Navegando pela Categoria

Anticoncepcionais

Arquivo com todos os textos sobre métodos contraceptivos publicados no site mdsaude.com

O que é um método contraceptivo

Chamamos de método contraceptivo, ou método anticoncepcional, qualquer ação ou dispositivo que tenha como objetivo reduzir a chance da mulher engravidar após relação sexual. Alguns métodos são bastante efetivos, como a pílula ou a injeção anticoncepcional, enquanto outros apresentam elevada taxa de falha, como o coito interrompido ou a tabelinha.

Tipos

Os métodos anticoncepcionais costumam ser divididos em 5 grupos:

  • Métodos de barreira: dificultam a ocorrência de gravidez por criarem uma barreira física que impede a chegada do espermatozoide ao óvulo. Esse tipo de método também costuma ser eficaz contra a transmissão de DST (ex: camisinha masculina e feminina).
  • Métodos hormonais: utilizam hormônios, como progesterona e estrogênio, para manipular o ciclo menstrual e inibir a ovulação (ex: pílula, implantes ou injeção anticoncepcional).
  • Métodos intrauterinos: dispositivos implantados dentro do útero, que podem ou não conter hormônios (ex: DIU).
  • Métodos permanentes: métodos que produzem contracepção permanente e de difícil reversão (ex: vasectomia e ligadura tubária).
  • Métodos alternativos ou naturais: métodos que não utilizam fármacos nem dispositivos artificiais (ex: tabelinha, amamentação e coito interrompido).

Para saber mais detalhes sobre cada um dos grupos, leia os seguintes artigos:

Pílula anticoncepcional

O método contraceptivo mais popular no mundo todo é a pílula anticoncepcional hormonal.

Existem basicamente três tipos de pílula:

Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

Devido à diminuição progressiva das doses de estrogênio e progesterona presentes na pílula nos últimos 50 anos houve uma relevante redução na incidência de efeitos colaterais graves, tais como tromboses e complicações cardiovasculares. Porém, apesar de mais baixo, o risco ainda existe.

Explicamos as interações medicamentosas e os efeitos colaterais mais comuns da pílula anticoncepcional nos seguintes artigos:

Outras opções de contracepção

Existem atualmente dezenas de métodos anticoncepcionais, sendo os mais comuns (em ordem alfabética):


Pílula anticoncepcional – 27 Dúvidas mais comuns

Anticoncepcionais hormonais oraisExistem atualmente dois tipos de pílula anticoncepcional de uso frequente: a pílula contraceptiva oral combinada, composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, e a minipílula, feita apenas com progesterona.Ambas são extremamente eficazes, com uma taxa de sucesso próxima de 100% quando são tomadas de…

Melhores Métodos Anticoncepcionais Durante a Amamentação

Pílula, DIU, implantes, injeções, camisinha, pilula do dia seguinte... Saiba quais são os métodos contraceptivos mais seguros durante o aleitamento materno.

IntroduçãoMulheres que fazem aleitamento exclusivo dos seus bebês costumam não ovular nem menstruar. A própria amamentação serve como método contraceptivo e sua taxa de sucesso é de 98% nos 6 primeiros meses.Quando o aleitamento exclusivo é interrompido, geralmente aos 6 meses, o bebê começa a mamar menos e o estímulo para supressão da…

Método anticoncepcional mais indicado para cada situação

As mulheres que utilizam métodos anticoncepcionais são habitualmente jovens e sem problemas graves de saúde. Por isso, boa parte das delas não se preocupa muito com efeitos adversos nem complicações na hora de escolher o seu método anticoncepcional. Muitas até começam a utilizar um contraceptivo sem nenhuma…

EVRA – Adesivo anticoncepcional

Conheça o método anticoncepcional que age através de um adesivo para colar na pele.

O adesivo anticoncepcional é uma forma de contracepção hormonal semelhante à pílula anticoncepcional, porém mais cômoda por ser feita através de adesivos transdérmicos que precisam ser aplicados à pele apenas 1 vez por semana. O mecanismo de ação do adesivo é igual ao da pílula, com a vantagem de não ser necessário tomar comprimidos diariamente. …

20 Métodos Anticoncepcionais Para Evitar a Gravidez

Conheça os principais métodos contraceptivos disponíveis no mercado e compare as suas taxas de eficácia.

Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de uma mulher engravidar após uma relação sexual.Os métodos anticoncepcionais podem ser simples e gratuitos como a tabelinha ou o coitus interruptus (coito interrompido), ou mais complexos e…

Minipílula – Vantagens e Desvantagens

A chamada minipílula é um anticoncepcional que não contém estrogênio, hormônio que é responsável pela maior parte dos efeitos adversos das pílulas.

A pílula anticoncepcional é uma forma de controle de natalidade disponível no mercado desde a década de 1960.No início, as pílulas continham grandes quantidades dos hormônios progesterona e estrogêneo, o que era responsável pela alta taxa de efeitos colaterais, incluindo alguns graves, como trombose, AVC e doenças cardiovasculares.Desde a…

A pílula anticoncepcional pode causar câncer?

Será que, em nome no controle de natalidade, estamos provocando mais casos de câncer na população do que seria esperado, caso os anticoncepcionais não existissem?

IntroduçãoA pílula anticoncepcional é um método contraceptivo extremamente eficaz, com uma taxa de sucesso de cerca de 97%, podendo chegar a incríveis 99,9% se for tomada de forma correta. Esses resultados tornaram os contraceptivos orais um dos métodos anticoncepcionais mais populares em todo o mundo. Atualmente, cerca de 10% da população…

Quais antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional?

O único antibiótico que comprovadamente pode reduzir o efeito contraceptivo dos anticoncepcionais hormonais é a rifampicina.

Antibióticos e anticoncepcionaisDurante muito tempo os antibióticos foram considerados os grandes vilões das mulheres que tomavam a pílula anticoncepcional. A falta de estudos científicos desenvolvidos exclusivamente para pesquisar a interação entre antibióticos e a pílula, associado a relatos pontuais de falha dos anticoncepcionais orais após…

DIU Mirena e DIU de Cobre – Anticoncepcional Intrauterino

O dispositivo intrauterino (DIU) é atualmente considerado o melhor método de contracepção para as mulheres.

Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intrauterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez. Estudos mostram que em 5 anos de uso, a taxa de sucesso contraceptivo do DIU é de 99,3%, mais elevada que a maioria dos outros métodos anticoncepcionais reversíveis,…

Tomar anticoncepcional para não menstruar faz mal?

Menstruar é um evento necessário na vida mulher ou apenas um desconforto que pode ser eliminado sem maiores repercussões?

IntroduçãoQual é a mulher que, ao menos uma vez na vida, não desejou poder deixar de menstruar? A ideia de poder se manter fértil, saudável e nunca mais ter de passar pelos desconfortos mensais da menstruação é algo bastante tentador para a maioria das mulheres. Porém, a segurança da supressão da menstruação sempre foi um fator que impediu a…

Tomar a pílula anticoncepcional faz engordar?

Há quem diga que a pílula engorda, há quem jure que ela emagrece e ainda há aquelas que dizem não sentir efeito algum.

Um dos maiores mitos acerca do uso da pílula é em relação a um suposto ganho de peso que as mulheres apresentam após iniciarem o anticoncepcional. Infelizmente, queixas de ganho de peso talvez sejam o principal motivo para o abandono das pílulas.Mas, afinal, a pílula anticoncepcional realmente engorda ou isso é apenas uma percepção errada sem…

Efeitos colaterais comuns dos anticoncepcionais hormonais

A pílula anticoncepcional é um excelente método contraceptivo, porém, ela não é isenta de efeitos adversos.

IntroduçãoA pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral, é um método contraceptivo muito confiável, com uma taxa de sucesso ao redor dos 99%. Além de impedir a gravidez, os anticoncepcionais também são benéficos em outras situações, como no tratamento do hiperandrogenismo (excesso de hormônio masculino), da dismenorreia…

Contracepção de barreira: proteção contra gravidez e DST

Conheça quais são os métodos contraceptivos de barreira, que agem impedindo a entrada dos espermatozoides dentro do aparelho reprodutor feminino.

Existem atualmente mais de uma dezena de métodos anticoncepcionais diferentes, boa parte deles com boa taxa de sucesso na prevenção da gravidez. Alguns anticoncepcionais servem não só como método de controle de natalidade, mas também como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, como é o caso dos preservativos.Dentre tantas opções,…

Como tomar a pílula anticoncepcional

Se tomada de forma correta, a pílula anticoncepcional tem uma taxa de sucesso superior a 99%.

A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral ou anticoncepcional oral, é um método de controle de natalidade existente no mercado desde a década de 1960. Se tomada de forma correta, a pílula anticoncepcional tem uma taxa de falha de apenas 0,1%. Porém, na vida real, por erros na forma de tomar o medicamento, cerca de 9% das…

Laqueadura tubária – Como é feita e chance de reversão

A laqueadura tubária funciona como método anticoncepcional definitivo porque é um procedimento que causa interrupção no trajeto de ambas as trompas.

O que é a laqueadura tubáriaA laqueadura tubária, também chamada de ligadura de trompas, é um procedimento de esterilização que tem como objetivo impedir que a mulher consiga engravidar. Essa técnica é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, ao redor de 99%.A laqueadura funciona como método…

Pílula do dia seguinte – Como Tomar e Taxa de Eficácia

A pílula do dia seguinte é uma forma de contracepção de emergência que pode ser tomada após o fim da relação sexual.

O que é a pílula do dia seguinte?Conforme explicamos no artigo: 20 métodos anticoncepcionais mais comuns existem dezenas de métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado. Porém, por motivos diversos, todos os dias, milhares de mulheres têm relações sexuais sem a devida proteção de um método de controle de natalidade, passando a estar…

Eficácia da camisinha masculina

O que é a camisinha?O preservativo masculino, popularmente conhecido como camisinha, é o método contraceptivo mais utilizado no mundo.A camisinha é um contraceptivo de barreira, ou seja, ela impede o contato direito com secreções penianas ou vaginais. Desse modo, há possibilidade de prevenção não só da gravidez, como também das de doenças…

Interações medicamentosas da pílula anticoncepcional

Descubra quais são os medicamentos que interferem com a eficácia das pílulas anticoncepcionais.

O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais