Navegando pela Categoria

Gravidez

Arquivo com todos os textos sobre gravidez publicados no site mdsaude.com

Gravidez

Quando o ocorre a gravidez

A gravidez, também chamada de gestação, é o estado no qual a mulher está carregando dentro do seu corpo um embrião ou feto em desenvolvimento.

Por definição, a gravidez só se inicia quando um ovo (óvulo fecundado por um espermatozoide) sofre uma bem sucedida implantação no útero.

Esporadicamente, o ovo pode se implantar fora no útero, como nas trompas, gerando um quadro conhecido como gravidez ectópica, que é uma forma de gravidez sem futuro, pois o único órgão apto a desenvolver um feto é o útero.

Como aumentar as chances de engravidar

Existem formas simples de aumentar a fertilidade do casal. Não é preciso tomar medicamentos, suplementos, vitaminas ou alterar a dieta. Se o casal entender os princípios básicos do ciclo ovulatório, é possível programar os dias das relações de sexuais de forma a aumentar a chance de haver fecundação.

Entretanto, nem todos os fatores relacionados à fertilidade podem ser manipulados. A idade da mulher, que tem um peso fundamental na taxa de fertilidade, é um exemplo.

As mulheres são mais férteis entre os 19 e 26 anos e bem menos férteis após os 40 anos. Quanto mais tarde o casal tentar engravidar, mais difícil será o processo.

Se você quiser mais informações sobre fertilidade e como aumentar a chance de engravidar, acesse os seguintes artigos:

Formas de diagnosticar a gravidez

Só existem duas formas de diagnosticar a gravidez em estágio inicial: dosagem do hormônio beta-hCG, seja no sangue ou na urina, ou através de uma ultrassonografia do útero.

Dosagem sanguínea do beta-hCG

O BhCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio que começa a ser produzido no momento em que há implantação do ovo na parede útero. Conforme o embrião e a placenta vão se desenvolvendo, mais hCG vai sendo produzido e lançado na circulação sanguínea materna.

Em 99% dos casos, se a mulher apresenta níveis elevados de gonadotrofina coriônica humana no sangue, isso significa que ela está grávida.

Por isso, o exame do Beta-hCG sanguíneo é o método diagnóstico de gravidez com acurácia mais elevada. Quando realizado na época certa e interpretado corretamente, ele apresenta uma taxa de acerto próxima de 100%.

As atuais técnicas laboratoriais conseguem detectar o hCG a partir da 3ª ou 4ª semanas de gravidez contadas a partir da data da última menstruação, o que equivale a cerca de 2 semanas após a relação sexual que gerou a fecundação.

Testes de gravidez de farmácia

Apesar do beta hCG sanguíneo ser a forma mais confiável de diagnosticar uma gravidez, ela não é a mais confortável para a paciente.

A maioria das mulheres hoje em dia prefere métodos mais práticos, sem a necessidade de agulhas para colher sangue, como os testes de gravidez vendidos em farmácias.

Esses testes consistem em uma fita reativa que detecta a presença do BhCG na urina. Basta a mulher urinar em uma das fitas e esperar para ver se há reação ou não.

Os testes de farmácias são indicados como testes de rastreio. Se o resultado for positivo, sugere-se a realização do beta-hCG sanguíneo para confirmação da gravidez.

Qualquer teste de gravidez que não seja a dosagem do Beta-hCG no sangue ou na urina não é confiável. Os testes caseiros feitos com urina, seja através da fervura ou pela reação com cloro, água sanitária ou qualquer outra substância, não funcionam.

Explicamos com mais detalhes os diversos tipos de teste de gravidez nos artigos:

Sintomas da gravidez

Na maioria das gestações, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez, o que equivale a 4ª ou 5ª semana de gravidez contadas pela data da última menstruação.

Entre os sintomas mais comuns que surgem ainda no primeiro trimestre de gestação, podemos citar:

  • Sangramento vaginal.
  • Atraso menstrual.
  • Dor abdominal.
  • Dor mamária.
  • Alterações na aparência das mamas.
  • Náusea.
  • Constipação intestinal.
  • Inchaço abdominal.
  • Cansaço e sono excessivos.
  • Micção frequente.
  • Desejos alimentares.
  • Aumento dos gases.
  • Variações do humor.
  • Corrimento vaginal.
  • Acne.

Para mais informações sobre os sintomas de gravidez, acesse os seguintes artigos:

Cuidados durante a gravidez

Os cuidados durante a gravidez são conhecidos como acompanhamento pré-natal. Durante as cerca de 40 semanas de gestação, a grávida deve ter consultas regulares com o seu obstetra e precisa passar por alguns exames de rotina que visam detectar precocemente qualquer problema em relação à gestação ou ao bebê.

Durante o pré-natal é possível identificar o sexo do feto, avaliar o seu crescimento e pesquisar possíveis infecções que podem provocar má-formações.

Se você quiser saber mais sobre os cuidados pré-natal e algum dos seus procedimentos, leia os artigos abaixo:

Quando o bebê vai nascer

A gravidez normal, chamada gestação a termo, tem entre 37 e 42 semanas. Se o bebê nascer antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Se nascer após a 42ª semana, ele é chamado de bebê pós-termo.

O tempo de gravidez é contado a partir do primeiro dia da última menstruação.

Existem diversas formas de estimar a data provável do parto. No artigo abaixo nós explicamos como esse cálculo é feito e ainda fornecemos uma calculadora gestacional para vocês estimar a data do parto sem precisar fazer contas.

Para mais informações: Tempo de Gravidez – Calculadora de idade gestacional.

Complicações da gravidez

Apesar da gravidez ser um processo natural, problemas e complicações são eventos comuns.

Hipertensão, diabetes, infecções, pré-eclâmpsia, colestase, infecção urinária, sangramentos, descolamento da placenta, abortamento, parto prematura e placenta prévia são apenas alguns dos vários exemplos possíveis.

Temos vários textos sobre os diversos tipos de complicações da gravidez.

Quando surgem os primeiros sintomas de gravidez?

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.Isso ocorre por dois motivos. O primeiro é o fato da fecundação do óvulo…

O Método Shettles Funciona?

O dia em que ocorre a relação sexual tem alguma influência no sexo do bebê?

Quando a relação sexual é feita de forma natural e espontânea, a chance de ter uma criança do sexo feminino ou masculino é de aproximadamente 50/50 (em algumas regiões nascem um pouco mais de mulheres e em outras um pouco mais de homens).No entanto, devido a influências culturais, preferências pessoais ou por questões de saúde, algumas famílias…

Colestase da Gravidez – Causas, Sintomas e Tratamento

Uma intensa e persistente coceira que surge no final da gravidez pode ser sinal de colestase gravídica.

Introdução → O que é: a colestase intra-hepática da gravidez, também conhecida como colestase da gravidez, colestase gravídica ou colestase obstétrica, é uma complicação que pode surgir no terceiro trimestre de gestação e acomete cerca de 1% das grávidas. A colestase se caracteriza pelo aumento dos níveis de bilirrubina no sangue e é causada pela…

Álcool na gravidez – Existe limite seguro?

Saiba se uma taça de champanhe no Réveillon ou um copo de vinho no aniversário pode trazer algum mal ao seu bebê.

Introdução Qual é a quantidade de álcool que uma grávida pode beber durante a gestação que é considerada segura para o feto?Apesar da pergunta acima ser bastante simples, a sua resposta não poderia ser mais difícil.Se você está grávida e resolveu recorrer à Internet para saber se podia consumir um único copo de vinho no jantar do seu…

O Método de Ramzi Para Saber o Sexo do Bebê é Confiável?

97% de acurácia para definir o sexo do bebê com apenas 6 semanas de gravidez. Charlatanismo ou um método revolucionário?

Querer saber precocemente qual será o sexo do bebê é algo natural e bastante justificável, já que permite que os pais possam ter tempo para escolher o nome e planejar a decoração do quarto e até do enxoval.Mais importante ainda são os casos de casais que possuem história familiar de doenças genéticas ligadas aos cromossomos sexuais. Para estes,…

Depressão pós-parto – Causas, sintomas e tratamento

A melancolia e a depressão pós-parto são problemas comuns ao final da gravidez, que muitas vezes são neglicenciados pela mãe e pelos familiares.

IntroduçãoO nascimento de um filho(a) é habitualmente retratado como um momento de grande alegria para a família, principalmente para a mãe.O que muita gente não sabe, porém, é que entre 40 a 80% das mães podem desenvolver quadros de rebaixamento do humor logo após o parto, que comumente incluem episódios de choro, ansiedade, medo de não…

Descolamento Prematuro da Placenta – Sintomas e Tratamento

O descolamento da placenta é uma complicação grave que ocorre em cerca de 1% das gestantes. Esse problema é mais comum no terceiro trimestre, mas pode acontecer a qualquer momento após 20 semanas de…

O descolamento prematuro da placenta (DPP), também conhecido como placenta abrupta ou desprendimento placentário, é uma complicação incomum, porém grave da gravidez, na qual a placenta descola-se parcial ou completamente do útero antes da hora do parto.A DPP é um problema potencialmente fatal, pois a perda de contato entre a placenta e o útero…

Placenta prévia – Causas, Sintomas e Tratamento

Placenta prévia é um quadro no qual há uma implantação da placenta à frente da saída do útero, o que pode atrapalhar a passagem do bebê durante o parto.

Dizemos que a gestante tem placenta prévia, ou placenta de inserção baixa, quando a sua placenta está posicionada em um local que provoca obstrução total ou parcial do colo do útero, que é efetivamente por onde o bebê precisa passar na hora do parto vaginal. A placenta prévia é, portanto, nada mais do que uma obstrução da saída do útero provocada…

Contrações de Braxton Hicks – Significado e Tratamento

As contrações de Braxton Hicks são contrações uterinas que surgem a partir do 2º semestre de gravidez e servem como treino para a hora do parto.

IntroduçãoAs contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como contrações de treinamento ou falso trabalho de parto, são contrações uterinas que podem ser percebidas habitualmente a partir do terceiro trimestre de gravidez.Apesar de frequentemente causarem alguma apreensão na grávida, essas contrações são inocentes, não provocam mal ao…

10 sinais que podem indicar problemas na gravidez

Gravidez não é doença, mas isso não significa que ao longo dos 9 meses de gestação não possam surgir complicações tanto para a mãe quanto para o feto. Conheça os principais sinais e sintomas que…

A gravidez é uma fase da vida da mulher na qual ela costuma apresentar sentimentos ambíguos. Apesar da felicidade e da excitação de saber que brevemente será mãe, a gravidez também pode fazer a gestante sentir-se miserável. Enjoos, cansaço, sono excessivo, azia, dor na barriga, pernas inchadas, instabilidade emocional, vontade de urinar a toda hora…

Principais causas de dor abdominal na gravidez

Apesar de ser um sintoma bastante comum da gravidez, a dor abdominal, principalmente se for de grande intensidade, pode ser o primeiro sinal de alguma complicação em curso.

Índice Neste artigo vamos explicar quais são as principais causas de dor abdominal da gravidez e quais são os sinais e sintomas de alerta que as gestantes precisam ter conhecimento.As seguintes condições serão abordadas neste texto:Dores abdominais "normais" da gestação. Gravidez ectópica. Aborto espontâneo. Contrações de …

A tabela chinesa para saber o sexo do bebê funciona?

Resposta curta: não, não funciona. Entende o porquê.

Introdução A tabela chinesa da gravidez, também conhecida como tabela chinesa do sexo do bebê, é uma técnica desenvolvida pela medicina tradicional chinesa, que supostamente teria a capacidade de prever o sexo do bebê, baseando-se no calendário lunar chinês.A tabela chinesa ganhou muita popularidade com a Internet, havendo centenas de sites…

É possível engravidar estando menstruada?

Sim, é possível engravidar estando menstruada... mas é muito pouco provável.

É possível engravidar durante a menstruação? Essa pergunta é muito comum e pode ser respondida de forma curta ou longa. Vamos começar pela forma curta.Todo mundo sabe que para engravidar é preciso haver o encontro de um espermatozoide com o óvulo, fato que só é possível ocorrer durante o período fértil da mulher. Sendo assim, faz…

Saiba Como e Quando Fazer o Teste de Gravidez

Saiba qual é a melhor época para fazer um teste de gravidez e quantos dias depois da concepção os testes de farmácia tornam-se positivos.

Introdução O teste de gravidez é a forma mais simples, confiável e barata para diagnosticar uma gestação em curso. Com cerca de 10 reais é possível adquirir nas farmácias um teste confiável e descobrir em poucos minutos se você está grávida ou não.Porém, apesar de amplamente disponível, os testes de gravidez ainda são um mistério para muitas…

É Possível Menstruar Durante a Gravidez?

Entenda o motivo pelo qual uma grávida pode ter sangramentos vaginais durante a gravidez, mas nunca irá menstruar.

Grávida pode menstruar?Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida. Não há exceções.No entanto, é importante deixar claro que dizer que grávidas não podem menstruar não significa dizer que grávidas não possam ter episódios frequentes de…

Os testes caseiros de gravidez são confiáveis?

Testes caseiros de gravidez não possuem embasamento científico, não funcionam e alguns deles ainda podem fazer mal.

História dos testes caseiros de gravidezO relato mais antigo que nós conhecemos de um teste de gravidez caseiro vem do antigo Egito, no ano de 1350 a.C. Um teste descrito num papiro dizia que a mulher que suspeitava estar grávida deveria urinar em cima de sementes de trigo e cevada. Se o trigo florescesse, a mulher estava grávida de uma…

Gravidez semana a semana – 1º trimestre

Roteiro semana a semana dos sintomas mais comum do primeiro trimestre de gravidez.

Quais são os sintomas de gravidez na 1ª semana de gestação? E quais são os sintomas da 2ª semana de gravidez? É possível ter sintomas de gravidez antes do atraso menstrual? Quando minha barriga começa a crescer? Em que época surgem os enjoos? O meu corpo vai mudar muito? O primeiro trimestre de gravidez é realmente terrível?Desde o momento da…

Hipertensão na gravidez – Sintomas, riscos e tratamento

Hipertensão gestacional é aquela que surge após a 20ª semana de gravidez em mulheres que não eram hipertensas antes de ficarem grávidas.

A hipertensão é o problema de saúde mais comum nas grávidas, estando presente em cerca de 10 a 15% das gestantes. Uma grávida pode ter hipertensão seja porque já era hipertensa antes de engravidar ou porque desenvolveu hipertensão arterial durante a sua gestação.Quando o quadro de hipertensão surge somente após a 20ª semana de gestação em uma…

Qual é o ganho de peso ideal na gravidez?

Mulheres que ganham peso de forma excessiva durante a gestação estão mais sujeitas a terem complicações obstétricas.

Durante a gravidez toda mulher se depara com inevitáveis mudanças do seu corpo. Entre as mais óbvias está o aumento do peso, provocado não só pela presença do feto em crescimento, mas também por retenção de água, aumento do volume de sangue circulante, ganho de gordura, aumento da massa muscular do útero, etc.O peso da mãe antes da gravidez, o…

Quais são os riscos do citomegalovírus na gravidez – IgG e IgM

Ter uma sorologia com IgM positivo na gravidez é um importante fator de risco para malformações do bebê.

O que é citomegalovírus O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do Herpes, extremamente comum, capaz de provocar uma infecção chamada citomegalovirose. Em algumas populações, princialmente nos países em desenvolvimento, o número de adultos que já tiveram contato com esse vírus aproxima-se de 100%. Mesmo em países…

O que a grávida pode e não pode comer

Descubra o que é mito e o que é fato em relação à dieta permitida para gestantes.

Alimentos podem ser fonte de toxinas perigosas ao desenvolvimento do feto e de infecções potencialmente causadoras de malformações, como, por exemplo, a toxoplasmose. Por isso, a maioria das gestantes precisa adaptar sua dieta para minimizar a ocorrência de intoxicações que possam provocar efeitos negativos a curto e a longo prazo na vida do bebê.…

Quais São Os Antibióticos Permitidos Na Gravidez?

Conheça quais são os antibióticos seguros e quais são os contraindicados para gestantes.

Mulheres grávidas podem tomar antibióticos? Existem antibióticos seguros durante a gestação? O que fazer quando a grávida tem uma infecção e precisa de tratamento?Com o aumento da prevalência das doenças crônicas e a expansão do arsenal de antibióticos para tratar infecções, é cada vez mais comum o uso de remédios durante a gravidez.Apesar…

Diagnóstico da Rubéola na Gravidez – IgG e IgM

Entenda o que significam os resultados IgG e IgM da sorologia para rubéola nas grávidas.

Introdução A rubéola é uma infecção de origem viral que costuma provocar quadros brandos, com poucos ou nenhum sintoma na maior parte dos pacientes. Ela é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, sendo menos perigosa do que a gripe, por exemplo.A rubéola, porém, possui uma particularidade que a torna uma importante preocupação de saúde…

Amniocentese – Exame do Líquido Amniótico

A punção do líquido amniótico através de um procedimento chamado amniocentese pode ser útil para o diagnóstico de doenças genéticas.

A amniocentese é um procedimento obstétrico que consiste na coleta de líquido amniótico para fins diagnósticos. A sua indicação mais habitual é para o rastreio de doenças genéticas do feto, como a síndrome de Down, ou de má-formações do tubo neural, como anencefalia ou espinha bífida.Neste artigo vamos abordar as principais questões sobre a…

Como saber o sexo do bebê – É menino ou menina?

Conheça os métodos mais confiáveis para saber o sexo do seu bebê durante a gravidez.

Desde que o mundo é mundo, a curiosidade acerca do sexo do bebê é praticamente universal entre os futuros pais. Assim que o casal descobre que a mulher está grávida, a primeira pergunta que invariavelmente vem à cabeça é: será menino ou menina?Neste artigo vamos falar das formas mais eficazes de detectar o sexo do feto, incluindo exames de…

Cansaço e excesso de sono na gravidez

O cansaço e o sono surgem no primeiro trimestre de gestação, em uma época que o peso do feto e o tamanho da barriga ainda estão pequenos.

Um dos sintomas mais comuns da gravidez é um intenso e aparentemente inexplicável cansaço, que frequentemente vem acompanhado de sono excessivo. A gestante em seus primeiros meses de gravidez cansa-se por tudo e por nada e a cama parece sempre ser o local em que ela melhor se sente.Mesmo as mulheres que historicamente sempre dormiram pouco, ou…

Ultrassom na gravidez – Quando Fazer e Para Que Serve

Entenda qual é a utilidade da ultrassonografia obstétrica, que pode ser feita a partir de 5 semanas de gestação.

Nas gestantes, exames que utilizam radiação, como radiografias e a tomografia computadorizada, devem ser evitados devido aos óbvios riscos que os mesmos trazem ao bebê. Por isso, a ultrassonografia é o exame de imagem de escolha para o acompanhamento pré-natal. O ultrassom é um exame barato, sem riscos para o feto, que não provoca efeitos…

Pré-natal – Exames laboratoriais de rotina na gravidez

Conheça os exames de pré-natal mais solicitados durante a gestação.

Chamamos de pré-natal as consultas médicas realizadas durante a gravidez, que têm como objetivo acompanhar a evolução da gestação e assegurar uma boa saúde ao feto e à futura mãe.As consultas de pré-natal devem ser iniciadas no primeiro trimestre, preferencialmente até a 10ª semana de gestação. Em geral, sugerimos às mulheres que agendem uma…

Tempo de Gravidez – Calculadora de idade gestacional

Aprenda a calcular quanto tempo de gravidez você tem e quantas semanas faltam para o dia do parto.

Por que o tempo de gravidez é calculado em semanas? Ao final deste artigo disponibilizamos uma calculadora gestacional para você poder calcular o tempo de gravidez, quando será a data provável do parto e para estimar qual foi o dia que ocorreu a concepção.Mas antes de recorrer à calculadora, vale a pena entender como é feito o cálculo da idade…

Gravidez Ectópica – Sintomas, Fatores de Risco e Tratamento

A gravidez ectópica é uma gestação que se desenvolve fora do útero e pode causar grave lesão das estruturas do aparelho reprodutor feminino.

O que é gravidez ectópica Gravidez ectópica é um problema que surge quando o óvulo fecundado implanta-se de forma equivocada em outras estruturas que não o útero. A forma mais comum de gravidez ectópica é a gravidez tubária, que ocorre dentro das trompas de Falópio.O processo normal de formação de uma gestação consiste nos seguintes passos:…

Parto por cesariana – Vantagens e Riscos

A cesariana é uma forma de parto não natural feita através de um procedimento cirúrgico. Conheça os seus prós e contras.

A cesariana, também chamada de parto cesário ou cesária, é uma forma de parto feita através de cirurgia. A cesária ainda é a via mais comum de parto no Brasil, apesar do parto normal (parto vaginal) ser considerado pela organização mundial de saúde (OMS) e por diversas entidades médicas a melhor forma do bebê nascer. Segundo recomendações da OMS,…

Exame Beta hCG – Diagnóstico de Gravidez

Valores de Beta hCG acima de 25 mIU/ml são positivos e sugerem gravidez em curso.

O Que é Beta hCG? A sigla Beta hCG, ou BhCG, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células do embrião. Conforme veremos, o Beta hCG até pode ser produzido por outras células do organismo, mas isso só ocorre em situações…

Gravidez psicológica (pseudociese) – Causas e Sintomas

A pseudociese é uma gravidez de origem psicológica, mas que pode apresentar sinais e sintomas semelhantes aos de uma gravidez real.

O que é pseudociese? A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.A…

Estreptococos B – Exame do Cotonete na Gravidez

O Streptococcus agalactiae é uma bactéria que pode ser transmitida da mãe para o bebê no momento do parto.

O Estreptococos do grupo B, também chamado de Streptococcus agalactiae, é uma bactéria extremamente comum, que costuma colonizar as regiões vaginal, intestinal e retal das mulheres.Este tipo de Estreptococos não costuma provocar doenças em pessoas sadias, mas pode causar complicações em mulheres grávidas e ser transmitido para o bebê durante o…

Estrias na gravidez – É possível evitá-las?

Quanto mais jovem é a gestante, maior é o risco de surgirem estrias durante a gravidez.

O surgimento de estrias na gravidez, chamadas em medicina de striae gravidarum, é um acontecimento extremamente comum, chegando a acometer 70 a 90% das gestantes, principalmente no terceiro trimestre, época em que o esgarçamento da pele da região abdominal torna-se mais intenso.Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos:O que são…

É gravidez ou menstruação? Como distinguir os sintomas

Os primeiros sintomas da gravidez podem ser muito parecidos com sintomas pré-menstruais, motivo pelo qual muitas mulheres demoram algum tempo para descobrir que estão grávidas.

Estou grávida ou vou menstruar? Os primeiros sinais e sintomas da gravidez podem ser muito pouco específicos, parecendo-se bastante com os sintomas pré-menstruais. Para algumas mulheres, pode ser bastante difícil distinguir as duas situações. Os sinais precoces de gravidez podem ser tão enganosos que é até possível que, nos primeiros dias de…

Diabetes gestacional – Diagnóstico, prevenção e tratamento

O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que surge durante a gravidez e que pode causar problemas como abortamento, parto prematuro e pré-eclâmpsia.

Assim como qualquer tipo de diabetes, o diabetes gestacional é uma doença que afeta a forma como as células utilizam a glicose (açúcar), provocando níveis elevados desta substância no sangue, situação que pode afetar o curso da gravidez e a saúde do bebê.Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre o diabetes gestacional:O que é.…

Corrimento na gravidez – Causas, Sintomas e Tratamento

Saiba como identificar os sinais de alerta em um corrimento vaginal que surge durante a gravidez.

Corrimento vaginal é o nome dado a qualquer secreção de líquidos pelo canal vaginal. O corrimento é uma situação muito comum e na maioria dos casos não indica qualquer problema ginecológico. Toda mulher a partir da puberdade pode apresentar algum grau de corrimento vaginal.O corrimento normal, que é aquele não relacionado a doenças ou inflamação…

Como saber se estou grávida? Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre os testes mais utilizados para detecção de uma gravidez.

Como saber se você está grávidaVocê teve relações sexuais desprotegidas e agora está cheia de dúvidas quanto a possibilidade de ter engravidado?O que fazer agora? Qual é o próximo passo? Como você pode saber se está grávida? Quanto tempo você deve esperar para fazer um teste de gravidez?Atualmente é bastante fácil para qualquer mulher…

Quando é possível engravidar e quando não é possível

Perguntas e respostas para as mulheres que não têm certeza, mas suspeitam que possam estar grávidas.

Uma das dúvidas que as mulheres em idade fértil frequentemente apresentam é em relação a possibilidade de estarem grávidas. Mesmo aquelas que não desejam engravidar podem acabar tendo relações sexuais sem a proteção de métodos contraceptivos, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, passando a correr o risco de apresentarem uma gravidez.…

Dicas Para Engravidar Mais Rápido Naturalmente

Conheça algumas dicas que podem ajudar a aumentar a sua fertilidade.

Existem formas naturais de fazer uma mulher engravidar mais facilmente? Casais que querem engravidar geralmente não estão dispostos a esperar vários meses para conseguirem atingir este objetivo. A maioria das mulheres consegue esperar por até dois ou três ciclos menstruais sem se estressar muito com a sua fertilidade. Porém, conforme o tempo…

Vacinas permitidas durante a gravidez

Saiba quais vacinas são seguras durante a gravidez e quais são contraindicadas.

As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater infecções, impedindo o indivíduo de ficar doente. Algumas vacinas são seguras durante a gravidez, outras não.A imunização através de vacinas protege tanto a mãe quanto o feto contra diversas doenças. Idealmente, todas as vacinas devem ser dadas antes da…

20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

Conheça os principais sinais e sintomas de gravidez que podem surgir desde 2 semanas após a fecundação até o fim do primeiro trimestre.

Índice: Sangramento vaginal | Atraso menstrual | Cólicas | Dor mamária | Aumento das mamas | Alterações dos seios | Náusea | Constipação | Inchaço abdominal | Cansaço | Micção frequente | Desejos alimentares | Alteração do paladar | Aversão a odores | Gases | Tontura | Variações do humor | Dor de cabeça | Corrimento vaginal | AcneDá para saber…

Infecção urinária na grávida – Risco de nascimento prematuro

A infecção urinária na gravidez é um quadro que está associado a um risco aumentado de nascimento prematuro, baixo peso do feto e aumento da mortalidade perinatal.

Introdução A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes.A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto…

Causas de sangramento no início da gravidez

Conheça as principais causas de sangramento vaginal no primeiro trimestre de gravidez.

Existem muitas causas de sangramento na gravidez, algumas não são de origem vaginal ou uterina, sendo decorrentes de lesões no ânus (fissuras anais, hemorroidas) ou mesmo do trato urinário (infecção urinária). Mesmo quando o sangramento é vaginal, é importante que se saiba que muitas vezes o sangue é de origem materna e não propriamente do feto em…

Toxoplasmose na gravidez – Quais são os riscos?

O que é toxoplasmose Toxoplasmose é a infecção causada pelo parasito Toxoplasma gondii. Apesar de ser muito comum, a toxoplasmose é uma doença relativamente desconhecida da população, pois na grande maioria dos casos, a infecção é assintomática e passa despercebida. É somente nos pacientes imunossuprimidos e nas grávidas que o Toxoplasma gondii…

Enjoos e vômitos na gravidez – Causas e Tratamento

Náuseas e vômitos no primeiro trimestre da gravidez são eventos tão comuns que podem quase ser considerados como uma manifestação fisiológica. Neste texto vamos abordar as causas e tratamentos para os simples enjoos da gravidez e para a chamada hiperemese gravídica.Este texto é específico sobre enjoo na gravidez. Se está à procura de um texto…

Quando ocorre o período mais fértil para engravidar?

Saber identificar o período fértil não é uma tarefa simples. Em geral, a mulher só fica fértil uma vez a cada mês e o óvulo liberado tem uma janela de tempo muito curta para ser fertilizado, ao redor…

Introdução Muitas mulheres que estão à procura de engravidar têm dúvidas sobre quando é o seu período fértil e quando é melhor momento para ter relações sexuais visando uma gravidez.Ao contrário dos homens, que são férteis o tempo inteiro, a mulher só pode engravidar durante um período muito curto em cada mês. Na verdade, cada óvulo liberado pelo…

Eclâmpsia e pré-eclâmpsia – Sintomas, Causas e Tratamento

A pré-eclampsia é uma complicação da gravidez que se caracteriza por hipertensão arterial e perdas de proteínas na urina.

A eclâmpsia e a pré-eclâmpsia são complicações graves da gravidez, que podem surgir durante a segunda metade da gestação, geralmente após as 20 semanas de gravidez. Em algumas mulheres, a eclâmpsia ou a pré-eclâmpsia podem surgir somente durante o trabalho ou até mesmo depois que o bebê já tenha nascido.Embora a maioria das gravidezes afetadas…

Diagnostico de gravidez – Quais são os testes confiáveis?

Conheça as formas mais confiáveis para diagnosticar uma gravidez em curso.

Introdução O diagnóstico de uma gravidez é feito habitualmente através de análises laboratoriais, tanto na urina como no sangue. Dados da história clínica e do exame físico, como atraso menstrual, enjoo, aumento do volume abdominal e história recente de relação sexual sem uso de um método contraceptivo ajudam na suspeita, mas sozinhos não são…

Por que o ácido fólico é importante na gravidez?

A reposição de ácido fólico antes da gravidez é a forma mais efetiva de prevenir os defeitos do tubo neural no bebê.

Importância do ácido fólico na gravidez O ácido fólico, ou folato (vitamina B9), é um nutriente essencial para a nossa saúde, sendo necessário para a formação do DNA e para uma série de reações enzimáticas envolvidas na produção de aminoácidos e no metabolismo das vitaminas.Durante a gravidez, a demanda do organismo pelo folato aumenta…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais