Navegando pela Categoria

Neurologia

Arquivo com todos os textos sobre Neurologia publicados no site mdsaude.com

O que é neurologia

A neurologia é o ramo da medicina especializado no tratamento das doenças do sistema nervoso.

O sistema nervoso é composto de duas partes: o sistema nervoso central – que engloba o cérebro, cerebelo, tronco encefálico e a medula espinhal – e sistema nervoso periférico – composto pelos nervos e os gânglios nervosos.

Os sistemas nervosos central e periférico controlam todo o funcionamento do corpo. Quando alguma doença acomete uma ou mais partes do sistema nervoso, o paciente pode ter dificuldade em se mover, sentir estímulos do ambiente, falar, engolir, respirar, memorizar ou raciocinar.

O que faz o médico neurologista

O neurologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema nervoso. As doenças do sistema nervoso que necessitam de tratamento cirúrgico são de responsabilidade do neurocirurgião, que é uma especialidade médica diferente da neurologia.

Existem mais de 600 doenças no ramo da neurologia. As mais comuns são:

Doenças neurodegenerativas

Cefaleias

Doenças cerebrovasculares

Doenças desmielinizantes

Infecções

Dor neuropática

Distúrbios do movimento

Outras condições neurológicas


Convulsão febril na criança – Causas, sintomas e tratamento

Definição | O que é crise convulsiva | Causas | Sintomas | Diagnóstico | TratamentoO que é convulsão febril?Chamamos de convulsões febris os episódios de crise convulsiva que ocorrem em crianças pequenas e são desencadeados por febre, habitualmente acima de 38ªC.As convulsões febris podem surgir em crianças com idades entre 6 meses e 5…

Tremor Essencial – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

O que é tremor essencial?O tremor essencial (TE) é um distúrbio neurológico que provoca tremores involuntários, incontroláveis e rítmicos. Esse tipo de tremor pode afetar várias partes corpo, mas ele é mais comum nas mãos e nos braços, especialmente quando o paciente está executando tarefas simples com os membros, tais como segurar um copo,…

Ataque Isquêmico Transitório (Mini-AVC) – Sintomas e Tratamento

O que é ataque isquêmico transitórioAté há bem pouco tempo, o ataque isquêmico transitório (AIT) era definido como um quadro de comprometimento neurológico focal com duração inferior a 24 horas. Ou seja, era basicamente um quadro de acidente vascular cerebral (AVC), cujos sintomas desapareciam espontaneamente após alguns minutos ou horas.A…

Estenose da artéria carótida – O que é carótida obstruída?

O que significa ter a carótida obstruída?As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos no pescoço, sendo responsáveis pelo fornecimento de sangue para o cérebro, pescoço e face. Existem duas artérias carótidas, uma à direita e outra à esquerda.A estenose de uma ou ambas as artérias carótidas ocorre quando o interior do vaso…

Cefaleia pós-raquianestesia ou punção lombar

Introdução A cefaleia de baixa pressão é um quadro de intensa dor de cabeça que pode surgir após uma raquianestesia, anestesia peridural ou punção lombar. Esses quadros são chamados respectivamente de cefaleia pós-raquianestesia, cefaleia pós-punção dural ou cefaleia pós-punção lombar.Como a raquianestesia e anestesia peridural são habitualmente…

Enxaqueca (Migrânea) – Sintomas, Causas e Tratamento

Introdução Ao contrário do que muita gente imagina, enxaqueca não é um termo usado para descrever qualquer dor de cabeça muito forte. Nem todas as dores de cabeça intensas são enxaquecas, e a enxaqueca não é a única condição que pode causar dores de cabeça severas e debilitantes.A enxaqueca, também chamada de migrânea, é um tipo específico de…

As 10 Doenças Mais Dolorosas Nos Seres Humanos

Índice No artigo de hoje, vamos falar sobre 10 doenças que provocam as piores dores que um ser humano pode experimentar. São elas:Cólica renal. Fibromialgia. Neuralgia pós-herpética. Dor do membro fantasma. Neuralgia do trigêmeo. Enxaqueca. Gota. Dor do primeiro parto. Cefaleia em salvas. Síndrome de dor complexa…

Síndrome das pernas inquietas – Causas e Tratamento

Quando as pernas parecem ter vontade própria.

Pontos-chave do artigo → O que é a síndrome das pernas inquietas: a síndrome das pernas inquietas é uma doença de origem neurológica na qual o paciente sente uma incontrolável necessidade de movimentar as pernas.→ Principais causas: deficiência de ferro, insuficiência renal, diabetes mellitus de longa data e doenças neurológicas são as…

Microcefalia – Causas, Sintomas e Tratamento

Famosa por causa do vírus Zika, a microcefalia pode ser provocada por dezenas de outros problemas.

A microcefalia é uma desordem de origem neurológica na qual a circunferência do crânio e, consequentemente, o tamanho do cérebro são menores do que o esperado para bebês do mesmo tamanho e idade. A microcefalia em si não é uma doença, mas sim uma consequência comum de várias doenças diferentes.A microcefalia, que sempre foi um problema…

Você sabia que carambola é tóxica para rins e cérebro?

A carambola possui uma neurotoxina que pode ser fatal, principalmente para as pessoas com doença renal.

A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta bastante popular nos países de clima tropical e subtropical. O seu consumo se dá não só através da própria fruta ou do seu suco, mas também através de chás, extratos, concentrados e ervas medicinais.A divulgação da carambola como medicamento natural é especialmente problemática, porque a fruta é…

Miastenia gravis – Causas, Sintomas e Tratamento

A miastenia gravis é uma doença de origem autoimune provocada por um defeito na transmissão dos impulsos elétricos nervosos para os músculos.

A miastenia gravis (MG) é uma doença neuromuscular de origem autoimune, que na sua forma mais comum provoca graus variáveis de cansaço e fraqueza muscular, que atingem preferencialmente os músculos de contração voluntária, tais como os dos braços, pernas, face, olhos e os músculos torácicos responsáveis pela respiração.A fraqueza muscular…

Melhores remédios para cada tipo de dor

Conheça os diferentes tipos de dor e saiba quais são os medicamentos mais indicados para o tratamento de cada uma deles.

O que é dor A dor, cujo termo técnico médico é algia, é um sintoma que nos acompanha desde os primeiros momentos da nossa existência. Ela está tão presente nas nossas vidas, que nenhum de nós tem dificuldade de reconhecer o que é uma dor. Porém, se reconhecer uma algia é fácil, reproduzir o seu significado em palavras já não é uma tarefa tão …

Melatonina – O que é, Como Tomar e Efeitos Colaterais

A insônia é um problema que acomete até 10% das pessoas na sua forma crônica e até 40% na forma aguda. Seria a melatonina a sua solução?

O que é a melatonina? A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é um hormônio produzido pela glândula pineal, que é uma pequena glândula localizada na região central do cérebro, no meio dos dois hemisférios cerebrais. Essa substância age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília.À…

10 sintomas da doença de Alzheimer

Conheça os 10 sinais e sintomas que costumam estar presentes nas fases iniciais da doença de Alzheimer

IntroduçãoO mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável, isto é, uma doença que provoca destruição progressiva e irreversível dos neurônios. O Alzheimer acomete habitualmente pessoas com mais de 65 anos, sendo a causa mais comum de demência na população idosa.Por ser uma doença de lenta evolução e com sinais e…

Esclerose Lateral Amiotrófica – Causas, Sintomas e Tratamento

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença grave e ainda sem cura, que causa perda progressiva da força e atrofia dos músculos.

IntroduçãoA esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença do neurônio motor ou doença de Lou Gehrig, é uma grave patologia neurodegenerativa (doença que provoca degeneração dos neurônios) de causa ainda desconhecida e sem tratamento curativo.A esclerose lateral amiotrófica é uma doença que causa perda progressiva da…

Causas de morte súbita em adultos, atletas e bebês

Conheça as principais doenças que podem provocar óbito de forma tão rápida e inesperada, que não há tempo hábil para o paciente ser levado a um hospital.

Chamamos de morte súbita qualquer evento que leve um indivíduo ao óbito de forma inesperada e relativamente rápida. A morte súbita pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias. Porém, até jovens atletas ou bebês supostamente saudáveis podem morrer subitamente.…

Teníase e cisticercose – Ciclo, Sintomas e Tratamento

A tênia é parasito intestinal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode alcançar até 7 metros de comprimento dentro dos nossos intestinos.

A teníase, conhecida popularmente como solitária, é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos da classe cestoda.A cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos, porém, ao contrário da teníase, que é causada pelos vermes adultos da Taenia solium ou Taenia saginata, a…

Insônia – Dificuldade para adormecer

Não conseguir dormir adequadamente durante a noite é um problema que afeta até 10% da população.

IntroduçãoA insônia é uma palavra que tem origem no latim e significa ausência de sono. O insone, ou seja, o indivíduo que sofre de insônia, é aquele que apresenta imensa dificuldade em começar a dormir ou que não consegue manter-se dormindo por muito tempo. Em ambos os casos, o paciente sofre cronicamente de um sono não restaurador e…

Ginkgo Biloba – Propriedades e Para Que Serve

Saiba que é fato e o que é apenas jogada de marketing em relação aos efeitos do ginkgo biloba.

O ginkgo biloba é uma substância usada na medicina há mais de 1000 anos, sendo atualmente um dos fitoterápicos mais usados no mundo, devido às suas ações antioxidantes e seus alegados benefícios no tratamento de problemas de memória, falta de energia, falta de concentração, impotência sexual, entre outros.Infelizmente, o fato de uma substância…

Dor ciática (ciatalgia) – Causas, Sintomas e Tratamento

A dor ciática surge devido à compressão de uma das raízes nervosas da coluna lombar ou sacra.

A dor no nervo ciático, também chamada de dor ciática, ciatalgia ou, simplesmente, ciática, é uma dor de origem neuropática, que ocorre quando o nervo ciático encontra-se inflamado.O quadro clínico clássico da ciatalgia é de dor lombar com irradiação para uma das pernas, podendo também haver perda da sensibilidade e fraqueza muscular no membro…

Sintomas da meningite bacteriana e viral

As meningites de origem viral e bacteriana apresentam quadros clínicos e prognósticos bem distintos.

A meningite é um grave quadro que ocorre quando a meninge (membrana que recobre o cérebro a medula espinhal) e o líquido cefalorraquidiano (liquor) encontram-se inflamados. Esta inflamação ocorre, na maioria dos casos, por uma infecção, sendo bactérias ou vírus os agentes mais comuns.Neste artigo vamos abordar os sinais e sintomas da meningite,…

Hérnia de disco – Quais são os sintomas e como tratar

A hérnia de disco ocorre quando uma parte do disco que fica localizado entre duas vértebras se projeta em direção à medula espinhal, provocando compressão de uma das raízes nervosas.

Introdução A hérnia de disco, também chamada de hérnia discal ou protusão discal,  é um problema da coluna vertebral que provoca compressão dos nervos, causando dor, fraqueza e perda de sensibilidade em um dos membros. As protusões discais mais comuns são as hérnias lombares e as hérnias cervicais.Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são…

Tumor cerebral – 6 sintomas comuns

Os sinais e sintomas de um tumor cerebral dependem do tamanho, da velocidade de crescimento e da sua localização dentro do cérebro.

O que é o tumor cerebral?Um tumor cerebral surge quando algumas células do cérebro passam a se multiplicar de forma anormal, criando uma massa dentro do crânio.Existem vários tipos de tumores cerebrais, desde os benignos até os malignos, estes últimos chamados de câncer cerebral.Um tumor cerebral pode ter origem no próprio cérebro ou…

Aneurisma cerebral – Sintomas, Causas e Tratamento

Estima-se que até 5% da população tenha pelo menos um aneurisma cerebral.

IntroduçãoO aneurisma cerebral é uma saliência em forma de balão que surge em uma ou mais artérias cerebrais por conta de um enfraquecimento da parede do vaso. O aneurisma tem uma parede muito mais fraca que a artéria saudável e, por isso, apresenta grande risco de rotura, podendo causar hemorragias cerebrais graves.Neste texto vamos…

Delirium – Confusão Mental nos Idosos

Apesar de terem nomes muito semelhantes, delirium e delírio são coisas diferentes.

O que é deliriumO delirium, também chamado de estado confusional agudo, é uma perturbação grave da função mental do paciente, caracterizado por distúrbios da consciência, com reduzida capacidade de concentração, alterações da memória, confusão mental e alteração da percepção do ambiente.O início do quadro de delirium é geralmente súbito,…

Como parar o soluço

Beber água, prender a respiração, tomar um susto, chupar gelo... O que funciona para acabar com os soluços?

O soluço é o resultado de uma súbita e involuntária contração do músculo diafragma, que fica localizada entre o tórax e o abdômen.Na imensa maioria dos casos, ele é um problema auto-limitado, de curta duração e sem nenhuma relevância clínica. Em algumas pessoas, porém, o soluço pode ser persistente, tornando-se um problema crônico e de difícil…

7 Sintomas do AVC – Derrame Cerebral

O infarto cerebral, também conhecido como AVC, é uma emergência médica que deve ser reconhecida prontamente para que o tratamento possa ser administrado de forma precoce.

IntroduçãoO AVC, popularmente chamado de derrame cerebral, é a sigla para acidente vascular cerebral, o termo médico usado quando uma parte do cérebro sofre infarto, geralmente devido a uma falha na circulação do sangue.O AVC também pode ser chamado de AVE (acidente vascular encefálico), uma designação mais correta, já que o encéfalo…

MAL DE ALZHEIMER – Sintomas, Causas e Tratamento

A doença de Alzheimer é a principal causa de demência no mundo.

IntroduçãoO mal de Alzheimer, também conhecido como doença de Alzheimer, é uma doença degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, levando à demência em pacientes idosos.Sabemos que o mal de Alzheimer ataca preferencialmente os pacientes idosos, acima dos 65 anos, porém, suas causas ainda não foram elucidadas. Atualmente,…

Paralisia de Bell – Paralisia facial periférica

A paralisia facial de Bell é uma doença bastante comum, apesar de ser pouco divulgada e conhecida.

A paralisia facial ocorre quando há uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos responsáveis pelos nossos movimentos e expressões faciais. O nervo que comanda os músculos da face chama-se nervo facial. Neste texto vamos abordar as paralisias faciais, dando ênfase à paralisia de Bell, que é a causa mais comum.Para entender a paralisia…

Doença de Parkinson – Sintomas, Causas e Tratamento

O mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva e sem cura, que promove tremores, rigidez e alterações na coordenação motora.

IntroduçãoO mal de Parkinson, também chamado de doença de Parkinson, é uma doença do sistema nervoso central que afeta a capacidade do cérebro de controlar nossos movimentos. A doença recebe esse nome em homenagem ao Dr. James Parkinson, o primeiro médico a descrevê-la.O grupo mais afetado por esse mal são os idosos, sendo raros os casos…

Epilepsia, crise convulsiva e estado de mal epiléptico

Saiba o que é epilepsia, por que ela ocorre, quais as suas manifestações e entenda a diferença entre convulsão (crise convulsiva) e epilepsia.

IntoduçãoNosso cérebro contém bilhões de neurônios que se comunicam e exercem suas funções através da geração constante de impulsos elétricos.A crise convulsiva, ou crise epilética, surge quando há um distúrbio na geração destes impulsos elétricos cerebrais, normalmente causada por uma temporária atividade elétrica que é desorganizada,…

Esclerose múltipla – Causas, Sintomas e Tratamento

A esclerose múltipla (EM) é uma doença de provável origem autoimune, na qual o nosso organismo produz inapropriadamente anticorpos contra estruturas dos nossos nervos, levando à inflamação e destruição dos mesmos (leia: O QUE É UMA DOENÇA AUTOIMUNE).Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a esclerose múltipla:O que é a…

Tétano – Causas, Sintomas e Vacina

O tétano é uma doença grave, com elevada taxa de mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação.

O tétano é uma doença infecciosa, causada pelas toxinas de uma bactéria chamada Clostridium tetani, que ataca o sistema nervoso central, provocando violentos espasmos musculares.O tétano é uma doença com elevada mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem…

Meningite – Sintomas, Causas e Tratamento

Meningite é o nome que damos à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.A meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria…

Desmaio, síncope e reflexo vagal

Muitos episódios de desmaios têm origem na ativação inadequada do nervo vago, o provoca queda da pressão arterial e desaceleração dos batimentos cardíacos.

O desmaio é um sintoma relativamente comum. Pode indicar problemas cardíacos, problemas neurológicos, uma queda súbita da pressão arterial, hipoglicemia (falta de açúcar no sangue)  ou apenas uma manifestação de excesso de ansiedade ou histeria, também conhecida como transtorno conversivo.O desmaio é cientificamente chamado de síncope e pode…

30 Mitos Sobre Saúde Que Você Provavelmente Acredita

Nem tudo que os seus amigos e familiares publicam no Facebook é verdade...

A Internet é uma ferramente fabulosa, que nos permite ter acesso a virtualmente toda produção do conhecimento humano. Infelizmente, a Internet também é um meio poderoso de propagação de mentiras, informações falsas e pseudociência.Quem é que nunca publicou uma informação errada nas redes sociais? Quem é que nunca compartilhou uma notícia…

Diabetes insipidus – Produção excessiva de urina

O diabetes insipidus (DI) é um outro tipo de diabetes, mais raro e que nada tem a ver com falta de insulina ou aumento da glicose no sangue.

Introdução O diabetes insipidus é um distúrbio no qual há uma produção de grandes volumes de urina, devido a uma diminuição da reabsorção da água nos túbulos renais.A micção frequente e em grande quantidade chama-se poliúria e ocorre quando há diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que é o hormônio que controla a quantidade de…

Síndrome de Guillain-Barré – Sintomas e Tratamento

A síndrome de Guillain-Barré é doença que surge subitamente e provoca fraqueza muscular progressiva.

O que é síndrome de Guillain-BarréA síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença neurológica de origem autoimune capaz de provocar fraqueza muscular generalizada, que em casos mais graves pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar. A síndrome surge devido à produção inapropriada de anticorpos…

Dor de Cabeça – Tipos, Sintomas e Sinais de Gravidade

Conheça as diferenças entre a enxaqueca, cefaleia em salvas e a cefaleia tensional

Introdução A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é uma das queixas médicas mais comuns. É difícil encontrar alguém que nunca tenha tido pelo menos uma crise de dor de cabeça durante a vida.Algumas dores de cabeça podem ser muito intensas e recorrentes, levando o paciente a achar que há algo de grave no seu cérebro. Tumores…

O que é o coma induzido?

Às vezes, é preciso induzir os pacientes ao coma para que determinados tipos de tratamento possam ser implementados.

Quem já não leu ou ouvir falar que fulano de tal está em coma induzido? Este termo é muito usado na imprensa e, às vezes, leva a conclusões equivocadas. O nome correto do coma induzido é sedação.Neste texto vamos abordar os seguintes questões:O que é o coma? O que é o coma induzido? Para que serve a sedação do paciente? Como se…

AVC (derrame cerebral) – Causas, sintomas e tratamento

AVC é o nome que damos ao infarto de uma região do cérebro, que pode ser de origem isquêmica ou hemorrágica.

IntroduçãoO acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de acidente vascular encefálico (AVE), infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou derrame é uma complicação do sistema nervoso central que ocorre quando o suprimento de sangue para uma região do cérebro é interrompido ou substancialmente reduzido, privando o tecido…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais