Principais sinais e sintomas da próstata

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 71 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

Introdução

As doenças da próstata estão entre as mais comuns no sexo masculino, principalmente nos homens com mais de 50 anos. Conhecer os principais sintomas das doenças prostáticas é importante para que o paciente procure ajuda médica precocemente, diminuindo o risco de complicações.

A doença da próstata mais grave e temida é o câncer de próstata, também conhecido como adenocarcinoma da próstata. Porém, outros problemas da glândula prostática, tais como a hiperplasia prostática benigna, que é um problema que surge quando a próstata cresce de forma exagerada, precisam ser precocemente identificados e tratados, pois há grande risco de obstrução do trato urinário, o que pode causar insuficiência renal.

Neste artigo vamos fazer um simples resumo sobre os principais sinais e sintomas que o paciente com problemas na próstata pode sentir.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que está presente apenas no sexo masculino e localiza-se logo abaixo da bexiga, antes do início do pênis e à frente do reto. A uretra, canal que leva a urina da bexiga para a saída do pênis, passa por dentro da próstata, como se fosse um túnel dentro de uma montanha.

Anatomia da próstata

A próstata tem o tamanho de aproximadamente 3 centímetros de diâmetro e 15 a 20 gramas de peso. Ela faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta a sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Se você quiser saber mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

Principais sinais e sintomas da próstata

As três principais doenças da próstata: câncer da próstata, hiperplasia prostática benigna e prostatite causam sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.

Qualquer aumento de volume da próstata já é suficiente para causar compressão da uretra, levando aos sintomas mais comuns, como jato urinário fraco e dificuldade para iniciar a micção.

A compressão da uretra também é responsável por outro sintoma muito frequente: a nictúria, que é a necessidade de urinar diversas vezes durante a noite. O paciente com problemas na próstata precisa urinar durante a madrugada porque a compressão da uretra o impede de esvaziar completamente a bexiga, fazendo com que esta permaneça sempre com algum volume no seu interior e volte a ficar cheia com intervalos menores de tempo.

A compressão da uretra, na maioria das vezes, não faz com que o paciente pare de urinar completamente. Quando a bexiga está cheia, a pressão da urina é grande e ela consegue ter força suficiente para ultrapassar a obstrução causada pela próstata aumentada. Porém, quando a quantidade de urina começa a diminuir, já não há mais tanta pressão dentro da bexiga para vencer esta barreira, e o paciente para de urinar mesmo que ainda tenha algum volume de urina na bexiga.

Outros sintomas comuns da compressão da uretra são a súbita necessidade de urinar, vontade de urinar mas não conseguir e interrupções da urina no meio da micção. Todos esses sintomas descritos anteriormente se encaixam no termo prostatismo. A maioria dos pacientes com sintomas de prostatismo tem hiperplasia da próstata, mas o câncer da próstata também pode ser a causa em alguns casos.

Hiperplasia da próstata

Se a próstata crescer exageradamente, ficando várias vezes maior que o seu tamanho natural, pode haver uma obstrução total da uretra, levando à retenção urinária. Quando a urina não consegue ser drenada da bexiga, ela acaba voltando em direção aos rins, um quadro chamado de hidronefrose.

Está é uma complicação que causa insuficiência renal e, se não for corrigida a tempo, pode evoluir com lesão permanente dos rins (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).

hidronefrose

Outro sintoma comum das doenças da próstata é a disúria, que é o nome dado à dor ou ardência para urinar. A impotência sexual também pode ser causada por doenças da próstata.

Apesar das semelhanças dos sintomas entre as doenças da próstata, existem algumas informações que podem nos ajudar a distinguir um problema do outro. Por exemplo, o câncer da próstata e a hiperplasia prostática benigna são doenças de pessoas mais velhas, enquanto a prostatite pode ocorrer em jovens. A prostatite também costuma cursar com febre e dor pélvica.

O câncer da próstata pode ser “traiçoeiro” e crescer silenciosamente.  Dependendo do local que ele surja, o tumor pode crescer em direção contrária à uretra, não causando compressão da mesma. Nestes casos não há sintomas até fases avançadas da doença.

O exame de toque retal é importante, pois ele é capaz de distinguir, em muitos casos, a hiperplasia prostática do câncer de próstata. Na hiperplasia, a próstata cresce de modo homogêneo, enquanto que no câncer é comum a palpação de um nódulo endurecido em um ponto da próstata.

Se o paciente não faz exames de rastreio para o câncer da próstata, é possível que só venha descobrir o adenocarcinoma de próstata quando houver sintomas de metástases. O mais comum são as dores ósseas.

Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deve ser avaliado por um urologista. O exame de PSA associado ao toque retal e à ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto.

Quando há suspeitas de câncer, a biópsia da próstata é indicada (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA – Indicações e Complicações).

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


71 respostas para “Principais sinais e sintomas da próstata”

  1. Agostinho Cardoso

    Hematospermia em homem de 55 anos de idade qual sera a causa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São várias as causas possíveis, incluindo traumas, doenças da próstata, dos testículos, do epidídimo… é preciso investigar.

  2. Lindomar

    Problema de próstata pode causar tonturas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  3. Rui

    Excelente texto sobre a próstata. Obrigado dr.

  4. Vitorio Oliveira

    Além da dificuldade para urinar, o problema na próstata pode ocasionar corrimento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, corrimento costuma ser infecção da uretra.

  5. jamil munhoz

    ola dr existe uma alimentacao ou liquido que possa ajudar a evitar o problema

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhum alimento ou dieta especial que funcione.

  6. Cristina

    Meu avô 92 anos tem sangramento sempre, sai sangue na urina, ele tem problema de prostata não sei o que fazer pois ele não aceita ir ao médico, ele tem 92 anos mas é muito lucido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem ir ao médico é difícil resolver o problema. A tendência é o quadro ir se agravando.

  7. jose Daniel Gomes de Oliveira

    Ou Dr se for esse próstata eu queria saber o preço do exame o senhor pode mim informar por favor se souber mim fale eu tô querendo saber obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lamento, mas não tenho ideia do preço aí no Brasil.

    2. Nilo

      este exame é feito de graça pelo sus Sistema Unico de saude é so ir a um centro de saúde e pedir ao médico exame preventivo para o homem = PSA

  8. jose Daniel Gomes de Oliveira

    Dr eu queria tira uma dúvida meu pai ta urinando direto sem sentir e tucindo direito e não sente dor e ele mija direto na cama é mais a noite eu queria sabe se é próstata ele tem 61 anos e nunca fez esse exame

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter algo com a próstata sim. Ele tem que ir ao urologista.

  9. jose maria fernandes

    Excelente esse artigo. Me orientou profundamente.

  10. Mega Sena

    Muito bom esse artigo, me alertou sobre varias coisas.

  11. Resultado Da Mega Sena

    Eu to ingressando na marinha agora ano que vem, nos fuzileiros navais, e fui fazer a bateria de exames no HCM(hospital central da marinha) e lá eu fiz um exame pra lá de esquisito: Não era o exame de toque, do exame de próstata, apenas você tinha que “mostrar” o curió para o médico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é, concerteza é estranho, mas é isso mesmo, tem que mostrar o curiózinho para o médico. nunca mais me esqueço desse dia :p

  12. manoel jorge

    oi Dr gostaria de saber ,eu tenho 45 anos trabalho de motorista .quando vou dormir eu faço xixi umas 4 vez a noite estou com uma dorzinha no anos mais não e todos os dia .nunca fiz exame do toque ,obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Deveria fazer. Procure um urologista.

  13. antoniele

    Boa tarde Doutor, tenho 35 anos, gostaria de uma resposta estou sentindo caimbras ao urinar na regiao da prostata, nao e toda vez sao raros, mais em alguns dias sao frequentes, gostaria de saber alguma coisa sobre o assunto, desde ja agradeço e aguardo respostas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe uma região da próstata. A próstata é um órgão bem interno e cheio e estruturas ao redor, não dá para saber que a dor é nela. Você pode ter dor no ânus, na bolsa escrotal, no púbis, etc. Dizer que a dor é na próstata só se for durante o toque retal.

  14. Jovely Jocundo Jovial

    Dr faz um ano e meio que tenho dores na região do aparelho reprodutor e anus, meu resultado deu testoterona baixo, fiz reposição e agora ta alto deu mil, fiz exames de urina, rins ta normal, a prostata ta aumentada com 31 o normal é 20, no anus tem um fissura anl que não sara e agora uma verruga apareceu tb, na glande do penis ta vermelho o urologista sem fazer exame me disse que pode sr candidiese to passando pomada e tomando fluconozal 1 ano e não sara, pode ser um hpv

  15. claudiosodre

    Bom dia!, tenho 39 anos e a uns 2 anos uma médica por causa de um cálculo renal fez um exame e indentificou que minha próstata estava alta informei uma médica do trabalho da minha empresa ela disse que era impossivel uma pessoa da minha idade ter próstata alta o meu médico tambem, só que eu fiquei com pensamento no que pode ser um problema ai em um outro exame que eu fiz de gortdura no fígado tambem o medico na ultrassom identificou próstata alta 37,4 gramas fui a 3 medicos e todos ele me disseram que eu estava bom normal.
    voltei no meu médico foi ai que ele viu meu minha ultrassom e disse que eu poderia estar com suspeita de cancer de próst. fiz um PSA 1,47 ng/ml antig prostatico espc livre 0,28 ng/ml relão do PSA livre PSA total 19,05 %
    o valor de referencia acima de 20%
    por favor me fale algo
    meu nome é Claudio Sodré

    sou de São Luis-ma
    email sodreclau@hotmail.com

  16. marcao bessa

    as vezes tenho dificuldade ao urinar as vezes nao as canelas estao inchadas parece que existe um canal que se abre e se fecha uma para urinar e o outro para se ter o orgasmo as vezes arde um pouco o canal estou preocupado o que pode ser?

  17. Anderson Costa

    eu sofro de sindrome do pânico, e comecei a tomar um remedio chamado Valerimed, para combater, a ansiedade e outros males desse tipo, mas logo depois de ingerir o medicamento comecou uma forte dor na região da cintura e nas pernas, então passei alguns dias sem tomar e os sintomas desaparecera, depois tentei tomar novamente e reapareceram as dores na altura da cintura e nas pernas e vontade de urinar constantemente, e depois disso fico urinando frequentemente, e sentindo dores nos rins. Gostaria de saber o que era?

    obrigado Anderson

  18. Carlinhos_motorista

    ola doutor estou com muita ardencia no canal do urina e tambem queimando muito meu anus o que fazer…..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procurar um urologista.

  19. filipe

    Dr. fui ontem ao médico, não consigo urinar ,tenho vontade e quando tento sai apenas umas gotas, fiz uma eco e exame de urina , receitou-me furadantina , estou a tomar 3 vezes ao dia. já tomei 3 comprimidos e não sinto melhoras,a minha duvida é quanto tempo demora a actuar o antibiotico, e começar a sentir melhoras.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que não é por aí. Tem que ir ao urologista fazer exames melhores.

  20. Eelltony_gemeos

    Dr estou a dois dias sentindo o meu testiculo direto inchado e doendo muito… não consigo entender pa, mas sei que doe bastante, não tenho relação sempre uma duas vezes por mês… e não me masturbo sempre…

  21. Daniel

    dr tengo 59 anos no se si es problema de prostata lo mio es que me dan ganas de orinar cada media hora y orino mucho no tengo dolor ni ardor de ninguna indole lo q me e dado cuenta q no estoy traspirado siempre fui una persona de transpirar mucho pues ya llevo mas de un mes que estoy en esto de orinar mucho cada media hora gracias de antemano

  22. Toni Oliveira

    estou sentindo umas dores entre o anus e comeco do penis, é um dor que comeca devagar, vai aumentando e depois vai diminuindo, leva cerca de 5 minutos mais ou menos, o que seria isto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho como adivinhar. É preciso uma consulta para emitir opinião. Vá a um urologista.

  23. Natalino

    dr aqui e o natalino portador de prostatite bacteriana,fiz exame de secressao prostatica e deu essa bacteria chamada e:starphilococcus aures o medico me receitou injecao de triaxin1g por 7 dias e bactrim f por 30 dias so que ja tomei todas injecoes de triaxin e ja estou no 5 dia de bactrin de 12 em 12 horas e os sintomas nem começou a desaparecer. a pergunta que eu faço quanto que os sintomas vao desaparecer?

  24. jose antonio

    jose antuonio
    tenho 46 anos e aproximadamente a15 anos venho tento dores na regiao ou seja canal anal como se fosse caibras obs notei que se a minha beixiga enche e passa do horario de orinar o sintoma da dor começa se passar o horario de defecar o sintomas da dor começa obrigado pela atençao tonisilva@hotmeio.com

  25. Sabrine rafaela

    DR.meu marido começou asentir forte dormencia nas pernas e agora nos terticulos com fortes dores o que pode ser dr? ele ñ quer procurar o médico,meu e-mail é sabrine-ap2010@hotmail.com sabrine de Macapá.

  26. Jose carlos

    Dr. Pedro no momento estou com dor no testiculo direito, sentindo dores no pé da barriga e com dificuldades   de ereção, poderia fazer alguma indicação e como faço para obter resposta ok? Tenha um otimo final de semana. Meu e-mail é zominho2005@hotmail.com

  27. Carlosghetti

    Dr. pedro boa tarde,quero tirar uma duvida,meu psa sempre da resultado alto e minha prostata no toque retal da resultado normal,não sinto nada e na ultima ultrasonografia da bolsa escrotal tambem da normal pela palavra do urologista,afinal porque o psa da resultado alto:? agradeço carlosghetti

  28. JCGalo

    O que significa ter uma próstata globosa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma próstata de volume aumentado.

  29. Marcosrotor

    quando temos uma fadiga na região escrotal,pode ser algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como assim fadiga? Cansaço na região escrotal? Explique melhor esse sintoma.

  30. julio

    as vezes vou ao banheiro ,e quando vou me limpar o papel sai sujo de sangue porque , tenho 35 anos

  31. nivaldo donizeti

    quando eu vou urinar  sai bastante urina  mas vai fracassando e dai vai saindo  de pouco

  32. roger

    Por favor. Ontem acordei no meio da noite com uma dor muito forte em uma área que não sei se é a próstata ou o reto. Ela passou depois de alguns minutos. O problema é que não sei qual é a causa. Eu não havia comido nada estranho, que eu saiba eu não sofri nenhuma lesão na região… E um detalhe é que tenho 33 anos, e até o ano passado eu nunca havia sofrido dor semelhante, mas é a segunda vez que tenho essa dor só neste ano. Qual será a causa da dor?
    Desde já agradeço.

    1. Audi

      Eu tbm senti uma dor parecida. Parece ser na prostata. Ja e a segunda vez que sinto isso, acordo a noite com essa dor que me tira o sono. Fica entre o anus e a bexiga. Achei importante relatar meu caso.

  33. Arc Vix

    boa tarde. Hoje minha urina começou a sair marrom, isso pode ter alguma relação com prostata, faço 40 anos no mes que vem…ou é só alguma coisa passageira
    obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Urina marrom pode ser sangue na urina. Tem que investigar.

  34. ANA KELLY

    boa noite o meu pai fez cirurgia da prostata a um mês e sente dor no anûs, o que será?

  35. Devilblairkaw

    tenho 26 anos tenho alguns sintomas de prostite qual exame fasso para saber se tenho a doença? e se a prostite causa ipotencia?  

  36. Manuelpires45

    boa tarde eu tenho 48 anos a coisa de tres meses começoume a doer um testiculo e começou a crescer  paçou de 200g a pezar uma media de um kilo e o outro mingou e normal ou tenho um problema dos gordos

  37. Pereira-claudemirbilo64

    dor nos testiculos pde ser sintomas da prostata

  38. Ademir Martins71

    ola; porque o PSA não faz diagnóstico sozinho,qual.Ademir.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque o PSA pode estar aumentado em outras doenças além do câncer.

  39. Carlosghetti

    Dr.Pedro boa noite,fiz umas 3 vezes exame de toque retal e sempre esta normal ,mas quando faço o psa total e livre o resultado é alto para os dois.
    Como pode se não tenho nenhum sintoma de cancer de prostata pelo que li num artigo medico >
    estou intrigado? agradeço a ajuda se possivel.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O PSA sozinho não faz diagnóstico de câncer de próstata.

  40. ricardo

    Dores nos testículos pode pode ser a causa da próstata 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode, mas não é o mais habitual.

  41. marcio

    Dr Pedro, tenho 30 anos trabalho a mais de 12 anos sentado…faz 3 meses que percebi o aumento do numero de vezes que  faço xixi a noite…devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você acorda mais de uma vez à noite, vale a pena ir a um médico checar se está tudo ok.

  42. iiiiiii

    meu pai fez exame de PSA um dia depois de realizar uma USretal. Este valor pode ser considerado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, não altera.

  43. LUCAS

    Gostaria de  saber se veias delatadas no anus pode ser câncer de próstata?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  44. Margarete ap de melo da silva

    meu pai a quatro anos atraz  era pra fazer tratamento em barretos ,mas nao quis hoje ele esta acamado com perda dos movimentos das pernas e tem muita dores ele tem mal de parsao e ja esta com 76 anos ,nao tem mais cura doi muito quando ele diz que esta com muitas dores nao tem o que fazer se ele nao tivese sido temoso nao estaria nesta situaçao temos que ser realista obrigado meu nome é margarete de itapolis sp

  45. marileide

    quando não esta evacuando as fezes, pode ser um sintoma de prostata

  46. Angela_s2barreto

    na relação a prostata prejudicar a mulher

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  47. bujão

    Gostaria de saber se  o aumento benigno da prostata tem alguma causa?
    A vida sexual muito ativa pode ser uma das causas?
    Voces estão de parabens este site é superutil.
    obrigado.