Ácido úrico alto: causas, sintomas, riscos e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 16 Comentários


O que é o ácido úrico?

O ácido úrico (AU) é uma substância produzida pelo fígado após a metabolização das purinas, um conjunto de compostos orgânicos, que inclui, entre outros, a xantina e a hipoxantina, que estão presentes em diversos tipos de alimentos, principalmente nos de origem animal. Cerca de 40% das purinas são obtidas pela dieta e os 60% restantes são produzidas pelo nosso próprio organismo.

O ácido úrico é uma substância com baixa capacidade de solubilização. Em geral, os níveis de ácido úrico no sangue precisam estar abaixo de 6,8 mg/dl para que ele fique totalmente diluído. Quanto mais acima desse limite o ácido úrico sanguíneo estiver, maior é o risco dele formar cristais de urato* e precipitar nas articulações, provocando o que chamamos de artrite gotosa ou, simplesmente, gota.

Portanto, uma dieta rica em purina é capaz de aumentar significativamente a quantidade de ácido úrico produzido pelo fígado, motivo pelo qual a dieta é uma das principais armas contra a gota.

* O urato de sódio é um tipo de sal produzido quando o ácido úrico solidifica-se.

Hiperuricemia

Hiperuricemia significa níveis elevados de ácido úrico no sangue. Quanto mais altos forem os níveis de ácido úrico, maior é o risco do paciente desenvolver crises de gota.

Todos os pacientes com gota apresentam hiperuricemia, mas nem todos os pacientes com hiperuricemia desenvolvem gota. Muitos pacientes conseguem manter níveis elevados de ácido úrico por vários anos, mas nunca desenvolvem crises de gota.

Portanto, a dúvida que surge é: ter ácido úrico alto sem desenvolver sintomas traz algum risco à saúde do paciente?

Neste artigo tratamos exclusivamente da hiperuricemia. Se você procura informações sobre a doença gota, acesse o seguinte artigo: Gota – Causas, Sintomas e Tratamento.

Quais são os sintomas do ácido úrico elevado?

Diretamente, nenhum. Um paciente pode ter anos de ácido úrico elevado e não sentir absolutamente nada. No entanto, ele está sob risco de desenvolver as doenças relacionadas a hiperuricemia, especialmente se os níveis se mantiverem alto por vários anos.

Portanto, os sintomas do ácido úrico elevado surgem somente quando o paciente desenvolve alguma complicação da hiperuricemia, como gota ou cálculo renal.

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente, assista a esse curto vídeo que explica o que é e como surge a doença gota.

YouTube video

Ácido úrico do ponto de vista evolutivo

A gota é uma doença que no reino animal ocorre quase que exclusivamente nos seres humanos. Isso ocorre porque nos grandes primatas, principalmente nos humanos, gorilas e chimpanzés, o ácido úrico é o produto final da metabolização das purinas. Já nos outros mamíferos, o ácido úrico é transformado pelo fígado em alantoína, uma substância bem mais solúvel e de mais fácil excreção.

A transformação do ácido úrico em alantoína é feita através de uma enzima chamada uricase. Há cerca de 13 milhões de anos, o gene que produz a uricase sofreu uma mutação, e a linhagem dos primatas que deu origem aos chimpanzés, gorilas e humanos perdeu a capacidade de metabolizar o ácido úrico. A gota é, portanto, uma herança evolutiva dos primeiros hominídeos.

Como nós humanos costumamos ter uma dieta rica em purinas, somos a única espécie que acaba desenvolvendo níveis de ácido úrico sanguíneos acima da sua capacidade de diluição.

A concentração de ácido úrico no sangue é o resultado do balanço entre a produção pelo fígado e a capacidade dos rins, e em menor parte dos intestinos, de excretar o ácido úrico em excesso. A maioria dos pacientes com hiperuricemia, portanto, apresenta uma dieta rica em purinas e/ou uma redução da sua capacidade renal de excretar o ácido úrico.

Estima-se que cerca de 25% dos homens possuem níveis de ácido úrico acima de 6,8 mg/dl, valor a partir do qual dizemos que o paciente tem hiperuricemia. Nas mulheres, o risco de hiperuricemia é mais baixo, pois o estrogênio aumenta a capacidade renal de excreção do ácido úrico. No sexo feminino o limite da normalidade é de 6,0 mg/dl.

A imensa maioria dos paciente com doenças relacionadas ao ácido úrico são homens. Somente após a menopausa é que a hiperuricemia costuma ser um problema para as mulheres.

Como o ácido úrico se deposita nos tecidos?

Como já explicado, o ácido úrico apresenta maior risco de formar cristais de urato quando a sua concentração sanguínea encontra-se acima de 7,0 mg/dl. Porém, esse não é o único fator que interfere na sua capacidade de diluição.

O urato é mais solúvel em temperaturas elevadas e menos solúvel em temperaturas baixas. Ao contrário do sangue, que possui uma temperatura média de 37ºC, as articulações são sensivelmente mais frias, apresentando uma temperatura média de 32ºC. É por isso que o ácido úrico tem uma tendência a formar cristais e a precipitar ao redor das articulações.

Gota tofácea nos dedos da mão
Gota tofácea nos dedos da mão

A deposição de urato nas articulações provoca uma intensa reação inflamatória, levando ao quadro conhecido como artrite gotosa, que é uma forma de artrite extremamente dolorosa.

Se os níveis de ácido úrico permanecerem elevados por muito tempo, ele pode começar a se depositar em locais mais quentes, como a pele e os rins. Repare na foto acima, a presença de cristais de urato (pontos brancos) visíveis sob a pele dos dedos do paciente.

Para ver mais imagens da artrite gotosa e da gota tofácea, acesse o seguinte link: Imagens da doença gota.

Riscos da hiperuricemia

Nem todo mundo que tem o ácido úrico elevado acaba por desenvolver gota. Não é raro encontrarmos pacientes totalmente assintomáticos com níveis de ácido úrico ao redor de 9,0 ou 10 mg/dl. Isso não significa, porém, que o risco não seja elevado.

Os pacientes que apresentam ácido úrico alto apresentam maior chance de desenvolver três tipos de doença:

  • Gota.
  • Cálculos renais.
  • Nefropatia por urato.

Risco de gota em pacientes com ácido úrico elevado

O risco de desenvolver gota vai se tornando cada vez maior conforme os níveis sanguíneos de ácido úrico vão se elevando acima de 7,0 mg/dl.

Após 15 anos de hiperuricemia com valores entre 7,1 e 8,9 mg/dl, cerca de 10% dos pacientes acabam por desenvolver episódios de artrite gotosa. O risco de gota começa a se tornar muito alto a partir do valor de 9,0 mg/dl. Estudos mostram que após apenas 5 anos de ácido úrico maior que 9,0 mg/dl, cerca de 1/4 dos pacientes desenvolve crises de gota.

Algumas características clínicas dos pacientes aumentam a chance da sua hiperuricemia evoluir para gota. São elas:

Risco de gota tofácea nos pacientes com hiperuricemia

Após cerca de 20 anos de gota e hiperuricemia mal tratada, o paciente começa a desenvolver tofos nas suas articulações e pele. As lesões são provocadas por inflamação e deposição crônica de cristais de urato nestes sítios.

O tofos podem ser múltiplos, grandes e frequentemente provocam deformidades, principalmente nas mãos, cotovelos ou pés.

Risco de cálculo renal em pacientes com hiperuricemia

A hiperuricemia crônica também pode estar relacionada ao surgimento de cálculos renais compostos por ácido úrico.

Ao contrário da gota, que está intimamente ligada aos níveis sanguíneos de ácido úrico, a formação de pedras nos rins depende mais do pH da urina e da quantidade de ácido úrico excretado pelos rins.

Os pacientes sob maior risco são aqueles com pH da urina persistentemente abaixo de 5,5 e uma excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia (o valor normal é menos que 800 mg/dia). Um valor assim tão elevado de ácido úrico na urina só costuma ocorrer nos pacientes com hiperuricemia acima de 9,0 mg/dl.

Para saber mais sobre outras formas de cálculos renais, leia: Cálculo renal – Causas, Sintomas e Tratamento.

Risco de nefropatia por urato em pacientes com hiperuricemia

Outra forma de doença renal provocada pela hiperuricemia é a deposição de ácido úrico nos rins, o que provoca inflamação renal e risco de insuficiência renal crônica.

Felizmente, esse tipo de lesão só ocorre nos pacientes com valores muito elevados de ácido úrico, geralmente maiores que 13 mg/dl nos homens ou 10 mg/dl nas mulheres.

Outras possíveis doenças relacionadas com o ácido úrico elevado

Alguns estudos mostram uma clara relação entre os níveis de AU e uma maior incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

O problema é que não se conseguiu até o momento estabelecer uma relação causal entre esses dois fatores. Por exemplo, sabemos que pacientes hipertensos costumam ter valores de ácido úrico elevados, mas isso não significa que a hiperuricemia seja a causa da hipertensão. Corroborando com esse pensamento está o fato da redução dos valores do ácido úrico com medicamentos não alterar em nada a hipertensão do paciente.

Quando o ácido úrico deve ser tratado?

A hiperuricemia deve ser tratada sempre que o paciente tiver alguma doença relacionada com a deposição de cristais de urato (nefropatia por urato, nefrolitíase ou gota).

Não há indicação para tratar os pacientes com hiperuricemia assintomática, a não ser nas seguintes situações:

  • Valores sanguíneos de ácido úrico persistentemente acima de 13 mg/dl nos homens ou 10 mg/dl nas mulheres.
  • Pacientes com hiperuricemia acima de 8 mg/dl e com excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia.

Em ambas situações, o medicamento indicado é o alopurinol (leia: Alopurinol – Para Que Serve, Doses e Efeitos Colaterais).

Dieta para baixar o ácido úrico

Todo paciente com níveis de ácido úrico maiores que 7,0 mg/dl nos homens ou 6,0 mg/dl nas mulheres devem ser estimulados a evitar alimentos ricos em purinas.

Alguns exemplos de alimentos a serem evitados são:

  • Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
  • Peixes e frutos-do-mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
  • Aves: peru e ganso.
  • Bebidas alcoólicas.

Além de evitar alimentos ricos em purinas, o paciente também deve tentar perder peso (se estiver com IMC acima de 25) e beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


16 respostas para “Ácido úrico alto: causas, sintomas, riscos e tratamento”

  1. Carlos Augusto

    Texto muito bom. Bastante explicativo. Direto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado. Bom saber que o texto foi útil.

  2. Ernesto Bizi Massuela

    O meu acido úrico está alto, o que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não tem nenhuma doença provocada pela hiperuricemia, como cálculo renal ou gota, basta fazer dieta pobre em purinas. O texto explica.

  3. Julieta Silva

    Boa tarde.Sou portuguesa.O meu marido entre o joelho e o tornozelo direito,tem inchado e vermelhão.Causa lhe dor ,penso que seja o ácido úrico elevado,pois eu faço uma pequena pressão com o dedo e a a zona fica segundos ou minutos sem voltar ao normal.Ou seja fica com a impressão do meu dedo lá.Muito preguiçoso, já para não falar no pavor que tem aos médicos.Muito obrigada pela atenção dispensada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que faz a região da pele afundar com a pressão do dedo é o edema. É líquido do tecido subcutâneo. O que você descreve não parece muito com gota, pois a região acometida não costuma ser essa. Ele pode é ter uma infecção da pele, tipo erisipela, celulite ou dermatite de estase. O ideal é procurar o médico de família ou um serviço de urgência para que ele possa ser avaliado.

  4. Sandra

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual tipo de exames eu tenho que fazer para saber se estou com o ácido úrico alto?
    Pois quando me levanto de manhã não consigo colocar os pés no chão .
    E só pela manhã depois não dá mais nada
    Muito obrigado 🙏

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ácido úrico é dosado através de um exame de sangue simples.

  5. Julianna

    Dr qual o melhor tratamento para essa doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um medicamento chamado alopurinol, que serve para baixar os níveis de ácido úrico no sangue.

  6. Julianna

    Dr. meu pai tomar muitos remédios devido ao problema de gota, como alopurinol, coxim, entre outros. Mas não consigo ver nenhuma melhora. E ele reclama muito de dores, tem medo pela quantidade de remédios ele acabar prejudicando outros órgãos. Existe algum tratamento natural que pudesse ajudar, chás?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O tratamento é mesmo dieta + alopurinol. Não existe nenhum tratamento natural que seja mais eficaz. Tem que ver se há algum medicamento interferindo com o tratamento ou se ele não está fazendo a dieta adequadamente.

  7. Renata Lopes da silva

    Meu bebe de 2 anos senti muita dor nos pés desde 1 ano, levei no ortopedistas e não achou nada, mas no exame de urina mostra que a densidade da urina está em 1,030 e que de cristais de ácido úrico ( numerosos) será por isso então?Meu sogro faleceu devido a problema renal crônico. Devo me preocupar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ácido úrico por si só não provoca dor. Se ele tivesse sinais de gota, aí sim poderia ser o motivo. O que esse exame de urina mostra é apenas uma urina muito concentrada. Ele precisa se hidratar melhor.

  8. Bárbara

    Dr, que tem ácido úrico de 8 mg/dl há vários anos precisa tomar alopurinol?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não houver gota nem história de cálculo renal por ácido úrico, basta tratar com dieta. Não há evidências de que o tratamento com o alopurinol traga benefícios nesse caso.