Navegando pela Categoria

Pneumologia

Seção com todos os artigos do site MD.Saúde sobre o assunto Pneumologia

Como evitar as crises de asma

A melhor forma de prevenir os ataques de asma é através da identificação e da restrição ao contato com as substâncias que podem desencadear crises.

A asma é uma doença pulmonar crônica provocada por inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões, que cursa, habitualmente, com crises de chiado no peito, tosse seca e dificuldade respiratória.A asma é um problema que costuma se manifestar em ataques, chamados de crises de asma, que vão e voltam com intensidade e frequência que variam de…

Cigarro eletrônico faz mal? Conheça os riscos e benefícios

Será o cigarro eletrônico uma alternativa mais segura aos cigarros convencionais?

O que é o cigarro eletrônico? O cigarro eletrônico, também chamado de e-cigarro, é um dispositivo movido à bateria, que simula a experiência de um cigarro comum, supostamente com menos riscos à saúde por conter apenas vapores de nicotina, sem o alcatrão nem as centenas de outras substâncias nocivas do cigarro. Porém, conforme explicaremos, ter…

Você sabia que cigarros são radioativos?

Cigarros são mais perigosos do que você imagina.

Introdução O cigarro comum é um produto composto inicialmente por cerca de 600 substâncias diferentes. Digo inicialmente, porque, ao ser aceso, o processo de combustão gera uma quantidade imensa de novas substâncias, fazendo com que um simples cigarro e sua fumaça contenham mais de 7000 substâncias químicas diferentes. Destas, 400 são sabidamente…

Sintomas da pneumonia em adultos, crianças e idosos

Conheça os principais sinais e sintomas da pneumonia em cada faixa etária.

Pneumonia é o termo utilizado pra descrever a ocorrência de infecção em um ou ambos os pulmões. Existem mais de 100 tipos de micróbios que podem provocar um quadro de pneumonia, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitos. A maioria dos casos, porém, é causada por apenas 4 ou 5 tipos de bactérias ou vírus.Não existe um quadro de sinais e…

Como parar de roncar

O ronco é um sintoma típico da síndrome da apneia obstrutiva do sono, mas nem todo mundo que ronca tem necessariamente esta síndrome.

O ato de roncar, também chamado de ressonar, é extremamente comum e acomete cerca de 40% da população de forma recorrente. O ronco surge toda vez que a respiração durante o sono encontra-se parcialmente obstruída, fazendo com que a passagem do ar pelas vias aéreas provoque vibrações nos tecidos à volta.O ronco, portanto, pode surgir de forma…

Apneia do sono – Causas, Sintomas e Tratamento

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado por interrupções curtas e repetidas da respiração durante o sono.

A apneia do sono, também conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), é um distúrbio provocado por frequentes obstruções parciais ou completas das vias respiratórias durante o sono, o que leva a episódios repetidos de cessação da respiração enquanto o paciente dorme.Qualquer pessoa pode desenvolver apneia obstrutiva do sono,…

Legionelose – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A Legionella pneumophila, bactéria causadora da legionelose, vive em ambientes aquáticos, incluindo lagos, córregos e chafarizes.

A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção potencialmente grave, provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila. A legionelose é uma infecção não contagiosa, que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella e pode provocar uma pneumonia atípica.…

Pneumonia é contagiosa?

Como se pega pneumonia?

Vamos começar respondendo logo a pergunta do título: pneumonia é contagiosa?Na verdade, não existe uma resposta simples. Em geral, não, a pneumonia não é uma doença contagiosa. Porém, existem exceções. Há alguns tipos especiais de pneumonia que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, como as pneumonias de origem viral e algumas formas…

Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Tuberculose e pneumonia são duas formas distintas de infecção do pulmão que compartilham alguns sinais e sintomas em comum, motivo pelo qual podem ser confundidos.

Na maioria dos casos, não é difícil fazer a distinção entre a pneumonia e a tuberculose pulmonar. Entretanto, em pacientes idosos, diabéticos, insuficientes renais crônicos, doentes do fígado ou portadores do vírus HIV, o quadro clínico e radiológico, tanto da pneumonia quanto da tuberculose, podem ser atípicos, dificultando o estabelecimento de um…

Diferenças entre bronquite e asma

Bronquite e asma são doenças distintas, que costumam ser confundidas pela população leiga.

É muito comum ver pessoas chamando asma de bronquite, como se ambos os termos fossem sinônimos. Do mesmo modo, termos como bronquite asmática e bronquite alérgica também são frequentemente empregados para descrever quadros clínicos que são, na verdade, asma.Asma brônquica, bronquite aguda e bronquite crônica são três doenças diferentes, que…

Asma brônquica – O que é a bronquite asmática

A asma é uma doença que pode surgir em qualquer idade, mas em 75% dos casos, ela se manifesta antes dos 7 anos de idade.

A asma brônquica, também chamada de bronquite asmática, é uma doença respiratória muito comum provocada por uma inflamação dos pequenos canais de ar dos pulmões, chamados bronquíolos.O processo inflamatório leva à formação de edemas, aumento da produção de muco e espasmo da árvore respiratória, dificultado a passagem de ar pelos pulmões. Este…

Perigos da inalação de fumaça em incêndios

Em casos de incêndio, a fumaça produzida pelo fogo acaba sendo mais perigosa que as próprias chamas.

Em situações de incêndio, a maioria das pessoas automaticamente relaciona as mortes e os ferimentos com as queimaduras pelo fogo. Entretanto, a principal causa de morte e necessidade de internação hospitalar de indivíduos expostos a incêndios ocorre devido às injúrias causadas pela inalação de fumaça. Cerca de 80% dos óbitos são por inalação de…

Bronquiolite – O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Inflamação dos bronquíolos, que costuma ocorrer em crianças com menos de 2 anos e se apresenta clinicamente com broncoespasmo e tosse.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, uma das regiões mais profundas das vias aéreas dos pulmões.A bronquiolite é habitualmente causada por uma infecção viral e acomete, principalmente, crianças com menos de 2 anos.Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a bronquiolite:O que é. Causas e fatores de risco.…

10 sinais e sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch (BK). Apenas 10% dos indivíduos expostos ao bacilo de Koch desenvolverão sintomas de tuberculose. Nos 90% restantes, a bactéria é controlada pelo sistema imunológico, ficando inativada, incapaz de ser transmitida ou de provocar qualquer sinal de…

Edema pulmonar agudo – água nos pulmões

O edema agudo do pulmão surge quando os alvéolos pulmonares ficam repletos de líquidos, perdendo a sua capacidade de realizar as trocas de oxigênio e gás carbônico.

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil. Na prática, um paciente com EAP comporta-se como se estivesse se afogando.Neste texto vamos explicar as causas, os sintomas e tratamento…

11 causas de cansaço persistente e falta de forças

Vamos falar resumidamente sobre 10 causas comuns de cansaço de longa duração.

O cansaço é um sintoma extremamente comum na prática médica, sendo geralmente descrito pelos pacientes como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforço, seja físico ou mental.Outros termos também são habitualmente empregados para descrever o cansaço, tais como fadiga, exaustão, letargia, sonolência, fraqueza,…

Cigarro e outros fatores de risco do câncer de pulmão

Desde a década de 1980, medidas anti-tabágicas cada vez mais restritivas têm sido implementadas em todo o mundo, tendo como resultado uma redução da mortalidade do câncer de pulmão.

O câncer de pulmão é o câncer mais comum e o que causa mais mortes em todo o mundo. Para se ter uma ideia da agressividade deste tumor, a mortalidade do câncer de pulmão é maior que as dos cânceres de mama, próstata e intestino juntos. Neste texto vamos abordar os fatores de risco do câncer de pulmão.Este artigo é específico sobre câncer de…

Principais causa de tosse (seca, irritativa, com catarro…)

Como surge a tosse? A tosse é um reflexo das vias respiratórias que tem como objetivo liberar a passagem do ar para as vias aéreas. A tosse pode ocorrer de modo voluntário ou involuntário. Este reflexo pode ser estimulado por secreções, substâncias irritantes, fumaças, objetos estranhos, inflamações, infecções, etc.O mecanismo do reflexo da…

Mesotelioma e asbestose – Causas, sintomas e tratamento

O asbesto é conhecido desde o início do século XX como a poeira assassina.

Asbestose é uma doença pulmonar causada pela aspiração de fibras de asbesto, também conhecido como amianto, que pode levar à falência respiratória, câncer de pulmão e ao mesotelioma maligno. Asbesto - Amianto O asbesto (nome de origem grega) ou amianto (nome de origem latina) é uma fibra de origem natural, muito usada pela indústria devido a sua…

DPOC – Enfisema Pulmonar e Bronquite Crônica

Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem doença pulmonar obstrutiva crônica.

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou simplesmente DPOC, é termo usado para um grupo de doenças pulmonares caracterizado por obstrução crônica das vias aéreas dentro dos pulmões. Dentro deste grupo, duas doenças se destacam por serem responsáveis por quase todos os casos de DPOC na prática médica:- Bronquite crônica. - Enfisema pulmonar.…

Derrame pleural – Causas e sintomas de água na pleura

Entenda o que as pessoas costumam chamar de "água na pleura".

O derrame pleural, popularmente conhecido como água na pleura ou água no pulmão, é o nome dado ao acúmulo anormal de líquidos na pleura, uma fina membrana que envolve o pulmão.O derrame pleural não é uma doença, mas sim uma manifestação comum de várias doenças diferentes. Portanto, uma vez diagnosticada a presença de derrame, o próximo passo é…

Principais causas para falta de ar (dispneia)

O cansaço e falta de ar são sintomas que costumam andar juntos, por isso, são muitas vezes tratados pelos pacientes como se fossem a mesma coisa. Mas não são. A falta de ar, designada na medicina como dispneia, é uma sensação de dificuldade para respirar. É a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. Pode-se…

Causas de tosse e escarro com sangue

A existência de tosse com expectoração sanguinolenta  é um sinal de lesão das vias respiratórias. Existem dezenas de causas para a presença de sangue no escarro, algumas delas benignas, como lesões na boca ou no nariz, e algumas mais graves, como infecções pulmonares ou tumores das vias aéreas.Neste texto vamos abordar as principais causas da…

Embolia pulmonar – Sintomas, Causas e Tratamento

A embolia pulmonar é um quadro grave e potencialmente fatal provocado pela obstrução da circulação sanguínea pulmonar por um trombo.

A embolia pulmonar, também chamada de embolismo pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é um  quadro grave que ocorre quando um trombo (coágulo) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, obstruindo o fluxo de sangue.Dependendo do tamanho do trombo, a embolia…

Tuberculose – Causas, Sintomas e Tratamento

A tuberculose é uma infecção muito conhecida pelo seu comprometimento pulmonar, porém, ela pode atacar também diversos outros órgãos, como rins, ossos, sistema nervoso, coração, intestinos e…

O que é tuberculose? A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros…

Pneumonia – Sintomas, Causas e Tratamento

A pneumonia é um grave infecção do tecido pulmonar que pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitos.

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, a pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.A pneumonia é uma infecção não contagiosa causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos. O que são os alvéolos? Para entender o que é a…

Problemas de saúde comuns em voos comerciais

Problemas de saúde em voos comerciais são relativamente infrequentes. Um trabalho realizado na British Airways no final da década de 1990 demonstrou uma taxa de aproximadamente 1 emergência médica a cada 10.000 passageiros. 70% dessas emergências foram controladas pela tripulação de bordo que recebe treinamento especial. Apenas 30% necessitaram de…

Cigarro – Doenças relacionadas e como parar de fumar

Conheça os inúmeros males associados ao tabagismo e saiba quais são as opções de tratamento para quem quer parar de fumar.

Introdução Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta são fumantes. Estima-se que nas próximas duas décadas esse número se elevará para 1.6 bilhão, com grande contribuição dos países mais pobres, onde o consumo de tabaco tem aumentado e já representa a maior fonte de lucros da indústria tabagista.Tamanho consumo faz com que o…

Pneumotórax – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.O pneumotórax hipertensivo é uma forma grave…

Efeitos da maconha no organismo

A maconha não é uma droga pior que o álcool ou o cigarro, porém, ela está longe de ser um produto inofensivo à saúde.

Introdução A marijuana ou maconha é uma droga produzida a partir da planta da espécie Cannabis sativa. A substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). O THC pode ser consumido através do fumo, da inalação, por via oral ou até intravenoso. A biodisponibilidade do THC quando fumado é de cerca de 20%, ou…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais