Qual é a forma correta de tomar a pílula anticoncepcional?

Atualizado em
Comentários: 132

Introdução

A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral ou anticoncepcional oral, é um método de controle de natalidade existente no mercado desde a década de 1960.

Se tomada corretamente, a pílula anticoncepcional tem uma taxa de falha de apenas 0,1%. Na vida real, entretanto, por erros na forma de tomar o medicamento, cerca de 9% das mulheres que usam pílula acabam engravidando, principalmente no primeiro ano de uso do medicamento.

Portanto, para que a pílula anticoncepcional seja um método contraceptivo confiável é preciso que as mulheres saibam perfeitamente como usá-la e tenham disciplina para tomá-la corretamente, sem falhas.

O que é a pílula anticoncepcional?

Existem no mercado vários tipos de pílula anticoncepcional. As mais comuns são os chamados anticoncepcionais orais combinados, que são pílulas compostas por dois hormônios femininos:

  • Estrogênio: na imensa maioria dos casos o estrogênio sintético usado é o Etinil estradiol.
  • Progestina: nome que se dá à forma sintética da progesterona. Há vários tipos no mercado, como Levonorgestrel, Ciproterona, Noretisterona, Desogestrel, Drospirenona, Linestrenol, entre outros.

Os anticoncepcionais orais combinados são, em geral, uma combinação de Etinil estradiol com uma das progestinas citadas acima. Exemplos de marcas de anticoncepcionais orais combinados:

  • Yaz®.
  • Minesse®.
  • Yasmin®.
  • Diane®.
  • Marvelon®.
  • Mercilon®.
  • Selene®.
  • Dalyne®.

Há também pilulas compostas apenas por progestina (sem estrogênio) conhecidas como minipílula. Exemplos de minipílula no mercado:

  • Cerazette®.
  • Micronor®.
  • Minipil®.
  • Nortrel®.

O efeito contraceptivo da pílula anticoncepcional ocorre de várias formas. O principal se dá através da interferência no ciclo menstrual, impedindo que a mulher tenha as variações hormonais naturais que estimulam a ovulação.

Mas os hormônios da pílula também provocam outros efeitos, como tornar o muco produzido pelo colo do útero mais espesso, tornando-o impermeável aos espermatozoides, diminuir a motilidade das trompas e tornar o útero um meio inóspito para a implantação de um óvulo fecundando.

Para que a pílula funcione sem risco de falhas, ela precisa ser tomada diariamente, pois mesmo uma breve alteração nos níveis de estrogênio e progesterona pode ser suficiente para que o ovário seja estimulado a ovular.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o ciclo menstrual, leia:

Como tomar

Existem algumas formas diferentes de tomar a pílula anticoncepcional. A escolha do melhor método é feita pelo ginecologista de forma a se adaptar melhor ao histórico clínico e às atividades de vida de cada mulher.

Tentarei explicar as formas mais comuns de se tomar a pílula, mas é importante que a despeito das orientações fornecidas aqui, você siga as orientações do médico e da bula do medicamento.

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina

O ciclo menstrual de quem toma pílula é de 28 dias. Na maioria dos casos, em cada ciclo, as mulheres tomam a pílula durante 21 dias seguidos e fazem uma pausa por 7 dias.

Durante a pausa, como cessam-se os hormônios, a menstruação costuma descer. A pausa deve ser sempre de 7 dias, independente do tempo de duração da menstruação.

Mesmo que a mulher ainda esteja menstruada, a pílula deve ser recomeçada invariavelmente no oitavo dia. Da mesma forma, se a menstruação for bem curta e já tiver desaparecido no terceiro dia, a pausa permanece de 7 dias.

A maioria das pílulas anticoncepcionais vem em caixas com 21 comprimidos, mas há marcas com 28 comprimidos, sendo os últimos 7 compostos apenas por açúcar ou qualquer outra substância inócua.

As caixas com 28 comprimidos servem para que a mulher não tenha que todo mês ficar contanto 7 dias sem tomar a pílula. Deste modo, ela pode emendar uma caixa na outra sem maiores preocupações.

Alguns anticoncepcionais têm um período de pausa diferente, como é o caso do Yaz®, cuja pausa é de apenas 4 dias. Neste caso, a mulher toma a pílula por 24 dias e pausa por 4 dias.

Existem também outra duas formas de tomar a pílula anticoncepcional: regime contínuo e regime estendido:

  • No regime contínuo, a mulher toma pílulas com hormônios ininterruptamente. Todas as pílulas da caixa têm hormônios e a mulher não menstrua nunca.
  • No regime estendido, a mulher toma pílulas durante 84 dias seguidos e depois faz uma pausa de 7 dias. Deste modo, a menstruação só desce uma vez a cada 3 meses.

Pílulas de progestina – minipílula

A minipílula, uma forma de pílula anticoncepcional que contém apenas progestina, costuma vir em caixas com 35 comprimidos. Esta forma de pílula deve ser usada todos os dias, ininterruptamente. Não há pausas.

A minipílula tem doses muito mais baixas de hormônios, por isso deve ser tomada diariamente sempre na mesma hora. Basta um atraso de mais de 3 horas para que a eficácia contraceptiva fique prejudicada.

Como o uso da minipílula é contínuo, a mulher não costuma menstruar. Porém, dada a baixa dose de hormônios, alguns sangramentos de escape podem eventualmente ocorrer. Todavia, se os escapes de sangue forem muito frequentes, procure orientações do seu ginecologista, pois a pílula pode não estar funcionando adequadamente.

Para saber mais detalhes sobre a minipílula, leia: Minipílula – Anticoncepcional de progesterona

Como tomar a pílula pela primeira vez?

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina

Mulheres que vão iniciar a pílula pela primeira vez na vida, ou que vão reiniciar o uso após alguns meses ou anos de pausa, costumam ser orientadas a começar a caixa no primeiro dia da menstruação.

Essa forma de iniciar o anticoncepcional é a mais eficaz e garante segurança contraceptiva imediata, não havendo necessidade de usar camisinha durante os primeiros dias de uso, já que a proteção contra a gravidez ocorre desde o primeiro comprimido.

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo. Porém, esta forma de iniciar apresenta a desvantagem de não conferir proteção imediatamente. A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

Se a paciente tem risco de estar grávida, este modo de início também não é o mais adequado. Se há esta suspeita, é melhor esperar pela menstruação antes de iniciar a pílula (os testes de gravidez só ficam positivos após pelo menos 1 ou 2 dias de atraso menstrual – leia: Teste de gravidez: saiba como e quando fazer).

Uma vez iniciada a pílula, a mulher deve tomá-la conforme lhe foi prescrita, sejam 21 dias contínuos e pausa de 7 dias, 24 dias contínuos e pausa de 4 dias ou uso contínuo sem pausas.

Não se deve trocar de marcas de um ciclo para o outro. Por exemplo, não adianta comprar Diane® num mês e no seguinte trocar para Yasmin®. Não é a forma correta de tomar a pílula.

Pílulas de progestina – minipílula

A minipílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo, mas nos primeiros 7 dias não há garantias de que ela previna uma gravidez. Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.

Assim como a pílula combinada, se a minipílula for iniciada no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação, a sua ação contraceptiva é imediata, não havendo necessidade de uso de outro método anticoncepcional desde o primeiro comprimido.

O que fazer se esquecer a hora de tomar a pílula?

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina

Nos casos dos anticoncepcionais orais combinados, a pílula não precisa ser tomada exatamente na mesma hora todo dia. Porém, não é bom atrasar a toma por mais de 12 horas. Se você tomou uma pílula às 9h, o ideal é que no dia seguinte não a tome depois das 21h.

Se o atraso for maior que 12 horas, tome a pílula assim que se lembrar, mas mantenha o horário da próxima inalterado, mesmo que isso signifique tomar duas pílulas no mesmo dia.

Por exemplo, você deveria ter tomado a pílula às 19h, mas sé se lembrou no dia seguinte de manhã, às 9h. Neste caso, tome uma pílula às 9h e outra normalmente às 19h.

Atrasos de apenas 1 comprimido (1 dia) não costumam causar falhas no efeito da pílula, principalmente se a mulher já estiver usando o anticoncepcional há algum tempo.

O perigo de falha é alto se a mulher esquecer de tomar 2 ou mais pílulas seguidas (mais de 48 horas de atraso), principalmente se for nos primeiros dias do ciclo. Neste caso, entre em contato com o seu ginecologista para receber orientações. Em geral, ele irá lhe sugerir a seguinte conduta:

  • Se ainda faltarem 7 ou mais comprimidos na cartela, interrompa o uso da pílula, faça uma pausa de 7 dias e então recomece com uma nova cartela.
  • Se faltarem menos de 7 comprimidos na cartela, despreze esta cartela e comece uma nova, sem fazer a pausa de 7 dias neste ciclo.

Se for ter relações sexuais, use camisinha até ter pelo menos 7 dias seguidos de uso da nova cartela.

Se você tiver tido relações sexuais durante este período de 2 ou mais dias de esquecimento, use a contracepção de emergência, conhecida popularmente como pílula do dia seguinte (leia: Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos adversos).

Pílulas de progestina – minipílula

Como a minipílula possui quantidades muito menores de hormônios, o conceito de atraso é bem mais rigoroso.

A minipílula deve ser tomada sempre na mesma hora do dia. Um simples atraso demais de 3 horas é suficiente para a pílula perder o efeito. Caso você perca a hora, tome a minipílula assim que se lembrar, mantendo a dose seguinte no horário habitual, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Nos próximos 2 dias, toda relação sexual deve ser feita com preservativos, pois não há garantias de que o anticoncepcional esteja funcionando neste período.

Já há no mercado minipílulas, como o Cerazette®, cujo atraso nas tomadas pode ser de até 12 horas. Se houver atrasos maiores que 12 horas na ingestão do comprimido, tome a minipílula assim que se lembrar, mantendo a dose seguinte no horário habitual, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Da mesma forma, durante os próximos 2 dias, toda relação sexual deve ser feita com preservativos, para evitar uma gravidez não desejada.

Dúvidas comuns

No caso da pílula combinada de 21 ou 24 dias, se eu tiver relações desprotegidas durante a pausa posso engravidar?

Não, mesmo nos 7 ou 4 dias de pausa programada, o anticoncepcional continua agindo normalmente. Só há risco de falha se a pílula não estiver sendo tomada corretamente.

Qual é a pílula mais eficaz, a minipílula ou a pílula combinada?

Se tomadas corretamente, ambas têm eficácia acima de 99%. Porém, como o intervalo de tolerância da minipílula é bem mais curto, na prática, vemos as mulheres tomando a minipílula de forma errada com mais frequência e, consequentemente, tendo mais gravidezes indesejadas.

Posso tomar antibióticos durante o uso da pílula?

Sim, isto é um mito. Excetuando-se a rifampicina, que realmente corta o efeito do anticoncepcional, nenhum estudo conseguiu comprovar que outros antibióticos trazem riscos de falha da pílula. Para saber mais, leia: Antibiótico Corta o Efeito do Anticoncepcional?

Tomo a pílula combinada de 21 dias e por motivos pessoais quero neste mês atrasar minha menstruação por alguns dias. Posso continuar a tomar a pílula continuamente, de forma a não menstruar?

O ideal é conversar com o seu ginecologista antes de tomar essa decisão. Algumas pílulas são feitas para serem usadas com pausas (algumas das pílulas na cartela não contém hormônios). Outras podem ser usada com ou sem pausas.

Há atualmente pílulas no mercado desenvolvidas especificamente para serem usadas continuamente, sem que haja pausa para menstruação. Converse com o seu ginecologista para encontrar um anticoncepcional oral que melhor se adapta ao seu estilo de vida (para mais informações, leia: Uso contínuo da pílula para não menstruar).

Tomar a pílula durante muitos anos faz mal? É melhor suspender a pílula de tempos em tempos para descansar os ovários?

Não. Não há nenhuma vantagem em suspender a pílula temporariamente por alguns meses após anos de uso.

Tomei a pílula anticoncepcional e vomitei logo depois. Devo tomá-la novamente neste dia?

Se a pílula tiver sido tomada há menos de 1 hora, é possível que ela tenha saído no vômito. Neste caso, a mulher deve tomar um novo comprimido, sim. No dia seguinte, o próximo comprimido deve ser tomado na hora habitual. Se o episódio de vômito ocorreu mais de 1 ou 2 horas após a ingestão da pílula, não é preciso repetir a dose.

Obs: diarreias, a não ser em casos muito agressivos, não interferem na eficácia da pílula.

Por distração tomei a pílula duas vezes no mesmo dia. O que fazer?

Não faça nada. Continue a tomar a pílula da mesma forma no dia seguinte.  Não é preciso pular um dia para compensar.

Posso tomar anticoncepcionais orais durante a amamentação?

Em geral, a mulher não ovula durante o período de aleitamento. Se a mãe quiser ter uma maior segurança, e não está disposta a usar preservativos, o ideal é usar a minipílula, que não possui efeitos sobre a produção de leite.

Existe uma idade mínima para começar a tomar a pílula?

Não. A partir do momento que a adolescente tenha tido sua primeira menstruação, ela pode engravidar. Portanto, toda adolescente com vida sexual ativa pode usar anticoncepcionais, sem risco de atrapalhar o crescimento ou causar redução da fertilidade no futuro.

Pílula anticoncepcional faz mal?

Não. O risco de problemas em mulheres jovens e saudáveis é muito baixo. O risco de trombose é de 0,1% e de eventos cardiovasculares é de apenas 0,02%. Para saber mais, leia: 10 Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Pílula do dia seguinte Pílula do dia seguinte: como tomar e efeitos adversos
Pílula e câncer A pílula anticoncepcional causa ou previne câncer?
Pilula e antibióticos Antibióticos Cortam o Efeito do Anticoncepcional?
Interações da pílula Interações entre remédios e anticoncepcionais
Contraceptivos de barreira - camisinha Contracepção de barreira: (contra gravidez e DST)
Métodos contraceptivos 20 opções de métodos anticoncepcionais e suas taxas de êxito
Amamentação Melhores métodos anticoncepcionais durante a amamentação
Camisinhas Camisinha masculina: como usar e taxa de eficácia
Ligadura tubária Laqueadura tubária: como é feita e reversão
Efeitos colaterais da pílula 10 Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional
Pílula engorda Tomar pílula anticoncepcional engorda?
Pílula para não menstruar Tomar anticoncepcional para não menstruar
DIU DIU (dispositivo intrauterino): tipos e indicações
Minipilula Minipílula anticoncepcional: como tomar, tipos e efeitos
Evra EVRA – Adesivo anticoncepcional
Métodos contraceptivos Anticoncepcional mais indicado para cada situação
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

132 comentários em “Qual é a forma correta de tomar a pílula anticoncepcional?”

  1. Eu tomo o Diane 35, pensei que tinha esquecido de tomar e tomei duas pilulas no mesmo dia sem ter esquecido. Dou a pausa normalmente? Mesmo sabendo que a cartela irá acabar um dia antes do previsto? ou preciso repor a ultima pilula?

    Responder
  2. Olá.. Nunca utilizei anticoncepcional de cartelinha.. Mais ja utilizei pds.. No sabado dia 12/12 tomei pds .. A menstruação veio 17/12 .. Quero iniciar o anticoncepcional.. Como posso proceder.. Ja comprei microvlar mais nao sei quando devo começar..

    Responder
    • O ideal é ter uma consulta com o ginecologista antes de começar. A pílula é uma droga que tem hormônios e pode causar efeitos adversos. Dependendo do seu histórico clínico, pode não ser o melhor método contraceptivo para você.

      Responder
  3. oi doutor, tomei minha primeira cartela de anticoncepcional, desde o primeiro dia da menstruação, como devo iniciar a segunda cartela?

    Responder
  4. esqueci de tomar a pilula (anticoncepcional) no horário certo, só tomei 3 horas depois e no mesmo dia tive relação, corro o risco de engravidar ?

    Responder
  5. Dr. Minha filha começou a tomar a pílula Tantin no primeiro dia de menstruação, conforme indicação médica. No entanto a menstruação não foi embora. Isso é normal?

    Responder
  6. Doutor, tive uma intoxicação alimentar e com isso tive diarreia (1 evacuação) 3 horas e meia após ter tomado o anticoncepcional. Há a necessidade de tomar outro comprimido?

    Responder
    • Só há necessidade de tomar outro comprimido se a paciente tiver diarreia intensa e com várias evacuações por dia.

      Responder
  7. oi, Doutor comecei no lugar incorreto, desculpa estou tomando anticoncepcional a 1 semana após uns dois anos de pausa, transei sem camisinha devo tomar PDS? ou continuo o meu anticoncepcional normalmente?

    Responder
  8. Oi tomo anticoncepcional Level já tem bastante tempo mais ou menos no mesmo horário gostaria de saber se depois da pausa de 7 dias o primeiro comprimido da nova cartela já faz efeito

    Responder
  9. Dr minha namorada menstruou antes de acabar a cartela…o problema é que vamos nos casar e as nupcias vao ser daki alguns dias, li em varios sites que falam que deve-se continuar a tomar a cartela e fazer a pausa de 7 dias…mas as nupcias vao ser bem na epoca da pausa…o que fazer??

    Responder
  10. Boa noite Dr. Pedro, eu e minha namorada tivemos relação desprotegida por volta do dia 10/11/2014, ela cerca de 14/16h após tomou a PDS, uns 5 dias depois ela menstruou (não como o normal, um pouco menos), já em dezembro novamente ela menstruou por volta dos dia 17 (o normal seria dia 22, e foi uns 2,3 dias de menstruação sem ser o fluxo normal), no mês de janeiro ela menstruou por volta do dia 10, sendo que foi pouco, na realidade um borrão pela manhã e depois ela passou o dia com absorvente, mas sem a necessidade, por que já não tinha mais nada, ela já tem a possibilidade de ter o ovário policistico, a PDS pode afetar mais o ciclo menstrual a mais de quem tem isso?

    Obg
    Abs

    Responder
  11. Nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional. Me explique como iniciar, fiquei com dúvidas. Devo iniciar no 1° dia da menstruação e continuar nos dias seguintes da menstruação até acabar a cartela de 21 e depois pausar por 7 dias ??

    Responder
  12. Dr. logo após a pausa atrasei o selene em 8h no primeiro dia e em 2h no segundo. Tomo a mesma pilula há 2 anos. Corro algum risco de estar grávida? Obrigada.

    Responder
  13. Comecei a tomar Selene esse mês no dia 3 mas esquece no dia 8 e no dia 9 tive preliminares com meu namorado e ele passou o pênis na minha vagina, mas ele não tinha ejaculado. Existe o risco de gravidez?

    Responder
  14. Eu acabei vomitando o anticoncepcional 1 hora e meia após ter tomado,eu devo tomar outra ?E se tiver q tomar posso continuar a cartela normalmente? Devo dar uma pausa de 7 dias ou 8 por tomar duas no mesmo dia ?

    Responder
  15. Oi Dr, tomei minha primeira pilula anticoncepcional no primeiro dia da menstruação. Mas a menstruação veio cerca de 23h e bem pouco mesmo, logo tomei a pilula e só veio descer muito no outro dia.. A partir daí tomo todos os dias exatamente as 23h. Esta correto? Obrigada!

    Responder
    • Se não for minipilula, não precisa ser exatamente às 23h todos os dias. Você pode tomar às 20h ou 21h se achar que esse horário é mais cômodo. Ao longo dos dias, você pode ir ajustando a hora que lhe for mais conveniente.

      Responder
  16. Olá Dr. Boa tarde!
    Eu estou tomando anticoncepcional conforme orientada pela minha gineco., já faz mais de um ano, porém nesse ultimo mês dei inicio a cartela, só que me perdi toda nos dias, era pra ter parado já de tomar, só que hoje ainda restam 4 pilulas, estranhei, resolvi parar de tomar então, agora preciso saber quando posso voltar a tomar? No primeiro dia da próxima menstruação? Provavelmente ira descer novamente essa semana ou na proxima, e agora?

    Responder
      • Mesmo a pausa sendo de uns 4 dias?
        Por exemplo, tomei a ultima ontem 10/12, vai descer por volta do dia 13 ao dia 15/12, não tem problema nenhum, mesmo com essa pausa de poucos dias de uma pilula para outra?

        Responder
        • Não tem problema. Se você ficar mais de 2 dias sem tomar a pílula, ela para de funcionar. Pra recomeçar, o mais seguro é fazer no início do ciclo. Outra opção é começar a nova cartela hoje sem fazer pausa alguma e sem esperar a menstruação descer. De qualquer forma, o ideal é usar a camisinha nos 7 primeiros dias.

    • O primeiro dia do ciclo é sempre o melhor. Mas em uma troca simples de marca, você pode iniciar no dia que deveria reiniciar a cartela da marca antiga.

      Responder
  17. Dr. eu nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional, tenho que passar no medico para ele me receitar algum? Ou posso usar o Diane ou o Selene que são os mais usados?

    Responder
    • Sim, o correto é ser avaliada pelo médico antes de iniciar a pílula. Isso ajuda-o a escolher a melhor marca e a evitar efeitos colaterais.

      Responder
  18. Olá Dr.! Estou tomando o Yaz ininterruptamente há algum tempo, Será que tem problema? Eu não queria mais menstruar e o Cerazete não adiantou para mim..
    Obrigada!!

    Responder
    • Você tem tomado o Yaz ininterruptamente por orientação médica ou por conta própria? Se foi o ginecologista que prescreveu assim, não tem problema.

      Responder
    • Não, a não seja que você esteja tomando a mini-pílula. A pílula comum precisa de um atraso de 48 horas para falhar.

      Responder
  19. Oi. Esqueci de tomar uma pilula na primeira semana que iniciei a cartela, lembrei e tomei 11h depois, tem chance de engravidar, devo me prevenir nos proximos dias?

    Responder
  20. Ola boa tarde…É a primeira vez q minha mulher toma a pilula anticoncepcional…ela tomou a primeira pilula no primeiro dia da menstruação dela…quando agente pode ter relação sem o uso da caminha?

    Responder
  21. Olá!
    Dr. tenho 21 anos iniciei uma vida sexual e quero tomar anticoncepcional! meu ciclo menstrual é normal..
    mais estou na duvida de qual anticoncepcional seria o ideal por ser a primeira vez que vou tomar.

    Obrigada!

    Responder
    • O ideal é ir ao ginecologista para ele fazer uma avaliação médica antes de indicar um tipo específico de anticoncepcional.

      Responder
  22. Dr. boa tarde, esses ultimos dias estive doente, já a 2meses tomo o Elani ciclo meu horário é de 18hrs ao tomá-lo num dia desses vomitei as 18hrs30min, mesmo assim continuei a tomá-lo até o término, que foi Sábado(05) de acordo com minhas contas só irei para próxima cartela Domingo(13). Queria saber se cortou o efeito quando vomitei ? Ou se posso está grávida? Menstruei Sexta(04).. Desde já agradeço !

    Responder
  23. Dr.
    Boa noite!

    Eu quero começar a tomar anticoncepcional, mas realmente é necessário ir a uma consulta no ginecologista?
    Quero tomar a pílula Selene. Posso começar a tomar mesmo sem receita médica?

    Obrigada.

    Responder
  24. Minha dúvida: Eu tomava cicloprimogyna e vou começar a tomar o tess. Devo começar a tomar o tess no primeiro dia de minha menstruação ou no mesmo dia que fosse para eu tornar a tomar o cicloprimogyna(dando pausa de 7 dias)?

    Responder
  25. Olá, faço uso do ac Selene porem ultimamente tomo em horários aproximados (uma ou duas horas de atraso no máximo) corro risco de engravidar dessa forma?
    E tomei 2 comprimidos semana passada devido o esquecimento de um, porem me senti muito enjoada, fiz dois testes de farmácia e deu negativo, será apenas efeito colateral por ter tomado dois comprimidos sem estar acostumada?

    Responder
  26. Bom dia, Dr.

    Tenho uma duvida, tomo tamisa com 28 comprimidos(sem pausa), a 6 meses,gostaria de mudar para o Tamisa que de para fazer a pausa com 21 comprimidos posso fazer tenho que dar a pausa de 7 dias e começar o Tamisa com 21 comprimidos? como devo fazer a troca ?

    Obrigada!

    Responder
  27. Dr. vou tomar anticoncepcional *iume pela primeira vez no caso quero iniciar fora do primeiro dia do ciclo, porém faltam três dias p/ minha menstruação descer, ainda vou menstruar tomando hoje o anticoncepcional?

    Responder
    • Espere a menstruação descer. O ciclo fica mais certo dessa forma. Começar o anticoncepcional agora pode atrapalhar a descida da menstruação.

      Responder
  28. Dr. Uso anticoncepcional há uns 3 anos. Estava no ínicio de outra
    cartela, aliás no segundo dia, mas acabei dormindo fora e não tomei.
    Costumo tomar entre 21 e 23h da noite e acabei tomando apenas 11h da
    manhã. Não tenho certeza se passaram 13h ou 14h de atraso. Tive relações
    sexuais sem proteção. Devo tomar a pílula de emergência?

    Responder
  29. Dr. fazia o uso do anticoncepcional Tâmisa 30 à 6 meses e decidi trocar pelo tâmisa 20 (durante esse mês não tive relações), mas veio uma borra o mês inteiro, dei a pausa, a menstruação veio, e agora vou começar com o tâmisa 30 novamente, nessa troca corro risco de gravidez?.. desde já, obrigada!

    Responder
  30. Boa tarde DR. minha duvida é que tomei os 21 dias da pirula e acabei esquecendo do intervalo de 7 dias e imendei a outra caixa na sequencia e ja estou tomando a 14 dias a segunda caixa. E minha mestruação não veio o que é correto fazer se ela vier devo para de tomar ou continuo? e se ela não vier continuo tomando até dar mais 21 dias da segunda caixa e paro ?

    Responder
    • Continua tomando normalmente e não esqueça de fazer a pausa desta vez. Com o uso contínuo, a menstruação não virá.

      Responder
  31. Olá Dr. Dia 25/01 inciarei a 6° cartela do anticoncepcional, tomo sempre a noite (19h). E minha dúvida é.. posso ter relações nesse 1 comprimido? Já estarei protegida? Corre algum risco?

    Responder
    • Se você tem tomado a pílula corretamente, você está protegida por todo o ciclo, mesmo durante e logo após as pausas.

      Responder
  32. Ola Doutor, é possivel engravidar tomando a minipulila Cerazette corretamente, tendo transado sem camisinha e sem ejacular dentro da vagina?

    Responder
  33. Olá..
    Sr.Doutor, eu e meu namorado queríamos iniciar a nossa vida sexual, então comecei a tomar a pilula diane 35, meu período veio no dia 4 de dezembro a noite mas eu como ainda não tinha comprado a pilula so iniciei a carteira no dia 5 de dezembro, tomei sempre todos os dias nunca falhei um e sempre a mesmo hora (22.30) certinho todos os dias, e tivemos relações sexuais nos dias 8,10,11… usamos preservativo mas somos ambos inexperientes e temos medo que o preservativo não nos tenha protegido, porque foi a primeira vez que tivemos relações e usamos preservativo..
    estou nervosa porque tenho medo de por ter começado no 2 dia da menstruação embora nunca tenha falhado nenhum comprimido não tenha estado protegida e também apesar de ter usado preservativo ter passado esperma para dentro da minha vagina..
    ate porque já acabei a carteira e já passou 3 dias e a menstruação ainda não me veio, e os meis seios estão doridos e cresceram mas não sei se é pela toma da pilula ou sintoma de gravidez
    posso estar gravida?? espero uma respostas ansiosamente
    obrigada

    Responder
    • Se você tomou os comprimidos de forma certinha, não tem problema ter iniciado a pílula no segundo dia de menstruação.Se você menstruou no dia 04, não é esperado que você ovule ao redor do dia 8 ou 10.

      Responder
  34. Doutor uso cerazette a 2 anos e nos ultimos meses está ocorrendo escapes.Mesmo com os escapes estou protegida? Devo procurar o médico para trocar de anticoncepcional?

    Responder
    • Depois de 2 anos não é esperado que haja tantos escapes assim. Isso não é necessariamente sinal de falha da contracepção, mas o ideal é mesmo procurar saber a opinião do ginecologista.

      Responder
    • Depois de 2 anos não é esperado que haja tantos escapes assim. Isso não é necessariamente sinal de falha da contracepção, mas o ideal é mesmo procurar saber a opinião do ginecologista.

      Responder
  35. Boa tarde! minha endrocino mudou meu anticoncepcional para o diclin, e a pausa da proxima cartela do novo anticoncepcional (diclin) vai dar na semana do natal! não queria menstruar nessa semana por estar viajando, minha gineco me disse que esporadicamente eu poderia emendar cartelas e li o texto e sei que nao é bom emendar cartelas mas, tem algum problema eu emendar a primeira cartela com a segunda do novo anticoncepcional? sei que só estarei segura na segunda cartela, isso também se aplica se eu tomar as duas emendadas ou posso ter algum prejuizo na eficacia? obrigada!

    Responder
  36. já estou com um ciclo atrasado e não estou gravida, posso começar a tomar os comprimido em qualquer dia mesmo com a ausencia da mestruação, para assim ajudar a regular o proximo clico?

    Responder
    • Rafa, não comece com o anticoncepcional sem antes conversar com o ginecologista. Até para ele poder decidir qual é a melhor pílula para você.

      Responder
  37. Bom dia Doutor, estou tomando anticoncepcional com 28 comprimidos, tomei dois comprimidos no mesmo dia e no outro dia continue tomando no horário de costume. Preciso saber Doutor se no final do ciclo que irá faltar um comprimido preciso comprar outra cartela para completar os 28 certos ou não . O que faço Doutor? Obrigada.

    Responder