Navegando pela Categoria

Infecção ginecológica

Arquivo com todos os textos sobre infecção ginecológica publicados no site mdsaude.com

Infecção ginecológica

O que é infecção ginecológica

Consideramos infecção ginecológica qualquer infecção do trato reprodutor feminino, que é composto pelas seguintes estruturas: vulva, vagina, colo do útero, útero, trompas e ovários.

Existem vários tipos de infecção ginecológica. As três mais comuns são a vulvite (inflamação da vulva), a vaginite (inflamação do canal vaginal) e a cervicite (inflamação do colo do útero).

Sintomas sugestivos de infecção ginecólogica

Principais causas de infecção ginecológica

A infecção ginecológica pode ser provocada por diversos tipos de infecção, que podem ter como agentes causadores bactérias, vírus, protozoários ou fungos.

As principais formas de infecção ginecológica e suas respectivas causas são:

Vulvite

Vaginite

Cervicite

É importante destacar que a divisão acima é apenas didática, uma vez que é muito frequente a paciente ter mais de um tipo de infecção ginecológica pelo mesmo germe, tal como vulvite e vaginite ou vaginite e cervicite.

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção ginecológica menos comum, porém bem mais grave, pois ela acomete os órgãos reprodutores femininos superiores, como o útero, trompas de Falópio e ovários.

A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente da clamídia ou gonorreia.

Cerca de 15% das mulheres infectadas com gonorreia ou clamídia acabam desenvolvendo doença inflamatória pélvica. A infecção por clamídia é mais comum, mas a DIP provocada pela gonorreia costuma ser mais grave, com maior risco de infertilidade e acometimento de órgãos abdominais.

O tratamento deve ser feito antibióticos apropriados.

Para mais informações sobre a DIP: Doença inflamatória pélvica – Causas, sintomas e tratamento.

Doença inflamatória pélvica – Causas, sintomas e tratamento

A doença inflamatória pélvica é uma infecção do útero, trompas e/ou ovários, que costuma ser provocada por uma doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorreia.

A doença inflamatória pélvica, também chamada de DIP, é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores, nomeadamente útero, trompas de Falópio e ovários, com possível extensão para outras estruturas pélvicas e até abdominais.A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente

15 causas de coceira vaginal

Coceira em qualquer parte do corpo já é algo incômodo, mas quando a coceira ataca as partes íntimas, o desconforto pode ser bastante desagradável e até constrangedor.

IntroduçãoA coceira vaginal, também chamada de prurido vulvar, é uma queixa bastante comum, que pode surgir em mulheres de qualquer idade, sejam elas sexualmente ativas ou não.Embora o prurido vulvar seja um sintoma clássico de infecções vaginais, principalmente de candidíase vaginal, existem várias outras situações que podem cursar com

Glândula de Bartholin – Cisto, Abscesso e Bartolinite

As duas complicações mais frequentes da glândula de Bartholin são a formação de cisto ou de abscesso.

As glândulas de Bartholin são duas glândulas que se localizam na vulva, porção externa da genitália feminina, e têm como função a produção de um fluido lubrificante.Existem dois problemas da glândula de Bartholin que são relativamente comuns: a formação de cisto ou de abscesso, este último um processo chamado também de bartolinite. Ambas…

Candidíase Vaginal – Causas, Sintomas e Tratamento

A colonização vaginal pelo fungo Candida albicans acomete até 50% das mulheres. Na maioria dos casos, porém, não há sintomas.

O que é candidíase vaginal?A candidíase vaginal, também chamada de monilíase vaginal, é uma infecção ginecológica provocada pelo fungo Candida albicans. Essa micose é tão comum que 3 em cada 4 mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase vaginal ao longo da vida.A Candida albicans provoca um quadro de inflamação na vagina e na vulva

Tratamento para candidíase vaginal

A candidíase vaginal é um problema extremamente comum, mas que pode ser difícil de eliminar em alguns casos.

O que é candidíase vaginal A candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por Candida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie Candida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de Candida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns.Candidíase vulvovaginal é uma das causas mais…

Clamídia – DST pela bactéria Chlamydia trachomatis

Conheça os sintomas e o tratamento da clamídia, a DST mais comum em todo o mundo e a principal causa de doença inflamatória pélvica.

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.Como a clamídia é uma infecção transmitida através de…

Herpes Genital – Contágio, Sintomas e Tratamento

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que provoca pequenas bolhas dolorosas na região genital.

O que é herpes genital O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus herpes simplex, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas e úlceras dolorosas na região genital.Apesar de serem semelhantes, o vírus da herpes que provoca lesão labial é diferente do vírus que provoca lesão genital. Por isso eles…

Vaginose Bacteriana – Causas, Sintomas e Tratamento

A classificação da vaginose bacteriana como uma doença sexualmente transmissível é atualmente aceita, apesar de ser ainda controversa.

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pela proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil. A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, principalmente de uma, chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor…

Tricomoníase – DST causada pelo Trichomonas vaginalis

A tricomoníase é uma DST provocada por um protozoário, que é pouco conhecida, mas afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Introdução Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Ela é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum em todo o mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas.Nas mulheres, a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite (infecção da vagina), levando…

Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…

Aprenda a distinguir corrimentos vaginais causados por doenças dos corrimentos vaginais fisiológicos, que são provocados apenas por flutuações hormonais.

O que é corrimento vaginal?Corrimento vaginal é o nome que damos à secreção de fluidos pela vagina, que, dependendo das suas características, pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica.As secreções vaginais naturais são produzidas por glândulas no canal vaginal e têm um importante papel na saúde feminina,

Gonorreia – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A gonorreia é uma das principais DST em todo mundo, com mais de 200 milhões de novos casos a cada ano. Sintomas, como corrimento uretral, são mais comuns nos homens que nas mulheres.

A gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível) que acomete homens e mulheres e é causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo.A gonorréia passa de uma pessoa para outra através de qualquer forma de sexo desprotegido. Indivíduos com vários parceiros sexuais ou pessoas que não usam preservativo…

SÍFILIS – Sintomas, VDRL e Tratamento

A sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns do mundo e o seu principal sinal é uma úlcera genital indolor.

Transmissão | Sintomas | Sífilis primária | Sífilis secundária | Sífilis terciária | Diagnóstico | Tratamento | Critério de cura | ReferênciasO que é sífilisA sífilis é uma doença infecto-contagiosa transmitida principalmente pela via sexual. O agente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais