ACUFENO (zumbido)

O que é

O acufeno, também chamado de tinido ou zumbido no ouvido, é a percepção de um som exterior, que na verdade não existe.

O acufeno costuma ser descrito como um zumbido ou um apito bem agudo, mas por vezes por também ser um rugido ou um som grave. O acufeno pode ser perceptível em apenas um ou em ambos os ouvidos e pode ter alto ou baixo volume.

Embora incômodo, o zumbido raramente é um sintoma de algo sério. Embora possa piorar com a idade, o acufeno costuma melhorar com o tratamento.

Causas

A exposição prolongada a sons altos é a principal causa do acufeno. Até 90% das pessoas com zumbido persistente apresentam algum nível de perda auditiva induzida por ruídos. Carpinteiros, pilotos, músicos e profissionais que trabalham com britadeiras, armas de fogo ou motosserras estão entre aqueles com maior risco. Uma única exposição a um som súbito e extremamente alto também pode causar zumbido.

Outras causas de acufeno incluem:

  • Obstrução do ouvido por tampão de cera.
  • Medicamentos: aspirina, antibióticos, anti-inflamatórios, sedativos e antidepressivos e quinino.
  • Processo natural de envelhecimento das estruturas internas do ouvido.
  • Doença de Ménière.
  • Síndrome da articulação temporomandibular (ATM).
  • Lesões na cabeça e pescoço.
  • Enxaqueca.

Doenças que podem causar acufeno

Doença de Ménière – Causas, Sintomas e Tratamento

Introdução A doença de Ménière, chamada também de hidropsia endolinfática, é um distúrbio do ouvido interno que causa episódios de vertigem, perda auditiva progressiva e zumbidos no ouvido.Indivíduos na faixa dos 40 a 50 anos são os mais acometidos, mas a doença de Ménière pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo em crianças.Embora a…
Leia mais…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais