Pólipos intestinais: sintomas, risco de câncer e tratamento

Atualizado em
Comentários: 127

O que é o pólipo intestinal?

O pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. Podem surgir pólipos em várias regiões do nosso organismo, tais como estômago, vesícula biliar, útero, cavidade nasal, intestinos e outros. No caso dos pólipos intestinais, o local onde eles são mais comuns é no intestino grosso (cólon).

O pólipo intestinal é um tumor benigno que surge por um crescimento anormal das próprias células da mucosa do intestino. Mal comparando, podemos dizer que são uma espécie de verruga do cólon.

Essas lesões são muito comuns, estando presentes em mais de 30% da população adulta.

Apesar de serem habitualmente benignos, uma pequena parte deles tem potencial para se transformar em câncer de cólon ao longo dos anos.

Felizmente, através da colonoscopia é possível não só diagnosticar, como também remover os pólipos intestinais de forma completa e segura, impedindo-os de se transformarem em um câncer do cólon.

Fatores de risco

Não sabemos exatamente por que os pólipos surgem, mas alguns fatores de risco já são bem conhecidos:

Tipo de pólipos intestinais

Existem vários tipos de pólipos, todavia, dois deles correspondem a imensa maioria:

Pólipos hiperplásicos

São pólipos de tamanho pequeno, normalmente localizados na porção terminal do cólon (reto e sigmoide). Os pólipos hiperplásicos apresentam baixíssimo risco de transformação maligna e não requerem tratamento na imensa maioria dos casos.

Adenomas

Os pólipos adenomatosos são aqueles que apresentam risco de se transformar em câncer. Felizmente, menos de 5% dos adenomas acabam por se transformar em um tumor maligno. E, mesmo assim, um adenoma costuma demorar pelo menos 7 a 10 anos até se transformar em câncer.

Nem sempre é possível distinguir um pólipo hiperplásico de um pólipo adenomatoso com base na aparência durante a colonoscopia, o que significa que muitos pólipos hiperplásicas precisam ser removidos para que possam ser devidamente identificados através da histopatologia. Na dúvida, é melhor retirar o pólipo e enviá-lo para identificação pelo patologista. Em geral, qualquer pólipo com mais de 0,5 cm acaba sendo retirado para avaliação.

Sintomas

A maioria dos pólipos intestinais é de pequeno tamanho e acaba por não causar nenhum sintoma. Normalmente, só são detetados quando se realizam exames de triagem para o câncer de cólon, como a colonoscopia.

Pólipo
Pólipo

Pólipos de tamanho maior podem causar obstrução intestinal por impedir a progressão das fezes ou apresentar escoriações pela passagem de fezes endurecidas, podendo, assim, sangrar. (leia: 14 causas de sangue nas fezes (hemorragia digestiva)).

Diagnóstico

O rastreio para o câncer de cólon está indicado para todas as pessoas acima de 50 anos. Pessoas que tiveram um parente de primeiro grau com câncer de cólon antes dos 60 anos devem começar a fazer o rastreio a partir dos 40 anos.

Atualmente, o exame de escolha para o diagnóstico dos pólipos e para o rastreio do câncer de cólon é a colonoscopia, um exame realizado através de um endoscópio por via anal. A colonoscopia é o exame ideal, pois permite não só a visualização dos pólipos, como também a sua retirada, caso necessária (leia: Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos).

Apenas a olho nu não é possível distinguir um pólipo hiperplásico de um adenoma. Por isso, indica-se a retirada de qualquer pólipo diagnosticado para avaliação histológica (microscópica).

Os adenomas são divididos em três grupos segundo as características das suas células:

1. Adenoma tubular.
2. Adenoma viloso.
3. Adenoma túbulo-viloso.

Pólipos intestinais podem virar câncer?

Todos os pólipos adenomatosos são displásicos, ou seja, são lesões pré-malignas. Porém, como já explicado, apenas uma minoria dos adenomas evoluem para câncer.

Os pólipos vilosos e túbulo-vilosos são os que têm mais risco de malignização. Mas há outros fatores que também nos ajudam a estimar o risco de câncer:

  • Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos. Já pólipos com menos de 0,5 cm possuem baixo potencial de transformação maligna.
  • Presença de mais de 4 pólipos adenomatosos.
  • Existência de displasia de alto grau nos pólipos.

Portanto, um paciente com 1 ou 2 pólipos adenomatosos tubular com menos de 0,5 cm tem risco muito baixo de desenvolver câncer. Por outro lado, um paciente com mais de 4 pólipos vilosos ou túbulo-vilosos, com mais de 1 cm de tamanho e com sinais de displasia de alto grau é aquele com maior risco de desenvolver um tumor maligno.

Tratamento

A maneira mais eficaz de se evitar o câncer de cólon é identificando precocemente pólipos adenomatosos e removendo-os antes que eles se transformem em uma lesão maligna.

Como já referido, os pólipos devem ser retirados pela colonoscopia imediatamente após a sua identificação. O pólipo deve ser removido completamente.

A remoção dos pólipos, que recebe o nome de polipectomia, é um procedimento que não dói e não costuma causar sangramentos. A polipectomia é segura, havendo uma taxa de complicações menor que 1 a cada 1000 procedimentos. Os maiores riscos são a perfuração do cólon e o sangramento, porém, ambos são incomuns.

Raramente, o pólipo é grande o suficiente para a remoção não poder ser feita pelo colonoscópio. Nestes casos, é normalmente necessária cirurgia para extração da lesão.

Para minimizar os risco de complicações, o paciente não deve tomar nem dias antes, nem dias depois, medicamentos que facilitem hemorragias, como aspirina, anti-inflamatórios ou anticoagulantes.

Seguimento pós-colonoscopia

O sucesso da prevenção do câncer do cólon depende da detecção precoce dos pólipos pré-malignos. A retirada completa do pólipo elimina qualquer risco daquela lesão vir a se tornar um câncer. Porém, nada impede que o paciente ao longo do tempo forme novos pólipos. Quem já teve pólipos tem um maior risco de desenvolvê-los novamente.

Por isso, o gastroenterologista costuma agendar com o paciente novas colonoscopias consoante o resultado da primeira. Se na primeira polipectomia os resultados apontavam para um maior risco de desenvolvimento de câncer, o paciente precisará ser vigiado de forma mais frequente. Em geral, as recomendações são as seguintes:

  • Paciente sem pólipos ou que aprestavam apenas pólipos hiperplásicos menores que 1 cm só precisam repetir a colonoscopia em 10 anos.
  • Pacientes que apresentavam 1 ou 2 adenomas tubulares menores que 1 cm precisam repetir a colonoscopia em 5 a 10 anos.
  • Pacientes com 3 a 10 adenomas tubulares precisam repetir a colonoscopia em 3 anos.
  • Pacientes com mais de 10 adenomas precisam repetir a colonoscopia com 1 ou 2 anos.
  • Pacientes com 1 ou mais adenomas tubulares maiores que 1 cm precisam repetir a colonoscopia em 3 anos.
  • Pacientes com 1 ou mais adenomas vilosos ou túbulo-vilosos precisam repetir a colonoscopia em 3 anos.
  • Pacientes com pelo menos 1 adenoma com sinais de displasia de alto grau precisam repetir a colonoscopia em 3 anos.

Síndromes de poliposes

Existem algumas doenças raras, de origem genética, que se manifestam com dezenas de pólipos no trato digestivo ainda na juventude, associados a outros sintomas em diversas partes do corpo. Entre essas síndromes podemos citar:

  • Gardner.
  • Turcot.
  • Cronkhite-Canada.
  • Peutz-Jeghers.
  • Cowden.

Esses pacientes apresentam elevado risco de desenvolverem câncer de cólon.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Diverticulite Diverticulite e diverticulose: sintomas e tratamento
Síndrome do intestino irritável Síndrome do intestino irritável (SII): sintomas e tratamento
prisão de ventre Prisão de ventre (constipação): causas e tratamento
Gluten Doença celíaca: causas, sintomas e tratamento
Colonoscopia Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos
Câncer de cólon Câncer de Cólon e Reto – Sintomas e tratamento
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

127 comentários em “Pólipos intestinais: sintomas, risco de câncer e tratamento”

    • A única conclusão que se tira desse laudo é que havia um pólipo na região do ceco. Ele deve ter sido retirado para avaliação histopatológica. Precisa saber esse resultado.

      Responder
  1. Dr. Boa Noite. Fiz a biopsia e o resultado dos polipos foi:
    Polipos colonicos apresentando estruturas tubulares proliferadas, revestidas por epitelio colunar estratificado sem atipias. Na lamina há moderado infiltrado mononuclear e eosinofilos. Isso é grave?

    Responder
  2. Boa Tarde Dr, minha mãe fez o exame de colonoscopia, e a conclusão foi a seguinte: Doença Diverticular dos Colons, Pólipo em reto e Pólipo em colon sigmóide.. O que isso significa?

    Responder
  3. Dr. Meu pai (59) fez uma colonoscopia, e na conclusão falava sobre uma lesão elevada no cólon direito, sugestiva a um microadenoma. É câncer? Desde já, obrigada.

    Responder
  4. Dr. gostaria de ter esclarecimento sobre o diagnóstico do meu pai que tem 77 anos. Foi diagnosticado pólipos de colo ascendente: adenomas tubulares, ausência de displasia de auto grau. E pólipos de colo descendente: adenomas tubulares, ausência de displasia de auto grau. O que isto significa? É câncer? Qual o tratamento mais indicado? Que medico e qual especialidade trata? Tem cura? Obg.

    Responder
    • É um tipo de câncer, com moderado grau de diferenciação, ou seja, ele é moderadamente diferente da célula que lhe deu origem.

      Responder
  5. Bom Dia Dr Pedro exame do meu pai que tem 85 anos Diagnostico ….Displasia EpiteliaL Leve em Ademona Tubular Intestinal , tem que fazer cirugia Obrigada

    Responder
  6. Ola Doutor, meu pai fez exame e diagnosticou adenoma tubulo viloso com displasia de baixo grau, isto é grave, qual é o tratamento? Obrigada

    Responder
  7. boa tarde doutor mnh filha tem sete anos de idade e tem sindrome de peutz jeghers a nove meses fez uma cirurugia devido uma invaginacao intestinal e para retirada de polipos..e recentemente em uma colonoscopia e endoscopia q fez apreceu novos polipos..gostaria de saber se existe algum remedio q diminua os polipos ou q retarde seu crescimento..e se relmente essa doenca n tem cura?

    Responder
  8. Boa tarde Doutor fiz recentemente uma colonoscopia e retiraram de mim um pólipo com 8mimde diâmetro, depois da colo sinto dores no ventre, mas nenhum sangramento, isso é costumeiro? Agradeço se puder me esclarecer. Obrigado.

    Angela

    Responder
      • Mas Doutor a colo foi dia 20 e hoje ainda me doi o ventre quando me sento isso é normal? Gostaria de saber porque fico preocupada. Obrigado pala atenção
        Angela

        Subject: Re: New comment posted on PÓLIPOS INTESTINAIS | Sintomas e tratamento

        Responder
  9. Boa tarde! Doutor meu pai fez o biopsia do intestino o resultado é:
    Quatro fragmentos de tecidos mediando 0,5cm o maior pardo claros irregulares e elastico.
    1 bloco foi aprofundado obtendo se cortes seriados.
    Tumor viloso com displasia epitelial de alto grau, em amostra superficial.
    Obs: o bloco foi aprofundado obtendo se cortes seriados.

    Responder
  10. Bom dia! Doutor so gostaria de saber se 2 polipos de 2mm podem causar uma dor abdominal intensa e causar sangramento volumoso.Desde ja agradeço pela atenção !

    Responder
  11. Dr. Pedro retirei um pólipo no sigmóide o resultado foi: Adenoma tubular de baixo grau, e desde então sinto dores na região anal não sei tem relação com o pólipo não consigo ficar sentada por mt tempo. Devo procurar meu gastro?

    Grata

    Responder
  12. Olá Dr. em 2005 tive uma dirreia constante e fiz uma colonoscopia. fez retira de polipo sessil hiprplasico e todo o ano realizo a colonoscopia, mas a ultima foi em 2009. devo me preocupar? pois ja fazem 4 anos. obrigada

    Responder
    • Não sei qual foi o planejamento efetuado pelo seu gastroenterologista. Ele é quem deve decidir com que frequência você deve fazer a colonoscopia.

      Responder
  13. Meu marido fez colonoscopia e o resultado da biopsia foi adenoma tubular grave ele precisará ser submetido a cirurgia ou existe tratamento?

    Responder
  14. Meu marido fez colonoscopia e o resultado da biopsia foi adenoma tubular grave ele precisará ser submetido a cirurgia ou existe tratamento?

    Responder
  15. oi, meu esposo foi detectado com um polipo pequeno e foi feito o exame de colonoscopia, o médico em si disse que o polipo foi retirado. Porém os sintomas continuam, principalmente o sangramento. Isto é normal? O médico que cuidou dele é um clínico geral. seria necessário ele procurar um especialista? Que médico podemos procurar?

    Responder
  16. oi, meu esposo foi detectado com um polipo pequeno e foi feito o exame de colonoscopia, o médico em si disse que o polipo foi retirado. Porém os sintomas continuam, principalmente o sangramento. Isto é normal? O médico que cuidou dele é um clínico geral. seria necessário ele procurar um especialista? Que médico podemos procurar?

    Responder
  17. boa tarde é muito importante pra min pois meu pai tem 56 anos e ja faz algum tempo que ele vem sofrendo com muita diarreia ,então foi feito o diagnostico e foi constatado isto gostaria saber qual a melhor alimentação para que ele tenha uma vida mais saudavel ?

    Responder
  18. boa tarde é muito importante pra min pois meu pai tem 56 anos e ja faz algum tempo que ele vem sofrendo com muita diarreia ,então foi feito o diagnostico e foi constatado isto gostaria saber qual a melhor alimentação para que ele tenha uma vida mais saudavel ?

    Responder
  19. Gostaria de saber , num exame de colonoscopia foi diagnosticado uma lesão elevada de 2cm no cólon sigmoide , feito cromoscopia e biopsia o resultado foi de “pólipos hiperplásicos sésseis de cólon sigmóide , ausência de displasia ou neoplasia associada.O correto seria a retirada dessa lesão elevada ou não.Qual o risco desse tipo de pólipo virar câncer num paciente com retocolite ulcerativa .

    Responder
  20. Boa tarde Dr.,gostaria de saber a partir de que idade posso fazer a colonoscopia,pois minha mãe teve câncer de reto e tem que usar colostomia definitiva.Tenho 27 anos e apresento alguns sintomas como sangramento as vezes e meu intestino é preso.Desde já,obrigada.

    Responder
  21. Dr.Meu diagnóstico foi …Adenoma tubulo viloso com displasia epitelial de alto grau focal e a minha medica disse que devo repetir somente daqui a dois anos ela nao é especialista devo procurar um especialista e mostrar meu exame?? Como sei que eu não estou com cancer mesmo sabendo que foi retirado!! Devo me preocupar??

    Responder
  22. Boa tarde Dr. Primeiramente otimo blog. bom recentemente venho sentido empachamento e dores no estomago logo abaixo do umbico. venho sentindo também logo apos as refeições uma massa que sobe não muito grande no lado direito pra ser mais preciso proximo onde fica o apendice. isso desde o ano passado ja fiz, ultrason, raio x, endoscopia, tomografia e colonoscopia, exames de sangue e teste a lactose, e todos os exames deram normais sendo que a tomografia aparceu PROSTATA COM DIMENSOES DISCRETAMENTE AUMENTADAS.. CALCIFICAÇÃO PARENQUIMATOSA HEPATICA (GRANULOMA), e a colonoscopia POLIPOS HIPERPLASTICOS E TEM ASSIM POLIPOS RETAIS INFLAMATORIO? Ja fui em 2 clinico geral e os mesmos disseram que o resultado do exame é normal, e fica só nisso, não sei oq ue faço estou desesperado por que estão fazendo de mim um ping-pong me encaminha pra um medico depois me encaminhão pra outro, e nisse esta vai completar 1 ano que continuo sentindo as dores. Gostaria que voçê me indica-se alguma exame ou algo do tipo.

    Responder
  23. Boa tarde Dr. Primeiramente otimo blog. bom recentemente venho sentido empachamento e dores no estomago logo abaixo do umbico. venho sentindo também logo apos as refeições uma massa que sobe não muito grande no lado direito pra ser mais preciso proximo onde fica o apendice. isso desde o ano passado ja fiz, ultrason, raio x, endoscopia, tomografia e colonoscopia, exames de sangue e teste a lactose, e todos os exames deram normais sendo que a tomografia aparceu PROSTATA COM DIMENSOES DISCRETAMENTE AUMENTADAS.. CALCIFICAÇÃO PARENQUIMATOSA HEPATICA (GRANULOMA), e a colonoscopia POLIPOS HIPERPLASTICOS E TEM ASSIM POLIPOS RETAIS INFLAMATORIO? Ja fui em 2 clinico geral e os mesmos disseram que o resultado do exame é normal, e fica só nisso, não sei oq ue faço estou desesperado por que estão fazendo de mim um ping-pong me encaminha pra um medico depois me encaminhão pra outro, e nisse esta vai completar 1 ano que continuo sentindo as dores. Gostaria que voçê me indica-se alguma exame ou algo do tipo.

    Responder
  24. Olá Dr. A 2 meses meu avô (68 anos), verificou leve sangramento nas fezes, então procurou um médico e fez a colonoscopia.Na colonoscopia o laudo foi esse:
    Laudo de ColonoscopiaVálvula íleo- cecal de aspecto normal. Mucosa do ceco, cólon transverso, ângulo esplênico e cólon descendente dentro dos padrões macroscópicos da normalidade. Presença de pólipo séssil, medindo em torno de 4 mm de diâmetro no cólon ascendente, junto ao ângulo hepático. Lesão vegetante e infiltrante no cólon sigmoide, próximo à junção reto- sigmóide, ocupando cerca de 50% da circunferência do órgão. Mucosa do reto normal.Realizado polipectomia com alça do pólipo  do cólon ascendente e biópsias da lesão do cólon sigmoide.Correlacionar os achados endoscópicos com o estudo histopatológicoQual sua opinião sobre isso? Devo ficar preocupado? É grave? O médico falou algo sobre hemorroidas também. Obrigado pela ajuda!Att.

    Responder
  25. Dr o Pólipo da minha mãe deu adenomatoso no reto,porém parece ser grande o suficiente para ser sentido pelo toque, ha como fazer uma cirurgia? q ha possibilidades da biópsia errar??????????

    Responder
  26. Ola Dr. Pedro, tenho 38 anos e ha mais ou menos 2 anos atrás tive uma crise fortíssima em que foi diagnosticado uma estenose na válvula íleo secal. Mas não fiz nenhuma cirurgia ou algo assim.
    A médica que me acompanhou disse que não poderia ainda fechar o diagnóstico da doença de crohn e de lá pra cá abandonei o tratamento. Não sinto dores ou algo assim, apenas minhas feses são mais finas que antes da crise, e uma vez ou outra, acontece quando vou limpar com o papel, noto uma pequena manchinha de sangue, muito pequena, mas que me preocupou agora.
    Gostaria de uma orientação da sua parte.
    Grato, peterson.

    Responder
  27. Dr minha mãe esta com um sangramento anal alguns dias,hj foi realizado o exame de colonoscopia, a moça apenas me disse q eram alguns pólipos e tem uma lesão no reto,até chegar o resultado estamos bem preocupado,pq a moça disse q fez biópsia,é normal se fazer sempre a biópsia?

    Responder
  28. Dr. muito obrigado peala resposta e por esse blog maravilhoso. Fiquei preocupado, pois o pólipo era grande e era o mais perigoso a virar um cancro. A colonoscopia agora será uma prevenção para retirar novos pólipos se esses vierem a aparecer é isso? Por isso a preocupação do médico em fazer outra para daqui 6 meses?

    Responder
  29. Dr. tenho 31 anos e retirei um polipo de 3cm adenoma tubuloviloso, e o resultado da biopsia deu displasia de baixo grau.
    O dr me falou que é benigno, e pediu uma colonoscopia para daqui 6 meses.
    Minha duvida é a seguinte: Esse polipo que ele tirou era benigno, mas pode nascer outro maligno no lugar desse ou em outro lugar, devido ao tamanho ser grande e a “composição” do polipo ser tendenciosa a virar um tumor maligno?
    Isso que não entendo. Tirou o polipo e acabou, esse polipo não causa mais problemas, ou por esse polipo ser tendencioso, corro o risco de ter um cancer? Me explica isso melhor, por favor

    Responder
  30. Li que pólipos são retirados na colonoscopia. Gostaria de saber se pólipos maiores de 5cm podem causar obstrução intestinal, se podem ser extraídos por polipectomia ou devem sê-lo por laparoscopia. Normalmente os sites não dão esses detalhes. Obrigada.
    Maria C. Oliveira.

    Responder
    • Podem ser retirados pela colonoscopia, porém a técnica costuma ser diferente quando o pólipo é maior que 2 cm. Geralmente a polipectomia é feita em mais de uma sessão. Não é comum pólipos causarem obstrução intestinal

      Responder
  31. tenho polipo yamada IV cripta IIIL, com cerca de 1cm. O médico disse que apecto é bom. Estou aguardando resultado histológico.
    qual sua opinião quanto ao resultado
    Carkisc Bravo

    Responder
  32. tenho polipo na vesicula biliar , quero saber se minha vesicula esta totalmente condenada e se tenho que retira  la por completo?  Da para retirar so polipo salvando a ?

    Responder
  33. dr parabéns pela clareza da explicação. em uma endoscopia que fiz recentemente na conclusão constou um pólipo na alça aferente – polipectomia, fique bastante preocupada.

    Responder
  34. achei muito esclarecedor. gostaria de saber o que devo fazer. Sou gastroplastizada e há 2 anos retirei 4 pólipos de baixo grau no sigmóide, agora observo fezes com muco.e devo fazer

    Responder
  35. Foi detectado na minha esposa, através da colonescopia um polipo junto ao recto, foram feitas várias biopsias.  No caso do polipo ser maligno, ele pode ser removido por que forma cirurgica ? – Será uma intervenção complicada ? – E pode voltar a surgir mais tarde ? – Minha esposa ficará com algumas sequelas ?

    Obrigado

    Responder
  36. nossa amei pois sou portadora desta doença,Pólipo,ja retirei  2vzs no intestino,1 no utero e na visicula ,parabens a vcs poderem informar a nos q temos isto ok.bjks e muito obrigado

    Responder