Tomar anticoncepcional para não menstruar

Dra. Renata Campos

Atualizado em

comment 46 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

Qual é a mulher que, ao menos uma vez na vida, não desejou poder deixar de menstruar? A ideia de poder se manter fértil, saudável e nunca mais ter de passar pelos desconfortos mensais da menstruação é algo bastante tentador para a maioria das mulheres. Porém, a segurança da supressão da menstruação sempre foi um fator que impediu a concretização desse desejo.

Neste artigo vamos discutir, à luz do atual conhecimento científico, quais são as vantagens e os perigos da supressão do período menstrual.

Parar de menstruar é possível?

Desde a popularização das pílulas anticoncepcionais, décadas atrás,  que os médicos se debatem sobre os benefícios e malefícios da supressão da menstruação.

Nos primeiros anos dos anticoncepcionais orais, quando as doses de hormônios presentes na pílula eram muito elevadas e os efeitos colaterais frequentes, era possível, porém imprudente, pensar no uso contínuo dos mesmos para suprimir a menstruação de forma prolongada.

Conforme os anos foram passando e a medicina foi ganhando maior experiência e conhecimento acerca do funcionamento do ciclo menstrual, as doses de estrogênio e progesterona presentes na pílula foram sendo progressivamente reduzidas. A supressão da menstruação deixou de ser uma possibilidade teórica e passou a ser indicada em casos selecionados.

Nas últimas décadas,  os efeitos colaterais dos contraceptivos orais tornaram-se bem menos comuns e graves, fazendo surgir as primeiras vozes a favor da popularização da eliminação da menstruação. A supressão do período menstrual não seria uma opção apenas para situações médicas específicas, mas sim para toda e qualquer mulher que desejasse parar de menstruar.

Entretanto, o debate só pegou fogo mesmo na década de 1990, quando surgiram comercialmente as primeiras pílulas de uso prolongado, desenhadas com objetivo de permitir que a mulher menstrue apenas 4 vezes por ano.

De lá para cá, as opções para supressão do período menstrual só têm vindo a aumentar, e é cada vez maior o número de mulheres que optam por parar de menstruar ou, pelo menos, menstruar poucas vezes por ano.

Menstruar é necessário?

A grande questão quanto à supressão do período menstrual sempre foi: menstruar é um evento necessário na vida mulher? Em outras palavras, a menstruação é uma função fisiológica que traz algum benefício às mulheres?

Aparentemente, a resposta para as duas perguntas é não. Aqui esbarramos em uma questão um pouco filosófica, mas a verdade é que nem todas as funções ou eventos que ocorrem de forma natural no nosso organismo são necessárias ou boas.

Por exemplo, envelhecer é bom? A calvície que ocorre com o passar dos anos é boa ou necessária? E os pelos que surgem em diversas áreas do nosso corpo, como dentro das orelhas, axilas, nas costas ou mesmo a barba, têm algum papel imprescindível na nossa vida? A menstruação parece se encaixar nesse grupo. Ela é apenas um sinal de que a mulher ovulou e não foi fecundada.

O fato é que as mulheres modernas menstruam muito mais do que suas avós, bisavós e tataravós. A mulher moderna tem a primeira menstruação antes e entra na menopausa mais tarde. Além disso, ela tem menos filhos e amamenta por muito menos tempo. Olhando por esse prisma, e pensando do ponto de vista evolutivo, quem tinha a vida reprodutiva mais “natural”, as mulheres atuais ou suas bisavós?

Portanto, a maioria da classe médica, atualmente, considera a menstruação um evento não essencial à vida da mulher. Na verdade, como veremos a seguir, em algumas pacientes, a supressão da menstruação melhora não só a saúde, mas também a qualidade de vida dessas mulheres.

Não menstruar faz mal?

Partindo do princípio de que a menstruação não é um evento fisiológico imprescindível às mulheres, a conclusão lógica é de que a supressão da menstruação não é uma conduta que provoque danos a sua saúde.

Na verdade, com o conhecimento científico adquirido até o momento, tem se tornado cada vez mais claro que menstruar “demais” ao longo da vida faz muito mais mal do que menstruar “de menos”. A exposição crônica do organismo a variações hormonais do ciclo menstrual, nomeadamente do estrogênio, está relacionada ao aumento da incidência de diversas doenças, entre as mais relevantes podemos citar:

  • Endometriose.
  • Câncer de ovário.
  • Câncer de endométrio (câncer do útero).

Obviamente, os efeitos a longo prazo da supressão da menstruação só serão realmente esclarecidos com o passar dos anos, após várias mulheres terem sido submetida a esse tipo de tratamento por pelo menos 1 ou 2 décadas. Sabemos que menstruar não é necessário, porém, não sabemos se a forma mais adequada de suprimir a menstruação é através do uso contínuo de hormônios. Críticos da supressão da menstruação argumentam que, ao se colocar na balança, os benefícios da supressão da menstruação podem não ser assim tão melhores que os riscos causados pelo uso ininterrupto de hormônios.

Contraindicações à supressão da menstruação

A interrupção da menstruação é feita com a administração contínua de anticoncepcionais hormonais. Portanto, se uma mulher apresenta contra-indicações à pílula, é prudente que ela não faça uso contínuo da mesma.

A supressão do período menstrual deve ser avaliada de forma criteriosa em mulheres obesas, fumantes, hipertensas com mau controle da pressão arterial, diabéticas, com história familiar de câncer de mama ou risco elevado de tromboses.

Indicações e benefícios da eliminação da menstruação

Já há alguns anos a supressão da menstruação vem sendo usada como opção de tratamento para alguns distúrbios relacionados direta e indiretamente ao ciclo menstrual, tais como:

  • Dismenorreia (cólicas menstruais).
  • TPM (tensão pré-menstrual) e TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual).
  • Supressão da menstruação em pacientes com anemia.
  • Tratamento e prevenção de sangramentos relacionados a miomas uterinos.
  • Tratamento e prevenção da menorragia (hemorragia uterina).
  • Tratamento da enxaqueca menstrual.
  • Tratamento dos sintomas relacionados à chegada da menopausa.
  • Hiperandrogenismo (excesso de hormônio masculino nas mulheres).

Para as mulheres com os problemas acima, a supressão da menstruação não é uma simples questão de conveniência, é uma questão de saúde física e mental.

A interrupção da menstruação também é uma medida sensata em mulheres com paralisia cerebral ou que tenham problemas musculares ou neurológicos que a impeçam de praticar a adequada higiene pessoal na época do período. Se a troca frequente do absorvente já é um transtorno para quem é saudável, imagina para pessoas com incapacidades.

Parar de menstruar apenas por uma questão de conveniência

Se a menstruação não é um evento necessário, é mais do que justo que muitas mulheres resolvam que não querem mais passar pelo incômodo de ficarem menstruadas todo mês. Mesmo nas mulheres que não sofrem cólicas intensas ou tenham TPM, a menstruação é um evento inoportuno, principalmente em épocas de férias, viagens, competição, exames acadêmicos, eventos especiais, etc.

Durante a adolescência, época em que as cólicas e a imprevisibilidade da menstruação são maiores, a supressão do período pode ser uma opção muito confortável, principalmente porque durante o período de aulas, a troca de roupa e do absorvente íntimo não é algo simples de ser feito.

Outro ponto em favor da interrupção da menstruação é a questão financeira. O gasto mensal com os anticoncepcionais orais é maior do que com injeções, impantes ou adesivos, por exemplo. Além disso, a mulher não precisa comprar absorventes, analgésicos contra cólicas, ferro contra anemia e testes de gravidez de farmácia quando a menstruação não desce na época esperada. O número de faltas ao trabalho e às aulas também é muito menor nas mulheres que não menstruam.

Faz-se necessário salientar que a supressão da menstruação não interfere na fertilidade da mulher. Mesmo estando há anos sem menstruar, a simples suspensão da medicação faz com que a mulher volte a ovular normalmente.

Métodos disponíveis para não menstruar

Pílula anticoncepcional

Na maioria dos casos, a pílula anticoncepcional é tomada por 21 dias, seguida de 7 dias de pausa para a descida da menstruação. Se a mulher optar por não menstruar, ela omite esses dias de pausa e continua a tomar a pílula de forma contínua. Enquanto não houver uma pausa na pílula, a menstruação não descerá.

A forma mais comum é o uso de 84 dias seguidos de pílula com 7 dias de folga. Desta forma, a mulher só menstrua 4 vezes por ano.

A interrupção da menstruação pode ser feita com as pílulas comuns ou com novas formulações desenhadas para este fim. A decisão da melhor opção para o seu caso deve ser feita sempre pelo seu ginecologista.

Algumas opções criadas especificamente para o uso ininterrupto incluem: Cerazette (desogestrel 75 mcg), Kelly (desogestrel 75 mcg), Elani 28 (etinilestradiol 30 mcg + drospirenona 3 mg), Micronor (noretisterona 0,35 mg) e Mercilon (etinilestradiol 20 mcg + desogestrel 150 mcg).

Anticoncepcional injetável

Nesta forma o anticoncepcional é injetado na região glútea, geralmente com intervalos de 1 ou 3 meses. É uma boa opção para suprimir a menstruação.

Opções disponíveis no mercado incluem: Cyclofemina (acetato de medroxiprogesterona 25 mg + cipionato de estradiol 5 mg), Mesigyna (valerato de estradiol 5 mg + enantato de noretisterona 50 mg) e Perlutan (enantato de estradiol 10 mg + acetofenido de algestona 150 mg).

Dispositivo intra-uterino (DIU)

O DIU hormonal libera quantidades pequenas e constantes de hormônio e pode ser mantido dentro do útero por até 5 anos. A forma comercial mais usada é o Mirena (levonorgestrel 52 mg). O DIU hormonal só suprime a menstruação em 20% das pacientes, mas é capaz de reduzir bastante o volume e a frequência menstrual nas restantes.

Para saber mais sobre o DIU, leia: DIU de Cobre e DIU Mirena – Anticoncepcional Intrauterino.

Implantes subdérmicos

O implante anticoncepcional (Implanon) é uma pequena cápsula que contém o hormônio etonogestrel. Ele é introduzido embaixo da pele por meio de um aplicador descartável e pode ser mantido por até 3 anos. Após este prazo, ele é retirado através de uma pequena incisão sob anestesia local.

Sua eficácia como supressor da menstruação não é tão boa como as dos outros métodos e ainda pode causar frequentes sangramentos de escape.


Referências


Autor(es)

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


46 respostas para “Tomar anticoncepcional para não menstruar”

  1. Kelly Mendes

    E podemos chamar de ‘menstruação’ o sangramento que ocorre nos intervalos do uso do anticoncepcional, uma vez que ele interrompe o ciclo menstrual? Com certeza não.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é menstruação. O processo é igual, a única diferença é que o estímulo para proliferação do tecido endometrial foi feito pelos hormônios da pílula em vez dos hormônios produzidos naturalmente pela mulher. Mas é menstruação igualzinho.

  2. Andreia Andrade

    Tenho endometriose, sofro horrores no período menstrual desde minha adolescência, suspender a menstruação de minha filha adolescente evitaria que ela sofra desta doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não evita a doença, mas evita as dores se ela tiver endometriose.

  3. Débora

    Ficar sem menstruar por muitos anos pode dar trombose ou nada ver?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O problema não é a falta de menstruação em si, mas sim o uso prolongado de anticoncepcionais. Usar contraceptivos hormonais por décadas aumenta o risco de efeitos adversos, incluindo tromboses.

  4. Jucelma Lopes Dos Santos

    Meu período fértil não coincide com a folga do meu esposo. Pelo meu App vai até o ano 2023, o que devo fazer? Desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você pode procurar a sua ginecologista e ver se ela consegue mudar as datas do seu ciclo ou se consegue induzir ovulação em uma época que o seu marido esteja de folga.

  5. Antonio Ataides Melo Bischoff

    Bom dia Dra… A menstruação é a dissolução do endométrio, correto? a minha dúvida é:

    Quando a mulher opta por não menstruar, os hormônios impedem a dissolução do endométrio, ou não deixam ele se formar? Se impedem, isso não é prejudicial à saúde da mulher?… obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quando a mulher usa pílula, a proliferação do endométrio é inibida pela presença da progesterona. Não há evidências de que não menstruar usando pílula faça.

  6. Maria Eliane Silva Carneiro

    Gostaria de saber como faço para atrasar a menstruação por uma semana

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você consegue impedir que a menstruação venha usando a pílula. Procura sua ginecologista para poder explicar como você deve proceder.

  7. Beatriz

    Acabou meu anticoncepcional e não quero menstruar posso continuar tomando o remédio???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não sem a orientação do seu ginecologista.

  8. Amanda Gil

    Isso já me faz bem há 7 anos! Todas as vezes que falo, as pessoas ficam chocadas e não sabiam que era possível….e não….não me trouxe nenhum problema, só benefícios. E detalhe….pego de graça, pelo SUS.
    Não sei porque é tão pouco divulgado….
    Claro que cada um é cada um….mas vale a pena saber…informação nunca é demais.
    Ótimo post….

  9. Cris Rodrigues

    Ola !! Tomei anticoncepcional sem pausa durante quase 2 anos , e decidi parar um pouco , só que minha menstruação não veio e ja fazem 25 dias , posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode demorar até 3 meses para menstruação voltar.

  10. Thaís Brandão

    Olá ! Tomo anticoncepcional injetável, e gostaria de segurar a menstruação que viria no dia da minha viagem mês que vem. Não sei como faço …. se adianto a menstruação NÃO tomando a injeção sexta (dia q tenho q tomar esse mês) ou se tomo a injeçao sexta e outra depois de 20 dias …. Alguém me ajuda ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso eu não posso orientar pela Internet. Mas é algo simples, entre em contato com o seu ginecologista que ele com certeza irá lhe explicar como proceder.

  11. Rebeca

    Obrigada Dr. Pedro.

  12. Rebeca

    Dr. o q tomo pra minha mestruação parar de descer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir no ginecologista para ele decidir qual é a melhor estratégia baseado no seu histórico clínico.

  13. Milena Roberta

    Boa tarde, tomo o Cerazette a mais de oito meses e minha mestruaçao nunca desceu enquanto estava tomando, mais há dois dias estou tendo um pequeno sangramento, primeiro começou com um corrimento marrom e depois desceu um sangue vermelho vivo em pequena quantidade, sem que eu parasse de tomar o anticoncepcional, estou seguindo tomando sem parar, sabe me dizer a causa disso? posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é apenas um escape. Em geral, não tem nenhuma importância. Ele só deve ser motivo de preocupação se começar a ser muito frequente ou em grande quantidade.

      1. Milena Roberta

        OK.. Obrigado :)

  14. Lau

    Primeiramente, seu blog é excelente.
    Tomo ac Selene desde julho de 2011, tomo ha 3 anos e meio. E meu professor de Embriologia da faculdade me disse que tomar por mais de 3 anos não é aconselhável pois pode ser q o organismo acostume e é bom trocar, podendo causar uma gravidez indesejada. Uma vez conversei com um farmacêutico e ele me disse se dou bem com o ac devo continuar com ele. Eu tomo selene desde os 16 anos, hoje tenho 20.
    Tomar o selene, que é mais recomendado para adolescentes, pode realmente acontecer isso? É realmente verdade isso, sobre o tempo de uso de um ac?
    Será que poderia tomar o Selene (ou qualquer ac de uso normal) continuo (por 3 meses) para cortar a menstruação? Ou tem que ser um próprio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, isso não existe. Você não precisa ficar trocando de anticoncepcional o tempo todo. Se encontrou um que tenha se adaptado, pode ficar com ele o tempo que quiser.

  15. Carla Rodrigues

    Boa tarde…eu tomo há anos o neovlar dr.o ginicologista me passou outro para tomar contínuo porém tive ressecamento vaginal e só me dou com neovlar e tomo continuamente seguindo o que escrito nesse site.
    até agora não tive nenhum problema e faço prevenção certinha todo ano.

  16. luisa santos

    dr. ja fiz laqueadura tem algum problema em tomar remedio para nao menstruar mais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema, mas o medicamento precisa ser indicado pelo ginecologista. Não escolha um anticoncepcional por conta própria.

  17. camila silva de almeida

    ola! tomo o anticoncepcional juliet quando fui a farmacia comprar o farmaceutico disse que era o mesmo hormonio do cerazete .a minha pergunta eh eles dois sao iguais mesmo? eu tomo ele pq amamento eh verdade q quando parar de amamentar devo trocar de anticoncepcional? desde ja obrigada pela atençao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Tanto o Cerazette quanto o Juliet são compostos por desogestrel 75 mcg.
      2- Não necessariamente. Tem mulheres que tomam a mini-pílula como anticoncepcional regular.

  18. giseli

    Não isso eh tudo mentira a mulher precisa ter menstruação pois a menstruação eh uma forma de eliminar as impurezas do corpo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você poderia me citar quais são as impurezas que o corpo elimina através da menstruação? E eu que sou homem, como faço para eliminá-las? E as meninas que ainda não menstruaram ou as mulheres que já entraram na menopausa? E durante a gravidez, como se faz para eliminar essas impurezas?

  19. thayz

    olá doutor tomo anticoncepcional selene, porem nao regularmente muitas vezes esqueço de tomar. tenho relações com meu namorado sem camisinha. terminei de tomar a cartela a 4 dias e minha menstruação começou a descer, com muita colica, mesmo assim posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você realmente menstruou, não é gravidez.

  20. Crísley Estrela

    Olá Dr. Pedro, em casos de adenomiose, a supressão da menstruação seria viável?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em alguns casos, sim.

  21. humorjean

    E as variações de doses hormonais recomendadas de mulher para mulher são mínimas, ou existe uma grande diferenciação nas quantidades indicadas em diferentes grupos de mulheres? Ou seja, seguir orientações gerais de consumo das cartelas, sem uma consulta e exames médicos, é uma grande perda de tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Na verdade, o ideal é o usar o anticoncepcional com a menor dose de hormônio que seja capaz de inibir a ovulação. Às vezes é preciso trocar de marca até achar aquele que mais se adapta à paciente.

      1. humorjean

        Entendi. É preciso fazer testes de tentativa e erro. Pode haver mudanças significativas no ritmo hormonal durante o tempo de uso de anticoncepcionais na mulher, fazendo com que a mesma tenha que adotar outras doses do medicamento?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Habitualmente, não. Uma vez que a paciente se acerta com um anticoncepcional, ela costuma usá-lo por anos.

  22. humorjean

    Existem casos específicos em que a mulher não pode usar hormônios anticoncepcionais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, vários. Esse texto fala um pouco sobre isso: https://www.mdsaude.com/2013/07/anticoncepcional-trombose.html

  23. Talita Baracho

    O uso continuo de anticoncepcionais pode causar infertilidade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não interfere na fertilidade.