INDEX
O que é um diurético?
Diurético é qualquer substância que promova a diurese, ou seja, que aumente o volume de urina produzida. Existem remédios diuréticos e existem substâncias que podem ter efeito diurético, tais como a cafeína, álcool, chá-verde e chá-preto.
Os diuréticos são uns fármacos mais utilizados na medicina, sendo úteis para o tratamento de várias doenças diferentes, tais como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e insuficiência renal.
Ao contrário da crença popular, o poder diurético dos chamados “diuréticos naturais” é muito fraco e não serve para tratar doenças sérias que precisam de um aumento relevante na excreção de sódio e água pelos rins (falamos destes ao final do artigo).
Se você tem uma doença e precisa aumentar a perda de líquidos de forma relevante, o tratamento deve ser feito com medicamentos de verdade, não será um chá que irá melhorar o seu quadro.
Existem várias classes de diuréticos, cada uma com um mecanismo de ação distinto. O que há de comum entre todos os diuréticos é o fato deles aumentarem a excreção de água pelos rins, que geralmente se dá como resposta a um aumento da perda de sódio (sal) nos túbulos renais.
Neste artigo, faremos uma revisão sobre os principais diuréticos disponíveis no mercado, abordando suas ações, indicações e efeitos colaterais.
Principais diuréticos presentes no mercado
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio.
Diuréticos de alça:
- Furosemida (Lasix®).
- Bumetanida (Burinax®).
- Torasemida.
Diuréticos tiazídicos:
- Hidroclorotiazida (Drenol®).
- Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
- Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®).
- Metolazona (Diulo®).
Diuréticos poupadores de potássio:
- Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®).
- Amilorida.
- Triantereno.
Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida, que são diuréticos usados apenas em situações específicas, que não serão abordados nesse texto.
Cada uma das três classes de diuréticos citadas acima age em um local distinto do túbulo renal, o que se traduz em indicações, poder de ação e efeitos adversos distintos.
Isso significa também que é perfeitamente possível o médico prescrever duas classes de diuréticos ao mesmo tempo. Não há nada de errado nessa conduta. Existem, inclusive, combinações já prontas no mercado, como, por exemplo:
- Hidroclorotiazida + Amilorida (Moduretic®).
- Hidroclorotiazida + Espironolactona (Aldazida®, Ondolen®).
Apesar do mecanismo de ação distinto, todos os diuréticos apresentam uma característica em comum: aumentam a eliminação de sódio (sal) e água pela urina. Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.
Indicações
Os diuréticos são indicados principalmente para o tratamento da hipertensão e dos quadros de edema (inchaços). Os dois problemas estão relacionados a um excesso de sal no organismo, que, como consequência, provoca retenção de água.
Para que o diurético exerça seu papel de modo correto, é preciso que o paciente limite sua ingestão de sal durante o uso do medicamento. Não adianta nada o diurético provocar um aumento na eliminação de sal pelos rins se o paciente está se entupindo de sal na dieta. Para haver resposta clínica, é preciso sair mais sal na urina do que a quantidade que é consumida pela dieta (leia: Por que comer sal em excesso é perigoso?).
Entre as doenças que podem ser tratadas com diuréticos, algumas se destacam:
- Insuficiência cardíaca.
- Insuficiência renal crônica.
- Cirrose hepática.
- Hipertensão arterial.
- Síndrome nefrótica.
- Hipercalemia (potássio elevado).
- Hipocalemia (potássio baixo).
- Diabetes Insipidus nefrogênico (não confundir com diabetes mellitus).
- Quadros edematosos (inchaços).
- Edema cerebral.
- Glaucoma.
É preciso enfatizar que quadros de “retenção de líquidos” que não fazem parte uma doença devidamente diagnosticada não devem ser tratados com diuréticos, isso inclui, por exemplo, os inchaços que ocorrem no período pré-menstrual. O uso de diuréticos sem indicação pode provocar um efeito contrário, criando inchaços e dependência do fármaco.
Diuréticos de alça – Furosemida (Lasix®)
O mais famoso diurético de alça é a furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix®.
A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.
O Lasix está indicado em doenças que apresentam retenção de sódio e líquidos, como insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica e insuficiência renal.
A furosemida deve ser tomada, de preferência, duas vezes por dia. Como seu efeito dura, em média, 6 horas, este deve ser o intervalo de tempo ideal entre as duas tomadas. Portanto, se o paciente toma a primeira dose às 8h da manhã, a segunda deverá ser às 14h. Em casos mais leves, a furosemida pode ser administrada apenas uma vez por dia.
Os efeitos colaterais mais comuns da furosemida: baixa de potássio, baixa de magnésio, desidratação, câimbras, hipotensão, aumento do ácido úrico. Edema de rebote pode ocorrer após suspensão súbita do medicamento.
Apesar do seu alto poder de excretar sódio, a furosemida não é um bom diurético para o tratamento da hipertensão arterial. A não ser que o paciente tenha um ou mais das doenças citadas acima, a melhor opção para controlar a pressão arterial são os diuréticos tiazídicos.
Para mais informações sobre a furosemida: Furosemida: para que serve, como tomar e efeitos.
Diuréticos tiazídicos
Os diuréticos tiazídicos promovem uma diurese menor que a furosemida, porém, por terem um efeito que dura até 24 horas, a perda de sódio e água acaba sendo constante ao longo do dia.
Esse longo tempo de ação, associado ao fato de também terem algum efeito vasodilatador, faz com que os diuréticos tiazídicos sejam os mais eficazes no tratamento da hipertensão. Se não houver contraindicações, os tiazídicos devem ser a primeira, ou no máximo, a segunda escolha no tratamento da hipertensão.
Nos pacientes com insuficiência renal avançada, porém, os tiazídicos não funcionam bem. Neste caso específico, o melhor diurético para baixar a pressão arterial é a furosemida.
Os efeitos colaterais mais comuns dos tiazídicos são parecidos com os da furosemida, mas eles também podem provocar aumento da glicose e do colesterol em algumas pessoas. Os tiazídicos causam hiponatremia (sódio baixo no sangue) com mais frequência que a furosemida, principalmente nos idosos.
Para mais informações sobre a hidroclorotiazida: Hidroclorotiazida (diurético): para que serve e posologia
Diuréticos poupadores de potássio
O diurético poupador de potássio mais prescrito é a espironolactona. Essa classe possui esse nome porque é a única que não aumenta a excreção de potássio na urina. Os poupadores de potássio agem excretando sódio e diminuindo a excreção de potássio. Isso é ótimo para quem tem potássio baixo e perigoso para quem o tem alto.
Os diuréticos poupadores de potássio são o grupo de diuréticos mais fraco e estão contraindicados na insuficiência renal avançada.
A espironolactona também inibe um hormônio chamado aldosterona, que quando está elevado piora a insuficiência cardíaca e a cirrose. Por isso, ela é muito usada nessas duas doenças junto com a furosemida.
Os efeitos colaterais mais comuns da espironolactona são o aumento do potássio, ginecomastia e alterações menstruais.
Para mais informações sobre a espironolactona: Espironolactona: para que serve, doses e efeitos colaterais.
Chás e diuréticos naturais funcionam?
Algumas ervas e suplementos dietéticos podem ter algum efeito diurético, geralmente pequeno, ajudando na retenção de sódio e água. O problema é que não há grandes estudos sobre esses “diuréticos naturais” e sua real eficácia e segurança são desconhecidos.
A maioria dos diuréticos naturais são inferiores aos medicamentos diuréticos tradicionais e não devem ser utilizados no tratamento de doenças, como insuficiência cardíaca, doenças renais, síndrome nefrótica, hipertensão arterial, etc.
Os diuréticos, naturais ou não, também não devem ser utilizados para perda de peso, pois eles não queimam gordura, apenas eliminam água do corpo, reduzindo o peso corporal sem efetivamente emagrecer. Ninguém fica mais magro com diurético, apenas mais desidratado.
Falaremos resumidamente dos “diuréticos naturais” mais utilizados e propagandeados na Internet. Cuidado com os sites que indicam “remédios naturais” de forma pouco criteriosa, como se todos eles tivessem eficácia comprovada cientificamente. A imensa maioria não tem e muito podem até ter efeitos colaterais graves.
Cavalinha
A cavalinha é um remédio à base de ervas feito da planta Equisetum arvense. Ela tem sido usada como diurético há anos e está disponível comercialmente como chá e em cápsulas.
Apesar de seu uso convencional, a sua ação diurética aprece ser fraca. Poucos estudos foram feitos sobre a substância e o grau de evidência da sua eficácia e segurança a longo prazo é muito baixo.
Para ler a avaliação do Comitê de Medicamentos à Base de Plantas da Agência Europeia de medicamentos, acesse o link (em inglês): https://www.ema.europa.eu/en/medicines/herbal/equiseti-herba
Dente de leão
O extrato de dente de leão, também conhecido como Taraxacum officinale, é um suplemento de ervas popular frequentemente tomado por seus efeitos diuréticos.
O dente de leão tem sido sugerido como um diurético potencial devido ao alto teor de potássio da planta. No entanto, o conteúdo real de potássio do dente-de-leão pode variar, assim como seus efeitos.
Não existem evidências de qualidade sobre a eficácia do dente de leão e há poucos estudos em humanos.
O alto conteúdo de potássio é uma preocupação, pois muitas doenças que causam edema e retenção líquidos estão associados a níveis elevados de potássio no sangue, principalmente insuficiência renal e insuficiência cardíaca, torando a utilização dessa substância perigosa.
Cafeína
Altas doses de cafeína, entre 250–300 mg, o equivalente a cerca de duas a três xícaras de café, podem apresentar efeito diurético pequeno.
No entanto, esse efeito parece ser de curta duração, pois os rins desenvolvem tolerância à cafeína e o efeito diurético desaparece.
Chá-verde ou chá-preto
O teor de cafeína do chá-verde e preto tem um efeito diurético pequeno. No entanto, assim como ocorre com qualquer bebida á base de cafeína, esse efeito vai sendo atenuado à medida que as pessoas desenvolvem uma tolerância. Portanto, é improvável que esses chás atuem como um diurético de forma efetiva a longo prazo.
Hibisco
Hibiscus sabdariffa L. tem sido tradicionalmente utilizado como alimento, em bebidas à base de ervas, em bebidas quentes e frias, como agente aromatizante na indústria alimentícia e como fitoterápico.
Porém, assim como todos os “diuréticos naturais” não há evidências de qualidade sobre a sua ação diurética. Na verdade, a maioria dos estudos sugere falta de eficácia.
Cáscara sagrada
Utilizada habitualmente com laxante, não há evidência de que contenha qualquer ação diurética relevante.
Centelha asiática
A Centelha asiática costuma ser utilizada na medicina alternativa para tratar vários distúrbios de pele e feridas leves, sem eficácia clínica e de segurança confirmadas cientificamente. Não há evidências de ação diurética relevante e a erva pode ter efeitos adversos na função hepática quando usada por muitos meses.
Salsa
A salsa é usada há muito tempo como diurético na medicina natural. Tradicionalmente, é preparado na forma de chá e tomado várias vezes ao dia para reduzir a retenção de água.
No entanto, nenhum estudo em humanos demostrou a eficácia da salsa como diurético.
Referências
- Diuretics Review – Kidney international.
- General principles of the treatment of edema in adults – UpToDate.
- Mechanism of action of diuretics – UpToDate.
- Loop diuretics: Dosing and major side effects – UpToDate.
- Use of thiazide diuretics in patients with primary (essential) hypertension – UpToDate.
- Herbal medicines as diuretics: a review of the scientific evidence – International Society for Ethnopharmacology.
- Taraxacum–a review on its phytochemical and pharmacological profile – International Society for Ethnopharmacology.
- Caffeine ingestion and fluid balance: a review – British Dietetic Association.
- Hibiscus sabdariffa L. – a phytochemical and pharmacological review – Food chemistry.
- Hepatotoxicity associated with the ingestion of Centella asiatica – Revista Española de Enfermedades Digestivas.
- Aronson JK. Diuretics. In: Meyler’s Side Effects of Drugs. 16th ed. Amsterdam, Netherlands: Elsevier; 2016.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Quem tem glaucoma seja for o tipo pode tomar furosemida
Não há contraindicação ao uso de furosemida em quem tem glaucoma.
Chás e cápsulas naturais funcionam ou não para a nossa saúde e bem-estar?
Alguns chás e ervas podem ter efeito diurético. Mas esse efeito é fraco. Se você tiver uma doença que precise realmente de tratamento diurético, é necessário remédio de verdade.
boa tarde doutor, gostaria de saber porque o lasix causa perda de calcio
Porque ele age nos túbulos renais estimulando a excreção urinária de cálcio.
Depois que comecei tomar a base de tiazidicos sinto uma dor no meu rim esquerdo ,isso é normal? Obrigada
O rim não costuma doer. Quando isso acontece, geralmente é por cálculo renal, e a dor é excruciante. 99% dos pacientes que dizem ter dor em um dos rins geralmente tem é uma dor nas costas de origem músculo-esquelética.
Qual melhor remédio diurético para idoso?
Depende da situação clínica. Não há um diurético que seja especificamente melhor para os idosos.
Dr, Tenho hipertensão e tomo o diurético, receitado pelo meu cardiologista. Gostaria de saber se eles interferem de alguma forma na regularidade ou não da menstruação?
Qual é o diurético?
Dr.tomo hidroclorotiazida e anticoncepcional, pode?
Não tem problema.
bom dia eu estou acima do peso gostaria de saber se posso tomar Furosemida pra perde liquido pois mim sinto inchada as vezes
Não. Diurético não serve para isso.
Olá estou com dores nos rins acho que é por causa da creatina que eu estava tomando entao eu tomo um diuretico pra melhorar?
De jeito nenhum. Não faz nenhum sentido isso. Além do mais, creatina não causa dor no rim.
Olá Dr no meu caso único problema de saúde que tenho é a asma. Retenho muito líquido, bebo água praticamente o dia inteiro e vou ao banheiro no máximo 3 x ao dia. Gostaria de saber se no meu caso é necessária o uso de um Diurético?
Pelo o que você descreve, não.
Ola doutor…estou grávida de 5 meses e vou ter uma consulta com o meu ginecologista somente dia 15 de janeiro…eu gostaria de saber se posso tomar algum diurético pois estou estremamente inchada….
Não, não usa diuréticos para tratar edemas comuns da gravidez.
Olá Doutor! Furosemida baixa a libido feminina?
Não.
Olá. Meu ginecologista me receitou hidroclorotiazida, pois tenho muita retenção de líquidos. Porém sempre que tomo o remédio (2 vezes por semana) minha pressão cai de forma violenta, e já cheguei a desmaiar. Tem alguma outra opção?
Não se toma diuréticos sem um motivo claro, pois, como você já descobriu, existem efeitos colaterais indesejados. Retenção de líquidos é um diagnóstico meio leigo. Ninguém retém líquidos sem motivo. O tratamento deve visar a causa e não o sintoma.
Existe diurético que não retem acido úrico? Tenho pressão razoavelmente alta e tomo indapen mas tenho tido problemas com retenção de acido úrico.
Não, todos fazem aumentar.
Hidroclorotiazida pode causar cansaço e dores nas pernas?
Não é comum, mas de ele estiver em excesso, causando desidratação ou alterações eletrolíticas, até pode.
Pedro, por que mecanismo a espirolactona pode causar ginecomastia e aumento de pelos ?
A espironolactona é uma droga que se liga a receptores de testosterona e estrogênio do corpo, ativando-os que se fossem os próprios hormônios sexuais.
Boa tarde doutor o que pode acontecer com a mistura de furosemida 40mg e valsartana 80mg e hidroclorotiazida 12,5?
Obrigada
Dependendo da situação, essa associação pode ser usada.
Obrigada pela atençao
Bom dia Doutor,
Eu , queria saber se é possível administrar dois diureticos da mesma classe , por exemplo: indapamida e HCTZ
Não é o mais recomendado. Não consigo me lembrar de alguma doença em que isso seja indicado.
Boa noite Doutor,
Tenho hoje 36 anos e tomo medicamento de pressão alta desdes os 23. Hoje estou tomando o ablok plus 50mg+12,5 mg de clortalidona. Pratico atividade física ao menos 3 vezes por semana. Ultimamente tenho sentido uma dor constante na região lombar. Por acaso o uso desse medicamento prejudica o funcionamento dos rins? Ou prejudica alguma outra coisa? Muito obrigado!
Não ataca os rins diretamente. A sua dor deve ser de coluna e não renal: leia esse texto e veja se ajuda: https://www.mdsaude.com/2013/10/dor-no-rim.html
Obrigado Doutor, ajudou muito. Comprei um torsilax. Boa semana!
Paciente com cirrose avançada e ascite pode tomar lasix e aldactone para o resto da vida?
Pode. Boa parte dos cirróticos precisa dos dois para controlar edemas e ascite.
Bom dia,
Dr. Pedro faco retenção de líquidos e um enfermeiro disse para tomar Furosemida 20mg num curto espaço. Posso tomar no espaço de uma semana e depois parar.
Obrigado
Não, isso pode agravar os edemas. Procure a opinião de um médico, é mais seguro.
Boa noite!! Incrível como as pessoas dão ouvidos aos que se acham médicos sem nunca ter freqüentado uma única aula de medicina!! Desde quando enfermeiro está habilitado a prescrever medicamentos???
Fica claro, segundo o Art. 4º da Resolução da Diretoria Colegiada 20/2011 da ANVISA, e no disposto do Art. 11º da Lei 7.498/1986, que cabe ao profissional enfermeiro a prescrição de medicamentos para Assistência em saúde.
Pressupõe-se, assim, que desde 1986.
O médico não é o único que pode prescrever.
Não, não. A lei não diz isso.
Artigo 11
II – como integrante da equipe de saúde:
c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
O enfermeiro só pode prescrever em situações específicas, em programas de saúde pública, e em casos previamente aprovados pela instituição de saúde que ele trabalha.
Boa tarde, doutor.
Gostaria de saber quanto tempo os resíduos do diurético ficam no corpo para fins de detecção em exames anti-doping?
Felipe, não sei. Essa informação não tem relevância nenhuma para a prática clínica habitual. Para o paciente comum, o que importa é quando o remédio para de fazer efeito e não por quanto tempo ele fica com vestígios da substância no corpo. Você tem que se informar com alguém especializado em medicina esportiva profissional para obter uma resposta confiável.
Olá!! Tomo o Tenadren há 13 anos e esse remédio tem diurético, ok? mas, agora, estou usando o Estreva em gel e percebi que meu quadril aumentou e estou apresentando inchaço nas pernas se fico sentada ou em pé por muito tempo.
Antes da reposiçao hormonal fiz vários exames solicitados por nefrologista e urologista. Está tudo ok!! Nenhum problema.
A sensação que tenho é a de que estou retendo líquido. Seria o hormônio a causa dessa sensação de inchaço?
Obrigada
ola! doutor fiquei sabendo a 2 meses que tenho cardiomegalia estou em tratamento medico estou tomando propanolol de 80mg a cada 8 horas, eu tomava furosemida de 40mg mas com esses 2 medicamentos abaixava minha pressão e me dava muita tontura..nunca tive problemas de pressão cortando o uso do diuretico a tontura e a pressão normalisou.. mas estou preocupada sempre fui saudavel e a minha cardiomegalia é de nascencia…não estou tomando diuretico e nos casos de cardiomegalia o diuretico é muito importante estou preocupada meus tornozelos e pes incham,não sei o que fazer estou muito preocupada pois coração e perigoso preciso de orientação e ajuda estou assustada com a situação e ainda sinto muito cansaço ao andar até mesmo dentro de casa. o médico me diz que tem que encaichar medicamento certo ao meu organismo aos poucos me ajude….obrigado!!!!elaine bru/sp
boa noite dr. tenho 39 anos e tomo 2 x ao dia losartana potassica e anlodipino.e tambem o medico me deu hidroclorotiazida. só que parei por conta de tomar o hidroclorotiazida porque estava doendo minha bexiga que chegava a me travar. eu parei de tomar e a dor passou….sendo que tomo d vez em quando;a dor volta na mesma hora. seria possivel trocar o medicamento por diaqua?
olá dr. tenho a pressão alta tenho inchaço abdominal, meu peso 112kg por 180altura 43anos. sei que tenho que largar do sal, gordura … fica difícil tudo que eu como tem que ter um pouco de sal. Sou funcionário público e não tenho acesso a um plano de saúde (descaso). Recorri a uma prima que trabalha na área de saúde pública e consegui marcar. fora esses remédios quais os melhores exames na rede pública existem para o meu problema?
Agradeço.
Olá… estou tomando furosemide 15mg para eliminar líquidos. Gostaria de saber se existe riscos nessa dosagem (2 comprimidos por dia).
Os efeitos efeitos colaterais mais comuns da furosemida: baixa de potássio, baixa de magnésio, desidratação, câimbras, hipotensão, aumento do ácido úrico. Edema de rebote pode ocorrer após suspensão súbita.
Como minimizar estes efeitos numa idosa (76 anos) que toma esta medicação?
sabendo indicar bem quando a furosemida deve ser prescrita, acertando a dose e fazendo acompanhamento regular da paciente.
ola minha mãe toma as 3 classes juntas tem algum problema?
Se for por indicação médica, não.
furosemida é contra indicado para gestantes?
Não se deve usar diuréticos em grávidas a não ser que haja uma indicação muito clara para isso.
Doutor, porque a pessoa que tem cirrose precisa tomar um diurético?
Porque a cirrose provoca retenção de líquidos.
Ola Dr. comecei ausar diureticos por indicaçao medica por causa de muito inchaço, e quando o medico suspendeu o uso do furosemida, eu parei mais logo comecei a inchar novamente e comecei a tomar por conta propria e nao consigo parar mais, poisquando paro o meu corpo incha de mais parece que ja acostumeu com o remedio, ou o meu rim nao funciona mais, Dr o uso de diuretico por 3 anos pode fazer parar o rim?
Procure um nefrologista para ele te ajudar a lidar com o diurético.
oi Dr. meu pai tem 76 anos e esta com artrite gotosa, como ele estava muito inchado, o medico receitou furosemida, mas li que aumenta o acido urico, o que faço?
Peça para o médico explicar o motivo dele ter prescito a furosemida mesmo sabendo que seu pai tem problemas com ácido úrico. Provavelmente o médico tem (ou deveria ter) um motivo para isso.
Se eu tomo furosemida às 7:30 da manhã a noite ele ainda faz efeito?
O efeito da furosemida dura cerca de 6 horas.
doutor nao tenho problemas com a pressão mas posso tomar furosemida como diuretico ?
Qual seria a indicação para tomar furosemida no seu caso?
Ir a academia e malhar você ficara só com músculos, não tome diuréticos sem prescrição médica se não tiver nenhum dos problemas citados no artigo acima.Diuréticos poderá prejudicar sua saúde.
Dr. Tenho 34 anos de idade, faz uns dois anos que passei a sentir dor nos rins do lado esquerdo, passei a tomar chá de quebra-pedra, as dores diminui, minha alimentação preferida é; Feijão, leite, carnes, doces, banana, mamão,(evito muito laranja) e tem dois meses que tomo um complexo vitamínico VITATABSH3(neolife),Simeticona, em relação a minha alimentação o que na sua experiência, devo evitar ou diminuir na dieta? E qual tipo de diurético o Doutor me indicaria? Agradeço desde já.
Esse remedio é bom mesmo para acne adulta.Tenho SOMP…
fui orientada trocar de anteconcepcional pela minha medica, e fiquei sem menstruar po 4 mesesmas engordei 10 kg , sera que posso tomar para eliminar agua do corpo?
troquei meu anticoncepcional por prescriçao medica, mas engormei 10kg poque nao mestuei por 4 meses, sera que posso tomar para eliminar aguas do corpo
Retenho muito liquido, principalmente antes e durante o periodo menstrual. Posso tomar diuretico nesse periodo?
dr. boa tarde ,pra quem quer perder agua , mas deixar elaa só no muscuslos , indicaria qual diurético ?
minha médica me passou ESPIRONOLACTONA + GLIFAGE XR + PREDNISONA para pelos e acnes e perder peso
Não tem como eu especificar qual alimento, pois é isso que eu estou pesquisando na literatura, quais alimentos q pode interagir com os diureticos capaz de inibir ou aumentar sua ação.
boa tarde
minha medica passou pra pra mim o espironolactona pra diminuir os pelos e acnes , mais aquii você fala que aumenta o pelo?/ fiquei em duvida agora
Se for caso de ovários policísticos, a espironolactona pode ajudar a reduzir os pêlos por interferir na produção de hormônios masculinos.
Boa tarde,
Estou fazendo um artigo sobre interação dos diureticos juntamente com os alimentos, estava pesquisando e vi seu artigo e gostei muito, queria saber se vc tem algo falando sobre o que eu estou procurando. Interação dos diureticos com alimento. Obrigada
Seja mais especifico, que tipos de alimentos você se refere?
Doutor pessoas com câncer pode tomar esses remédios além do limite????
Ninguém deve tomá-los além do limite
Dr. tendo a pressão arterial normal,tem problemas de usar os diuréticos,para eliminar água do corpo.
Se houver indicação para usar diuréticos, não.
Dr. Pedro, o uso de diuréticos pode comprometer a eficácia de anticoncepcionais?
Obrigada!
Não.
Existe alguma conexão entre o uso de diuréticos no combate a cardiopatias e o aumento da creatinina no organismo?
Doutor, o furosemida 40mg , pode ser tomado 3 vezes ao dia,, tipo quem é cardíaco. e está com líquido na barriga.
Se for ordem médica, não há problema.
Doutor, minha dermatologista receitou o uso de Diacqua para a redução das acnes. Mas fiquei assustada ao saber que este remédio é usado para o tratamento da hipertensão. Tenho 18 anos e minha pressão arterial normal é 11 por 7. Se eu usar o remédio, minha pressão não irá diminuir mais ainda, podendo causar problemas muito mais graves que a acne?
Como você não é hipertenso, não necessariamente a sua pressão vai baixar com o diacqua