Saiba Como e Quando Fazer o Teste de Gravidez

Saiba qual é a melhor época para fazer um teste de gravidez e quantos dias depois da concepção os testes de farmácia tornam-se positivos.

Introdução

O teste de gravidez é a forma mais simples, confiável e barata para diagnosticar uma gestação em curso. Com cerca de 10 reais é possível adquirir nas farmácias um teste confiável e descobrir em poucos minutos se você está grávida ou não.

Porém, apesar de amplamente disponível, os testes de gravidez ainda são um mistério para muitas mulheres. As dúvidas vão desde o melhor momento para se fazer o teste até o modo de interpretar os seus resultados.

Nesse artigo vamos fazer um grande resumo sobre os principais testes utilizados para o diagnóstico da gravidez, explicando não só quando e como fazê-los, mas também como interpretar os seus resultados. Vamos procurar responder às seguintes questões:

  • Quais são os testes realmente confiáveis?
  • Os testes de gravidez caseiros funcionam?
  • Quando é o melhor momento para fazer o exame?
  • Quantos dias depois da concepção o exame torna-se positivo?
  • É realmente necessário esperar pelo atraso menstrual?
  • Qual é o teste mais confiável?
  • Como saber se um teste de gravidez de farmácia deu positivo?

Quais são os teste de gravidez confiáveis?

Só existem 2 tipos de teste de gravidez cientificamente validados: dosagem sanguínea do beta hCG e os testes de gravidez de farmácia que fazem a dosagem do beta hCG através de uma amostra de urina.

Os testes de gravidez caseiros funcionam?

Conforme explicamos detalhadamente no artigo: Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?, os testes de gravidez feitos em casa, seja com água sanitária, Coca-Cola, vinagre, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro, não são confiáveis e não servem para diagnosticar ou descartar uma gravidez. Esses testes não têm nenhum embasamento científicos e ainda podem fazer mal, pois a reação da urina com cloro ou com a água sanitária pode liberar gases tóxicos.

Se você acha que pode estar grávida, não adianta fazer teste de gravidez caseiro. A conduta correta é ir à farmácia comprar um teste de gravidez real (leia: Posso estar grávida?).

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste?

Todos os testes utilizam o hormônio beta hCG como forma de diagnosticar uma gravidez em curso. Isso faz sentido, pois esse é um hormônio que começa a ser produzido pelas células do embrião já nos primeiros dias após a concepção (leia: Entenda o Beta hCG).

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de beta hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados através da urina.

Quando o teste é feito antes do atraso menstrual, ele pode dar um falso-negativo. Por outro lado, quando ele é  feito com pelo menos um dia de atraso, a sua taxa de confiabilidade chega a ser maior que 99%.

Se você não sabe em que data a sua próxima menstruação deveria vir, sugerimos fazer o teste pelo menos 3 semanas após a relação sexual que você imagina ter sido a responsável por uma possível gravidez. Se você teve múltiplas relações neste período, o intervalo deve ser contado a partir da última relação desprotegida.

Obviamente, caso a sua menstruação desça antes do 21º dia, não é preciso mais fazer o exame, pois isso indica que você não engravidou (leia: Menstruação na gravidez é possível?).

Por que é necessário esperar a menstruação ter atrasado?

A ovulação costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual. Isso significa que a maioria das mulheres ovula mais ou menos 14 dias antes do fim do ciclo. Como o tempo de vida do óvulo é de apenas 24 horas, ele precisa ser fecundado neste curto intervalo de tempo, caso contrário, não há como ocorrer uma gravidez. Logo, quando a mulher engravida, o óvulo é fecundado cerca de 14 dias antes da data prevista para a próxima menstruação descer.

Uma vez fecundado, o zigoto (produto da fecundação do óvulo pelo espermatozoide) migra das trompas em direção ao útero. Essa migração demora de 6 a 12 dias. Durante esse tempo, o zigoto se transforma em embrião e desenvolve o trofoblasto, um grupo de células que irão dar origem à placenta. É o trofoblasto que produz o hormônio hCG. Essa produção, porém, só se inicia quando o embrião se implanta na parede do útero (leia: Sintomas da Gravidez nas Primeiras 12 Semanas).

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida. Se ainda não tiver sido iniciada a produção do hCG pelo embrião, não há como nenhum teste de gravidez dar positivo.

Após o início da produção do hCG, são necessários ainda alguns dias para que ele alcance uma concentração sanguínea suficiente para que possa ser detectado pelos exames de sangue mais sensíveis. Isso significa que mesmo na melhor das hipóteses, que é uma implantação do embrião no útero ao redor do 6º dia após a concepção, são necessários mais uns 2 a 4 dias para que tenhamos quantidades relevantes de hCG no sangue. Consequentemente, na melhor das hipóteses, o hCG só torna-se detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer.

Em 99% dos casos, porém, o embrião não implanta-se tão cedo, e a época que o hCG torna-se detectável é apenas 1 ou 2 dias antes da data esperada para próxima menstruação. Também não podemos esquecer que existem os casos de implantação tardia, que fazem com que o hCG só fique positivo depois do atraso menstrual.

Portanto, a orientação para se esperar pelo menos um dia de atraso menstrual serve para termos certeza que houve tempo suficiente para o embrião produzir quantidades adequadas de beta hGC.

Qual teste de gravidez torna-se positivo primeiro?

Como já referido, só existem dois tipos de exames de gravidez confiáveis: a dosagem do beta hCG no sangue e os testes de farmácia que detectam a presença do hCG na urina.

Dos dois, o teste mais confiável é o exame de sangue. Os testes de sangue conseguem detectar o beta hCG com concentrações até 20 menores que os testes de urina. Além disso, para que o beta hCG apareça na urina, é preciso antes que o hCG no sangue esteja em concentrações relevantes. Por isso, o teste de sangue torna-se positivo alguns dias antes do teste de urina, podendo estar positivo antes mesmo do atraso menstrual.

Contudo, como o teste de farmácia é muito mais simples de ser feito, fornece um resultado de forma quase instantânea, não requer picadas com agulha, não precisa ser feito em um laboratório de análises clínicas e é capaz de detectar o beta hCG apenas poucos dias depois do teste de sangue, ele acaba sendo a opção mais simples para quem quer saber se está grávida ou não.

É importante destacar, porém, que se o teste de farmácia vier positivo, o exame de sangue deve ser feito para confirmar o resultado.

Quando o resultado do teste é realmente confiável?

As causas de teste de gravidez falso positivo, ou seja, um teste positivo em uma mulher que não está grávida, são raras. Sendo assim, sempre que um teste de gravidez, seja ele de urina ou sangue, vier positivo, devemos acreditar que a mulher esteja realmente grávida.

Em contrapartida, um teste de gravidez falso negativo, ou seja, um resultado negativo em uma mulher grávida, é relativamente comum, principalmente se o teste tiver sido feito antes do atraso menstrual. Nestes casos, o resultado dá negativo não é porque a mulher não está grávida, mas sim porque o nível de hCG produzidos pelo embrião ainda está tão baixo, que os exames não conseguem detectá-lo. Falsos negativos são mais comuns nos exames de urina do que nos exames de sangue.

Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção, ou seja, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual. A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%. Se a sua menstruação está atrasada um dia e o teste der negativo, a chance de você estar grávida é muito baixa. Se por acaso você estiver com sintomas de gravidez e não se convencer de que não está grávida, o teste pode ser repetido após 5 dias.

Às vezes, a mulher erra o cálculo do seu ciclo e acaba achando que a menstruação está atrasada quando ainda não está. Isso é comum em mulheres com ciclos muito irregulares. Esses são os casos, nos quais o teste realmente pode dar falso negativo.

Causas de resultado falso positivo e falso negativo

1. Teste de gravidez falso negativo

É importante esclarecer que nenhum método anticoncepcional ou medicamento interfere no resultado do beta hCG de forma a torná-lo negativo em mulheres grávidas. Se a mulher estiver grávida, o beta hCG vai ser detectado pelos testes.

Os seguintes fatores não interferem com os resultados do teste de gravidez:

O resultado falso negativo somente ocorre quando a gravidez está ainda em fase muito inicial, havendo níveis muito baixos de hCG circulantes.

2. Teste de gravidez falso positivo

O resultado falso positivo pode surgir em algumas situações:

  • Se a paciente estiver tomando remédios que contenham hCG (geralmente mulheres em tratamento para infertilidade).
  • Se a paciente tiver dado a luz ou abortado há menos de 8 semanas.
  • Algumas doenças raras podem produzir hCG, a mais conhecida é a mola hidatiforme, um tumor do tecido placentário.

Como devem ser feitos os testes de gravidez de farmácia mais populares

Os testes de gravidez de farmácia estão disponíveis desde a década de 1970, mas somente nos últimos anos eles se tornaram amplamente acessíveis, economicamente viáveis e confiáveis do ponto de visto clínico.

Há atualmente no mercado farmacêutico dezenas de marcas diferentes de testes, que podem ser feitos em casa e fornecem o resultado em poucos minutos. Já existem até testes digitais que fornecem o resultado por escrito de forma clara e inequívoca.

Porém, essa grande oferta de testes diferentes pode trazer alguma confusão, pois o modo como cada uma das marcas sugere que o teste seja feito e a forma como elas fornecem o resultado não costumam ser exatamente iguais.

Para facilitar a compreensão dos resultados e para ensinar como deve ser feita a colheita da urina, selecionamos algumas marcas de testes de gravidez famosas e vamos explicar como cada uma delas deve ser feita. Lembre-se que todo teste de farmácia positivo deve ser confirmado com um exame de gravidez sanguíneo feito em laboratório. Os testes de farmácia são testes de rastreio, que apesar de serem muito confiáveis, não fazem o diagnóstico definitivo da gravidez. A dosagem do Beta hCG sanguíneo é o teste definitivo.

Como fazer e interpretar os resultados

1. Teste de Gravidez Clearblue Digital

Vamos começar pelo mais fácil. O teste de Gravidez Clearblue Digital é aquele que apresenta os resultados de forma mais evidente, pois ele aparece por escrito em um pequeno painel digital. Esse teste tem a vantagem de também estimar as semanas de gravidez.

O teste de Gravidez Clearblue Digital deve ser feito idealmente a partir do primeiro dia de atraso menstrual, pois, deste modo, a sua taxa de confiabilidade é maior que 99%.

Teste de gravidez clearblue digital - resultados
Teste de gravidez clearblue digital

Para fazer o exame, retire a tampa a azul e urine diretamente sobre a fita por cerca de 5 segundos. Outra opção é colher a urina em um recipiente seco e limpo e mergulhar a fita por 20 segundos. Deixe o aparelho deitado na pia ou em qualquer superfície reta. Se não tiver onde apoiar, fique segurando o aparelho com a fita voltada para baixo. Após 3 minutos, o aparelho irá apresentar os resultado no seu painel digital, conforme demonstrado na imagem ao lado.

Não é preciso utilizar a primeira urina da manhã. Esse teste de gravidez pode ser realizado a qualquer hora do dia.

O teste de Gravidez Clearblue DIGITAL pode ser encontrado nas farmácias por um preço ao redor de R$ 20,00 a R$ 30,00.

2. Teste de Gravidez Confirme em tira

O teste de gravidez Confirme em tira é muito popular por ser um dos mais baratos do mercado, custando entre R$ 5,00 e R$ 10,00. Apesar de barato, sua taxa de confiabilidade é de 99%, se o teste for realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Para fazer esse teste, retire a tira da embalagem somente na hora de fazer o exame. O teste Confirme em tira pode ser realizado a qualquer momento do dia.

Teste de gravidez Confirma em tira
Teste de gravidez Confirma em tira

Use o pote que vem com o teste para colher a urina. A seguir, segure a tira na extremidade azul e mergulhe no pote com urina, tendo atenção para não ultrapassar a área demarca (veja ilustração acima).

Após 1 minuto, retire a tira da urina e deixe-a repousar sobre uma bancada por 5 minutos. A leitura do resultado deve ser feita aos 5 minutos. Se o procedimento tiver sido bem feito, logo abaixo da área azul da tira surgirá uma fina faixa roxa ou rosada, que é chamada faixa controle. Essa primeira faixa indica apenas que o teste foi realizado com sucesso, ela não tem nada a ver com o resultado do teste em si.

Se o exame for positivo, ou seja, se a mulher estiver grávida, abaixo da faixa controle surgirá também outra faixa roxa ou rosada, que pode ter intensidade forte ou fraca. Se a gravidez ainda estiver muito inicial e os níveis de hormônio beta-hCG na urina ainda estiverem baixos, a reação da tira será fraca, assim como a intensidade da faixa. Portanto, se após 5 minutos existirem 2 faixas roxas, por mais fraca que seja a segunda, isso indica um resultado positivo.

Por outro lado, se a mulher não estiver grávida, e o resultado for negativo, só haverá uma única faixa visível, que é a faixa controle. Se não houver faixa alguma, isso significa que o teste não foi bem feito e deve ser repetido com uma nova tira.

É importante frisar que o resultado do teste deve ser lido com 5 a 10 minutos após a sua realização. Novas faixas que possam surgir após 10 minutos não têm valor.

Outros testes em tira no mercado que são feitos de forma semelhante:

  • Gravtest Easy.
  • Materntest tira test.
  • Baby Sure.
  • Easy Test Plus.
  • Gravindex.
  • Fast test.
  • Bioeasy.

Obs: não deixe de ler a bula, pois, apesar dos princípios serem os mesmos, podem haver pequenas variações nos tempos indicados.

3. Teste de gravidez Confirme Plus

O teste de gravidez Confirme Plus é uma versão mais estruturada e com uma aparência mais elegante que os testes em tira, mas, no fundo, apresenta o mesmo princípio e a mesma taxa de confiabilidade, caso seja realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Teste de gravidez confirme plus
Teste de gravidez confirme plus

A forma de fazer esse teste é ligeiramente diferente. Abra o envelope e segure o dispositivo na área de suporte. Retire a tampa e urine diretamente sobre a membrana absorvente por cerca de 10 segundos. Tenha cuidado para não molhar a janela que apresenta os resultados. Se achar essa forma difícil, você pode urinar em um pote e mergulhar a membrana absorvente, como explicado nos testes anteriores.

Após ter certeza que a membrana ficou bem molhada, volte a tampar o dispositivo e deixo-o em repouso sobre uma superfície plana. O resultado deve ser lido após 5 minutos. Assim como nos testes em tira, o aparecimento de apenas um listra ao lado da letra C (controle) indica resultado negativo, enquanto o aparecimento de 2 listras, uma ao lado da letra C e outra ao lado da letra T, independentemente da sua intensidade, indica teste positivo. O resultado do teste não deve ser lido após 10 minutos.

Se não aparecer uma listra ao lado da letra C, isso significa que o teste não foi bem feito e deve ser repetido com um novo kit.

O teste de gravidez Confirme Plus custa entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

Outros testes em tira no mercado que são feitos de forma semelhante:

  • Confirme Compact.
  • Gravilex Gold.

4. Teste de Gravidez Clearblue Plus

O teste de gravidez Clearblue plus é muito semelhante ao Confirme Plus descrito acima. A diferença está na forma como o resultado é apresentado.

Teste de gravidez clearblue plus
Teste de gravidez clearblue plus

Abra o envelope e segure o dispositivo na área de suporte. Retire a tampa e urine diretamente sobre a membrana absorvente branca por cerca de 5 segundos. Assim que a membrana entrar em contato com a urina, ela se tornará rosa. Se achar essa forma difícil, você pode urinar em um pote e mergulhar a membrana absorvente, como explicado nos testes anteriores.

O teste de gravidez Clearblue plus fornece o resultado em 3 minutos. Se for negativo, haverá uma faixa vertical na janela controle e uma faixa horizontal na janela de resultado. Se o resultado for positivo, haverá uma faixa vertical na janela controle e uma cruz, de intensidade variável, na janela controle.

Se não houver uma faixa na janela controle, o teste não tem validade e deve ser repetido com um novo kit.

O teste Clearblue Plus custa entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

Se você tiver dúvidas sobre a forma de fazer algum teste de gravidez que não tenha sido citado neste artigo, deixe um comentário na área de perguntas mais abaixo.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais