Navegando pela Categoria

Infecção urinária

Arquivo com todos os textos sobre infecção urinária publicados no site mdsaude.com

Infecção urinária

O que é

A infecção do trato urinário (ITU), mais conhecida como infecção urinária, é uma infecção habitualmente de origem bacteriana que acomete uma ou mais estruturas do trato urinário, nomeadamente: bexiga, rins, ureteres (tubos que vão dos rins à bexiga) e a uretra (o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo).

Existem basicamente três tipos de infecção urinária:

Sintomas

Os sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local do sistema urinário afetado.

Sintomas da cistite

  • Dor para urinar.
  • Sangue na urina.
  • Vontade constante de urinar.
  • Sensação de peso na bexiga.
  • Perda involuntária de urina.

Sintomas da pielonefrite

  • Febre alta.
  • Calafrios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Dor lombar.
  • Queda do estado geral.

Sintomas da uretrite

  • Corrimento purulento pela uretra.
  • Ardência para urinar.
  • Sangue no sêmen.
  • Dor durante o sexo.

Para mais detalhes sobre os sintomas da infecção urinária, leia:

Diagnóstico

Na maioria dos casos, principalmente na cistite, o diagnóstico pode ser feito clinicamente, sem a necessidade de exames complementares.

Se o médico achar achar necessário, o exame simples de urina e a urocultura podem ser solicitados.

Tratamento e prevenção

Toda infecção urinária deve ser tratada com antibióticos. A cistite pode até melhorar espontaneamente sem tratamento, mas há risco de recidiva da infecção a curto prazo e ascensão das bactérias para os rins.

Para saber mais sobre o tratamento e prevenção da ITU, leia:

Antibióticos que servem para tratar infecção urinária

Vídeos sobre infecção urinária


VÍDEO: Por que as mulheres têm mais infecção urinária que os homens?

Visite nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/mdsaudeTranscrição do vídeoVocê sabia que a infecção urinária chega a ser até 30 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens?Mas como é que uma mesma infecção causada pela mesma bactéria pode ser mesmo tempo tão comum nas mulheres é tão rara nos homens?Qual é a…

Infecção urinária de repetição – Causas e Prevenção

Muitas mulheres costumam ter 3 ou mais episódios de infecção urinária por ano. As causas podem ter uma origem genéticas ou serem apenas resultados de maus hábitos que podem ser corrigidos.

Dizemos que um paciente tem infecção urinária de repetição ou infecção urinária recorrente, quando ele ou ela apresentam 2 ou mais episódios de infecção em um intervalo de 6 meses ou 3 ou mais infecções em um intervalo de 1 ano.A infecção urinária de repetição é comum nas mulheres e não costuma estar relacionado a nenhum problema…

Cistite da lua-de-mel – Infecção urinária após sexo

A infecção urinária não é uma infecção de transmissão sexual, porém, algumas mulheres têm um maior risco de apresentar essa infecção cerca de 24 a 48 horas após o ato sexual. Entenda.

O que é a cistite da lua-de-mel A cistite pós-coito, também conhecida como cistite da lua-de-mel, é o nome que damos ao quadro de infecção urinária que surge nas primeiras 24 a 48 horas após uma relação sexual. Assim como todos os quadros de cistite, essa forma também é muito mais comum em mulheres do que em homens.Ao contrário do que muita…

Macrodantina (Nitrofurantoína) – Posologia e Contra-Indicações

Bula simplificada do antibiótico nitrofurantoína, utilizado habitualmente no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente nas grávidas.

O que é a nitrofurantoína?A nitrofurantoína, também conhecida pelos nomes comerciais Macrodantina (Brasil) e Furadantina (Portugal), é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite, que é a infecção da bexiga.A…

21 Dicas para Evitar a Infecção Urinária

Descubra as formas mais eficazes, e baseadas em estudos científicos, de prevenir casos de infecção urinária.

O que é infecção urinária Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Habitualmente causada por bactérias, a infecção urinária é uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um…

Cistite intersticial – Síndrome da Bexiga Dolorosa

O principal sintoma da cistite intersticial é a dor abdominal quando a bexiga está cheia.

O que é cistite intersticial A cistite intersticial, também conhecida por cistite crônica ou síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza por dores recorrentes na bexiga, semelhantes àquelas que surgem nos quadros de infecção urinária.A síndrome da bexiga dolorosa é uma doença ainda pouco…

Tratamento para infecção urinária

Conheça os antibióticos mais adequados para tratar uma cistite

Introdução Infecção urinária é o nome dado à infecção de qualquer estrutura do trato urinário, incluindo uretra, bexiga, ureteres ou rins. Em mais de 95% dos pacientes a infecção é de origem bacteriana, sendo a bactéria Escherichia coli responsável por mais de 3/4 destes casos.Não existe um tratamento único que sirva para todas as formas de…

10 sintomas da infecção urinária – Cistite e Pielonefrite

A infecção urinária pode ser provocada por infecções da bexiga, da uretra ou dos rins. Conheça os principais sintomas de cada uma delas.

O que é infecção urinária? Chamamos de infecção urinária as infecções de origem bacteriana que acometem o trato urinário, nomeadamente bexiga, uretra e rins.Os três tipos existentes de infecções do trato urinário são classificadas da seguinte forma:1. Quando a infecção acomete os rins, trata-se de pielonefrite. 2. Quando a infecção…

Infecção urinária na grávida – Risco de nascimento prematuro

A infecção urinária na gravidez é um quadro que está associado a um risco aumentado de nascimento prematuro, baixo peso do feto e aumento da mortalidade perinatal.

Introdução A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes.A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto…

Principais causas de dor ao urinar (disúria)

A dor para urinar é um sintoma típico da infecção urinária, mas pode surgir também nas doenças de origem ginecológica ou urológica.

Dor ao urinar (ou ardência ao urinar) é um dos sintomas mais comuns na prática clínica, recebendo o nome de disúria no meio médico. A maioria das pessoas relaciona a dor para urinar apenas com infecção urinária, mas vários outros problemas do trato urinário ou ginecológico podem causar este tipo de sintoma.Neste texto vamos tentar explicar quais…

Exame urocultura – Quando fazer e como colher

A urocultura é o exame de urina que identifica a presença de bactérias e faz o diagnóstico de infecção urinária.

O que é a urocultura? A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante…

Pielonefrite – Infecção urinária que acomete os rins

A infecção dos rins, chamada pielonefrite, é a forma mais grave de infecção urinária.

Infecção urinária é qualquer quadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins.A infecção da bexiga recebe…

Principais Causas de Urina com Cheiro Forte

Infecção, dieta ou desidratação são as principais causas de urina com odor forte.

Por que a urina tem cheiro forte?A urina é um subproduto do nosso metabolismo produzido a partir da filtração do sangue pelos rins. Ela é composta basicamente por grande quantidade de água e um percentual pequeno de vários tipos de solutos presentes no sangue.A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma…

Cistite (infecção urinária) – Dor para urinar e micção frequente

A inflamação da bexiga provocada pela bactéria E.coli é a forma mais comum de infecção urinária.

O que é cistite? A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.Existem três tipos de infecção urinária:Cistite: infecção da bexiga. Pielonefrite: infecção dos rins. Uretrite:…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais