenciosamente. Teresinha Pedroso
A radioterapia pode provocar lesões na bexiga, chamada de cistite rádica, que pode ser responsável pelo sangramento.
Excelente e bem didático.Esclareceu minhas dúvidas.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!
dores no anos pode ser sintomas de prostata
Em alguns casos, pode.
Existe possibilidade de pular do PSA 1,5 pular para 5,74 num periodo de 6 meses, caso a pessoa tenha um problema de prostata!
Sim.
dor no testiculo na hora que esta defecando, pode ser algum problema com a prostata?
Pode.
Dores lombar,com sangramento na hora do xixi e dores no rins por varios dias pode ser algum sinal de que a pessoa pode vir ter cancer da prostata.
Poder até pode, mas não é o habitual. Isso parece mais sintomas de infecção urinária.
o homem pode perder a ereção depois da cirurgia ou ficar impotente.
Pode. É uma complicação possível das cirurgias da próstata.
qual a idade para fazer o teque ratal
Em geral, a partir dos 45-50 anos.
o uso de omeprazol pode diminuir meu testosterona e causar algo na prostata ou outros???
Não.
psa acima de 10 automaticamente existe cancer
Não. Pode ter outra causa, mas o risco de câncer é alto.
sinto dores anal interna pode ser sintomas de prostata
Pode.
meu marido tem 68 anos e está tendo dificuldade de ereção é normal?
É comum nesta idade
Olá Dr,
Parabens pelo site!!!
Muito sucesso …
Meu pai tem 64 anos, tirou há 1 mês câncer no intestino grosso, ele está bem, porém agora ele não quer fazer a quimioterapia que foi recomendado pelo médico. Quais os riscos que ele pode ter?
Risco do câncer voltar e a cirurgia ser em vão.
foi muito proveitoso. e passei a intender varias duvidas
Olá doutor meu pai tem 54 anos e a sua prostata de 27 gramas cresceu para 68 gramas em 4 meses pode ser considerado cancer
Pode ser só hiperplasia benigna.
coseira no anos tem alguma coisa a ver com os sintomas de prostata
Não.
doi para fazer o exame do toque,tenho quase todos os sintomas acima escritos.so que sou muito emvergonhado em fazer o exame do toque,acho que me sentiria melhor com uma medica.
Não dói nada.
boa noite Dr. parabens pelo site
Gostaria de saber se a pessoa que tem varicocele aos 42 anos pode influenciar no resultado do PSA?
Não.
diarreia pode ser uns dos sintoma do cançer de prostata
Não costuma ser.
olá dr Pedro Pinheiro,sou eu novamente(antonio-oscar1947@hotmail.com) o que eu gostaria de saber é se a cirurgia de prostata radical feita com tds os cuidados de preservação dos nervos causa impotência sexual? E se causar alguma alteração como pode ser resolvido? Remédios (VIAGRA) ´,,reposição de hormonios ou mesmo uma protese peniana? Me dê uma luz por favor!!!
Sempre há riscos. Antes de saber como resolver é preciso primeiro confirmar se houve alguma lesão que diminua sua potência sexual.