Infecção Urinária – Visão Geral

O que é

A infecção do trato urinário (ITU), mais conhecida como infecção urinária, é uma infecção habitualmente de origem bacteriana que acomete uma ou mais estruturas do trato urinário, nomeadamente: bexiga, rins, ureteres (tubos que vão dos rins à bexiga) e a uretra (o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo).

Existem basicamente três tipos de infecção urinária:

  • Cistite: infecção da bexiga.
  • Pielonefrite: infecção dos rins.
  • Uretrite: Infecção da uretra.

Explicamos a cistite e a pielonefrite em detalhes nos artigos:

Postagens recentes

O que é infecção urinária Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Habitualmente causada por bactérias, a infecção urinária é uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Estima-se…
Leia mais…

Postagens recentes

Diagnóstico

Na maioria dos casos, principalmente na cistite, o diagnóstico pode ser feito clinicamente, sem a necessidade de exames complementares.

Se o médico achar achar necessário, o exame simples de urina e a urocultura podem ser solicitados.

Tratamento

Toda infecção urinária deve ser tratada com antibióticos. A cistite pode até melhorar espontaneamente sem tratamento, mas há risco de recidiva da infecção a curto prazo e ascensão das bactérias para os rins.

Para saber mais sobre o tratamento da ITU, leia:

Postagens recentes

Introdução Infecção urinária é o nome dado à infecção de qualquer estrutura do trato urinário, incluindo uretra, bexiga, ureteres ou rins. Em mais de 95% dos pacientes a infecção é de origem bacteriana, sendo a bactéria Escherichia coli responsável por mais de 3/4 destes casos.Não existe um…
Leia mais…

Antibióticos

Para informações sobre alguns tipos de antibióticos utilizados no tratamento da ITU, acesse os seguintes artigos:

Vídeos sobre infecção urinária


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais