10 primeiros sintomas do diabetes – Sinais de aviso

Conheça 9 sinais e sintomas do diabetes mellitus que costumam estar presentes nas fases iniciais da doença.

205

O que é diabetes mellitus?

O diabetes mellitus (DM) é a doença causada pelo excesso de glicose, um tipo de açúcar, na corrente sanguínea. Existem basicamente dois tipos de diabetes:

  • Diabetes mellitus tipo 1 (DM1): uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio que ajuda o corpo a absorver e utilizar o açúcar dos alimentos. Sem insulina, os níveis sanguíneos de glicose tornam-se mais elevados que o normal, um quadro chamado de hiperglicemia.
  • Diabetes mellitus tipo 2 (DM2): uma doença crônica que ocorre pela combinação de produção insuficiente de insulina e resistência do organismo à mesma. Explicando melhor, o pâncreas do paciente produz insulina, mas a quantidade é não é a ideal e ela ainda funciona mal. O DM2 está intimamente ligado ao sedentarismo e ao excesso de peso.

No DM2, os primeiros sinais e sintomas podem ser leves e passar despercebidos. Algumas pessoas podem ter a doença de forma quase silenciosa por vários anos, vindo apenas a descobri-la de forma acidental através de exames de sangue solicitados por qualquer outro motivo. Quem nunca faz exames pode acabar descobrindo a doença muito mais tarde, quando já existem sintomas graves provocados por lesão de órgãos, como olhos, rins, nervos, coração ou pele.

O DM1, por sua vez, costuma ter sintomas iniciais mais graves e de fácil reconhecimento, motivo pelo qual a doença costuma ser identificada precocemente, antes que existam lesões de órgãos.

Nesse artigo vamos falar apenas dos sintomas iniciais do diabetes, aqueles que servem de aviso sobre a possibilidade da existência da doença. Aqui não iremos abordar as lesões de órgãos alvo provocadas pela hiperglicemia a longo prazo.

Também não iremos falar sobre o pré-diabetes, que é uma fase em que os níveis de glicose sanguíneos estão acima do normal, mas ainda não são altos o suficiente para caracterizar diabetes mellitus (leia: Pré-diabetes – Diagnóstico, Riscos e Tratamento).

Para ler especificamente sobre o diabetes tipo 1, acesse: Diabetes Mellitus tipo 1 – Causas, sintomas e tratamento.

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente com o artigo, assista a esse curto vídeo que resume os primeiros sintomas do diabetes:

Sinais e sintomas do diabetes na fase inicial

Os 10 sinais e sintomas precoces mais comuns do diabetes são:

  • Poliúria (urinar a toda hora).
  • Polidipsia (excessiva sensação de sede).
  • Cansaço e falta de energia.
  • Perda de peso.
  • Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
  • Visão embaçada.
  • Cicatrização lenta.
  • Infecções frequentes.
  • Mau hálito.
  • Cetoacidose diabética.

1. Excesso de urina

O excesso de urina, chamado em medicina de poliúria, é um dos primeiros sinais do diabetes.

Em condições normais, não há glicose na urina, pois toda a glicose que chega aos túbulos renais é reabsorvida de volta para o sangue. Porém, quando há hiperglicemia, geralmente com valores acima de 180 mg/dl, a quantidade de açúcar que chega aos rins é tão grande, que o mesmo não é capaz de reabsorver tudo, permitindo a perda de glicose pela urina.

Como não podemos urinar açúcar puro, o rim precisa diluir a glicose para poder eliminá-la. Portanto, quanto maior for a glicemia (concentração de glicose no sangue), mais intensa será a glicosúria (perda de glicose na urina) e maior será o volume de urina produzido ao longo do dia.

Se você quiser saber sobre todas as causas de urina em excesso, leia: Urina em excesso – O que pode significar?

2. Sede excessiva

Como vimos, o paciente diabético urina em excesso. Com isso, ele acaba perdendo mais água do que era suposto, ficando desidratado. Como a sede é o principal mecanismo de defesa do organismo contra a desidratação, não é surpresa nenhuma o fato dos diabéticos terem necessidade de beber mais água que o normal (leia também: Quantos litros de água devemos beber por dia?).

O paciente diabético que não controla adequadamente sua glicemia, seja por má aderência ao tratamento ou simplesmente porque ainda não descobriu que tem diabetes, acaba por entrar em um ciclo vicioso. O excesso de glicose aumenta a quantidade de água perdida na urina, fazendo o paciente urinar com grande frequência. A perda de água causa desidratação, que por sua vez desencadeia uma sede excessiva. O paciente bebe muita água, mas como a glicose continua muito alta no sangue, ele mantem-se urinando a toda hora.

3. Cansaço

O cansaço crônico é outro sintoma comum do diabetes e ocorre por dois fatores:

a. Pela desidratação, cujo mecanismo foi explicado no tópico anterior.
b. Pela incapacidade das células em receber glicose.

A glicose é a principal fonte de energia das células; é o combustível do nosso organismo. Quem promove a entrada de glicose do sangue para dentro das células é a insulina, que no diabetes tipo 1 é inexistente e no diabetes tipo 2 não funciona bem.

Portanto, como as células recebem menos glicose que o necessário, o organismo como um todo produz menos energia, o que leva a sintomas como fadiga e sensação de falta de energia.

4. Perda de peso

A perda de peso é um sintoma muito comum no diabetes tipo 1. Pode também ocorrer no diabetes tipo 2, mas não é tão frequente.

A insulina também é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e pela síntese de proteínas no organismo. Como no DM1 há ausência de insulina, o paciente para de armazenar gordura e de produzir músculos. Além disso, como não há glicose para gerar energia, as células acabam tendo que gerá-la a partir da quebra de proteínas e dos estoques de gordura do corpo. Resumindo, o corpo sem insulina não gera músculos nem gorduras e ainda precisa consumir as reservas existentes.

Como no diabetes tipo 2 há insulina circulando no sangue, estes efeitos são menos evidentes. Além disso, no DM2, a resistência à ação da insulina vai se estabelecendo lentamente e de forma progressiva ao longo de anos, conforme o paciente vai engordando e ficando mais velho. Já o diabetes tipo 1 não está relacionado ao sobrepeso, é uma doença de origem imunológica na qual a produção de insulina cessa de modo relativamente abrupto.

Em geral, o paciente com DM1 é magro e o paciente com DM2 tem sobrepeso ou obesidade.

5. Fome excessiva

Como as células não conseguem obter glicose suficiente para gerar energia, o corpo interpreta a situação como se o paciente estivesse em jejum. O organismo precisa de energia e o único modo que ele conhece para obtê-la é através da alimentação.

Uma das características do emagrecimento do diabetes tipo 1 é que ele ocorre apesar do paciente alimentar-se com frequência. O paciente come, mas a glicose ingerida não é aproveitada e acaba sendo eliminada pela urina. Como as células recebem menos glicose que o necessário, o paciente rapidamente sente necessidade de comer novamente. Em fases mais avançadas da doença, esse ciclo costuma ser interrompido, e paciente começa a perder o apetite, o que contribui ainda mais para a perda de peso.

O paciente diabético tipo 2, por sua vez, não costuma emagrecer porque ele produz insulina. Essa insulina tem dificuldade de pôr a glicose para dentro da célula, mas ela ainda consegue transformar o excesso de glicose no sangue em reservas de gordura. O paciente come, uma pequena parte vai pras células, outra sai na urina e o restante é transformado em gordura.

6. Visão embaçada

Um sintoma muito comum do diabetes é a visão turva. O excesso de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino, a lente do olho, mudando sua forma e flexibilidade, diminuindo a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle do diabetes.

Essa alteração nos olhos não tem nada a ver com a retinopatia diabética, a complicação oftalmológica que pode surgir após anos de diabetes.

7. Cicatrização deficiente

O excesso de glicose no sangue, quando corre de modo crônico, causa inúmeros distúrbios no funcionamento do organismo. A dificuldade em cicatrizar feridas ocorre por uma diminuição da função das células responsáveis pela reparação dos tecidos, diminuição da proliferação celular e dificuldade de gerar novos vasos sanguíneos.

Com o passar do tempo, o diabetes também causa lesão dos nervos, fazendo com que o paciente tenha menos sensibilidade na pele, principalmente nos membros inferiores. Lesões nos pés podem surgir e se agravar sem que o paciente sinta muita dor ou incômodo. Pequenas feridas podem demorar a se fechar ou até piorar com o tempo, se o paciente não tiver cuidado com elas.

8. Infecções

O diabetes também provoca distúrbios no sistema imunológico por alterar o funcionamento das células de defesa. O diabético pode ser considerado um paciente imunossuprimido e apresenta maior risco de desenvolver infecções, nomeadamente infecção urinária, infecções de pele, candidíase e pneumonia.

9. Mau Hálito

Como há deficiência de insulina, as células não recebem a quantidade adequada de glicose e precisam utilizar os estoques de gordura do corpo como fonte de energia. A quebra das gorduras gera três substâncias conhecidas como cetonas ou corpos cetônicos: β-hidroxibutirato, acetoacetato e acetona.

A cetonas são eliminadas na urina e pelos pulmões através da respiração, motivo pelo qual o paciente pode desenvolver um hálito ruim, com um odor meio adocicado e azedo. Esse quadro é chamado de hálito cetônico e pode ocorrer também em pessoas saudáveis que fazem jejum prolongado ou que tenham uma dieta com muita restrição de carboidratos.

O mau hálito no paciente diabético também pode ser provocado por infecção das gengivas ou dos dentes, que são mais comuns nos diabéticos do que na população em geral.

Se você quiser conhecer outras causas de halitose, leia: Mau Hálito – Causas e Tratamento.

10. Cetoacidose diabética

A cetoacidose diabética é uma complicação do diabetes tipo 1, sendo muitas vezes o primeiro sinal da doença.

Conforme explicado no tópico anterior, a falta de glicose nas células leva à produção dos corpos cetônicos. O β-hidroxibutirato e o acetoacetato são substâncias ácidas, que, quando geradas em grande quantidade, podem causar acidificação do sangue, um quadro chamado de cetoacidose.

Em situações de jejum prolongado, dietas restritivas ou até mesmo no DM2, a quantidade de cetoácidos produzida não é grande o suficiente para provocar acidose grave. No DM1, porém, como há completa ausência de insulina, a produção de cetoácidos é imensa e acidose gerada pode ser bem grave, fazendo com que o pH do sangue caia a níveis perigosos, potencialmente fatais.

A cetoacidose diabética é uma emergência médica e costuma ocorrer quando os níveis de glicose no sangue ultrapassam os 500 mg/dl.

Os sinais e sintomas mais comuns da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental, prostração e dificuldade respiratória.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES
205 Comentários
  1. Fernanda

    eu tenho a maioria desses sintomas, tenho muitas sede , urino toda hora, tenho muita fome, mais não perco peso, fico sempre no mesmo peso nem engordo nem emagreço, e o que anda e deixando preocupada é que minhas unhas estão muito amarelas, e me disseram que isso pode ser mais um sinal de diabete , verdade ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso não é sinal de diabetes.

      1. Alisson Exe

        DR. eu urino toda hora minha glicose deu normal o que pode ser

        1. ALFREDO

          Eu sinto muitas vezes mal desposição ao acordar urino muitas vezes de noite e de dia e algumas febres e errito-me constantemente e muito cansaço será que

          são sintomas de diabete

        2. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pode ser, mas febre não é sintoma de diabetes.

  2. Amelia766

    Parabéns Pedro
    Que Deus te ilumina nesta sua caminhada tão linda .Que sempre honre o seu juramento

  3. Wagna_lookstar

    “Essas dicas fez com que me preucupasse mais com a minha saude tenho uma sobrinha de apenas 7aninhos de idade com diabetes tipo1 isso é muito ruim nos possibilita de faezr algum que gostamos em fim mas estaremos aki pronta pra defende-la de tydo que é ruim.

  4. Mindalima

    É possivel depois de tomar o medicamento cloridrato de metformina a visão ficar embaçada? Ou não tem nada haver com o medicamento?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem a ver.

  5. Mirian

    Minha avó tem Diabetes e toma insulina, e esta sofrendo muito com uma coceira que da em todo o corpo e ja estão virando feridas!Ela ja foi em vario médicos e dermatologistas e não resolveu nada, o que pode ser isso e que ela pode fazer??Se alguem puder responder por favor, agradeço!!

  6. Mirian

    Minha avó tem Diabetes e toma insulina, e esta sofrendo muito com uma coceira que da em todo o corpo e ja estão virando feridas!Ela ja foi em vario médicos e dermatologistas e não resolveu nada, o que pode ser isso e que ela pode fazer??Se alguem puder responder por favor, agradeço!!

  7. Qst_johnny

    Olá!
    Drº(a),tenho 28 anos fui ao clínico e me reportei a respeito de está incomodado com o grande nº de vezes que eu urinava durante o dia, principalmente a noite em torno 06 vezes,após alguns exames fui diagnosticado com esteatose hepática grau II,os exames laboratorias além do colesterol elevado nada diagnosticaram,porém essa condição tem tirado meu sono o q posso fazer ?

  8. MArcio

    descobri a diabetes aos 25 anos. de la pra cá a minha vida acabou. nao me divirto mais, tomo insulina toda hora, cada vez mais picadas, no dedo, pelo corpo, estou parecendo uma peneira.Dizer que o diabético é uma pessoal normal é ridiculo. tente ir a uma festa, evento, ou reunião social e encontrar alguma coisa sem açúcar. mas, se vc levar, todo mundo vai querer.Ja tomei nph, regular, lantus, humalog, e nenhum tipo de insulina consegue reduzir a minha glicemia. hoje tenho 32 anos, vivo cansado, sem ânimo, e só esperando ficar cego, porque minha visao vive embaçada.

    1. Juca Aranha

      Tipico paciente portador de diabetes revoltado que não adere ao tratamento.

  9. Juca Aranha

    Tipico paciente portador de diabetes revoltado que não adere ao tratamento.

  10. Arleia

    Bom dia.
    Tenho 54 anos, ao fazer um exame de sangue e deu que estou no inicio de uma diabete. Tenho muita secura na boca. Poder ser um sintoma?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sede é um sintoma possível de diabetes.

  11. Damaboitar

    bom dia, minha mãe tem diabetes tipo 2 e sente muitas caimbras principalmente a noite, tem a ver com o diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É possível.

  12. maicon cesar

    Boa Noite Dr, gostaria de saber se a glicose em jejum em 120 mg/dl pode ser considerada como diabetes, se não como faço para abaixá-la, lembrando ao Dr, que o meu colesterol LDL, também está fora dos padrões está em 171.8 mg/dl em jejum, por favor Dr, me dê uma dica para controlar tais, para evitar pioras no quadro, obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Diabetes é só quando a glicose está acima de 126 mg/dl em mais de um exame diferente.

  13. LUCIANA FERREIRA SANTOS

    boa noite?? tenho uma sede e tanto excesso de peso estou com uma anciedade danada, priçao de ventre.isso corresponde alguma diabete?/

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só fazendo o exame de sangue para saber.

  14. sheila06

    Ola meu nome é sheila minha sobrinha come muito doce e algum tempo venho observando alguns fatores que parece sintomas da diabetes:visao embaçada,reclama de dores nas pernas e nos braços direto,as vezes reclama de ardencia nas partes intimas e ela so tem dez anos.minha mae pediu pra ela urinar num recipiente e deixou no chao com alguns minutos estava cheio de formiga e sua roupa tbm que ela tinha acabado de tirar.Sera que é preciso fazer o teste?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que vocês não perdem nada fazendo o teste.

  15. João Cabral

    Olá,
    seguidamente sofro com peidorrera, cansaço, inchaço das pernas e visão embaciada. Isso pode ser em função de diaberts? Obrigado.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  16. Sussu

    Dr. Estou cm alguns dos sintomas… hoje fui na casa de uma amiga e o filho del tem diabetes tipo 2…. fiz o teste na brincadeira e o meu deu 125, eu tinha acabado de comer bolo e tomar suco. estou com sintomas de formigamento nos pés, visao embacada e olhos vermelhos, mtos gases e tonta… ha alguns dias. na terça feira fui ao medico pq me senti tonta e com palpitações… fiz eletro mas deu normal o médico disse q eu estava com labirintite. estou tomando o remedio para o problema, porem ainda me sinto tonta e dormencia na ponta dos dedos qdo fico mto tempo em pé de salto. Pode ser diabetes?

    1. Pedro Pinheiro

      Há dois erros nesta sua história. 1) O teste de glicemia da fita não serve para diagnóstico de diabetes. 2) A glicemia tem que ser obtida em jejum. Ter 125 logo após ter se alimentado é normal.

  17. paula

    Oi Dr ando sentindo touturas, vontade de vomitar, secura na boca realizei um exame de sangue cronograma e deu que a glicose esta em 97, e possivel esta com diabete me sinto muito mal quando a cabeça começa parar de raciocinar muito estranho isso.

    1. Pedro Pinheiro

      Diabetes é glicose em jejum persistentemente acima de 126 mg/dl.

  18. mirian dantas

    minha mãe te diabete ela acordou com a visão embasada foi para no hospital lá medirão a pressão esta 19.8 estava com suspeita de um avc fizeram uma tomografia aonde foi descartada fizeram exame de sangue aonde a glicose esta 160 a doutora não falou nada a respeito tive informação que ela esta sentindo a visão embasada e a confusão mental por a glicose esta 160 e verdade me responda por gentileza doutor.

    1. Pedro Pinheiro

      Glicemia de 160 não costuma causar sintomas.

  19. José Ribamar vieira

    Fiz um teste de fita em jejum e o resultado foi 316mg/dl, fiz porque estava sentindo muita sede urinando muito a noite, sem vontade de fazer sexo, fome exagerada e estou perdendo peso. Gostaria de saber se isto pode ser diabetes. Meu pai já é diabético.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode ser. Você tem eu fazer o exame de sangue em jejum para confirmar.

  20. italo

    Doutor, então estou sentindo sintomas de dormência nos pés e mijando bastante com visão embaçada. Gostaria de saber uma coisa, caso e glicemia subir muito, tem como baixar ela sem virar diabético? Através de alimentação e exercício?

    1. Pedro Pinheiro

      Só se você for obeso. Neste caso, emagrecendo é possível controlar a glicemia sem remédios.

  21. flavia

    Olá dr!
    Meu Pai tem diabetes,e há 3 meses fiz exame e minha glicose deu 121 e nesse intevalo (sem saber o resultado)medi com o aparelho e deu 75,pois bem peguei o resultado e fui ao médico e cortei o excesso do açucar,fiz novo exame e deu 83,fiquei feliz ,mas…tenho tido muita fome medi no posto novamente e deu 140(eu havia tomado café da manhã)e sem tomar deu 125,afinal posso ser considerada diabética?

    1. Pedro Pinheiro

      Para definir diabetes são necessários, pelo menos, 2 exames em dias diferentes, REALIZADOS EM JEJUM, com valores acima de 126 mg/dl.

  22. Julio Cesar Salomon

    Dr depois de iniciado o tratamento com metformina, quanto tempo demora para glicose começar a baixar no sangue. Obrigado

    1. Pedro Pinheiro

      No mesmo dia, mas o pico de ação é atingido com cerca de 2 semanas.

      1. Julio Cesar Salomon

        Boa noticia! A propósito, podemos tomar algum analgésico, quando sentimos alguma dor, quando estamos sob tratamento de metformina ? Obrigado.

        1. Pedro Pinheiro

          Não há contraindicação.

    2. Dulce Maria

      Meu neto, de 02 aninhos, de repente sentiu-se mal e a pediatra tirou o sangue e a glicose deu 33. Pode ser diabetes?

      1. Pedro Pinheiro

        Diabetes é o oposto, é glicose muito alta. Hipoglicemia no diabetes ocorre só em quem faz tratamento.

  23. Taylan

    Faço academia, pego peso pra caramba, sinto muita sede mais nao urino nem sinto fome a sede é constante, tomo alguns suplementos posso esta com diabetes? sentindo sede sem urinar ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para saber só fazendo o exame de sangue. Não se descarta diabetes somente pelos sintomas. De qualquer forma, esses suplementos que você toma podem ser ricos em sódio, o que justificaria a sua sede.

  24. Cassio Aguayo

    Boa tarde Dr.Pedro Pinheiro.
    Como bastante a todo tempo e bebo muita agua.
    mas oque eu ganho de peso em 1 meses perco em menos de uma semana magro a cada dia mais.e sinto muita dor de cabeça diariamente e visão embaçada cansaço excessivo e se como doce cai minha pressão já cheguei a desmaia, tenho apenas 24 anos e 51 quilos .oque faço?fiz o teste de furar o dedo e marcou 142 .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para investigar diabetes a glicemia capilar não serve. Você tem que fazer a dosagem da glicemia através de exame de sangue em jejum.

  25. Monica Nayara Gomes

    Dr. Pessoas que tem diabetes costumam ter unhas amareladas? Ou isso é relativo ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Unha amarelada não é um sintoma típico de diabetes.

  26. Adriana Dri

    Parabéns pelo site, pois achei tudo o que buscava sobre diabetes e outras doenças aqui. Muito sucesso e uma carreira cheia de realizações para todos que produzem este veículo de comunicação primoroso! Felicidades!!!

  27. hugo guerra

    dr estou com uma vista no caso o olho direito com a visão turva estou com muita sede estou preocupado pode ser uma pré diabetes??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O pré-diabetes não costuma causar sintomas.

  28. pamela morais

    DR. boca seca e um sitoma de diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser.

  29. Gabriele

    Sentir um gosto adocicado na água, também pode ser um dos sintomas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é um sintoma descrito.

    2. Fábio de Souza Borges

      Doutor fiz exame e deu 109mg/dl no sangue, vou entregar para concurso publico o exame. Posso ser reprovado por está acima do ideal que é entre 70 e 99mg/dl ?
      Obrigado pela atenção !

      1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        Não conheço os critérios, mas não acredito que isso seja motivo pra reprovar

        1. Fábio de Souza Borges

          Dr. Pedro muito grato pela informação, aqui é show viu amigo. Parabéns !!!

  30. Gabriele

    Sentir um gosto adocicado na água, também pode ser um dos sintomas?

  31. veridiana

    DR.estou sentindo tonturas pode ser Diabete?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tonturas é um sintoma muito inespecífico. Existem dezenas de causas.

  32. J A Queiroz Filho

    Quero parabenizar por todo o conteúdo altamente esclarecedor e embasado cientificamente. Um página que auxilia com seriedade a todos e transmite confiança.

  33. Guest

    Dr. tenho a visão turva as vezes e excesso de urina, e muito cansaço, fico o tempo todo deitada… e há vário casos de diabetes na familia, devo me preocupar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Deveria fazer uma dosagem da glicemia de jejum.

  34. Jefferson Araújo

    Dr. Sinto muita sede às vezes. A glicemia capilar tá normal. Não sinto fome exagerada, mas quando a sede ataca é forte e momentânea. Pode ser outra coisa além de diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode. Se a glicemia capilar tá sempre normal, é pouco provável que seja diabetes.

  35. Mario F. Repolho

    Parabens pela abordagem ao tema :
    Dr. passo a expor este meu problema.- Em 2008 ei entrada num Hospital com muitas dores não localizadas, foime diagnosticado PANCREATITE, permaneci internado 17 dias , administraram-me insulina via onjecção subcutania.perguntei se tinha diabetes, como resposta
    fui informado que não, que era só uma prevenção…. Tudo bem, até agora….
    Tenho dificulade em sarar feridas, fui picado por uma abelha e o braço está muito inchado sinto no mesmo muito calor e dor alem de inchado o breço está ficando mt vermelho, será diabetes…
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer a glicemia em jejum para saber. O diagnóstico do diabetes é bastante simples de ser feito.

  36. iraneide

    Meu filho tem 4 Anos a ums cinco dias ele tem
    Feito muito xixi e tem caso na familia de diabetes
    posso medi a glicose dele na farmacia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. Mas se ele não tem outros sintomas, o mais provável é que não seja diabetes.

  37. cassia paula

    minha glicose esta 280 é considerada como diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tiver algum sintoma de diabetes, sim, basta um único valor em jejum acima de 200.

  38. João Augusto Do Amaral

    Olha cara,Tenho Urinado E Bebido Agua De Mais,Sera Q Tenho Diabetes??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem dosar a glicose é impossível saber.

  39. neide

    meu filho fez um exame de glicose e deu 152,oo mg|dl sera que ele esta com diabete.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se esse exame foi feito em jejum, sim é provável. De qualquer forma, para confirmar diabetes são necessários 2 exames feitos em dias diferentes.

  40. JNR.M

    As vezes sinto formigamentos nos pés , pode ser um dos sintomas da diabetes ou pode ser outra coisa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Formigamento nos pés pode até ser sintoma de diabetes, mas ele é um problema de quem tem diabetes há muitos anos, já com lesão dos nervos periféricos. Não costuma ser um dos sintomas iniciais da doença.

    2. camila cristine

      eu também =(

  41. Thiaguinho Do Eskenta

    Oie minha mulher gostaria de saber, se o fato de ela viver com infecção urinária, e ela sempre voltar, pode ser diabetes, apesar de ela nunca fazer direito o tratamento, e tbem ela anda com muita preguiça e sonolência esses dias, e está bebendo muita agua, não sei se é pq aqui ta mto calor, ou porque ela voltou pra academia, além de estar acima do peso, e estar com candidíase.. Mais ela faz aula de Jump, não é muito de cuidar da alimentação, mais sempre malha, gostaria de saber a probabilidade de ela ter a doença, pq ela ta com medo de fazer o exame, ela em tia que morreu cega com a diabetes, Por favor, só diga se acha que ela pode ter ou não!!! ela tem 21 anos de idade!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se faz nem se descarta o diagnóstico de diabetes sem fazer exames. Tem que explicar para ela que o fato dela não fazer o exame só agrava o diabetes, caso ela o tenha. Se ela não quiser terminar a vida como a tia, tem que fazer o diagnóstico precoce do diabetes para poder tratá-lo antes do desenvolvimento das complicações.

  42. regis

    Fiz o exame de sangue em jejum e deu glicemia 109 mg/dl o que siginifica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que você tem uma glicemia de jejum alterada. É como se fosse um “pré-diabétes”. Tem que repetir, se o valor der acima de 100 novamente, você tem que mudar alguns hábitos de vida para tentar reduzir a sua glicemia.

  43. Micleide Souza

    Tontura quase que diariamente pode ser um sintoma???
    e se a sua visão ficar turva só as vezes??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser.

  44. Marcelo

    Doutor tou urinando muito pode ser diabete

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      urinar em excesso é um dos possíveis sintomas de diabetes, mas ele não é exclusivo do diabetes.

  45. maria

    Diabete da sono?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode dar.

  46. Ronaldo Araujo Ribeiro

    Doutor, tenho 31 anos e sou diabetico tipo 1 desde os 15, controlo a doença com doses de insulina 3 vezes ao dia antes das refeições, pratico esporte e ultimamente sinto uma dor esquisita na cabeça e minha visão embaçada… posso estar perdendo a visão???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao oftalmologista fazer um exame. Só assim dá pra saber.

  47. Mara Lucia dos Santos

    Dr. boa tarde estou desconfiada q meu namorado esta com pre ou diabetico, uma pergunta, cãimbras, apos algum esforço é sintoma? com alguma constância.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existem dezenas de causas para câimbras. Se esse for o único sintoma, não há porque pensar em diabetes como primeira opção.

  48. Mara Lucia dos Santos

    Dr. Qual o medico que trata diabetes , pode ser clinico geral? ou algum específico!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O especialista é o endocrinologista.

  49. Mara Lucia dos Santos

    Dr. o medico indicado pra tratar diabetes pode ser clinico geral , ou algum especifico? boa tarde!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode até ser o clínico geral, mas o especialista em diabetes é o endocrinologista.

  50. bernardo

    Dr. meu namoro quando diz que vai gozar não sai nada, ele tem diabetes tem a ver com isso ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for um diabetes já avançado, pode ter.

  51. Mara Lucia dos Santos

    Bom dia Dr. O diabetes causa impotencia sexual, mesmo quando controlado? pode causar alguma deformidade peniana (tipo entortar)?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mesmo controlada, o diabetes pode causar impotência sim. Quanto mais descontrolado estiver o diabetes, maior é o risco.
      Não causa deformidade, não.

      1. Mara Lucia dos Santos

        Obrigada!

  52. Mara Lucia dos Santos

    Qual deve ser a taxa de glicemia digamos “normal” pra quem está diabetico comprovado, durante o dia , a noite, antes de comer , depois, como é isso? obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O controle do diabetes é feito através da hemoglobina glicosilada. Um valor abaixo de 7,5% indica que o tratamento está sendo bem feito.

  53. Marcus

    Olá, sempre fiz muitos exercícios, no entanto estava meio parado nas últimas semanas. Então, retomei forte as atividades físicas há duas semanas e nos últimos três dias estou com um gosto doce incessável na boca. Isso é a provável falta de carboidratos no meu corpo ou é um possível início de diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que repetir o exame para poder tirar qualquer conclusão.

  54. Estrellita Belén Chate Agama

    Gracias por la valiosa información que colocan. Saludos desde Lima, Perú.

  55. Joao DeWolf

    Gostaria de saber se existe uma caracteristica particular na urina que contem glicose (cor, cheiro, consistencia) e se ela realmente atrai formigas se deixada num local.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O aspecto da urina não muda, mas se houver grande quantidade de glicose, ela realmente pode atrair formigas.

  56. Juca bala

    DOUTOR.eu fiz exame..e ne proteinas deu (+), e ne cetonas tambem deu (+)..eu tenho diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Exame de urina não serve para diagnóstico do diabetes.

  57. Joao DeWolf

    Obrigado pela resposta.

    E outra duvida que eu sempre tenho é sobre os niveis de glicose em jejum. Por exemplo, se uma pessoa é diabética e não sabe, quando for fazer um exame de rotina e a glicose der abaixo de 100 (pelo fato de ela ter ingerido pouco ou quase nada de carboidrato ou doces no dia anterior), ela poderá ter um diagnostico errado (não ter a doença)? Ou uma pessoa diabetica nunca terá glicose abaixo de 100, sem medicamentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O paciente diabético obrigatoriamente tem glicemias de jejum elevadas. Se a glicemia de jejum for normal sem medicamentos, ele não é diabético.

  58. edilson

    tenho uma duvida quantos dias um diabetico pode ficar se insulina ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem um limite.

  59. Danny Luiz Leite

    boa tarde, eu fiz a mediçao da glicemia, varias vezes em jejum e sempre da 92,94 e pos pandrial 128, 130, mas estou urinando bastante, e as vezes a urina tem um gosto meio doce, tenho caso de diabetes na familia, mas como eu disse, ja fiz a mediçao varias vezes e sempre da abaixo de 100, oq poderia ser isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a glicemia de jejum está sempre abaixo de 100, com certeza não é diabetes.

      Como você sabe que a urina tem gosto doce?

  60. Tulio José

    Minha glicemia em jejum costuma dar 80. Porém após as refeições sinto uma sonolência forte e um gosto doce na boca. O que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ter sonolência após as refeições é normal. Em relação ao gosto na boca, não tenho como opinar à distância e com tão poucas informações. Mas não me parece que seja nada de relevante.

  61. lala

    Ola dr .Uma amiga minha tem 20 anos e disse que provou a urina dela e disse que era doce !?(porque estava de 10 em 10 minutos a ir ao banheiro) Depois ela fez um exame de tirar sangue em jejum e estava a 90 a glicimia.. sera que ela tem diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a glicemia de jejum era 90, ela não tem diabetes.

      1. lala

        Mas porque que a urina dela estava doce??

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não faço a menor ideia. Na verdade, provar urina não faz parte de nenhum procedimento diagnóstico.
          Se existir açúcar na urina, não é provando que se descobre, mas sim fazendo exames de urina para detectar a presença de glicose.

  62. Hampston-Stead

    diabetes da tonturas e diarreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode dar, mas geralmente só em fases avançadas.

  63. Rosana

    Boa tarde , gostaria de uma informação ,minha mãe tem a diabete tipo 2 ,ela toma metformina de 500 mg ,3 vezes ao dia , so que hoje a glicose estava a 180 em jejum e a 248 após comer uma banana , sendo que a visão dela esta muito turva , embaçada ,e vê tudo distorcido o que ela poderia fazer para melhorar a visão? obg

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É do diabetes. Tem que controlar bem a glicemia e ir a um oftalmologista para ele ver se já não há lesões da retina pelo diabetes.

  64. Eduardo

    Ultimamente tenho sentido formigamentos nas mãos e nos pés, isso tem algo a ver com diabetes não tem?
    O último exame de sangue que eu fiz deu glicose de 95mg/dl mais como tem um tempo vou refazer amanhã. Essa taxa está normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Não necessariamente.
      2. Sim, 95 em jejum tá bom.

  65. Pati Suzuki

    Comecei uma dieta de baixa caloria após o ano novo e logo percebi que minha visão foi ficando turva especialmente a noite. Fui medir minha glicemia e estava com 270 para minha surpresa pois estou comendo super bem porém coisas de baixa caloria. Como legumes, sopas, fruta, tudo desnatado e apenas uma fatia de pão integral pela manhã. tem explicação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Para controlar o diabetes é preciso acertar a dieta e a medicação. Não adianta só um dos dois. Além disso, tem que ver se a dieta está realmente otimizada. Você pode, por exemplo, estar consumindo mais frutas que o ideal.

  66. Bruno

    Dr. como seria essa visão turva da diabetes ? é nos dois olhos ou em um só ?…. no caso de ter visão embaçada quando pisca, mas depois volta ao normal é chamado de “olho seco” que também embaça não é ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente é nos dois olhos, como se fosse uma miopia mais intensa.

  67. debora de souza

    ola quero uma informação!
    minha irmã tem diabetes e ela ta tentando controlar,tem dia que dr baixa de mais.
    ou um pouco acima do normal.
    Em fim a minha duvida é; a glicose dela dando 30 oq pode acontecer??? ou abaixo disso….

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá errado. Hipoglicemia é mais perigosa que a hiperglicemia. Valores abaixo de 30 podem causar coma. O medicamento não está adequado.

  68. Anderson Duarte

    1.Os testes para saber se a pessoa é diabética devem ser feitos de quanto em quanto tempo?
    2.O aumento anormal da glicose no sangue pode elevar a pressão de um paciente hipertenso?
    3.A “diabete alta” pode desencadear um descontrole da pressão arterial num paciente já hipertenso?
    Muito grato!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1. Depende do contexto clínico. Não há uma indicação que se aplique de forma igual para toda a população. Uma pessoa jovem, magra, sem história familiar e sem queixas não precisa nem pesquisar.
      2. Não costuma.
      3. Não costuma.

  69. edgar

    Dores nos pes e cansaço pode ser sinal de diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até pode, mas são sintomas muito inespecíficos, que podem estar presente em dezenas de outros diagnósticos.

  70. Douglas

    Doutor, minha taxa de glicose após 2 horas da “garapa” (anidra) deu 204, enquanto a taxa em jejum deu 104 e a hemoglobina glicada deu 6,1. Minha médica falou que isso já é diabetes, mas li em alguns sites (este inclusive) que os exames devem ser refeitos em um dia diferente, além de que achei a disparidade entre os valores em jejum e com garapa muito grande. Será que pode ter havido erro no exame ou estou mesmo com diabetes? Bebo muita água mas não urino muito.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É preciso repetir. Para fazer o diagnóstico de diabetes são necessários pelo menos 2 exames alterados em dias distintos.
      De qualquer forma, você tem critérios para pré-diabetes. – Veja esse artigo: https://www.mdsaude.com/2015/02/pre-diabetes.html

  71. Manuel Araújo

    Pressão num dos olhos, sem dor, pode ser diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é um sintoma habitual.

  72. Rhaiallen Christine

    minha amiga tem tudo isso menos visao embaçada e perda de peso mais ela pode ter diabetes mesmo assim???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é obrigatório ter todos os sintomas ao mesmo tempo. Se ela tem alguns dos sintomas, o ideal é fazer exames para esclarecer a situação.

  73. Nayara Andréia

    Pergunta: No meu último exame de glicose o resultado foi 93mg/dl, é normal?
    Desde então eu tenho evitado doces. Há mais alguma coisa que eu possa fazer para diminui-la?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Abaixo de 100 é normal.

  74. Gislaine Block Antunes

    Tive Diabetes gestacional meu médico disse que depois que tivesse meu bebê voltaria ao normal mas já fazem 2 anos e não fui fazer o exame pra saber se sumiu tenho tido alguns sintomas como vontade de urinar muito cancasso só n tenho sede mas tenho muito vomito depois que como li em um artigo que esse e um sintoma isso procede mesmo ???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quem teve diabetes gestacional tem maior risco de desenvolver diabetes ao longo da vida. Acho que você deveria fazer o exame.

  75. taine priscila

    Ola doutor , tudo bem?
    Tenho uma visao muio fraca e sinto bastante cansaco nas pernas e nos bracos e meu xixi esta com mal cheiro
    Posso estar com diabete?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até pode, mas os sintomas são tão inespecíficos, que pode ser um monte de coisas diferentes.

  76. Patricia

    Ola doutor fiz o hemograma e nele constou uma pre diabete eu gostaria de sabe quais sintomas posso vim a senti

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Hemograma não faz diagnóstico de diabetes.

  77. deize laranjeira

    doutor no exame de meu pai a glicose esta com 114 e a hemoglobina glicada 6,0,pode estar com diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele tem pré-diabetes. Procure um endocrinologista.

  78. Cristiane

    Olá!
    Há cerca de um ano minha visão piorou e está muito embaçada. Já fui ao neurologista, que fez uma bateria de exames e não deram nada. Acabei de fazer uns exames de sangue e fui diagnosticada com pré -diabetes.
    Isso explica a visão embaçada?
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Para a visão embaçar, a glicose tem que estar muito alta. No pré-diabetes a glicose não sobe tanto assim.

  79. Binh

    olá Dr toda hora da vontade de urinar só em pequena quantidade o que deve ser

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Podem ser muitas coisas. O mais comum é ser infecção urinária, mas sem uma avaliação médica fica difícil saber.

  80. Fabi S

    Olá Dr Pedro, meu resultado de glicose apontou 86, devo tomar cuidado com meus hábitos alimentares?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O seu resultado está normal, mas cuidados com hábitos alimentares todo mundo deve ter.

  81. Sasuke Enzo

    Agora sim estou assustado li e reli todo o artigo e possuo todos os sintomas sitados… . Qual médico devo procurar.?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser um clínico geral ou um endocrinologista.

  82. Julia Lazzarotti

    Dr.Pedro eu tive alguns do sintomas acimas começaram essa semana,mais tenho muito medo de por aquela maquininha no dedo o que faço?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer o exame de sangue no laboratório. A glicemia capilar (maquininha) não serve para fazer diagnóstico.

  83. caio

    Dr.Predro quando bebo um copo de refrigente vontade excessiva de ir no banheiro pode ser diabetes por aumentar o açucar no sangue, ja fiz exames não deram nada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cafeína presente nos refrigerantes é uma substância diurética.

  84. Elaine Garcia

    Dr. Minha glicemia em jejum (no aparelhinho em casa) dá sempre 135 a 140,,,porém depois das refeições continua neste mesmo valor. Acha que posso estar com diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só fazendo o exame de sangue em jejum pra saber.

  85. Ricardo Porto

    Olá Drº. Fui infelizmente diagnosticado com diabetes (tipo II). O médico me receitou dois remédios: Alopurinol (ácido úrico) e a Metformina (diabetes).Tenho 2 perguntas: posso tomar eles dois juntos ? Há algum problema Drº ? E outra dúvida: se ao invés de tomar 1 Metformina só eu tomar 2 comprimidos a eficácia aumentaria ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Pode tomar junto
      2- Não. A dose tem que ser ajustada de acordo com os exames.

  86. Carlos Jr

    Muitas formigas no vaso sanitario há 3 meses e nenhum outro sintoma. Qual chance de ser diabetes? Pouca?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tenho como lhe dizer qual é a chance, pois chance tem a ver com estatística. Nunca ninguém fez uma avaliação do risco de diabetes apenas pela presença de formigas no vaso para podermos dizer qual é a chance disso ser um sinal de diabetes. Se você não tem sintoma algum nem história familiar, provavelmente a explicação é outra.

  87. Maria Salete da Silva

    Dº fui diaginostica com diabetes (245 à 352) passei a tomar metformina 300mg já estou com o diabetes controlada,posso parar com a medicação e viver minha vida normal. Ou seja voltar aos doce bebidas como refrigerantes,cerveja? obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Sem a medicação a glicemia vai voltar a subir.

  88. Willyms Rosas

    Estou com alguns sintomas deste e meu exame de sangue em jejum deu 110 o que devo fazer , e hj apos me alimentar senti tontura pode ser excesso de glicose ????

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      110 não é normal, mas ainda é um valor que não causa sintomas.

  89. Paulo Ribeiro

    Dr. descobri recentemente o diabetes , fiz onexe deu 299 , já estou em tratamento …… Minhas dúvidas são , até quando vou parar de ter cede excessiva ? E não tenho autoestima pra nada mesmo não tenho animo forças pra sair de casa ,. Oque fazer ? Estou tomando diamicron mr

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sede ocorre quando a glicemia está muito alta. Assim que a glicemia ficar mais bem controlada, você vai se sentir melhor.

  90. Anna Vitoria

    Grande parte da minha familia paterna possui diabetes,quais as chanches de futuramente eu vir a ter?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é uma situação linear. A história familiar é importante, mas o risco depende de fatores pessoais, principalmente da sua história clínica, dieta, grau de atividade física e peso corporal.

  91. Alison DiLaurentis

    Eu estou tendo visão turva a muito tempo, toda hora, quando levanto, as vezes do nada,urino com muita frequência e sinto muita sede,perdi peso mesmo se alimentando bastante, eu tenho medo do que pode ser isso, oque você acha Dr.?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com esses sintomas, diabetes é uma possibilidade.

  92. Thais Costa

    Bom dia. inchaço nas pernas e pés e formigamentos nas mãos e pés, associado ao muito cansaço, são considerados sintomas de diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até podem ser, mas existem dezenas de outras causas possíveis. Tem que ir a um médico pra investigar.

  93. Carina Fagundes

    Dr fiz exame de sangue minha glicose da 120 meu colesterol 249 o triglicerídeos está 459 e o hormônio da tireóide está bem elevado gostaria de saber se o hormônio da tireoide elevado influência nos outros problemas pois a dois anos a traz eu não tinha nada disso

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, ele atrapalha.

  94. Anastasia Shalaeva

    Doutor, andei abusando nos doces… Comia uma ou duas vezes por dia
    durante último mês. Comecei sentir formigação no pé e mão direita. Isso
    pode ser sintoma de diabete?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é assim que funciona. São necessários muitos anos de diabetes para que surjam sintomas de neuropatia.

  95. Luana Miranda

    Olá Dr. Gostaria de saber se entre os sintomas da Diabetes esta o aumento do batimentos cardiacos e fraqueza apos ingerir algum doce. OBG

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  96. Nathalia Dourado

    Dr,Fiz Exame de Sangue em Jejum de 12 hrs e ta escrito assim :
    Diabetes :126( confirmar)
    Eu estou com diabetes?
    Minhas Duas Avos tem Diabetes e eu como doce todo dia :/

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que repetir pra confirmar. Se o próximo exame em jejum vier novamente acima de 126, aí sim pode-se dizer que é diabetes.

  97. Hugo Ricardo

    dr, tenho muita sede ultimamente, parece que tenho sal na boca e nunca me sacia por mais que beba. sinto muito cansaço e minha vista turva muitas vezes. também sinto muitas tonturas. pode ser diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São sintomas compatíveis. Tem que fazer um exame de sangue.

  98. Lucas André

    Dr. sinto dores de cabeça há cerca de 2 meses, sempre acompanhada de tontura. Sinto muita sede, e bebo bastante água, sinto fome e me sinto fraco e cansado sempre me pego suspirando. Fico pálido às vezes e levanto muitas vezes na noite para ir urinar. Não noto alteração no peso, fiz o exame aquele que ura o dedo também, e deu 144. Ás vezes também sinto o braço arrepiando. É compatível com diabetes? ou anemia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser diabetes. Mas o exame correto é a glicemia em jejum feita com análises de sangue.

  99. Roselene Ferreira

    Boa noite
    Será q a pessoa q tem uma glicose, 159 mg/l pode ser considerada diabética? Existe a pré diabete?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se esse resultado for a glicemia de jejum, sim, isso é compatível com diabetes.

  100. Álvaro Roxo

    Sede frequente, litros e litros de água ingeridos, e muitas idas à casa de banho para urinar. Uma súbita perda de peso (cerca de 7kk em dois meses), apesar de manter uma alimentação bastante forte com grande apetite e me sentir muito bem fisicamente.
    Esta súbita perda de peso é característica de Diabetes?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sede excessiva e perda de peso não intencional, tem que descartar diabetes.

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais