Medicamentos Inibidores da Bomba de Próton

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 25 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é um inibidor da bomba de próton?

Medicamentos como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e similares fazem parte do grupo dos inibidores da bomba de próton (IBP), também chamados de anti-ulcerosos, muito utilizados no tratamento de distúrbios do estômago e do esôfago, tais como gastrites, úlcera péptica e refluxo gastroesofágico.

Mas o que é exatamente um inibidor da bomba de prótons? Por que eles são úteis no tratamento dos problemas do estômago?

O estômago é a região mais ácida do nosso organismo, com um pH abaixo de 2. Toda essa acidez existe graças à secreção de ácido clorídrico (HCl) pelas células parietais, localizadas no fundo e no corpo do estômago. As células parietais secretam ácido através de uma estrutura chamada bomba de prótons, que é o alvo de ação de medicamentos como o omeprazol, pantoprazol e outros IBP.

Os inibidores da bomba de próton, como o próprio nome diz, inativam as bombas de prótons das células parietais, reduzindo, assim, a produção de ácido pelo estômago em até 95%.

Os IBP são, atualmente, os mais potentes inibidores da secreção gástrica disponíveis no mercado, tendo substituído drogas muito utilizadas no passado, como a ranitidina, sucralfato e os antiácidos tradicionais, no tratamento das doenças do estômago.

Existem diversos fármacos no grupo dos inibidores da bomba de próton, os mais usados na prática clínica são:

  • Omeprazol.
  • Pantoprazol.
  • Lansoprazol.
  • Esomeprazol.
  • Tenatoprazol.
  • Rabeprazol.

Nenhuma das drogas citadas acima é nitidamente mais eficaz que outra. Os efeitos colaterais também são semelhantes. Portanto, a escolha deve levar em conta o preço do medicamento e a preferência pessoal do médico e do paciente.

Neste artigo falamos dos IBP em geral. Se você procura informações específicas sobre o omeprazol , leia: OMEPRAZOL – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais.

Para que servem os IBP?

Os IBP costumam ser usados no tratamento de doenças do estômago, duodeno e esôfago relacionadas à acidez gástrica.

Entre as situações clínicas que indicamos o uso do omeprazol ou similares, podemos citar:

A inibição da acidez ajuda na cicatrização do epitélio do estômago ou do duodeno, favorecendo a cura de, inflamações, úlceras ou erosões.

Os inibidores da bomba de próton também poder ser usados nos pacientes que fazem uso crônico de anti-inflamatórios, de forma a reduzir o risco da formação de úlceras pépticas induzidas por essas drogas.

O uso de omeprazol ou similares também está indicado na prevenção das úlceras nas pessoas internadas com quadros graves, como sepse, doenças da coagulação ou pacientes em pós-operatórios ou internados em CTI. O estresse físico provocado por essas situações aumenta o risco de formação de úlceras gástricas e duodenais.

Como tomar os inibidores da bomba de próton?

Os IBP são medicamentos que devem ser tomados em jejum, pois é esse o momento no qual as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas.

As doses mais recomendadas são:

  • Omeprazol: 10 a 40 mg divididos em 1 ou 2 tomas por dia.
  • Pantoprazol: 20 a 40 mg divididos em 1 ou 2 tomas por dia.
  • Lansoprazol: 15 a 30 mg em dose única diária.
  • Esomeprazol: 20 a 40 mg divididos em 1 ou 2 tomas por dia.

Doses mais elevadas costumam ser usadas no tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison.

O tempo de tratamento dos IBP costuma ser de 2 a 8 semanas, dependendo da doença e da gravidade de caso. Todavia, em casos como doença do refluxo gastroesofágico e nos pacientes que já tiveram úlcera, após o término do tratamento inicial, doses baixas de um IBP podem ser prescritas por tempo indeterminado como forma de prevenção de novos episódios.

Nos pacientes que usaram IBP por mais de 6 meses e pretendem suspender a droga, sugere-se uma redução progressiva da dose ao longo de 2 ou 3 semanas, para evitar um efeito rebote, que consiste no excesso de secreção de ácido no estômago após súbita suspensão do omeprazol ou similares.

Nos casos de tratamentos por menos de 3 meses, a suspensão pode ser feita de uma vez só, sem desmame.

Efeitos colaterais dos inibidores da bomba de próton

A maioria dos efeitos indesejados do uso de IBP ocorrem com o seu uso crônico, por vários anos. Porém, alguns efeitos colaterais também podem ocorrer após alguns poucos dias de uso, como diarreia, dor de cabeça, prisão de ventre, náuseas e flatulência.

Nos paciente que fazem uso de omeprazol ou similar por tempo prolongado, a crônica redução da acidez gástrica pode facilitar a ocorrência de alguns problemas. O principal é o crescimento de bactérias no estômago, que habitualmente são inibidas pela acidez gástrica. Infecções intestinais por bactérias como Campylobacter, Salmonela e Clostridium são mais comuns que na população em geral. O risco de pneumonia também torna-se maior.

A falta de acidez reduz a absorção de magnésio e cálcio, podendo levar, a longo prazo, à redução da densidade dos ossos e maior risco de fraturas, principalmente em idosos. A absorção de vitamina B12 e ferro também estão reduzidas.

Outro problema potencial é o desenvolvimento de gastrite atrófica, que consiste em uma gastrite crônica, com redução do número de glândulas, adelgaçamento da mucosa e alteração nas células do epitélio gástrico (metaplasia).

O uso crônico de IBP também tem sido associado a um aumento do risco de doença renal crônica e progressão mais rápida da doença nos pacientes já com insuficiência renal diagnosticada.

Apesar dessa relação ainda não estar completamente comprovada, sugere-se que os pacientes com doença renal não façam uso dos IBP por vários meses seguidos.

Contra-indicações dos inibidores da bomba de próton

Exceto pelos casos de alergia a qualquer um dos IBP, não há outras grandes contra-indicações.

Os inibidores da bomba de próton não devem ser usados em grávidas ou em mulheres na fase de aleitamento, a não ser em casos graves e selecionados.

Interações medicamentosas dos inibidores da bomba de próton

O omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e outros IBP podem apresentar interações medicamentosas com diversos medicamentos.

As principais interações estão descritas abaixo.

Os IBP podem reduzir a ação dos seguintes fármacos:

  • Clopidogrel.
  • Anti-fúngicos azóis (ex: fluconazol, cetoconazol e itraconazol).
  • Micofenolato mofetil.
  • Mesalazina.
  • Indinavir.
  • Nelfinavir.
  • Risedronato.
  • Fenitoína.
  • Rifamicina.

Os IBP podem aumentar a ação dos seguintes fármacos

  • Metotrexato
  • Anfetaminas
  • Benzodiazepinas (ex: diazepam, alprazolam, midazolam, etc.)
  • Carvedilol.
  • Citalopram.
  • Escitalopram.
  • Ciclosporina.
  • Tacrolimos.
  • Varfarina.

O omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e similares não interferem no efeito da pílula anticoncepcional.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


25 respostas para “Medicamentos Inibidores da Bomba de Próton”

  1. Fabiana de Araújo Bezerra

    Tenho DRGE.

    Diagnóstico pelo gastro, os inibidores ajudam?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim.
  2. Katiusa
    Qual a diferença entre omelprazol e Pontoprazol?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há diferenças relevantes.
  3. Gisela Siqueira
    Quem é alergico ao omeprazol. Existe algum substituto? Tomo para gastrite.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se for realmente alergia, o ideal é trocar de classe. A ranitidina é uma opção.
  4. João Fernando
    O pantoprazol é um corticoide ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não. É um inibidor da bomba de prótons. Não tem nada a ver com corticoide.
  5. Maria de Lourdes Isolani
    Dr. Pedro, estudos feitos indicam que ao tomar omeprazol de forma contínua pode causar demência. O pantoprazol também tem o mesmo efeito?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é que causem demência. Alguns mostram mostram uma associação entre uso dos inibidores da bomba de prótons (todos eles) e uma maior incidência de demência. Mas uma relação de causa e efeito ainda não está totalmente provada.
  6. RODRIGO SPILLERE
    Existe diferença entre os IBP , como por exemplo, um é mais eficaz que o outro ou se um é mais forte que o outro e se algum deles é específico para uma doença ou outra ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não há nenhuma diferença que seja relevante.
  7. ALINE
    Tomo lansoprazol a noite e também tomo anticoncepional ele corta o efeito?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não interfere.
  8. Camila
    Ola eu tomo pantoprazol todo dia pela manha e tomo anticoncepcional selene 12 no horario do almoco! O pantoprazol corta o efeito do anticoncepcional por causa de tomar ele de manha e o anti na hora do almoco ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não interfere.
  9. Cristina
    Bom Dia, tenho esofagite de refluxo e costumava tomar o lansoprazol. Ultimamente, após tomar o remédio, tenho me sentido muito mal: tonturas, uma sensação diferente no final da língua, dificuldade de ingerir alimentos e sensação de que não estou conseguindo respirar direito. Esses podem ser efeitos colaterais do remédio, é comum ou pode indicar uma alergia a esse medicamento? No caso de alergia, existem substitutos? Pelo que li no artigo as opções são bem parecidas.
    Obrigada!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esses sintomas podem ser decorrentes do próprio refluxo, e não do lansoprazol. Converse com o seu gastro antes de pensar em trocar a medicação.
  10. Sandra
    Tomo omeprazol 20mg todos os dias já a uns 5 anos porque faço uso de varios medicamentos , existe outro medicamento que poderia intercalar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O fato de você fazer vários medicamentos não é indicação para usar o omeprazol. Isso é mito.
  11. Mimorina
    Tenho refluxo e esôfago de barret – se eu não fizer uma cirurgia vou ter que tomar o omeprazol ou outro medicamento para sempre?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Muito provavelmente.
  12. Fabio rodrigues
    O texto foi muito elucidativo. Mas na bula do esomeprazol, por exemplo nao fala em jejum, mas entendi a explicação do site. So queria saber o tempo desse jejum (4horas, 8horas, 12horas)
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O ideal é de manhã, antes do desjejum.
  13. Zélia Souza
    Olá, boa noite. Descobri hoje essa página referente à saúde (MD Saúde.Adoro a área de saúde e vou aprender muito,obrigada e que 2014 seja repleto de SAÙDE para toda humanidade e muitas inspirações científicas para novas descoberta e consequentemente tratamentos, um abração para essa equipe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!