Navegando pela Categoria

Reumatologia

Arquivo com todos os textos sobre Reumatologia publicados no site mdsaude.com

O que é Reumatologia?

A Reumatologia é a área doa medicina que se ocupa do estudo das doenças reumatológicas, que são aquelas acometem os tecidos conjuntivos, incluindo articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

O médico especializado em Reumatologia é o reumatologista.

O que faz o médico reumatologista?

O médico reumatologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doença musculoesquelética, das condições autoimunes sistêmicas e das vasculites.

Ao contrário do ortopedista, os reumatologistas são clínicos e não realizam cirurgias para tratar doenças articulares.

Para ter uma visão geral sobre as doenças reumatológicas, leia: Reumatismo / Doenças reumatológicas.

Principais doenças e problemas tratados pelo reumatologista

Artrites inflamatórias

Doenças do tecido conjuntivo

Vasculites

Distúrbios ósseos metabólicos

Distúrbios músculo-esqueléticos


Imagens da doença gota

Fotos da artrite gotosa e da gota tofácea

A gota é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de ácido úrico (cristais de urato) nas articulações, situação que provoca uma intensa reação inflamatória conhecida como artrite gotosa aguda ou ataques de gota.As crises de gota vão e voltam espontaneamente e costumam atingir apenas uma articulação por vez. O intervalo entre as crises pode…

Diclofenaco – Para que Serve, Posologia e Efeitos Colaterais.

Bula simplificada do anti-inflamatório diclofenaco, como informações em linguagem acessível a todo mundo.

O que é o medicamento diclofenaco O diclofenaco (ou diclofenac) pertence ao grupo de medicamentos chamado anti-inflamatórios não esteroides (AINE), que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.Este medicamento é indicado para uma série de condições de origem inflamatória, tais como artrites, dor por traumas, inflamações dentárias,…

Estalar os dedos faz mal?

Nos últimos anos, a antiga dúvida sobre a associação entre o estalar dos dedos e um maior risco de artrite nas mãos foi finalmente elucidada.

O hábito de estalar os dedos ou outras articulações do corpo é muito comum na população. Alguns estudos reportam que até 45% das pessoas costumam estalar os dedos das mãos de forma voluntária e frequente.Para muitos, o ato de estalar as articulações não é apenas um hábito, mas sim uma necessidade, que causa sensação de prazer e relaxamento da…

Alopurinol – Para Que Serve, Doses e Efeitos Colaterais

O alopurinol é o medicamento mais utilizado para reduzir os níveis sanguíneos de ácido úrico e prevenir episódios de gota.

O alopurinol, também conhecido pelo nome comercial Zyloric, é um medicamento que tem como ação a redução da produção de ácido úrico pelo organismo, sendo útil, portanto, na prevenção das crises de artrite gotosa e de alguns tipos de cálculos renais.A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no…

Quais são os riscos de ter ácido úrico alto?

Saiba a partir de quais valores o ácido úrico pode provocar complicações como gota, pedra nos rins e insuficiência renal.

O que é o ácido úrico? O ácido úrico (AU) é uma substância produzida pelo fígado após a metabolização das purinas, um conjunto de compostos orgânicos, que inclui, entre outros, a xantina e a hipoxantina, que estão presentes em diversos tipos de alimentos, principalmente nos de origem animal. Cerca de 40% das purinas são obtidas pela dieta e os 60%…

Dor do crescimento – Causas, Sintomas e Tratamento

Descubra o que há por trás dessa misteriosa dor que chega a acometer até 1/3 das crianças pequenas.

A chamada dor do crescimento é um quadro de dor real, que surge em cerca de 20 a 30% das crianças com idades entre 2 e 12 anos. As causas ainda permanecem um mistério, porém, apesar do nome da doença, sabemos que as dores nada tem a ver com o crescimento em si.A criança geralmente apresenta queixas de dor intermitente na musculatura dos membros…

Esclerodermia – Causas, Sintomas e Tratamento

A esclerodermia é uma doença autoimune e inflamatória da pele.

A esclerodermia, cujo nome é derivado das palavras gregas skleros (endurecido) e derma (pele), é um doença de pele de origem autoimune, caracterizada, como o próprio nome sugere, por um progressivo enrijecimento da pele.Quando além das características lesões da pele, o paciente também envolvimento de vasos sanguíneos e órgãos internos, chamamos…

Melhores remédios para cada tipo de dor

Conheça os diferentes tipos de dor e saiba quais são os medicamentos mais indicados para o tratamento de cada uma deles.

O que é dor A dor, cujo termo técnico médico é algia, é um sintoma que nos acompanha desde os primeiros momentos da nossa existência. Ela está tão presente nas nossas vidas, que nenhum de nós tem dificuldade de reconhecer o que é uma dor. Porém, se reconhecer uma algia é fácil, reproduzir o seu significado em palavras já não é uma tarefa tão …

Bursite no ombro – Causas, Sintomas e Tratamento

Dor no ombro e dificuldade para mover o braço são os sintomas mais comuns da bursite subacromial e da síndrome do impacto do ombro.

O que é a bursite subacromial?A dor no ombro é uma situação tão comum, que até 70% das pessoas terão este tipo de dor ao menos uma vez ao longo das suas vidas. Entre as várias causas possíveis de dor no ombro, a bursite do ombro, também chamada de bursite subacromial ou bursite subdeltoidea, é uma das mais comuns.Bursite é o nome que damos…

Reumatismo – O que é, Sintomas e Tratamento

Reumatismo é um termo ainda popular, mas que está em desuso na medicina.

IntroduçãoReumatismo é um termo médico antigo, que há muitas décadas deixou de fazer parte dos dicionários médicos, mas que ainda é muito utilizado pela população leiga. Reumatismo costuma ser empregado nos casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por englobar centenas doenças…

Tendinite – Sintomas, Causas e Tratamento

Tendinopatia ou tendinose são os termos atualmente usados para descrever as lesões do tendão que antigamente eram chamadas de tendinite.

A tendinose é uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e espessamento do tendão. Ele geralmente resulta do uso excessivo do tendão, principalmente em trabalhadores que fazem movimentos repetidos ou atletas amadores.O termo tendinite tem sido abandonado, pois o sufixo "ite" é habitualmente usado para descrever a presença de inflamação…

Cisto de Baker (cisto poplíteo) – Causas, sintomas e tratamento

A maioria dos cistos poplíteos são assintomáticos e invisíveis ao exame físico. Somente uma minoria cresce o suficiente para ser notada.

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é uma pequena bolsa de líquido que surge na região atrás do joelho, chamada fossa poplítea.O cisto de Baker é uma lesão benigna, que apresenta-se como um nódulo visível e palpável sob a pele, podendo provocar dor no joelho e dificuldade de movimentação desta articulação. Quando o cisto é…

Síndrome de Sjögren – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome de Sjögren é uma doença que acomete preferencialmente mulheres acima de 40 anos.

O que é a síndrome de SjögrenA síndrome de Sjögren é uma doença de origem autoimune, ou seja, é uma doença na qual o sistema imunológico equivocadamente passa a atacar células e tecidos do nosso próprio corpo, como se estes fossem agentes invasores perigosos para a nossa saúde. O sistema imune produz autoanticorpos e estimula células de…

Vitamina D – Benefícios e principais fontes alimentares

O principal papel da vitamina D é controlar a saúde dos ossos, mas ela também está associada a vários outros efeitos benéficos no organismo.

A vitamina D, também conhecida como calciferol, é uma substância essencial para a nossa saúde, sendo uma das responsáveis pelo controle dos níveis de cálcio e fósforo no sangue e nos ossos.  Nos últimos anos, a vitamina D tem ganhado atenção na mídia e no meio médico por suas supostas ações contra infecções, câncer e doenças cardíacas.Neste…

Cisto sinovial – Causas, Sintomas e Tratamento

O cisto sinovial é uma tumoração benigna, assintomática na maioria dos casos, e sem nenhuma possibilidade de se tornar câncer.

O que é o cisto sinovial?O cisto sinovial é um tumor benigno que habitualmente apresenta-se como um pequeno nódulo arrendondado e de consistência mole acima das articulações ou tendões, principalmente nas mãos e punhos.Mas, para realmente entender o que é o cisto sinovial, precisamos antes falar um pouquinho sobre a sinóvia e as…

Esporão de calcâneo – Causas, Sintomas e Tratamento.

A simples existência de um esporão não é suficiente para causar dor em cerca de 95% dos pacientes.

O esporão de calcâneo, ou esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância, que pode provocar intensa dor na sola do pé.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o esporão do calcanhar:O que é o esporão de calcanhar. Quais são…

Fascite plantar – Inflamação e dor no calcanhar

O sintoma mais comum da fascite plantar é a dor, tipo pontada, na planta do pé, especialmente na região logo abaixo do calcanhar.

A fascite plantar (fasceíte plantar em Portugal) é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar ou na sola dos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento localizado na sola do pé.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a fascite plantar:O que é a fáscia plantar. O que é a fascite…

Osteoartrite (artrose) – Causas, Sintomas e Tramento

A artrose é um processo no qual há uma degeneração da cartilagem das articulações, provocando aumento da fricção entre os ossos.

O que significam artrite, artrose, osteoatrose e osteoartrite?Artrite é um termo genérico que significa inflamação das articulações. Existem dezenas de tipos de artrite, sendo a artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, a forma mais comum.O local onde dois ossos se encontram é habitualmente coberto com um material…

Sintomas do lúpus eritematoso sistêmico

A gravidade do lúpus depende de quais e quantos órgãos são afetados

O que é lúpusLúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune de causa ainda desconhecida que pode afetar a pele, articulações, rins, pulmões, sistema nervoso e vários outros órgãos do corpo.Uma doença autoimune é aquela onde o sistema imunológico equivocadamente passa a produzir anticorpos contra estruturas do nosso próprio corpo.…

Síndrome do túnel do carpo – Sintomas e Tratamento

A síndrome do túnel do carpo, também chamada de síndrome do túnel carpal, é uma doença causada pela compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região externa da mão. Neste texto vamos explicar que estrutura anatômica é o túnel do carpo, como surge a compressão do nervo mediano e quais os sintomas e tratamentos para esta doença. O…

Diferenças entre artrite e artrose

Nomes parecidos; doenças diferentes.

Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que costuma causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como uma patologia única.Grosso modo, podemos definir a artrose como uma doença que…

Síndrome da fadiga crônica – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome da fadiga crônica é uma doença ainda pouco compreendida e sem tratamento medicamentoso definido.

O que é a síndrome da fadiga crônica?A síndrome da fadiga crônica (SFC), também chamada de encefalomielite miálgica, é um quadro caracterizado por fadiga persistente, que não está relacionada com exercício e não melhora de forma relevante com repouso. A doença costuma vir acompanhada de outros sintomas e tem duração maior que seis mesesA…

Granulomatose de Wegener – Granulomatose com Poliangiite

A granulomatose de Wegener é uma vasculite pouco comum, que afeta apenas 1 em cada 30.000 pessoas.

O que é granulomatose de Wegener? A granulomatose de Wegener , também chamada de granulomatose com poliangiite, é uma vasculite de origem auto-imune, ou seja, uma doença que cursa com uma inflamação difusa dos vasos sanguíneos do corpo, provocada pela produção inapropriada de auto-anticorpos contra os próprios vasos sanguíneos. O motivo pelo qual…

Artrite reumatoide – Sintomas, Causas e Tratamento

A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune na qual as articulações são atacadas pelo nosso próprio sistema de defesa.

O que é artrite reumatoideA artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, que acomete mais as mulheres adultas e pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas apresenta uma clara preferência pelas articulações, principalmente as dos membros superior e inferior.O que é artriteDamos o nome de artrite à inflamação…

Vasculites – Inflamação dos vasos sanguíneos

Vasculite é uma condição que provoca destruição dos vasos sanguíneos por inflamação. Tanto as artérias quanto as veias podem ser afetadas.

O que é vasculite?Vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos.A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se…

Osteoporose – Causas sintomas e tratamento

A fratura do colo do fêmur é um dos problemas mais comuns nos indivíduos idosos que sofrem de osteoporose.

O que é osteoporose?A osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, aumentando o risco de fraturas. A doença pode tornar os ossos tão frágeis, que uma queda, ou até mesmo leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. Os ossos mais acometidos pelo processo de demineralização costumam…

Fator antinuclear – O Que Significa FAN Positivo?

O fator antinuclear, também conhecido como anticorpo antinuclear, é um dos principais marcadores de doença autoimune. Entenda para que ele serve.

O que é FAN?O exame chamado FAN (fator antinuclear) ou ANA (anticorpo antinuclear) é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune.Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para…

Gota (doença) – Causas, Sintomas e Tratamento

A gota é uma doença muito dolorosa provocada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações.

O que é a doença gota? A gota é uma forma comum de artrite (inflamação das articulações) que surge de forma episódica em pacientes com níveis elevados de ácido úrico no sangue. A crises de artrite gotosa são caracterizadas por ataques súbitos e severos de dor, inchaço e vermelhidão em uma das articulações do corpo, mais comumente em um dos pés.…

Fibromialgia – Sintomas, Pontos de Dor e Tratamento

A fibromialgia é uma doença que provoca dores musculares generalizadas e aumento da sensibilidade em diversas áreas do corpo.

O que é fibromialgia?A fibromialgia é um dos maiores mistérios da medicina. É uma doença que se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores pelo corpo e se sente constantemente exaurido.Além da dor muscular generalizada e da sensibilidade excessiva em muitas áreas…

Lúpus eritematoso sistêmico – Sintomas e Tratamento

O lúpus é uma doença típica de mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos.

IntroduçãoO lúpus talvez seja a mais característica das doenças autoimunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. O lúpus pode atacar pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos.Para uma melhor…

Doenças autoimunes – Causas, Sintomas e Tratamento

As doenças de origem autoimunes são aquelas nas quais estruturas do nosso organismo passam a ser atacados pelo nosso próprio sistema imunológico.

IntroduçãoAs doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais