Exames de sangue mais comuns do check-up

Conheça os exames laboratoriais mais solicitados pelos médicos.

128

O que é um check-up

Todo mundo já fez um check-up pelo menos uma vez na vida. Algumas pessoas exageram e procuram seu médico de 6 em 6 meses para realizar seus exames.

Quem é que nunca recebeu suas análises de sangue cheia de números, termos técnicos e palavras desconhecidas? E quando surge um resultado fora do valor de referência? Aquele número em negrito logo se transforma em uma ameaça de doença oculta. Já perdi a conta de quantos amigos e familiares já não me ligaram por causa desse temido valor fora da referência. A pergunta é sempre a mesma: isso é algo grave?

Bom, antes de explicar o básico dos exames de sangue e check-ups é preciso esclarecer alguns pontos.

1. Os exames são chamados de “exames complementares” porque complementam a avaliação médica. Nunca a substitui. Um resultado de exame de sangue sem uma história clínica e uma exame físico do paciente pode causar mais confusão do que elucidações.

2. Qualquer exame complementar, seja de sangue, urina, imagem, etc., é passível de erros. Estes erros podem ser tanto de interpretação como erros nas máquinas que os produzem. É preciso um médico para saber interpretar os resultados. O quadro clínico do paciente é sempre soberano. Deve-se diagnosticar e tratar o paciente, nunca o resultado do exame.

3. Não se pede exames sem motivo. O conceito do check-up completo é errado. Como os exames podem apresentar erros, não faz sentido solicitá-los se não há uma hipótese diagnóstica a ser investigada.

4. É preciso saber diferenciar exames de rastreamento (screening) do check-up. Os exames de rastreamento são aqueles realizados para se identificar doenças prevalentes em um determinado grupo ou faixa etária. São exames que se mostraram benéficos quando solicitados periodicamente. Um exemplo é a mamografia para o câncer de mama ou um exame ginecológico de rastreamento de câncer de colo de útero. Não faz sentido, por exemplo, solicitar ressonâncias magnéticas de crânio em todo mundo para tentar descobrir tumores cerebrais.

5. O que muitas empresas fazem, solicitando vários exames a novos empregados e encaminhando-os a especialistas quando aparece alguma alteração, é uma aberração. Primeiro, é gasto desnecessário de recursos da saúde, segundo, vários desses exames poderiam ser descartados com uma simples consulta, e terceiro, resultados errados levam a ansiedade desnecessária por parte do paciente, que às vezes, é rotulado como doente, quando na verdade não o é.

6. Alguns pacientes confundem o que é um exame de sangue. Não existe uma solicitação única, que engloba todos as análises existentes. Existem centenas de dosagens diferente em uma análise de sangue. O médico precisa especificar no pedido quais análises ele gostaria de receber. Se o médico não solicitar uma dosagem de colesterol, este não virá nos resultados. Não é porque foi colhido uma amostra de sangue, que sempre será feito hemograma, colesterol, glicose ou qualquer outra dosagem. O laboratório só fornece o que foi pedido, e o médico só pede o que acha ser relevante para aquele momento.

Bom, vamos então imaginar que seu médico após uma criteriosa avaliação do seu estado de saúde, dos seus antecedentes patológicos, do histórico familiar e de seus hábitos de vida, resolveu solicitar alguns exames para complementar sua avaliação.

Eis os exames de sangue mais frequentes na prática clínica.

A. Hemograma

O hemograma é o exame para avaliar as três principais linhagens de células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É o mais complexo e o que merece maiores explicações. Concentre-se apenas naqueles que explicarei.

Hemácias (glóbulos vermelhos)

Serve para o diagnóstico de anemia, que é a redução do número de células vermelhas.

São levados em conta principalmente os valores do hematócrito e da hemoglobina. Valores um pouco fora da faixa de referência podem não ter significado clínico. Mulheres podem ter hematócrito/hemoglobina um pouco mais baixo devido a perdas de sangue na menstruação. Fumantes costumam tê-los um pouco elevado devido a pior oxigenação do sangue pelos seus pulmões. Repito: esses valores devem sempre ser interpretados

Leucócitos (glóbulos brancos)

São as nossas células de defesa. É o exército ou a polícia do organismo. Chamamos de leucocitose quando estão aumentados. Normalmente indicam uma resposta do organismo a um processo infeccioso em curso. Pacientes com pneumonia ou um abscesso de pele, por exemplo, costumam ter seu número de leucócitos aumentados. A ausência de leucocitose de modo algum descarta uma infecção. Mais uma vez, o quadro clínico é sempre soberano.

Grandes elevações podem indicar leucemia. Leucopenia é o nome que se dá à baixa contagem dos leucócitos. Significa uma supressão da imunidade e maior susceptibilidade a infecções.

Os leucócitos são divididos em 5 grupos de células, com funções diferentes na defesa do organismo:

  • Neutrófilos
  • Eosinófilos
  • Basófilos
  • Linfócitos
  • Monócitos

Essas dosagens servem para se identificar qual linhagem é a responsável pela leucocitose ou leucopenia

Plaquetas

São as células responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Elevações são chamadas de trombocitose e a diminuição de trombocitopenia. Pacientes com plaquetas muito baixas são mais propensos a sangramentos. Plaquetas muito elevadas podem favorecer a formação de trombos.

A dosagem das plaquetas são necessárias antes de cirurgias ou procedimentos susceptíveis a sangramentos. Também são importantes na distinção da forma hemorrágica e clássica da dengue.

Para saber informações mais detalhadas sobre o hemograma, leia: HEMOGRAMA – Entenda os seus resultados.

B. Tempo de tromboplastina ativada (PTT ou TTP) e tempo de protrombina (TAP ou TP)

Medem o tempo que o sangue demora para coagular. Obviamente, tempos maiores indicam maior propensão a sangramentos. A cascata da coagulação inicia-se com a ativação das plaquetas e é completada pela ação dos fatores da coagulação. O TAP e o PTT medem a funcionamento desses fatores. A avaliação completa do estado da coagulação, feita com o TAP, PTT e plaquetas, é muitas vezes chamado de coagulograma.

A dosagem do INR é uma outra maneira de avaliar o TAP. Atualmente é a mais usada por ser mais confiável.

C. Colesterol

O colesterol total é composto da soma das frações HDL+LDL+VLDL.

HDL – colesterol bom. Protege os vasos da aterosclerose (Placas de gordura). Quanto mais elevado melhor.

LDL e VLDL – Colesterol ruim, formador da aterosclerose que obstrui os vasos sanguíneos e leva a doenças como infarto. Quanto mais baixo melhor.

Triglicerídeos – Estão relacionados ao VLDL. Normalmente equivale a 5x o seu valor. Um paciente com 150 mg/dl de triglicerídeos apresenta 30 mg/dl de VLDL.

Há algum tempo se sabe que o colesterol total não é tão importante quanto os valores de suas frações. Pois vejamos 2 pacientes distintos:

1. HDL = 70, LDL= 100, VLDL= 30. Colesterol total = 200 mg/dl
2. HDL = 20, LDL = 160, VLDL = 20. Colesterol total = 200 mg/dl

Sem dúvida o primeiro paciente tem muito menos risco de desenvolver aterosclerose que o segundo, apesar de terem o colesterol total igual. Não basta ver a quantidade, é necessário saber a qualidade. Para saber mais sobre o colesterol, leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL).

D. Ureia e creatinina

São as análise que avaliam a função dos rins.

Seus valores são usados para cálculos do volume de sangue filtrado pelos rins a cada minuto. Os melhores laboratórios já fazem esse cálculo automaticamente para o médico e normalmente vem com o nome de “clearance de creatinina” ou “taxa de filtração glomerular”.

  • Valores aumentados de ureia e creatinina indicam diminuição da filtração pelo rim.
  • Valores menores que 60 ml/minuto de clearance de creatinina indicam insuficiência renal.

Este é um dos exames que mais requerem interpretação do médico, pois o mesmo valor de creatinina pode ser normal para uma pessoa, e significar insuficiência renal para outra.

Para saber mais, leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?

E. Glicose

A dosagem de glicose é importante para o diagnóstico ou controle do tratamento do diabetes mellitus. Só tem valor se realizada com um jejum mínimo de 8 horas.

  • Valores menores que 100 mg/dl são normais.
  • Valores entre 100 e 125 mg/dl são considerados pré-diabetes.
  • Valores acima de 126 mg/dl são compatíveis com diabetes (deve ser sempre repetido para confirmação do diagnóstico).

Para saber mais informações sobre o diagnóstico do diabetes, leia: GLICEMIA – HEMOGLOBINA GLICOSILADA – Diagnóstico do diabetes

F. TGO (AST) e TGP (ALP)

O TGO e a TGP, chamadas também de transaminases, são exames utilizados para avaliar o fígado. Valores elevados indicam lesão das células hepáticas.

TGO e TGP elevadas normalmente traduzem algum tipo de hepatite, seja viral, medicamentosa ou isquêmica.

Leia: O QUE SIGNIFICA AST (TGO) E ALT (TGP)?

G. Eletrólitos (Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo

São chamados de eletrólitos. Valores elevados ou diminuídos devem ser tratados e investigados, pois podem trazer risco de morte se estiverem muito alterados.

Diarreia, vômitos, desidratação, insuficiência renal, fármacos e intoxicações são algumas das causas comuns de alterações dos eletrólitos do sangue.

Algumas nomenclaturas:

  • Hipernatremia: sódio sanguíneo elevado.
  • Hiponatremia: sódio sanguíneo baixo.
  • Hipercalemia: potássio sanguíneo elevado.
  • Hipocalemia: potássio sanguíneo baixo.
  • Hipercalcemia: cálcio sanguíneo elevado.
  • Hipocalcemia: cálcio sanguíneo baixo.
  • Hiperfosfatemia: fósforo sanguíneo elevado.
  • Hipofosfatemia: fósforo sanguíneo baixo.

H. TSH e T4 livre

o TSH e o T4 livre são análises solicitadas para avaliar o funcionamento da tireoide, um pequeno órgão que se encontra na região anterior do nosso pescoço e controla nosso metabolismo. É através desses dois exames que diagnosticamos e controlamos o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

I. Ácido úrico

O ácido úrico é o metabólito resultante da metabolização de algumas proteínas pelo organismo. Níveis elevados são fatores de risco para gota, cálculo renal e estão associados a hipertensão e doenças cardiovasculares.

J. PCR

A PCR (proteína C reativa) é uma proteína que se eleva em estados inflamatórios. Ela, porém, é inespecífica, não nos diz de forma clara o motivo pelo qual está elevada.

A PCR elevada normalmente indica um processo infeccioso em andamento, mas também pode ocorrer nas neoplasias e nas doenças inflamatórias. Uma PCR elevada associado à leucocitose é um forte indicador de infecção em curso.

Para saber mais sobre PCR leia: PROTEÍNA C REATIVA – EXAME PCR.

K. PSA

O PSA é uma proteína que costuma estar elevada nos casos de câncer de próstata ou prostatites (infecção da próstata). Aumento do tamanho da próstata provocada pela idade, chamada de hiperplasia prostática benigna, também pode elevar o PSA, mas não nos níveis da neoplasia.

L. Albumina

A albumina é a proteína mais abundante no sangue. É uma marcador de nutrição. Como é sintetizada pelo fígado também serve para avaliação da função hepática em doentes cirróticos.

M. VHS ou VS

o VHS (velocidade de hemossedimentação) mais um teste não específico de inflamação. É menos sensível que o PCR. Costuma estar muito elevado nas doenças auto-imunes.

Para saber m,ais sobre o VHS, leia: EXAMES DE SANGUE | VHS, PCR, Ferritina e CK.

N. EAS ou Urina Tipo I

É o exame básico de urina. Permite a detecção de doenças renais ocultas e pode sugerir a presença de infecções urinarias.

Com ele podemos avaliar a presença na urina de pus, sangue, glicose, proteínas, etc., substâncias que, em geral, não deveriam estar presentes.

Leia: EAS – Exame de urina

O. Urocultura

A urocultura é o exame de escolha para o diagnóstico da infecção urinária. Com ele conseguimos identificar a bactéria responsável pela infecção e ainda testar quais são os antibióticos efetivos.

Mais informações: EXAME UROCULTURA

P. Exame parasitológico de fezes (EPF)

O EPF é o exame solicitado para investigar a presença de parasitas, conhecido vulgarmente por vermes.

Leia: VERMES E EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES.

Existem inúmeras outras análises que são pedidas no sangue, fezes e urina. Estas são as mais comuns.

Pergunte sempre ao seu médico o porquê de cada exame solicitado. Não existe pedir exame apenas por pedir. A boa prática médica pede que todo exame solicitado tenha um motivo.

ARTIGOS SEMELHANTES
128 Comentários
  1. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alexia,
    Para se ter certeza o ideal é fazer uma análise de urina.
    MAs pelos sintoams realmente sugere nova cistite

    abraços

  2. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Qualquer exame deve ser especificado.

    Quem quer saber sobre HIV, deve solicitar uma sororlogia para HIV, que é feita através de exame de sangue.

    O laboratório colhe o sangue e só dosa o que for pedido pelo médico

    Abraços

  3. Hilton Ribeiro

    Somos da equipe do Centro de Diagnóstico Dr. Emmerson.
    É impressionante a distância que ainda existe entre o público e o nosso serviço. Parabéns e muito obrigado pelo seu trabalho de realizar essa aproximação.

  4. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O complemento C4 ou C3 quando estão elevados normalmente indicam algum processo inflamatório em atividade. Uma neoplasia também pode cursar com níveis aumentados. Complemento aumentado é muito inespecífico. É preciso saber interpretar os exames. Qual o motivo para se ter solicitado dosagem de complemento?

  5. Paula

    Oi Dr. Pedro, Boa Noite.!
    Gostaria de saber quais são os exames que devem ser solicitados quando nos pedem uma retirada de sangue para analisar se há anemia no paciente.

    Grata desde já.
    Atenciosamente, Paula.

  6. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paula,
    Como eu dise no texto, o exame que diagnostica anemia é o hemograma.

  7. Dr. Pedro Pinheiro

    Não é bom nem ruim. É apenas uma observação. Significa presença de sangue.

    Provavelmente na hora da punção, algum vaso foi atingido e por isso veio sangue na amostra.

  8. Tallita

    Boa noite Dr.

    Fui no médico e ele me pediu uma série de exames, fui ler o que ele tinha pedido e tive uma certa dificuldade (por causa da letra) e algumas duvidas…
    Um dos exames é sobre glicose um em jejum e o outro esta escrito do lado “2h” e mais alguma coisa que nao entendi, qual a diferença entre os dois?

    Grata desde já

  9. nanibailarina

    Dr Pedro mha filha de 3anos teve um quadro hematuria associada a PA(18,10), com creatinina alterada ficou 1 mes internada descartaram a GNA pois os exames deram negativos, e agora tres meses depois ainda faz controle de pressao c 2remedios(adalat/metildope)foram feitos novos exames pra ver se vamos p a biopsia ou nao… Gostaria de saber o q significa um aumento de eritocitos (50000ml(ref:17000ml)hemoglobina 25(ref:ausente ate 15) creatinina 0,70; Fosforo5,3mg/dl;C3:162mg/dl (ref:79a 152mg/dl) C4:41mg/dl(re;16 a 36mg/dl)Fiquei um pouco preocupada c estes resultados q aumentaram desde o ultimo exame qd saiu do hospital!Obg!!!

  10. Dr. Pedro Pinheiro

    Talita,

    Esta é a glicemia pós prandial. É um teste onde se colhe a glicose 2h após uma carga de açucar.

    É uma maneira de avaliar a sua produção de insulina após alimentação. Se vier acima de 140 indica alterações no funcionamento normal. Se vier acima de 200, sugere diabetes.

    É um exame que complementa a glicemia em jejum.

  11. Dr. Pedro Pinheiro

    Nani,
    Sua filha mantém hematuria. Parece que ela tem um glomerulonefrite. Se já descartaram GNDA o ideal seria realizar um biópsia para saber o que está acontecendo

    No ápice da página vc pode acessar todos os texto sobre rins e vias urinárias. Lá existem textos sobre glomerunefrite, hematúria, etc…

  12. Dr. Pedro Pinheiro

    Natalia,
    Os seus lucócitos estão dentro da faixa de normalidade. Essas variações são normais. Esse último hemograma pode muito bem ser compatível com um quadro gripal. Aliás, pq que vc tem feito tantos hemogramas?

  13. Adelaide

    Drs. Pedro e Renata, para que serve o exame de sangue FIBRINOGENIO e quando elevado é perigoso?

  14. Dr. Pedro Pinheiro

    Adelaide,
    O fibrinogênio é uma proteína produzida no fígado e que age no sistema da coagulação do sangue.

    Como a maioria das proteínas do fígado, quando há infecções ou estados inflamatórios ela acaba tendo sua produção aumentada, e isso acaba por ser um sinal indireto de atividade inflamatória.

    Sabe-se também que pessoas com fibrinogênio constantemente aumentado apresentam maior risco de doença cardiovascular. Por isso, sua dosagem tem sido habitualmente solicitada quando se quer avaliar risco cardíaco.

  15. Cinthia

    Gostaria de saber qual o índice adequado de RDW no eritrograma,pois, navegando na web, encontrei valores diferentes – entre 6,0 e 15,0, 11,6 e 14,8… e quais as implicações de se ultrapassar ou estar abaixo dos níveis especificados. Grata.

  16. Dr. Pedro Pinheiro

    Cinthia,
    Os valores podem variar de laboratório para laboratório. Depende da técnica usada. ´RE importante que o resultado esteja dentro do valor de refer~encia do laboratório.

    Em geral o mais usado é algo entre 11% e 15%

    O RDW é calculado a paritr da diferença de tamanho entre as hemácias. Quando há muitas células de tamanho diferente o RDW pode ficar alterado. Individualmente esse exame não faz nenhum dignóstico e deve ser interpretado com todos os outros resultados do hemograma.

  17. millena

    Millena
    eu tive contata com um aluno meu que esta com meningite. Eu gostaria de saber qual exame eu deve fazer pra saber se estou com a doença.

  18. Dr. Pedro Pinheiro

    Milena,
    Não há um exame específico para isso. Leia o meu texto sobre meningite que vc encontra mais informações.

  19. Marcia Paixao

    Dr. Pedro e Dra Renata

    Adoro este blog. Sempre me é de muita valia na hora de tirar minhas dúvidas. Agora, eu gostaria da sua ajuda no seguinte: tenho um resultado de 401.2 na dosagem de fibrinogenio. Este exame me foi solicitado pelo meu cardiologista. Ele me receitou aspirina prevent, pois esse exame teria demonstrado que posso vir a desenvolver uma trombose no futuro. Porém, não gosto muito de ficar tomando remedios sem que haja uma justificativa para isto. Consultei então um angiologista que me deixou ainda mais confusa e disse que esse remedio não serve para isto e que para avaliar o nivel de fibrinogenio devo consultar um hematologista. Nossa… Que especialidade devo procurar para avaliar este indice de fibrinogênio? Fico preocupada porque minha mãe ja teve trombose e aneurisma e meu pai também teve aneurisma. Desculpe se me alonguei e obrigada por qualquer informação.

  20. Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    o fibrinogênio tem sido usado ultimamente como marcador de atividade inflamatória e fator de risco para eventos cardiovasculares.

    A aspirina pode ser usada para profilaxia de eventos trombóticos sim, mas isso deve ser baseado nos fatores de risco que vc possui e não só no valor do fibrinogênio.

    Existe um escala chamada de Framingham que avalai o risco cardiovascular em 10 anos. A partir desta avaliação pode-se ou não indicar a profilaxia com aspirina.

    o especialista correto é o cardiologista mesmo.

    O hematologista seria o especialista se vc tivesse o fibrinogênio baixo

  21. Marcia Maria

    Obrigada doutores, pelo esclarecimento quanto ao fibrinogênio. Agora, eu gostaria de uma outra ajuda. Quando minha mãe teve um aneurisma, seu neurologista comentou conosco(filhas) que deveríamos fazer uma pesquisa (genética??) quanto a essa predisposição a ter aneurismas, uma vez que meu pai já havia tido também. Que tipo de exames nós podemos fazer e em que especialidade? Neurologia mesmo? Obrigada pela atenção.

    Marcia

  22. Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Se foi aneurisma cerebral, o especialista é mesmo o neuro.

  23. Celia

    Senhores,
    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo serviço que prestam e pela maneira tão clara e elucidativa.
    Gostaria de obter informações sobre uma doença chamada Mieloradiculite e se ela pode ser congenita.
    Muito Obrigada!
    Célia

  24. Dr. Pedro Pinheiro

    Celia,
    a mielorradiculite é o nome que se dá quando há inflamação da medula espinhal e das raizes dos nervos que saem dela. É parecido com uma meningite. Normalmente é causada por uma infecção, na maioria das vezes viral.

    Não conheço causas congênitas, mas também não sou neurologista. Pode ser que exista. Mas não é comum.

  25. mad max

    Parabéns Dr. Pedro e Dra. Renata, pois o trabalho de vocês não tem preço. Meu sonho é que um dia, no mundo os profissionais de saúde tenham salários tão altos quanto jogadores de futebol, pois são de vocês que vem nossa saúde e salvação uma vez sendo permitida por Deus, enquanto pessoas que não tem a responsabilidade que vocês tem são mais valorizados financeiramente que um profissional da saúde. Isso pra mim é uma injustiça que a humanidade deve corrigir, pois quantas vidas vocês médicos, cientistas, enfermeiros e auxiliares já salvaram. Mais uma vez, parabéns.

    Angelo Maykel

  26. Suely

    Papabéns pelo Blogger.Ele representa uma excelente iniciativa para ajudar às pessas a fica mais informadas a respeito de vários assuntos relacionado a saúde.Obrigada pela oportunidade de obter esses conhecimentos de maneira tão esclarecedora. Parabéns atoda a equipe. Obrigada.

  27. RAIMUNDO

    Dr. Pedro,que tipo de enxame de sangue é feito,pra saber se tenho intolerância à lactose.

    Raimundo

  28. Dr. Pedro Pinheiro

    Raimundo, existe um exame chamado de teste de intolerância a lactose. Se vc suspeita de ter esta doença, procure um gastroenterologista.

  29. Dr. Pedro Pinheiro
  30. Sol

    Parabéns pelo site!
    Faço faculdade de Biomedicina e estou aprendendo muito aqui. É tudo muito simples, bem explicado e fácil de entender.

    Adorei!!!

    Solange Sai

  31. Aryela

    Nossa adorei este site, estava procurando algumas informações para colocar a disposição dos pacientes que vão ao laboratório que trabalho.. Encontrei….
    Sou biomédica, e tenho até hoje certa dificuldade em explicar para alguns funcionários as necessidades de jejum e como proceder na coleta e o motivo disso.
    Se possével, gostaria da sua ajudar para científicamente explicar o motivo de não utilizar o sangue coagulado para fazer grupo sanguineo.
    Já tentei explicar, mas creio que não compreenderam, apenas “entenderam”. Agradeço pelo auxilio e espero que continue colaborando com a saúde mental e física.

  32. Rodolfo

    Gostaria de saber se um exame de hemograma completo avalia glicose e colesterol.
    Muito obrigado!

  33. Dr. Pedro Pinheiro

    @Rodolfo
    Não, são exames diferentes.

  34. Dr. Pedro Pinheiro

    @Valdecir
    Não existe um exame de sangue que detecte qualquer tipo de câncer. O que existe são algumas análises específicas para determinados tipos de câncer, como o PSA para o câncer de próstata. Porém, eles apenas sugerem, não sendo suficientes para o diagnóstico.

  35. Dr. Pedro Pinheiro

    @Valdecir
    A quimioterapia pode causar vários efeitos adversos. As análises são para detectar essas alterações, como lesão renal, do fígado ou toxicidade da medula óssea, por exemplo.

  36. Marcia Maria

    Mas então, Dr Pedro, como é que se pode afirmar que uma pessoa está realmente “curada” de um cancer?

  37. Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcia Maria
    Depende do câncer, mas em geral, pelo menos 5 anos após a remissão.

  38. josue.blog.com

    Olá Dr. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e dizer que ele foi o mais esclarecedor em relação ao tipo de procura que faço. Minha procura é em relação aos tipos de exames que se podem obter através de exames sanguíneos (lista de o maior n° possível).Tenho espondilite anquilosante e só descobri por um acaso. Eu que sugeri ao doutor o exame sanguineo (HLA-B27) por sugestão de uma pessoa; daí minha preocupação em descobrir os possíveis exames. Abraços.

  39. Dr. Pedro Pinheiro

    @josue.blog.com
    Existem algumas centenas de exames laboratoriais de sangue. Se vc quiser uma lista, é melhor escrever para algum laboratório pedindo a relação de análises que eles fazem.

  40. Nataliarjcg

    Parabéns e obrigda por doar seu tempo para uma causa tão importante que é a informação.

  41. Leonardopn_2010

    Ola doutor, eu operei o joelho, Menisco e ligamento no dia 23/11 e fui pra casa no dia seguinte, depois tive que me internei com uma trombose em uma veia dia 5/12, fui medicado no hospital e sai dia 12/12 e agora estou tomando remédio pra trombose via oral. Queria saber como funciona o resultado do COAGULOGRAMA (INR) o meu resultado dia 11/12 estava INR= 1,74. Queria saber qual é o normal que tem que ficar essa dosagem. aguardo resposta, Obrigado. 

  42. Thaisbamancio

    Ótimo site, super simples de se buscar o que se procura, adorei parábens!!!!

  43. josé maria

    sensacional. parabéns

  44. GutO

    Muito Obrigado mesmo pelas informações. ^^

  45. David

    parabéns otimo site
    e muito obrigado pelas informações
     

  46. Gessika

    oq e´beta?

  47. elizeth gomes

    legal…bom site

  48. Lutgomes

    Onde posso encontrar todos esses termos de testes clínicos em inglês?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Google.

  49. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Google.

  50. Vanerlima Lino

    DR meu filho tem 13 anos e no exame de sangue dele acusou 221,00/mg/dl de colesterol e deu também no hematoscopia LEUCOPENIA me diga DR devo me preocupar? pq não entendo e acho q é algo grave. levei ele a PEDIATRA mais ela não me disse nada só ficou muito preocupada e com um olhar muito assustado pq o leucócito dele está 2.900/ mm3. por favor me fala a verdade isso significa q meu filho pode ter uma leucemia?????
    qndo ele tinha 4 anos ele teve uma anemia muito seria q tratei e melhorou agora isso depois desse tempo todo aff apavoradaaaaaa me responda por favor

  51. su

    exame de sangue normal da para saber se tem ahv.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, é preciso solicitar a sorologia.

  52. Clidson monteiro

    Vocês só tem o Dr. Pedro Pinheiro como referencia?
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Somos dois médicos formando em clínica geral, Dr Pedro Pinheiro e Dra. Renata Santos. Em algumas áreas como oftalmologia, dermatologia, obstetrícia e cirurgia, temos médicos convidados escrevendo.

    2. Ledzep

      Engraçado o seu modo de ver as coisas…um médico dispõe do tempo dele para esclarecer assunots da medicina aqui e vc critica…deixe as pessoas perguntarem, com certeza se acharem necessário farão uma consulta pessoal à um médico. Aqui serve de veículo de infoirmação. Se vc não concorda, pq entar neste tipo de site???

  53. Janaína

    Muito boa as explicações aqui citadas, foram bem esclarecidas..

  54. Valdirene Cristina

    creatinina 4,3mg/dl,sodio e potassio normais sem sintomas, podem indicar lesao renal. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Creatinina de 4,3 é um valor elevado. É preciso ser avaliada por um nefrologista.

  55. Marciacleber2010

     adorei  sou estudante de enfermagem MARCIA  Cornelio Procopio Pr

  56. silvia

    Queria informações sobre exames que fiz: TGO- resultado 70U/L e TGP- resultado 80, com esses resultados é possível ter algum problema no figado, valho-me salientar que antes dois dias de colher o sangue tomei 
    muito paracetamol, (tylenol)
    Obrigada
    Silvia

  57. Roseneryamorim

    oi dr,estou com meu exame de sangue assim pcr 96. plaquetas 600 o que podeser o que sera que eu tenho ja fui no medico ele so disse que estou com helicobater pylori o medico e boliviano se puder ajudar obrigada

  58. Oliveira_raquels

    meu resultado de TGO deu abaixo do valor de referência, deu 9 e não achei nada relevante como explicação, este resultado representa algum peroblema???

  59. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Habitualmente, não.

  60. Janaína

    Muito boa as explicações aqui citadas, foram bem esclarecidas..

  61. Jocelenedrumondribeiro

    gostaria de saber como a medicação hidroxiuréia 500mg altera um exame de sangue e se oferece risco ao paciente. obrigada.

  62. Guiperdona

    Doutor você poderia me dizer como estão os resultados do exame:

    Eritrocitos:
    Hematocrito…. 47
    Hematimetria…5,22 milhoes/mm3
    Hemoglobina…. 15,9 9%

    Leucometria
    Leucocitos:…….10.800 p/mm3

                                No.em 100                     No. p/mm3
    Bastonados              1                                    108
    Segmentados            39                                  4.212
    Eosinofilos                5                                    540
    Linfocitos                  53                                   5724
    Monocitos                  2                                  216

    Hemossedimentação            5mm

    Glicose 85mg

     Leucometria

    Leucocitos:…….10.800 p/mm3
    Eosinofilos                5                                    540

    Linfocitos                  53                                   5724

    Estes itens que repeti acima apresentaram aumento, devo me preocupar, ou estão no padrão?

  63. Valdirene Cristina

    creatinina 4,3mg/dl,sodio e potassio normais sem sintomas, podem indicar lesao renal. 

  64. Jocelenedrumondribeiro

    gostaria de saber como a medicação hidroxiuréia 500mg altera um exame de sangue e se oferece risco ao paciente. obrigada.

  65. Guiperdona

    Doutor você poderia me dizer como estão os resultados do exame:

    Eritrocitos:
    Hematocrito…. 47
    Hematimetria…5,22 milhoes/mm3
    Hemoglobina…. 15,9 9%

    Leucometria
    Leucocitos:…….10.800 p/mm3

                                No.em 100                     No. p/mm3
    Bastonados              1                                    108
    Segmentados            39                                  4.212
    Eosinofilos                5                                    540
    Linfocitos                  53                                   5724
    Monocitos                  2                                  216

    Hemossedimentação            5mm

    Glicose 85mg

     Leucometria

    Leucocitos:…….10.800 p/mm3
    Eosinofilos                5                                    540

    Linfocitos                  53                                   5724

    Estes itens que repeti acima apresentaram aumento, devo me preocupar, ou estão no padrão?

  66. Carolina

    Boa tarde, o resultado do meu PCR foi 11.98 mg/l há três meses atrás e agora está 11,08. Fiz todos os outros exames, e tudo está normal (TGP, TGO, ácido úrico, antiestreptolisina “o”, creatinina, fator reumatóide, gama glutamiltransferase, hemograma, TSH, perfil lipídico, VHS e parcial de urina). Apenas a glicemia está um pouco alterada (107 mg/dl). Além disso procurei um cardiologista e fiz um eletro e teste de esforço. Tudo deu normal. A minha clínica geral disse que esse número não é normal, mas que devo apenas acompanhar e repetir o exame daqui a três meses, mas estou preocupada… O que poderia ser? Obrigada! Carolina

  67. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não, é preciso solicitar a sorologia.

  68. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Somos dois médicos formando em clínica geral, Dr Pedro Pinheiro e Dra. Renata Santos. Em algumas áreas como oftalmologia, dermatologia, obstetrícia e cirurgia, temos médicos convidados escrevendo.

  69. Nataliarjcg

    Parabéns e obrigda por doar seu tempo para uma causa tão importante que é a informação.

  70. Roseneryamorim

    oi dr,estou com meu exame de sangue assim pcr 96. plaquetas 600 o que podeser o que sera que eu tenho ja fui no medico ele so disse que estou com helicobater pylori o medico e boliviano se puder ajudar obrigada

  71. Jucidea Silva

    Muito interessante seus artigos, gostaria que vc falasse sobre causas mais frequentes de trombose.

  72. Pri Arantes

    Olá! Estou com urticária, dores, inchaço e tenho feitos muitos exames, do alergo fui para o reumato e meus resultados são: C3 184, C4 68, C reativa 1,20, hemossedimentação 28, FAN Reagente até 1/80 pontilhado fino denso… Cada médico me diz estar com um processo inflamatório…E disseram que a urticária pode vir de uma artrose e até de lupus. E continuo do alergo pro reumato e vice-versa, mas gostaria de um parecer mais conclusivo. O Doutor pode me orientar? Obg.

  73. Solange

    Excelente para nós leigos e preocupados com os resultados e motivo da solicitação médica.

  74. anderson

    Com essas intepretação de medicos eu perdi minha mãe com câncer, eles queriam fazer diagnostico sem exames 1° medico disse que era começo de pneumonia 2° disse que era bronquite 3° disse que era asma, depois de mais de 1 ano fizeram um TC do torax e ela foi diagnosticada com câncer de pulmão, os medicos tem que passa mais exames em vez de adivinha doenças, se não mais pessoas vão acha doenças avançadas que não tem mais o que fazer!

  75. Fabiana A Senna

    estou gravida de 5 mesese no dia 14/08/12 tomei a vacinina da N1H1, e gostaria de saber porque ainda estou COM O QUADRO GRIPAL COM EXPECTORAÇÃO ACOMPANHADA DE SANGRAMENTO pelo nariz e boca todos os dias de manha e a noite?

  76. Luzia Vieira da Silva

    preciso saber sobre o exame de sangue c3 coplememto

  77. Menina Veneno

    Preciso saber quais os principais exames laboratórias para monitoramento da diabetes mellitus tipo 2, obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hemoglobina glicada e glicemia em jejum

  78. marcio

    para que servem os exames:hemograma com plaquetas, ácido hipúrico e ácido hipérico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ácido hipúrico é para ver se a pessoa teve exposição ao tolueno, substância que é usada como solvente para óleos, borracha natural, resinas, borracha sintética, carvão, piche, tinta, verniz etc.
      Ácido hipérico eu não conheço.
      Hemograma o texto explica.

  79. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    O ácido hipúrico é para ver se a pessoa teve exposição ao tolueno, substância que é usada como solvente para óleos, borracha natural, resinas, borracha sintética, carvão, piche, tinta, verniz etc.
    Ácido hipérico eu não conheço.
    Hemograma o texto explica.

  80. Jane Vasconcelos

    Meu C3 tbm esta elevado, mas não apresento nenhum processo inflamatorio visivel ou q sinto alguma dor, ja fiz alguns exames e não deu nada. Por quais outros motivos esse C3 estaria elevado? O C4 esta normal.

  81. Jane Vasconcelos

    Dr, tenho outra pergunta, tenho 17 anos, no inicio de 2012 tratei 1 mes com corticoides, fui em outro médico e ele disse que foi desnecessario a quantidade alta que me foi passada. Engordei 20 kg, sorte que eu era magrinha… Mas acho que bagunçou todo meu organismo, antes meu metabolismo era rápido e agora se tornou lento, tem a possibilidade dele voltar ao normal ou agora vai ser sempre lento? Não ta relacionado com a postagem mas se pudesse me dizer >.<

  82. aline

    pra que serve o exame de sangue ch

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      CH? Não sei. Você não tem mais informações para me dar?

  83. Mari

    Boa tarde Doutor!
    T4 Livre = 0,94 ng/dL, quer dizer que estou grávida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é exame de tireoide, não tem nada a ver com teste de gravidez.

  84. cristiane

    adorei!!

  85. joao

    qual o tipo de exame eu pesso pra saber si tenho algum tipo de doença sexualmente transmisivel

    1. Pedro Pinheiro

      Depende de qual DST você quer investigar. Cada doença tem seu exame específico.

  86. Arnaldo

    Meus parabéns, Doutor. Suas explicações são de grande valia para nós que somos leigos no assunto. Que Deus o ilumine, e continue prestando esse serviço, sempre que lhe for possível.

  87. Betania Gomes Oliveira Ferreira

    Olá Dr. gosto muito de seu blog são inúmeras questões que dizem respeito à nossa saúde e muitas duvidas esclarecidas, tive dois abortos consecutivos e agora estou fazendo uma série de exames para detectar o problema gostaria de saber se cariótipo banda g feito por mim e meu marido é o principal para conseguirmos ver o que está acontecendo. Obrigada o blog é mesmo 10………

  88. Marcello Oliveira Franco

    Caro Dr Pedro, este teu trabalho ficou show de bola. Tenha certeza de que está ajudando a muitas pessoas…

  89. Azemir Müller

    Olá Dr. Pedro, tudo bem.
    Recentemente fiz exames admissionais para concurso público e fiquei na dúvida sobre alguns resultados:

    URÉIA 49 MG/DL (valor de referência: 10,0 a 40,0 mg/dL)
    CREATININA 1,13 MG/DL (valor de referência: 0,60 a 1,30 mg/dL)

    Tenho 1,84mts e 78kg. Posso ser desclassificado por apresentar uréia acima do normal?

    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada de mais nesses resultados.

  90. Elisabete

    Olá alguém pode me ajudar?? estou fazendo uma pesquisa e preciso saber qual o tipo de exame onde vou dosar a quantidade de veneno no sangue. Muito obrigada. |Bete

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que veneno?

  91. Tiago

    Qual médico procuro para fazer exames de sangue?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer médico pode solicitar exames de sangue.

      1. Tiago

        Obrigado

  92. eliane

    So posso fazer um exame de sangue com pedido do medico

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, sem pedido o laboratório não vai aceitar.

  93. Karol ;D

    Preciso de um exame da tipagem sanguínea, qualquer especialista pode solicitar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  94. LEOO

    Onde faço exames de sorologia para hepatite B, hepatite C, doença de Chagas e HIV?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer laboratório faz esses exames.

      1. LEOO

        – Obrigado Doutor ;)

  95. Augusto Hiroschy Sousa Oliveir

    Plaquetas não são células e hemograma não diagnostica anemia (dentre as muitas formas de anemia, pode ser sugestivo). Não encontrei bibliografia do artigo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1) Tecnicamente as plaquetas são fragmentos de células, mas não é errado chamá-las de células do sangue. Várias fontes renomadas, como o site da Mayo Clinic e do Johns Hopkins, para ficar apenas em 2 exemplos, usam o termo célula para descrever as plaquetas. É um preciosismo bobo se fixar a isso, ainda mais sabendo que o nosso site é voltado para a população leiga.

      http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/thrombocytopenia/basics/definition/con-20027170
      -http://www.hopkinsmedicine.org/heart_vascular_institute/clinical_services/centers_excellence/womens_cardiovascular_health_center/patient_information/health_topics/platelets.html

      2) Hemograma faz sim diagnóstico de anemia. Ele não faz é o diagnóstico diferencial da etiologia da anemia. Não é preciso nenhum outro exame além do hemograma para definir se alguém tem anemia ou não. É bastante óbvio, por exemplo, que um paciente com hemoglobina de 8 g/dl tem anemia. E se o paciente tiver uma causa óbvia, como um sangramento recente ou insuficiência renal crônica, não é nem preciso fazer qualquer outra investigação, basta o hemograma.

      3) O site é voltado para o público leigo, que não tem conhecimento técnico para ler fonte bibliográfica. Mas sempre que solicitado, eu forneço a fonte das informações do artigo.

      1. Afonso Guedes

        Excelente resposta.

      2. Suzanna

        👏👏👏👏👏👏👏👏

  96. Erika Emrich

    FR, FAN, WAALER-ROSE E ASTD são para avaliar o quê?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sigla ASTD eu não sei o que é, mas fator reumatoide (FR), Fator antinuclear (FAN) e Waaler-Rose são para investigar doenças reumatológicas de origem auto-imune.

  97. vitoria

    excelente artigo. Parabéns. Poderia informar se esta tudo bem com que faz exame de sangue para dosar a vitamina b12 e o resultado deu 993pg/ml , fiquei um pouco preocupada valor referencia 211 a 946 pg/nl, aguardando gentilmente seu retorno.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse valor por si só não tem muita relevância. De qualquer forma, o ideal é que o médico que solicitou a análise veja o resultado e interprete-a no contexto da sua situação clinica.

  98. ana

    O que é EPT?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      EPT? Não sei. Não conheço nenhum exame com esse acrônimo.

  99. RAFAEL SOARES

    HEMOGRAMA COMPLETO ENTAO É TODOS ESSES CITADOS A CIMA ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Não, hemograma completo é apenas um hemograma com contagem de eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

  100. MARIA SILVINA DA CRUZ GONCALVES

    Parabéns, Doutor!
    Artigo com informações preciosas e com uma linguagem clara. Me ajudou muito. Namaste!

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais