Navegando pela Categoria

Pediatria

Seção com todos os artigos do site MD.Saúde sobre o assunto Pediatria

Convulsão febril na criança – Causas, sintomas e tratamento

Definição O que é crise convulsiva Causas Sintomas Diagnóstico TratamentoO que é convulsão febril?Chamamos de convulsões febris os episódios de crise convulsiva que ocorrem em crianças pequenas e são desencadeados por febre, habitualmente acima de 38ªC.As convulsões febris podem surgir em crianças com idades entre 6 meses e 5…

O que é TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção

ÍndiceNesse artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade:O que é TDAH.Quais são as causas.Quais são os sintomas.Quais são os critérios diagnósticos.Como é feito o tratamento.IntroduçãoO transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), também conhecido em…

Doença de Kawasaki – Causas, Sintomas e Tratamento

Apesar auto-limitada, a doença de Kawasaki pode provocar graves complicações, como aneurismas, AVC ou infarto do miocárdio.

O que é a doença de KawasakiA doença de Kawasaki (DK), chamada inicialmente de síndrome dos nódulos linfáticos mucocutâneos, foi descrita no Japão, em 1967, pelo Dr. Tomisaku Kawasaki, que relatou 50 casos de crianças com quadro de febre, erupções a pele, conjuntivite, aumento dos linfonodos do pescoço, inflamação dos lábios e da língua e…

Microcefalia – Causas, Sintomas e Tratamento

Famosa por causa do vírus Zika, a microcefalia pode ser provocada por dezenas de outros problemas.

A microcefalia é uma desordem de origem neurológica na qual a circunferência do crânio e, consequentemente, o tamanho do cérebro são menores do que o esperado para bebês do mesmo tamanho e idade. A microcefalia em si não é uma doença, mas sim uma consequência comum de várias doenças diferentes.A microcefalia, que sempre foi um problema…

Criptorquidia – O Que é, Sintomas e Tratamento

Quando um ou ambos os testículos não estão localizados dentro da bolsa escrotal.

O que é criptorquidia?Criptorquidia ou criptorquia é um termo de origem grega que significa “testículo escondido” (cripto = escondido + orquis = testículo). A criptorquidia ocorre, portanto, quando um ou ambos os testículos não se encontram na bolsa escrotal no momento do nascimento do bebê.Na maioria dos casos, o problema surge porque um…

Icterícia neonatal – Causas e Tratamento

A icterícia neonatal é uma condição comum, principalmente nos bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação.

A icterícia neonatal ou icterícia do recém-nascido é um quadro que provoca coloração amarelada na pele e nos olhos de um bebê recém-nascido.A Icterícia infantil ocorre porque o sangue do bebé contém excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia), um pigmento de cor amarela derivado dos glóbulos vermelhos do sangue.Na maioria…

Dor do crescimento – Causas, Sintomas e Tratamento

Descubra o que há por trás dessa misteriosa dor que chega a acometer até 1/3 das crianças pequenas.

A chamada dor do crescimento é um quadro de dor real, que surge em cerca de 20 a 30% das crianças com idades entre 2 e 12 anos. As causas ainda permanecem um mistério, porém, apesar do nome da doença, sabemos que as dores nada tem a ver com o crescimento em si.A criança geralmente apresenta queixas de dor intermitente na musculatura dos membros…

Enurese noturna – Xixi na cama

Até os 7 anos de idade, cerca de 10% das crianças fazem xixi na cama de forma ocasional e isso não indica problema algum.

IntroduçãoChamamos de enurese noturna os episódios de incontinência urinária que ocorrem durante o sono de crianças que já têm idade para controlar a sua bexiga. Em outras palavras, enurese noturna são os episódios de xixi na cama que ocorrem em crianças acima de 5 a 7 anos de idade.A enurese noturna nas crianças é um evento muito…

Soro caseiro – Como fazer e para que serve

Aprenda a fazer o soro caseiro e conheça as formas de hidratação que mais eficazes durante um quadro de diarreia.

O soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar que pode ser feita em casa e serve para o tratamento e para a prevenção da desidratação nos pacientes com quadros de diarreia e/ou vômitos.A desidratação provocada por quadros gastroenterite ainda é uma das principais causas de mortes, principalmente nos países mais pobres. Segundo a…

Doença de lesão mínima – Síndrome Nefrótica Infantil

A doença de lesão mínima é glomerulopatia mais comum em crianças entre 1 e 12 anos de idade.

IntroduçãoA doença de lesão mínima, também conhecida como nefropatia por lesão mínima, doença glomerular por lesões mínimas ou síndrome nefrótica por lesões mínimas, é uma doença dos rins, muito comum nas crianças, que se caracteriza pela perda exagerada de proteínas pela urina.Entre os sinais e sintomas da doença de lesão mínima, o…

Faringite estreptocócica – Como diagnosticar e tratar

A faringite estreptocócica é a forma mais comum de faringite ou amigdalite bacteriana. Entre as suas complicações estão a febre reumática, a escarlatina e a glomerulonefrite pós-estreptocócica.

O que é faringite estreptocócica A dor de garganta é um sintoma muito incômodo, que costuma ocorrer tanto em adultos quanto em crianças. Em geral, a dor de garganta é provocada por uma inflamação das amígdalas ou da faringe, quadros que chamamos de amigdalite e faringite, respectivamente. Quando ambos estão inflamados, situação muito comum,…

Síndrome mão-pé-boca – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome mão-pé-boca é uma das infecções virais mais comuns durante a infância, sendo benigna e de curta duração na maioria dos casos.

O que é a síndrome mão-pé-bocaA síndrome mão-pé-boca (SMPB), também chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, que é caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e erupções nas mãos e nos pés.A síndrome mão-pé-boca é provocada habitualmente, mas não somente, pelo Coxsackievirus A16. Casos…

Roséola (Exantema Súbito) – Causas, Sintomas e Tratamento

O sinal mais característico da roséola é o surgimento súbito de manchas vermelhas na pele logo após o desaparecimento da febre.

O que é roséola infantil A roséola infantil, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, é uma virose extremamente comum durante a infância, que manifesta-se através de erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele)  que surgem após alguns dias de febre alta.A roséola é uma uma virose benigna, de curta duração e com baixíssima taxa de…

12 Causas de Manchas Vermelhas na Pele com febre

Diversas são as doenças que podem cursar com febre e erupções na pele. Conheça as causas mais comuns.

O que é um exantema febril?Manchas avermelhadas na pele costumam ser chamadas de rash cutâneo, exantema ou erupções cutâneas. Quando o surgimento dessas manchas vem acompanhado de febre, dizemos que o paciente tem um rash febril ou um exantema febril.Episódios de rash febril podem surgir em qualquer idade, mas são bem mais comuns durante a…

Eritema infeccioso – Transmissão, Sintomas e Tratamento

A forma de transmissão mais comum do parvovírus B19 é através do contato com secreções das vias aéreas, mesmo nos pacientes com doença assintomática.

O eritema infeccioso é uma infecção contagiosa de origem viral, que é capaz de provocar febre e erupções pelo corpo. Esta virose acomete preferencialmente as crianças em idade escolar, mas pode também atingir a população adulta.O eritema infeccioso é provocada por um vírus chamado Parvovírus B19, motivo pelo qual ele também pode ser chamado de…

Brotoeja no bebê (miliária) – Como tratar e prevenir

A brotoeja é uma erupção de pele que surge quando há uma obstrução das glândulas que produzem suor.

O que é a brotoeja?A miliária, conhecida popularmente como brotoeja, é uma erupção de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhinhas, que podem ser claras ou avermelhadas.A brotoeja é uma dermatite muito comum, principalmente nas crianças e nos bebês, e é causada pela obstrução dos ductos das glândulas que produzem suor.Nós…

Morte Súbita em Bebês – Síndrome da Morte Súbita do Lactente

Entenda porque você não deve deixar o seu bebê dormir de barriga para baixo.

O que é a síndrome da morte súbita do lactente? A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é a principal causa de morte em bebês com menos de 1 ano de vida. Ela é caracterizada por um quadro de morte súbita, inesperada e sem causa aparente, que ocorre, em geral, durante o sono noturno de um bebê aparentemente saudável e que permanece…

Assadura – Como tratar e prevenir a dermatite da fralda

A maioria dos casos de assaduras ocorre por irritação da pele devido à ação das fezes e da urina.

A dermatite da fralda, chamada popularmente de assadura, é uma irritação da pele do bebê, que surge nas áreas cobertas pela fralda, geralmente por contato prolongado com fezes ou urina.A dermatite da fralda é um fenômeno extremamente comum e não indica, necessariamente, negligência dos pais com a higiene do bebê.Neste artigo vamos abordar…

Como aliviar as cólicas do bebê

A ocorrência de cólicas nos primeiros meses de vida é uma situação muito comum, acometendo cerca de 1 em cada 2 bebês menores de 4 meses.Ao contrário dos adultos, o termo cólica nos bebês é empregado de forma mais ampla para descrever os quadros de choro prolongado sem causa definida. Quando dizemos que um bebê tem cólicas, isso não…

Intolerância à lactose – Incapacidade de digerir laticínios

A intolerância à lactose é a doença bem comum, provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais sempre que um produto à base de leite é consumido.A intolerância à lactose não costuma ser uma doença…

Laringite – Inflamação da laringe e rouquidão

As laringites agudas são habitualmente provocadas por infecções virais que acometem as vias áreas superiores.

Laringite é o nome que damos à inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais.A laringite tem várias causas, sendo as principais a alergia, infecções, o fumo, refluxo gastroesofágico ou uso excessivo da voz. A inflamação da laringe e das cordas vocais pode ser manifestar sob a forma de laringite aguda ou…

Sarampo – Sintomas, Transmissão e Vacina

O sarampo é provavelmente a infecção com mais capacidade de contágio entre os seres humanos.

Introdução O sarampo é uma doença infecciosa de origem viral capaz de provocar diversos sintomas, tais como manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, faringite, conjuntivite, etc.O sarampo é potencialmente fatal e extremamente contagioso. A taxa de transmissão para pessoas não vacinadas chega a ser de até 90%. Não ser vacinado e ter…

Bronquiolite – O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

Inflamação dos bronquíolos, que costuma ocorrer em crianças com menos de 2 anos e se apresenta clinicamente com broncoespasmo e tosse.

A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, uma das regiões mais profundas das vias aéreas dos pulmões.A bronquiolite é habitualmente causada por uma infecção viral e acomete, principalmente, crianças com menos de 2 anos.Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a bronquiolite:O que é. Causas e fatores de risco.…

Coqueluche – Infecção pela bactéria Bordetella pertussis.

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa, transmitida através de aerossóis e gotículas lançadas ao ambiente pela tosse.

A coqueluche, também conhecida como pertússis ou tosse convulsa, é uma infecção altamente contagiosa do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis. A coqueluche, uma doença atualmente prevenível por vacina, cursa com violentas crises de tosse dolorosa. Neste texto vamos abordar a transmissão, sintomas, tratamento e prevenção…

Caxumba – Vírus da parotidite infecciosa

A caxumba é uma virose que caracteriza pelo acometimento das glândulas parótidas.

A caxumba, também conhecida como parotidite infecciosa, parotidite epidêmica ou papeira, é uma infecção viral, muito comum na infância, que é transmitida pela via respiratória e que ataca preferencialmente a glândula parótida.A glândula parótida, ou simplesmente parótida, é a maior das três glândulas que compõem a glândula salivar, responsáveis…

Catapora (Varicela) – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A catapora (varicela) é uma virose altamente contagiosa, transmitida através da via respiratória, por gotículas eliminadas pela boca ou nariz.

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada por um vírus chamado Varicella-Zoster. A catapora é uma virose que tem como principais manifestações clínicas um quadro de febre e erupções na pele.A varicela sempre foi muito comum na população infantil, mas ela tem se tornado cada vez menos frequente,…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais