Menstruação – Visão geral

O que é

Menstruação, ou período, é o sangramento vaginal normal que ocorre de forma cíclica nas mulheres.

Todo mês, o organismo feminino passa por um conjunto de alterações hormonais que tem como objetivo preparar o útero para uma possível gravidez. Se ao final do ciclo a gravidez não tiver acontecido, surge a menstruação.

O sangramento menstrual é composto uma parte por sangue e outra por secreções e tecido da parede interna do útero que se desprendeu.

Para saber mais detalhes sobre a menstruação e o ciclo menstrual, leia:

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa.Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar mais o ciclo!-->!-->!-->…
Leia mais…

Fatos sobre a menstruação

  • A menstruação normal costuma durar menos de 8 dias, sendo que a maioria das mulheres apresenta sangramento por 3 a 5 dias.
  • O ciclo menstrual normal costuma durar entre 24 e 38 dias.
  • Consideramos que o ciclo menstrual é regular quando a mulher menstrua em intervalos mais ou menos iguais a cada ciclo, com menos de 7 dias de diferença entre o ciclo mais longo e o mais curto.
  • Consideramos que o ciclo menstrual é irregular quando a mulher menstrua em intervalos diferentes a cada ciclo, geralmente com mais de 7 dias de diferença entre o ciclo mais longo e o mais curto.
  • O primeiro dia de menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual.
  • As mulheres habitualmente menstruam até cerca de 45 a 55 anos.

Para mais informações sobre a menstruação leia:

30 perguntas e respostas sobre a menstruação

Dúvidas mais comuns sobre menstruaçãoA menstruação é um evento que ocorre de forma cíclica nas mulheres em idade fértil.Sua presença é extremamente marcante para o sexo feminino, não só pelos possíveis incômodos que ela causa, mas também porque a primeira e a última menstruação servem como marco divisório entre as fases da vida da mulher. !-->!-->!-->!-->!-->!-->…
Leia mais…

Cólica menstrual

Além do sagramento vaginal, a menstruação também costuma provocar quadro de cólicas abdominais, que é chamado de cólica menstrual ou dismenorreia.

A intensidade da cólica menstrual varia de mulher para mulher. Alguns casos podem ser extremamente dolorosos, a ponto de atrapalhar a vida pessoal e profissional.

Até 90% das adolescentes e 25% das mulheres adultas sofrem de cólicas menstruais. O quadro costuma melhorar conforme a mulher envelhece.

Em geral, a cólica menstrual localizar-se na região inferior do abdômen. Em algumas mulheres a dor pode irradiar-se para as costas ou coxas. Náuseas, suores, diarreia, tonturas, dor de cabeça e cansaço podem surgir também.

Para saber mais sobre as cólicas menstruais, leia:

Cólica Menstrual – Causas e Sintomas

A cólica menstrual, chamada em medicina de dismenorreia, é uma das queixas ginecológicas mais comuns.Dividimos as cólicas menstruais em duas categorias: dismenorreia primária, que é a cólica menstrual que surge sem que haja alguma doença ginecológica por trás, e dismenorreia secundária, que é aquela causada por doenças ginecológicas, como!-->!-->!-->…
Leia mais…

Menarca e menopausa

A primeira menstruação chama-se menarca; a última, menopausa.

A primeira menstruação costuma surgir entre os 10 e 14 anos. 15 anos é considerada a idade limite para o surgimento da menarca. Qualquer menina com 16 anos que nunca tenha menstruado deve ser avaliada por um ginecologista.

A maioria das mulheres entra na menopausa entre os 45 e 55 anos. A idade média é 51 anos. Quando a menopausa surge antes dos 40 anos, chamamos de menopausa precoce.

Para saber mais sobre a menopausa precoce e a menarca, leia:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais