Navegando pela Categoria

Urologia

Arquivo com todos os textos sobre Urologia publicados no site mdsaude.com

O que é Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica que trata do aparelho reprodutor masculino e das vias urinárias de homens e mulheres.

O que faz o médico Urologista

Por ser uma especialidade cirúrgica, o médico urologista é responsável por todos os procedimentos relacionados às vias urinárias e genitais do homem, incluindo rins, ureteres, bexiga, uretra, testículos, epidídimos, vasos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis.

Exemplos de procedimentos médicos realizados pelo urologista

Doenças e problemas tratados pelo urologista

Doenças da bexiga e da micção

Doenças do pênis e da uretra

Doenças da próstata

Doenças dos rins e ureteres

Doenças dos testículos e epidídimos

Saúde sexual e reprodutiva masculina


Torção Testicular – Causas, Sintomas e Consequências

Dor testicular súbita associada a inchaço na bolsa escrotal é a forma mais comum de apresentação da torção do testículo.

O que é torção do testículoA torção testicular é uma emergência médica que ocorre quando um dos testículos gira em torno do seu próprio eixo e acaba por torcer o cordão espermático, que é a estrutura que contém os vasos sanguíneos que nutrem o próprio testículo. Com a torção do cordão espermático, o fluxo sanguíneo fica gravemente reduzido,…

Criptorquidia – O Que é, Sintomas e Tratamento

Quando um ou ambos os testículos não estão localizados dentro da bolsa escrotal.

O que é criptorquidia?Criptorquidia ou criptorquia é um termo de origem grega que significa “testículo escondido” (cripto = escondido + orquis = testículo). A criptorquidia ocorre, portanto, quando um ou ambos os testículos não se encontram na bolsa escrotal no momento do nascimento do bebê.Na maioria dos casos, o problema surge porque um…

Câncer de testículo – Fatores de Risco, Sintomas e Tratamento

Tumores no testículo são raros, mas quando surgem costumam acometer homens jovens.

O câncer de testículo é um tipo de câncer exclusivo do sexo masculino, que habitualmente surge nos adultos jovens, com menos de 45 anos.Felizmente, câncer testicular é uma das formas de câncer com melhor taxa de sobrevida a longo prazo e com grande possibilidade de cura, mesmo quando o paciente já apresenta metástases.Neste artigo, vamos…

Testosterona – O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Entenda os efeitos da testosterona endógena (produzida naturalmente pleo organismo) e da testosterona exógena (forma artificial administrada como suplemento).

A testosterona é o hormônio sexual masculino. No homem, sua produção é feita majoritariamente pelos testículos, enquanto nas mulheres pequenas quantidades são produzidas pelos ovários e pela glândula supra-renal.A testosterona desemprenha um papel-chave na saúde e no desenvolvimento do homem por toda a sua vida, desde a fase fetal até a…

6 causas de dor para urinar em homens

Nem toda dor para urinar significa infecção urinária, especialmente nos homens.

A dor para urinar, também conhecida como disúria, é um dos sintomas mais comuns nos pacientes que apresentam inflamação/infecção do trato urinário.Consideramos disúria qualquer desconforto que surja na hora da micção, seja ele dor, ardência, sensação de peso, queimação ou pontadas.Nas mulheres, a principal causa de disúria é a infecção…

Enurese noturna – Xixi na cama

Até os 7 anos de idade, cerca de 10% das crianças fazem xixi na cama de forma ocasional e isso não indica problema algum.

IntroduçãoChamamos de enurese noturna os episódios de incontinência urinária que ocorrem durante o sono de crianças que já têm idade para controlar a sua bexiga. Em outras palavras, enurese noturna são os episódios de xixi na cama que ocorrem em crianças acima de 5 a 7 anos de idade.A enurese noturna nas crianças é um evento muito…

Bexiga hiperativa – Causas, Sintomas e Tratamento

IntroduçãoA bexiga hiperativa é um problema pouco conhecido, mas extremamente comum. Estima-se que cerca de 15 a 20% da população sofra deste distúrbio, que é provocado por uma redução da capacidade da bexiga de armazenar a urina.A bexiga hiperativa é um síndrome que se caracteriza pelos seguintes sintomas: urgência urinária, que pode vir…

VÍDEO: SAIBA SE OS SEUS RINS PODEM ESTAR DOENTES

A insuficiência renal crônica é uma doença que surge quando os rins tornam-se doentes e perdem de forma irreversível a capacidade de filtrar o sangue. Em muitos casos, a insuficiência renal crônica progride lentamente e de forma assintomática, podendo tornar-se grave sem que o paciente se dê conta disso.Neste vídeo explicativo de 3 minutos…

Câncer de rim – Carcinoma de células renais claras

O câncer renal é um tumor que pode permanecer assintomático até fases avançadas da doença

O que é o carcinoma de células renais O câncer renal, também chamado por alguns de hipernefroma, é uma forma relativamente comum de câncer, representando cerca de 3% de todos os casos de neoplasias malignas em homens e mulheres. O carcinoma de células claras é o tipo de câncer mais comum dos rins, sendo responsável por mais de 90% dos casos.O…

Candidíase no Homem – Causas, Sintomas e Tratamento

A infecção pelo fungo Candida albicans não é uma exclusividade das mulheres. Homens também podem ter candidíase na região genital.

O que é candidíase A Candida é um gênero de fungos que pode ser naturalmente encontrado na pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal em até 80% da população. A espécie mais comum de Candida é a Candida albicans.Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema…

Dor no rim – Quais São as Principais Causas?

Na imensa maioria dos pacientes que se queixam de dor nas costas crônicas, os rins não são os culpados.

A dor no rim, caracterizada por uma dor na região lombar, é uma queixa muito comum na população em geral. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a grande maioria dos casos de dor nas costas não é provocada pelos rins, mas sim pela coluna e estruturas adjacentes.A lombalgia por problemas da coluna e a dor renal são…

Cistite intersticial – Síndrome da Bexiga Dolorosa

O principal sintoma da cistite intersticial é a dor abdominal quando a bexiga está cheia.

O que é cistite intersticial A cistite intersticial, também conhecida por cistite crônica ou síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza por dores recorrentes na bexiga, semelhantes àquelas que surgem nos quadros de infecção urinária.A síndrome da bexiga dolorosa é uma doença ainda pouco…

Para que serve a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas no sexo masculino, que fica localizada no trato geniturinário e apresenta íntima relação com a bexiga, uretra e a vesícula seminal.

A próstata, apesar de ser um órgão importante, cuja principal função é a proteção dos espermatozoides no líquido ejaculado, não é essencial para a vida. Pacientes com doenças graves, como o câncer da próstata, podem ter essa glândula retirado cirurgicamente, sem que isso necessariamente acarrete maiores transtornos.Neste artigo vamos explicar o…

Andropausa – Menopausa Masculina

Nos homens, após os 40 anos de idade, os níveis de testosterona caem cerca de 1% por ano.

O que é andropausa?À medida que os homens envelhecem, seus níveis de testosterona começam a diminuir. Esta queda costuma ser chamada de andropausa, em analogia à menopausa das mulheres.As consequência negativas da baixa de testosterona na andropausa, todavia, são menos evidentes que as da redução do estrogênio na menopausa. …

Sinais e sintomas das doenças de próstata

Conheça os principais sinais e sintomas que sugerem a existência de problemas na próstata.

As doenças da próstata estão entre as mais comuns no sexo masculino, principalmente nos homens com mais de 50 anos. Conhecer os principais sintomas das doenças prostáticas é importante para que o paciente procure ajuda médica precocemente, diminuindo o risco de complicações.A doença da próstata mais grave e temida é o câncer de próstata, também…

Principais Causas de Dor nos Testículos

A dor testicular é uma situação comum que não traz maiores preocupações na maioria das vezes. Porém, existem algumas doenças dos testículos que podem se manisfestar através de dor.

Por que os testículos doem?Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal. …

Biópsia da próstata – Indicações e Complicações

A biópsia da próstata é a técnica utilizada para o diagnóstico do adenocarcinoma da próstata.

A biópsia da próstata é um procedimento no qual o urologista obtém amostras do tecido prostático com o propósito de tentar identificar células cancerígenas.Neste texto vamos explicar como é feita a biópsia de próstata, quais são suas indicações e possíveis complicações. O que é uma biópsia? O termo biópsia é utilizado para todo procedimento…

Vasectomia – Cirurgia e Reversão

A vasectomia é um procedimento cirúrgico tão simples que nem precisa ser feito em ambiente hospitalar.

A vasectomia é modo mais efetivo de contracepção masculina. A vasectomia é uma cirurgia simples que resulta em esterilização permanente do homem por impedir a liberação de espermatozoides no líquido ejaculado. Neste texto vamos explicar o que é a cirurgia de vasectomia e quais as chances de reversão.Neste texto falaremos somente da vasectomia,…

Fimose – Causas, Sintomas e Tratamento

Fimose e parafimose são duas complicações que surgem quando o prepúcio não é retrátil.

Pontos-chaves → O que são a fimose e a parafimose: a fimose surge quando não é possível retrair a pele que recobre a ponta do pênis, chamada de prepúcio. A parafimose, por sua vez, manifesta-se quando o prepúcio consegue ser retraído, mas ele está tão apertado que não retorna ao ponto de origem, provocando um estrangulamento da glande (cabeça do…

Circuncisão – Riscos e Benefícios

Cada vez mais popular, a circuncisão pode ser realizada por motivos de saúde, pessoal ou religioso.

A circuncisão é um procedimento cirúrgico, frequente realizado em crianças, no qual é removido o prepúcio, a pele que recobre a glande (cabeça do pênis).Historicamente realizado por motivos religiosos, a circuncisão tem se tornado cada vez mais comum por motivos de higiene e por ser um procedimento que reduz a incidência de doenças urológicas.…

Hiperplasia prostática benigna – Aumento da próstata

Quanto mais velho for um homem, maior será chance da sua próstata ter hiperplasia benigna.

A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata com características benignas, ou seja, sem nenhuma relação com o câncer da próstata.Neste texto vamos explicar o que é a hiperplasia benigna da próstata, abordando as suas causas, sintomas, diagnóstico e…

Incontinência urinária – Tipos e Fatores de Risco

Incontinência urinária é a perda da capacidade de controlar a bexiga, causando vazamentos involuntários de urina, um problema que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Neste texto vamos explicar as causas e os tipos de incontinência urinária. Como controlamos a urina? Para entender por que surge a incontinência urinária é preciso antes…

Remédios para disfunção erétil – Impotência sexual

Conheça as principais opções de tratamento medicamentoso para a impotência sexual.

Introdução Durante muito tempo o tratamento para a impotência sexual se restringia a injeções no pênis, mecanismos que criam vácuos ou próteses implantadas através de cirurgias. Desde o final da década de 1990, porém, há uma opção simples e cômoda para a disfunção erétil, as drogas inibidoras da Fosfodiesterase Tipo 5 (PDE-5), conhecidas…

Impotência sexual – Causas da disfunção erétil

Conheça as principais causas da disfunção erétil.

Introdução A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade do homem em iniciar e/ou manter uma ereção do pênis suficiente para que haja relações sexuais.Neste texto vamos explicar o que é a impotência sexual, abordando as suas causas, sintomas e as opções de tratamento. Disfunção erétil Os homens apresentam…

Prostatite – Inflamação da próstata

A prostatite é um quadro comum, que surge quando a próstata encontra-se inflamada, geralmente por causa de uma infecção bacteriana.

Prostatite é um termo amplo que engloba várias condições que cursam com inflamação da próstata. Seus sintomas incluem febre, dor para urinar, dificuldade para urinar e dor na região pélvica.Neste texto vamos abordar os diferentes tipos de prostatites, abordando suas causas, sintomas e opções de tratamento. A próstata A próstata é uma glândula…

Varicocele – Sintomas, Causas e Tratamento

A dilatação das veias dos testículos pode provocar dor e causar infertilidade.

A varicocele é causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. A varicocele é um problema tão comum que acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos.Neste artigo vamos explicar o que é a varicocele, por que ela surge,…

Como tratar a ejaculação precoce

Ejaculação precoce é definida como uma incapacidade de controlar a ejaculação de modo que a relação seja satisfatória para o casal

IntroduçãoA ejaculação precoce é um distúrbio típico de homens jovens, em início de atividade sexual. Não existe ejaculação precoce feminina. Este é um distúrbio exclusivamente masculino.Quando ocorre ocasionalmente, principalmente com parceiras novas, após longo período de abstinência ou nas primeiras relações sexuais da vida, não é…

Câncer de próstata – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O adenocarcinoma da próstata é um tumor que costuma ser indolente, crescendo de forma lenta e assintomática por vários anos.

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino (excetuando-se os cânceres de pele) e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão.Apesar da alta mortalidade, a maioria dos cânceres de próstata costuma ter crescimento lento, ficando anos restrito à próstata sem causar metástases.Neste texto…

Cálculo renal (pedras nos rins) – Sintomas e Tratamento

A cólica renal, provocada pela obstrução das vias urinárias por uma pedra, é considerada uma das piores dores que podemos sentir.

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina.A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida. A dor causada pelo cálculo renal é muitas vezes descrita como sendo pior do que a…

Causas de sangue na urina – hematúria

A presença de sangue na urina, seja ela perceptível a olho nu ou apenas detectada em exames laboratoriais, é um dos principais sinais de lesão do trato geniturinário.

Introdução A presença de sangue na urina é um achado que costuma causar grande preocupação nos pacientes. É obvio para todo mundo que a perda de sangue na urina não é um evento normal. Em geral, uma urina avermelhada ou com coloração escura costuma indicar que há algo de errado no sistema geniturinário.Uma urina com sangue é chamada pelos…

Tratamento do cálculo renal – Litotripsia, Cirurgia e Duplo J

Conheça as opções cirúrgicas para tratar o cálculo renal que não é expelido espontaneamente.

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença relativamente comum e uma das condições médicas que mais causa dor no seres humanos.No artigo de hoje vamos falar sobre o tratamento e a prevenção do cálculo renal,  abordando os seguintes pontos:Tratamento durante a crise de cólica renal. Tratamento das…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais