O que é obesidade e sobrepeso?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 12 Comentários


Qual é o critério de obesidade?

A obesidade já se tornou uma das mais importantes epidemias do mundo moderno. Engana-se quem a trata apenas como um problema estético ou de aceitação social. A obesidade é uma doença com mortalidade proporcional ao grau de sobrepeso. Quanto maior, mais grave.

Existem duas formas clássicas de avaliar se o seu peso pode trazer problemas a sua saúde. A primeira é o índice de massa corporal (IMC), que serve para avaliar se o seu peso está adequado em relação a sua altura. É através do IMC que habitualmente fazemos o diagnóstico da obesidade.

A segunda forma é através da relação entre o comprimento da cintura e do quadril. Essa avaliação é feita em todos os pacientes com IMC acima de 25 kg/m² e serve para o diagnóstico da obesidade central, que é uma forma de obesidade mais associada com o surgimento de doenças cardiovasculares.

Vamos falar um pouquinho sobre essas duas avaliações.

IMC

O método mais usado para avaliar obesidade é o índice de massa corporal. É um cálculo simples no qual dividimos o peso pelo quadrado da altura, ou seja:

IMC = Peso (em quilos) ÷ altura² (em metros) 

Exemplos:
a) Uma pessoa de 110 kg e 1,60 m:
– IMC = 110 kg ÷ (1,60 m x 1,60 m) = 42,96 kg/m²

b) Uma pessoa de 75 kg e 1,80 m:
– IMC = 75 kg ÷ (1,80 m x 1,80 m) = 23,14 kg/m²

Calculadora de IMC


A classificação baseada no IMC é a seguinte:

  • Baixo peso: IMC menor que 18,5 Kg/m²
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m²
  • Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9 Kg/m²
  • Obesidade grau I: IMC entre 30 e 34,9 Kg/m²
  • Obesidade grau II: IMC entre 35 e 39,9 Kg/m²
  • Obesidade mórbida: IMC maior que 40 Kg/m²

O exemplo “a” se enquadra no diagnóstico de obesidade mórbida, enquanto que o exemplo “b” é de uma pessoa com peso normal.

Obs: a fórmula acima não se aplica a pessoas com grande massa muscular, pois a mesma costuma enquadrá-las na categoria de sobrepeso, ou até obesidade, mesmo apresentando baixo percentual de gordura no corpo.

Para saber mais sobre o IMC e ter acesso acesse o seguinte artigo: CALCULE O SEU PESO IDEAL E IMC.

Relação entre o comprimento da cintura e do quadril

Todas as pessoas com IMC maior que 25 kg/m² devem ter a circunferência abdominal medida. Homens e mulheres com cintura maior que 102 cm e 88 cm, respectivamente, apresentam maiores riscos de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.

Distribuição central e periférica de gordura corporal

A chamada obesidade central é a que traz maior risco de doenças cardiovasculares e morte precoce. Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal apresentam a chamada gordura visceral, que é o excesso desta em volta dos órgãos.

O acúmulo de gordura predominantemente nas coxas e quadris oferece menor risco, pois apresenta menor acometimento dos órgãos internos. É o corpo em forma de maçã versus o corpo em forma de pera.

Uma outra maneira de avaliar a gordura central é através da relação entre o comprimento da cintura e do quadril. Valores maiores que 1 em homens e 0,8 em mulheres indicam maior risco de doenças relacionadas a obesidade.

» Gordura central: cintura/quadril maior que 1,0 em homens ou maior que 0,8 em mulheres

A partir de 35 Kg/m² essas medidas perdem valor já que todos apresentam maior incidência de doenças.

O que é a síndrome metabólica?

É considerado portador da síndrome metabólica, também chamada de síndrome X, os indivíduos que possuem pelo menos 3 dos 5 critérios abaixo:

  • Circunferência abdominal maior que 102 cm em homens e 88 cm em mulheres
  • Níveis de triglicerídeos sanguíneos maiores que 150 mg/dl
  • Colesterol HDL (colesterol bom) menor que 40 mg/dl em homens e 50 mg/dl em mulheres
  • Pressão arterial maior que 130 /85 mmHg (leia sobre valores da pressão arterial em HIPERTENSÃO ARTERIAL – Sintomas, Causas e Tratamento)
  • Níveis de glicose em jejum maiores que 100 mg/dl Pessoas obesas e/ou portadoras da síndrome metabólica apresentam maiores riscos de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

Pessoas com excesso de peso apresentam maior morbidade (existência de doenças associadas) e maior mortalidade do que pessoas com peso normal. A simples presença de sobrepeso já é suficiente para reduzir a expectativa de vida. O risco de morte chega a ser 3 vezes maior em obesos do que em pessoas com IMC normal.

Ao contrário do que se possa pensar, o tecido adiposo (gorduroso) não é simplesmente um monte gordura inativa. É na verdade um tecido metabolicamente ativo produtor de enzimas que causam resistência ao funcionamento da insulina, elevação da pressão arterial, aumento do depósito de colesterol nos vasos e outras ações que elevam a morbidade do paciente obeso.

Falamos mais da síndrome metabólica no artigo: SÍNDROME METABÓLICA – O que é, Causas e Tratamento.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


12 respostas para “O que é obesidade e sobrepeso?”

  1. Ygor

    Bom dia Dr, fui diagnosticado com esteatose hepática leve, sinto desconforto ao respirar e peso na região abdominal, apenas alimentação regulada e prática de exercícios físicos resolverão minha situação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em geral, resolve.

  2. Helen

    Bom dia Dr.! Estou com obesidade grau 1, IMC 33,7. Faço exercícios físicos regularmente, faço dieta com acompanhamento de nutricionista, mesmo já tendo uma alimentação balanceada há muito tempo. Não consigo emagrecer nada. Será que preciso fazer algum tipo de tratamento? Que tipo de profissional devo procurar? Recentemente fiz exame de sangue completo e não tive nenhum resultado alterado. Não tenho problemas de tireoide. Estou desesperada não sei mais o que fazer.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Endocrinologista é o especialista indicado para tratar obesidade.

  3. André

    Dr Pedro, minha mãe está com esteatose hepática moderada, qual o primeiro passo que ela deve fazer para controlar esse problema o que o SR indica??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ela for obesa, o mais importante é perder peso.

  4. maria eduarda

    DR PEDRO tenho 16 anos 1,72 de altura e 98 kilos
    eu ja posso fazer a cirurgia bariatrica?

  5. 28052010

    Bom dia Dr Pedro ,estou com sobrepeso,o que devo fazer para voltar e mater o meu peso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Exercícios físicos e controle do consumo de calorias.

  6. Kassandra Duarte

    Boa Tarde Drs Renata e Pedro, tomo medicamento para hipertensão há algum tempo. Como estou com obesidade grau II(IMC 36,87), resolvi fazer um tratamento para resolver esse problema de vez. Tem um clínico geral, especialização no tratamento da obesidade, que receitou Sibutramina para compor meu tratamento, além do Bromazepan e Fluoxetina, tudo com a dieta de 1.200 calorias e exercícios. Lendo algumas coisas na Internet, queria saber se é realmente seguro tomar a Sibutramina sendo hipertensa. Todo o tratamento será realizado conforme orientação do médico.

    Agradeço quaisquer comentários a respeito para iniciar um tratamento de forma eficaz e segura.

  7. Roberta_star_girl

    estou sentindo fortes dores no peito mas fiz todos exames necessarios : abdome total , ecocardiograma,eletrocardiograma,endoscopia digestiva alta,de sangue:lipidograma,raio x do torax ,diabetes, e hiv…Mostrei a minha médica e ela disse que eu não tenho nada pois não deu problema algum. Mas essas dores me assustam pois sou obesa tenho 115kg e tenho 1,57 de altura , estou muito assustada e com muito medo de morrer apesar de não ter dado nada minha médica me alertou que posso ter um infarto a qualquer momento pois pra saber realmente das arterias do meu coração eu precisaria de um exame de contraste e como não deu nada em meus exames eu não preciso fazer esse exame .Estou desesperada pois o medo de morrer me apavora e eu choro muito por isso , sou muito nova ! a minha pergunta é : estou mudando meus habitos alimentares e emagrescer a arteria q caso esteja entupida ela se obstrui sozinha?

  8. Paulo Anjos

    gostaria de saber algo sobre leite de alpiste, divulgado na internet como auxiliar na alimentação vegetariana.
    obrigado