Navegando pela Categoria

Otorrinolaringologia

Arquivo com todos os textos sobre Otorrinolaringologia publicados no site mdsaude.com

O que é Otorrinolaringologia?

Otorrinolaringologia é uma especialidade médica clínico-cirúrgica responsável pelo estudo e tratamento das doenças do ouvido, nariz, garganta e estruturas relacionadas.

O que faz o médico otorrinolaringologista?

O otorrinolaringologista é o médico responsável por diagnosticar, tratar e prevenir as doenças das vias aéreas superiores, incluindo aquelas que acometem a laringe, faringe, amígdalas, cavidade nasal, seios nasais e ouvido interno e externo.

Principais doenças e problemas tratados pelo otorrinolaringologista

Laringologia (garganta)

Otologia (Ouvidos)

Rinologia (cavidade nasal)


Faringite estreptocócica – Como diagnosticar e tratar

A faringite estreptocócica é a forma mais comum de faringite ou amigdalite bacteriana. Entre as suas complicações estão a febre reumática, a escarlatina e a glomerulonefrite pós-estreptocócica.

O que é faringite estreptocócica A dor de garganta é um sintoma muito incômodo, que costuma ocorrer tanto em adultos quanto em crianças. Em geral, a dor de garganta é provocada por uma inflamação das amígdalas ou da faringe, quadros que chamamos de amigdalite e faringite, respectivamente. Quando ambos estão inflamados, situação muito comum,…

Como parar de roncar

O ronco é um sintoma típico da síndrome da apneia obstrutiva do sono, mas nem todo mundo que ronca tem necessariamente esta síndrome.

O ato de roncar, também chamado de ressonar, é extremamente comum e acomete cerca de 40% da população de forma recorrente. O ronco surge toda vez que a respiração durante o sono encontra-se parcialmente obstruída, fazendo com que a passagem do ar pelas vias aéreas provoque vibrações nos tecidos à volta.O ronco, portanto, pode surgir de forma…

Apneia do sono – Causas, Sintomas e Tratamento

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado por interrupções curtas e repetidas da respiração durante o sono.

A apneia do sono, também conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), é um distúrbio provocado por frequentes obstruções parciais ou completas das vias respiratórias durante o sono, o que leva a episódios repetidos de cessação da respiração enquanto o paciente dorme.Qualquer pessoa pode desenvolver apneia obstrutiva do sono,…

Doença de Ménière – Causas, Sintomas e Tratamento

Durante as crises da doença de Ménière, os episódios de vertigem podem durar entre 20 minutos até 24 horas.

Introdução A doença de Ménière, chamada também de hidropsia endolinfática, é um distúrbio do ouvido interno que causa episódios de vertigem, perda auditiva progressiva e zumbidos no ouvido.Indivíduos na faixa dos 40 a 50 anos são os mais acometidos, mas a doença de Ménière pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo em crianças.Embora a…

Tratamento da faringite – Como aliviar a dor de garganta

Descubra as melhores opções de tratamento para as faringites e amigdalites.

Qual é o melhor tratamento para dor de garganta?A dor de garganta é um sintoma extremamente comum. Sua origem é, habitualmente, uma inflamação da faringe (faringite) ou uma inflamação das amígdalas (amigdalite).Em mais da metade dos casos, a dor de garganta tem origem viral ou alérgica, não havendo, portanto, um tratamento específico para…

Pólipo nasal – Como surgem, sintomas e formas de tratamento

Pólipos nasais são uma importante causa de sinusite crônica.

Pontos-chaves do artigo→ O que é o pólipo nasal: pólipo nasal é um pequeno tumor benigno, em forma de gota ou uva, que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais.→ O que causa: supõe-se que os pólipos nasais sejam causados por inflamação crônica do epitélio que reveste os seios nasais, como ocorre nos casos de…

Congestão nasal – Como tratar nariz entupido?

A congestão nasal é um quadro que provoca obstrução parcial ou total da passagem de ar pela cavidade nasal.

O que é congestão nasalA congestão nasal, chamada popularmente de nariz entupido ou nariz constipado, é um sintoma muito comum de diversas afecções do sistema respiratório superior.O nariz entupido em si não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica de alguma doença, geralmente rinite e/ou sinusite.A sensação de nariz…

Sangramento do nariz – Sintomas e tratamento da epistaxe

95% dos casos de sangramento nasal surgem quando há uma lesão em dos vasos localizados na região anterior da mucosa do nariz.

O sangramento nasal, chamado em medicina de epistaxe, é uma situação muito comum, que chega a acometer mais de 60% da população em algum momento da vida.Apesar de assustar, os sangramentos do nariz raramente provocam alguma complicação relevante. Na imensa maioria dos casos, a perda de sangue pode ser facilmente controlada em casa, sem auxílio…

Vertigem posicional paroxística benigna

A vertigem posicional paroxística benigna é causada pela presença de cristais de cálcio no interior dos canais do labirinto.

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), também chamada de vertigem posicional ou vertigem postural, é a causa mais comuns de vertigem, sendo caracterizada por breves episódios de tonturas desencadeadas, habitualmente, por movimentos da cabeça. A vertigem posicional paroxística benigna surge por problemas no ouvido interno, que é um dos…

Laringite – Inflamação da laringe e rouquidão

As laringites agudas são habitualmente provocadas por infecções virais que acometem as vias áreas superiores.

Laringite é o nome que damos à inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais.A laringite tem várias causas, sendo as principais a alergia, infecções, o fumo, refluxo gastroesofágico ou uso excessivo da voz. A inflamação da laringe e das cordas vocais pode ser manifestar sob a forma de laringite aguda ou…

Otite média – Infecção do ouvido médio

A otite média aguda é a inflamação e acúmulo de líquido no ouvido médio, habitualmente causados por infecções virais.

IntroduçãoAs infecções do ouvido recebem o nome de otite. A otite média é a infecção do ouvido médio, espaço cheio de ar atrás do tímpano que contém os pequenos ossos vibratórios do sistema auditivo.As otites médias são habitualmente provocada por bactérias ou vírus e atacam preferencialmente as crianças.Neste artigo vamos abordar os…

Cera no Ouvido (Cerúmen) – Causas, Sintomas e Tratamento

A cera é uma substância produzida exclusivamente na porção mais externa do ouvido,

O que é o cerúmenO cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode,…

O que são as adenoides? Sintomas, hipertrofia e tratamento

O que é a adenoide?As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos.Nascemos com duas adenoides, que ficam localizadas no ponto mais posterior da garganta, especificamente na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da…

Surdez no idoso – Como tratar a presbiacusia

A principal característica de presbiacusia é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos.

A famosa surdez do idoso é causada pela perda de audição natural que ocorre com o envelhecimento; esta alteração é chamada em medicina de presbiacusia. A Presbiacusia é uma doença multifatorial, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Esta deficiência auditiva geralmente afeta as altas frequências da…

Otite externa (ouvido de nadador) – infecção do canal auditivo

Os sintomas mais comuns da otite externa são dor, coceira, sensação de entupimento e corrimento de líquido do ouvido.

Otite externa é nome que damos à inflamação da porção externa do ouvido, chamada também de orelha externa. Neste texto vamos explicar a anatomia da orelha externa, os sintomas da otite e o seu tratamento.Falamos sobre otite média em um texto à parte, que pode ser acessado neste link: OTITE MÉDIA AGUDAAnatomia do ouvido externoPara…

Rinite alérgica (febre dos fenos) – Sintomas e tratamento

O que é rinite alérgica?Rinite é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal, que se caracteriza clinicamente por coriza, congestão nasal, coceira no nariz e espirros.Quando o quadro de rinite é desencadeado por uma reação exagerada do sistema imune a partículas alérgenas do ar, dizemos que o paciente tem rinite alérgica.Até…

Labirintite – Quais são as causas e como tratar

O principal sintoma da labirintite é uma intensa tontura, que costuma estar associada a náuseas, vômitos e desequilíbrio.

A labirintite, também conhecida como neurite vestibular, neurolabirintite ou vestibulopatia periférica aguda, é uma doença benigna e autolimitada que causa intensas vertigens.A labirintite é provocada por uma inflamação do ouvido interno, região na qual fica localizada uma estrutura chamada labirinto, responsável pelo nosso equilibro. Dentre…

Vertigem, Tontura e Desequilíbrio

Tontura é um termo difícil de ser definido, sendo muitas vezes equivocadamente usado para descrever sensações como desequilíbrio, náuseas, hipotensão, fraqueza, visão dupla, turvação visual ou mal-estar.A tontura verdadeira é aquela que se apresenta como uma falsa sensação de movimento próprio ou do ambiente, estando frequentemente associada a…

Cinetose – Enjoo durante viagens de carro e navio

Todas as pessoas são suscetíveis ao enjoo por movimento, o que varia é a intensidade do estímulo necessária para desencadear os sintomas.

O que é cinetose A cinetose, conhecida também como enjoo de movimento, é um quadro de náusea, com ou sem vômitos, que ocorre em algumas pessoas quando estão passivamente em movimento, seja dentro de um automóvel, avião, trem ou barco. O uso prolongado de óculos de realidade virtual é outra causa comum.O enjoo habitualmente surge quando o…

Sinusite – Sintomas, Causas e Tratamento

Sinusite é a doença provocada pela inflamação dos seios da face, que resulta em sintomas como dor na face, dor de cabeça, congestão nasal e mau hálito.

O que é sinusite?Sinusite, ou sinusopatia, é o nome que se damos à inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face.A sinusite pode ser resultado de infecções virais, bacterianas ou fúngicas, alergias ou problemas do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes.A sinusite habitualmente vem acompanhada de…

Escarlatina – Sintomas, Causas e Tratamento

A escarlatina se manifesta com erupções da pele que surgem 24 horas após o início de um quadro de faringite bacteriana.

Pontos-chave do artigo → O que é escarlatina: a escarlatina é uma quadro provocado pelas toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes durante um episódio de amigdalite ou faringite. Ela ocorre com mais frequência em crianças em idade escolar, mas pode infectar adultos também.→ Transmissão: a escarlatina é uma infecção contagiosa que…

35 Causas de tosse com expectoração sanguinolenta (hemoptise)

O que é hemoptise?A tosse com expectoração sanguinolenta, chamada de hemoptise, é um sinal de lesão das vias respiratórias.Existem dezenas de causas para a presença de sangue no escarro, algumas delas benignas, como feridas na boca ou no nariz, e outras mais graves, como infecções pulmonares, vasculites ou tumores das vias aéreas.A…

O que é mononucleose (doença do beijo)?

Conhecida como a doença do beijo, a mononucleose é uma infecção viral que costuma provocar dor de garganta, aumento dos linfonodos e febre.

O que é mononucleose? A mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa causada por um vírus da família do herpes chamado vírus Epstein-Barr (EBV), que é transmitido através da saliva.A imensa maioria das pessoas tem contanto com o vírus nos primeiros anos de vida e desenvolvem um quadro bem brando, que…

Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento

A dor de garganta, sintoma que surge quando amígdalas ou faringe estão inflamadas, pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, alergia, substâncias irritantes, lesões na garganta, refluxo…

Definição | Causas | Faringite viral x bacteriana | Sintomas | Complicações | Tratamento | Dúvidas comunsO que é dor de garganta?A nossa garganta dói sempre que encontra-se inflamada, situação que ocorre com bastante frequência, tanto em adultos quanto em crianças.A inflamação da garganta surge, geralmente, devido a um quadro de…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais