Navegando pela Categoria

Gastroenterologia

Arquivo com todos os textos sobre Gastroenterologia publicados no site mdsaude.com

O que é Gastroenterologia

A Gastroenterologia é o ramo da medicina responsável pelo estudo do funcionamento e das doenças do sistema digestivo, incluindo os seguintes órgãos: esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e reto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado.

O que faz o médico gastroenterologista

O gastroenterologista é medico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do trato gastrointestinal, pâncreas, fígado e vias biliares.

A Hepatologia e a Proctologia são subespecialidades dentro da Gastroenterologia. O primeiro lida com as doenças do fígado e das vias biliares, enquanto o segundo trata dos problemas do reto e do ânus.

Exames e procedimentos médicos realizados pelo gastroenterologista

Doenças e problemas tratados pelo gastroenterologista

Cavidade oral

Esôfago

  • Acalasia.
  • Anel de Schatzki.
  • Câncer de esôfago.
  • Disfagia (dificuldade para engolir)
  • Divertículo de Zenker.
  • Doença do refluxo gastroesofágico.
  • Esofagite.
  • Esôfago de Barrett.
  • Esôfago em quebra-nozes.
  • Hérnia de hiato.
  • Lesão cáustica ao esôfago.
  • Megaesôfago.
  • Síndrome de Boerhaave.
  • Síndrome de Mallory-Weiss.
  • Varizes do esôfago.

Estômago e duodeno

Intestinos

Parasitoses gastrointestinais

Reto e ânus

Fígado, vias biliares e pâncreas


Câncer de Cólon e Reto – Sintomas, Causas e Tratamento

O câncer colorretal é um dos mais facilmente preveníveis através de exames de rastreio, como a colonoscopia.

O que é o câncer colorretal Câncer colorretal é um termo que engloba os tumores malignos que surgem no intestino grosso. É a forma mais comum de câncer do sistema digestivo e a terceira ou quarta forma mais comum entre todos os tipos de cânceres.O intestino grosso é a porção final do nosso sistema digestivo. Ele mede cerca de 1,5 metro de…

Domperidona – Para que Serve e Efeitos Colaterais

Bula simplificada do medicamento domperidona (Motilium), contendo apenas informações relevantes aos pacientes, com linguagem acessível a todos.

A domperidona, também conhecida pelos nome comercial Motilium, é um medicamento que tem a propriedade de acelerar o esvaziamento do estômago, sendo, assim, útil para o tratamento das náuseas, dor de estômago, distensão gástrica e refluxo gastroesofágico.Apesar de ser um medicamento seguro e com baixo potencial de provocar de efeitos adversos,…

Dispepsia funcional – Dor de Estômago Sem Causa Aparente

A dispepsia funcional é a principal causa de dor estomacal. Seus sintomas são semelhantes aos da gastrite, mas nesses pacientes a endoscopia digestiva não consegue encontrar qualquer lesão ao nível do…

Dispepsia funcional é o nome dado a um quadro de dor ou desconforto estomacal crônico, que não apresenta nenhuma alteração ao nível do estômago que possa justificar os sintomas. A dispepsia funcional é muitas vezes chamada de indigestão ou má digestão crônica, dispepsia nervosa ou dispepsia não ulcerosa.A dispepsia funcional é bastante comum,…

Cólera – Sintomas, Causas e Tratamento

A cólera é uma infecção adquirida através do consumo de água contaminada, que pode provocar quadros graves de diarreia.

Introdução A cólera é um quadro de diarreia aguda provocada por determinadas cepas da bactéria Vibrio cholerae produtoras de enterotoxinas virulentas.  Essas toxinas são capazes de alterar o funcionamento dos intestinos, provocando grande perda de água e de eletróticos, tais como bicarbonato, sódio, cloro e potássio.A cólera costuma ser…

Tratamento caseiro da diarreia

A maior parte dos quadros de diarreia pode ser tratada em casa, com medidas simples que visam impedir a desidratação.

Quadros de diarreia são extremamente comuns ao longo da vida de um indivíduo. A maioria de nós apresenta ao menos um episódio de diarreia por ano. Felizmente, na maior parte das vezes, os quadros diarreicos são autolimitados, curando-se espontaneamente após alguns dias sem causar nenhum tipo de complicação.Todavia, apesar de terem curta duração…

Buscopan (escopolamina) – Bula Simplificada

Bula simplificada do medicamento Buscopan, apenas com informações relevantes e com linguagem acessível a todos.

O que é a escopolamina (Buscopan)Buscopan é o nome comercial mais conhecido do fármaco butilbrometo de escopolamina, também conhecido como butilescopolamina ou butilbrometo de hioscina.A escopolamina é uma substância antiespasmódica, isto é, que inibe a contração dos músculos lisos, geralmente de órgãos tubulares. A ação do Buscopan é…

Omeprazol – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Bula simplificada do Omeprazol, um dos mais eficazes medicamentos contra os distúrbios do estômago.

O que é o omeprazolO omeprazol é o mais famoso representante do grupo de medicamentos chamado de inibidores da bomba de prótons (IBP), que são uma classe de fármacos utilizados para o tratamento das doenças do estômago relacionadas ao excesso de acidez, como, por exemplo, a gastrite e a úlcera péptica.O omeprazol é um medicamento muito…

Soro caseiro – Como fazer e para que serve

Aprenda a fazer o soro caseiro e conheça as formas de hidratação que mais eficazes durante um quadro de diarreia.

O soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar que pode ser feita em casa e serve para o tratamento e para a prevenção da desidratação nos pacientes com quadros de diarreia e/ou vômitos.A desidratação provocada por quadros gastroenterite ainda é uma das principais causas de mortes, principalmente nos países mais pobres. Segundo a…

Sintomas da úlcera do estômago e duodeno (úlcera péptica)

Chamamos de úlcera péptica as lesões que surgem na camada mais superficial da mucosa que reveste o estômago ou o duodeno (primeira porção do intestino delgado). Quando a úlcera surge no estômago, ela é denominada úlcera gástrica; quando surge no duodeno, ela é chamada úlcera duodenal.Como se sabe, o estômago produz ácido clorídrico, uma…

Comer carne vermelha causa câncer?

Conheça a relação entre o câncer de intestino e o consumo carnes processadas.

Em Outubro de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IACR, na sigla em inglês) no qual as carnes vermelhas processadas passaram a ser classificadas como carcinógenos do grupo 1 do IARC, o mesmo grupo ao qual o cigarro, o asbesto e a radiação ionizante pertencem. Para quem não…

Disfagia – dificuldade para engolir

Dificuldade para engolir é um sintoma que não deve ser neglicenciado, pois frequentemente está associado a problemas sérios de saúde.

O que disfagia? Disfagia é o termo médico utilizado quando o paciente refere dificuldade para engolir. A disfagia não está necessariamente associada à dor para engolir, mas sim a uma sensação subjetiva de dificuldade de fazer o alimento percorrer o caminho entre a boca e o estômago.A dor para deglutir é chamada de odinofagia e está…

Síndrome do Intestino Irritável – Causas, Sintomas e Tratamento

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico, que costuma alternar fases de agravamentos dos sintomas com períodos praticamente assintomáticos.

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal, sem que haja qualquer causa orgânica identificável.A SII é extremamente comum, sendo responsável cerca de 30% de todos os encaminhamentos para os médicos gastroenterologistas.Apesar de apresentar…

Prisão de ventre – constipação intestinal

Neste artigo vamos fazer uma revisão sobre a constipação crônica, abordando suas definições, causas, sintomas e opções de tratamento.

A constipação intestinal, também conhecida como obstipação ou prisão de ventre, é um quadro que ocorre quando o paciente evacua com dificuldade e pouca frequência, geralmente menos que 3 vezes por semana e com necessidade de fazer grande esforço para que as fezes consigam passar.A constipação intestinal pode ser aguda, quando é um evento…

10 sintomas da apendicite em adultos e crianças

A apendicite nem sempre é um quadro fácil de ser diagnosticado, principalmente nas crianças e nos idosos.

O que é apendicite?Apendicite é o nome que damos à inflamação do apêndice, uma pequena extensão do intestino, em formato de dedo de luva, localizada na primeira porção do cólon.A apendicite é bastante comum, acometendo cerca de 7% da população, o que a torna uma das principais emergências médicas em todo o mundo. A inflamação do…

Colite pseudomembranosa – Diarreia por Clostridium difficile

Você já ouviu falar de uma infecção intestinal que pode ser tratada com transplante de fezes?

O sistema digestivo humano abriga mais de 1000 espécies de microrganismos. A nossa flora gastrointestinal natural é inofensiva e, muitas vezes, benéfica em condições normais, pois auxilia na digestão de alimentos e dificulta a proliferação de bactérias virulentas vindas do exterior.Entretanto, quando o equilíbrio entre esses milhares de…

Muco nas fezes, fezes verdes e outras alterações

Conheça as principais alterações no formato e na cor das fezes que podem ser um sinal de doença.

Aparência das fezesAlterações nas características normais das fezes podem ser o primeiro sinal de uma doença do trato gastrointestinal. Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de verificar a aparência das suas fezes após cada evacuação, deixando passar sinais claros de problemas digestivos.Apesar de ser tratada com nojo e com desdém,…

Teníase e cisticercose – Ciclo, Sintomas e Tratamento

A tênia é parasito intestinal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode alcançar até 7 metros de comprimento dentro dos nossos intestinos.

A teníase, conhecida popularmente como solitária, é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata, que são vermes platelmintos da classe cestoda.A cisticercose também é uma doença provocada por esses parasitos, porém, ao contrário da teníase, que é causada pelos vermes adultos da Taenia solium ou Taenia saginata, a…

Ancilostomose – Formas de transmissão, sintomas e tratamento

Os sintomas típicos da ancilostomose são náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento do gases e dor abdominal.

A ancilostomose, também chamada de ancilostomíase, necatoríase, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada por dois nematódeos: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus.Apesar de ser pouco conhecida pelo público em geral, essa verminose é bastante comum, sendo responsável por mais de meio bilhão de…

Ascaridíase – doença parasitária pelo Ascaris lumbricoides

O parasito Ascaris lumbricoides pode provocar quadros de diarreia, cólicas e perda de peso.

A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a medir até 40 cm de comprimento.Estimativas sugerem que, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas estejam contaminadas pelo Ascaris lumbricoides, mas boa parte delas desconhece tal fato, pois não apresentam sintomas relevantes.…

Inibidores da Bomba de Próton: Omeprazol, Pantoprazol…

Conheça os medicamentos mais utilizados para tratar as doenças do estômago.

Os medicamentos omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e similares fazem parte do grupo dos inibidores da bomba de próton (IBP), também chamados de anti-ulcerosos, muito utilizados no tratamento de distúrbios do estômago e do esôfago, tais como gastrites, úlcera péptica e refluxo gastroesofágico.Neste artigo iremos abordar as principais…

Intolerância à lactose – Incapacidade de digerir laticínios

A intolerância à lactose é a doença bem comum, provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais sempre que um produto à base de leite é consumido.A intolerância à lactose não costuma ser uma doença…

Principais causas de barriga inchada (abdômen distendido)

Barriga inchada, excesso de gases e cólicas abdominais podem ser reflexo de uma dieta rica em carboidratos de difícil digestão ou sinais de alguma doença de origem gastrointestinal.

IntroduçãoO termo barriga inchada é muito usado pela população para designar uma sensação de aumento do volume abdominal associado a desconforto, geralmente por excesso de gases. Por não ser um termo médico, a "barriga inchada" não possui uma definição clara, podendo significar situações completamente distintas, desde um simples e…

Síndrome dos vômitos cíclicos

Imagine-se vomitando várias vezes ao longo do dia, por até uma semana, chegando a vomitar mais de 4 vezes em apenas 1 hora.

A síndrome dos vômitos cíclicos é uma desordem conhecida desde o século XIX, caracterizada por episódios recorrentes e intensos de vômitos, sem que nenhuma causa aparente consiga ser determinada. As crises de vômitos vão e voltam, mas no período de pausa, o paciente encontra-se perfeitamente saudável e sem queixas.Neste artigo vamos discutir o…

Pesquisa de sangue oculto nas fezes

A pesquisa de sangue nas fezes pode ser usada para investigar anemias de causa desconhecida, mas a sua maior utilidade é para o rastreio do câncer de cólon.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame laboratorial feito com o intuito de detectar a presença de quantidades mínimas de sangue nas fezes, pequenas o suficiente para não poderem ser vistas a olho nu.Neste artigo vamos explicar o que é o exame de sangue oculto nas fezes, para que ele serve, como ele deve ser feito e o que significa…

Cisto pilonidal – Causas, Sintomas e Cirurgia

Cistos pilonidais são mais comuns em homens jovens e tendem a surgir em pessoas que ficam sentadas por longos períodos, como motoristas de táxi ou caminhão.

O que é cisto pilonidal?Um cisto é um tipo de saco fechado, envolto por uma membrana e com algum conteúdo interno. A maioria dos cistos que surgem em nosso corpo contém líquidos no seu interior, como são os casos do cisto renal e do cisto de ovário. Se o material no interior do cisto for pus, ele passa a ser chamado de abscesso.O cisto…

Virose gastrointestinal – Vômitos e diarreia

As viroses gastrointestinais podem provocar desde uma doença leve, com febre baixa e pouca diarreia, até um quadro bem grave com dezenas de episódios diários de vômitos e fezes líquidas.

O que é uma gastroenterite viral?Gastroenterite é um termo que significa inflamação do estômago e dos intestinos.A gastroenterite pode ser causada por vários fatores, tais como infecções por parasitas e bactérias, remédios, álcool, ou doenças, como intolerância à lactose, doença de Crohn ou doença celíaca. A gastroenterite viral é…

Doença celíaca – Enteropatia por Glúten

A doença celíaca é um problema que impede os pacientes de consumir alimentos que contenham glúten.

A doença celíaca, também conhecida por enteropatia sensível ao glúten, é uma doença do intestino delgado caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente em diversos alimentos, como trigo, aveia e cevada. O que é glúten? O glúten é uma proteína presente em vários cereais, principalmente trigo, aveia, centeio, malte, triticale,…

Principais funções do fígado

O que é o fígado? O fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver. Além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo, ele também é responsável por centenas de funções no nosso organismo.O fígado é um grande órgão maciço, com aproximadamente 20 cm de diâmetro, 17 cm de altura e peso médio de 1.4 quilo, localizado no…

Principais sintomas de gastrite

Queimação estomacal, sensação de estômago distendido, azia, má digestão e enjoos são apenas alguns dos sintomas possíveis de uma gastrite.

Gastrite é o nome dado à inflamação da mucosa gástrica, camada de tecido que reveste a parede do estômago, protegendo-o contra a excessiva acidez. A gastrite pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente, ou crônica, quando a inflamação vai se estabelecendo lentamente, podendo a mucosa permanecer inflamada por meses ou até anos.Neste…

8 Sintomas de Hepatite Aguda

Hepatite é uma doença que surge quando há inflamação dos fígado. Infecções virais, álcool e medicamentos são as principais causas.

Apesar da maioria das pessoas achar que a hepatite é uma doença única, este termo, na verdade, se refere a qualquer situação em que ocorra inflamação do fígado. Muitas doenças e complicações podem causar hepatite, por exemplo, uso de drogas, medicamentos, excesso ou uso crônico de álcool, produtos químicos, doenças autoimunes, infecções por…

Endoscopia digestiva alta (EDA) – O que é e como é feita

A endoscopia digestiva alta é um exame capaz de diagnosticar e tratar algumas das doenças mais comuns do esôfago, estômago e duodeno.

O que é endoscopia digestiva alta?A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).A endoscopia também pode ser chamada de esofagogastroduodenoscopia, pois é um exame endoscópico…

12 sinais e sintomas de problemas no fígado

Conheça os principais sinais e sintomas que indicam a existência de uma doença hepática.

Lista de sintomasNesse texto vamos abordar os 12 sinais e sintomas mais comuns que os pacientes com problemas do fígado costumam apresentar. São eles:Sintomas gerais e inespecíficos. Cansaço. Ascite. Circulação colateral. Sangramento digestivo. Encefalopatia. Icterícia. Manchas roxas na pele. Ginecomastia. Teleangiectasias. Eritema…

Exame de colonoscopia – Preparo, Sedação e Riscos

A colonoscopia é um exame que permite ao médico olhar diretamente para dentro do intestino grosso.

A colonoscopia é um procedimento endoscópico seguro que fornece informações que testes radiológicos comuns podem não ser capazes de dar. A colonoscopia tem a vantagem de poder ser usada tanto para fins diagnósticos como para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto.Os pacientes que precisam ser submetidos à colonoscopia…

Dor de estômago (dispepsia) – Causas e Tratamento

Queimação estomacal, sensação de estômago distendido, excesso de arrotos, azia e sensação de má digestão são apenas alguns dos sintomas da dispepsia. Conheça as suas causas e tratamento.

Dispepsia é o nome usado para descrever uma variedade de sintomas originados no estômago, que incluem queimação, dor, indigestão, indisposição gástrica, plenitude, enfartamento, estômago distendido, etc.Estima-se que anualmente pelo menos 1/4 da população apresente sintomas relacionados ao estômago, mas menos de 10% destes pacientes procuram…

Fissura anal – Sintomas, causas, e tratamento

O principal sintoma da fissura anal é a dor ao evacuar, que costuma ser muito intensa e pode durar por algumas horas após o fim da evacuação.

A fissura anal é um pequeno rasgo na pele ao redor do ânus, que pode surgir após traumas, como a passagem de fezes duras e/ou grandes durante uma evacuação. A fissura anal costuma ocorrer em pessoas de meia idade, mas também é uma causa comum de sangramento retal em bebês.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos:Causas da fissura…

Diarreia pela bactéria Escherichia coli (E.coli)

A Escherichia coli, também chamada de E.coli, é uma bactéria que vive habitualmente dentro dos intestinos dos mamíferos. Todos nós eliminamos diariamente nas fezes trilhões de bactérias do tipo Escherichia coli. Quem nunca ouviu falar na pesquisa de coliformes fecais para avaliar a qualidade da água e dos alimentos? Quando procuramos por coliformes…

40 Causas de Dor Abdominal – Dor na Barriga

A dor abdominal é um dos sintomas mais comuns da prática médica, podendo ser causada por dezenas de doenças diferentes.

IntroduçãoA região abdominal, por ser aquela que possui mais órgãos em nosso corpo, está mais sujeita a doer por uma enormidade de diferentes causas e doenças. A dor abdominal, chamada popularmente de dor na barriga, é muitas vezes um desafio para o médico, dada a grande quantidade de diagnósticos diferenciais possíveis.Na maioria das…

Diverticulite e Diverticulose – Sintomas, Causas e Tratamento

Uma em cada três pessoas com mais de 60 anos apresenta divertículos no seu intestino grosso.

O que é um divertículo? Divertículo é uma pequena bolsa que se forma na parede do intestino grosso (cólon), semelhante a um dedo de luva, habitualmente em indivíduos com mais de 60 anos de idade. Muitas pessoas têm um ou mais divertículos no cólon sem apresentar nenhum tipo de queixa ou sintoma.Eventualmente, os divertículos podem se infectar,…

Pólipos intestinais – Qual é o risco de virar câncer?

A maior parte dos pólipos intestinais são lesões benignas. Há, porém, alguns tipos de pólipos que podem se transformar em câncer.

O que é o pólipo intestinal?O pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. Podem surgir pólipos em várias regiões do nosso organismo, tais como estômago, vesícula biliar, útero, cavidade nasal, intestinos e outros. No caso dos pólipos intestinais, o local onde eles são mais comuns é no intestino grosso…

Síndrome de Gilbert, Crigler-Najjar e Dubin-Johnson

Conheça três doenças de origem genética que costumam causar icterícia

As síndromes de Gilbert, Crigler-Najjar e Dubin-Johnson são três doenças que ocorrem por uma alteração do fígado de origem genética, interferindo no metabolismo normal das bilirrubinas e levando ao surgimento da icterícia.Antes de falarmos especificamente sobre cada uma dessas síndromes, uma rápida explicação sobre o que são icterícia e…

Hepatite B – Sintomas, Transmissão e Vacina

70% dos casos de hepatite B são transmitidos pela via sexual.

A hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado HBV, sigla para vírus da hepatite B, em inglês.A hepatite B é uma pandemia que acomete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Em algumas regiões da Ásia, cerca de 20% da população é portadora do vírus.Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Ela pode ser…

Hepatite A – Como se pega e quais são os sintomas

Apesar da hepatite A ser uma doença benigna e quase sempre autolimitada, ela é a hepatite viral com maior risco de provocar hepatite fulminante.

O termo hepatite significa inflamação do fígado. A hepatite pode ter várias causas, tais como drogas, álcool, doenças autoimunes ou agente infecciosos (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).A hepatite A, foco deste artigo, é causada por um vírus chamado HAV, que é a sigla em inglês para "vírus da hepatite A".O vírus da hepatite A só foi…

Icterícia – Por que a pele fica amarelada?

Pele amarelada, coceira, urina escura e fezes muitos claras são os sintomas mais típicos da icterícia.

A icterícia é um sinal clínico que se caracteriza pela cor amarelada da pele, mucosas e olhos. Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina.A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas.Neste artigo vamos…

Exames do Fígado: TGO, TGP, gama GT e bilirrubinas

As provas de função hepática são um conjunto de exames laboratoriais que costumam estar alterados quando há alguma lesão do fígado ou das vias biliares.

O que é o hepatograma?Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. O hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:AST (aspartato aminotransferase) e ALT…

Pancreatite aguda e crônica – Inflamação do pâncreas

Entenda o que acontece quando o pâncreas encontra-se inflamado.

Pancreatite é o termo usado para descrever a inflamação do pâncreas. Quando a inflamação do pâncreas ocorre de modo súbito, ou seja, agudamente, estamos diante de uma pancreatite aguda. Quando a inflamação é recorrente e há sinais de lesão persistente do pâncreas, chamamos de pancreatite crônica.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos…

Ascite (barriga d’água) – Acúmulo de líquido na barriga

A ascite é uma complicação que pode ocorrer em diversas doenças, tais como cirrose, insuficiência cardíaca, câncer ou síndrome nefrótica.

Introdução A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.O líquido ascítico fica no interior da barriga, dentro…

Hepatite C – Sintomas, transmissão e como tratar

A hepatite C é uma das principais causas de cirrose no mundo e até há pouco tempo não tinha tratamento satisfatório. Felizmente, nos últimos anos, novos e revolucionários medicamentos chegaram ao…

O que é hepatite C Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Diversas situações podem causar hepatite, incluindo medicamentos, toxinas, abuso de álcool, doenças autoimunes e diversos tipos de infecções, incluindo as hepatites virais, que são as causas mais comuns.A hepatite C é um tipo específico de hepatite viral, provocada pelo…

Doença De Crohn – Retocolite Ulcerativa

Tanto no Crohn quanto na retocolite, o risco de câncer de cólon é 2 a 5 vezes maior que a população geral.

A Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são duas doenças distintas, apesar de clinicamente semelhantes, classificadas sob o nome de doença inflamatória intestinal.As causas ainda não estão totalmente esclarecidas mas sabe-se que, tanto a doença de Crohn, quanto a retocolite ulcerativa, apresentam influencias de fatores genéticos e…

Hemorroidas – Sintomas, Causas, fotos e tratamento

Hemorroidas são uma das causas mais comuns de sangramento nas fezes. Em casos mais graves, pode até provocar anemia.

Como surge •  Tipos •  Fatores de risco •  Sintomas • Fotos • Diagnóstico • TratamentoO que são hemorroidas?Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, quando ela fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela…

Gastrite e úlcera péptica – Causas, Sintomas e Tratamento

Gastrite é a inflamação do epitélio do estômago, ou seja, da camada de tecido que recobre o mesmo. Essa mucosa age como um forro composto por um tecido resistente à acidez intensa, o que faz todo sentido uma vez que o material contido no estômago apresenta pH extremamente baixo.A úlcera, como próprio nome diz, é uma ulceração (ou erosão) neste…

Aftas na boca e na língua – Causas e tratamento

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral e costuma ser bastante dolorosa.

O que é uma afta? A afta, também chamada de úlcera aftosa ou estomatites aftoides, é uma pequena úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula, etc. São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais…

O Que São Esteatose Hepática e Esteato-hepatite?

A esteatose hepática é uma doença do fígado, que pode até levar à cirrose em casos mais graves.

O que é esteatose hepática? A palavra "hepático" tem origem grega e significa fígado. "Esteato", por sua vez,  é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa, literalmente, fígado gorduroso ou fígado gordo.A esteatose hepática é a doença crônica do fígado mais comum no mundo, acometendo cerca de 25 a 35% da…

Cirrose hepática – Sintomas, Causas e Tratamento

A cirrose hepática pode surgir em qualquer situação na qual haja agressão prolongada ao fígado.

A cirrose hepática é o resultado final de anos de agressões ao fígado, o que provoca a substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso. No fundo, a cirrose nada mais é do que a cicatrização do fígado. Onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz).Neste artigo vamos explicar quais são as principais…

Mau Hálito – Causas e Tratamento

Mais de 80% dos casos de halitose se originam por problemas na própria boca.

O mau hálito, também chamado de halitose, é um problema que atormenta a humanidade há milênios. Existem relatos de tratamentos para o mau hálito desde há três mil anos. Até na Bíblia, no livro Gênesis, há menção de tratamentos para refrescar o hálito.Neste iremos abordas as seguintes questões sobre mau hálito:Causas de mau hálito.…

Conheça as principais causas de hepatite

A hepatite viral é apenas uma das várias causas de inflamação do fígado.

Hepatite é termo que significa inflamação do fígado. A hepatite pode ser crônica ou aguda e  acomete pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias.Existem várias causas para inflamação do fígado, o que significa dizer que existem vários tipos de hepatite. As principais causas são:Vírus: Hepatite A, B, C, D e E. Infecções do…

Pedra na Vesícula – Sintomas, Causas e Cirurgia

A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução da mesma por um cálculo.

A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado.Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.…

APENDICITE – Sintomas, Causas e Tratamento

A apendicite aguda é uma complicações que acomete até 7% da população, sendo os adultos jovens as principais vítimas.

O que é o apêndice?O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do intestino grosso, também chamado de cólon.O apêndice possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme, por isso, ele também é chamado de…

Refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato

Entenda a relação entre a doença do refluxo gastroesofágico e a hernia do hiato.

A doença do refluxo gastroesofágico, conhecida também pela sigla DRGE, ocorre quando o conteúdo presente no estômago retorna inapropriadamente para o esôfago de forma crônica e repetida, levando à lesão deste órgão por exposição a substâncias ácidas.A DRGE está muito associada à hérnia de hiato, que é a protusão de uma parte do estômago em…

Causas de sangue nas fezes e fezes escuras

Uma hemorragia digestiva pode se apresentar como fezes claramente sanguinolentas ou através de fezes muito escuras, moles e com odor forte e desagradável.

A presença de sangue nas fezes, seja ele vivo ou digerido (geralmente sob a forma de fezes escuras ou negras), sempre causa grande apreensão ao paciente e a seus familiares.O sangramento retal pode ter várias causas, desde lesões simples e benignas, como as hemorroidas ou fissura anal, até hemorragias digestivas mais graves, como aquelas…

Diarreia – Causas, Tipos e Tratamento

A diarreia é um problema extremamente comum, que pode ser provocado por diversas doenças distintas.

A diarreia é um problema tão comum, que todo mundo, ao longo da vida, vai ser acometido por ela diversas vezes. A maioria das pessoas apresenta pelo menos um quadro diarreico por ano, não sendo incomum, porém, pessoas que apresentam 2 a 5 episódios anuais de diarreia.A diarreia, na verdade, não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica…

Helicobacter pylori – Causas, Sintomas e Tratamento

O H. pylori é uma bactéria que consegue sobreviver no ambiente ácido do nosso estômago. Entre as doenças que o Helicobacter pylori pode provocar, destacam-se a úlcera e a gastrite.

O que é Helicobacter pylori? A Helicobacter pylori, mais conhecida como H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos, presente em todas as populações e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais de 50% da…

Excesso de gases intestinais – Puns e arrotos

Se você sofre com excesso de gases, a origem muito provavelmente está nos alimentos que você costuma comer.

ÍndiceNeste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre os gases intestinais:Gases do pum e do arroto.Origem dos gases intestinais.Alimentos que aumentam a eliminação de gases intestinais.Quando os gases intestinais preocupam.Tratamento para excesso de gases.Cuecas que absorvem o pumFlatos e eructaçãoEliminar flatos, conhecido…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais